ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Professor de 42 anos morre atropelado no município de Caculé

OMS diz que, 'no momento', varíola dos macacos não é uma emergência de saúde

PM morre em acidente envolvendo carro e motocicleta na BR-030, em Brumado

Bahia tem 6,1 mil casos de Covid-19 e 83% das UTIs pediátricas estão ocupadas

Novo presidente da Petrobras teve nome aprovado com ressalvas

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2018"

Durante brincadeira com amigo menino de 8 anos tem espeto de churrasco cravado no olho

A radiografia mostra a posição do espeto no crânio do garoto (Foto: Reprodução)

Uma brincadeira de criança acabou em tragédia na tarde deste último domingo (22), na cidade de Santa Luzia. Um menino de 8 anos, identificado pelas iniciais R.S.S, teve um espeto de churrasco enfiado no olho, enquanto brincava com um amigo. A criança foi encaminhada para o Hospital Calixto Midlej Filho, na cidade de Itabuna. A Santa Casa de Misericórdia, que administra a unidade, divulgou nesta segunda-feira (23) uma foto do raio-x da cabeça da criança onde é possível ver a posição do espeto no crânio do garoto. Ainda de acordo com informações da instituição de saúde, o objeto passou pelo seio cavernoso e ficou no tronco encefálico. O menino passou por uma cirurgia e foi encaminhado para o Centro de Tratamento e Terapia Intensiva do Hospital Manoel Novais no final da tarde. O estado de saúde dele é estável.



Vereadora Lia Teixeira visita Escola Américo Zizico em Umburanas

A vereadora Lia Teixeira foi recepcionada pela diretora Fábia Souza (esquerda) e a vice Kátia Gomes (Foto: Assessoria Parlamentar)

A Educação foi elencada como prioridade das prioridades pela administração municipal em Brumado, sendo que um dos destaques de todo esse planejamento são as escolas em tempo integral, as quais vêm proporcionando uma projeção muito positiva para o futuro do município, que hoje é considerado um dos mais avançados neste setor de toda a Bahia. Defensora da Educação, inclusive fazendo vários pronunciamentos nesse sentido, a vereadora Lia Teixeira (PDT) realizou na última semana uma visita à fase final das obras de ampliação e reforma da Escola Américo Zizico, que fica localizada na Comunidade de Umburanas. A escola que a partir deste segundo semestre no sistema de Tempo Integral irá ficar muito bem estruturada, o que promoverá um salto de qualidade para os seus alunos. Muito satisfeita com o que presenciou, a vereadora Lia Teixeira, que é representante de Umburanas, foi recepcionada pela diretora Fábia Souza e pela vice-diretora Kátia Gomes, as quais deram detalhes das mudanças que estão sendo estabelecidas. “É muito gratificante poder contemplar uma obra tão importante como essa, que irá deixar essa unidade escolar muito moderna e ainda mais funcional”, destacou a parlamentar que ainda observou que “agora com o ensino integral, os alunos poderão ter um ganho muito significativo no aprendizado, o que nos deixa muito otimistas para o futuro da comunidade, pois todos sabem que a educação é o principal vetor para o progresso”.

A vereadora ficou muito satisfeita com o que presenciou (Foto: Assessoria Parlamentar)


Brumado: Obstáculos nos passeios públicos ainda continuam desafiando cadeirantes e pedestres

Os obstáculos são facilmente notados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Brumado ainda está longe de ser uma cidade inclusiva, mas novas leis projetam uma mudança de cenário em médio prazo, o que dará mais dignidade a quem tem menos mobilidade. Calçada acessível, ampla e livre nunca foi uma característica da cidade, o que causa um aspecto negativo e da um ar provinciano à “capital do minério” que com sua forte vocação para ser um polo regional, ainda convive com situações tão anacrônicas como essa. A reportagem do 97NEWS fez um pequeno teste em uma das vias mais usadas pelos pedestres, a qual é, inclusive, uma das mais largas em termos de calçadas. Há muitos anos, a Avenida Antônio Mourão Guimarães vendo sendo revitalizada, isso por que o novo Código de Postura Municipal obriga que os novos estabelecimentos, ou os que estão em reforma, deixem uma calçada com no mínimo 2 metros de largura, além da rampa de acessibilidade. 

Buracos, rampas, placas de propaganda continuam desafiando os pedestres (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com isso os avanços já são notados, só que, uma questão ainda está provocando a indignação dos pedestres, que são os obstáculos que ainda continuam. Fizemos o trajeto pela calçada em seu trecho entre a Avenida Antônio Mourão Guimarães e a Avenida Centenário, pelo lado direito e foram vários obstáculos detectados entre pequenos pedaços soltos do piso, pequenos buracos, placas de anúncio e até bancas de ambulantes. Mas o pior registro foi de grandes rampas acentuadas entre a calçada de uma loja, as quais impedem a passagem de cadeirantes. Mesmo os pequenos obstáculos são também geradores de dificuldade para as pessoas com outras limitações. Os pedestres esperam que medidas sejam tomadas com urgência, já que o fluxo de pessoas no local é muito alto e, com isso, alguns acidentes vêm acontecendo, principalmente com idosos. Vale observar também que existem vários locais ainda na cidade com o mesmo problema.

