ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2020"

Bete Fruits: Diversas plataformas de pagamento e delivery gratuito

Foto: Divulgação

Devido aos crescentes casos da Covid-19, o novo coronavírus em Brumado, a Bete Fruits vem adotando medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na qual recomendam o uso das máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e distância mínima de até um metro e meio. Além disso, para facilitar o acesso a boa alimentação diária -- o que aumenta sua imunidade contra qualquer vírus --, a Bete Fruits montou uma plataforma ampla na qual o cliente pode pedir de maneira delivery frutas e verduras no conforto da sua casa. A Bete Fruits também inova a cada dia, e trás diversas formas de pagamento online. Para isso recebemos cartões de débito e crédito de diversas bandeiras, cartão alimentação, transferências bancárias (Bradesco, Brasil e Itaú) e pelo Picpay. Também recebemos pelos links de pagamento e o cartão virtual do Auxílio Emergencial. Na Bete Fruits, você encontra frutas, verduras, horti granjeiros, condimentos e hortaliças em geral. Entregamos em domicílio sem nenhum custo 77 99973-4328. Bete Fruits, sua vida mais saudável começa aqui.



Greve dos trabalhadores do Correios pode chegar ao fim nesta quarta-feira (26)

Foto: Luciano Santos l 97News

Na terça-feira (25) os Correios buscou o Tribunal Superior do Trabalho (TST) para que os trabalhadores que aderiram a paralisação parcial iniciada na última segunda-feira (17) voltem a trabalhar. Segundo a empresa, desde o início de julho, os Correios tentaram negociar com as entidades representativas dos empregados os termos do ACT. “Os Correios têm preservado empregos, salários e todos os direitos previstos na CLT para os empregados. A empresa aguarda o retorno dos trabalhadores que aderiram ao movimento paredista o quanto antes, cientes de sua responsabilidade para com a população, já que agora toda a questão terá seu desfecho na justiça”. A categoria reivindica a manutenção de 70 cláusulas que asseguram direitos importantes da categoria. Entre eles, vale-alimentação, vale-cultura, licença-maternidade de 180 dias, indenização de morte, adicional noturno e horas extras. A empresa ajuizou um dissidio e o Ministério Público do Trabalho vai mediar a reunião e se for oferecida nesta quarta-feira (26) uma proposta que seja boa, segundo a categoria, "a greve chega ao fim". 



Reinfecções pelo novo coronavírus criam dúvidas sobre imunidade

Foto: Reprodução

Dois pacientes europeus foram confirmados como casos de reinfecção pelo novo coronavírus, criando dúvidas a respeito da imunidade das pessoas enquanto o mundo luta para domar a pandemia. As informações são da Agência Brasil. Os casos surgidos na Bélgica e na Holanda vêm na esteira de um relatório de pesquisadores de Hong Kong nesta semana, a respeito de uma pessoa que foi reinfectada com uma linhagem diferente do vírus, quatro meses e meio depois de ser declarado recuperado -- a primeira reinfecção do tipo registrada. O fato provocou temores a respeito da eficiência de possíveis vacinas contra o novo coronavírus, que já matou milhares de pessoas. Especialistas dizem que seriam necessários muito mais casos de reinfecção para serem justificados. O virologista belga Marc Van Ranst disse que o caso de seu país foi uma mulher que havia contraído covid-19 pela primeira vez em março, e voltou a ser infectada com uma linhagem diferente do novo coronavírus em junho. Novos casos de reinfecção provavelmente surgirão, afirmou. O Instituto Nacional de Saúde Pública da Holanda disse que também observou um caso de reinfecção. Segundo citação da emissora holandesa NOS, a virologista Marion Koopmans informou que o paciente é uma pessoa mais velha, com um sistema imunológico enfraquecido. Ela afirmou que os casos de pessoas que ficaram doentes com o vírus durante um tempo longo e tiveram uma recaída são mais conhecidos. Mas uma verdadeira reinfecção exige testes genéticos na primeira e na segunda infecção para se determinar se as duas formas do vírus diferiram ligeiramente.



