ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2016"

Brumado: Crianças de creche são presenteadas com baú de livros

Foto: Divulgação

As Crianças de uma creche de Brumado vivenciaram uma manhã diferente nesta quinta-feira (21). Elas foram presenteadas com um baú cheio de livros e com uma apresentação que estimula uma convivência segura com a ferrovia que passa na cidade. A iniciativa foi promovida pela VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A ação contou com a presença de 92 crianças da creche Alisson Patrick Saraiva, do Conjunto Habitacional Brisa IV. Além dos livros, os alunos de 4 a 5 anos, assistiram a uma apresentação feita pelos representantes da VLI e cantaram diversas músicas sobre o “trenzinho”. As mensagens passadas às crianças falavam sobre à segurança na linha férrea, como não andar ou brincar próximo à ferrovia, evitar jogar lixo ou qualquer outro objeto nos trilhos, e não atravessar passagens de nível sem observar as três principais recomendações: “Pare. Olhe. Escute”. “Adequamos o nosso discurso à linguagem das crianças e foi muito produtivo. É uma ação muito importante porque quanto mais cedo eles aprenderem, mais vão assimilar a mensagem e aplicar esses conceitos. Além disso, eles ensinam e cobram dos pais”, explicou a analista de relações institucionais da VLI, Fabíola Fulgêncio. ASCOM-VLI



Motorista brumadense foi baleado em assaltado a ônibus da Novo Horizonte

Foto: Reprodução/Whatsapp

Um ônibus da empresa Novo Horizonte que faz linha Bom Jesus da Lapa á Salvador foi assaltado próximo a Nova Itarana região sul da Bahia. De acordo com os passageiros, na noite desta quinta-feira (21),  meliantes pararam o ônibus da empresa e roubaram todos os passageiros. As bolsas, dinheiro e celulares foram subtraídos dos mesmos. Não contente com a ação um dos bandidos disparou contra o motorista do ônibus que é brumadense e não teve a identidade revelada pela empresa. O tiro acertou a mão e ele foi levado para um pronto socorro de Vitória da Conquista, cidade mais próxima a Nova itarana. 



Livramento: Violência sem limites com registro do terceiro homicídio nesta semana

O primeiro corpo foi encontrado perto do Riacho do Bonito (Foto; Whatsapp 97NEWS)

O município de Livramento está vivendo uma semana nunca antes vivenciada na área da violência, nesta sexta-feira (22) com novos dois homicídios que ocorreram na cidade em menos de 24 horas, subiram para 3 os episódios dessa natureza, já que na tarde da segunda-feira (18), um homem foi morto enquanto jogava bola no Bairro Benito Gama. A população está chocada e espera que reforços policias sejam enviados com urgência para conter a fúria dos marginais. As primeiras informações mostram que, possivelmente, na madrugada de hoje, o jovem Fábio Cardoso, conhecido como “Felipinho” tenha sido morto e o seu corpo deixado nas proximidades do Riacho do Bonito, o qual foi encontrado por populares por volta da 12h. “Felipinho” já tinha várias passagens policiais. O segundo caso teve como palco o Bairro Benito Gama, onde Carlos André Santos Neves (19) (foto abaixo), ao que tudo indica foi assassinado por um homem armado que fugiu em seguida. Ele é suspeito de ser autor de vários assaltos e furtos na cidade. Ainda não existem informações precisas sobre os dois episódios, mas, ao que tudo indica as mortes podem ter ligação com a guerra do tráfico que se intensificou nos últimos meses. Maiores informações em seguida.  

(Foto: Whatsapp 97NEWS)


Brumado: Devido ao atraso com os funcionários terceirizados, DPT paralisa as suas atividades

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A crise entre o governo do estado e as empresas terceirizadas não está afetando somente o setor de Educação, mas também a Segurança Pública, já que, desde a tarde desta quinta-feira (21), o DPT – Departamento de Polícia Técnica, paralisou as suas atividades devido ao atraso de mais de 3 meses dos salários dos funcionários que prestam serviços para as empresas terceirizadas. Então, a partir desta sexta-feira (22), somente serviços de extrema urgência poderão ser realizados e ainda se houver cooperação dos policiais civis. Com isso quem tiver que fazer exames como o de corpo de delito e outros serviços como necropsia, terá que ir para Vitória da Conquista. A paralisação é por tempo indeterminado. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: 20ª Coorpin reforça sistema de monitoramento

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Após a nova fuga ocorrida esta semana, onde 11 presos conseguiram fugir do setor de carceragem, a coordenação da 20ª Coorpin está realizando na manhã desta sexta-feira (22) o uma otimização do sistema de monitoramento eletrônico da unidade, onde funcionários de uma empresa especializada estão trabalhando intensamente. O objetivo do trabalho é fortalecer a segurança para evitar que novas fugas possam acontecer.



