ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

Subcomandante da 34ª CIPM, Capitão Valmari Júnior conclui Curso de Gestão de Excelência da PM

Capitão Valmari Júnior (direita) recebendo o certificado de conclusão do Curso de Excelência da PM Bahia (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

A bravura e dedicação dos membros da tropa da 34ª CIPM vêm sendo cada vez mais reconhecida, que, juntamente com um ótimo índice de resolutuvidade, comprovam um trabalho que vem corresponder às expectativas da comunidade. Diante deste conjunto positivo, a tropa vem buscando melhorar ainda mais o seu rendimento, participando de várias qualificações e atualizações, sempre na busca da excelência. Nesta quinta e sexta-feira (09 e 10) um dos membros mais atuantes da corporação, o subcomandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar/Brumado, Capitão PM Valmari Santos Nogueira Júnior, concluiu o Curso de Gestão de Excelência da Polícia Militar da Bahia, cujo objetivo é preparar gestores para direcionar organizações com excelência em desempenho profissional, melhorando resultados por intermédio de processos gerenciais, práticas e padrões de qualidade. As atividades do curso foram realizadas nas instalações do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (9° BEIC), em Vitória da Conquista, tendo exigido do oficial dedicação, empenho e alto grau de comprometimento profissional. Ficam os parabéns a esse policial militar dedicado que tem um grande histórico de ações em prol da melhoria da área de segurança pública em Brumado e região.



Brumado: Em nova ação da PETO dupla que praticou vários assaltos na cidade é presa

A motocicleta que foi utilizada em vários roubos na cidade também foi encaminhada para a DP (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

A intensificação das ações da 34ª CIPM, num enfrentamento muito positivo com a criminalidade, vem obtendo resultados muito satisfatórios. Um dos pontos que mais vem chamando a atenção é o combate aos marginais que vêm se especializando na prática de assaltos. Neste contexto as equipes da PETO vêm tendo um destaque e, no início da noite desta sexta-feira (10), por volta das 18h30m, mais uma ação exitosa foi realizada com a prisão de uma dupla suspeita de ter sido autora de vários assaltos na cidade. Tudo se iniciou com uma perseguição, já que os meliantes, que estavam numa Honda CG –Start vermelha, empreenderam fuga quando perceberam a ação da polícia. A interceptação aconteceu na Av. Centenário e, durante a abordagem, foi encontrado um aparelho celular Samsung Galaxy S7 (cor prata), o qual tinha as mesmas características do aparelho que foi roubado no dia anterior. Ao ser questionado sobre a procedência do aparelho, um dos indivíduos confessou ter sido o autor do assalto, confirmando a suspeita policial. Foi feita ainda a constatação que a motocicleta abordada foi utilizada para praticar os assaltos que ocorreram nos últimos dias. Diante disso, os dois indivíduos e o celular foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil na sede da 20ª COORPIN, onde o fato foi registrado.



Homem é preso por estuprar duas filhas há mais de 4 anos na Bahia; suspeito iria fugir para São Paulo

Homem é preso suspeito de estuprar duas filhas há mais de 4 anos na BA (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um homem de 61 anos foi preso, nesta sexta-feira (10), na cidade de Amargosa, no recôncavo da Bahia, suspeito de abusar sexualmente de duas filhas adolescentes. De acordo com informações da Polícia Civil, os estupros aconteciam há mais de 4 anos. Segundo a polícia, as vítimas, uma garota de 14 e outra de 16 anos, eram abusadas desde quando completaram 10 anos. Os estupros ocorriam na casa onde elas moravam com o suspeito e a mãe. A polícia não informou se havia conivência da mulher nos crimes. A família é da cidade de Santa Inês, a cerca de 37 km de Amargosa. O homem, identificado como José Souza Fontes, fugiu do município após o Conselho Tutelar tomar conhecimento dos abusos e denunciar o caso para a polícia. Após chegar em Amargosa, o suspeito iria para São Paulo, mas foi impedido pela polícia. O homem teve mandado de prisão preventiva cumprido e, em seguida, foi levado para o sistema prisional, onde está à disposição da Justiça.



