ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2022"

Abate de frango bate recorde na Bahia em 1° trimestre deste ano, aponta IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia bateu recorde no abate de frangos no primeiro trimestre deste ano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e leva em consideração a série histórica, iniciada em 1997. Conforme a pesquisa, de janeiro a março foram abatidos 35.870.125 aves no estado, número 1,9% acima do antigo recorde, registrado no quarto trimestre do ano passado, que foi de 35.211.430. Já frente ao 1º trimestre de 2021 (33.209.050), o número foi 8 % maior. A Bahia é o nono maior produtor de frangos do Brasil, sendo responsável por 2,3% do total de abatidos. Em relação ao país, foram abatidos 1,546 bilhão de frangos no primeiro trimestre de 2022. No caso de abate de suínos, a Bahia registrou abate de 71.937 animais, queda de 0,5% no primeiro trimestre deste ano, comparado ao recorde registrado no 4º trimestre de 2021, que foi de 72.273. Mesmo assim, o número foi 66,2% maior do que o registrado no 1º trimestre do ano passado, 43.286. Na produção de ovos, o estado registrou 19,2 milhões de dúzias no primeiro trimestre de 2022, o que ficou 1,7% abaixo do recorde registrado no trimestre imediatamente anterior, com 19,5 milhões de dúzias. Também houve queda no abate de bovinos no estado. Foi registrada uma queda de 3,7% frente ao 4º trimestre de 2021, quando 242.521 cabeças foram abatidas.



Conta de luz pode ficar 12% mais barata se projeto que limita ICMS for aprovado, analisa Aneel

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na quarta-feira (8) que a conta de luz pode ficar em média 12% mais barata se o projeto que limita o ICMS for aprovado pelo Congresso Nacional. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é um tributo estadual e compõe o preço da maioria dos produtos vendidos no país e é responsável pela maior parte dos tributos arrecadados pelos estados. De acordo com a agência, atualmente, 30,5% do valor total das conta de luz correspondem a tributos, sendo que o ICMS representa 21,3%.



Vamos fazer um debate para regular a mídia, diz Lula

Foto: Reprodução l Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender na quarta-feira (8) a necessidade de uma regulação na mídia no Brasil por meio de um processo que envolva debates com empresas privadas, jornalistas e setores da sociedade. “Nós precisamos então ter consciência de que nós precisamos regular. Mas quem vai regular? É o povo. Não vai ser eu que vai regular. Isso vai ter que ser um debate que você vai participar, que vai participar os caras da Globo, os caras da Record. Nós não queremos uma regulação que interessa ao presidente. A regulação tem que interessar à sociedade brasileira”, afirmou em entrevista à rádio Itatiaia Vale do Aço, de Minas Gerais. O governo Lula chegou a preparar, no final do segundo mandato, uma proposta de regulação da mídia, que foi entregue a sua sucessora, Dilma Rousseff, mas acabou engavetada sem ser discutida no Congresso. 



Brumado: Alternativa FM transmite semifinais e final do Campeonato Brumadense 2022

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O Campeonato Brumadense 2022 segue sendo disputado em Brumado na sua edição de 2022. O evento acontece no Estádio Gilberto Cardoso, o "Gilbertão" aos sábados e domingos. No entanto, esta semana, a Liga Brumadense de Futebol (LBF) em parceria com o presidente da Rádio Alternativa FM, Emanoel Araújo Lima, resolveram transmitir as semifinais e a final do campeonato. A narração é de Carlos Silva (Kaka), os comentários de Paulo Henrique (PHP) e no campo, o repórter Edimilson Leite. Produção técnica de Luciano Santos. "O Campeonato Brumadense tem uma característica diferente, é um campeonato que revelou grandes nomes no futebol brasileiro e internacional. Sem contar com os nossos veteranos. A expectativa é de termos jogos intensos e emocionantes", analisa Paulo Sérgio Lobo, responsável pelo setor de esportes do município.

Programação do Campeonato Brumadense

- Dia 11/06 - Sábado

16h00 - Semifinal (Magnesita x Vila)

- Dia 12/06 - Domingo

16h00 - Semifinal (Vila Nova x Boleiros)

Transmissão ao vivo pela Alternativa FM.



