ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Itapetinga: Passageira morre e três pessoas ficam feridas em capotamento na BA-263

Empresa abre várias vagas de emprego em Brumado

Botuporã: Três pessoas morrem e outras cinco ficam feridas em acidente na BA-156

Brumado: Campus da UNEB realiza a primeira sessão das oficinas de ‘Arteterapia’ no Bairro Urbis 2

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida fala sobre a importância da fisioterapia no alívio das dores causadas pela Chikungunya

Bahia ocupa 3° lugar no ranking nacional de habitações precárias, aponta fundação

Sindicato dos Comerciários conquista vários benefícios para todos os trabalhadores e trabalhadoras do comércio de Brumado e Região

Google Tradutor adiciona Guarani e outros idiomas da África, Ásia e América do Sul

Polícia Rodoviária Federal registra apreensão recorde de cocaína em 2021

Mãe tenta vender filho por R$ 400 e foge do hospital após parto

Brumado: Homem é preso após matar companheiro da ex-namorada com golpes de faca no bairro do Mercado

Planejamento das Eleições Gerais 2022 é debatido na sede do TRE-BA

Barra da Estiva: PM apreende seis carros com suspeita de serem clonados

CGU aponta R$ 2,6 bi em desvios do Farmácia Popular

Eleições no Clube Social de Brumado: Chapa 2 quer renovação e inclusão das mulheres na gestão

Estados dizem que cumpriram lei e vão recorrer no STF sobre ICMS no diesel

Em mais uma decisão, justiça suspende licitação que pretendia privatizar serviços de água e esgoto em Brumado

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2018"

Mesmo na solitária, Geddel se recusa a tomar banho de sol e não come parte das refeições

Foto: Reprodução

A juíza de Direito Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, entendeu que o isolamento disciplinar imposto ao ex-ministro Geddel Vieira Lima não oferece risco à sua saúde e integridade. Na decisão, ela destacou que, mesmo em isolamento, Geddel tem se comportado de forma indisciplinada, recusando-se a sair diariamente para o banho de sol. Além disso, ele não quer aceitar parte das quatro refeições. “Apesar da recusa em receber as refeições e em assinar os documentos que atestam as respectivas recusas, o preso tem ingerido os alimentos referentes ao café da manhã e à ceia. Além disso, o preso se recusou a ser encaminhado para atendimento em rede hospitalar externa sob a alegação de que estaria bem de saúde”, diz na decisão. Por fim, a magistrada considerou a responsabilidade do Estado pelo resguardo da integridade física das pessoas em privação de liberdade. Ela ainda autorizou o encaminhamento de Geddel para a rede externa de saúde, caso seja necessário.



COSEMS/BA esclarece descredenciamento do MS na Atenção Básica

(Foto: Reprodução)

Com relação às recentes notícias publicadas por diversos canais de comunicação e através da circulação viralizada pelas redes sociais de uma postagem de origem desconhecida, informando que o “Descredenciamento na Atenção Básica feito pelo Ministério da Saúde irá deixar cerca de 200 mil pessoas sem atendimento”, o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), vem esclarecer de maneira minuciosa a verdadeira interpretação da informação que originou essa “fakenews” sobre o assunto e que está causando enorme desgaste institucional para todos os (as) secretários (as) municipais de saúde da Bahia.


