ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2017"

Brumado poderá ter dobradinha inédita nas eleições 2018

O advogado Dr. Tiago Amorim (esquerda) e o ex-vereador Castilho Viana podem fazer história se realmente fizerem uma dobradinhas nas eleições 2018 (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O atual estado das coisas na política nacional está gerando uma onda de transformações e a formação de uma nova consciência, a qual, tem na força da juventude um elemento muito importante, já que as novas gerações serão responsáveis pelo futuro da nação. Em Brumado, a participação dos jovens na política local ainda está muito distante do esperado, mas esse paradigma pode estar começando a ser desfeito, já que existem fortes articulações nos bastidores que apontam nesse sentido. Diante disso, uma das possibilidades, nesse momento, mais factíveis, viria logo em dose dupla, já que seriam duas lideranças jovens que são filhos da terra e que poderão ir para uma futura disputa política, que são o advogado, atual presidente do PSD, o Dr. Tiago Amorim e o ex-vereador Castilho Viana (PSB). O 97NEWS entrou em contato com os dois, que não negaram a possibilidade dizendo “realmente já temos um planejamento nesse sentido, mas ainda não decidimos quem irá para federal ou estadual, vamos analisar bem a situação e fazer a definição no momento oportuno”. Questionados sobre os motivos que o levariam a enfrentar esse grande desafio, eles falaram que “a falta de representatividade política em Brumado é inquestionável. Esse é o motivo principal para começarmos a pensar numa possível candidatura para sermos uma nova oposição e buscarmos com mais firmeza e intensidade novos rumos para o município que está parado no tempo e com sua população desesperançada”. Sobre uma possibilidade de mudança de sigla partidária para rumarem no mesmo partido eles responderam que “isso não está descartado, pois poderemos buscar novos rumos para caminharmos juntos nessa empreitada, mas ainda não tem nada decidido”. 



Rui manifesta solidariedade a Lula: “perseguição política e condenação sem prova”

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O governador Rui Costa expressou, na tarde desta quarta-feira (12), sua solidariedade ao ex-presidente Lula, ao tomar conhecimento da sentença do juiz federal Sergio Moro, que o condenou a 9 anos e seis meses e o proibiu de exercer cargo ou função pública nos próximos 19 anos, dentre outras medidas. “Lamento a decisão tomada pelo juiz Sérgio Moro, foi uma condenação sem prova. No contexto em que foi proferida, me parece muito mais uma perseguição política que uma decisão baseada em fundamentos técnicos. É mais uma tentativa de impedir a volta de Lula à Presidência, um clamor popular que incomoda aqueles que estão usufruindo das benesses do poder”, afirmou Rui. Na avaliação de Rui, a “decisão foi parcial e desrespeitosa contra um homem cuja história está ligada à luta dos trabalhadores, com uma trajetória política que ganhou destaque em nível mundial. A inclusão social e a sua trajetória na área pública são reconhecidas internacionalmente por instituições acadêmicas, políticas e em defesa dos direitos humanos graças à sua atuação combativa durante os oitos anos à frente da Presidência da República”, afirma. O governador lembra, ainda, que “ao longo dos oito anos na Presidência, Lula se consolidou como um fenômeno político em razão das políticas públicas implementadas em seu governo, promovendo maior redistribuição de renda e inclusão social, através de programas como o Bolsa Família, aumento dos empregos formais, elevação do salário mínimo e expansão do crédito. Além disso, avançou na área econômica, duplicando o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e ampliando as opções de educação superior para as camadas mais pobres da população”.



Geddel se livra de presídio e cumprirá prisão domiciliar

(Foto: Reprodução)

Preso desde 3 de julho, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) teve pena de prisão preventiva alternada para a prisão domiciliar nesta quarta-feira, 12. A mudança no regime foi determinado pelo desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal de Brasília. Com a decisão, o ex-ministro deve deixar o presídio da Papuda, na capital federal, ainda nesta quinta-feira, 13. Na decisão, o magistrado atacou a tese de que Geddel deveria permanecer preso durante o julgamento da ação. “Ofende a língua portuguesa decretar prisão “preventiva” por atos de 2012 a 2015″, disse. “O fato do processo penal não poder se prestar à ineficácia e à morosidade não autoriza a Justiça a trabalhar por ficção”, diz a sentença. O mérito da ação, no entanto, ainda será julgado pelo desembargador. Geddel foi preso em desdobramento da Operação Cui Bono, que apura práticas criminosas na liberação de créditos e investimentos por parte de duas vice-presidências da Caixa Econômica Federal. 