33,1 milhões de pessoas estão passando fome no Brasil

Foto: Reprodução

Cerca de 33,1 milhões de brasileiros passam fome atualmente. Em pouco mais de um ano, houve um incremento de 14 milhões de pessoas na condição de não ter o que comer todos os dias. É o que aponta o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, lançado na quarta-feira (8). A pesquisa também revela que mais da metade (58,7%) dos brasileiros convive hoje com algum grau de insegurança alimentar. A situação leva o país para o mesmo patamar da década de 1990, um retrocesso de 30 anos. O estudo sobre insegurança alimentar foi realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), com execução em campo do Instituto Vox Populi. O projeto conta com o apoio das organizações não-governamentais: Ação da Cidadania, ActionAid Brasil, Fundação Friedrich Ebert Brasil, Ibirapitanga, Oxfam Brasil e Sesc. As estatísticas datam de novembro de 2021 a abril de 2022, período em que o Auxílio Brasil, benefício que substituiu o Bolsa Família, começou a ser pago. Foram feitas entrevistas em 12.745 lares brasileiros, em áreas urbanas e rurais de 577 municípios, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal. O nível de insegurança alimentar foi medido pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), metodologia também utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A fome é maior onde o chefe de família está desempregado (36,1%), tem emprego informal (21,1%) ou trabalha na agricultura familiar (22,4%). Nos lares onde o chefe da família trabalha com carteira assinada, a segurança alimentar chega a mais da metade (53,8%) dos domicílios. Entre os entrevistados que relataram endividamento, quase metade (49,1%) convive com algum grau de restrição de alimentos ou fome. Quando considerados aqueles que precisam vender bens ou equipamentos de trabalho para comer, 48,7% passavam pela insegurança alimentar moderada ou grave.



Município de Malhada de Pedras anuncia dez dias de festa no mês de junho

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Malhada de Pedras anunciou em suas redes sociais que a população terá dez dias de eventos no mês de junho. Segundo a Prefeitura Municipal, a programação contará com quadrilhas e muitas atrações musicais. Entre as atrações: Edgar Mão Branca, as bandas Beijo Apimentado e Canários do Reino, e a cantora Mariana Fagundes, além de vários artistas da terra. Toda a estrutura e logística do São João de Malhada de Pedras custará aos cofres públicos o valor de R$ 300 mil. A expectativa é de movimentar cerca de meio milhão na economia local com os festejos de São João e São Pedro.

 

 



Brumado: IBGE inicia treinamento de agentes e supervisores para o censo demográfico 2022

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou na segunda-feira (6) o treinamento de agentes censitários municipais (ACM) e supervisores (ACS), que irão trabalhar no Censo Demográfico 2022. Em Brumado, são 13 alunos e as aulas serão ministradas até o dia 15 deste mês. Durante o treinamento, estão sendo apresentados conceitos sobre logradouro, quadra e face, espécie de unidade visitada, domicílio, morador, sobre ética e integridade, conduta do recenseador, questionários básico e amostra, abordagem a indígenas e quilombolas entre outros assuntos. Também serão realizadas diversas simulações no aparelho de coleta que será utilizado durante o Censo 2022. Os agentes censitários municipais ficarão responsáveis pelos postos de coletas, enquanto os supervisores serão responsáveis pela supervisão da coleta e pela Pesquisa Urbanística de Entorno, que verifica a infraestrutura dos municípios, como pavimentação, arborização, presença de calçadas, pontos de ônibus entre outras coisas. O coordenador censitário subárea de Brumado, Felipe Lima, comenta que o Censo Demográfico está dentre as principais pesquisas do IBGE, pela qual o país fica sabendo principalmente sobre sua população e as condições de moradia dos cidadãos. “Eles vão aprender, na prática, como o recenseador vai atuar e depois a parte de supervisão, que é o que vão executar no trabalho do censo”, explicou. O treinamento dos recenseadores está previsto para acontecer entre os dias 15 e 22 de julho. 



Brumado: Silagem de milho com espiga à venda com preço de R$ 0,65 kg

Foto: Divulgação

A silagem de milho é um dos componentes mais importantes na alimentação de bovinos, uma vez que a planta fornece um grande volume de alimento palatável, com alta digestibilidade e rico em energia, o que resulta em um excelente potencial para produzir leite e carne. Em Brumado, você encontra silagem de milho com espiga ao valor de R$ 0,65 o quilo. Informações ligue: 77 99941-4144 - Atendimento via Whatsapp. Promoção somente para esta quinta-feira (9) e sexta-feira (10).



Brumado: PM prende homem com mandado de prisão em aberto na comunidade do Jacaré

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Um homem de 43 anos foi preso no final da tarde de terça-feira (7), na comunidade de Jacaré, zona rural de Brumado. Segundo a Polícia Militar, o mandado de prisão em aberto foi cumprindo por policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO). O homem já tinha várias conduções por agressão a companheira e já havia sido condenado em maio deste ano. A pena é de um ano e dez meses de prisão no regime semi-aberto. Ele foi conduzido a Delegacia de Brumado e será encaminhado ao presídio de Vitória da Conquista.



Vídeo mostra momento em que mulher com corpo em chamas e busca ajuda na Bahia

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma câmera de monitoramento flagrou o momento exato em que uma mulher busca por ajuda após ficar com o corpo em chamas no município de Cariranha, no Médio São Francisco. Segundo as investigações da Polícia Civil, Caroline Vieira da Silva, de 27 anos, teve o corpo queimado por uma jovem de 23 anos. Ela é suspeita de jogar gasolina na vítima e atear fogo. O crime ocorreu na madrugada do último domingo (5). De acordo com a Polícia, a tentativa de homicídio foi motivada por ciúmes. A suposta autora do crime estava bebendo em um bar quando avistou o seu ex-namorado chegando no estabelecimento ao lado de Caroline. As duas trocaram olhares e, em seguida, se estapearam. Após a briga, a acusada foi até um posto de combustível, voltou ao bar, jogou gasolina na vítima e com um isqueiro provocou toda essa queimadura. A mulher foi socorrida e encaminhada para uma unidade de saúde de Cariranha, onde médicos constataram que ela teve 10% do corpo queimado. Caroline foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. A suspeita foi presa em flagrante por tentativa de homicídio qualificado com emprego de fogo. 



Idoso flagrado com crianças dentro de carro da UESB em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Rede Social

Um funcionário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) foi flagrado dentro de um carro oficial da instituição de ensino com várias crianças. Vídeos compartilhados nas redes sociais na noite de segunda-feira (6) mostraram o idoso em atitude suspeita. Ainda no vídeo, populares se manifestam e acionam a Guarda Civil Municipal, que aborda um suspeito e o encaminha para o Distrito Integrado de Segurança Pública. O Conselho Tutelar também foi acionado. Todos foram ouvidos e liberados. Em nota a imprensa, a UESB afirmou que o servidor já foi identificado e está adotando as providências cabíveis. "Trata-se de fatos gravíssimos, constatando-se a presença de elementos e informações bastantes à deflagração de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que está sendo instaurado de ofício contra o servidor, com determinação do seu afastamento preventivo, pelo período, inicial, de 30 (trinta) dias". Ainda segundo a nota a instituição esclareceu que: "A Universidade esclarece que age amparada no Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia (Lei 6.677/94), que determina o processo disciplinar como instrumento destinado à apuração da responsabilidade do servidor por infração praticada não só no exercício de suas atribuições, mas também que tenha relação com as atribuições do cargo". Além das medidas, a administração da UESB declarou que "irá acompanhar o andamento do inquérito inaugurado pelas autoridades policiais e suas conclusões poderão ser utilizadas para fundamentar os procedimentos disciplinares, no âmbito administrativo, contra o servidor". Por fim, a UESB afirmou que se coloca à disposição das famílias das crianças envolvidas, oferecendo todo apoio aos familiares das crianças e destacou ainda que "não compactua ou se omite diante de possíveis condutas contrárias a tais valores, por quaisquer de seus membros".



Corpo é encontrado dentro de lagoa na zona rural do município de Presidente Jânio Quadros

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O corpo de um homem, identificado pelo prenome Salvador, foi encontrado dentro de uma lagoa na manhã desta terça-feira (7) por moradores do Povoado de Lagoa da Pedra, zona rural do município de Presidente Jânio Quadros. De acordo com populares que se encontravam no local, Salvador havia saído no domingo (5) e não foi mais visto pelos familiares. