ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

Adolescente de 17 anos morre afogado após pular em rio sem saber nadar

Adolescente de 17 anos morreu afogado após pular em rio (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Um adolescente de 17 anos morreu afogado no Rio Salgado, localizado na Fazenda Pancada Formosa, na cidade de Ibicaraí, no sul da Bahia. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar, o caso ocorreu na tarde do sábado (4), mas o corpo do garoto só foi localizado na manhã deste domingo (5). A vítima, identificada como João Otávio de Jesus Muniz dos Santos, estava com dois amigos no local, que tem uma cachoeira. Um dos adolescentes contou que o garoto teria pulado de uma pedra, em um ponto fundo do rio, e não conseguiu sair do lugar. Ele não sabia nadar. Conforme os bombeiros, um dos amigos pulou na água e tentou salvar o garoto, mas não conseguiu e quase se afogou também. A situação ocorreu por volta das 16h. Moradores da região tentaram localizar o adolescente após o afogamento, mas não conseguiram. O corpo de João foi retirado da água por volta das 10h30 deste domingo, após dois bombeiros mergulhadores realizarem buscas no rio. Ele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, também no sul do estado. Não há detalhes sobre o sepultamento do adolescente. Os bombeiros recomendam que uma pessoa que não possui treinamento não tente resgatar alguém que esteja se afogando, por conta do risco de se afogar também.



General Mourão é o escolhido para ser o vice de Bolsonaro

Jair Bolsonaro, Levy Fidelix e Hamilton Mourão durante convenção do PRTB em SP (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) anunciou neste domingo (5) o nome do general da reserva Hamilton Mourão (PRTB) como seu vice na chapa para concorrer à Presidência da República. No início da tarde, o PRTB formalizou a aliança. Pela manhã, Bolsonaro participou da convenção do PSL estadual no Clube Guapira, na Zona Norte de São Paulo. À tarde, ao lado de Mourão e de Levy Fidelix, presidente nacional do PRTB, ele comentou a chapa recém-formada. "No momento, eu deixo de ser capitão, o general Mourão deixa de ser general, nós passamos a ser a partir de agora soldados do nosso Brasil", afirmou ele em seu discurso durante a convenção do PRTB. Hamilton Mourão, por sua vez, defendeu "um governo austero, honesto, sem corrupção, com eficiência gerencial, com relacionamento republicano com os demais poderes, ou seja, sem 'balcão de negócios' nós vamos iniciar a transformar este país". A expressão "balcão de negócios" já havia sido usada por ele em dezembro de 2017, quando Mourão a escolheu para descrever o governo Temer. Dois dias depois, ele foi transferido do cargo que ocupava no Exército, mas as Forças Armadas não anunciaram o motivo da mudança.



Mãe de Wesley Safadão ataca ex-nora após briga por pensão

(Foto: Reprodução Instagram)

A mãe de Wesley Safadão, dona Bill, saiu em defesa do filho e atacou a ex-nora Mileide Mihaile depois da briga judicial por pensão. Ela utilizou as redes sociais para dizer que a ex-mulher do cantor persegue a família e nunca gostou de ninguém. “Ela está usando fakes para fazer todo esse terror. Há três anos eu investigo e no fundo eu acreditava que ela não estivesse envolvida", escreveu. "Na saída dele para as festas, quando ela ia com ele, eu ficava pastoreando os fãs para que ela não os maltratasse. Agora dá uma de inocente e diz que ama os fãs. Ela não gosta de ninguém. Nem dela mesma. Quem já teve o desprazer de conviver com ela sabe que estou falando a verdade. Não estou aqui julgando ou ameaçando, mas vou muito além e tenho como provar”, afirmou. 



Waldenor e Zé Raimundo têm candidaturas homologadas reafirmando compromisso de manter a luta pela região

(Foto: Divulgação)

Os deputados que concentram a atuação parlamentar nas regiões do Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco, Chapada Diamantina e Vale do Paramirim, Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), tiveram as suas candidaturas à reeleição homologadas na convenção estadual do PT, realizada no último sábado (04). A oficialização das candidaturas ocorreu junto com a da chapa majoritária denominada "Mais Trabalho Por Toda a Bahia" e encabeçada pelo governador Rui Costa, candidato à reeleição junto com o seu vice, João Leão, e os candidatos ao Senado, Jaques Wagner e Ângelo Coronel.  Denominada nas redes sociais como #ConvençãoDaVitória,  o evento demonstrou força, atraindo milhares de pessoas para o amplo espaço do Parque de Exposições de Salvador, onde Lula, que também teve a sua candidatura homologada no mesmo dia na convenção nacional do PT, esteve presente nos discursos da chapa majoritária, nos banneres, faixas, cartazes e nas camisetas que a militância vestiu.Demonstrando muito otimismo e disposição para enfrentar a campanha eleitoral, Zé Raimundo elogiou o discurso do governador, com balanço das principais realizações da gestão atual, pontuando ainda os desafios presentes e a sua esperança de um futuro melhor para o estado e o país. O deputado estadual também  afirmou  que está convicto de que Lula será candidato e reeleito presidente para retomar no país o projeto de inclusão e transformação que começou em 2003,  com o seu primeiro governo. E sobre a sua candidatura e a do deputado federal Waldenor Pereira, Zé Raimundo também tem expectativa de vitória: "Estamos trabalhando com muita articulação política, e agora, com tudo que fizemos, a base que construímos, os compromissos que assumimos e realizamos, com tudo isso, saímos dessa convenção com muito mais força e energia para continuar esse projeto exitoso que implementamos na Bahia e em nossas regiões".  Igualmente entusiasmado, Waldenor Pereira entrou no Parque de Exposições acompanhando os candidatos da chapa majoritária, quando cumprimentou vários correligionários e participantes. Ao final da convenção, declarou-se revigorado e ainda mais disposto para a campanha.  "Sentimos grande energia e muito entusiasmo de toda a militância, temos um trabalho reconhecido, estamos no time de Lula e de Rui, o time da vitória! Vamos com muita garra e disposição porque queremos continuar contribuindo para o estado e, principalmente, para o Sudoeste e  as nossas regiões", afirmou  o deputado federal.



Brasil está em região mais vulnerável a ciberataques do planeta, diz analista

Foto: Reprodução

Governos e empresas da América Latina não investem o suficiente para se proteger de ataques online feitos por outros países e, por isso, a região é a mais vulnerável do planeta a esse tipo de ação. A análise é de Julián Dana, diretor para a região da Mandiant, um braço da americana FireEye, uma das principais empresas de cibersegurança no mundo. Entre os casos em que atuou estão a investigação do roubo por hackers de documentos da Sony em 2014 e do ataque online contra o banco central de Bangladesh dois anos depois. “Para um país, é mais fácil montar e investir em um exército de soldados cibernéticos do que comprar um arsenal”, afirma Dana. Muitos desses ataques na América Latina que estamos vendo, no Chile, no México, no Equador, não são coisas que começaram agora, podem ter acontecido dois anos atrás. Temos casos assim, o banco percebeu agora uma grande transferência, viu que tinha perdido dinheiro. Mas, quando vamos analisar, o agressor esteve lá dentro em 2016 e 2017. Segundo o especialista, o Brasil não está preparado para enfrentar essa guerra cibernética. "Do ponto de vista de espionagem, o Brasil tradicionalmente é mais alvo do que agressor, então governos interessados em políticas de comércio, em eleições, como temos visto, podem roubar dados para fazer propaganda contra uma posição política. É importante que o governo transmita segurança, inclusive para o setor financeiro. Tem uma questão de imagem. Se o sistema de transferência de um país vira alvo, pode levar outros a pensar duas vezes antes de investir" revelou Dana. Ainda segundo Dana, o governo brasileiro precisa ter mais maturidade em segurança, ter mais programa de detecção e resposta, precisa investir mais. "Nós mostramos em diversos países um caso que aconteceu com um governo e perguntamos: vocês têm a capacidade para responder a um ataque assim? A resposta é não. A capacidade de detecção desse tipo de ataque na América Latina está muito atrasada. Os processos são muito velhos, as empresas estatais fazem análises de uma maneira muito antiga. Pode dar certo, mas é muito devagar, não vai pegar o atacante no momento que ele ataca", finalizou.