Alegando estar desiludido, Clidemar Amorim deixa o cargo de secretário da AUCIB e se desliga da entidade em caráter irreversível

Clidemar Amorim se desligou de forma irreversível da AUCIB (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O ex-superintendente do SMTT, Clidemar Amorim, foi convocado e nomeado, numa eleição por aclamação, como secretário geral da recém-formada AUCIB – Auditoria Pública Cidadã da Bahia (foto abaixo). A escolha recaiu sobre o seu histórico muito positivo de combate à corrupção no município, o que deu uma robustez ainda maior à entidade, que surgiu na busca de ser um marco no combate às ações nefastas provocadas pelos atos corruptos patrocinado pela classe política. Passados cerca de 5 meses de sua fundação, na tarde desta quarta-feira (12), o até então secretário geral da AUCIB, entregou o cargo, se desligando, em caráter irreversível, da entidade. Ouvido pelo 97NEWS ele alegou que “me desiludi com o atual estado das coisas, pois denunciamos e denunciamos, mas, infelizmente, não há resposta das nossas denúncias, então, decidi me desligar da AUCIB e seguir a minha vida normalmente, pois a degeneração do sistema em nosso país é tão grande que nos deixa desesperançados”. Questionado se pretender voltar para uma futura disputa política, já que foi suplente de vereador nas eleições de 2010, ele foi taxativo ao afirmar que “eu vou pedir a minha desfiliação do PDT amanhã mesmo, pois a política atual se tornou uma abominação no meu modo de entender”. Sobre uma possível volta ao comando do SMTT, ele abordou que “eu não tive nenhum comunicado nesse sentido, caso isso ocorra, eu irei avaliar, mas, nesse momento, eu não posso fazer qualquer afirmação ou negativa nesse sentido”. 

(Fotos: Daniel Simurro | 97NEWS)


Malhada de Pedras comemora 55 anos de emancipação politica nesta quarta (12)

(Fotocomposição: 97NEWS)

Com quase cerca de 10 mil habitantes, o municipio de Malahada de Pedras, localizado no sudoeste da Bahia, comemora nesta quarta-feira (12), 55 anos de emancipação política. Neste período de pouco mais de cinco décadas, alguns avanços consideráveis vêm acontecendo como o crescimento do comércio local, da área de construção civil com novas residências. Malhada de Pedras, que pertencia ao município de Brumado, e segundo moradores antigos da cidade, foi batizada devido ao fato do local ter grande quantidade de pedras, onde o gado se reunia em lotes para dormir. Segundo estudos, em 1915, o território do município só tinha três casas, e aos poucos foi se formando uma comunidade, vieram as ruas e praças, formando então a pequena cidade. Em 1944 cortou a cidade os primeiros trilhos da agora desativada Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro, trecho entre Malhada de Pedras e Umburanas. Em 12 de julho de 1962, o pequeno povoado de se desmembrou da cidade de Brumado e formou-se município de Malhada de Pedras, com a Lei Estadual (nº 1710). O primeiro prefeito da cidade foi Catarino dos Santos Pereira, que já está falecido. Atualmente, o município tem como a prefeita Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP), que está no primeiro ano de mandato. Parabéns Malhada de Pedras, pelos seus 55 anos de emancipação política.



Lula é condenado por Moro a 9 anos e seis meses, mas não vai ser preso

(Foto: Reprodução)

