ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2019"

Brumado: Palestra 'Os desafios da advocacia no início da carreira'

Foto: Divulgação

Continuando as Comemoração pelo Dia do(a) Advogado(a), a 21ª Subseção da OAB, em Brumado, em conjunto com a Faculdade Pitágoras, realizará no dia 23 de agosto, no auditório da Pitágoras, das 19h às 22h, evento destinado aos estudantes de Direito e aos jovens advogados, com o tema: “Os desafios da advocacia no início da carreira – Planejando o Futuro”. Serão 100 vagas disponíveis, ao custo simbólico de 2kg de ração animal em benefício à ONG AUAU. Estão confirmados os palestrantes: Murilo Nunes Araújo - Presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA) da Subseção de Vitória da Conquista com o tema: “Os primeiros passos do(a) Advogado(a) no início da carreira”; Ingrid Freire da Costa Coimbra Vieira – Conselheira Estadual da OAB/BA com o tema: “Prerrogativas Profissionais”; Kleber Lima Dias – Presidente da 21ª Subseção da OAB/Brumado, com o tema: “A importância da OAB para o(a) Advogado(a)”.



Brumado e Malhada de Pedras tem abastecimento suspenso nesta segunda (19)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O abastecimento está temporariamente interrompido no Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Brumado, que também atende a cidade de Malhada de Pedras nesta segunda-feira (19). De acordo com a Embasa, a suspensão visa possibilitar a realização de serviços de manutenção preventiva nos equipamentos da estação de bombeamento, na Barragem de Cristalândia. Conforme a empresa, o funcionamento será retomado gradativamente após a conclusão dos trabalhos, prevista para o início da noite. Enquanto realiza o serviço, a Embasa recomenda que os moradores evitem todas as formas de desperdícios.



Homem morre após levar golpes de faca de mulher que conheceu na web

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem foi morto após ser esfaqueado pela companheira na comunidade de Barrocão, zona rural de Barra da Estiva, na tarde do último sábado (17). Jean Magno do Araújo de Souza, foi encontrado morto após sua companheira identificada como  Ana Paula do Nascimento Damascena desferir vários golpes de faca na vítima. Segundo informou a Polícia Militar ao 97NEWS, a vítima havia conhecido Ana Paula nas redes socias à cerca de 15 dias. A agressora foi detida em flagrante e, encaminhada a Delegacia local. Ela não informou a motivação do crime. O corpo de Jean foi removido pela Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.



Mulher é presa após tentar entrar em presídio com pacote de linguiça recheada com cocaína

Foto: Divulgação l PM/BA

Uma mulher de 59 anos que não teve a identidade revelada, foi presa no último sábado (17), no momento em que tentava entrar em um presídio em Goiorê, no centro-oeste do Paraná, com um pacote de linguiça recheada com cocaína. De acordo com a polícia, ela iria entregar a droga para o filho, que está preso. O flagrante aconteceu quando a mulher chegou para o horário de visitas. Os agentes penitenciários desconfiaram da encomenda, e durante a inspeção, a droga foi encontrada em pequenas embalagens plásticas escondidas dentro da carne. A mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas. O filho dela, que já estava preso, deve responder pelo mesmo crime. A linguiça recheada com cocaína foi apreendida.



TCM determina suspensão do processo de licitação dos serviços de água e esgoto de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), determinou na última semana que a prefeitura de Brumado não poderá mais realizar de maneira provisória, o processo licitatório para contratação de empresa para controlar o abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos para o município. A reabertura do prazo de apresentação dos envelopes de habilitação e propostas da Concorrência Pública foi reaberta em julho deste ano. No despacho, assinado pelo conselheiro relator do TCM, Raimundo Pereira, no entanto, recomendou a suspensão no último dia 16 de agosto do edital de Concorrência Publica 04/2019, processo de nº 90/2019, "tendo em vista o pedido de medida cautelar formulado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) no dia 27 de junho deste ano, mediante petição n° 13762e19". A ação anulatória foi movida pela Embasa, atual responsável pelos serviços. Para o pedido de medida cautelar, o conselheiro considerou o ingresso de Consulta formulada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), "sobre a mesma matéria vertida nos expedientes referidos, e ainda, os posicionamentos contrários a regularidade do procedimento manifestados em pareceres do Ministério Publico de Contas e da Assessoria Jurídica do TCM, bem como a decisão judicial em Mandado de Segurança que cassou a negativa de liminar deste Tribunal em processo do gênero relativo a Prefeitura Municipal de Prado, no sul do Estado”, ressaltou Raimundo Pereira. Ela continua, “hei por bem de deferir a medida cautelar pretendida, determinando a suspensão do Processo Licitatório constante do Edital de Concorrência Publica n° 04/2019 - processo no 90/2019, da Prefeitura Municipal de Brumado, ate quando venha este Tribunal a solucionar a mencionada Consulta". 

