ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2018"

Ministério Público recomenda que Coelba restabeleça contrato com Caixa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público da Bahia recomendou, nesta quarta-feira (11) que a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) restabeleça o contrato firmado com a Caixa Econômica Federal, para que os usuários possam voltar a pagar as contas de energia elétrica em casas lotéricas. De acordo com a ação assinada pela promotora Joseane Suzart, a volta do serviço deve acontecer “com o máximo de urgência”. Segundo a profissional, a Coelba tem “dever de disponibilizar serviço de atendimento à população que seja compatível com a demanda existente, não ocasionando demora exacerbada, longas filas, insatisfação geral e prejuízos para todos os usuários do estado da Bahia”. Além disso, a companhia também foi notificada para não suspender o fornecimento de energia para consumidores inadimplentes, nem multar aqueles usuários com faturas atrasadas.



Lista de estiagem inclui 29 cidades com decreto de emergência; maioria fica no Sudoeste

Foto: Conteúdo l 97News

Mais 29 municípios baianos que convivem com a estiagem tiveram decretos de emergência reconhecidos pelo Estado. Da lista, divulgada nesta quarta-feira (11), 26 ficam no Sudoeste baiano e apenas três estão situadas no Oeste, casos de Carinhanha, Coribe e Malhada. Os decretos homologados pelo governador Rui Costa valem por 180 dias, contados a partir do momento em que foram estabelecidos em cada local. Entram no rol as cidades de: Anagé, Aracatu, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Carinhana, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Encruzilhada, Guajeru, Iuiú, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Tremedal, Urandi, Presidente Jânio Quadros e Vitória da Conquista. Com os decretos, as prefeituras podem pedir auxílio complementar do estado. Em áreas rurais, onde a estiagem é mais percebida, moradores precisam de auxílio de carros-pipa para encher cisternas e ter água em casa, por exemplo. Conforme dados da Defesa Civil do Estado (Sudec), mais de 4 milhões de baianos sofrem com os problemas da estiagem. 



Retrocesso: Vitória da Conquista cai no ranking de desenvolvimento, diz relatório da Firjan

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgou na última semana o Relatório do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), e o município de Vitória da Conquista caiu 322 posições em dois anos. O relatório avaliou 5.471 municípios, onde vivem 99,5% da população brasileira. Em 2014, Conquista era considerada a terceira maior cidade da Bahia, e estava na 2.587º colocação no Brasil, já em 2016, despencou para 2.909º lugar. Na Bahia, Conquista caiu sete colocações no mesmo período, sendo considerada a 26ª cidade baiana no ranking de desenvolvimento. A Firjan monitora as áreas de emprego e renda, educação e saúde, com base nas estatísticas oficiais dos respectivos ministérios. O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de 1, maior o desenvolvimento. Nos dados consolidados das três áreas, Vitória da Conquista apresentou desenvolvimento baixo, com índice médio de 0,66. Na área de emprego e renda, entre 2014 e 2016, a cidade caiu de 369ª para 409º colocação no Brasil e e se manteve em 10º nos dois períodos, no Estado, com o índice de 0,73. Na educação, caiu 303 posições, de 3.869º para 4.172º e no Estado caiu de 62º para 116º, com índice de 0,68. Já na área da saúde, Vitória da Conquista caiu de 4.368º para 4.515º no Brasil e de 124ª para 148º na Bahia, com um dos piores índices da série de 0,65. A estimativa da Firjan é que, assim como todo o Brasil, Conquista se recupere apenas em 2027, pois, de acordo com a analista de Estudos Econômicos da federação carioca, Anna Carolina Gaspar, apesar da perda de postos de trabalho ser rápida, a recuperação é muito lenta.