A situação ainda está distante do ideal da modernidade urbana (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Após ter sido atacada por cão errante ao lado da DP, mulher teve que ser medicada no HMPMN

A vítima teve que ser medicada e tomou a primeira imunização antirrábica (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Apesar de terem diminuídos, graças ao trabalho incansável das ONGs protetoras de animais, os ataques de cães errantes aos transeuntes continuam acontecendo na cidade. Na manhã do último sábado (21), por volta das 8h, um novo episódio dessa natureza ocorreu na Rua Manoel Fernandes dos Santos, ao lado da sede da 20ª Coorpin. Segundo relatos de sua irmã, que entrou em contato com a redação do 97NEWS, a vítima, a empregada doméstica Danielle Thais da Silva Ferreira, 34 anos, passava pela via, quando um dos cães errantes que fica no local partiu para cima dela, que tentou fugir do ataque, mas acabou sendo mordida no calcanhar, o que causou um ferimento que fez com que ela tivesse que ser medicada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, inclusive recebendo a primeira imunização antirrábica, já que terá que tomar mais várias doses. Indignada a sua irmã observou que “o que nos revolta é que, minha irmã é uma adulta, teve força pra correr e se fosse uma criança? Não há como sufocar a necessidade de uma providência das autoridades públicas, quanto à questão dos cachorros de rua em nossa cidade”. Ainda segundo informações, a família irá dar entrada no Ministério Púbico com uma representação. A situação que teve pequenos avanços com a celebração de um novo TAC com a administração municipal, ainda está muito distante do desejado, já que o número de animais soltos nas ruas da cidade ainda é altíssimo e são poucos voluntários das ONGs para tentar buscar uma reversão da situação. Nesse sentido a ONG AUAU vem fazendo das “tripas, coração” mantendo uma casa com vários animais, só que, como os recursos são ainda insuficientes para ampliação dos trabalhos, o quadro atual ainda continua sendo um desafio para as autoridades.  

O número de cães errantes na cidade de Brumado ainda é muito alto (Fotos: Conteúdo 97NEWS)


Clube dos Sindimineradores: Obras de construção das piscinas a todo vapor

As obras da construção das piscinas estão bem aceleradas e serão concluídas até dezembro deste ano (Foto: Ascom | Sindmine)

As obras de requalificação e atualização do Clube dos Mineradores de Brumado e região, cujo projeto estabelece a construção de um parque infantil, quiosques, banheiros e, principalmente as duas piscinas, uma de adultos e a outra de crianças, continuam a todo vapor. A piscina de adulto tem formato semiolímpico medindo 10X20 metros e a de crianças com 04X06 metros. Segundo o presidente da entidade, Édio Pereira, o projeto foi orçado em R$ 320.000,00 e 50% destes recursos estão garantidos. “Não obstantes as dificuldades financeiras pelas quais passam os sindicatos em todo o país, após o fim da contribuição sindical, mesmo assim, a entidade está buscando apoio das empresas mineradoras, vez que, elas não oferecem opções de lazer aos empregados, o que pode ser viabilizada através do Sindicato”. A previsão de conclusão das obras é para dezembro deste ano.  

A piscina de adultos será semiolímpica medindo 10X20 (Foto: Ascom | Sindmine)


Escondido em Brumado, acusado de prática de homicídio em Dom Basílio é detido pela Polícia

A guarnição da PETO sempre atuante no combate à criminalidade em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A 34ª CIPM vem intensificando as suas ações de combate à criminalidade, tanto que o comandante da companhia, major Adriano Souza Dias vem dimensionando os trabalhos que já contam com uma nova viatura, que somado à expectativa positiva da ampliação do contingente policial, devem ampliar a sensação de segurança na cidade. Outro ponto positivo é a interface muito ativa com a imprensa, o que vem fazendo com que a população esteja sempre bem informada dos fatos relativos à página policial na cidade. Nesta atmosfera positiva, uma equipe da PETO, por volta das 21h30m deste domingo (22) foi informada que um suspeito de homicídio praticado no município de Dom Basílio estava escondido em um bairro de Brumado. Após apurar o fato, a guarnição se deslocou para a Rua Turmalina, no Bairro das Esmeraldas, onde estava escondido o acusado, que foi identificado como Natalino Alves de Almeida (31). Ele foi imediatamente conduzido e apresentado na DP, onde ficou à disposição da Justiça.