Bahia registra mais de 5 mil mortes por Covid-19; no total já são 240 mil casos confirmados

Foto: Reprodução

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 3.731 novos casos da Covid-19, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na tarde de terça-feira (25). O balanço ainda contabiliza 70 mortes que ocorreram em várias datas, conforme informou a pasta. Desde o início da pandemia, em março deste ano, até o momento, o número de casos de Covid-19 confirmados no estado é de 240.939 e o de mortes 5.051. São consideradas recuperadas 224.036 pessoas e 11.852 estão com o vírus ativo, podendo transmiti-lo. No boletim da noite de segunda-feira (24), os números divulgados apontavam que a Bahia estava perto da marca de 5 mil mortes. O número foi alcançado na manhã desta terça, segundo dados da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde. O boletim contabiliza, ainda, 446.294 casos descartados e 85.077 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h de terça-feira. Na Bahia, 19.096 profissionais da saúde tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus. 

 



Brumado: TCM pede anulação de concorrência para contratar nova empresa de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em reunião virtual na terça-feira (25), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinaram que o prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos, anule a concorrência pública que tinha por objeto a contratação de empresa para a prestação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, em regime de concessão. O contrato, orçado em valor superior a R$142 milhões, teria vigência de 35 anos. O relator, conselheiro Raimundo Moreira, já havia concedido liminar para a suspensão do processo licitatório e, na sessão desta terça-feira julgou parcialmente procedente o mérito da denúncia. A Empresa Baiana de Águas e Saneamentos (Embasa), que apresentou a denúncia ao TCM, contestou a legalidade do edital do certame, em razão da inobservada de Lei Complementar Estadual que institui “Microrregiões de Saneamento Básico no Estado da Bahia”. Também se manifestou contra a ausência de critério de validade para promoção do certame pela inexistência de Plano Municipal de Saneamento Básico e ausência de previsão de indenização da Embasa pelo município de Brumado, onde exerce as suas atividades prestando serviços de saneamento desde 1997, por meio de contrato com vigência de 20 anos, prorrogado automaticamente até outubro de 2037. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Para o denunciante, esse procedimento “põe em risco a própria continuidade da prestação dos serviços públicos, constituindo afronta às leis do país”. Para a relatoria, a ausência de prévia autorização pelo colegiado da Microrregião do Algodão, em descumprimento ao quanto disposto na Lei Complementar Estadual nº48/2018, inviabiliza a continuidade da concorrência pública. Além disso, o Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Brumado, editado em 2016 e revisado em face da Lei nº 1.868/2019, é incompatível com a Lei Nacional de Saneamento Básico, não satisfazendo aos requisitos mínimos, mais especificamente em relação ao manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais. O Ministério Público de Contas se manifestou pela procedência parcial da denúncia apresentada, sugerindo, ao final, a nulidade da Concorrência Pública nº 04/2019, por envolver a concessão de serviços de água e saneamento sem observância da Lei Complementar Estadual nº 48/2019, mormente no tocante à obtenção da necessária e prévia autorização pela Microrregião do Algodão. A decisão cabe recurso.

 

 



Brumado chega a 812 casos da Covid-19; são mais 32 ativos em 24 horas

Foto: Luciano Santos l 97News

Na terça-feira (25), o município de Brumado registrou mais 32 casos ativos em 24 horas. Já são 812 casos confirmados da Covid-19, desde o início da pandemia no município. O número representa 22,74% do total de 3571 notificações. Além disso, 6 pacientes estão internados com a doença. Segundo a Secretaria de Saúde de Brumado, 109 pacientes estão em tratamento e 694 foram recuperados. No momento, 78 ainda aguardam resultado laboratorial e 1325 já foram descartados. A cidade registra 9 óbitos. 