Brumado: 2ª Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária será realizada no município

Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, as Paróquias Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, vão realizar a 2ª Feira Agroecológica da Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Brumado. O evento será realizado pela Associação Divina Providência e Centro Comunitário da Paróquia São Pedro de Aracatu, com o apoio das paróquias de Brumado e da CESE, que há mais de 40 anos, atua na promoção, defesa e garantia de direitos no Brasil e tem a missão de fortalecer organizações da sociedade civil, especialmente as populares, empenhadas nas lutas por transformações políticas, econômicas e sociais que conduzam a estruturas em que prevaleça democracia com justiça. Entre os dias 19 e 20 de Julho, os visitantes poderão conhecer e adquirir produtos direto do campo como: doces, compotas, geleias, polpa de frutas, alface, coentro, cenoura, beterraba e legumes, temperos, carne de bode, porco, frango e ovo caipira. E ainda, mel de abelha, biscoitos de tapioca, além de plantas ornamentais e frutíferas. A Feira também terá, Varanda da Feira, com experiências importantes na Convivência com o Semiárido, destacando a produção de alimentos agroecológicos. Além de Rodas de Conversa, falando sobre alimentação alternativa e plantas medicinais; Exploração Mineral e seus impactos; Agroecologia e Segurança Alimentar; Criação de galinha caipira. O evento também contará com Bazar Solidário da Cáritas Diocesana e Apresentações culturais. 



Ministério Público move ação contra Viação Nova Horizonte; empresa é acusada de usar ônibus precários e inseguros

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público da Bahia (MP/BA) moveu uma ação civil pública contra a Viação Novo Horizonte, por prestar um serviço precário, inadequado e inseguro para os passageiros. De acordo com o MP, a empresa desrespeita o Código de Defesa do Consumidor. Na ação, o Ministério Público diz que a concessionária disponibiliza aos usuários ônibus em condições precárias de higiene e segurança, que apresentam problemas mecânicos, não cumprem os itinerários, possuem horários imprevisíveis de saída e chegada e que frequentemente atrasam. Conforme consulta feita pelo MP à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), essas infrações ocorrem desde 2012, com aplicação de multas à empresa. O MP pede que a Justiça conceda uma liminar para que a empresa adote uma série de medidas que garantam a prestação de serviço seguro e de qualidade aos passageiros. O MP chegou a propor em janeiro último a adoção dessas medidas em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas a Viação Novo Horizonte não respondeu sobre a proposta. A ação decorre de inquérito civil instaurado em julho do ano passado.



Torneio de sinuca reuniu 160 competidores, no Ginásio de Esportes em Brumado

Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo Antônio Pedro da Rocha, promoveu o torneio de sinuca no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. Nesta edição, realizada no domingo (8) reuniu 160 competidores. A disputa iniciou por volta das 9h e se estendeu até às 20h. Durante todo o dia houve muita música. Os familiares dos competidores também compareceram. Quem ficou em primeiro na disputa foi o Gustavo (Gugu), da cidade de Contendas do Sincorá. Ele levou o prêmio de R$ 2.500 e troféu. O evento, atraiu centenas de amantes do esporte de mesa, e contou com 11 tabuleiros. Participantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas se encontraram em Brumado. É o caso do empresário Robson Almeida, 41 anos, que saiu de Minas Gerais para participar da competição. Ele conta que joga sinuca “desde moleque”. “Jogo há 30 anos, mas mesmo assim não jogo bem não”, riu. Ele conta que participa de campeonatos porque gosta de assistir as partidas com os participantes mais habilidosos, bem disputadas. No total, o torneio pagou a premiação de R$ 5 mil, além de troféus e medalhas, contemplando do 1º ao 5º, em caráter eliminatório. Para Antônio Pedro, o Pedro Sinuca, "o torneio realizado em Brumado foi o segundo maior do estado, tanto em participantes quanto em premiação, perdendo apenas para a competição promovida na cidade de Teixeira de Freitas", comentou. 