Detentos fogem de presídio de Feira de Santana após suspensão de interdição

(Foto: Divulgação)

Bernadinho Silva dos Santos, de 22 anos, acusado de latrocínio (roubo seguido de morte) e Carlos José Pereira de Macedo, 19, detido desde setembro de 2017 por cometer assaltos, fugiram do Conjunto Penal de Feira de Santana (distante a 109 km de Salvador). Os casos ocorreram nos dias 8 e 1 0 deste mês, logo após o pedido de interdição parcial da unidade, por causa da superlotação, ter sido suspenso. De acordo com o site Central Blog de Polícia, o diretor da unidade, capitão PM Alan, disse que vai se reunir com o responsável pelo policiamento da área externa do presídio, o tenente Coronel Moraes, comandante da Companhia Independente de Polícia de Guarda, para realizar buscas e também discutir o número reduzido de policiais e agentes penitenciários. A interdição do complexo aconteceu após uma ação movida pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) e a Ordem de advogados da Bahia (OAB), desde 2015. Na sentença, o juiz de execuções penais, Waldir Viana, pediu o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito com o governo do estado, principalmente quanto à separação de presos do regime fechado e semiaberto e dos presos provisórios dos definitivos.



Mais de 9 mil pessoas na Bahia podem ter benefício do INSS suspenso por suspeita de fraude

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O presidente Michel Temer assinou um decreto em que autoriza acelerar o cancelamento de 115 mil benefícios de prestação continuada do IINSS. Na Bahia, 9.234 pessoas idosas ou com deficiência correm risco de terem os pagamentos suspensos por suspeita de fraude. A investigação foi realizada por um grupo de membros de ministérios, como o do Desenvolvimento Social e do Planejamento, e a determinação publicada ontem (9), no Diário Oficial da União. O Benefício de Prestação Continuada, no valor de R$ 954, é destinado à pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos com renda mensal de até um quarto do salário mínimo, o equivalente a R$ 238,50. De acordo com o Decreto nº 9.462, a notificação de fraude ao benefício, que antes levava cerca de um ano, vai passar a acontecer a cada três meses. Por meio de nota, o Ministério do Desenvolvimento Social afirmou que “as medidas que serão implementadas proporcionarão mais agilidade e efetividade aos procedimentos administrativos relacionados ao BPC, mais transparência aos atos, mais agilidade na comunicação com os beneficiários e a correção mais rápida de irregularidades”. Caso seja constatada irregularidade, os beneficiários vão ser notificados pela agência bancária e vão ter até 10 dias para apresentar defesa junto ao instituto. O órgão terá 30 dias para analisar o documento e expedir decisão. Se a defesa não for apresentada, o benefício será suspenso. Já em caso de rejeição da defesa, o BPC será cancelado.



Alunos da Rede Pública Municipal são premiados por trabalhos de combate ao trabalho infantil

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, no decorrer do ano, promove  várias atividades para o enfrentamento às violências contra a criança  e adolescente, através das  Ações Estratégicas do Programa  de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI. Assim, neste mês, por meio da premiação de cartazes aconteceu a culminância das ações que foram realizadas, no período de 04/06 a 30/07, as quais contemplaram a promoções de palestras realizadas pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência – CREAS, Conselho Tutelar e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, para crianças de 07 a 11 anos, de 08 (oito)  escolas municipais  e adolescentes de 12 a 15 anos, inseridos nos 03(três) CRAS da cidade, a fim de proporcionar uma reflexão sobre os prejuízos causados pela imposição do trabalho infantil; Sensibilizar o público referenciado sobre a importância da permanência na escola e, Incentivar o brincar para um desenvolvimento sadio. A promoção de um Concurso de Cartaz com as crianças e adolescentes participantes das atividades teve como objetivo; despertar nas crianças e nos adolescentes a importância do combate ao trabalho infantil, por meio da arte. A comissão escolheu 01(um) cartaz de cada escola e 01(um) de cada CRAS, num total de 11(onze) cartazes. As crianças e adolescentes dos cartazes vencedores receberam uma mochila escolar, um caderno com o adesivo de seu cartaz, uma agenda personalizada, um estojo escolar com lápis, caneta, borracha e apontador. Na oportunidade, a secretária e outros representantes da SESOC e da educação discorreram sobre o projeto e sua importância para o público referenciado.

