ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2015"

Meliantes arrombam janela do Caic na madrugada desta segunda (03) e levam materiais para fazer pipas

A escola vem sendo vítima de constantes arrombamentos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A falta de vigilância adequada nas escolas públicas municipais vem sendo comprovada na página policial recente, já que inúmeros casos de arrombamentos a estas instituições vêm sendo registradas. A última aconteceu na madrugada desta segunda-feira, dia 03, onde meliantes arrombaram a janela dos fundos da Escola Maria Iranildes Lôbo (Caic), que fica situada no Bairro da Urbis II e invadiram o almoxarifado e levaram vários materiais que, pelas pistas, seria para fazer pipa e cerol, já que foram subtraídas lâmpadas e inúmeros sacos de lixo. 



Sequestrador da cabeleireira relata o pânico vivido durante o sequestro; veja

(Foto: Reprodução)

Correntes na perna, necessidades fisiológicas no mato e ameaças. Após doze dias de sofrimento, a empresária e cabeleireira Arlethe Patez, 47 anos, foi libertada na madrugada do domingo (2) do cativeiro onde estava presa desde o dia 22 de julho, quando sofreu um sequestro na porta do trabalho, no Costa Azul. Ela foi encontrada pela polícia num casebre sem energia, localizado na zona rural do município de Teolândia (no Sudoeste do estado, a 280 km de Salvador). Depois de dez dias de investigação, o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), da Polícia Civil, conseguiu prender dois dos 12 envolvidos no sequestro da proprietária do salão de beleza Rive Gouche: o ex-pastor e mototaxista Manoel Cândido da Paz, 46 anos, e Inael Moura de Jesus, 29 anos, conhecido como Baby. Ambos, moradores de Valença, foram apresentados ontem à tarde no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A partir do mototaxista, que foi motorista no sequestro, a polícia conseguiu identificar o cativeiro de Arlethe. Mas, para preservar as investigações, não revelou como chegou até ele, afastado da Igreja Batista há oito anos por envolvimento com tráfico de drogas no Paraguai, onde ficou preso. “Nas primeiras 48 horas já tínhamos uma linha de investigação e imediatamente foram designadas equipes que permaneceram no interior. Identificou-se que boa parte da quadrilha era da região de Valença, o que nos levou a crer que ela provavelmente estaria em um cativeiro pela região”, explicou o delegado Jorge Figueiredo, que apresentou detalhes da ação com o delegado Cleandro Pimenta, coordenador das investigações. Após o sequestro, a família de Arlethe foi contactada quatro vezes. No dia 24, foi feito o primeiro contato, no qual falaram que a família deveria aguardar uma prova de vida, enquanto preparava o valor do resgate, estipulado em R$ 600 mil. Então, foram enviados um cartão de memória com imagens de Arlethe no cativeiro e um bilhete que ela fez para o ex-marido. Vejja: 



Brumado: Despacho é encontrado na porta do Cemitério Municipal

A oferenda foi encontrada por volta das 05h30m, o que leva a crer que foi colocada na madrugada (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As práticas do ocultismo ainda são muito executadas em Brumado, tanto que é muito comum ver nas encruzilhadas e cemitérios grandes oferendas deixadas. Na manhã desta segunda-feira, dia 03, mais uma oferenda foi encontrada, desta feita na porta do Cemitério Municipal Santa Inês, logo nas primeiras horas da manhã. O administrador do local, Seu Beto (foto abaixo) disse que é frequente se achar oferendas dentro do cemitério, mas na porta isso não era normal. Ele também comunicou à reportagem do 97NEWS que no despacho tinha fotos de pessoas conhecidas, as quais estavam cortadas ao meio, o que levava a crer que o objetivo era destruir um casamento.

 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Bahia é 1º no ranking de mortes por choque elétrico no país

(Foto: Reprodução)

A Bahia é o estado número um em mortes por choque elétrico no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o estado registrou 68 óbitos no ano passado. O estudo foi o primeiro detalhado sobre o tema e analisou notícias veiculadas em todas as mídias e redes sociais do país. Na Bahia, os números oficiais apontam para um quadro ainda mais alarmante. A Secretaria da Saúde do estado (Sesab) indica que foram registrados 127 óbitos em 2014. O engenheiro elétrico Edson Martinho, que participou da pesquisa nacional, afirma que os acidentes aconteceram, em sua maioria, dentro das residências, devido à má conservação do sistema de energia. De acordo com ele, as instalações precisam de manutenção a cada cinco anos. Isso porque o isolamento dos cabos pode ser danificado durante a construção da casa, em obras, ou até mesmo com o passar do tempo. “Outra questão é que os equipamentos eletrônicos estão cada vez mais potentes. As instalações elétricas precisam acompanhar esse desenvolvimento, para suportar a carga”, explica. Essas revisões precisam ser feitas por profissionais comprovadamente capacitados, defende o engenheiro. Na inspeção, são analisados: condutor de proteção, fio terra, dispositivo DR (proteção contra choques elétricos e incêndios) e dimensão dos cabos.



BA-148: Van carregada de evangélicos capota e ainda cai por cima de um motociclista

A imagem mostra que o acidente poderia mesmo ter terminado em tragédia (Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

Os finais de semana continuam trazendo acidentes de maior gravidade na região, muitos dos quais acabam de forma trágica. Na noite de ontem (01), um grave acidente que aconteceu na BA-148, próximo ao Parque de Exposições Santa Inês, o qual poderia ter terminado numa tragédia, mas, por sorte, só registrou 4 pessoas feridas, . Pelas informações passadas ao 97NEWS, uma van que saiu lotada da Vila de Pedra Preta, trazendo evangélicos para um culto, acabou desviando de um homem que vagava na pista, o qual estava aparentemente embriagado. Ao desviar a van acabou capotando e indo para fora da pista e ainda acabou atingindo uma motocicleta que ficou imprensada pelo veículo (foto). Por sorte ninguém se feriu gravemente, mas o acidente poderia ter contabilizado várias mortes. Equipes do SAMU192 chegaram rapidamente e encaminharam os feridos para o Hospital Magalhães Neto. O clima era de espanto entre os passageiros da van, que agradeceram o livramento dos céus. A Polícia Rodoviária Estadual chegou rapidamente ao local e controlou o tráfego. 

(Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)


Ex-esposa de pastor lança literatura erótica para mulheres cristãs

(Foto: Reprodução)

A americana Dishan Washington resolveu lançar livros eróticos para cristãs para impedir que os casamentos se desfaçam por falta de experiência sexual. A ideia de escrever livros com este conteúdo tem ligação com suas próprias experiências sexuais: ela foi casada por 15 anos com um pastor, mas o relacionamento acabou em 2011 quando ela descobriu um caso extraconjugal. Dishan passou a acreditar que se ela conseguisse satisfazer os desejos sexuais de seu marido e se ele conseguisse satisfazer os delas o casamento não teria terminado e, por isso, ela começou a aprender sobre sexualidade. “Foi tão libertador”, disse ela quando começou a entender o que lhe dava prazer. “Eu me senti como outra pessoa, esta mulher estava presa dentro de mim por tantos anos e agora estava se revelando”, afirmou. Foi por essa descoberta que ela resolveu escrever histórias eróticas com o objetivo de garantir que outros casamentos são passem pelos mesmos desgastes que o dela. 



Presidente da Liga Brumadense de Futebol participa do XVIII Congresso do Intermunicipal em Salvador

O presidente da LBF, Manelão durante o Congresso do Intermunicipal em Salvador (Foto: Maicon Shyneider)

