ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2016"

A bruxa do drone aterroriza e faz sucesso na TV

(Foto: Reprodução)

As pegadinhas de terror do “Programa Sílvio Santos” estão cada vez mais sofisticadas. O susto do último domingo (18/9) chegou a incluir um drone. Ivo Holanda pilotou o aparelho, caracterizado como bruxa para sobrevoar e aterrorizar incautos. Diante da aparição voadora, não teve quem não saísse correndo em desespero, na certeza que “las hay, las hay”.Gravada à noite, em algumas regiões de São Paulo, o objetivo oficial da nova Câmera Escondida, segundo a emissora, foi homenagear a atriz Ruth Romcy (1927-2007), protagonista da pegadinha clássica da “Noiva Voadora”, exibida na década de 1990, que apavorou pessoas no ponto de ônibus de um cemitério. Vai ver que foi só coincidência ter ido ao ar no fim de semana da estreia do terror “Bruxa de Blair” nos cinemas…



Palestra sobre a Prevenção do Câncer Infantojuvenil supera expectativas e abre nova janela de esperanças para famílias e pacientes brumadenses

O auditório ficou praticamente repleto (Foto: Marcos Paulo \ 97NEWS)

Promovido pelo Grupo “Unidas por Edu” a palestra inédita em Brumado sobre a Prevenção do Câncer Infantojuvenil, que integra o projeto “Passos que Salvam”, foi ministrada pelo farmacêutico e citologista Eduardo Tadeu Silva, que veio especialmente de Barretos, no Estado de São Paulo, para o evento, que superou as expectativas. Realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Brumado na noite desta terça-feira (20), a palestra contou com uma plateia especial, tendo representações importantes da área de Saúde, Educação, Segurança, Assistência Social, Cultura e Lazer, Religião, Maçonaria, Comunicação Social dentre outras. Na oportunidade o palestrante destacou a importância da prevenção e os principais sintomas que se apresentam na fase inicial da doença. Ele fez questão de ressaltar que, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura. 
 

O farmacêutico cientologista Eduardo Silva destacou a importância da prevenção para a cura da doença (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)
 

Agora o ponto principal do evento foi o estabelecimento de uma parceria entre o município e o Hospital de Câncer de Barretos, que é referência nacional e que vem salvando milhares de crianças e adolescentes que se tornaram portadores da doença. O primeiro passo será enviar um médico e uma enfermeira para passar por um treinamento específico no referido hospital, o que facilitará o planejamento preventivo que será efetuado pela Secretaria Municipal de Saúde. Também ficou acordado que, de agora em diante, os pacientes brumadenses poderão ser encaminhados para Barretos, o que desafogará a regulação e trará mais alívio aos familiares, já que o tratamento é de excelência com grandes chances de cura. O palestrante que veio a convite do Grupo “Unidas por Edu” agradeceu a presença de todos e se prontificou a ser mais um elo nessa corrente do bem. Ele já desenvolve um trabalho de grande resolutividade na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a CAASE (Casa de Apoio Amigos da Saúde), que já levou inúmeros pacientes para Barretos. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Google lança o 'Allo', mensageiro com inteligência artificial, para barrar Whatsapp

Novo app de mensagens tem robô que interage com usuários durante papo. Allo foi liberado nesta quarta e mostra rotas do Maps e vídeos do YouTube. (TechTudo)

Se você não aguenta mais responder mensagens pelo WhatsApp, Messenger, Telegram e Snapchat, vai ter de arranjar assunto.O Google libera seu aplicativo de bate-papo Allo para download nesta quarta-feira (21). Ele tem versões para Android (Google) e iOS (Apple). Com o app, a empresa lança um serviço para concorrer com os chats de Facebook e Apple. Por isso, o Allo faz tudo que os outros já fazem: manda vídeos, mensagens de voz e imagens.O trunfo do Google é levar para as conversas um sistema de inteligência artificial que interage com humanos, o chamado “chatbot”. Com ele, é possível fazer pesquisas na internet e até executar tarefas no smartphone sem abandonar a janela do app. Usar o Allo é como conversar ao mesmo tempo que outra pessoa fica à espreita, pronta para participar também. Só que essa pessoa é o Google.Toda vez que se escreve uma mensagem iniciada por @google, o Google Assistant é acionado .Veja: 