 

Crianças premiados das escolas:

Ayrton Viana Silva – Júlia Vitória Santos Gama;

Clarice Morais – Felipe Meira dos santos Souza;

Eny Novais Mafra – Aline Aparecida Santos Silva;

Élcio José Trigueiro – Raíssa Cruz de Sá Santos;

Maria Iranildes Lôbo – Thalis dos Santos Souza;

Maria das Graças Assis Correia – Kauã Nascimento Seles;

Oscarlina Oliveira Silva – Jaroslaw Wendler Oliveira Nunes e

Roberto Santos – Angeline Bento dos Reis.

 

Adolescentes dos CRAS

CRAS Esther Trindade Serra – Laura Raiane Conceição da Silva,

CRAS Irmã Dulce – Wellen Mariane Ribeiro da Silva dos Santos e

 CRAS Yolanda Pires – Luiz Felipe Barbosa Araújo

CONTINUE LENDO


Decepcionado, Tiago Amorim divulga nota à imprensa falando da retirada de sua candidatura a deputado estadual

Tiago Amorim estava muito empolgado em disputar a sua primeira eleição, mas agora não nega a decepção (Foto: 97NEWS Conteúdo)

O jovem advogado Tiago Amorim que já tinha homologado a sua candidatura a deputado estadual pelo PSD, dento inclusive o nome estampado em banner do partido não irá mais disputar o pleito, já que entrou na lista de corte da legenda que foi integrar o “chapão” que é liderado pelo governador Rui Costa. Uma série de especulações circulou sobre o fato, mas, na tarde desta sexta-feira (10), Tiago Amorim divulgou uma nota à imprensa para dar as suas explicações onde ele expressa sua decepção, confira a nota abaixo:

Venho comunicar que, infelizmente, não serei mais a Deputado Estadual este ano.Até a convenção realizada no último dia 03/08, minha candidatura já estava homologada. Ocorre que após está convenção, houve o entendimento da base aliada do Governo Rui Costa, que todos os candidatos iriam para o “chapão” (todos os candidatos numa mesma coligação).  Em comum acordo com o Partido que sou filiado e Presidente aqui em Brumado, o PSD, achamos mais conveniente retirar minha candidatura para este ano. Aliado a este motivo, após reunião com a minha família, percebemos que os custos de uma campanha desta magnitude para Deputado Estadual seria de alto valor, e no momento seria inviável disputar a vaga. A política tem fatos interessantes e decepções, pois quem mais achamos que está do nosso, que nunca vai nos abandonar, vira as costas... E recebemos apoios de quem a gente nunca esperava!!  Juntamente com o nosso grupo, sigo firme e forte na militância política, nada acontece por acaso e com Fé em Deus, num futuro próximo, serei candidato a algum cargo nesta Cidade que tanto amo. Em breve anunciaremos o apoio aos candidatos que entendemos ser o melhor para a nossa Brumado!

Um forte abraço a todos...



Atleta paraolímpico livramentense irá participar de provas na Colômbia e no Japão

Provas internacionais serão o grande desafio do atleta Antônio Caíres Anjos (Foto: João de Deus | 97NEWS)

Considerado um dos melhores atletas paraolímpicos do país, Antônio Caíres Anjos, o “Tõe Corredor” é um exemplo de garra e dedicação. Ele que vem tendo ótimas participações na São Silvestre, a corrida de rua mais famosa do Brasil, também vem treinando para maratonas e outras provas. Mostrando uma grande diversidade técnica, “Tôe” está se preparando agora para uma agenda internacional, onde ele irá participar de provas na Colômbia em 2019 e também para o maior desafio de sua carreira que será participar da Paraolimpíada de Tóquio no Japão em 2020. Ele falou ao 97NEWS que a grande barreira encontrada nesse momento é a falta de apoio, o que dificulta muito os seus treinamentos. “Mesmo tendo pouco apoio financeiro e vou me dedicar ao máximo para representar o meu país da melhor forma possível”, citou. Ele também está treinando para a prova dos 100 metros rasos, pois vêm obtendo tempos cada vez melhores, tanto que já tem marcas expressivas que são consideradas as melhores da categoria paraolímpica no Brasil.