Brumado enfrentará Paratinga em seu primeiro confronto no Intermunicipal 2018

Brumado estreará em casa no Intermunicipal 2018 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerado um dos torneios mais desafiadores do mundo futebolístico, o Intermunicipal 2018 teve o seu lançamento oficinal ontem (4). O Congresso Técnico contou com a presença de presidentes e representantes de Ligas participantes e convidadas e autoridades políticas e profissionais de imprensa. Realizado no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, em Salvador, o evento teve plateia cheia, o que é uma confirmação da grandeza do campeonato, que é o maior torneio amador de futebol do Brasil. A Federação Baiana de Futebol (FBF) anunciou os grupos regionais da primeira fase, e também a tabela dos jogos. O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, abordou, em pronunciamento, os detalhes técnicos da competição. A seleção de Brumado ficou no grupo 11 da competição, e terá Luís Eduardo Magalhães, Paratinga e São Desidério como adversários. A Seleção de Brumado enfrentará a equipe de Paratinga, será no “Gilbertão”, no próximo dia 12 de agosto, Dia dos Pais. Um grande público é esperado e as expectativas da torcida são muito positivas, já que a projeção é que o time tenha um desempenho bem melhor do que nos anos anteriores.



Adolescente é apreendido por receber R$ 500 para matar jovem de 15 anos

Foto: Reprodução

Um adolescente, que não teve a idade divulgada, foi apreendido após confessar ter matado um outro adolescente, de 15 anos, na cidade de Jequié. De acordo com a polícia, os dois garotos tinham envolvimento com o tráfico de drogas. Segundo informações da Polícia Civil, Saulo Santos Cardoso, de 15 anos, foi morto a tiros no dia 21 de julho de 2018. As investigações apontaram que os adolescentes pertenciam a quadrilhas rivais e o jovem apreendido teria recebido R$ 500 para executar Saulo dentro de uma barbearia. Segundo a polícia, o garoto foi apreendido na sexta-feira (3) e será encaminhado ao Ministério Público (MP) para a adoção de medidas socioeducativas.



Campanha nacional de vacinação contra sarampo e a poliomielite começa nesta segunda-feira (06)

(Foto: Reprodução)

Começa amanhã (6) a campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Na Bahia, a meta é vacinar 850 mil pessoas. O publico-alvo é composto por crianças de um ano a menores de cinco. A campanha vai até o dia 31 de agosto. Segundo o Ministério da Saúde, mais de dois milhões de doses foram enviadas ao estado. "No Brasil, temos 822 casos de contaminação por sarampo e não podemos deixar que ocorra uma contaminação maior por essa doença. Já foram confirmados cinco óbitos", disse o ministro Gilberto Occhi. Não devem ser vacinadas crianças que já tenham recebido a imunização nos últimos 30 dias. 



Ninguém acerta dezenas, Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 35 milhões

Foto: Conteúdo l 97News

Mais uma vez, ninguém levou para casa o prêmio ofertado pela Mega-Sena na noite deste sábado (4), às 20h, em Catalão, Goiás. Com isso, o prêmio será acumulado para o próximo sorteio e pode pagar até R$ 35 milhões. O sorteio está previsto para a próxima quarta-feira (8). O concurso de número 2.065 sorteou as seguintes dezenas: 04, 11, 20, 30, 37 e 43. As apostas na Mega-Sena podem ser feitas em qualquer Lotérica, a partir de seis números, no valor de R$3,50.



Digitar senha ao contrário durante sequestro-relâmpago aciona a polícia?