Bahia: PF apura fraudes em contratos com hospitais e UPAs em 3 cidades

(Foto: Divulgação/PF)

Uma operação da Polícia Federal cumpre um mandado de prisão preventiva, sete mandados de condução coercitiva e 24 mandados de busca e apreensão nos municípios de Salvador, Candeias e São Francisco do Conde, na manhã desta sexta-feira (22). A ação pretende desarticular um esquema criminoso de desvio de verbas públicas destinadas à saúde, bem como fraudes à licitação, corrupção e lavagem de dinheiro. A PF detalha que a operação atua sobre um esquema ilícito que funcionava por meio da criação de empresas e entidades sem fins lucrativos em nome de "laranjas", com as quais eram firmados contratos de gerenciamento integral de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e centros de saúde. Ao todo, foram identificadas três irregularidades: a fraude às licitações, que eram forjadas; a falta de fiscalização, por parte dos municípios, em relação à efetiva prestação do serviço; e a realização de pagamentos com base apenas na declaração emitida pela própria entidade. Conforme a PF, a Controladoria Geral da União (CGU) detectou nas licitações e prestações de contas de dois dos municípios envolvidos no esquema mais de R$ 70 milhões pagos pelas prefeituras sem documentação que comprove a realização dos serviços de saúde. A PF denominou a operação como "Copérnico", termo que faz referência à teoria heliocêntrica, desenvolvida pelo cientista do século XVI que dá nome à operação, em contraposição ao geocentrismo. A PF justifica o nome ao explicar que no início das investigações, gravitava em volta do esquema criminoso o nome de empresário que acreditava-se de menor importância. Entretanto, com o desenrolar dos trabalhos, teria sido revelado que ele funcionava como o verdadeiro centro da organização, em torno do qual todo o esquema criminoso girava.

(Foto: Divulgação/PF)


MPE faz recomendações a imprensa sobre matérias no período eleitoral em Brumado

O promotor Dr. Ruano Leite fez questão de esclarecer os pontos principais das mudanças que foram feitas na Lei Eleitoral (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Visando evitar os abusos e orientar de forma correta os profissionais de imprensa de Brumado, O Ministério Público Eleitoral, por meio do promotor público estadual Dr. Ruano Fernando da Silva Leite realizou, na tarde desta quinta-feira (21) na sede da entidade, um encontro com representantes de blogs e rádios para passar as recomendações quanto à postura a ser adotada no período eleitoral. O promotor fez questão de ressaltar que o encontro teve o objetivo de orientar, para efeito de segurança, os veículos de comunicação, devido às armadilhas vinculadas à propaganda eleitoral. Ele também frisou que a imprensa é preponderante para a transparência e legitimidade das informações no período de campanha eleitoral, daí o grande empenho do MPE em promover o encontro para esclarecer as dúvidas. Um dos pontos mais destacados foi a questão do que poderá ou não configurar propaganda política partidária, então, diante disso, os veículos de comunicação devem se manter neutros e imparciais na cobertura eleitoral, dando real atenção à função jornalística dos fatos, ao invés de promover os candidatos e suas siglas. Outro destaque foi quanto à recomendação nº 03/2016, a qual tem normas rígidas a serem seguidas durante a campanha eleitoral. Em seu teor ela reza que pré-candidatos e partidos políticos da 90ª zona eleitoral como Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu, na quinzena anterior a escolha pelo partido político apenas seja realizada a propaganda intrapartidária com vista a indicação do nome ao postulante a candidatura a cargo eletivo, inclusive, mediante a fixação de faixas e cartazes em local próximo da convenção com mensagem aos convencionais, vedado o uso do rádio, televisão e outdoor, assim como a transmissão ao vivo por emissoras de rádio e televisão, site de notícias ou quaisquer meios de comunicação das prévias partidárias sem prejuízo da cobertura de tais eventos. Não poderá haver, em hipótese alguma, propaganda intrapartidária ou eleitoral paga na internet, inclusive, através de publicações patrocinadas no Facebook e nem mesmo  qualquer propaganda eleitoral, ainda que gratuita em site de pessoas jurídicas, incluindo blogs de Notícias. As rádios e sites a 90ª zona eleitoral deverão observar a vedação da transmissão ao vivo de prévias partidárias sem prejuízo da cobertura de tais eventos.