Número relativos à prática do Feminicídio na Bahia podem ser muito maiores que os registrados

(Foto: Reprodução)

No ano de 2017, a Bahia registrou 474 crimes de homicídio realizados contra mulheres. No entanto, apenas 15,6% dos casos no estado foram registrados como feminicídio. Ou seja, apenas 74 casos em toda a Bahia foram classificados como crime de assassinato de uma mulher apenas pela condição de ser mulher. Em relação ao ano passado, o número é maior. No ano de 2016, 4,1% dos casos de homicídios contra mulheres foram classificados como feminicídio. os dados foram divulgados através da edição de 2018 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O número baixo pode indicar a subnotificação. Apenas quatro estados tiveram menos casos de feminicídio notificados do que a Bahia em 2017. O Amapá teve 23 casaos de homicídio e 8,7% de proporção em relação ao feminicídio. Já em Sergipe, foram 69 homicídios e uma proporção de 8,7% O Pará apresentou 277 homicídios com 13,4% de proporção. No Paraná, foram 180 homicídios e 11,5% deles feminicídios. Em todo o país, foram registrados 4.539 homicídios contra mulheres, enquanto em 2016 foram 4.245. A taxa de registros de feminicídio no Brasil é de 24,8% em relação ao homicídio de mulheres. O estado do Mato Grosso é o que possui maior proporção de casos registrados como feminicídio, com 90,5%.

 



Caixa lança site para apostas em prêmios da loteria

Foto: Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal lançou hoje (10) o portal de apostas dos jogos de loterias na internet, o Loterias Online. A previsão é que no primeiro ano de funcionamento o portal provoque um aumento de 3% no volume total de apostas. De acordo com o banco, os lotéricos também receberão parte da receita das vendas online.A nova plataforma vai funcionar 24 horas por dia e, segundo a Caixa, tem como objetivo principal oferecer mais comodidade ao apostador das loterias administradas pelo banco, além de atingir o público mais jovem. De acordo com o banco, os apostadores das casas lotéricas têm média de 50 anos. A expectativa é também aumentar a procura das mulheres, que representam apenas 15,5% do público apostador das casas lotéricas, mas que são responsáveis por 50,5% do mercado consumidor na internet. Até então somente correntistas da Caixa podiam apostar pela internet.

 

Como apostar

Para apostar, é necessário ser maior de 18 anos e ter um cartão de crédito das principais bandeiras (Elo, Mastercard, Visa, Amex e Hipercard). O portal é acessível em qualquer computador ou smartphone e todas as apostas são vinculadas ao CPF do cadastro, assim, não é possível jogar por outra pessoa. Após fazer o cadastro e concordar com o termo de adesão ao serviço, basta selecionar os palpites nos volantes virtuais e inserir no carrinho de apostas. O valor mínimo para efetivação de uma compra é de R$ 30 e o máximo limitado a R$ 500 por dia. O pagamento das apostas é realizado por cartão de crédito e processado pelo Mercado Pago, o que, segundo a Caixa, aumenta a segurança da transação. O apostador poderá jogar em todas as modalidades, exceto Loteria Federal, que continua sendo feito nas lotéricas. Também não há a comercialização de bolão, também de exclusividade das lotéricas. A Surpresinha e Teimosinha também aparecem no Loterias Online. As novidades são as opções “Complete o Jogo”, para escolher alguns números e deixar o sistema escolher os demais, e “Salvar como favorita”, para poder utilizar os mesmos números em apostas futuras. De acordo com a Caixa, o portal oferece ainda a comodidade da conferência online. Basta clicar na aposta e o sistema identifica se os números foram sorteados ou não. Caso o apostador tenha sido premiado, é possível visualizar o valor e os canais disponíveis para o recebimento do prêmio. Um código de resgate será gerado e deverá ser apresentado no local onde vai ser retirado o prêmio. Apenas o portador do CPF ou um procurador podem sacar a premiação. 