Nota de esclarecimento sobre o descredenciamento AB

Considerando a Portaria nº 1.717, de 12 de junho de 2018, que descredencia Equipes de Saúde da Família (ESF) por não cumprimento de prazo estabelecido na Política Nacional de Atenção Básica, lembramos aos municípios baianos que tiveram equipes descredenciadas, que esse fato se deu em razão do descumprimento do prazo estabelecido na Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para cadastramento no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES). As Equipes de Saúde da Família de que trata a portaria citada acima se refere a situações nas quais a equipe não foi devidamente implantada ou estão sem funcionamento (profissionais conforme projeto credenciado, cadastro de CNES, etc.) não recebendo custeio federal até a presente data, não afetando o montante de recursos financeiros hoje recebidos, relativos à Atenção Básica, portanto não se trata de perda financeira municipal. Em nosso estado, o fluxo para habilitação de Equipes de Saúde da Família acontece a partir da elaboração do projeto pelo município, que submete ao Conselho Municipal de Saúde, passa pela análise da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e submete-se à Comissão Intergestora Regional (CIR) para, após ser aprovado na Comissão Intergestora Bipartite (CIB), ser remetido para o Ministério da Saúde (MS) para publicação em Diário Oficial com a respectiva reserva orçamentária para custeio federal. Lembramos ainda que equipes credenciadas são aquelas que o município fez o projeto, passou pelos trâmites no estado (CMS, CIR e CIB) e foi feito o pleito do financiamento ao MS. Cadastradas são aquelas equipes que, após publicação de portaria do MS, o município cadastrou os profissionais no CNES, começou a enviar produção e a receber o recurso de implantação e custeio. Equipes implantadas (em funcionamento) por sua vez, são aquelas cadastradas no CNES, com funcionamento e envio regular da produção conforme portaria regulamentadora. Reforçamos que o fortalecimento da Atenção Básica é fundamental para a organização do sistema de saúde, portanto realizam um efetivo processo de planejamento para ampliação da estratégia de Equipes de Saúde da Família em seu território.



Contrariando onda de especulações, Eduardo participa da visita de Rui Costa a Aracatu

Eduardo ao lado dos pré-candidatos Jaques Wagner e Márcio Moreira durante visita a Aracatu nesta terça-feira (03)

A forte onda de especulações que foi alimentada por indícios muito significativos, de que o prefeito de Brumado, o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) iria marchar na contra mão do atual governador Rui Costa (PT), que irá buscar a recondução do seu mandato, acabou sendo parcialmente dissipada na tarde desta terça-feira (03), já que o gestor brumadense compareceu a visita de Rui na vizinha cidade de Aracatu. Acompanhado do pré-candidato a deputado estadual, o ex-vereador Márcio Moreira (Patriota), Eduardo deixou transparecer que já teria tomado a sua decisão em quem teria o seu apoio para o governo do estado, a qual recaiu sobre Rui Costa. Ele, que na parte da manhã, recepcionou o candidato oposicionista, José Ronaldo (DEM), que participou, ao lado do ministro da Educação, Rossiele Soares, da cerimônia de oficialização do Curso de Medicina para Brumado. Em contato com Márcio Moreira ele confirmou que ficará ao lado de Rui Costa, tendo, inclusive, em vários municípios da região a dobradinha com Jorge Solla. Apesar de ainda não falar oficialmente sobre a questão, a tendência mesmo é que Vasconcelos rume mais uma vez com Rui Costa, apesar de o mesmo não ter cumprido, até o momento, os seus compromissos assumidos em sua visita ao município no início deste ano. Somente com a entrada do período eleitoral, que acontecerá nos próximos dias, é que esse “mistério” será desfeito.



Viatura da polícia civil bate em dois veículos durante perseguição a assaltante em Brumado

Policiais do DPT realizaram perícia no local (Foto: 97NEWS)

Uma viatura da Polícia Civil bateu em dois veículos no fim da tarde desta terça-feira (3) durante uma perseguição a um assaltante com uma motocicleta em Brumado. De acordo com informações, o condutor da viatura perdeu o controle do veículo, ao tentar realizar uma curva na Travessa Edésio J. da Silva, próximo a Avenida João paulo I. Os dois policiais que estavam no carro não se feriram. A viatura e os dois veículos que estavam estacionados na via ficaram bastante danificados com o impacto. Segundo a polícia, uma denúncia informou que um homem havia acabado de assaltar uma loja de confecções na Rua Coronel Tibério Meira no centro da cidade. Os policiais se deslocaram para o local, porém, o piloto da moto saiu em fuga. A viatura iniciou a perseguição, mas perdeu o controle ao entrar na Travessa que da acesso à Avenida João Paulo I, no bairro Parque Alvorada, e se chocou com os veículos. De acordo com a polícia, o assaltante que estava na motocicleta conseguiu fugir. Ainda segundo a polícia, esse mesmo meliante que vestia calça jeans azul, jaqueta camuflada e capacete preto, já havia realizado vários assaltos à estabelecimentos comerciais nesta terça. Até a publicação desta matéria, a polícia ainda estava à procura do meliante.



Novo depoimento do piloto que fez pouso forçado no rio Jamanxim muda versão do caso

Foto: Reprodução

Segundo o superintendente regional da Polícia Civil, esta versão inicial que Sérgio teria narrado à PM em uma barreira na estrada, foi alterada pelo piloto durante o depoimento na delegacia. “Ele disse que teria dito aos PMs que, para salvar a própria vida, se fosse preciso, atiraria. Então, teria havido somente um homicídio. Na versão anterior, ele disse que falou para os policiais militares [sobre o segundo homicídio], mas não confirmou em depoimento”, diz Vicente Gomes. Segundo o superintendente, Sérgio contou que após o pouso forçado, o piloto e o assassino saíram da aeronave, cada um por uma porta. Sérgio disse ainda que observou que o passageiro teria nadado para uma das margens do rio, enquanto o piloto permaneceu perto do avião. A nova versão contraria o que tem sido divulgado pelos órgãos oficiais de segurança desde sexta-feira (29), quando o caso ganhou repercussão. Até o momento, a Polícia Civil, Polícia Federal e Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará (Segup) informaram que o piloto relatou que, na última quinta-feira (28), fazia a viagem com dois homens, os quais identificou apenas como Turco e Polaquinho, que teriam iniciado uma briga. Polaquinho, segundo o piloto, estaria armado e teria atirado em Turco que morreu na hora. 

Ainda de acordo com os órgãos de segurança, em seguida, o assassino teria aberto a porta lateral da aeronave para jogar o corpo da vítima para fora do avião. O piloto, então, teria pegado a arma do assassino e atirado, matando-o. O corpo também teria sido jogado da aeronave pelo piloto, que, por volta de 17h, fez o pouso forçado na área de garimpo de Itaituba. Sérgio teria se hospedado em um pequeno hotel, de onde saiu de mototáxi em direção ao distrito de Moraes de Almeida, onde foi abordado pela Polícia Militar. O G1 questionou a Polícia Civil, Polícia Federal e Segup sobre a declaração do superintendente Vicente Gomes. Sobre a contradição, a Polícia Civil confirmou em nota a informação inicialmente publicada pelo G1 de que o piloto Sérgio Vanderlei Becker, em depoimento à polícia, no sábado (30), não havia matado ninguém dentro a aeronave. Mesmo assim, de acordo com o superintendente regional da Polícia Civil, Vicente Gomes, a polícia vai trabalhar sobre as duas versões apresentadas por Sérgio Becker. “Estamos trabalhando em cima das duas versões. Não descartamos nenhuma possibilidade”, disse o superintendente. “É uma situação complexa e inusitada, pelo fato de não termos testemunhas dos fatos”, frisou. O piloto Sérgio já respondeu, entretanto, por tráfico internacional de drogas. Em 2015, ele foi flagrado no Mato Grosso pela Polícia Federal transportando 200 kg de cocaína oriundas do Peru ou da Bolívia.

CONTINUE LENDO


Lojas americanas contrata universitários para estágio em todo o Brasil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Se você está a procura de um primeiro emprego, esta é uma ótima oportunidade para você: a rede Lojas Americanas abriu vagas para seu programa de estágio e busca estudantes universitários de todo o Brasil para integrar o time da empresa. Os jovens precisam estar matriculados nos cursos de administração, ciências contábeis, economia, engenharias, marketing e publicidade e propaganda, com previsão de conclusão até julho de 2019. Os interessados podem se candidatar até o dia 8 de julho, exclusivamente pela internet, no site da empresa. A remuneração não foi informada pelo recrutador.



Preocupante: Zika pode elevar risco de aborto espontâneo, diz pesquisa

Foto: Ilustrativa

Um estudo internacional feito com primatas sugere que muitas mulheres podem ter perdido seus bebês durante a gravidez por causa da zika, sem saberem que estavam infectadas com o vírus. A pesquisa publicada na segunda-feira (2) na revista Nature Medicine revelou que 26% das macacas infectadas com zika no início da gestação tiveram aborto espontâneo ou deram à luz bebês natimortos, mesmo sem apresentarem nenhum sintoma. Segundo os autores, até agora, estudos feitos com humanos só haviam medido o número de abortos em mulheres que apresentavam sintomas da doença. Um deles, realizado no início deste ano, mostrava que 6% das mulheres infectadas e analisadas pelos cientistas abortaram, enquanto 1,6% teve bebês natimortos. O aborto espontâneo ocorre quando o bebê é perdido antes de crescer por 20 semanas no útero. Depois desse período, considera-se como natimorto. De acordo com a autora principal do estudo, Dawn Dudley, do Centro Nacional de Pesquisa em Primatas de Wisconsin (EUA), a conclusão tem importantes implicações para as mulheres grávidas infectadas pelo vírus. Os resultados, aumentam a preocupação em relação à perda de gestações associadas à zika em humanos, que pode ser mais frequente do que se pensava. A cientista afirma que os estudos feitos até agora com humanos têm resultados muito limitados por se basearem só nas infecções sintomáticas. Nos laboratórios americanos, os cientistas puderam controlar o tempo e o método de infecção de uma maneira que seria impossível em estudos com humanos, segundo Dawn. Com isso, foi possível monitorar o progresso da infecção nos animais e em seus fetos. 



Moradores do Bairro Maria de Lourdes fazem protesto no muro de terreno que pertenceria a secretário municipal

Os moradores colocaram alguns objetos pendurados em cima do muro como forma de protesto (Foto: Leitor 97NEWS)

Como sempre vem sendo abordado pelo 97NEWS, o déficit de infraestrutura em vários bairros da cidade é ainda um grande desafio para a administração municipal, já que a cidade cresceu muito nos últimos anos e isso não foi acompanhado de obras estruturantes. Desta feita a indignação é dos moradores do Bairro Maria de Lourdes, que reclamam de abandono. “O mato está tomando conta, as ruas estão totalmente esburacadas e a situação é realmente muito revoltante”, disparam os moradores. Cansado de esperar eles resolveram fazer um protesto, em forma de arte, no muro de um terreno que, segundo eles, pertence a um dos secretários municipais. “Realmente tivemos que chegar a esse ponto para chamar a atenção da prefeitura quanto a situação de descaso que vivemos aqui já tem um bom tempo”, destacou o morador Paulo Esdras.

A situação estrutural do bairro é realmente crítica (Foto: Leitor 97NEWS)


População da região Sudoeste recebem ambulâncias e equipamentos de saúde

Foto: Divulgação

A semana começou com muitos investimentos entregues à população do Sudoeste baiano pelo governador Rui Costa e pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), durante evento do Governo da Bahia em Vitória da Conquista, nesta terça-feira (3). São tratores, ambulâncias e equipamentos de saúde para diversos municípios da região, destinados pelos deputados através de emendas parlamentares. Ao todo, cinco municípios foram comtemplados com a aquisição de tratores agrícola com todos os implementos para o fortalecimento da agricultura familiar local. Os beneficiados foram as associações de pequenos produtores rurais de Boa Esperança (Barra do Choça), Tanquinho, Mandacaru e Adjacências (Brumado), Quilombo da Lapinha (Igaporã), Água Vermelha (Itarantim) e Formosa e Vereda (Malhada de Pedras). Os mandatos entregaram um total de seis ambulâncias, beneficiando os municípios de Ribeirão do Largo, Tanque Novo, Encruzilhada, Mortugaba, Piripá e Vitória da Conquista (ambulância destinada para a Santa Casa de Misericórdia). Já os equipamentos e móveis para unidades de saúde foram destinados a Caetité, Cordeiros, Guajeru, Maetinga, Malhada de Pedras, Presidente Jânio Quadros, Tremedal, Piripá e Rio do Antônio.



Brumado: Estudantes da rede estadual e municipal retornam às aulas após o recesso junino

Alunos do C.E.B voltaram as atividades de olho no ENEM (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Os estudantes da rede estadual de ensino de Brumado voltaram à rotina de aulas, nesta terça-feira (3), após o recesso junino. O retorno segue o calendário oficial do ano letivo de 2018, que encerra no dia 19 de dezembro e conta com 200 dias letivos. Neste segundo semestre, além de novas aprendizagens, os estudantes participarão das ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado e, também, intensificarão os estudos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serão realizadas em novembro. As escolas da rede municipal de ensino de Brumado também retomaram suas atividades nesta terça-feira (3). A volta às aulas marca o início oficial do segundo semestre letivo nas unidades que compõem a Rede pública de ensino do município. Para os alunos, o dia foi de rever amigos e voltar à rotina de estudos. Na parte pedagógica, as equipes das unidades desenvolveram atividades de acolhida e motivação. “A volta às aulas é o momento, também, de reafirmar nosso compromisso de continuar trabalhando para garantir todas as condições para uma Educação de qualidade, como orienta a Secretaria de Educação. Alunos, professores, equipe pedagógica e os pais podem contar com o trabalho de todos”, ressalta a secretária de Educação, Edinéia Ataíde.

Alunos da Rede Municipal desenvolveram atividades de acolhida e motivação (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Finalmente: Ministro da Educação vem a Brumado e oficializa vinda do Curso de Medicina para o município

A mesa que foi composta (Foto: 97NEWS)

A consagração de um ciclo virtuoso, foi dessa forma que foi definida pelo prefeito Eduardo Vasconcelos a visita do atual ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, que esteve, finalmente, em Brumado para a realização do cerimonial da implantação do Curso de Medicina. Acompanhado do deputado federal Arthur Maia, do prefeito de Salvador, ACM Neto e do pré-candidato ao governo do estado, José Ronaldo (todos do DEM), o ministro oficializou a vinda do Curso de Medicina, que será de âmbito privado, para Brumado. O evento acabou tendo um cunho político, mesmo que de forma subliminar, já que a presença, principalmente de José Ronaldo, foi avaliada como uma possível aliança com o grupo situacionista, a qual está tendo como interlocutores, além do próprio Maia, o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Vasconcelos (PDT), que sempre se mostrou muito simpático ao grupo oposicionista a Rui Costa. Outro fator importante no bojo dessas possibilidades é que com maioria absoluta no legislativo, tendo apenas uma voz solitária na oposição, o apoio, caso se confirme, é considerado significante. Todos os presentes se pronunciaram para um auditório que ficou repleto que fez questão de comparecer ao evento. No final o ministro assinou o protocolo, oficializando a vinda do Curso de Medicina para Brumado, o qual, segundo as primeiras previsões, poderá já estar em atividade em 2019.

Um grande público esteve presente ao evento (Foto: 97NEWS)


Inconformado com fim do relacionamento, homem toca fogo na casa e deixa ex-mulher e filhos desabrigados

Foto: Reprodução/Radar 64

Uma mulher de 32 anos, e três filhos de nove, onze e doze anos ficaram desabrigados após o ex-marido atear fogo na casa onde eles moravam, no bairro Jaqueria, em Itabela, sul da Bahia, na manhã de domingo (1). De acordo coma polícia, o suspeito não aceitava o fim do relacionamento. Moradores relataram que no momento do incêndio, a mulher e os filhos não estavam na residência, que ficou totalmente destruída. Tudo que estava dentro do imóvel foi perdido. Ainda de acordo com a polícia, testemunhas viram o suspeito fugindo em uma motocicleta após cometer o crime. O caso será investigado.



Brumado: Ministro da Educação já está na cidade para implantação do Curso de Medicina

Foto: Carlos Silva l 97NEWS

O município de Brumado obteve a autorização do Ministério da Educação para ser uma das cidades da Bahia, que irá receber o Curso de Medicina. O processo de instalação já está em andamento e o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva já está na cidade para autorizar a implantação do curso. O evento está acontecendo no auditório da prefeitura municipal. O ministro Rossieli Soares veio acompanhado do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), além do pré-candidato ao governo da Bahia, José Ronaldo (DEM). Neste momento no auditório do paço municipal, o evento está sendo recepcionado pelo prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), vereadores, secretários municipais e população em geral. 



Em Brumado, cresce o número de crianças sendo transportadas em motos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Aumenta o número de crianças sendo transportadas por motocicletas em Brumado. A reportagem do 97NEWS foi às ruas e constatou que, mesmo a prática sendo proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro, é fácil encontrar crianças sendo transportadas irregularmente, principalmente em horário escolar. O Código de Trânsito diz que conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor transportando criança menor de sete anos ou que não possa cuidar da própria segurança é infração gravíssima. A multa é de R$191,00 mais sete pontos na carteira de habilitação. Adultos conduzem os menores sem capacete, com três pessoas em uma moto, com crianças espremidas no meio ou sozinhas na garupa. Em entrevista ao 97NEWS, o Superintendente de Trânsito de Brumado, João Nolasco, diz que reconhece o crescimento e vai aumentar as ações dos agentes nesse sentido. "Sabemos que de imediato não conseguiremos resolver a situação, porque nossa frota de veículos cresce a cada dia. São mais de 20 mil motocicletas circulando dia-dia em Brumado, as campanhas estão ai, e precisamos do apoio também da população", cobrou Nolasco. 

São mais de 20 mil motocicletas rodando em Brumado (Foto: Conteúdo 97NEWS)

Ainda segundo o Superintendente, a população tem que ver o agente de trânsito como um educador, e não como uma maquina de multas. "Com mais de 55 mil veículos rodando em Brumado, e compararmos com a quantidade de multas aplicadas nos últimos três meses, todos vão perceber que o agente educou mais do que aplicou multas", relatou o mesmo. Segundo relatório divulgado pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em abril deste ano foram aplicadas 280 multas, um índice muito baixo pelo número da frota. Já em maio, foram 514 multas, ou seja o número dobrou, mas segundo o Superintendente, devido ao fato do crescimento desse transporte irregular de crianças em motocicleta. Já os motociclistas reclamam da greve e no aumento do combustível. "Antes da greve eu levava a minha filha de carro, dando mais segurança à ela, mais com essa greve que teve ai, e com a gasolina subindo quase todos os dias, fica inviável rodar de carro. Ai tem que ser a moto mesmo", disse ao 97NEWS, Leandro de Almeida Castro, auxiliar de vendas. "Sabemos que em todo país, principalmente no interior, é comum ver famílias inteiras sendo transportadas em motos, até o cachorro, atitude que coloca em risco a vida das crianças, em primeiro lugar, pois são, naturalmente, mais frágeis", explica Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder-DPVAT.



Em visita à UBS de Lagoa Funda, ‘Palito’ recebe boas notícias do secretário municipal de saúde

O vereador Palito (esquerda) acompanhado do secretário Claudio Feres em visita à UBS de Lagoa Funda (Foto: Assessoria Parlamentar)

Na manhã da última sexta-feira (29), o vereador Luiz Carlos “Palito”, acompanhado do secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, esteve visitando a UBS – Unidade Básica de Saúde da Comunidade de Lagoa Funda na busca de novas conquistas e melhorias, atendendo assim aos anseios dos moradores. Na oportunidade “Palito” cobrou a instalação de um consultório odontológico para a unidade, sendo que, o secretário informou que a SESAU está em processo de compra de 6 seis cadeiras odontológicas para serem distribuídas nas unidades do município, sendo que uma delas será para a Lagoa Funda, o que deixou o vereador satisfeito. “Essa é uma reivindicação muito importante que vem sendo feita e, agora, com essa afirmação podemos comemorar mais uma vitória para a comunidade”, enalteceu o parlamentar. Ainda na oportunidade, “Palito” cobrou do secretário a colocação de assentos para a sala de espera, o que tem recebeu a resposta positiva do secretário que comunicou que está em andamento um processo de licitação nesse sentido e, assim que cheguem as cadeiras, elas serão colocadas, dando assim mais conforto para o atendimento.



Prefeito de Brumado assina Termo de Adesão ao Programa 'Cidade Empreendedora'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Brumado irá se tornar uma Cidade Empreendedora. Na última semana, o prefeito Eduardo Vasconcelos assinou o termo de adesão ao Programa desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Quarenta municípios baianos foram selecionados para integrar a ação na Bahia. Na região sudoeste, Brumado foi uma das oito cidades contempladas. O programa propõe a melhoria do ambiente de negócios, por meio de políticas públicas e ações que fomentem o desenvolvimento dos pequenos negócios. Para isso, será eleito um Comitê Gestor. Com isso, será possível traçar um diagnóstico apontando as necessidades do município e os eixos de atuação do programa. “Vamos melhorar o ambiente de negócio, desburocratizar e aproximar o empresário das compras públicas, a Prefeitura é o maior comprador do município e tem em suas mãos a possibilidade de reter a riqueza e gerar realmente o desenvolvimento aqui na cidade”, explica a gerente regional do Sebrae, Josinete Viana. Para o prefeito Eduardo, a parceria com o Sebrae só tem a contribuir com o desenvolvimento da cidade. “Estamos trabalhando para implantar em Brumado uma cidade cada vez mais forte, que além do minério, a cidade possa também ser uma cidade empreendedora”, comentou o gestor. 



Governo do Estado inaugura obras em Vitória da Conquista nesta terça (3)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (CCCJL) será reinaugurado em Vitória da Conquista, nesta terça-feira (3), às 19h, com a presença do governador Rui Costa, que participará de uma série de atividades no município e seu entorno, ao longo do dia. Seu primeiro compromisso será às 10h, com a inauguração da UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), obra realizada pela Secretaria de Saúde do Estado. Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai entregar 40 viaturas para o policiamento de Vitória da Conquista, Guanambi, Itapetinga e Livramento de Nossa Senhora. Ainda em Conquista, o governador vai autorizar a Agência Reguladora de Saneamento do Estado (Agersa) a celebrar protocolo de adesão ao Projeto de Capacitação de Agentes Municipais para Elaboração dos Planos de Saneamento Básico dos Municípios (Capacitasan), com oito cidades: Cândido Sales, Condeúba, Encruzilhada, Itambé, Maiquinique, Botuporã, Caturama e Ibipitanga. Ele também vai autorizar a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) a lançar o edital para Contratação do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Grande e Corrente, e a  celebrar Convênio com os Consórcios Públicos Intermunicipais da Bacia do Paramirim e Alto Sertão, no âmbito do Programa Estadual de Gestão Ambiental. 



Piloto diz ter feito pouso forçado após dois homicídios em pleno voo

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Pará e a Polícia Federal estão investigando as circunstâncias que forçaram o piloto de um avião executivo a fazer pouso forçado em um rio do sudoeste do Pará, em região de garimpos. Segundo os investigadores, o piloto da aeronave contou, em depoimento, que houve dois homicídios em pleno ar, durante o voo. O caso aconteceu no dia 27 de junho, mas só chegou ao conhecimento das autoridades no dia 29 de junho, quando pescadores perguntaram a policiais militares de uma unidade da região se o piloto tinha procurado ajuda. Os policiais passaram a buscar informações sobre o suposto acidente e sobre o paradeiro do piloto, que estava hospedado em um hotel próximo. 

Sérgio Vanderlei Becker foi identificado quando chegava ao distrito de Moraes de Almeida, em um mototáxi. Conduzido à Polícia Civil de Itaituba, o piloto confirmou ter pousado no Rio Jamanxim e abandonado a aeronave em seguida. Ele contou que, durante a viagem entre Guarantã do Norte (MT) e Apuí (AM), os dois passageiros a bordo se desentenderam e um deles, identificado como Polaquinho, atirou no outro, conhecido como Turco, que morreu na hora. Ainda segundo o piloto, Polaquinho teria aberto a porta lateral da aeronave para arremessar o corpo de Turco para fora do avião, em pleno voo. Becker afirma que, neste momento, apanhou a arma que estava sobre o assento e decidiu matar Polaquinho. O piloto justificou sua decisão alegando temer ser morto por ter testemunhado o primeiro homicídio. Becker contou ter acertado dois tiros em Polaquinho. Em seguida, teria se levantando para também jogar o corpo de sua vítima para fora da aeronave, mas perdeu o controle do avião, só recuperando-o a tempo de pousar no rio. Posteriormente, o piloto informou o ponto exato em que se encontrava a aeronave, prefixo PT IIU. Policiais militares já fizeram uma vistoria preliminar no avião. Embora tenham encontrado vestígios de sangue, nem os corpos das supostas vítimas, nem a arma usada no crime foram localizados. Quando foi detido, o piloto carregava munições ilegais. Mesmo assim, Becker foi liberado após prestar depoimento.

CONTINUE LENDO


Conquista: Motociclista morre após bater em caminhão; após acidente veículo pegou fogo

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Uma batida envolvendo uma moto e um caminhão deixou um homem morto na BR-116, trecho de Lagoa das Flores, no município de Vitória da Conquista. A vítima foi identificada como César de Brito Soares. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a moto que ele pilotava bateu de frente com o caminhão na madrugada de sábado (30). César acabou morrendo na hora. Com a batida, o caminhão chegou a pegar fogo por conta do impacto. A pista precisou ser interditada por algumas horas. De acordo com a PRF, as causas do acidente ainda estão sendo investigadas.



IFBA publica editais para processo seletivo 2019 de cursos técnicos; inscrições começam hoje (3)

Foto: Luciano Santos l 97News

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou editais do Processo Seletivo 2019 para cursos técnicos nas formas integrada e subsequente. Ao todo, são ofertadas 5.185 vagas, sendo 2.715 para o integrado e 2.430 para o subseqüente, distribuídas em 19 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. Podem se inscrever, estudantes que concluíram o ensino fundamental (para os cursos da forma integrada) e estudantes que concluíram o ensino médio (para os cursos da forma subsequente). Dentre as novidades deste ano, estão a possibilidade de inclusão da 2ª opção de curso, a exclusão da prova de redação, e a possibilidade de atendimento pelo nome social no dia da aplicação da prova. As inscrições serão realizadas no período de 3 de julho a 16 de agosto, através da página do processo seletivo (Clique Aqui). O candidato que não tiver acesso à internet poderá utilizar as instalações físicas do IFBA para realizar sua inscrição. Nesse caso, é necessário entrar em contato com os campi ou com a reitoria e verificar os horários disponíveis. A taxa de inscrição é de R$ 35. Os candidatos poderão solicitar, entre os dias 1º e 31 de julho, a isenção parcial. Para fazer a solicitação é necessário que o candidato comprove que cursou os últimos cinco anos em escolas públicas (para os cursos do integrado) ou que cursou todas as séries do ensino médio em escolas públicas (para os cursos do subsequente). Os contemplados pagarão o valor de R$ 3,50, referente a 10% da taxa de inscrição. As provas serão realizadas no dia 21 de outubro.