Aos 71 anos de idade, Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, em Curitiba, é a primeira do ex-presidente na Operação Lava Jato. “Entre os crimes de corrupção e de lavagem, há concurso material, motivo pelo qual as penas somadas chegam a nove anos e seis meses de reclusão, que reputo definitivas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, condenou Moro. “Absolvo Luiz Inácio Lula da Silva e José Adelmário Pinheiro Filho das imputações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial, por falta de prova suficiente da materialidade.”É a primeira condenação de Lula na Lava Jato. O ex-presidente responde como réu em outro processo aberto por Moro e ainda um na Justiça Federal, no Distrito Federal. A força-tarefa da Lava Jato considera que Lula era o “líder máximo” do esquema sistematizado de corrupção descoberto na Petrobrás e replicado em outras estatais e negócios do governo federal. Por meio dos desvios e arrecadação de propinas, o petista teria garantido a governabilidade de sua gestão e a permanência no poder, com o financiamento ilegal das campanhas suas e de aliados. Nesse processo, Lula é condenado pelo crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Pelos pagamentos via triplex, ele teria praticado 3 vezes corrupção passiva entre 11 de outubro de 2006 a 23 de janeiro de 2012. Nesse mesmo negócio, o petista foi condenado por 3 vezes ter praticado crime de lavagem de dinheiro entre 8 de outubro de 2009 até 2017.

A confissão, em juízo, de Léo Pinheiro, foi devastadora para Lula nesse processo. Ex-presidente da OAS e empreiteiro do cartel alvo da Lava Jato com maior proximidade com Lula, ele afirmou categoricamente a Moro que que “o apartamento era do presidente”. “O sr. entende que deu a propriedade do apartamento para o presidente?”, indagou o advogado de Lula Cristiano Zanin Martins. “O apartamento era do presidente Lula. Desde o dia que me passaram para estudar os empreendimentos da Bancoop já foi me dito que era do presidente Lula e sua família e que eu não comercializasse e tratasse aquilo como propriedade do presidente”, afirmou o empreiteiro. O Edifício Solaris era da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), a cooperativa fundada nos anos 1990 por um núcleo do PT. Em dificuldade financeira, a Bancoop repassou para a OAS empreendimentos inacabados, o que provocou a revolta de milhares de cooperados – eles protestam na Justiça que a empreiteira cobrou valores muito acima do previso contratualmente. O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto foi presidente da Bancoop. A ex-primeira-dama Marisa Letícia (morta em 2017) assinou Termo de Adesão e Compromisso de Participação com a Bancoop e adquiriu ‘uma cota-parte para a implantação do empreendimento então denominado Mar Cantábrico’, atual Solaris, em abril de 2005. Em 2009, a Bancoop repassou o empreendimento à OAS e deu duas opções aos cooperados: solicitar a devolução dos recursos financeiros integralizados no empreendimento ou adquirir uma unidade da OAS, por um valor pré-estabelecido, utilizando, como parte do pagamento, o valor já pago à Cooperativa. Em 2015, Marisa Letícia pediu a restituição dos valores colocados no empreendimento. Segundo Léo Pinheiro, a primeira conversa com Vaccari sobre o tríplex ocorreu em 2009. “O João Vaccari conversou comigo, dizendo que esse apartamento, a família tinha a opção de um apartamento tipo, tinha comprado cotas e tal, mas que esse apartamento que eles tinham comprado estava liberado para eu comercializar. E foi comercializado e foi vendido. E que o triplex, eu não fizesse absolutamente nada em termo de comercialização”, disse.

CONTINUE LENDO


Banheiro dos Horrores: Administrador do Mercado mostra indignação com a situação; ‘quem sofre tem que gritar e gemer’

O administrador do Mercado Municipal, Manoel 'Patinha' mostra indignação com a situação (Foto: 97NEWS)

A novela “Banheiro dos Horrores”, localizado no Mercado Municipal de Brumado, ganhou um novo capítulo neste final de semana, onde um problema ocorrido com as caixas d’água fez com que as unidades tivessem que ser fechadas, já que o refluxo dos excrementos impediu a sua utilização. Com isso, os usuários voltaram a protestar contra a situação que é classificada como um grande descaso com a população, já que milhares de pessoas utilizam o equipamento público todas as semanas. Diante desse novo episódio, a equipe do 97NEWS falou com o administrador do órgão, Manoel “Patinha” Gonsalves o qual admitiu que “quem sofre tem que gemer e chorar, pois, realmente, a situação é grave e precisa de uma urgente reparação. Eu não tiro a razão dos que reclamam, porque indiscutivelmente é um absurdo, que é agravado pelo alto índice de vandalismo”. Patinha ainda informou que “eu fui buscar solução junto à secretaria de infraestrutura, mas, até o momento, foram feitas só medidas paliativas”. E subindo o tom afirmou que “eu cuido deste mercado como se fosse a minha própria casa, por isso ficamos muito chateados com essa situação, pois as pessoas e os comerciantes necessitam usar o banheiro, mas, com essas constantes reclamações, as quais são pertinentes, ficamos chateados, pois o povo está bravo demais e com razão”. E finalizou deixando um suspense no ar relatando que “se vier outro para tomar conta do mercado e resolver os problemas eu entrego o cargo na hora, pois estou aqui para servir a população, então, espero que o problema do banheiro seja totalmente resolvido”. 