Foto: Divulgação


LIVE: A Câmara de Mediação e Conciliação Antônio Lima dos Anjos divulga convênio celebrado com TJBA

Foto: Divulgação

A Câmara de Mediação e Conciliação Antônio Lima dos Anjos convida a todos para prestigiar a divulgação do convênio realizado entre a Câmara de Mediação e Conciliação Antônio Lima dos Anjos e o Tribunal de Justiça da Bahia, ao lado do Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia Dr. Lourival Almeida Trindade, do Presidente do NUPEMEC  o Desembargador João Augusto Alves de Oliveira Pinto, do Juiz Coordenador do NUPEMEC, Dr. Moacir Reis Fernandes Filho, do Juiz titular da Vara Cível da Comarca de Brumado/BA, Dr. Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, do Juiz Coordenador do CEJUSC Brumado e Juiz dos Juizados da Comarca de Brumado/BA  Dr. Rodrigo Souza Britto, do Presidente da Subseção da OAB Brumado/BA, Dr. Kleber Lima Dias e da Advogada, Mediadora Judicial e proprietária da Câmara de Mediação e Conciliação Antônio Lima dos Anjos, Dr.ª Mabe da Silva Anjos. Vamos Juntos, celebrar mais essa conquista para o nosso município de Brumado/BA! Segue o link: https://zoom.us/j/96816947241



25 de Agosto: No Dia do Soldado, Subtenente Edmundo Rocha destaca ampliação do TG 06-024 de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Exército Brasileiro comemora neste dia 25, o Dia do Soldado, como forma de lembrar e valorizar o serviço à nação e homenagear o patrono da Instituição, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido nesta data de agosto de 1803. Caxias é considerado o grande líder nacional que conduziu seus homens à vitória em todos os combates em defesa do país. Em Brumado, a data vem sendo destacada desde o início desta semana. Na manhã desta terça-feira (25), em entrevista ao site 97NEWS, o Subtenente Edmundo de Souza Rocha exaltou a unidade do TG 06/024 que vem sendo ampliada mesmo antes de seu comando, que começou em fevereiro de 2019, com apoio da Prefeitura Municipal e orientação do Exército Brasileiro. "O Tiro de Guerra de Brumado está passando por essas reformas, porque o exército em convênio com o município de Brumado e a 6ª Região Militar de Salvador vem atuando e sempre atuou na cidade com obras estruturais", destaca o Subtenente. 

Ampliação do refeitório - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na segunda etapa, o TG 06-024 de Brumado está recebendo a ampliação do refeitório, proporcionando um ambiente mais amplo e aconchegante aos soldados. "Além dos nossos soldados, a ampliação dessa área vai proporcionar uma acomodação inclusive aos familiares, para um momento de confraternização com as famílias. Porque o Tiro de Guerra é da população, as famílias devem participar e conhecer como funcionam as instalações do TG", disse Rocha. De acordo com ele, com cerca de 50 jovens inscritos na unidade, durante a pandemia da Covid-19, as instruções acontecem de forma fracionada. "Nós recebemos instruções que fossem fracionadas as instruções diárias em sala de aula, mesmo tendo aqui um pátio amplo. Nós não podemos aglomerar cerca de 50 jovens dentro de uma sala de instrução, e hoje colocamos em média de 15 a 20 jovens em sala. Já na área aberta, como é o caso do nosso pátio, recebemos cerca de 20 jovens. E assim, revezamos as turmas todos os dias", destacou Edmundo Rocha, Subtenente do TG 06-024 de Brumado. 

 



Bahia: Universitários presos por tráfico entregavam drogas via Sedex

Foto: Divulgação l SSP/BA

Oito pessoas, entre estudantes de faculdades de Salvador, e empresários do ramo de bebidas, foram presas, na manhã desta terça-feira (25), pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Além de Salvador, a operação também prendeu integrantes na cidade de Lauro Freitas. Todos estão envolvidos em um esquema de tráfico de drogas sintéticas e haxixe, investigado há um ano e meio por equipes da Polícia Civil. Agentes da Coordenação de Narcóticos do Draco descobriram que o esquema de venda de entorpecentes era feito através dos Correios, com envio via Sedex. "Eles faziam todo o acerto de valores e quantidades pelo Instagram. Depois, enviavam as mercadorias ilegais", contou o titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) da Região Metropolitana, delegado Alexandre Galvão. Responsável pela investigação, ele disse que os suspeitos vendiam as drogas em festas rave, boates e eventos particulares. "Esse grupo, em uma noite, chegava a vender 50 mil reais em drogas sintéticas", destacou. Com um detento preso em Salvador, os agentes apreenderam três celulares, sete pacotes de maconha e uma faca. Já com os demais integrantes da quadrilha, os policiais civil apreenderam dois veículos de luxo, um automóvel modelo Kwid e comprimidos de ecstasy. 