CONTINUE LENDO


Polícia pede prisão preventiva de jovem suspeito de matar estilista na BA; casal discutiu antes de vítima ser achada morta

Estilista Mar Ramos morava em Itabuna há 15 anos (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O jovem de 18 anos, suspeito de ter matado o estilista Mar Ramos dentro de casa, em Itabuna, sul da Bahia, teve o pedido de prisão feito pela Polícia Civil à Justiça na quinta-feira (9). Até a manhã desta sexta (10), ele não havia sido localizado. Jerry Vitor é procurado desde a manhã de quarta-feira (8), quando a vítima foi encontrada morta dentro de casa. Segundo a polícia, Jerry vivia com Mar há cerca de 15 dias. Eles se conheceram através de redes sociais. Vizinhos do estilista contaram que o casal teve uma discussão na madrugada em que ele foi assassinado. O corpo de Mar Ramos foi enterrado na manhã de quinta sob comoção de parentes e amigos. "Só resta lamentar essa perda do meu irmão. Ainda não caiu a ficha. Só Deus para nos confortar", disse o amigo da vítima, Tadeu Henrique. Mar Ramos tinha mais de 30 anos de carreira. Além de estilista, ele era consultor e produtor de moda. A polícia informou ainda que a briga entre o casal teria sido motivada porque Jerry Vitor teria usado o cartão de crédito da vítima. O estilista foi ferido na cabeça e em outras partes do corpo. Uma pá, que pode ter sido usada para matá-lo, foi encontrada ao lado do corpo dele, suja de sangue. Ainda conforme as investigações, o estilista teve alguns pertences, como roupas de marca, celular e anel de formatura, furtados. Assim como a família de Mar, os amigos não se conformam e pedem justiça pelo crime brutal. "A família está compadecida, os amigos e a sociedade. Só vou deixar uma mensagem: queremos justiça por essa violência", disse Itamar Santos. Mar Ramos morava em Itabuna há mais de 15 anos. Na casa onde ele foi achado morto também funcionava o ateliê do estilista.



Conquista: Operação conjunta da PRF e Cipe Sudoeste apreende drogas e arma com brasão da polícia Argentina

Foto: Divulgação l Cipe Sudoeste

Uma operação conjunta das Polícias, Rodoviária Federal e Cipe Sudoeste em Vitória da Conquista, com vistas a coibir o tráfico de drogas e armas na região da BR-116, porta de entrada na Bahia, de materiais ilícitos vindo do Sul e Sudeste do país, principalmente do Estado de Minas Gerais. Na abordagem que aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), inclusive com a utilização de cães farejadores, prepostos da PRF e da Cipe, acabaram encontrando em um veículo com placas ABF-9946, de Mato Grosso do Sul, modelo Chevy, os seguintes materiais: 60kg maconha; 17.3 Kg Cocaína; 850g Crack; 1122 munições 9mm; 100 munições 38; 100 munições 357; 01 Pistola Thunder 9mm – Bersa com brasão da Polícia Argentina; 01 revolver Magnum 357. Duas pessoas foram presas na operação. A polícia ainda não divulgou o nome dos envolvidos.

Foto: Divulgação l Cipe Sudoeste


Brumado: ‘Casos envolvendo a Lei Maria da Penha aumentaram de forma assustadora’, afirma delegado da PC

O delegado Dr. Claudio Marques afirmou que os casos envolvendo a Lei Maria da Penha em Brumado são assustadores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os casos envolvendo a Lei Maria da Penha que está completando 12 anos, com referência ao município de Brumado até o ano de 2015 eram quase inexistentes, mas, devido a uma campanha feita pela imprensa conjuntamente com a Polícia Civil, existiu um aumento gigantesco desses episódios de violência contra a mulher. Buscando maiores informações sobre esse tema tão inquietante o 97NEWS ouviu o delegado plantonista da 20ª Coorpin, Dr. Claudio Marques o qual relatou números extremamente preocupantes. Falando com muito conhecimento de causa, ele explanou que “até 2015 não tínhamos registros de casos referentes à Lei Maria da Penha, mas devido à conscientização que foi feita pela mídia e pela Polícia Civil, posso afirmar que o aumento dos registros vem acontecendo de forma assustadora”. Questionado por números exatos ele respondeu que “eu não posso afirmar o número exato dos inquéritos por são restritos, mas posso adiantar que em 9 dias do mês de agosto já foram remetidos para a Justiça 60 inquéritos policiais que se enquadram na Lei Maria da Penha, por aí dá para se ter uma base, já que o número mensal pode chegar até 200 num único mês, o que para um município de cerca de 80 mil habitantes é considerado um número expressivo”. Sobre a implantação de uma Delegacia da Mulher em Brumado ele citou que “já passou da hora de termos aqui uma delegacia especializada da mulher, mas, mesmo assim a rede de atendimento funciona de forma satisfatória”.