 



Brumado: Comissão visita Tiro de Guerra para iniciar levantamento para reforma e ampliação da unidade

A comissão abriu um diálogo para conhecer as principais necessidades do TG para a reforma e ampliação (Foto: Divulgação)

Considerado um dos melhores Tiros de Guerra da Bahia, o TG 06/024 vem, ao longo dos anos obtendo várias conquistas importantes, especialmente em sua logística, o que fez com que a estrutura fosse considerada de excelência. Com o objetivo de formar atiradores, os quais recebem também os ensinamentos de valorização da Pátria e da Cidadania, o Tiro de Guerra de Brumado está sob novo comando, que está a cargo do Subtenente Edmundo de Souza Rocha, o qual está dando continuidade à filosofia que era desenvolvida com um ótimo grau de resolutividade. No último dia 04 de julho, o TG recebeu a visita do prefeito Eduardo Vasconcelos, que é o diretor da entidade. Acompanhado do secretário de Administração, João Nolasco e também de uma equipe técnica, que iria iniciar o processo de levantamento e estudo para que a estrutura passe por uma nova reforma e ampliação, confirmando assim o compromisso da administração municipal com a instituição militar.

O prefeito Eduardo Vasconcelos observou os detalhes para que as obras possam ser iniciadas (Foto: Divulgação)


Sentindo no bolso: Gasolina a quase R$ 5 e gás de cozinha a R$ 60 assusta consumidores em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os sucessivos reajustes nos preços dos combustíveis nas refinarias pela Petrobras, com alta acumulada de 24,7% desde de abril, fizeram o valor do litro da gasolina romper a barreira de quase R$ 5 em Brumado. Os consumidores pagam até R$ 4,959 se optarem por abastecer o veículo com a gasolina comum, já a aditivada passa dos R$ 5. O levantamento foi feito por nossa equipe em visita à alguns postos da cidade. O motorista aposentado, Claudio Lisboa relatou a nossa equipe que a situação ficará insustentável em alguns meses. "Já pagamos vários impostos nos alimentos, agora pagamos mais caro no petróleo, que as vezes se torna necessário usar o veículo para se locomover. Brumado ainda não é uma cidade com o transporte público completo, ainda existem falhas. E a única maneira é recorrer ao meu carro. Se não fosse deixaria ele em casa, e andava de coletivo". Reclamou. A Petrobras vem informando há meses que não tem poder de formação de preços dos combustíveis. Além disso, destaca, inclusive em propagandas na TV, que sua cotação responde por cerca de um terço do valor final nos postos.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outro vilão, desta vez, é usado nas cozinhas dos brasileiros, o botijão de gás, ou GLP. Na última semana, a Petrobras concedeu reajuste de 4,4% no preço do botijão de 13 kg, e o aumenta representa 5,2%, na comparação com o preço do ano passado. Em Brumado, o reajuste elevou o preço do produto, que era vendido a R$ 55, para R$ 60 a vista, e o preço fica ainda mais salgado, se a compra for a prazo, chegando a R$ 70. “Eu estou pagando R$ 70 pelo botijão e não dura um mês. Antes durava 40 dias. Eu recebo salário mínimo, esse preço é muito caro para mim. O governo tinha que fazer alguma coisa”, desabafou, a recepcionista, Clarice Meira Muniz.



Abastecimento de água momentaneamente afetado em Brumado e Malhada de Pedras nesta quarta (11)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que o fornecimento de água no Sistema Integrado de Abastecimento de Brumado, que também atende à cidade de Malhada de Pedras, encontra-se afetado após a ocorrência de problemas eletromecânicos em equipamentos da estação de bombeamento na barragem de Cristalândia e à interrupção na distribuição de energia elétrica. O abastecimento será restabelecido gradativamente e o fornecimento de água será completamente em até 48 horas após a conclusão dos serviços de correção. Enquanto isso, a Embasa solicita a compreensão da população e recomenda a utilização criteriosa da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios. 