Brumado: Produtor rural é vítima de ladrões de animais

O produtor rural Edvaldo Pereira está muito revoltado com a situação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As quadrilhas de roubo de animais vêm agindo cada vez mais na zona rural de Brumado, sendo o Distrito de Itaquaraí um dos preferidos pelos bandidos. Vários produtores rurais têm procurado a redação do 97NEWS relatando roubos, não somente de animais, mas também de bombas e até de aparelhos domésticos. A falta de policiamento vem facilitando a ação dos marginais que vêm espalhando o medo aos moradores, os quais sempre foram acostumados ao clima pacato e tranquilo. Uma das vítimas falou com a reportagem do 97NEWS, o produtor rural Edvaldo Pereira (61), que é proprietário da Fazenda Gameleirinha, na região de Itaquaraí. Segundo ele os bandidos invadiram suas terras e levaram um carneiro e várias ovelhas, dando-lhe um prejuízo de quase R$ 1 mil. Ele clama para que os compradores fiquem atentos a um carneiro branco e ovelhas manchadas que não comprem, porque são animais roubados. 



Brumado: Professores municipais vão aderir à paralisação nacional nesta quinta-feira (22)

Foto: Arquivo/97news

A APLB de Brumado e os professores enviaram nota a imprensa local informando que vão paralisar as atividades nesta quinta-feira (22), seguindo a paralização nacional. Segundo a categoria, trabalhadores de vários áreas públicas também vão aderir ao movimento em todo país. O movimento é para chamar a atenção por causa da pauta imposta pelo governo à classe trabalhadora. Em contra partida os manifestantes vão apresentar uma nova pauta com as reivindicações que são: pagamento das pecúnias dos aposentados, contra a Lei da Mordaça, contra a PEC 241, contra o PLP 257/PLC 54, contra o PL 4567, contra a reforma da previdência, reajuste imediato do vale-alimentação, Gestão Democrática 2016 e em defesa da Lei do Piso. A categoria fala também em organizar uma greve geral nos próximos dias. 



Rio de Contas: Corpo de Bombeiros e pescadores encontram a primeira vítima do naufrágio

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Na madrugada desta quarta-feira (21), a equipe do corpo de bombeiros e alguns pescadores voluntários encontraram o primeiro corpo de uma das vítimas que desapareceu após uma apequena embarcação usada pelo grupo de amigos ter virado no açude do Brumado em Rio de Contas, chapada diamantina. Segundo informações do corpo de bombeiros e da polícia civil, o primeiro corpo encontrado é da jovem Ana Júlia Ferreira Cruz, de 25 anos. Ainda de acordo com a polícia civil, as buscas não vão parar até que todos os corpos sejam encontrados. As duas vítimas que ainda não foram localizadas, são, Robson Silva Nascimento e Cláudio Márcio Silva Ramos. Segundo o corpo de bombeiros, o local é bastante complicado, devido a vegetação rasteira que se encontra dentro do açude e vários troncos de madeira morta. O corpo da jovem Ana Júlia Ferreira Cruz, foi encontrado em um local próximo onde eles começaram as buscas.



Brumado: ‘Manelão’ segue apto para a disputa das eleições municipais de 2016

Manelão continua apto para disputa (Foto: 97NEWS)

A falta de interpretação correta de uma ação judicial muitas vezes pode trazer prejuízos para os que são alvos de processos na justiça e, nessa época eleitoral, algumas distorções podem custar até candidaturas. Segundo divulgação de alguns blogs locais, que divulgaram que o candidato do PMDB, ‘Manelão’ estaria inelegível, uma série de dúvidas pairaram sobre os eleitores. Visando esclarecer os fatos, após uma apuração feita pelos advogados do referido candidato, esse fato não teria a mínima procedência, já que são dois processos distintos e o que é referente a campanha deste ano de 2016 ainda nem foi julgado no TRE da Bahia. Os advogados alegaram que “o TSE entendeu por bem não dar liminar suspendendo o julgamento do TRE referente às eleições estaduais de 2012, mas o processo sobre a candidatura a prefeito segue ainda em tramitação, regular no próprio TRE/BA até ser dada a sentença, então, enquanto isso, como consta do próprio Divulgacand, Manelão segue apto para a disputa eleitoral”. O candidato lamentou mais uma vez a improcedência das veiculações e garantiu que continuará normalmente fazendo sua campanha. Ele procurou tranquilizar os eleitores dizendo que “continuamos firmes trabalhando forte para buscarmos vencer as eleições do dia 02 de outubro”. 



Brumado: Bandidos entram pelo telhada da COOPMAB e levam aparelho de ar condicionado

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O arrombamento vem sendo uma das principais atividades criminosas praticas pelos bandidos em Brumado, que vem se especializando neste tipo de ação, a qual, vem se mostrando muito rentável. Dentre os vários estabelecimentos comerciais que vêm sendo alvo deste tipo de ação, uma teve a sua estreia na madrugada desta segunda-feira (19), por volta das 03h, bandidos entraram pelo telhado da Coopmab – Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado, que fica dentro do Parque de Exposições Gilson Brito, no KM1 da BA-148, levando um aparelho de ar condicionado da marca LG de 12000 btus. 



Tragédia: Jovem é morta na frente das filhas, após prestar queixa contra marido

Segundo delegado, companheiro matou vítima quando ela chegou em casa. Crime ocorreu segunda; homem invadiu casa e golpeou mulher com facão (Foto: Reprodução Facebook)

Uma jovem de 25 anos foi morta com golpes de facão na frente das filhas, de 3 e 5 anos, na noite de segunda-feira (19), em uma rua no centro de Itabela, região sul da Bahia.As informações são do delegado responsável pelo caso, Hermano Costa. Segundo ele, o suspeito de cometer o crime é o marido da vítima, que não aceitava o fim do relacionamento. De acordo com o delegado, Juliana Menezes foi morta ao voltar para casa depois de prestar queixa de agressão contra o marido. “Eu expedi a guia para que ela fizesse exame de corpo de delito. Ela passou em casa para pegar os documentos e, nesse momento, ele [o marido] invadiu a residência e matou a vítima com golpes de faca e facão, na frente das filhas”, relatou Hermano Costa na manhã desta terça-feira (20). O delegado ainda disse que uma outra mulher, vizinha de Juliana, teria entrado na casa na hora do crime e também será ouvida como testemunha.



Brumado: Animais soltos nas rodovias continuam tirando a paz dos motoristas

A imagem mostra que os riscos de acidente eram grandes (Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

Os animais soltos nas rodovias que servem Brumado parecem ainda um problema sem solução, já que, apesar de medidas que foram tomadas pelo extinto Derba, atualmente, os casos começam a se tornar cada vez mais comum, o que preocupa muito os motoristas que circulam na região, já que até vidas humanas foram perdidas devido a esse descaso das autoridades. Na manhã desta terça-feira (20), um leitor do 97NEWS entrou em contato com a nossa redação e passou o seu relato de indignação, o qual foi acompanhado de registros fotográficos que falam mais do que mil palavras, já que a imagem mostra claramente o risco que os motoristas estavam passando. Nessa época, onde a seca se agrava, deverão ser mais comuns essas cenas, já que os proprietários de animais soltam os mesmos para procurar alimento nas margens das rodovias. O fato em questão aconteceu na BR-030, muito próximo da entrada da empresa Magnesita e, por sorte, nenhum acidente aconteceu. 



I Seminário de Educação Inclusiva do IFBA Campus Brumado

Foto: Divulgação

Acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro de 2016, I Seminário de Educação Inclusiva do IFBA Campus Brumado. O SEIIF tem como objetivo promover a inclusão educacional e social entre alunos, professores e a comunidade, incentivar a educação profissional e tecnológica, oferecendo a oportunidade da pessoa com necessidades específicas terem acesso a uma educação de qualidade e que promova a inclusão, respeitando sempre os direitos da pessoa com deficiência. O evento visa também incentivar a produção científica, com apresentação de pôsteres, assim como a interação social e compartilhamento de saberes junto à comunidade acadêmica - alunos e professores do IFBA - e a comunidade em geral. Professores, alunos, profissionais da educação básica, técnica, tecnológica e superior e a comunidade geral podem participar do evento que terá como tema central “Acessibilidade para quem precisa”, com três eixos: Trabalho, Educação e Inclusão; Acessibilidade: pedagógica, na comunicação e tecnologia e Acessibilidade Arquitetônica. Além de palestras, mesa-redonda e minicursos, o evento contará com apresentações culturais que abordarão a temática do evento. A carga horária do evento é de 13h para ouvinte, com 4h de minicurso. As inscrições podem ser realizadas no site: ifbaeventos.tk/inclusão.