BA-148: Caminhão com placas de Jussiape tomba próximo ao Rio São João

Foto: 97NEWS

Na manhã desta quarta-feira (12) por volta das 10h, um caminhão VW-24.250, com placas policial NZY-0587, da cidade de Jussiape tombou na BA-148, trecho entre Brumado e Livramento de Nossa Senhora, próximo ao Rio São João. Segundo testeminhas, o motorista do caminhão teria cochilado ao volante, momento em que acabou saíndo da pista, e capotou em seguida. Por sorte o veículo estava vazio. O motorista não teve o nome divulgado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), mas sofreu apenas escoriações leves e foi atendido pela equipe do SAMU, e passa bem. O caminhão seguia para  a cidade de Belo Horizonte.

Foto: 97NEWS


Após ter sido consagrado como Mister Bahia 2017, brumadense vai atrás do sonho de ser Mister Brasil

O jovem modelo brumadense Darlan Torres irá muito confiante para o Mister Brasil 2017 (Foto: Divulgação)

A busca da beleza estética teve um crescimento muito significante, atraindo milhares de novos praticantes na busca da integração saúde e força. Dentre da grande complexidade que o setor vem ganhando, os concursos são uma grande vitrine para os modelos em ascensão, que podem, por meio deles, fazer contratos publicitários e dar uma grande dimensão à sua carreira profissional. Em Brumado essa tendência também teve um forte crescimento, o que é comprovado por academias lotadas e a ampliação da rede de produtos que vivem na sua órbita. Comprovando o grande sucesso nesse sentido, uma celebração ocorreu no último domingo (09) em Salvador, onde o jovem modelo brumadense Darlan Torres (22), venceu de forma incontestável a versão 2017 do Mister Bahia, uma competição muito disputada que contou com 78 participantes de todo o estado. Darlan teve uma performance notável e a sua vitória é a premiação de anos de dedicação deste jovem brumadense que se desdobra entre as suas atividades físicas e seus estudos universitários, já que ele está cursando o 7º semestre de Medicina. Agora, após esse grande feito, Darlan que ir mais além e busca a sua participação no Concurso Mister Brasil 2017 que terá a sua 13ª edição realizada entre os dias 08 e 13 de agosto na paradisíaca cidade de Angra dos Reis, no luxuoso Hotel do Bosque. Darlan está muito animado, já que uma grande participação lhe credenciará para participar do Mister World 2017 e de outros concursos de grande envergadura como o Manhunt International e Mister International (Mister Model International & Mister International), Mister Universal Embassador, Mister Supranational e, caso ele consiga bons resultados, enveredar por uma carreira de modelo internacional. Mas para que ele conquiste esse sonho, ele irá precisar contar com parceiros que venham lhe dar o suporte para participar do Mister Brasil 2017, então, seria muito oportuno se conhecer a sua trajetória.

 

Darlan é um jovem muito alegre, de sorriso fácil e muito carismático (Foto: Divulgação)

 