Governo lança programa habitacional com foco no Norte e Nordeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo federal anuncia, nesta terça-feira (25), a medida provisória que cria a "Casa Verde e Amarela", novo programa habitacional que vai substituir o "Minha Casa, Minha Vida", criado em 2009 no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com a meta de atender 1,6 milhão de famílias de baixa renda com financiamento até 2024, o programa visa reduzir o déficit habitacional no país. No Norte e Nordeste, os beneficiários serão famílias com rendimento de até R$ 2,6 mil por mês. Já nas demais regiões, os beneficiários devem ter renda familiar mensal de até R$ 2 mil. Segundo informações do G1, o Casa Verde e Amarela também prevê ações voltadas à regularização fundiária, reforma de imóveis e retomada obras. Durante o lançamento, o Ministério do Desenvolvimento Regional, comandado por Rogério Marinho, informou que será possível ampliar o número de famílias beneficiadas com a redução na taxa de juros do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) "para a menor da história". As regiões Norte e Nordeste serão contempladas com a redução nas taxas em até 0,5% para famílias com renda mensal de até R$ 2 mil e 0,25% para quem ganha entre R$ 2 mil e R$ 2,6 mil por mês. Nessas duas regiões, os juros poderão chegar a 4,25% ao ano para cotistas do FGTS. Nas demais regiões, o limite será 4,5%.



Universitários são alvo de operação da Polícia Civil baiana contra tráfico de drogas sintéticas

Foto: Divulgação l SSP/BA

Estudantes universitários são acusados de envolvimento em um esquema de venda de drogas sintéticas e haxixes. O crime é o foco de uma operação, deflagrada na manhã desta terça-feira (25), pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Salvador, Região Metropolitana e também no interior do estado. Equipes da Coordenação de Operações Especiais (COE) dão apoio na ação contra o tráfico de drogas.



Brumado perdeu 1260 postos de trabalho nos últimos cinco meses

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou dados referentes a contratações e admissões de trabalhadores formais. Embora o país e a Bahia tenham retomado a criação de vagas após quatro meses de queda, Brumado entrou no quinto mês consecutivo com saldo negativo na geração de empregos. Os dados apontam ainda que desde março, 1.260 pessoas perderam o emprego no município. Isso significa que 9,15% de todas as vagas existentes em Brumado foram fechadas no período, uma média de 8,4 carteiras assinadas que receberam baixa por dia. Foram 1.204 admissões contra 2.464 demissões. Nos meses de janeiro e fevereiro, antes da crise econômica decorrente da pandemia do coronavírus, foram criadas 413 novas vagas. A construção civil foi o setor que mais demitiu -- do total de vagas fechadas, 750 deixaram de existir, o que corresponde a 59,5%. 



Caetité: Pessoas se aglomeram em festa realizada em posto de combustíveis

Foto: Reprodução l Rede Social

Na última sexta-feira (21), dezenas de pessoas se reuniram em um posto de combustíveis no Alto do Brás, em Caetité. A aglomeração contraria um decreto municipal, que, desde março de 2020, proíbe a realização de eventos no município, devido à pandemia do novo coronavírus. Nas imagens que circulam nas redes sociais mostram os frequentadores fazendo uso de bebida alcoólica, sem qualquer tipo de proteção, e ao ritmo do som de paredões. A aglomeração aconteceu a menos de 20 metros de uma das barreiras sanitárias montadas pela prefeitura. Moradores disseram que todo final de semana o local fica cheio. Segundo o governo do Estado, a Polícia Militar atuará com mais rigor nas ações para coibir os chamados paredões de som, eventos que se tornaram corriqueiros em meio ao avanço da pandemia. Além da apreensão dos aparelhos sonoros e dos veículos, a prática será enquadrada como crime contra a saúde pública. Tantos os proprietários dos automóveis quanto donos de bares serão responsabilizados.