Câmara aprova isenção do pagamento da conta de luz para famílias de baixa renda

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (10) a isenção do pagamento da conta de luz para famílias de baixa renda. A medida foi aprovada durante a votação do projeto que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras. O texto-base da proposta já havia sido aprovado na semana passada, mas os deputados ainda precisavam analisar os destaques (possíveis mudanças ao texto original) para concluir a votação. Durante a análise dos destaques, os deputados modificaram as regras da chamada Tarifa Social. Pela proposta, serão beneficiadas as famílias: com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo; e que consumirem até 70 kwh/mês. O texto define, ainda, que a gratuidade será custeada pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Atualmente, os descontos para famílias de baixa renda são calculados com base no consumo, que vai de 30 kwh/mês a 220 kwh por mês, em que o desconto varia de 10% a 65%. Pela lei atualmente em vigor, somente indígenas e quilombolas cujas famílias são consideradas de baixa renda têm direito ao desconto de 100% na conta de luz. Com a conclusão da votação do projeto, o texto seguirá para votação no Senado e, em seguida, para sanção presidencial.



Bahia: Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Salvador e Barreiras neste mês

Foto: Esquadrilha da Fumaça / Divulgação

Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, fará uma apresentação no Farol da Barra, em Salvador, no sábado (14). O espetáculo no ar faz parte do circuito Norte Nordeste do Brasil, que será realizado entre 12 e 30 de julho. Também haverá apresentação em Barreiras. O espetáculo será às 16h do dia 29 de julho. O voo será realizado por um grupo de 45 militares, formado por Oficiais e Graduados, utilizando as aeronaves A-29 Super Tucano. Com mais de 3.800 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração da Fumaça tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.



Saiba quem são os 12 garotos que ficaram presos na caverna na Tailândia

Foto: Divulgação

Os 12 meninos que ficaram presos por 18 dias em uma caverna da Tailândia poderão em breve voltar a jogar pelos “Moo Pa” (javalis selvagens), a equipe de futebol da qual fazem parte. O resgate dos garotos, com idade entre 11 e 16 anos, e de seu assistente técnico Ekapol Chanthawong, 25, terminou nesta terça-feira (10) e todos deixaram o local em segurança. O grupo inclui um goleiro, dois defensores, quatro meio-campistas e três atacantes, além de um jogador sem posição definida, de acordo com o jornal britânico The Guardian, – há ainda um garoto que não faz parte da equipe e estava apenas acompanhando um amigo. Conheça o perfil de cada um deles:

Adul Sam-on, 14

Nascido em Mianmar, se tornou o mais conhecido dos meninos por ser o que melhor fala inglês, que teria aprendido por seu envolvimento com a igreja. Por isso, atuou como tradutor dos colegas com os primeiros mergulhadores, que eram britânicos. Adul joga como ponta-esquerda na equipe e pertence a uma minoria étnica perseguida em seu país. Por isso, se mudou para a Tailândia quando tinha sete anos.

Duganpet Promtep, 13

Atacante e capitão do time, já foi sondado por equipes da região para testes.Recebeu dos colegas o apelido de Dom.

Chanin Vibulrungruang, 11

Caçula do grupo, começou a jogar futebol aos sete anos e se juntou ao Wild Boars há três anos . Apelidado de Titan e também atacante, teria sido um dos últimos a deixar a caverna, segundo a imprensa local. Em carta a família, pediu para comer frango frito quando saísse da caverna.

Panumas Sangdee, 13

Conhecido como Mick, joga como zagueiro e era considerado um dos mais em forma do grupo antes de entrarem na caverna.

Somepong Jaiwong, 13

É um dos cinco do grupo que estudam na escola Mae Sai Prasitsart. Ponta-direita, recebeu o apelido de Pong.

Mongkol Booneiam, 13 

Chamado de Mark, é aficionado por futebol e costuma usar camisetas de equipes profissionais. Torcedor do Muangthong United, um dos principais times do país, também pratica natação e ciclismo.