Mostrando o velho empenho e dedicação de sempre a favor do crescimento do futebol na Capital do Minério, o presidente da LBF – Liga Brumadense de Futebol, Emanoel “Manelão” Araújo Lima esteve presente, juntamente com o seu vice “Paulinho” e com o diretor do 97NEWS, Maicon Schneider, no XVIII Congresso do Intermunicipal promovido pela Federação Baiana de Futebol. O evento aconteceu no moderno auditório do Bahia Othon Palace Hotel e contou com a participação de representantes de todas as equipes que irão participar da competição. “Manelão” prestou muita atenção no sorteio dos grupos e na questão mando de campo, já que esse ano a Seleção Brumadense de Futebol terá maiores chances de realizar um bom intermunicipal, já que o Estádio dos Prazeres será inaugurado no dia 22 de agosto, deixando o fator mando de campo ser muito favorável a uma boa campanha. “Observamos bem o sorteio dos grupos e Brumado caiu numa chave bem disputada, mas acreditamos que esse ano a seleção brumadense terá um desempenho bem melhor do que nos anos anteriores, pois teremos um estádio à altura de nossa grande torcida que deverá comparecer em peso e levar a nossa equipe para as vitórias”, destacou Manelão que ainda disse que “Brumado sempre teve um futebol competitivo, com jogadores talentosos, então, essa escrita agora será coroada de êxito. É nesse sentido que iremos trabalhar, pois sabemos do nosso potencial”. E finalizou declarando que “hoje aqui em Salvador percebemos que a Federação Baiana de Futebol está investindo cada vez mais, o que vai tornar o intermunicipal ainda melhor, já que um torneio dos mais difíceis do país, com muitas equipes com reais chances de ser a campeã. Então aproveito para convocar a nossa torcida para prestigiar a nossa seleção para que consigamos um excelente resultado dentro da competição”. 

(Foto: Maicon Scheneyder / 97NEWS)


Brumado: Pedreiro se envolve em acidente com Hilux no final da manhã deste sábado (01)

O pedreiro teve que ficar no chão o atendimento do SAMU 192 (Foto: Marcos Paulo / 97news)

Um pedreiro que estava conduzindo uma CB 300 vermelha acabou se envolvendo em uma colisão com um Hilux Branca no final da manhã deste sábado, dia 01. O acidente aconteceu no final da Exupério Pinheiro Canguçu e o pedreiro acabou indo ao solo e fraturando os dedos do pé. Segundo pessoas ouvidas pela reportagem do 97NEWS, nenhum dos dois estavam correndo na hora, pois o acidente poderia ter sido pior. A Polícia Militar chegou logo ao local e fez o levantamento do acidente para que as causas do mesmo sejam evidenciadas. O pedreiro teve que ser removido para o HMPMN para passar por procedimento médico, mas o seu estado era bom, pois ele estava de capacete que não escapou, preservando a área craniana. 



Dominó uma paixão dos brumadenses

O dominó é uma grande tradição de Brumado (Foto: Michael Schyneider / 97NEWS)

Dominó é o jogo formado por peças retangulares, dotadas normalmente de uma espessura que lhes dá a forma de paralelepípedo, em que uma das faces está marcada por pontos indicando valores numéricos. O termo é também usado para designar individualmente as peças que compõem este jogo. O nome provavelmente deriva da expressão latina "domino gratias" ("graças ao Senhor"), dita pelos padres europeus para assinalar a vitória em uma partida[carece de fontes]. Na área matemática das poliformas, um dominó é a figura retangular formada por dois quadrados congruente colocados lado a lado. O jogo aparentemente surgiu na China e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243 a.C a 182 a.C. Em Brumado, que não tem nada a ver com a China, pelo menos no âmbito étnico, a prática do Dominó é uma paixão enorme, tanto que, num simples passeio pela cidade é fácil se avistar grupos em disputas acirradas, principalmente em praças públicas. 



Tancredo Neves: Grupo explode caixas eletrônicos do Banco do Brasil e do Bradesco

(Foto: Reprodução Whatsapp)

Na madrugada deste sábado (01/08), segundo as primeiras informações que as agências do Banco do Brasil e do Bradesco, localizadas no centro da cidade de Presidente Tancredo Neves/BA, foram alvo de criminosos. Segundo informações os bandidos tentaram explodir os caixas eletrônicos das referidas agências com explosivos, deixando as agências parcialmente destruídas, ainda segundo informações parece que alguma coisa deu errado e o bando fugiu da cidade, alguns internautas relataram que ouviram vários disparos de arma de fogo, e muitos gritos.