Brumado: Prefeitura terá que esclarecer ao TCM contrato de R$ 4,2 milhões em serviços de georreferenciamento

O serviço de georreferenciamento de Brumado pode levar vários anos até ser concluído (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Georreferenciamento é o mapeamento exato dos imóveis de uma cidade, referenciando os vértices de seu perímetro ao Sistema Geodésico Brasileiro, definindo sua área e sua posição geográfica. Serve para a regularização registral dos imóveis e vem sendo cada vez mais comum nas cidades brasileiras. Em Brumado a Prefeitura Municipal, realizou um pregão presencial para que os serviços fossem realizados, o qual tem um valor global no contrato de R$ 4,2 milhões, ou seja, uma quantia bem significativa. Após a realização do pregão, a empresa Geodados Geoprocessamento e Serviços Aéreos Especializados foi a vencedora, ficando responsável pelo serviço de geoprocessamento com fornecimento de software, atualização cadastral imobiliária e de logradouros. Uma das participantes do certame, a Hiparc Geotecnologia prestou uma denúncia ao TCM – Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, na qual ela apontou supostas irregularidades. Diante disso o referido órgão notificou o prefeito Eduardo Vasconcelos para prestar os devidos esclarecimentos sobre o contrato. Segundo informações colhidas junto à administração municipal, o valor realmente é alto, mas os serviços são caros e mais do que necessários e, no final o custo benefício será positivo, já que a cidade estará toda devidamente mapeada, com as propriedades particulares, empresas, comércios e pequenas indústrias totalmente atualizadas, o que aumentará a receita no IPTU e ISS, que hoje estariam defasados, já que está se cobrando uma taxa que não condiz com a realidade. Vale ressaltar que a duração do contrato é até fevereiro de 2023, ou seja, de 05 anos. O TCM irá apurar a denúncia e, caso as supostas irregularidades sejam comprovadas a questão poderá ganhar uma grande dimensão, pois além do cancelamento do contrato e a devolução do dinheiro já pago à empresa que iniciou os serviços, que segundo a transparência pública já recebeu o valor de R$ 7 mil, existe a possibilidade de imputação por improbidade administrativa, o que pode causar até a perda do mandato do atual gestor. Confira abaixo detalhes do contrato: 

(Reprodução)


Conquista: Greve de professores da rede municipal entra em terceiro dia sem resolução

(Foto: Reprodução)

A greve dos professores da rede municipal de Vitória da Conquista, no sudoeste, vai para o terceiro dia nesta segunda-feira (23). Os docentes cobram reajuste salarial de 6,81%, reformulação do plano de carreira, além de criação de um plano de carreira para monitores escolares. Segundo o sindicato dos professores, a greve foi decidida em assembleia na última quarta-feira (18). Conforme a TV Sudoeste, a prefeitura ofereceu reajuste no salário de 2,76% e 5% de ajuste no auxílio alimentação, retroativo a maio. Em nota, a prefeitura ainda diz que os docentes tiveram uma reposição salarial de 32,5% referente ao acumulado pela inflação entre os anos de 2015 a 2017. Em Vitória da Conquista, cerca de 2 mil professores trabalham na educação municipal, atendendo uma clientela de 43 mil estudantes em 184 escolas e 28 creches.



Sidônio Palmeira será o marqueteiro do PT na campanha presidencial

Preferido de Wagner, Sidônio será mais um publicitário baiano a comandar a campanha petista (Foto: Reprodução)

Baiano como Duda Mendonça (2002) e João Santana (2006, 2010 e 2014), o discreto Sidônio Palmeira será o marqueteiro do PT na campanha presidencial. A informação é do colunista Lauro Jardim, de O Globo. De acordo com a coluna, Sidônio é uma indicação de Jaques Wagner que, aliás, é o preferido de Lula a substituí-lo candidato a presidente quando setembro chegar.



Eleições presidenciais já têm quatro candidatos confirmados

(Reprodução)

Nos primeiros três dias de convenções nacionais, quatro candidatos a presidente da República foram confirmados pelos partidos políticos: Ciro Gomes (PDT), Paulo Rabello de Castro (PSC), Guilherme Boulos (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU). Enquanto o PSOL e o PSTU lançaram a chapa completa, o PDT e o PSC ainda vão escolher os candidatos a vice-presidente. Os convencionais do PDT aprovaram uma resolução autorizando a Executiva Nacional a negociar as alianças para o primeiro turno das eleições e o vice de Ciro Gomes. O PSC também vai articular um vice que agregue apoios, mas o candidato demonstrou disposição de ter uma mulher na sua chapa. O PSOL formou uma chapa puro sangue: Sônia Guajajara será a candidata a vice de Boulos. O partido, no entanto, disputará as eleições de outubro coligado com o PCB, que realizou convenção na última sexta-feira e aprovou a aliança. O PSTU optou por não fazer coligações. O vice de Vera Lúcia será Hertz Dias. O PMN e o Avante realizaram ontem (21) convenções nacionais e decidiram não lançar candidatos a presidente da República. Na convenção, o Avante decidiu dar prioridade à eleição de deputados federais: terá uma chapa com cerca de 80 nomes e pretende eleger pelo menos cinco.  O Avante não definiu se apoiará algum candidato a presidente no primeiro turno. Já o PMN decidiu que não dará apoio a nenhuma chapa nas eleições presidenciais. Os partidos têm até o dias 5 de agosto para realizarem suas convenções nacionais. As candidaturas podem ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 de agosto. No próximo sábado devem se reunir SD, PTB, PV, PSD e DC.