Nattawut Takamrong, 14 

Em carta, pediu que a família não se preocupasse com ele. Com apelido de Tle, é atacante e está na oitava série da escola local. Em entrevista a rede de TV CNN, sua família disse que tem uma festa preparada para sua volta.

Ekarat Wongsukchan, 14

Goleiro da equipe e apelidado de Bew, era responsável por recolher o equipamento da equipe ao fim dos treinos, de acordo com o jornal The Guardian.

Pipat Pho, 15

Fez aniversário no dia que os garotos entraram na caverna, em 23 de junho. Apelidado de Nick, ele não faz parte dos  Wild Boars e estava acompanhando a equipe porque é amigo de Ekarat Wongsukchan.

Prajak Sutham, 15

Note, como é conhecido, joga como goleiro e no meio-campo e também fez aniversário enquanto estava preso na caverna, no dia 1º de julho. À CNN sua avó disse ser “um milagre” o que ocorreu com o grupo.

Pornchai Kamluang, 16

Apelidado de Tee, joga na defesa e estuda na escola Ban Pa Yang.

Peerapat Sompiangjai, 16

Outro a fazer aniversário no dia que o grupo entrou na caverna, em 23 de junho, tem o apelido de Night e joga como ponta-direita. Sua irmã prometeu a CNN fazer um novo bolo de aniversário para ele quando deixasse a caverna.

Ekapol Chanthawong, 25

Assistente da equipe, foi encarregado pelo técnico principal de levar as crianças para o passeio que acabou com o grupo preso na caverna. Ex-monge, abriu mão de comer enquanto o grupo estava perdido para deixar mais comida para as crianças. Foi o último a ser resgatado, segundo a imprensa local.

CONTINUE LENDO


Aprovado projeto que aumenta potência das rádios comunitárias

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Plenário aprovou nesta terça-feira (10) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 513/2017, que aumenta a potência de transmissão para rádios comunitárias. A proposta segue para a Câmara dos Deputados. A proposta estabelece aumento da potência para até 150 watts, com altura irradiante não superior a 30 metros e possibilidade de acesso a dois canais específicos em nível nacional para as emissoras em frequência modulada. O relator da matéria, senador Otto Alencar (PSD-BA), destacou que houve acordo com as lideranças partidárias para aprovação do projeto. Antes de iniciada a votação, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, também anunciou a retirada de dois requerimentos para exame do texto por outras comissões.



Jânio Quadros: Cipe/Sudoeste apreende armas e munições na zona rural

Foto: 97NEWS

Policiais da CIPE/Sudoeste em rondas pelo município de Jânio Quadros, receberam denúncia anônima, informando que um homem da zona rural, estava de posse de várias armas em sua residência. Ao chegarem no local, os policiais foram recebidos pelo suspeito, que autorizou a entrada da guarnição em sua residência e em mais duas casas construídas no mesmo terreno, afirmando que as casas seriam dos seus filhos, que moravam em São Paulo. Ao realizar buscas em uma das residências, os policiais encontraram um revólver calibre 32 e mais duas armas na outra residência, sendo um revólver calibre 38 e outra arma calibre 32. Além das armas, foram encontrados também munições calibres 32, 12 e 38, além disso, um porta munições e uma algema estavam dentro da residência.



BA-262: Polícia apreende 9 kg de drogas dentro de ônibus da Novo Horizonte em Brumado

Foto: Divulgação l PM/BA

A Polícia Militar (PM) apreendeu nove quilos de drogas durante uma abordagem a um ônibus de transporte de passageiros na noite desta terça-feira (10). A droga era transportada por um dos passageiros, uma mulher de 27 anos. Durante a fiscalização no veículo, os policiais verificaram o compartimento de bagagens, onde foram encontrados, dentro de uma mala vermelha, tabletes de substância análoga à maconha pesando aproximadamente 8kg e 1kg de substâncai análoga à cocaína. Ao ser questionada pelos policiais, a jovem que transportava a mala não informou o destino da droga, mas informou que receberia uma certa quantia em dinheiro no destino final. O ônibus foi abordado em Brumado na BA-262. A mulher identificada como Naiara Oliveira Santana, de 27 anos, foi presa e levada para a delegacia de polícia em Brumado, onde irá responder pelo crime de tráfico de entorpecente.