Azul anuncia retomada de voos sem escalas entre Salvador e Vitória da Conquista

(Foto: Reprodução)

A partir do dia 7 de novembro, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras retomará a operação de um voo diário entre Salvador e Vitória da Conquista. De acordo com a Companhia, a nova operação será com turboélices ATR 72-600, de 70 assentos. “Esta novidade faz parte de nossos investimentos na Bahia, local em que a empresa tem o maior número de cidades atendidas em um mesmo estado – são dez aeroportos – e que sempre recebeu atenção especial da Azul. A retomada do voo atenderá a demanda local e permitirá, sobretudo aos Clientes de Vitória da Conquista, chegar a diversas regiões do país e do mundo por meio de conexões na capital baiana”, comenta Antonoaldo Neves, presidente da Azul.



Brumado: Vem ai Habitus Run 2016, em novembro

Foto: Divulgação

Acontecerá dia 27 de novembro em Brumado, a 4ª edição da corrida "Habitus Run". O evento terá largada às 7h na Praça Armindo Azevedo, em frente ao Mercado de Artes. Este ano o percurso será de 5 e 10 quilômetros. Os professores de educação física André Luiz Azevêdo e Cíntia Guimarães reúnem todos os anos vários atletas de Brumado e região. A premiação será por idade e chegará a R$ 1.200,00 para os vencedores dos 10km. Informações: (77) 9.9947-7717 / 9.9115-4617 / 9.9901-2888 ou pelo site: www.habitusrun.com.br.



Whatsapp agora permite marcar amigos individualmente em conversas nos grupos

O novo recurso funciona para ambos os sistemas operacionais, tanto iOS como Android, mas não em desktops.(Divulgação)

Quemm tem WhatsApp certamente já participou de algum grupo – e, se você integra essa relação, sabe que muitas vezes é bem difícil achar uma determinada mensagem no meio de tantas outras que foram digitadas em um curto espaço de tempo. Entretanto, isso é algo que pude mudar com uma atualização feita recentemente no aplicativo. Disponível no momento apenas no Android e no iOS, a atualização 2.16.272 dá ao usuário a oportunidade de marcar qualquer outra pessoa que esteja em um grupo para que ele receba uma notificação de que há algo importante a ser conferido o quanto antes. Para isso, basta inserir um “@” à mensagem e começar a digitar o nome que deseja incluir no texto. Segundo dados divulgados, é possível marcar mais de uma pessoa na mesma mensagem, e você vai receber um alerta de que foi mencionado em um dos grupos dos quais participa mesmo se tiver habilitado a opção de colocá-lo no mudo.



Brumado: Mulher esfaqueia esposo que vai parar no hospital

(Fotomontagem: 97NEWS)

As agressões domésticas, na sua grande maioria, têm as mulheres como vítimas, mas existem os casos que fogem à regra. Na noite desta segunda-feira (19) um desses episódios aconteceu no Bairro Baraúnas, onde uma mulher acabou conduzida à delegacia após ter desferido uma facada no seu esposo. Segundo as informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, o golpe perfurou a mão do homem, que teve que ser encaminhado ao HPMNM para receber cuidados médicos. Esse fato foi na contramão do histórico de agressividade doméstica em Brumado, o qual tem no consumo exagerado de álcool o grande estopim para os casos ocorrerem, os quais, como já foi citado, são na sua grande maioria protagonizado por homens. 



Greve dos bancários já vai para a terceira semana sem previsão de volta

(Foto: Divulgação)

A greve nacional dos bancários entram na terceira semana. Na Bahia 951 agências estão fechadas, já na região de Vitória da Conquista são 70 unidades sem funcionamento.. O dado foi confirmado pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, nesta segunda-feira(19), quando a greve chegou ao 14º dia. De acordo com o sindicato, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) insiste na proposta de reajuste de 7%, índice abaixo da inflação, de 9,62%, mas a categoria reivindica 14,62%. Na última rodada que aconteceu na quinta-feira (15), os dois setores não chegaram em um acordo e as negociações foram suspensas. Ainda conforme informações do Sindicato, outros pontos que motivam a paralisação são a garantia de emprego, já que somente neste ano, o setor cortou quase 8 mil postos de trabalho, e o abono salarial proposto pela Fenaban, de R$ 3,3 mil, que não incide nas férias, 13º salário, FGTS, vales e previdência.