 



Guanambi: Cadeirante morre após ser atropelado durante competição

Foto: Reprodução

Na tarde do último sábado (17), um paratleta de 38 anos morreu após ter sido atropelado por um carro enquanto participava de uma competição na região de Suruá, zona rural de Guanambi. Segundo a Polícia Militar, Jacson Silva Santos, foi atingido por um veículo na BA-573 enquanto participava da XXIII Corrida  do Suruá. O paratleta chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos ae veio o óbito. O motorista de 46 anos fugiu sem prestar socorro, sendo preso minutos depois pela PM. Ainda segundo a Polícia, o motorista identificado como Jaison Ramos Moreira, havia saido recentemente da prisão, após ser preso por esfaquear sua companheira. Natural de Ipiaú, o paraolímpico foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde passou por exame de necropsia e posteriormente liberado para sua cidade natal. As causas do acidentes serão apuradas pela Polícia Civil.



Obras do Parque da Cidade estão em ritmo acelerado em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Após uma nova empresa assumir as obras do Parque da Cidade, em Brumado, a área de lazer já começa a se tornar uma realidade. As obras que foram recentemente retomadas, agora estão num ritmo acelerado, tanto que o projeto já começa a ser visualizado com maior amplitude. Quem passa atualmente pelo local, entre os bairros Escalavado e Olhos D'água já pode ter uma ideia de como ficará a obra, já que os quiosques já começaram a ser erguidos. Um dos grandes atrativos é o visual da cidade, que poderá ser contemplado por meio de um mirante que acabará se tornando um dos cartões postais da cidade. A obra está criando um clima muito positivo para as famílias brumadenses, que anseiam por poder desfrutar deste espaço que será uma referência muito positiva para Brumado.



Brumado: Empresário é detido após efetuar disparos contra residência no bairro do Hospital

Foto: Luciano Santos l 97News

Na noite do último sábado (17), por volta das 19h15, a Polícia Militar foi acionada através do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para apurar um caso de um suposto sequestro ocorrido na Rua Antônio Risério Leite, no Bairro do Hospital, em Brumado. Segundo informou a PM ao 97NEWS, a guarnição foi até o local informado e manteve contato com o solicitante, identificado como Malebranche Júnior, que relatou que o empresário Thiago Pinto, esteve em sua residência, efetuou disparos de arma de fogo contra ele e seus familiares, puxou seu irmão para dentro de um veículo branco em que estava e evadiu. Ainda segundo a PM, após colhidas as informações foram feitas buscas em todo o município e por volta das 19h50, a guarnição encontrou o suspeito, na Rua Sebastião Rocha Leite, Bairro Feliciano Pereira, bem como o suposto sequestrado. Ao ser indagado pela polícia sobre os fatos, o empresário informou que realmente esteve na casa de Júnior, porém o que ocorreu foi apenas uma discussão. O suposto sequestrado informou que acompanhou o suspeito de livre e espontânea vontade. Conforme a Polícia, ambos foram apresentados na delegacia para prestar depoimento. O empresário foi ouvido e liberado após pagar fiança de R$ 5 mil.



Ibicoara: Polícia Militar recupera fios de telefonia furtados na cidade

Foto: Divulgação l PM/BA

Na manhã do último sábado (17), após uma denúncia anônima, a polícia militar deslocou até a zona rural de Ibicoara, onde em meio a um matagal encontrou aproximadamente 60 metros de fio de telefonia, supostamente material furtado. Nenhum suspeito foi localizado nas proximidades. A PM encaminhou o material recuperado para a delegacia da cidade para procedimentos cabíveis.