Brumadense, Darlan Rodrigues Torres, de 22 anos, é filho de Telma de Souza Rodrigues, de 36 anos e neto de Maria Ludovica de Souza, de 64 anos. Estudante, saiu de Brumado aos 17 anos e foi estudar Medicina na FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciência. Ele sempre sonhou em ser modelo, então foi se preparar para que o seu sonho se cristalizasse. Com seus 1m85c e o corpo bem definido, após bastante dedicação e boa alimentação, ele foi participando de vários concursos de moda, ganhando assim experiência profissional. Darlan gosta de praticar esportes, sendo um fã incondicional do voleibol, também gosta de amizades, é do signo de gêmeos e faz questão de ter uma alimentação é bem saudável, mas de vez em quando quebra o protocolo pelo chocolate. De família humilde, Darlan conta que sua mãe e sua avó sofreram bastante para lhe dar boa educação, mas acima de tudo a dignidade que fez com que ele chegasse até onde ele está hoje. Darlan conta que mesmo participando do Mister Bahia, ele não tem ainda o apoio de ninguém e vai para o Mister Brasil sem patrocinador. "É muito difícil conseguir patrocínio no mundo da moda, mas mesmo assim, eu estou muito otimista, mas gostaria que algum empresário do ramo, tanto da moda ou da beleza pudesse celebrar uma parceria de marketing para que a sua marca também venha a se destacar", comentou. Darlan diz que se algum empresário se interessar pode entrar em contato com o mesmo através do seu Instagram: @d.rtorres ou Facebook: Darlan Torres ou até mesmo pelo whatszap (77) 9.9162-8985. O seu celular que fala é (71) 9.9644-0581 e o da sua mãe Telma é (77) 998499251. 



Brumado: Loja da Cesta do Povo é arrombada na Avenida Centenário

Foto: Composição l 97news

A Polícia Militar prendeu na noite desta terça-feira (11), por volta das 23h, Joilton Silva dos Santos, de 38 anos, suspeito de ter arrombado a loja Cesta do Povo de Brumado. Durante rondas de rotina nas ruas da cidade, ao passar pelas mediações da Avenida Centenário, o suspeito ao ver a viatura, saiu correndo do local. Diante disso, os policiais iniciaram uma perseguição e conseguiram capturar Joilton. Com a ação a Polícia conseguiu frustrar o roubo de materiais que havia no estabelecimento. Policiais Civis do Departamento Técnico  (DPT) estiveram no local e fizeram a perícia. O gerente local da loja foi acionado, e comunicado do fato. O homem apreendido foi encaminhado a Delegacia de Polícia, onde responderá por arrombamento.



Conheça o trabalho da ONG Viver Arte

(Foto: 97NEWS)

Já dizia o poeta que “a vida sem arte é triste e vazia”, então, buscando dar um tom de alegria a existência humana a arte surgiu desde o tempo dos primórdios para acompanhar a trajetória dos seres humanos. Em Brumado vários projetos artísticos vêm se destacando, os quais mostram a grande vocação do povo da terra do minério para essa vertente tão especial. Dentre os vários projetos, destaque especial que é feito pela ONG Viver Arte, que está fincada na égide do desenvolvimento sustentável, que é presidida pelo brilhante e versátil artista Mesaque Mendes Cunha, um brumadense que viveu um bom tempo em São Paulo, comercializando a sua arte na Praça da República, um dos locais mais reverenciados na arte nacional.

 

O Projeto da ONG Viver Arte está cada vez mais dinâmico e com uma produção artística muito interessante, principalmente nos objetos da linha retrô (Fotos: 97NEWS)

 

Ele que retornou a Brumado iniciou um projeto que hoje ganhou respeito e que vem sendo também um grande instrumento de inclusão social que é a ONG Viver Arte que foi criada há 5 anos e atualmente conta com cerca de 60 crianças de todos os bairros da cidade que vêm aprendendo os segredos da concepção artística. Trabalhando com uma grande diversidade de materiais, como madeira, plástico, resinas e tantos outros, uma grande produção é feita, a qual é comercializada para manter a instituição. Segundo Mesaque Cunha o trabalho vem crescendo e a participação maior das crianças vem sendo um diferencial importante para que elas desenvolvam habilidades psicomotoras, além da intelectualidade e a percepção. Hoje a ONG funciona em dois espaços, a sede que fica na Rua Rua Auta Leite de Oliveira, 303, Bairro Santa Tereza e outra unidade no Bairro Baraúnas. O grande sucesso hoje são os móveis retrôs que vem tendo uma saída muito satisfatória. Veja abaixo um vídeo e conheça o trabalho da ONG Viver Arte. Contato pelo fone:  (77) 9 9959-5289. 