Reviravolta: Suspeito entrega a amante de “Dorian da Telexfree”, que teria encomendado o crime

Delegado disse que a vítima foi abordada pelos bandidos, na porta da casa da amante. Durante o sequestro, Dorian suspeitou da moça, com quem tinha um caso extraconjugal, e acabou sendo morto por ordem

A morte do empresário Dorian da Silva Santos, precursor da Telexfree na Bahia, pode ter sido encomendada por uma mulher com quem a vítima mantinha um relacionamento extraconjugal. A nova informação por repassada fontes da polícia, na manhã desta quinta-feira (21). A versão foi apresentada durante depoimento na delegacia pelos acusados de praticar o crime Davi Rios de Oliveira, 21 anos, e Joanderson Menezes Lima, presos na noite de quarta-feira (20) após um confronto com a polícia na Avenida Eduardo Fróes da Mota. De acordo com o delegado Gustavo Coutinho, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Dorian mantinha um relacionamento antigo com uma mulher identificada apenas como Daiane, que já residiu na localidade de Cabaceiras, no município de Serra Preta, e agora estava morando em Feira de Santana. Segundo ele, além de Dorian, Daiane costumava se relacionar com outros homens, alguns envolvidos com tráfico de drogas. Assista:







Brumado: Viúva de 25 anos e mãe de um filho com problemas cardíacos, clama por ajuda da sociedade; ela já pensou em tirar a própria vida

Sem quase nada para comer a jovem viúva está cada vez mais desesperada (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma das maiores marcas da população brumadense é a observação ao preceito cristão de amor ao próximo, tanto que Brumado é muito conhecido por ter um povo muito hospitaleiro e caridoso. Mesmo com as drásticas mudanças impostas pelos novos tempos, essa tradição continua viva e algumas situações merecem destaque. O Grupo Alternativa de Comunicação tem um grande histórico de solidariedade, promovendo inúmeras ações que contribuíram positivamente na vida de inúmeras famílias que foram beneficiados por meio de campanhas feitas pela entidade. Dentro deste histórico de resultados, mais uma campanha solidária está sendo lançada, a qual irá procurar ajudar a moradora do Conjunto Habitacional Brisa II, Glécia Milene Lima dos Santos, a qual tem 25 anos e que, por uma fatalidade, acabou se tornando viúva. Já não bastasse essa agrura, Glecia Milene ainda tem um filho de 5 anos que vem apresentando vários problemas cardíacos, o qual toma remédios controlados e vem apresentando crises consecutivas. A criança tem que ser observada por um neurocirurgião de 3 em 3 meses, já que também apresenta indícios de problemas cerebrais. A situação tem ficado tão desesperadora para a jovem viúva que ela não nega que está pensando em tirar a própria vida. Vivendo somente de uma renda de R$ 134,00 oriunda do Bolsa Família, ela não vê outra alternativa a não ser apelar para a sociedade por ajuda, já que além de tudo o seu filho está desnutrido, pois falta o que comer dentro da casa. Segundo ela “muitas vezes ele fica com tanta vontade de comer uma bolacha, mas não tenho para dar”. Ela apela para receber cestas básicas e por um trabalho, e, também, como é cabelereira, diz que a doação de uma chapinha e um secador ajudariam muito, pois ela poderia ganhar mais um dinheiro para melhorar as condições de vida do seu filho. Quem quiser contribuir com a jovem viúva pode ligar para: (77) 9.9979-2012. 



Flagrantes Urbanos: Equipe da 97FM registra 'cortejo' bovino próximo à Câmara de Vereadores de Brumado

O 'cortejo

A pauta da imprensa brumadense já foi recheada de matérias sobre animais soltos nas ruas da cidade, mas, nos últimos tempos, esta “invasão” teve uma queda, e as veiculações nesse sentido diminuíram, mas recentemente, o assunto volta à cena midiática, já que vários casos vêm sendo registrados, principalmente nas redes sociais. Na manhã desta quinta-feira (21) o apresentador do Jornal da Alternativa Calos “Kaká” Silva fez mais um desses flagrantes, desta feita na Rua Sebastião Viana, nas proximidades da Câmara de Vereadores de Brumado. As imagens revelam um cortejo bovino passeando tranquilamente pela via pública, sendo que um dos componentes, um boi bem robusto, ficou parado bem no cruzamento como se estivesse numa fazenda (foto abaixo).

 

O 'cortejo' ainda aproveitou para 'degustar' a grama dos jardins do Legislativo (Foto: Carlos Silva / 97FM)
 

“Isso é um absurdo, pois numa época dessas ainda temos que conviver com situações como essa de um verdadeiro ‘fazendão” dentro da cidade” e continuou citando que “me ajuda aí, isso não deveria mais acontecer numa cidade que se diz tão desenvolvida. É uma cena que comprova o contrário, pois estamos é caminhando para o passado”. E finalizou com um questionamento disparando que “até que ponto nós chegaremos? Será que vamos virar uma Nova Delhi ou Bombaim, onde os animais passeiam livremente pelas ruas? Lá pelo menos existe a questão religiosa que tem que ser levada em conta, mas, aqui, qual será a alegação? Deixo esse questionamento no ar”. 

(Foto: Carlos Silva / 97FM)


Equipe Esportiva da Alternativa FM estará presente em Salvador no XIX Congresso do Intermunicipal 2016

O diretor esportivo Luciano Santos, Kaká Silva, Paulo Sergio e André Luiz, prontos para mais um show de transmissão no Intermunicipal 2016 (Foto: Arquivo 97NEWS)

A renomada Equipe Esportiva da Alternativa FM, que tem um histórico fantástico em coberturas de eventos esportivos em toda a região, confirmou a presença em Salvador no XIX Congresso do Campeonato Intermunicipal 2016 que acontecerá no próximo dia 13 de agosto nas dependências do Salão Esmerada do Sheraton Hotel a partir das 09h, onde estarão presentes os dirigentes das Ligas Filiadas e diversas autoridades. Na pauta estarão assuntos como: Arbitragem, Segurança, Revelação de Atletas e Árbitros, Escolinhas de Futebol, Organização Geral das Ligas e a Formação de uma Seleção de Talentos do Intermunicipal 2016. Em seguida será oferecido pela um grande almoço de confraternização no Salão Diamante, onde os congressistas desfrutarão de momentos agradáveis. Estarão também presentes na cerimônia, membros da diretoria e representantes da Liga Brumadense de Futebol. O diretor da equipe esportiva da Alternativa FM, Luciano Santos, destacou a importância da participação citando que “já temos um grande histórico de coberturas no Intermunicipal, o que nos credencia para participarmos de um evento dessa magnitude” e ainda complementou que “a Alternativa FM vem investindo forte na sua área esportiva e temos a certeza que daremos um novo show de transmissão neste Intermunicipal 2016, pois temos uma equipe composta por excelentes profissionais, tendo como narrador Carlos Silva (Kaka), o repórter de campo, André Luiz e o comentarista Paulo Sergio”. A data para o início da competição deverá ser divulgada durante o congresso. 



Brumado: Polícia Militar recaptura o primeiro foragido

(Foto: Divulgação Polícia Militar)

Foi recapturado por volta das 10h desta quinta-feira (21), o foragido Fábio dos Santos Souza, vulgo Fábio de Deusa, no bairro Baraúnas. A guarnição chegou até o foragido após investigação da Seção de Inteligência da 34 CIPM. As operações de recaptura dos fugitivos continuará com toda a intensidade. 



Brumado: Apesar dos esforços da Polícia, nenhum fugitivo ainda foi recapturado

O clima é ainda de apreensão na 20ª Coorpin (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A fuga de 11 presos do Setor de Custódia da 20ª Coorpin que ocorreu na madrugada desta quarta-feira (20) ganhou uma grande repercussão e deixou não só os brumadenses, mas como os moradores de municípios vizinhos muito preocupados, já que a possiblidade deles poderem se esconder em algumas das cidades próximas era bem possível. As Polícias Civil e Militar iniciaram uma grande operação de recaptura dos fugitivos, mas, até às 08h da manhã desta quinta-feira (21) não foi emitido nenhum boletim se algum deles foi recapturado. As buscas continuarão mais intensas, possivelmente com apoio tático de equipes especiais. A população de Brumado está apreensiva, pois a fragilidade da Segurança Pública na cidade ficou mais uma vez comprovada. Espera-se que esse novo episódio venha fazer com que a Secretaria de Segurança Pública da Bahia tome medidas mais impactantes para reverter esse quadro negativo, aumentando de forma considerável o contingente de policiais e dando uma logística mais robusta para o combate à criminalidade. 



Após perseguição, PM prende em Feira suspeitos da morte de 'Dorian da Telexfree'

Elementos estavam praticando assaltos na cidade, a bordo da Hilux SW4 que pertencia ao empresário, brutalmente assassinado nesta terça (19). Eles foram presos após tentarem fugir e atirar contra polic

Agentes do PETO da 66ª CIPM prenderam na noite desta quarta-feira (20), três suspeitos de participarem do sequestro, tortura e brutal homicídio do empresário“Dorian da Telexfree”. Os criminosos foram identificados como Davi Rios de Oliveira, o conhecido Davi Gordo do Feira X, 21 anos; Joanderson Menezes de Lima, 24 e Fernando Brito Candido, 21. Com o trio, os policiais recuperaram o veiculo Toyota/SW4 de cor branca, pertencente a Dorian da Telexfree, além de duas armas de fogo. Segundo informações dos militares, a Cicon passou informações de que três elementos estariam a bordo de um veiculo nestas características, praticando assaltos a transeuntes e estabelecimentos comerciais no bairro Cidade Nova. De imediato, guarnições do PETO, seguiram ao local.



Sesab realiza capacitação para desmistificar o atendimento na área de Saúde Bucal a pessoas com necessidades especiais

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O setor de Saúde no Brasil ainda está muito longe do ideal, mas, mesmo assim, algumas ações feitas vêm melhorando alguns pontos. Dentro disso, as atualizações, ou seja, as capacitações dos profissionais que trabalham na área são instrumentos importantes para dar ainda mais dinamismo aos serviços. Nesta quarta-feira (20), a Sesab realizou em Brumado, na sede da antiga Dires, uma dessas capacitações, desta feita, tendo como mote o atendimento às pessoas com necessidades especiais. Essa modalidade que ainda carrega sobre si o manto das dificuldades, vem tendo um foco maior por parte do Ministério da Saúde, que vem realizando uma série de ações e lançando várias plataformas para melhorar esse atendimento, buscando desmistificá-lo. Uma das maiores autoridades neste quesito na Bahia, a professora Sandra Melo (foto abaixo), veio especialmente de Salvador para ministrar a capacitação que contou com a participação de mais de 50 profissionais que atuam em 21 municípios na área de saúde bucal da microrregião. Os novos protocolos foram muito bem abordadados, os quais visam facilitar o atendimento aos portadores de necessidades especiais, que, ao longo da história, vêm tendo muitas dificuldades para receber o atendimento, muitas das vezes pelo receio dos próprios profissionais que não sabem lidar com a situação atípica. “Acreditamos que com os ensinamentos muitas barreiras irão cair, e as pessoas que possuem necessidades especiais poderão desfrutar de ótimos serviços na área de saúde bucal”, enfatizou a professora. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Vigilantes do Banco do Brasil voltam ao trabalho após pagamento de salários atrasados

Foto: Arquivo/97news

Após pagamento dos salários atrasados dos seguranças da Vipac que prestam serviço no Banco do Brasil da cidade de Brumado voltaram ao trabalho nesta quarta-feira (20). Imediatamente a agência voltou a atender os clientes. A paralização começou na última quinta-feira (14), deixando vários usuários sem atendimento no local. Após negociações da instituição financeira, a empresa e o sindicato dos vigilantes da Bahia, foram pagos os salários no dia de hoje (20). Após a agência retornar o atendimeno, clientes ainda reclamavam na demora e na enorme fila para entrar na agência.  



VCA: Corpo é encontrado em estado de decomposição próximo ao novo presídio

O corpo sem identificação se encontra em estado de decomposição. Ainda não há informações de que se trata (Foto: Léo Santos)

No inicio da tarde de hoje (20), Policiais Militares da 92 foram acionados para averiguar um corpo encontrado por moradores próximo da localidade do Novo Presidio, situado no Povoado da Estiva. O corpo sem identificação se encontra em estado de decomposição. Ainda não há informações de que se trata de um corpo masculino ou feminino.



Preocupado com a falência das universidades públicas estaduais, movimento faz protesto pela sobrevivência das entidades

(Foto: G1/Bahia)

Na manhã desta quarta-feira (20), professores, estudantes e servidores técnicos das universidades estaduais da Bahia fazem um protesto em Salvador. De acordo com os organizadores, o ato público é um protesto “pela sobrevivência das Universidades Estaduais Baianas (Ueba), pelo pagamento do reajuste linear aos quase 270 mil servidores estaduais e contra a política de retirada de direitos do funcionalismo público”.Participam da mobilização representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Santa Cruz (Uesc). Por conta da manifestação, também nesta quarta-feira, as universidades estaduais tiveram suas atividades suspensas, e, por isso, estão com os portões fechados em todo o estado.Os docentes das universidades também aprovaram  indicativo de greve geral. Uma plenária da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) acontecerá no dia 21 de julho, quando as entidades vão informar a posição de suas categorias e avaliar as condições para a greve geral. O Governo do Estado ainda não se posicionou sobre as reivindicações dos manifestantes.