História em quadrinhos conta como a vagina virou um tabu na sociedade

A relação da humanidade com a genitália feminina é revisitada nos quadrinhos de Liv Strömquist Imagem: Divulgação Helena Bertho

Por que a genitália feminina é um assunto tão tabu? É essa pergunta que a cartunista Liv Strömsquist tenta responder no livro "A Origem do Mundo: uma história cultural da vagina ou da vulva vs. o patriarcado" (ed. Quadrinhos na Cia, R$ 69,90). Usando a linguagem dos quadrinhos, com muita ironia, bom humor e uma extensa pesquisa histórica, ela reconta como a relação da humanidade com a vagina e a vulva mudou ao longo dos tempos. Lendo os quadrinhos, é possível saber sobre sociedades antigas que adoravam vaginas e como alguns cientistas que, segundo Liv, "que se interessaram um pouco demais por aquilo que se costuma chamar de 'genitália feminina'" ajudaram a transformá-las em algo vergonhoso, um assunto sobre o qual não se fala. História em quadrinhos conta como a vagina virou um tabu na sociedade A relação da humanidade com a genitália feminina é revisitada nos quadrinhos de Liv Strömquist  É uma HQ para ler sorrindo, a cada página pensando: "nossa! Então é por isso que eu quero diminuir meus grandes lábios" ou "uau! Então foi assim que o clitóris sumiu dos livros". E, ao final, sair com o delicioso alívio de saber que está, sim, tudo ótimo com a sua vagina -- o problema é a sociedade mesmo.

 



Quem é o 'Doutor Bumbum', médico celebridade nas redes sociais que foi preso após morte de paciente

O médico Denis Furtado, conhecido como doutor Bumbum, tinha seu registro profissional cassado em Brasília e era proibido de exercer a medicina no Rio | REPRODUÇÃO INSTAGRAM

"Você já sabe que quando eu coloco esse jaleco verde é porque o bicho vai pegar. Nós vamos fazer glúteos bonitos aqui hoje", diz com sotaque carioca carregado o homem musculoso, olhando para a câmera de seu celular. É assim que se apresenta em um dos milhares de vídeos que costumava postar em suas redes sociais exibindo sua rotina de trabalho Denis Cesar Barros Furtado, conhecido pela alcunha de "Doutor Bumbum" e que foi preso junto com sua mãe nesta quinta-feira na cidade do Rio de Janeiro por policiais militares. Eles haviam sido alvo de um pedido de prisão temporária pela Justiça do Rio mas estavam foragidos. Furtado é investigado pela morte de sua paciente, a bancária Lilian Calixto, após um procedimento estético. Em outra gravação na internet, na qual responde perguntas de seguidores pelo aplicativo de streaming Periscope, "Doutor Bumbum" diz que "o pessoal tá pedindo para eu ser menos irreverente, falar como outros médicos falam por aqui, mais devagarinho, menos caras e bocas,...Vou dizer a vocês, falar mais devagarinho, sem contar piada, eu vou contar um recado a vocês: burro velho não aprende truque novo. Fica tranquilo, porque a live (transmissão ao vivo) continua do mesmo jeitinho carioca. Não vai mudar, não, se mudar, estraga."  Na terça-feira, 17, os perfis de Furtado no Instagram e no Facebook, entre outras redes sociais, que somavam quase 1 milhão de seguidores, foram apagados. Calixto, que morava em Cuiabá, viajou até o Rio para fazer uma cirurgia plástica nos glúteos com Furtado no sábado (14) e foi atendida no apartamento do médico, na Barra da Tijuca. Ela teve complicações durante o procedimento e foi levada, em estado grave, pelo próprio Furtado a um hospital, onde veio a morrer.

A suspeita é de que ela tenha tido uma embolia pulmonar por conta do uso excessivo de PMMA (polimetilmetacrilato) para aumentar seus glúteos. A substância, composta por microesferas de um material parecido com plástico, é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas é indicada para uso em pequenas quantidades e em casos pontuais.

O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro disse que Furtado não tinha autorização para exercer medicina na cidade - além do Rio, ele atendia em Brasília e em São Paulo.

A defesa do médico alegou ser "precoce" responsabilizá-lo pela morte de Calixto. A mãe de Furtado, Maria de Fátima, que é uma ex-médica, também teria participado do procedimento.

Maria de Fátima teve seu registro cassado em 2015 pelo CRM do Rio por fazer "propaganda enganosa", ou seja, divulgar a utilização de métodos com resultados não reconhecidos pela medicina.

A namorada de Furtado, Renata Fernandes, que trabalhava como sua secretária, também está presa preventivamente. Ela nega ter participado do procedimento.

Ficha criminal

Segundo a delegada Adriana Belém, da 16ª Delegacia de Polícia do Rio, na Barra da Tijuca, Denis Furtado tem uma ficha com sete anotações criminais, uma delas por homicídio, em 1997, quando ele tinha 24 anos.