Brumadense é preso acusado de tráfico de drogas em Ibicoara, Chapada Diamantina

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Deflagrada na última segunda-feira (10) após intensa investigação, uma operação onde resultou na prisão de um brumadense identificado como Charles Alves Paixão, que atuava no distrito de Cascavel na cidade de Ibicoara. Investigações levaram a polícia até o "Bar Jardineira" no Bairro Renascer, onde seria um ponto de drogas, constatado o fato, os policiais verificaram que havia uma movimentação estranha e quando entrou no estabelecimento, após vistorias foi verificado que havia drogas escondida debaixo da cerâmica, vassouras e no telhado. Segundo o delegado responsável pela operação, o detido, preso em flagrante, está sendo acusado de tráfico de drogas. Durante a operação, a polícia apreendeu grande quantidade de drogas. Entre elas, 437 papelotes de Cocaína, 204 pedras de Crack, 7 buchas de Maconha,  R $ 1.134 em espécie, R $ 245,96 em moedas, recibos e anotações de depósitos bancários. No local havia até um sistema de monitoramento de filmagem para ver quem entrava e saia do estabelecimento. Após o material ser encontrado, Charles confessou ser o proprietário dos entorpecentes. O mesmo foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia local.



Clínica Master, prazer em cuidar de você!

Foto: Divulgação

A Clínica Master oferece o mais completo serviço para cuidar de sua saúde em Brumado, contando com profissionais renomados e comprometidos com sua saúde e seu bem-estar. Na Clínica Master você conta com o ginecologista-obstetra Dr. David Tanajura realizando consultas de rotina, acompanhamento pré natal, realização de preventivo ginecológico, inserção e retirada de DIU, dentre outros procedimentos. Ligue já e agende a sua consulta. (77) 3441 5396; (77) 9 9991 5396 e (77) 9 9126 1903. Clínica Master. Prazer em Cuidar de Você!

 



Brumado: Unidades móveis do Mutirão de Cirurgias já estão instaladas

(Foto: Divulgação)

As unidades móveis que farão parte do Mutirão de Cirurgias já estão instaladas no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. As pré-consultas para realização das cirurgias eletivas terão início a partir de 7h desta quarta-feira (12) e serão encerradas na sexta-feira (14). No local, serão realizados exames de eletrocardiograma, Raios-X de tórax (maiores de 45 anos) e ultrassonografia. A partir do dia 17 de julho, as cirurgias de hérnia (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia total e vesícula (colecistectomia) serão realizadas no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Nas unidades móveis, os pacientes devem apresentar os resultados dos exames laboratoriais: Hemograma Completo, TAP, TTPA, Uréia, Creatinina e Glicemia. As mulheres que se submeterão a histerectomia devem apresentar ainda um exame preventivo feito há pelo menos 01 (um) ano, além do Beta HCG. Vale ressaltar que os exames laboratoriais têm validade de 06 (seis) meses. Os exames para o pré-operatório serão realizados posteriormente na unidade de saúde. O Mutirão de Cirurgias é desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e tem por finalidade auxiliar os municípios na redução da fila de espera de cirurgias eletivas. As cirurgias eletivas são procedimentos realizados por meio de marcação, ou seja, sem caráter de urgência e emergência, para todas as especialidades.



Violência: Bahia registra 17 mortes de policiais civis e militares em sete meses

Foto: Conteúdo l 97News

Dezessete policiais, entre civis e militares, foram mortos na Bahia de janeiro a julho de 2017, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA). A maioria das vítimas é formada por PMs. Dos 17 mortos, 14 foram militares e 3 foram civis. O maior número de casos ocorreu no interior do estado. As ocorrêncais na capital baiana somam 5, enquanto na região metropolitana somam 2. Durante todo o ano de 2016, a SSP registrou 24 mortes de policiais na Bahia. O número computado até pouco mais da metade deste ano já representa 70,8% dos casos ocorridos no ano passado. Das mortes de policiais registradas em 2016, 13 foram em Salvador, duas nas cidades próximas a Salvador e nove no interior. A assessoria de comunicação da Secretearia informou que não disponibiliza os dados por cidade -- apenas por região. Com relação aos crimes registrados até agora em 2017, a SSP-BA informou que 13 casos já foram elucidados, com 13 inquéritos remetidos à Justiça. Dos suspeitos de envolvimento nesses crimes, nove foram presos e oito mortos em confrontos com policiais. Dos 24 crimes registrados em 2016, 21 foram elucidados. No mesmo ano, 26 pessoas suspeitas de envolvimento nas mortes de agentes foram presas e 14 morreram em confronto. Os dados relativos a policiais que foram baleados esse ano mas que conseguiram sobreviver não foram divulgados pela secretaria. A SSP disse, em nota, que as investigações de crimes cometidos contra policiais são conduzidas por uma "Força-Tarefa" que trata exclusivamente desses casos. Com relação aos registros desse ano que ainda não tiveram um desfecho, o órgão informou que continua investigando e que os crimes já possuem autorias definidas e mandados de prisão solicitados à Justiça. A SSP ressaltou, ainda, que realiza constantes investimentos em capacitação, promovidos pelas instituições policiais com o objetivo de preparar os policiais para o que chamou de "adversidades e os riscos da profissão".