Foto: Conteúdo l 97News

O medo de se tornar uma vítima dos chamados sequestros-relâmpagos parece atingir moradores de cidades brasileiras de todos os portes. Essa modalidade de crime consiste em ser sequestrado temporariamente por criminosos que, em geral, levam suas vítimas a caixas eletrônicos para efetuarem saques em dinheiro. Em meio a esse receio, brasileiros estão usando redes sociais como o Facebook e o WhatsApp para compartilhar uma mensagem que indica um método para acionar a polícia sem que os bandidos possam identificar. A mensagem, popularizada em correntes de e-mail em 2011, voltou com força em grupos de WhatsApp e diz que basta digitar a sua senha numérica invertida no caixa eletrônico para que a polícia seja acionada. O truque parece engenhoso, mas não é verdade. Segundo o texto, atribuído a uma “juíza federal de mediação arbitral” da Anajus (Associação Nacional de Analistas Judiciários e do MPU) e à Polícia Federal, para acionar as autoridades sem que os bandidos percebam, bastaria a vítima digitar sua senha de forma invertida quando fosse realizar o saque. De acordo com a mensagem, se sua senha for 1-2-3-4-5-6, seria necessário digitar 6-5-4-3-2-1 para que o caixa eletrônico liberasse o valor solicitado e, secretamente, acionasse a polícia. 

Foto: Divulgação

O que a mensagem compartilhada classifica como “mecanismo de emergência”, no entanto, simplesmente não funciona. A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), diz que a mensagem sobre esse suposto truque não tem a menor procedência. “A Febraban esclarece que é improcedente e falsa a lenda urbana divulgada, segundo a qual a digitação invertida da senha do cliente no terminal de autoatendimento envia mensagem à polícia”, diz a entidade. A Polícia Federal, por sua vez, disse que não se posiciona a respeito de notícias que circulam em redes sociais. 



Lula pode concorrer à Presidência mesmo preso em Curitiba? Entenda

O ex-presidente Lula acena para apoiadores da janela do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo, antes de ir para a prisão, em 7 de abril (Foto: Nelson Antoine/AP)

Depois de ter oficializado neste sábado (4) em convenção nacional o nome de Luiz Inácio Lula da Silva como candidato a presidente, o PT tentará agora registrar a candidatura, embora o ex-presidente esteja preso desde 7 de abril em Curitiba. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) somente analisará a candidatura de Lula após o próximo dia 15, prazo final para registro das chapas na Justiça Eleitoral pelos partidos. O ex-presidente cumpre pena em razão de condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP). A Lei da Ficha Limpa impede a candidatura de condenados por decisão colegiada, ou seja, tomada por mais de um julgador. É o caso de Lula, condenado por uma das turmas de desembargadores do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4). Na última quarta (1º), o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, afirmou que há uma "inelegibilidade chapada" (evidente, notória) na candidatura de Lula. A defesa de Lula tentará obter na Justiça Eleitoral uma autorização para o petista concorrer “sub judice” (com a candidatura pendente de julgamento). Segundo a legislação eleitoral, os partidos têm até 17 de setembro – 20 dias antes do primeiro turno da eleição – para, eventualmente, substituir um candidato.



Bom Jesus da Lapa: Festa tem expectativa de presença de 550 mil romeiros

Foto: Conteúdo l 97News

Conhecida como capital baiana da fé, Bom Jesus da Lapa, a cerca de 250 km de Brumado, tem a expectativa de recebe 550 mil pessoas até segunda-feira (6), último dia da principal festa religiosa do município. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o número estimado de romeiros é 10% maior do que em 2017. Festa começou no dia 28 de julho. Os hotéis e restaurantes da cidade estão entre os setores econômicos mais beneficiados com a chegada dos visitantes nos 10 dias da tradicional romaria do Bom Jesus, realizada há 327 anos. Durante todo ano, Bom Jesus da Lapa recebe 2,5 milhões de visitantes pelo turismo religioso. A grande movimentação também se reflete no setor de alimentação.