Foto: Divulgação


Mesmo isolado, Geddel se comporta de forma indisciplinada, diz juíza

Foto: Reprodução

O ex-ministro Geddel Vieira Lima tem registrado comportamento indisciplinado, na Penitenciária da Papuda (DF), onde está preso preventivamente desde setembro do ano passado, após a Polícia Federal apreender R$ 51 milhões em um bunker atribuído a ele, em Salvador (BA). No fim de junho, ele chegou a ser colocado em isolamento, como castigo por ter desacatado um agente. Apesar da medida, a juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, destaca que ele mantém comportamento agressivo. “Informa (a direção do presídio), ainda, que mesmo em isolamento disciplinar, Geddel vem se comportando de forma indisciplinada e vem se recusando ao recebimento de parte das quatro refeições diárias ordinariamente disponibilizadas a todas as pessoas em privação de liberdade naquela unidade prisional, insistindo em ter acesso à cantina do Bloco 5. Além disso, ele se recusa a sair diariamente para o banho de sol”, afirma o despacho, de acordo com o blog da Andreia Sadi, no portal G1.

 

Além disso, já havia sido recomendado, no início de junho, pela mesma magistrada, que Geddel passasse por perícia no Instituto Médico Legal (IML), depois de a vigilância do presídio encontrar, na cela dele, diversos medicamentos: Nexium 40mg (65 comprimidos); Diazepam 5mg (8 comprimidos); Valium 10mg (4 comprimidos); Hermitartarato de Zolpidem 10 mg (2 comprimidos); Lexapro 10 mg (46 comprimidos); Lexapro 20mg (18 comprimidos); Cewin 500mg (13 comprimidos); Oxalato de escitalopram 20mg (29 comprimidos); Carbamazepina 200mg (10 comprimidos); Tylenol (4 comprimidos); Iboprufeno (7 comprimidos); e uma pomada Trafic. “O ilustre perito signata?rio do laudo e seu aditamento afirmou que ‘se todas essas substa?ncias forem ingeridas em sua totalidade, poderão causar a morte do periciando'”, escreveu a juíza, em sua decisão.

O ex-ministro, por sua vez, sob orientação de seus advogados, não realizou o procedimento.

Sobre o isolamento de Geddel, Cury citou um relatório psiquiátrico, também do mês passado, que aponta o ex-ministro “um pouco irritado e impulsivo, o que é compatível com o período de mudança da medicação antidepressiva”. Ela ainda reafirma que o procedimento de isolamento é legal.

Durante os dez dias em que esteve na cela sozinho, Geddel não pôde comer alimentos da cantina, assistir à TV ou receber visitas. Estava autorizado, no entanto, a tomar banho de sol, mas se recusou, sem “razão plausível”, assim como fez em relação ao atendimento médico em rede hospitalar externa. “E ainda ameaçou fazer escândalo caso o retirassem de lá”, esclarece a juíza.

“Considerando a responsabilidade do Estado pelo resguardo da integridade física das pessoas em privação de liberdade, fica autorizado desde já, em caso de urgência que não possa ser atendida pela equipe de saúde do estabelecimento prisional, o encaminhamento do custodiado para a rede externa de saúde, caso necessário”, afirma o despacho, apesar da negativa do preso.

