ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2020"

Acelerador de partículas do Brasil produz a primeira imagem do novo coronavírus

Foto: Divulgação

O maior acelerador de partículas do Brasil e um dos mais avançados do mundo, o novo Sírius, produziu imagens reais do novo coronavírus. As fotos foram divulgadas no último sábado (11). A expectativa é que as imagens ajudem os cientistas a entenderem o comportamento do vírus. O trabalho foi realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Eles acompanharam cristais de uma proteína que ajuda o vírus a se multiplicar dentro do hospedeiro. Com o desenho será possível desenvolver remédios contra o vírus. A técnica é similar à utilizada na produção de coqueteis que combatem o vírus HIV.



Bahia chegou a 105 mil casos e 2.483 mortes por coronavírus no domingo

Foto: Reprodução

Com mais 1.575 casos confirmados no domingo (12), a Bahia chegou a marca de 105.763 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 73.730 se recuperaram enquanto 29.550 ainda apresentam sintomas, os chamados "casos ativos". Outras 2.483 pessoas morreram em decorrência da Covid-19, 47 delas confirmadas no boletim divulgado hoje pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O documento informa ainda que os casos confirmados ocorreram em 398 municípios baianos, a maior parte deles (41,08%) em Salvador. Diante desse cenário, a Bahia conta com 2.378 leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19. Com 1.546 pacientes internados, a taxa de ocupação atual é de 65%. Quanto aos leitos de UTI adulto, dos 926 disponíveis, 749 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 81%. Atualmente, a situação mais crítica é a do Extremo Sul baiano, 100% dos leitos de UTI ocupados, seguida do Sul do estado, com 85%.



PSOL entra com queixa crime contra Bolsonaro por atuação na pandemia

Foto: Luciano Santos l 97News

O PSOL apresentou notícia crime contra o presidente Jair Bolsonaro na última sexta (10), alegando infração de medida sanitária preventiva. A denúncia foi feita ao Supremo Tribunal Federal (STF) e é assinada por Ivan Valente (SP), Luíza Erundina (SP) e por Guilherme Boulos. O partido argumenta que Bolsonaro minimizou a Covid-19 e desrespeitou repetidamente as regras de contenção da doença, como o isolamento social e o uso de máscara, colocando em risco a vida da população. O documento lista as declarações de Bolsonaro subestimando os riscos da pandemia, apesar do aumento do número de vítimas. Cita declarações como “E daí? Lamento” até a mais recente, dada na última quarta (7), quando anunciou que estava doente dizendo “acontece, infelizmente acontece” sobre mortos pela doença. Na comunicação de crime, os parlamentares argumentam que as declarações de Bolsonaro reverberam na população, pois se trata do mais alto cargo do poder público, o que incita campanhas e manifestações contra as orientações de saúde pública. Além disso, na notícia crime, os políticos argumentam que Bolsonaro pode ter exposto centenas de pessoas ao vírus, uma vez que viajou, abraçou, apertou mãos e não usou máscara nos dias que antecederam seu diagnóstico.



Covid-19: Brasil registra mais de 24 mil novos casos em 24h; óbitos superam 72 mil

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde atualizou, na noite de domingo (12), os dados acerca da Covid-19 no Brasil. Com 24.831 novos casos confirmados da doença, o país alcançou a marca de 1.864.681 registros da doença. Também foram registrados 631 novos óbitos nas últimas 24h, fazendo o país chegar a 72.100 mortos por Covid-19 desde o início da pandemia. Os dados são por data de notificação, podendo tais mortes terem ocorrido em dias anteriores. A taxa de letalidade da doença no Brasil é de 3,9%. A região Nordeste possui a maior incidência de casos (1.104) e de mortes (40,8) pelo novo coronavírus a cada 100 mil habitantes. Em números absolutos, o Sudeste ainda tem os piores dados, com 640.331 casos confirmados e 32.842 óbitos. No boletim estadual deste domingo, a Bahia registrou 1.575 casos e 47 óbitos. A região extremo-sul do estado atingiu 100% de ocupação dos leitos de terapia intensiva.



Brumado registra 263 casos da Covid-19 e 209 pacientes curados; dois estão hospitalizado

Foto: Divulgação

No domingo (12), o município de Brumado registrou  263 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 11,82% do total de 2.225 notificações. Entre os diagnósticos: 2 internações, 3 óbitos, 51 pacientes em tratamento e 209 recuperados. No momento, 75 ainda aguardam resultado laboratorial e 749 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Caminhão tomba em ribanceira e deixa feridos em Conquista

Foto: Divulgação l PRE

Um caminhão tombou em uma ribanceira e deixou duas pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (10), na BA-263, em Vitória da Conquista. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu no trecho conhecido como Serra do Marçal, por volta das 7h50. As vítimas chegaram a ficar presas às ferragens do caminhão, e foram resgatadas por equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu e levadas para um hospital da região. A PRE informou que a cabine da carreta ficou bastante retorcida e, por isso, as equipes tiveram dificuldades de retirar os ocupantes do veículo. Informações preliminares apontam que o motorista pode ter perdido o controle dos freios quando saiu de uma curva na região e acabou tombando na pista, caindo na ribanceira.