Encceja Nacional 2018 será aplicado neste domingo

Foto: Reprodução

Ministério da Educação aplica neste domingo (5) o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 592 municípios de todo o Brasil. As provas serão aplicadas no período da manhã e a tarde. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena a aplicação do exame, nesta edição foram 1.695.607 inscritos, desse total, 356.326 desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, do ensino médio. O exame oferece o certificado de conclusão do ensino médio e fundamental para pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. O edital com as regras da prova pode ser consultado no Diário Oficial da União. Jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova, para o ensino fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame, para o ensino médio.



Tiago Amorim tem candidatura a deputado estadual homologada pelo PSD

O jovem advogado brumadense, Tiago Amorim ao lado do senador Otto Alencar (Foto: Divulgação)

O Partido Social Democrático (PSD) confirmou neste sábado (04), a homologação da candidatura do jovem advogado brumadense Tiago Amorim, que irá disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia. O anúncio da escolha de seu nome foi feita pelo senador Otto Alencar, que é o presidente estadual da legenda. Segundo o pré-candidato “a homologação de sua candidatura veio confirmar o que muitos duvidavam, já que existiram rumores que isso não iria ocorrer”. Ele ainda destacou que “buscarei representar a minha terra para que ela realmente venha a despontar no cenário estadual do jeito que todos sempre esperamos” e finalizou dizendo que “o progresso é construído por meio de uma política consciente, que tenha compromisso com o coletivo, então, dentro dessa ideologia irei para esse desafio”.



Brumado: Polícia apreende homem que ameaçava moradores no Bairro São Félix com arma branca

Foto: Luciano Santos l 97News

O fim de semana está bastante movimentado para as polícias civil e militar em Brumado. Ocorrências relevantes estão sendo registradas em vários bairros da cidade. Por volta de 20h30min, a Guarnição de Radiopatrulhamento abordou e deteve um indivíduo que se utilizou de faca para ameaçar populares na Rua Itapetininga, no bairro São Félix.  Os policiais militares imobilizaram e desarmaram Silvano Gonçalves de Oliveira, que foi conduzido e apresentado na sede da Delegacia Territorial de Brumado. A vítima também compareceu à delegacia para registrar o fato.



Devinho Novaes tem bolsa roubada enquanto fazia show em Irecê: 'Muito triste'

Foto: Reprodução l Whatsapp

O cantor Devinho Novaes foi roubado, na madrugada de sábado (04), enquanto fazia show na festa Chopada Prime, na cidade de Irecê. “Acabamos o show aqui em Irecê. Foi o maior sucesso. Graças a Deus deu tudo certo, mas infelizmente minha bolsa foi levada do camarim com documentos, cartão, dinheiro e outras coisas pessoais”, contou o artista, através das redes sociais. “Estou aqui meio atordoado com as coisas que perdi hoje. Eu, cantando no palco, e do nada minha bolsa some do camarim”, reclamou o artista. “Não estou nem preocupado com dinheiro. Estou preocupado com meus documentos. Isso me deixa muito triste”, lamentou. 



Brumado: PETO prende homem por posse ilegal de arma de fogo no Olhos D'água

Foto: Divulgação l PM/BA

Dando seguimento a "Operação Intensificação" em Brumado neste final de semana, a Polícia Militar em patrulhamento na noite deste sábado (04) na Av. João Paulo I, no bairro Olhos D'água, abordou um indivíduo identificado como Ionathan Henrique Oliveira, suspeito de praticar vários roubos no município, onde após verificação na residência do mesmo foi encontrado um revólver calibre 32, -- essa mesma arma provavelmente era utilizada em assaltos na cidade. O suspeito foi preso em flagrante e conduzido a Delegacia juntamente com a arma para que fosse tomadas medidas cabíveis.