Criança é baleada ao manusear arma de fogo na zona rural de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Um menino de 5 anos foi baleado acidentalmente no peito por um primo ao manusear uma arma de fogo, na comunidade de Lamarão, zona rural de Brumado, sudoeste da Bahia. O acidente ocorreu na tarde deste domingo (18), quando três crianças brincavam em um depósito da casa. Após o disparo, a criança foi socorrida por um bombeiro civil para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. O garoto tem estado de saúde estável e passou por cirurgia. 

Arma do acidente - Foto: Divulgação

Segundo informou o proprietário do sítio à Polícia Militar, ele mantinha uma espingarda tipo chumbeira trancada no depósito e a chave guardada em um local alto. Conforme a PM, ainda no local, o menor declarou aos policiais que estava brincando com seu primo e sua prima, e que conseguiram ter acesso a chave. Já no depósito, ao manusear a arma acabaram efetuando o disparo atingindo seu primo. O local foi arrombado pelos familiares  e se encontra isolado pela Polícia. Sendo assim os indivíduos envolvidos e todo o material encontrado foram apresentados na Delegacia para que as medidas cabíveis fossem adotadas. Não há mais informações sobre o estado de saúde da criança.



Governo da Bahia autoriza implantação do Hospital do Câncer em Caetité

Foto: Divulgação

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (16), um convênio entre o Governo da Bahia e a prefeitura de Caetité, a 100 km de Brumado, para a implantação de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, as obras contarão com o investimento de R$3,1 milhões e mais R$10 milhões em equipamentos. “Estamos investindo na regionalização da assistência oncológica, com novas unidades implantadas e em implantação nos municípios de Caetité, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Irecê, Porto Seguro e em Salvador, no Hospital da Mulher”, afirma o secretário. Na avaliação do prefeito de Caetité, Aldo Gondim, “esse convênio representa a concretização de um compromisso do Governador Rui Costa e um sonho antigo da nossa região, que agora se materializa”, ressalta. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Caetité contará com leitos cirúrgicos e de terapia intensiva além de quimioterapia, sendo referência para mais de 470 mil habitantes. Também está assegurado o atendimento de urgência e emergência oncológica dos pacientes cadastrados, bem como a oferta de hemoterapia (unidade transfusional).



Brumado: Sesoc realizará várias ações conscientizando o fim da violência contra a mulher

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), por intermédio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Chico Xavier, aderiu a Campanha "Agosto Lilás", em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha (Lei n º 11.340), que criou mecanismos para coibir e prevenir a agressão ambientada na convivência familiar e se tornou um instrumento de transformação social ao longo dos seus 13 anos de existência. Para entender melhor do que se trata e como ocorre a violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha prevê cinco tipos de agressões. Elas são: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Segundo dados da Coordenação de Documentação e Estatística Policial (CDEP) de Brumado, no ano de 2018 ocorreram 136 registros de ocorrências, sendo: 01 Tentativa de feminicídio, 61 lesões corporais dolosa e 74 ameaças; em 2019 foram registrados 82 casos, sendo: 01 tentativa de feminicídio, 36 lesões corporais dolosa e 45 ameaças. A programação começa no dia 20 e se estende até o dia 29 de agosto.

 

Confira a programação:

Ação: Entrevista para o Programa Jornal da Alternativa
Local: Rádio Alternativa
Público: Comunidade em geral 
Horário: 12h
Técnicas: Assistente Social Valdirene Santana e Coordenadora Janine Caldeira

23 de agosto:

Ação: Entrevista para o Programa De Bem com a Vida.
Local: Rádio Nova Vida FM
Público: Comunidade em geral 
Horário: 11h
Técnicas: Psicóloga Flávia Meire e Advogada Queila Pereira

23 de agosto:

Ação: Pronunciamento
Local: Câmara Municipal de Brumado
Público: Comunidade em Geral
Horário: 09h
Técnicas: Assistente Social Maria do Alivio

29 de agosto:

Ação: Palestra na Conferência Municipal de Assistência Social
Local: CRAS Esther Trindade Serra
Público: Comunidade em Geral
Horário: 09h
Técnicas: Assistente Social Valdirene Santana

 

CONTINUE LENDO


Com a terceira maior frota da Bahia, Vitória da Conquista tem mais de 200 mil veículos nas ruas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com dados divulgados pelo Departamento de Trânsito (DETRAN), Vitória da Conquista é a terceira cidade com a maior frota de veículos do estado. A cidade, que conta com cerca de 206 mil veículos, fica atrás da capital Salvador e de Feira de Santana, as duas maiores cidade do estado. Um fator que pode justificar o aumento do número de veículos nas ruas é o valor e a qualidade do transporte coletivo no município. No início do ano, o transporte coletivo passou por uma crise e vários itinerários deixaram de ser atendidos. Além disso, os veículos da nova viação que passou a operar na cidade, apresenta problemas e quebram constantemente.