Érico Cardoso: Bombeiros militares combatem incêndio florestal

Foto: Divulgação l SSP-BA

Equipes do 7° Grupamento de Bombeiros militar (7°GBM/Vitória da Conquista) realizou combate ao incêndio florestal no município de Érico Cardoso. Sete combatentes estão atuando na operação, na segunda-feira (24). De acordo com o capitão BM Florinato Sertão, comandante da operação, o incêndio está sob controle. "Há alguns pontos de fumaça decorrentes de troncos tombados, alguns em áreas queimadas, outros fazendo ligação com áreas verdes, sendo eliminados ou isolados", informa o oficial. Os bombeiros estão utilizando a viatura, além de mochilas costais e ferramental próprias para combate a incêndios florestais, como pás e enchadas. Algumas áreas  já estão sendo monitoradas, porém, a situação requer acompanhamento para plena extinção.



WSouza Sistemas é destaque em Gestão da Informação

Foto: Divulgação

Com o Sistema de Gestão Escolar Bravo - SGE Bravo!, em 2020, a WSouza migrou quase 1 mil escolas para o Educacenso, plataforma que garante aos municípios o recurso destinado ao Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Segundo Willians Souza, gestor da empresa, também foram migrados para a plataforma quase 100 mil alunos. “Foi nosso primeiro ano de migração e nunca foi tão fácil trabalhar com o censo. O SGE Bravo! permitiu que cada escola trabalhasse em seu tempo. O sistema dispõe diversas ferramentas que auxiliaram as escolas desde o início, como relatórios e gráficos, mostrando a cada gestor escolar o que faltava e qual seria o próximo passo. Além de diversas ferramentas importantes, o sistema possui um suporte dedicado que auxilia do início até o fim”, pontuou Millena Araújo, coordenadora do SGE Bravo! e de migração ao censo no município. A meta para o ano de 2021 é migrar 200 mil alunos.



Estados e municípios poderão pegar mais R$ 6 bi em empréstimos

Foto: Luciano Santos l 97News

Os estados e os municípios poderão contrair mais R$ 6 bilhões em empréstimos no sistema financeiro. Em reunião extraordinária, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou na segunda-feira (24) a elevação do limite de crédito dos governos locais para 2020. Com a decisão, o limite global de contratação de operações de crédito pelos governos locais passou de R$ 12 bilhões para R$ 18 bilhões. Desse total, o teto das operações com garantia da União, quando o Tesouro Nacional cobre eventuais inadimplências, passou de R$ 4,5 bilhões para R$ 7,5 bilhões. O limite das operações sem garantia do governo federal subiu de R$ 7,5 bilhões para R$ 10,5 bilhões, segundo a Agência Brasil. A União tem um limite de contratação de crédito de R$ 400 milhões, que não foi alterado nessa reunião. Dessa forma, o teto total de operações de crédito pelos três níveis de governo – federal, estadual e municipal – subiu de R$ 12,4 bilhões para R$ 18,4 bilhões. Em nota, o Ministério da Economia informou que o novo limite está alinhado com a projeção de resultado primário para os estados e os municípios e a meta de resultado para as empresas estatais federais, conforme estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020. No início do ano, o governo decidiu zerar a meta fiscal para os governos locais. Essa é a segunda vez em 2020 em que o CMN eleva os limites de crédito para estados e municípios. A última vez em que o teto foi reajustado tinha sido em junho.



Eleições 2020: Democratas anuncia Convenção com apoios do PDT e Republicanos em Brumado

Foto: Divulgação

A Comissão Provisória do Democratas, diretório municipal de Brumado, realizará no dia 12 de setembro, das 8h às 21h, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores, a convenção partidária para escolha de candidatos e coligações para as Eleições 2020. Também participam da convenção o PDT e Republicanos, partidos que já oficializaram apoio à pré-candidatura a prefeito de Fabrício Abrantes. Segundo Fabrício, a convenção é um momento de consagração dos nomes que se disponibilizaram a representar Brumado nos cargos eletivos. “É mais uma importante etapa de consolidação de tudo aquilo que apresentamos até agora, um espaço democrático de debate sobre o futuro da nossa cidade, com pessoas dispostas a lutar por isso. Estamos também dialogando e buscando a união de mais partidos neste projeto de futuro”, disse Abrantes. Ainda segundo o pré-candidato a prefeito o momento é de confirmação de alianças importantes ao DEM, que ganha em sua caminhada política os apoios do PDT e Republicanos. “São partidos que entendem a importância do momento e que viram em nossas propostas a possibilidade real de mudança e uma ruptura com um modelo de gestão cansado, que não oferece o que o povo de Brumado espera e que tem como objetivo principal apenas a permanência no poder”, afirmou Fabrício.



Datena chama Bolsonaro de 'bundão' e defende jornalistas

Foto: Reprodução l TV Bandeirantes

O apresentador José Luiz Datena rebateu na segunda-feira (24) os comentários do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra os jornalistas brasileiros. Em entrevista coletiva, o político chamou os membros da classe de "bundões". Datena, no programa "Brasil Urgente", defendeu a profissão e devolveu o comentário: "'Bundão' é o senhor, Jair".  "Ele [Bolsonaro] abre um caminho de duas mãos, porque ele também não pode ofender qualquer cidadão brasileiro da forma como ele ofendeu, seja ele da imprensa ou não. Eu, por exemplo, sou do jornalismo e não sou 'bundão', senhor presidente Bolsonaro. Agora, o senhor me dá o direito de chamar o Jair de 'bundão', então 'bundão' é o Jair, 'bundão' é o senhor. Não o presidente da República, esse eu respeito, mas a partir do momento que você chama a minha classe toda de 'bundão', eu também posso chamar o senhor de 'bundão'", afirmou. 

 

Foto: Reprodução

Datena também citou as dificuldades enfrentadas na profissão, incluindo perseguição durante o período da Ditadura Militar: "Como todos nós somos 'bundões'? Teve muita gente que perdeu a vida, que deu a sua vida, inclusive durante o regime militar, que deu sua vida fazendo matérias. A imprensa brasileira foi fundamental na mudança desse país em várias oportunidades. Então, os jornalistas brasileiros não são 'bundões', pelo contrário, são gente que vai para a rua trabalhar, enfrentando dificuldades enormes." Apesar dos comentários, Datena deixou claro seu respeito pelo cargo de presidente da República e disse gostar de Jair Bolsonaro. As críticas do apresentador vieram após análise de uma fala do presidente em entrevista coletiva. Um dia depois de dizer a um repórter que desejava "encher a boca" dele de "porrada", Jair Bolsonaro afirmou que, se contaminados pela covid-19, os jornalistas, a quem chamou de "bundões", têm menos chances de sobreviver do que ele, o presidente da República.



Cai o número de hospitalizados em Brumado; 95 ainda estão ativos com a Covid-19

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (24), o município de Brumado registrou 780 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 22,08% do total de 3534 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 9 óbitos, 95 pacientes em tratamento e 676 recuperados. No momento, 43 ainda aguardam resultado laboratorial e 1325 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Veja como usar cartão virtual do auxílio emergencial em Bete Fruits

Foto: Divulgação

Quem recebe o auxílio emergencial de R$ 600 também pode usar o benefício através de um cartão de débito virtual do aplicativo Caixa Tem. O cartão permite fazer compras em farmácias, mercados, pagar boletos e até abastecer o carro. Essa estratégia está sendo adotada para diminuir as aglomerações nas filas de atendimento das agências da Caixa Econômica Federal durante a pandemia do novo coronavírus. A Bete Fruits está adotando a ferramenta. Localizado no coração do Mercado Municipal (Feira Livre), o hortifruti criou várias plataformas de pagamento, como: cartão de crédito, débito, alimento, transferência bancarias, links de pagamento, PicPay e agora pelo cartão de débito virtual do aplicativo Caixa Tem. Bete Fruits, em Brumado. Informações 77 99973-4328 ou 98829-3075.