Entre os outros delitos mencionados na ficha estão porte ilegal de arma, crime contra a administração pública, resistência à prisão e violação de domicílio. Mas a polícia não deu mais detalhes.

No ano passado, ele foi indiciado quatro vezes pela Polícia Civil do Distrito Federal por exercício ilegal da medicina e por crime contra o consumidor, e teve seu registro médico cassado pelo CRM-DF. Numa operação que foi até uma de suas clínicas clandestinas na cidade, a polícia apreendeu, além de documentos, duas pistolas e uma espingarda - todas sem registro. Furtado chegou a ser preso em flagrante, mas foi solto após pagar fiança. A maioria dos processos contra ele no Distrito Federal corre em sigilo no Tribunal de Justiça local.

Segundo o delegado Paulo Marcio Meireles Rodrigues, da 10ª DP do Distrito Federal, a clínica do "Doutor Bumbum" em Brasília, também montada em um apartamento, não tinha alvará para funcionar, nem autorização da Vigilância Sanitária e não estava registrada no Conselho Regional de Medicina do DF.

"Há vários registros de atendimentos realizados por ele e pela mãe. Procedimentos em andamento investigam o exercício ilegal da medicina e crimes contra o consumidor. Alguns pacientes se sentiram lesados por terem pago quantias muito altas por tratamentos que não deram resultado ou fizeram com que passassem mal e tivessem reações inesperada", disse o delegado Rodrigues ao jornal Correio Braziliense.

Rodrigues diz que Furtado cobrava entre R$ 10 mil e R$ 20 mil por procedimento estético.

No Rio de Janeiro, Furtado também responde a 15 processos na área cível, alguns por problemas ligados a imóveis.

Doutor Bumbum

Em seu site pessoal, Denis Furtado se diz médico "pós-graduado em dermatologia pelo Instituto Brasileiro de Ensino (Isbrae)" e "em modulação hormonal pela Brasil-American Academy for Integrative and Regenerative Medicine (Barm)". Também diz que atua nas áreas de estética, nutrologia e medicina ortomolecular.

O profissional fez sua fama pelas redes sociais postando fotos de mulheres atendidas por ele para esculpir seus bumbuns à base do PMMA - pela técnica da bioplastia, a injeção de substâncias para remodelar o corpo.

Essa substância funciona como uma espécie de cimento, aderindo à pele, e não é absorvida pelo corpo. Sendo assim, se o PMMA causar algum problema em um paciente, será muito difícil a sua retirada total mesmo com lipoaspiração.

O PMMA foi a substância que causou a infecção que quase matou a modelo Andressa Urach em 2014.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica emitiu um comunicado lamentando a morte de Calixto e repudiando procedimentos estéticos feitos por médicos não especialistas. A entidade afirma que tem alertado reiteradamente a população sobre os riscos dos procedimentos que envolvem o uso do PMMA.

Furtado diz nas redes sociais contando já ter feito mais de 5 mil procedimentos estéticos, "em mais de 15 anos de bioplastia".

"Pratico a bioplastia há mais de 15 anos, com mais de 5000 bioplastias realizadas e documentadas com muito sucesso, isso é um orgulho para todos nós da Saúde e Beleza! A bioplastia é uma técnica da medicina estética que também é chamada de plástica sem cortes, por ser um procedimento minimamente invasivo, de resultados imediatos e definitivos, como toda bioplastia médica deve ser, além de não necessitar de repouso pós procedimento. Utiliza anestesia local e não oferece o menor risco de complicações, quando realizada por médico capacitado, produtos médicos específicos e técnica correta", escreveu.

Em seus vídeos, ele aparece sempre de maneira informal (mostra pacientes, exibe seus cachorros, fala com a secretária), fazendo piadas e respondendo a comentários de seus seguidores.

Nas transmissões que fazia (realizadas em lugares inusitados como uma lancha), dava dicas sobre hormônios e emagrecimento e vendia seus procedimentos estéticos.

Ele também exibia fotos ao lado de pacientes mais conhecidas, como Pamela Pantera, uma das concorrentes do concurso Miss Bumbum.

CONTINUE LENDO


Muito dinheiro, Educação ruim

(Foto Ilustrativa)

Entre 2008 e 2017, a despesa da União com educação teve um aumento real de 91%, informa o estudo Aspectos Fiscais da Educação no Brasil, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional. “O gasto federal em educação cresceu substancialmente nos últimos dez anos, e tal expansão atingiu todas as áreas da educação, sendo mais destacada no ensino superior”, diz o estudo. No entanto, esse impressionante crescimento de gastos dirigidos à educação não propiciou, nem de longe, uma melhora significativa da qualidade do ensino. No atual cenário de grave déficit fiscal, as evidências indicam pouca eficácia no uso de um alto volume de recursos públicos, que é cada vez maior, sem que a população veja o retorno desse pesado investimento na qualidade da educação pública. O estudo do Tesouro Nacional esclarece pontos importantes para um debate maduro sobre educação. Não é correto afirmar, por exemplo, que o País investe pouco em educação. O Brasil gasta com educação pública cerca de 6,0% do Produto Interno Bruto (PIB). Os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) gastam, em média, 5,5% do PIB. Tido como exemplo em educação, o Chile investe 4,8% do PIB em educação pública.