Cipe Sudoeste apreende armas e munições na zona rural de Pindaí

Foto: Divulgação

Em uma operação realizada na manhã da última quinta-feira (15), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Sudoeste) apreendeu várias armas e munições, na zona rural de Pindaí. De acordo com informações passadas ao 97NEWS, por volta das 11h, a guarnição da CIPE recebeu denúncia anônima delatando que na localidade denominada Pedra Branca, houve alguns disparos de arma de fogo na madrugada do dia anterior, na Reserva Ecológica Serra dos Montes Altos. De posse da informação, os policiais se deslocaram até o referido local, onde foram encontradas em um galpão com cinco espingardas artesanais, uma espingarda cartucheira calibre .32 com 12 cartuchos do mesmo calibre, sendo 10 intactos e 02 deflagrados, além de pólvora, chumbo e espoletas. Nenhum responsável pelo material ilícito foi localizado. Os materiais apreendidos foram apresentados na Delegacia de Guanambi para as providências cabíveis.



Câmera registra momento em que mulher sofre ataque cardíaco durante exercício em academia

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma câmera de segurança de academia de ginástica em Noosaville, Austrália) flagrou o momento em que uma mulher de 21 anos, sofreu um ataque cardíaco quando se exercitava em uma academia. Funcionários da empresa correram rapidamente em socorro a Emily Counter. Graças ao uso do desfibrilador, a australiana foi levada com vida a um hospital próximo, onde ficou em coma por três dias. Médicos descobriram que Emily tem uma anomalia na origem da artéria coronária esquerda, uma condição que afeta uma pessoa a cada 300 mil. "Antes de acontecer, eu estava com dor no peito e com dificuldade para respirar. Se não fosse o desfibrilador eu teria morrido", contou Emily ao "Courier Mail". O incidente ocorreu quatro meses atrás. Após tratamento e cirurgia, Emily já tem autorização médica para voltar para a academia. Veja o vídeo:



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Mudanças no trânsito: Rua Sargento Antenor passa a ser mão única em seu trecho inicial próximo à Av. Centenário

Foto: Divulgação

Visando sempre dar mais dinamismo, segurança viária e fluidez ao tráfego, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), vem realizando uma atualização viária na cidade e, com isso, inúmeras mudanças vêm sendo feitas nas vias públicas. Na sexta-feira (16), o órgão fez uma nova alteração, desta feita na Rua Sargento Antenor, no Bairro das Flores, a qual passa a ser mão única em seu trecho inicial que vai da Av. Centenário até a Rua Barão de Vila Velha. Segundo a SMTT, a mudança trará melhor trafegabilidade ao local.

 



Homens são denunciados após forçar gato a tomar bebida alcoólica no Ceará

Foto: Reprodução

Três suspeitos foram intimados pela Polícia Civil do Cariri, Região Metropolitana do Ceará, após vídeo em que eles forçam um gato a ingerir bebida alcoólica virlizar na internet. Segundo a Polícia, eles compareceram à Delegacia Regional do município na quarta-feira (14). Acompanhados de um advogado, os três prestaram depoimentos, e em seguida lavrado um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e o inquérito vai seguir em investigação. O caso ganhou repercussão quando as imagens começaram a ser compartilhadas em redes sociais. O fato motivou denúncia feita pela Associação Protetora dos Animais Carentes do Cariri, que registraram boletim de ocorrência. No vídeo, um homem segura um gato, apertando com força a boca do animal, enquanto um outro com um copo tenta fazer com que o gato beba o conteúdo. Uma mulher filma o vídeo rindo da situação. "Tal hora, o povo querendo embebedar o gato", diz ela. Previsto na Lei de Crimes Ambientais, os maus-tratos a animais são passíveis de punição entre 3 meses e um ano de detenção, além de multa, conforme o Art. 32.