Brumado: Irregularidades em Licitação pode ser um dos motivos de impeachment do Prefeito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma das irregularidades citadas nas mais de cinco mil páginas da denúncia feita pela Auditoria Cidadã da Bahia (Aucib), na qual pede a Cassação do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), está uma "Carta Convite" para a reforma da Escola Profª Scheilla Barreto Spinola Costa, localizada no bairro Jardim Brasil. De acordo com o órgão fiscalizador, de maneira fraudulenta, a licitação beneficiou a empresa ligada ao secretário de Infraestrutura na época, em 2017. "Após ter assumido o cargo, o senhor Renato Mendonça, não poderia ter empresa participando de licitação no município, principalmente quando se tratava da sua secretaria", diz a Aucib. 

Foto: Divulgação

Segundo as investigações, para continuar se beneficiando com contratos na referida escola, foi aberta uma empresa, cujo sócio administrador, residia na casa do secretário, atuando como um “laranja” para ganhar a licitação e se beneficiar com contratos na administração. Desta forma, conforme o órgão, o prefeito violou o inciso VII do artigo 4º do Decreto-Lei nº 201 de 27/02/1967, que diz: “Omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do Município sujeito à administração da Prefeitura.” Ainda conforme a Aucib, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) reconheceu que houve favorecimento da empresa ligado ao ex-secretário de Infraestrutura. 

 

Foto: Divulgação


Polícia desarticula quadrilha de receptação de caminhões furtados em Guanambi

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na última quarta-feira (08), policiais militares de Guanambi receberam informações sobre o furto de um caminhão na cidade de Ilhéus, ocorrido no início do mês. Um dia após o crime, o caminhão teria sido visto trafegando por Vitória da Conquista, em direção a BA-262, e estaria em Guanambi. Após trabalho de investigação, o veículo foi localizado em um terreno murado localizado na Rua Augusto Pereira de Oliveira, em Guanambi. O indivíduo que estaria realizando o desmanche dos caminhões foi encontrado na cidade de Caetité. Ele foi preso e autuado pelo crime de receptação qualificada. O acusado assumiu o crime. Dando prosseguimento à diligência, os policiais desarticularam uma quadrilha cuja atuação consistia em comprar caminhões velhos em leilões e receptar caminhões para trocar a carroceria. Mais dois homens foram presos. Além disso, outros 04 caminhões e uma caminhonete, foram levados para a coordenadoria para dar prosseguimento à investigação da atuação da quadrilha e procedência dos caminhões desmanchados. 



Brumado: Em patrulhamento pelo bairro Dr. Juracy, Polícia apreende drogas

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na noite de quinta-feira (09), por volta das 19h, uma equipe da 34ª CIPM em rondas pelo Bairro Dr. Juracy, em Brumado, apreendeu um indivíduo e drogas. Segundo informou a Polícia Militar, na região da praça João Romão do referido bairro, a equipe avistou um homem em atitude suspeita, que ao ver a viatura se aproximando, fugiu, e em seguida adentrou em uma casa. Sendo alcançado, ao revistar o suspeito, foram encontrados 08 trouxas de cocaína. Ainda na residência, a PM encontrou no quarto do suspeito, 02 celulares. O material e o suspeito foram conduzidos a Delegacia de Brumado.



LEM: Homem é suspeito de agredir companheira e colocar fogo na casa

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um homem suspeito de agredir a companheira e colocar fogo na casa onde os dois moravam foi detido na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na última quinta-feira (09). A mulher conseguiu fugir do local, mas o imóvel ficou totalmente destruído. Segundo informações da Polícia Militar, o homem teria brigado com a mulher após ela pedir o fim do relacionamento. Enquanto discutia com ela, ele teria a agredido e a deixado no local, no dia seguinte, retornou para começar o incêndio. O Corpo de Bombeiros também foi acionado e enquanto controlava as chamas, o homem retornou ao imóvel e foi detido pela polícia.



46ª CIPM inicia campanha contra a violência doméstica na região de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução l Vídeo

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM) do município de Livramento de Nossa Senhora iniciou, esta semana, uma campanha contra violência domestica. Através do instagram, mensagens são direcionadas a mulheres que estão vúlneravies e são vítimas de agressões física, psicológica, política, econômica, patrimonial, moral ou sexual. A ideia, coordenada pela Companhia, tem como objetivo orientar as vítimas por meio das redes sociais e encorajá-las a denunciar via 190 ou no 77 99851-8241 para mulheres em Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Paramirim. Segundo 46ª CIPM, a queda nos registros durante a pandemia, indica que as vítimas estão com dificuldades em denunciar. "Outro dado relevante é que a violência doméstica, antes ocorrida em maior número por homens que tinham vínculo conjugal e afetivo com a vítima (marido, companheiro, namorado), hoje passam pelo perfil de filhos e irmãos agressores dessas vítimas" explicou a Major PM Cleise. Em vídeo, divulgado na pagina da 46ª CIPM no Instagram, a campanha orienta as vítimas sobre o atendimento à ocorrência nas Centrais telefônicas que podem ser acionadas não somente pela vítima, como também, por outra pessoa que possa denunciar o agressor em situação de violência doméstica. Veja o vídeo:

 



Embasa lança Agência Virtual com diversos serviços

Foto: Reprodução

Para oferecer mais comodidade e segurança aos seus usuários, em tempos de pandemia da Covid-19, a Embasa disponibilizou na Agência Virtual (veja) a opção de pagamento da conta de água/esgoto utilizando o cartão de crédito das principais bandeiras ou o cartão de débito Caixa Elo Auxílio Emergencial. É mais uma facilidade para o pagamento da fatura sem sair de casa. O pagamento pelo crédito pode ser realizado em até 12 vezes, sendo que uma taxa pelo parcelamento será cobrada pela operadora de cartão. Caso as contas estejam vencidas, a cobrança das devidas atualizações, multas e juros pelo atraso somente será realizada na próxima conta a ser faturada. Para utilizar o cartão virtual de débito Caixa Elo Auxílio Emergencial, é necessário ter o número do cartão, que pode ser emitido pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal. Em decorrência da pandemia do Covid-19, atualmente o atendimento presencial da Embasa está interrompido em sua área de atuação no estado. Nesse período, os serviços podem ser solicitados pelo 0800 0555 195, pela Agência Virtual ou pelo App Embasa.



Auxílio de R$ 600 tira temporariamente 72% da extrema pobreza, diz ministério

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O auxílio emergencial de R$ 600 removeu temporariamente da extrema pobreza 72% dos domicílios brasileiros que receberam os recursos, segundo estudo do Ministério da Economia. Para chegar à conclusão, técnicos da pasta dividiram a análise dos beneficiados em dez faixas de rendimento, sendo a mais vulnerável aquela com renda de até R$ 56,62 mensais por pessoa. Esse grupo está em situação de extrema pobreza, segundo critérios usados pelo governo federal (famílias com renda mensal de até R$ 89 per capita). Esses domicílios são formados por pessoas que não possuem uma fonte de recursos advinda do mercado de trabalho formal e por indivíduos sem qualquer tipo de renda. O estudo afirma que, com o auxílio de R$ 600, mais de 7 em cada 10 domicílios saíram desse grupo e se moveram para faixas superiores de renda de forma temporária. A segunda faixa já está fora da extrema pobreza, segundo os critérios do governo, por ter rendimento de R$ 233 mensais por pessoa. A linha da extrema pobreza usada pelo governo, no entanto, é mais baixa do que as adotadas por organismos internacionais. A ONU (Organização das Nações Unidas) considera que está na categoria quem tem renda mensal de US$ 1,90 por dia (ou R$ 304,38 mensais, considerando a cotação desta quinta-feira). Caso seja aplicado o critério da ONU ao estudo do Ministério, 32% dos domicílios beneficiados saíram da extrema pobreza durante o período de concessão do auxílio emergencial. Segundo o Ministério, o programa é concentrado nos 30% mais pobres da população e seu direcionamento à pobreza só é menor que no Bolsa Família. Na visão da pasta, programas como o BPC (benefício de prestação continuada, pago a idosos e deficientes carentes), por exemplo, pagam a maior parte da renda para indivíduos com rendimento acima do valor mediano da distribuição.



Pagamento do Fies está suspenso até dezembro

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (10), o projeto que suspende o pagamento de parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 31 de dezembro, devido à pandemia do coronavírus, que culminou em crise econômica e suspensão das aulas. O presidente o vetou o trecho que tirava do Comitê Gestor do Fies a competência de definir os cursos aptos ao financiamento complementar do Novo Fies. Conforme o projeto, ficam suspensos a obrigação de pagamento das parcelas regulares do saldo devedor; a obrigação de pagamento dos juros incidentes sobre o financiamento; o pagamento de parcelas de renegociação de contratos.