Casal desvia R$ 5 milhões de prefeitura no interior de São Paulo; diretora financeira ostentava vida de luxo na internet

Foto: Reprodução

A Polícia Federal prendeu na sexta-feira (3), Érica Cristina Carpi, ex-diretora financeira da prefeitura de Jales (SP). Ela é acusada de desviar mais de R$ 5 milhões da prefeitura para pagar despesas pessoais e de empresas da família. O marido dela, Roberto Santos Oliveira, também teve a prisão preventiva decretada. Os advogados de defesa dos suspeitos disseram que vão ter acesso ao inquérito e só depois vão se pronunciar sobre o caso. O casal e mais dois cunhados são acusados de participar do esquema de desvio de dinheiro dos cofres da Prefeitura de Jales. Além dos quatro suspeitos, a então secretária de Saúde da cidade, Maria Aparecida Martins, também tinha sido presa temporariamente, mas a própria Polícia Federal pediu a revogação da prisão. Nas redes sociais eles exibiam um padrão de vida luxuoso, o que despertou a desconfiança os investigadores. Segundo a PF, Érica era responsável por realizar todos os pagamentos da prefeitura. A tesoureira emitia cheques da prefeitura, pagava boletos bancários das empresas do marido, e até transferia valores diretamente das contas públicas, principalmente da área da saúde, em benefício próprio, de seus familiares, fornecedores pessoais e de empresas. 

Foto: Divulgação l PF

Os valores desviados eram ocultados em bens móveis e imóveis, além de financiar as empresas que foram abertas nas cidades de Jales e Santa Fé do Sul (SP). As investigações da PF começaram no início deste ano. Segundo a PF, há vários anos, a tesoureira seria a mentora do esquema de desvios. Ela foi contratada em 2005 para trabalhar na prefeitura sem concurso público. A polícia localizou cheques emitidos da conta do setor de Saúde da prefeitura, assinados pela tesoureira e pela secretária da Saúde, tendo como beneciários boutiques de grife, lojas de joias e decoração, salões de beleza, salões de festas, arquitetos, clínicas estéticas, móveis planejados. Segundo a polícia, uma vida de luxo bancada pelo contribuinte. Na internet, a família da tesoureira exibia uma vida de luxo. Festas, aniversários com camisetas personalizadas e fins de semana em uma chácara na Zona Rural de Jales que, segundo a PF, é avaliada em R$ 1,5 milhão e teria sido construída com dinheiro desviado dos cofres públicos. Durante a operação, a PF encontrou cerca de R$ 16 mil em dinheiro no quarto da irmã de Érica. As investigações apontaram que, somente nos últimos dois anos, ela teria desviado aproximadamente R$ 2 milhões.



PT confirma Lula candidato; em mensagem, ex-presidente diz que 'querem fazer eleição de cartas marcadas'

Foto: Reprodução l GloboNews

Participaram do evento lideranças do PT, como a ex-presidente Dilma Rousseff, o candidato ao governo de São Paulo pelo partido, Luiz Marinho, o ex-ministro Celso Amorim, o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad, o senador Lindbergh Farias, entre outros. Movimentos sociais e entidades sindicais também marcaram presença, como o MST, o MTST, CUT, Central dos Movimentos Populares, UNE, entre outros. Em um momento da convenção, todas as pessoas presentes colocaram uma máscara com o rosto do ex-presidente Lula e gritaram em coro: "Eu sou Lula".  

Carta de Lula na íntegra:

“Companheiras e companheiros. Esta é a primeira vez em 38 anos que eu não participo pessoalmente de um encontro nacional do nosso partido. Mas sei que estou presente dentro de cada um de vocês, de cada dirigente, delegado e militante do PT.

Ao longo desses 38 anos nós construímos a mais importante força política que esse país já conheceu. Porque nascemos nas bases da classe trabalhadora da cidade e do campo lutando pela democracia e nunca, nunca mesmo, nos afastamos do povo.

Chegamos ao governo pelo voto e foi um longo aprendizado para transformar o Brasil. E transformamos.

E vencemos a miséria e a fome. E levamos água para quem sofria com a seca e luz elétrica para quem vivia nas trevas.

Levamos as crianças para a escola, e os jovens, negros, pobres e indígenas para a universidade. São coisas que parecem simples em qualquer país civilizado, mas que representaram uma enorme diferença para a nossa gente sofrida.

Isso só foi possível porque sempre colocamos os trabalhadores e os mais pobres no centro das atenções do governo.

Criamos um dos maiores e melhores programas de transferência de renda do mundo, o Bolsa Família.