Violência: Jovem de 21 anos é assassinada a tiros por criminosos de moto quando voltava da escola

Tainá Apolinário Soares, 21 anos, foi abordada por dois homens em uma moto e alvejada com 04 disparos de arma de fogo. O crime aconteceu por volta das 21h45 (Fotos: Itiruçu OnLine)

Uma jovem foi morta a tiros na noite desta terça-feira (11), em Itiruçu, no Bairro Roberto D’ Gregório, popular Agarradinho. De acordo com informações colhidas no local pela equipe do Itiruçu Online (único veículo de imprensa a ter ido ao local), Tainá Apolinário Soares, 21 anos, foi abordada por dois homens em uma moto e alvejada com 04 disparos de arma de fogo. O crime aconteceu por volta das 21h45. A Unidade médica do Hospital Pedro Pimentel Ribeiro foi acionada e esteve no local, mas a vítima não tinha mais sinais vitais. Acionada, a Polícia Militar permanece no local onde aguarda a chegada da política técnica, que deve periciar o local. O corpo será levado ao IML e posteriormente devolvido aos familiares para sepultamento. A motivação do crime será investigada pela Polícia. Os homens, que não foram identificados, fugiram em uma moto logo após o crime. // Itiruçu Onlinee.



Tecnologia: Robô chama a polícia ao ver homem batendo em namorada; ele foi preso

Foto: Reprodução

Uma assistente pessoal digital da Amazon chamou a polícia enquanto um homem batia e ameaçava sua namorada de morte nesta segunda-feira (10) no Novo México. De acordo com informações do G1, Eduardo Barros, de 28 anos, discutia com sua namorada por achar que ela o estava traindo. Barros teria sacado uma arma e perguntado se sua namorada teria chamado os policiais. A assistente pessoal, semelhante à Google Home e HomePod, entendeu a frase como uma ordem e ligou para os policiais. Barros teria ficado mais violento ao perceber que a polícia teria ligado para o celular de sua namorada. Ele, então, teria a jogado no chão e dado uma dezena de chutes no rosto e estômago dela. Uma equipe da Swat foi encaminhada ao local e libertou a namorada e sua filha.



Boca no Trombone: ‘A praça só existe no papel’, afirmam moradores da Lauro Farani

(Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

O clamor popular por melhorias na área de infraestrutura urbana ainda continua ininterrupto e no “máximo volume”, pois são constantes as reclamações da população nesse sentido. Desta feita foram os moradores da Rua Lauro Farani, que fica bem no centro da cidade, ao lado da agência dos Correios e Telégrafos, que resolveram colocar a “boca no trombone” e protestar contra a situação que eles classificam como “completamente absurda”. Segundo eles um esboço de praça existe no local, mas nenhum político até agora fez o projeto se tornar realidade. “A praça só existe no papel, enquanto nós vemos as nossas crianças brincando na rua e correndo o risco de serem atropeladas. Isso é um grande descaso com os moradores”. Eles esperam que um “bom samaritano” que atua na área política possa atender os clamores dos moradores que afirmam não suportar mais a situação. 