Homem é detido ‘desfilando’ com réplica de Ferrari

Foto: Divulgação l Polícia Civil

O sonho de ter um carro de luxo acaba forçando alguns apaixonados por carros a construirem réplicas de veículos como a Ferrari ou até mesmo a Lamborghini, veículos que custam entre R$ 750 mil a R$ 3 milhões no mercado brasileiro. Segundo as leis do país, não se configura como crime o ato de comprar a réplica desses carrões, quando não há um enquadramento legal para o ato. Já o ato de fabricar esses carros, sim, configura como crime contra o desenho industrial, de acordo com o artigo 187 da Lei de Propriedade Industrial. "[É crime] Fabricar, sem autorização do titular, produto que incorpore desenho industrial registrado, ou imitação substancial que possa induzir em erro ou confusão Artigo 187 da Lei de Propriedade Industrial". Na última quarta-feira (14), um homem de 37 anos foi detido em Belo Horizonte desfilando com uma réplica de uma Ferrari F430, em plena avenida Brasil, no bairro Santa Egênia. O conduzido é funcionário de outro homem, de 53 anos, que estaria vendendo o modelo. Segundo a investigação, o dono do veículo estaria pedindo R$ 130 mil pela réplica. Ele, inclusive, chegou a anunciar a falsa Ferrari em um site de vendas por R$ 172 mil, mas retirou o anúncio após ser denunciado. A Polícia Civil chegou até o homem após uma denúncia feita pelo próprio escritório da Ferrari. O condutor foi preso e o verdadeiro dono do carro, de 53 anos, deverá se apresentar na delegacia da Polícia Civil. Ele será autuado por crimes contra propriedade industrial. Na delegacia, o homem de 37 anos disse que o veículo já havia rendido bons frutos financeiros ao patrão, que alugava o carro para casamentos e outros eventos. O caso será investigado pela Divisão de Fraudes da Polícia Civil.



Após perder o filho em acidente, família volta a cobrar monitores no transporte escolar de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após mais um acidente envolvendo ônibus escolar ocorrido na última terça-feira (13), na zona rural de Brumado, a discussão sobre a contratação de monitores para acompanhar os alunos no transporte escolar voltou a ser tema na Capital do Minério. Na quinta-feira (15), em entrevista ao 97NEWS, a secretária de educação, Edinéia Ataíde reconheceu a necessidade de monitores, principalmente na área rural, mas relatou que não é simples o processo para contratação dos profissionais. "A gente tem uma dificuldade da forma como vai ser contratado esses monitores, como é que seria. Que tipo de profissional, formação, então a gente já vem discutindo isso, mas não é uma coisa que podemos tomar uma decisão hoje e já colocar um monitor amanhã. Porque não pode ser qualquer pessoa dentro do ônibus, tem que ser uma pessoa no qual no mínimo tenha habilidade para lidar com criança", disse. O assunto é muito delicado e envolve crianças, e para reforçar ainda mais essa cobrança, o pai do pequeno Vitor Maciel, que morreu em um acidente na comunidade de "Gameleirinha", zona rural do município em fevereiro desse ano procurou a nossa Redação e levantou novamente a discussão com relação à necessidade de monitores nos coletivos. Maciel Quixaba, reforça o apelo para que o município se sensibilize e contrate profissionais para monitorar as crianças durante o trajeto até as escolas. “Há seis meses, perdi meu filho vitimado por um transporte escolar que não tinha monitor. Houve esse novo acidente nas proximidades do Distrito de Itaquaraí em que várias crianças ficaram feridas. Vai precisar morrer mais alguém para que a secretaria de educação tome consciência de que necessitamos, urgentemente, desses monitores nos veículos do transporte escolar?”, argumentou. Para Maciel, se a comunidade não se mobilizar, a demanda passará em branco, assim como está acontecendo com o caso do seu filho, que segue na justiça. Ele ainda esclareceu que após o acidente com o seu filho, as cidades de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora providenciaram a presença de monitores nos veículos do transporte escolar. “E Brumado? Com tanta criança dentro dos ônibus, de 3, 4 anos, vai ficar sem monitores? Vai precisar de mais quantas vítimas?”, cobrou.