Aumentamos o valor real do salário mínimo. Levamos o crédito aos trabalhadores, os aposentados e para a agricultura familiar.

Criamos 20 milhões de empregos. Dos muitos governos anteriores ao nosso a imensa maioria da população foi tratada como se fosse um problema, nós tratamos a nossa gente como solução. E por isso o Brasil mudou. Provamos que é possível fazer diferente e melhor do que fizeram antes.

Hoje o nosso povo está sofrendo, a fome voltou a rondar os lares e muitos nem tem mais um lar, estão vivendo nas ruas, tornaram-se mendigos junto com os filhos.

Milhões de trabalhadores desistiram de procurar emprego porque não há. Milhões foram excluídos do Bolsa Família.

As universidades e os hospitais vivem a sua maior crise.

Hoje nosso país está sendo vendido. A nossa Petrobras, o nosso pré-sal, a Eletrobrás, os bancos públicos, todos na fila para serem entregues a preço de banana aos grandes grupos estrangeiros como já fizeram com a Embraer.

Nossa política externa voltou a ser ditada pelo Departamento de Estado Norte-Americano.

Hoje a nossa democracia está ameaçada. Há dois anos deram um golpe parlamentar para destituir a presidenta Dilma Rousseff rasgando a Constituição.

Agora querem fazer uma eleição presidencial de cartas marcadas. Excluir um nome que está à frente na preferência do eleitorado em todas as pesquisas. Já derrubaram uma presidenta eleita. Agora querem vetar o direito do povo de escolher livremente o próximo presidente.

Querem inventar uma democracia sem o povo.

Esse encontro nacional do PT que nós estamos aqui hoje realizando talvez seja um dos mais importantes em toda a história do nosso partido. É enorme a responsabilidade que temos pela frente na decisão que vai nos conduzir a uma luta sem tréguas pela democracia pelo povo brasileiro e pelo Brasil.

E a vitória vai depender do empenho de cada um de nós. Gostaria de estar aí para abraçar cada companheira e cada companheiro, para agradecer por toda a solidariedade e principalmente por manterem aceso o espírito do PT, mesmo nas circunstâncias mais difíceis.

Onde me encontro estou sempre renovando minha fé de que um dia o nosso reencontro virá pela vontade do povo brasileiro. Viva o Brasil! Viva o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras!

Um abraço do Lula.”

CONTINUE LENDO


Sudoeste: Cipe Sudoeste prende ‘mãos leves’ durante festa em Parque de Vaquejada

Foto: Divulgação

Por volta das 4h da manhã deste sábado (04) a Guarnição da Cipe Sudoeste, ao realizar patrulhamento no entorno da festa de Emancipação Política de Candiba, no Parque de Vaquejada José Vaqueiro, receberam informações de que havia alguns homens furtando celulares no interior do evento, e ainda, que os  suspeitos estariam no estacionamento do referido Parque de Exposições. Ao averiguar a situação, os policiais se deslocaram ao referido estacionamento, onde visualizaram dois homens ao lado de um veículo FIAT Palio, os quais, ao perceber a aproximação dos policiais, agiram de forma suspeita, dispensando 2 dois aparelhos celulares, uma carteira de documentos em nome de uma das vítimas e uma carteira de habilitação de um veículo tipo ônibus. Ao proceder com abordagem, foi encontrada uma peteca de maconha com um dos homens e no interior do veículo, mais 9 nove aparelhos celulares em um compartimento falso, além de crachás profissionais, sem procedência legal e R$ 410,00 (quatrocentos e dez reais) em espécie. Indagados, não souberam informar sobre a procedência do material. Um terceiro elemento foi localizado e detido posteriormente pela guarnição, no interior do evento, acusado também de praticar os furtos juntamente com os citados. Diante dos fatos, os homens, o veículo e todos os produtos de procedência delituosa, foram apresentados na DP de Guanambi, onde algumas vítimas se fizeram presentes e reconheceram seus pertences, lavrando a autoridade policial, os Autos de Prisão em Flagrante dos conduzidos.