Hemoba tem estoque crítico de bolsas de sangue por causa de queda nas doações

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por causa da pandemia da Covid-19, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) registrou queda no número de doadores de sangue em todas as unidades de coleta da Bahia. O estoque de bolsas de sangue de praticamente todos os tipos sanguíneos está em nível crítico. Antes das medidas de distanciamento social, as 24 unidades da Hemoba chegavam a receber cerca de 12 mil candidatos a doação por mês, tendo uma média de 10 mil bolsas de sangue coletadas. Atualmente, o número de candidatos mensal caiu para 10 mil e o de bolsas coletadas para sete mil. Mesmo diante da redução no número de doadores, o estado está vivendo um momento de crescimento nas demandas de transfusões. A Hemoba informou que adotou medidas preventivas para atender os voluntários a doação de sangue. Logo na entrada das unidades, há medição de temperatura corporal dos doadores. Na sala de espera, as cadeiras foram isoladas para evitar o contato próximo entre as pessoas. Já na sala de coleta, as poltronas estão distanciadas por mais de um metro e são higienizadas após cada doação. Os doadores podem marcar horário de atendimento por meio do site da Hemoba, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (71) 3116-5643. Para doar sangue, o voluntário precisa se apresentar em uma das unidades, usando máscara e portando documento original com foto, além de ter entre 16 e 69 anos de idade. Apesar de as indicações de idade do doador não terem sido alteradas, é recomendado que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Quem estiver gripado, resfriado ou com suspeita da Covid-19 não pode doar sangue temporariamente. Caso o voluntário tenha contraído o vírus, só poderá doar sangue 30 dias após recuperação completa. Se tiver contato com alguém que está com sintomas da doença, é preciso esperar 14 dias após o último dia de contato.



Faça seu exame de PSA no LAB

Foto: Divulgação

O exame de PSA mede o nível de uma substância produzida pela próstata o antígeno prostatico específico(PSA). O PSA pode estar alto com ou sem câncer.O exame é indicado para homens com mais de 45 anos e que tenham algum fator de risco (história familiar de câncer de próstata ou cor de pele negra) e homens com idade igual ou superior a 50 anos.
Faça seus exames no LAB. Informações: (77) 3441-0822 / (77) 98818-4115.



Brumado chega a 247 casos do novo coronavírus e 56 em tratamento

Foto: Divulgação

Em boletim divulgado na quinta-feira (09), o município de Brumado registrou 247 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 11,47% do total de 2.155 notificações. Entre os diagnósticos: 0 internação, 3 óbitos, 56 pacientes em tratamento e 188 recuperados. No momento, 44 ainda aguardam resultado laboratorial e 738 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Cerca de meia tonelada de maconha é apreendida em Campo Formoso e Curaçá

Foto: Divulgação l SSP/BA

Cerca de meia tonelada de maconha foi apreendida, na última quarta-feira (8), em ações da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga e da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Campo Formoso). Um homem terminou capturado e outro suspeito foi morto em confronto. Os casos ocorreram nos municípios de Curaçá e Campo Formoso. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em Curaçá, na localidade de Fazenda Altos, a Cipe Caatinga localizou uma plantação com 500 pés de maconha em uma propriedade rural. No local também foram encontrados 171 quilos da droga pronta para consumo, sete quilos de semente e um motor. Segundo a PM, o dono da propriedade foi encaminhado à Delegacia de Curaçá. Em depoimento, ele revelou que havia arrendado a terra por R$ 7 mil para outra pessoa plantar e sabia que o cultivo era de maconha. O suspeito segue à disposição da Justiça. Além disso, em outro flagrante, guarnições apreenderam 375 quilos de maconha em um assentamento, na localidade de Tuiutiba, zona rural de Campo Formoso. Um criminoso, com passagem por estelionato, percebeu a presença policial e atirou contra a equipe. Ele acabou ferido e não resistiu. Com ele foram apreendidos um revólver calibre 22 e munições.

 



Rui diz que cidades com aumento de casos da Covid-19 terão medidas mais duras de restrição

Foto: Reprodução

O governo da Bahia irá definir, nesta sexta-feira (10), medidas mais duras de restrição para diversas cidades baianas que vêm apresentando um crescimento acentuado no número de casos da Covid-19 nos últimos dias. A informação foi dada pelo governador Rui Costa, no início da noite de quinta-feira (09), durante uma transmissão ao vivo para atualizar os números da doença no estado. O governador reafirmou os encontros virtuais que tem realizado com os prefeitos das cidades baianas, sendo 60 nas últimas horas. A ideia é alinhar medidas para contenção do novo coronavírus nessas cidades. “Estou extremamente preocupado com o crescimento de casos registrado em alguns municípios baianos. A maior parte dos prefeitos apontou como causa os festejos juninos, já que muitas pessoas que moram no interior em sítios, fazendas ou mesmo casas fizeram festas que contaram com a participação de parentes de outras cidades e até de outros estados”, explicou Rui.