Luto na música: Morre aos 66 anos Peninha, percussionista da banda Barão Vermelho

Músico teve um choque hemorrágico no estômago, diz assessoria. Ele estava internado no Hospital da Lagoa, no Rio, e morreu nesta segunda (Foto: Reprodução)

Paulo Humberto Pizziali, conhecido como Peninha, percussionista do Barão Vermelho, morreu nesta segunda-feira (19), no Rio, aos 66 anos.O músico carioca estava internado por causa de hepatite C e uma hérnia no abdômen no Hospital da Lagoa, na Zona Sul do Rio, e morreu por conta de um choque hemorrágico no estômago, na tarde desta segunda. Peninha deixa quatro filhos. Ana Tereza Lima Soler, ex-mulher de Peninha, lamentou a morte do músico em sua página no Facebook: “Queridos amigos e familiares, é com pesar que venho comunicar que o pai dos meus filhos, Paulo Humberto Pizziali, mais conhecido como Peninha, faleceu agora no hospital da Lagoa. Peço aos meus queridos amigos que orem por ele, cada um na sua fé. Os filhos dele estão muito abalados. Peço que orem por eles também.”



Acidentes continuam acontecendo no caótico trânsito de Brumado

A motocicleta acabou indo para debaixo da carreta (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Conduzir um veículo pelas ruas de Brumado está cada vez mais arriscado, pois os acidentes continuam acontecendo, principalmente envolvendo motociclistas. A cidade que tem um número elevado de motos, não oferece ainda todo o sistema viário propício, já que falta uma maior sinalização, mais semáforos e educação dos motoristas. Na manhã desta segunda-feira (19), um novo acidente aconteceu na Av. Centenário, em frente à Cesta do Povo, por volta das 08h, ou seja, bem no horário de um grande fluxo de veículos. Para não fugir à regra, o acidente envolveu um motociclista, o qual, por muita sorte, só sofreu pequenas escoriações. Uma carreta acabou passando por cima da motocicleta, que ficou bem danificada, a qual foi levada pela viatura da Polícia, que chegou para controlar o trânsito (foto abaixo).

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Residências na Urbis II são atingidas por estilhaços da detonação para ampliação da Estrada do Apertado do Morro

Vários telhados foram danificados (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

As detonações continuam trazendo transtornos para Brumado e, desta feita, foram os moradores do Bairro Urbis II que acabaram sendo prejudicados. Segundo informações passadas à reportagem do 97NEWS, que esteve no local, algumas residências tiveram seus telhados danificados com os estilhaços da explosão. Alguns moradores disseram ter ficado com medo, já que o barulho assustou. As pedras eram de um tamanho e peso considerável (foto abaixo) e, por sorte, ninguém foi atingido somente as casas. A obra é considerada importante, já que irá melhorar a ligação entre a sede do município e várias comunidades rurais. A empresa até o momento não divulgou nota sobre o ocorrido, mas a mesma tem um histórico muito positivo, com um alto grau de resolutividade em suas ações, o que leva a crer que foi um ato isolado. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Meritocracia: Luciano Santos recebe o prêmio de consagração pública como melhor diretor de rádio de Brumado

O diretor da 97FM, Luciano Santos no momento da entrega do prêmio (Foto: Marcos Paulo \ 97NEWS)

Um grande profissional, reconhecido e respeitado por seus colegas de trabalho, o qual é um grande exemplo de profissionalismo e dedicação. Esse é o perfil de Luciano Santos, que aos seus 34 anos, vive um momento especial de sua carreira. Ele que está à frente da Alternativa FM há 16 anos, exercendo de forma notável a função de diretor da emissora, recebeu, no último sábado (17), o prêmio de consagração pública da TP Publicidade na categoria melhor diretor de rádio. Seu nome foi o mais bem avaliado segundo a pesquisa de opinião pública. Acompanhado de sua esposa Emanuela Nunes e seu filho Ruan Pablo, Luciano Santos recebeu com muita emoção a premiação que foi entregue pela diretora da empresa Iracy Sarmento. Ele agradeceu a Deus, a sua esposa, filho e familiares, aos seus colegas da Alternativa FM e disse que continuará cada vez mais firme realizando a direção da emissora.