Luis Eduardo Magalhães: Homem invade casa de vizinha e mantém ela refém com arma na cabeça ao tentar fugir da polícia

Foto: Divulgação l PM

Uma mulher foi feita refém pelo vizinho que fugia da polícia, em Luís Eduardo Magalhães. A mulher conseguiu sair ilesa da ação. De acordo com a Polícia Civil, na quinta-feira (9), policiais foram ao bairro Santa Cruz para cumprir um mandado de prisão por homicídio contra José da Conceição Santos. Ao perceber a presença dos policiais, José fugiu, pulou o muro e invadiu a casa da vizinha. Na casa da mulher, José a manteve refém, com uma arma na cabeça. De acordo com a polícia, o homem atirou contra os policiais, que reagiram e o atingiu na perna. Ferido, José foi levado para o Hospital do Oeste. Não há detalhes do estado de saúde dele, nem quando ele será encaminhado para a prisão. O delegado Leonardo Mendes informou que o mandado de prisão do homem é por conta do homicídio contra Leandro dos Santos, no dia 2 de julho deste ano, o qual José é apontado como autor. Ainda segundo o delegado, a Polícia Civil conseguiu localizar José após o mesmo ter sido denunciado pela companheira por agressão. À polícia, a mulher disse que José deu socos e pontapés nela, além de ter a ameaçado de morte. Diante da situação, a mulher compareceu à delegacia para registrar ocorrência e a polícia iniciou as diligências, que resultaram também no cumprimento do mandado de prisão.



‘Vou devolver o dinheiro gasto com a premiação do Instituto Tiradentes’, afirma vereador Elias Piau

O vereador Elias Piau disse que sentiu enganado e garantiu que irá devolver todo o dinheiro gasto com a premiação (Foto: 97NEWS)

Após da polêmica gerada pela reportagem do Fantástico que desmascarou as premiações dadas a prefeitos e vereadores, onde foi dado um certificado ao jumento chamado "Precioso" de figurar entre os melhores prefeitos do país, vários parlamentares que foram “agraciados” com as honrarias vieram a público informar que irão fazer a devolução de todo o dinheiro que foi gasto com a premiação. Em Brumado, o vereador Elias Piau (PV), por meio de suas redes sociais, comunicou que “faço questão de esclarecer toda essa situação aos meus amigos e leitores, pois sempre fui uma pessoa comprometida com ética” e continuou que “não vou usar o termo compra de mérito, pois não foi assim que aconteceu, pois recebi um convite com cronograma e material explicando como foi feita a pesquisa, então eu mais do que qualquer pessoa me sinto enganado, não tenho como esconder isso ou fingir que não aconteceu”. E num tom mais firme acentuou que “já fiz os trâmites legais para a devolução de todo o valor disponibilizado pela Câmara com os gastos com essa premiação. Peço desculpas por não ter me atentado mais ao fato, estou aqui pronto para responder a qualquer investigação”.



Brumado: Tradicional Festa do Campo Seco I, nesta sexta, sábado e domingo

Foto: Divulgação

Acontece neste final de semana a Tradicional Festa do Campo Seco I, em Brumado. Na sexta-feira, noite Cultural com apresentações de quadrilha, dança, leilão e show com Xavier da Bahia. No sábado (11) o público vai curtir shows com; Celino e Banda, O Cigano Cantador e Thalys. No domingo (12) acontecerá o encontro de Cavaleiros, festa durante todo dia e shows com Jorginho e Jhony Padilha. Vale lembrar que os 3 dias de festa não será cobrada a entrada. Este ano o evento traz uma grande estrutura, com parque de diversões e muito mais. O evento é realizado por Iago Santana promoções e Eventos e Jó jó Coquetéis, apoio da Associação Comunitária do Campo Seco I e do 97NEWS.