A conclusão é cristalina: alto e crescente volume de recursos não é sinônimo de qualidade de educação. “Apesar da forte pressão social para a elevação do gasto na área de educação, existem evidências de que a atual baixa qualidade não se deve à insuficiência de recursos”, afirma o estudo, lembrando que “políticas baseadas apenas na ampliação de insumos educacionais são, em geral, ineficazes”.

Em 2017, o governo federal gastou R$ 117,2 bilhões em educação, sendo R$ 75,4 bilhões destinados ao ensino superior e R$ 34,6 bilhões à educação básica. Ainda que a União tenha, nos ensinos fundamental e médio, apenas um papel supletivo em relação aos Estados e municípios, é gritante a disparidade de volume de recursos, especialmente pelo fato de que o principal déficit educacional está no ensino básico.

As classes menos favorecidas, que mais necessitam de recursos públicos para a educação, recebem menos investimentos federais. Entre 2008 e 2017, além das despesas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os itens que mais contribuíram para o aumento de gastos com educação pública foram os Institutos Federais de Educação Tecnológica (Ifets) e os Hospitais Universitários, cujos beneficiários diretos são uma restrita parcela da população.

O estudo do Tesouro reconhece que, entre 2008 e 2017, houve um aumento da oferta de vagas na rede pública de ensino, ressaltando que a atual dinâmica demográfica, com menor taxa de natalidade, conduz a uma redução do número de pessoas em idade escolar. No entanto, o ponto central é que, apesar do aumento das despesas, “a qualidade da educação brasileira ainda é muito precária quando comparada internacionalmente”, afirma. Entre 70 países avaliados em 2015 pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), o Brasil obteve a 63.ª posição em ciências, a 59.ª em leitura e a 65.ª em matemática. O Vietnã, que investe 5,6% do PIB em educação - porcentual menor, portanto, que o investido pelo Brasil -, obteve a 22.ª posição geral.

Não é apenas a experiência internacional que indica a possibilidade de um melhor uso de gastos públicos em educação. O estudo lembra, entre outros casos, o município de Sobral, no Ceará, que obteve a melhor avaliação da rede de ensino municipal em 2015. Sua despesa média por aluno é de R$ 3,09 mil, enquanto a média nacional está em R$ 5 mil.

O aumento dos gastos públicos com educação nos últimos dez anos não levou à melhora da qualidade do ensino. Mas esse aumento fez alargar amplamente outro dado: a quantidade de funcionários do Ministério da Educação. Em 2008, havia 189 mil; em 2017, eram 299 mil. É urgente repensar o investimento em educação - ele deve aumentar o aprendizado dos alunos, e não o número de funcionários públicos.

CONTINUE LENDO


Faculdade em Eunápolis abre inscrições para vestibular de Medicina

(Foto: Reprodução)

A Faculdade Pitágoras, no município de Eunápolis abre inscrições para o seu primeiro vestibular do curso de Medicina, com início das aulas previstas para ainda este semestre. Os candidatos interessados no processo seletivo poderão se inscrever até o dia 15 de agosto, por meio do site da Consultec. A prova será realizada no dia 26 de agosto, das 9h às 13h30, na sede da unidade, que fica à Rua D. Cotinha, 379, Centauro Oeste. A instituição vai oferecer 55 vagas em Medicina. A graduação tem duração de 12 semestres, em turno integral, e, de acordo com a assessoria de Comunicação da unidade, o curso proporciona uma formação humanista, com metodologias que permitem o aprendizado na prática, conforme as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), que credenciou o curso em solenidade realizada no último dia 14 de julho. Com mais de 50 anos de existência, a Faculdade Pitágoras já atua na cidade com a oferta dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e de Produção. A unidade compreende na sua infraestrutura 12 salas de aula climatizadas, cinco laboratórios equipados e biblioteca física e digital. Oferta de bolsas - Os candidatos que se inscreverem no processo seletivo para o curso de Medicina da Faculdade Pitágoras poderão também participar da seleção para a oferta de seis bolsas de 100% e 50%. Para ser elegível a uma dessas bolsas, após aprovado no vestibular, o candidato deverá comprovar ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Os alunos bolsistas devem apresentar declaração da escola de Ensino Médio que comprove tal afirmação e Declaração do Imposto de Renda, própria ou dos pais. Além das condições de elegibilidade, os candidatos às bolsas deverão ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa; ter prestado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com média geral superior a 450 pontos; e não ter zerado a prova de redação, além de não ser beneficiário concomitantemente do Programa Universidade para Todos (PROUNI). As informações completas estão disponíveis no edital.