Neto é preso suspeito de roubar R$ 6 mil do avó para pagar divida de droga em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um homem de 29 anos foi preso na tarde desta segunda-feira (10) suspeito de assaltar a loja de um idoso de 76 anos - ele é neto da vítima. O idoso foi abordado dentro da loja, e teve que passar todo o dinheiro que estava no cofre durante o assalto, cerca de R$ 6 mil. De acordo com a Polícia Civil, os policiais chegaram até os suspeitos após analisarem as imagens do circuito interno de monitoramento - isso indicou que o autor do assalto seria uma pessoa que conhecia o acesso à loja e os valores do cofre. O suspeito conhecia o local - o que levantou a suspeita de ser um parente da vítima. Segundo parentes, ele é usuário de drogas. "Quando surgiu essa hipótese, vimos as imagens, e reconhecemos como um dos autores do assalto. Ele não teve mais como negar e confessou que efetuou o roubo para quitar uma dívida com um traficante de drogas", contou um parente. De acordo com o delegado, o rapaz combinou com o traficante toda operação, tanto que alugaram uma casa no centro da cidade para monitorar a vítima. O neto foi identificado como Gilberto da Silva Meira. Na casa alugada pelo traficante foi encontrada uma pequena quantidade de "maconha".

 

O assalto

 

Em depoimento, a vítima disse que, após roubar os R$ 6 mil, ele fugiu do local juntamente com o comparsa que estava lhe esperando do lado de fora em uma moto. Após identificar o piloto da motocicleta nas imagens, a Polícia prendeu em flagrante, Gilberto (neto da vítima). Já os supostos comparsas dele, identificados por “Bananinha de Caetité” e o outro como Alberto Teixeira de Matos (Beto), conseguiram fugir do local antes que a polícia chegasse. A polícia também apreendeu a motocicleta utilizada no crime. Gilberto foi conduzido até a Delegacia de Livramento, e está a disposição da justiça.



Malhada de Pedras volta a viver clima de suspense e de forte tensão na área política

A prefeitura de Malhada está de pintura nova, mas o clima de tensão é antigo e ainda tira o sono de muita gente (Foto: 97NEWS)

O município de Malhada de Pedras localizado na região sudoeste da Bahia, vive mais uma vez, em pleno período das festividades de aniversário da cidade, um forte clima de tensão política, já que inúmeros rumores envolvendo até prisões, voltam a rondar a cidade. No final de novembro de 2016 uma grande operação da Polícia Federal que foi intitulada de “Vigilante” acabou levando para trás das grades o ex-prefeito Valdecir Alves Bezerra, o Ceará (PT) e o até então vice-prefeito eleito, Adriano Paca (PSD) e deixando sob suspeita outras lideranças políticas. Cerca de 8 meses de passada a tempestade, uma nova onda de suspense volta a rondar Malhada de Pedras criando assim um forte clima de tensão. Segundo informações passadas ao 97NEWS, nos últimos dias, uma forte movimentação de possíveis agentes da Polícia Federal na cidade está tirando o “sono” de muita gente. As especulações recaem de forma muito severa sobre a possibilidade de uma nova prisão de Ceará, que, inclusive pode ser considerado um foragido, já que teve uma nova ordem judicial nesse sentido, por um possível não pagamento dos valores fixados na fiança. Ele foi acusado de formação de quadrilha e desvio de verbas federais da Educação que eram utilizadas para custear o Transporte Escolar. Outro fator que vem corroborar para isso é que foram emitidas várias notificações de pessoas ligadas à área pública para que, no prazo de 10 dias, apresentem as suas versões ainda nas investigações da Operação Vigilante, que, ao que tudo indica, continua em andamento, o que tem feito “gelar” o coração de muita gente na cidade, que ainda tem um outro fato a destacar é que o próprio vice-prefeito eleito foi afastado do cargo por ser peça chave no processo. Nesta segunda-feira (10) um novo episódio colocou ainda mais “lenha na fogueira”, porque o ex-prefeito Ramon dos Santos (PP) foi visto, em Brumado, ao lado da sua esposa a prefeita Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP) durante uma reunião oficial para a formação do consórcio regional de saúde (foto abaixo), o que gerou muitos comentários e indagações, pois alguns afirmam como “todas as letras” que ele estaria terminante proibido por uma ordem judicial de frequentar órgãos públicos, o que poderá lhe render alguma espécie de punição, no entendimento de membros da política local, pois teria existido um flagrante descumprimento. Em suma, as incertezas ainda pairam sobre o município que poderá voltar a fazer parte das manchetes policiais. 

(Foto: 97NEWS)