CONTINUE LENDO


Cidades brasileiras não têm planos para resíduos sólidos

(Foto: P+G Comunicação Integrada)

De acordo com o Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic 2017), que acaba de ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase metade das 5.570 cidades brasileiras não tem atualmente um plano integrado para o manejo do lixo. A informação é grave, por ter um plano de resíduos sólidos é indispensável para que prefeituras recebam recursos, financiamentos e incentivos da União para a área. O plano deve conter, por exemplo, obrigatoriedades que incluem metas de redução de rejeitos via reciclagem e reutilização, regras para o transporte, limpeza urbana, gerenciamento do lixo e diagnósticos regulares. Segundo o estudo, Paraná (83,1%) e Mato Grosso (86,1%) são os estados com os maiores índices de cidades com planos de resíduos sólidos. Na outra ponta, com os menores índices, aparecem Bahia (22,1%) e Piauí (17,4%).

(Foto: P+G Comunicação Integrada)

A Logística Reversa, que visa tornar empresas e indústrias dos mais variados segmentos responsáveis por todo o ciclo de vida útil de um produto, promovendo a reutilização ou o descarte correto dos bens de consumo, deveria fazer parte dos planos municipais, mas ainda é pouco difundida no Brasil. Além de representar um processo vital para o desenvolvimento sustentável do planeta, o processo de restituição dos resíduos sólidos ao setor industrial é mais do que uma orientação e está previsto em lei. Em 2010, o governo brasileiro implantou a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, lei nº 12.305, que define a Logística Reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. 

(Foto: P+G Comunicação Integrada)

A lei prevê a redução, reutilização e reciclagem na geração de resíduos, além de regulamentar e impor a implementação de sistemas de produção e consumo consciente a fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Segundo o advogado mestre em direito empresarial Emanuel Fernando Castelli Ribas, a legislação se aplica a grande parte do setor empresarial. “Todas as sociedades empresárias que de algum modo, por meio de sua atividade, direta ou indiretamente gerem resíduos sólidos, são obrigadas a desenvolver ações relacionadas à gestão integrada e ao gerenciamento destes resíduos”, afirma. As consequências para as instituições inclusas que não se ajustarem às leis podem ser legalmente responsabilizadas pelos danos causados.  “Independentemente da existência de culpa, as sanções previstas em lei, em especial às fixadas na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, vão desde a aplicação de multa pecuniária, podendo gerar em casos mais graves a interdição/suspensão das atividades da empresa”, explica. No Paraná, o Instituto de Logística Reversa – ILOG atua desde 2016 auxiliando instituições de todos os portes a adotarem e desenvolverem práticas sustentáveis em cumprimento das políticas de Logística Reversa do Estado do Paraná e da União. “Um futuro sustentável no universo corporativo depende de práticas que garantam a preservação ambiental, e nós auxiliamos as empresas a se adequarem à lei e definir estratégias que entendam a Logística Reversa como parte integrante dos processos como um todo. Nós viabilizamos parcerias entre a iniciativa privada, governos estaduais e municipais e cooperativas de catadores afim de reintegrar materiais reutilizáveis como papel, vidro, PET e plásticos ao seu processo produtivo originaI e isso colabora diretamente com a estruturação rápida de um setor empresarial pautado na sustentabilidade”, comenta Nilo Cini Junior, presidente do ILOG. Para Emanuel Fernando Castelli Ribas, as leis referentes ao segmento são cruciais, pois só a conscientização voluntária ainda é insatisfatória para que a Logística Reversa seja integrada como um processo natural. “Hoje, em geral, no cenário nacional, a eficácia dos planos de Logística Reversa só podem ser aferidos com a execução destes, mas há atualmente uma grande mobilização nacional para dar cumprimento à lei ainda na fase gestacional dos projetos, e leis e iniciativas como as realizadas pelo ILOG no Paraná e a da CETESB no Estado de São Paulo, que estabelece a inclusão da Logística Reversa como condicionante para emissão ou renovação de licenciamento ambiental, são uma boa solução para dar impulso e mais efetividade as normas que regem o assunto”, completa o especialista.