Fies: Hoje (22) é o último dia para inscrições do segundo semestre

(Foto: Reprodução)

Termina hoje (22) o prazo para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para vagas no segundo semestre  deste ano. Serão ofertadas pelo menos 155 mil vagas, das quais 50 mil com juro zero. Os interessados podem se inscrever no site do programa na internet. Pode concorrer às vagas do Fies quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos, além de nota maior que zero na redação. O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas que tenham avaliação positiva do Ministério da Educação.O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar do candidato. A modalidade que tem juro zero destina-se a candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil. A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capitaentre três e cinco salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento. O resultado da seleção do Fies será divulgado no dia 27 deste mês, em chamada única. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição no período de 27 a 31 deste mês e, em seguida, fechar a contratação do financiamento. No caso dos estudantes inscritos no P-Fies, não haverá lista de espera. Os demais candidatos poderão manifestar interesse entre os dias 1º e 24 de agosto.



MPF obtém bloqueio de R$ 4,7 mi do atual prefeito de Serra do Ramalho por desvio de recursos da Educação

O prefeito de Serra do Ramalho, Ítalo Rodrigo Silva (Foto: Reprodução)

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Bom Jesus da Lapa (BA), a Justiça Federal determinou o bloqueio de até R$ 4.707.662,34 em bens do atual prefeito de Serra do Ramalho (BA), Ítalo Rodrigo Anunciação Silva, seu pai, José Maria Nunes da Silva, e o empresário Isaac Cézar França. A decisão, de 1º de julho de 2018, atende a pedido liminar em ação de improbidade ajuizada pelo MPF, em que os acionados são acusados de cometer irregularidades na contratação do serviço de transporte escolar, com recursos federais do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate). De acordo com investigações do MPF, apenas as empresas Serviços de Transporte, Locação e Construções (STLC), representada por Isaac França, e Prestação de Serviços, Transporte e Locação (PSTL), representada por Ítalo Silva, participaram do Pregão Presencial nº 029/2013. No entanto, além de terem sede no mesmo local e objeto idêntico, os dois empreendimentos eram controlados pelo gestor e seu pai, fraudando o caráter competitivo da licitação. Na época dos ilícitos – entre 2013 e 2015 -, Ítalo Silva atuou como empresário particular, tornando-se prefeito apenas nas eleições de 2016.

Segundo o procurador da República Adnilson Gonçalves da Silva, as empresas não tinham nenhuma capacidade operacional e não dispunham de pessoal e veículos suficientes para cumprir o objeto das licitações de que participavam. Além disso, os réus são responsáveis pelo superdimensionamento das distâncias das rotas, pagamentos por serviços não prestados, utilização de veículos e motoristas sem adequação às normas de trânsito, além de um superfaturamento superior a 30%.

Apesar da total falta de capacidade operacional, a STLC firmou diversos contratos na área de influência do grupo, nos municípios baianos de Serra do Ramalho e Paratinga, tendo recebido mais de R$ 6 milhões.

Empresa “de fachada” – Além dessas duas empresas, o prefeito e seu grupo criaram, em dezembro de 2012, a Cooperativa de Transporte do Vale do São Francisco (Cooptvale), cujo objeto seria transporte escolar, transportes em geral, locação de máquinas e coleta de resíduos. Assim como os outros empreendimentos, trata-se de uma “cooperativa de fachada”, tendo em vista que grande parte dos supostos cooperados nem sequer tinha a habilitação necessária ao transporte escolar (categoria D) e, por outro lado, havia sócios e empregados das empresas do gestor.

“As empresas PSTL e STLC, assim como a cooperativa Cooptvale, fazem parte de um mesmo grupo empresarial, utilizadas para fraudar licitações, superfaturar contratos e desviar dinheiro público para os sócios, para agentes públicos e, muito possivelmente, para a campanha eleitoral de Ítalo Rodrigo nas eleições municipais de 2016, quando se tornou prefeito de Serra do Ramalho”, afirma o procurador.

Desvios

Na licitação fraudada, foram pagos R$ 1.528.767,56 em 2013, R$ 1.719.208,51 em 2014 e R$ 1.459.686,27 em 2015, somando R$ 4.707.662,34, de acordo com dados do sistema SIGA – TCM. Esses valores, contudo, podem ser ainda maiores, uma vez que as investigações comprovaram que o Município realizou pagamentos à STLC sem as notas fiscais correspondentes e, consequentemente, alguns pagamentos não foram informados.

Em 2016, o MPF já havia acionado e obtido o bloqueio de bens no valor de R$ 2.481.700,00 do ex-prefeito do município Deoclides Magalhães Rodrigues (2012-2016), das empresas STLC e PSTL (ambas pertencentes ao atual prefeito e sua família), do pregoeiro Emerson Tiago Barbosa de Albuquerque e da equipe de apoio Francisco Soares de Sousa Júnior e Fátima Batista Nunes, acusados de praticarem os mesmos ilícitos.

*Número para consulta processual na Justiça Federal – 0001247-38.2016.4.01.3315 – Subseção Judiciária de Bom Jesus da Lapa

CONTINUE LENDO


Centrão se divide entre Rui e Zé Ronaldo

Foto : Manu Dias/ GOVBA

Considerado o fiel da balança na disputa pela Presidência da República, o chamado centrão está dividido na Bahia. O grupo é formado por DEM, PP, SD e PR e reúne, no Congresso Nacional, boa parte dos parlamentares.Na Bahia, Rui Costa deve seguir com PP e PR. O PP, inclusive, com posição de destaque na chapa que concorrerá à reeleição, já que tem o vice, João Leão. Além disso, a legenda pleiteia uma suplência. Durante a gestão Rui, o partido ensaiou algumas rebeliões na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), mas manteve-se fiel. Junto ao petista deve permanecer também o PR, comandado no estado por José Carlos Araújo. O partido flertou com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e foi um dos fatores que o fez desistir de concorrer ao Palácio de Ondina.  Já com José Ronaldo (DEM), ficará o Solidariedade. A legenda é aliada em Salvador e seu presidente, Luciano Araújo, já admitiu que permanecerá com a candidatura do democrata em plano estadual.



LEM: Homem tem fratura na perna após kombi capotar

Veículo ficou parcialmente destruído após o acidente (Foto: Divulgação/PRF)

Um homem teve uma fratura na perna após sofrer um acidente de carro na madrugada deste sábado (21), na BR-101, na cidade de Itajuípe, no sul da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a kombi que a vítima dirigia saiu da pista, no KM-490 da rodovia, e capotou. O veículo ficou parcialmente destruído. O homem ficou preso às ferragens. Conforme a PRF, a vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros Militar e, em seguida, foi levada para o Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, no município de Itabuna, também na região sul. Não há detalhes sobre o estado de saúde do homem. Após a retirada da vítima das ferragens, a kombi foi removida do local do acidente, com a ajuda de um caminhão-guincho. Segundo a PRF, a suspeita é de que o motorista dirigia com excesso de velocidade. O caso será investigado pela Polícia Civil.



Brumado: 2ª Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária ressalta os saberes e sabores

A segunda edição do evento superou expectativas e foi considerada um grande sucesso (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

A segunda edição da Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária superou expectativas sendo considerada um grande sucesso, reunindo agricultores e produtores de vários municípios da região como Malhada de Pedras, Aracatu, Jânio Quadros, Rio do Antônio e Caetité. Realizado pela Associação Divina Providência e Centro Comunitário da Paróquia São Pedro de Aracatu, com o apoio das paróquias de Brumado e da CESE, que há mais de 40 anos, atua na promoção, defesa e garantia de direitos no Brasil e tem a missão de fortalecer organizações da sociedade civil, especialmente as populares, empenhadas nas lutas por transformações políticas, econômicas e sociais que conduzam a estruturas em que prevaleça democracia com justiça. O evento é realizado ao lado da Praça São Cristovão, em Brumado. 

Alidéia Oliveira Rodrigues, uma das organizadoras do evento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O 97NEWS falou com uma das promotoras do evento, Alidéia Oliveira Rodrigues (32) que explanou que “é a continuidade de um trabalho inovador, que apresenta uma dinâmica que representa a construção de alternativas e uma estratégia muito interessante de comércio, que enaltece a agricultura ecológica, que não utiliza agrotóxicos. Aqui é possível encontrar produtos de primeira qualidade como o puro mel que previne doenças”. Ela ainda destacou que “é um encontro de profissões, de saberes e sabores, que oferecem coisas típicas da região, valorizando a lógica da solidariedade que fala mais forte do que o lucro. É um grande caldeirão cultura do saber e da saúde, ou seja, a feira é um momento fantástico de se conhecer melhor o que é produzido em nossa região de produtos saudáveis e orgânicos”. A feira se iniciou na última sexta-feira e foi encerrada neste sábado (20) e o balanço foi muito positivo, projetando para 2019 um evento ainda maior.

A feira atraiu também a presença de muitos estudantes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Zagueiro do Bahia vai prestar queixa após conflito com torcedores

Jogador (ao centro) se desentendeu com torcedores (Reprodução)

O zagueiro Everson, do Bahia, decidiu que vai prestar queixa em delegacia na próxima segunda-feira (23) contra os torcedores que depredaram seu carro no desembarque da equipe no Aeroporto de Salvador, na última sexta-feira (20). Segundo o próprio Everson, em contato com o CORREIO, os integrantes da torcida organizada cercaram o veículo do jogador na saída do aeroporto. Dentro, estavam a esposa do atleta e o seu filho pequeno. Irritados, os torcedores teriam chutado as portas do carro e tentado abri-las à força, resultando na quebra de uma maçaneta. Os integrantes da facção também bateram nos vidros do veículo, chegando a trinca-los – segundo o jogador, porém, as janelas não quebraram.Antes do incidente do veículo, quando Everson ainda deixava o saguão de desembarque, o zagueiro entrou em conflito direto com um integrante da organizada. Como pode ser visto num vídeo que circulou nas redes sociais, o torcedor partiu para cima do jogador, que revidou com um soco.