Luto: Morre aos 80 anos a mãe do vereador Zé Ribeiro

(Fotocomposição: 97NEWS)

Faleceu às 07h desta sexta-feira (10) em Vitória da Conquista Iraci Ribeiro Neves, mãe do vereador Zé Ribeiro. Ela estava internada na UTI do Hospital de Base e acabou não resistindo a um derrame pleural. Natural de Brumado, nascida no dia 28 de outubro de 1937, ela tinha 80 anos e deixa 8 filhos Ilson, Maria, Iraildes, Ivailde, Ideilde, João, Soledade e José Ribeiro; além de 16 netos e 8 bisnetos. Devido ao falecimento a Câmara de Vereadores de Brumado suspendeu a sessão ordinária de hoje, decretando luto oficial. Todos os edis manifestaram os seus sentimentos de pesares ao vereador Zé Ribeiro. O velório acontecerá na Rua Santo Antônio, 12, no Bairro São Félix e não foi divulgado o horário do sepultamento.

O vereador Zé Ribeiro ao lado de sua mãe que era uma mulher que tinha uma forte religiosidade (Foto: 97NEWS)


Bahia registrou aumento de mortes em ações policiais entre 2016 e 2017; cerca de 90% ocorreram em ações da PM

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dados revelados nesta quinta-feira (9) pelo 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que a Bahia registrou, entre 2016 e 2017, um aumento de 212 mortes em ações policiais ocorridas no período. De acordo com o levantamento, ocorreram 456 casos no primeiro ano. Já no segundo, foram registradas 668 ocorrências. Com isso, o estado é o terceiro com maior número de mortes em decorrências de ações policiais. Das mortes provocadas por policiais na Bahia, cerca de 90% ocorreram em operações da Polícia Militar. De acordo com as informações do levantamento, em 2016 foram registrados 412 casos. Já em 2017, ocorreram 610, seguindo o aumento entre os dois anos. Em relação a morte de policiais na Bahia, o número total também teve um aumento no período, contudo, a quantidade é cerca de 80% menor que os casos de mortes ocorridas em ações policiais. Segundo os dados, no primeiro ano ocorreram 15 mortes de policiais, contra 18 no segundo. Destas, a maioria é de policiais militares, com 12 mortes nos dois anos. No entanto, em 2017, nenhuma das mortes ocorreu enquanto os policiais estavam em serviço. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que o "policial baiano responderá sempre de maneira enérgica e proporcional a ataques de criminosos, e que a legítima defesa dele e da sociedade é amparada legalmente". No comunicado, a SSP informou, ainda, que, nos casos onde policiais agiram à margem da lei, inquéritos foram instaurados, resultando em prisões e expulsões das respectivas corporações.



Dia do Basta nesta sexta-feira (10) pode ter paralisação parcial das agências bancárias

O movimento nas agências bancárias de Brumado nesta sexta-feira é intenso (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Denomiado como “Dia do Basta”, bancários realizam nesta sexta-feira (10) ato nacional organizado pelas principais centrais sindicais e por movimentos sociais como resposta contra o desemprego e pela manutenção dos direitos conquistados. Neste dia, as agências bancárias de Conquista e região terão a abertura retardada em uma hora, conforme deliberação da maioria dos presentes na assembleia. A ação fará parte também do calendário de luta dos trabalhadores bancários contra as negativas e retiradas dos direitos impostas por banqueiros e governo.Segundo a categoria está existindo descaso por parte da Fenaban, então, diante disso, os bancários devem se posicionar firmemente e participar desta luta que é pela manutenção dos nossos postos de empregos e direitos e contra o desmonte das empresas públicas. Em Brumado, a paralisação quase não está ocorrendo, mas agências estão com forte movimento de pessoas. 



Câmara de Vereadores de Brumado suspende sessão em razão de falecimento da mãe do vereador José Ribeiro

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado foi suspensa na manhã desta sexta-feira, 10 de agosto, logo após a leitura da ata da sessão anterior, em razão do falecimento da mãe do vereador Jose Ribeiro Neves. A senhora Iraci Ribeiro Neves faleceu na cidade de Vitoria da Conquista, onde se encontrava internada, deixando a todos bastante consternados. O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Léo Vasconcelos e todos os vereadores que compõem a Casa Legislativa externam suas condolências ao vereador José Ribeiro Neves pela incomensurável perda, rogando a Deus para que conforte a todos da família.