CONTINUE LENDO


Ex-vereador Aroldo Meira é mais um que declara apoio à pré-candidatura de Márcio Moreira

O ex-vereador Aroldo Meira (esquerda), vereador Wanderley Amorim (esquerda) e o pré-candidato Márcio Moreira no momento da declaração do apoio à sua pré-candidatura (Foto: Divulgação)

Com a queda do Brasil diante da Bélgica na Copa da Rússia, os corredores da política brumadense voltaram a ficar muito movimentados, onde a busca por apoios é uma das principais atividades dos pré-candidatos. Como a eleição este ano em Brumado está ganhando uma atmosfera diferenciada de anos anteriores, tendo um escopo mais local, o clima realmente é de uma intensidade maior. Com isso lideranças, ex-vereadores e outras representações, após analisar as propostas e projetos, começam a fechar os seus apoios. No início da tarde desta terça-feira (10) a pré-candidatura de Márcio Moreira recebeu mais um apoio, desta feita do ex-vereador Aroldo Meira. A oficialização foi feita ao lado do vereador Wanderley Amorim, que, assim como Aroldo Meira, são representantes do segmento evangélico. “Brumado precisa já tem um bom tempo de uma representação na Assembleia Legislativa, então, vejo na pessoa de Márcio Moreira, um nome à altura nesse sentido”, declarou Aroldo Meira. O pré-candidato agradeceu a consideração e afirmou que “Aroldo tem um histórico muito positivo na política de Brumado e receber o seu apoio é muito relevante”.



Público é de Todos?: Morador se apropria de antiga escola municipal na região de Itaquaraí

A propriedade que pertence ao município foi cercada pelo morador suspeito de invasão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um dos slogans adotados pela gestão municipal é “público é de todos, privado é de alguns”, só que alguns fazem uma leitura equivocada desta lógica social e, acabam levando para o lado subjetivo. Algumas situações vêm sendo registradas nesse sentido, onde pessoas acabam querendo se apropriar do que é público, como recentemente ocorreu em um terreno pertencente à União, sendo que o desfecho teve que ter a presença de uma tropa policial. Agora não é só na zona urbana que isso acontece, no meio rural também existem casos desse gênero como o que foi flagrado por moradores da Comunidade de Boa Vista, que fica na região de Itaquaraí, onde um morador acabou cercando uma construção que pertence ao município, na qual funcionava a antiga Escola Santos Dumont, nos tempos que o ensino ainda não era nuclearizado.  As imagens foram registradas por vizinhos indignados, que ficaram indignados com o fato da invasão de um bem público para fins particulares, invertendo assim o slogan da administração. "Esse local poderá ser usado como sede de uma associação ou qualquer outra entidade que traga benefício à nossa comunidade, e não a uma só pessoa", relatou um morador do local.



Verdade ou mentira: 'Vulto' é visto em estrada vicinal da cidade de Malhada; geólogo garante que é redemoinho de vento

Foto: Reprodução

Um vídeo registrado em uma estrada vicinal de Pindorama Fundão, distrito de Malhada, Sudoeste da Bahia, está deixando muito gente curiosa e dividindo opinião entre os internautas. O vídeo, que foi gravado por um motorista que seguia atrás do ônibus escolar, mostra algo semelhante a uma pessoa saindo de dentro da vegetação e posteriormente desaparecendo na lateral do ônibus. O vídeo foi encaminhado a vários especialistas, e os geólogos disseram que o suposto fantasma na verdade é um "redemoinho de vento". Eles ainda explicam que o redemoinho surgiu antes da cerca, mas devido o vácuo do ônibus finaliza na lateral do veículo, dando a impressão que seja uma pessoa correndo. Ainda segundo os geólogos, a incidência de luz sobre uma superfície refletora pode causar ilusões de ótica. Isso ocorre devido ao fenômeno da pareidolia, ou seja, um fenômeno psicológico capaz de ligar acontecimentos aleatórios a uma referência qualquer. É comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas e outros tantos objetos e lugares. Veja o vídeo: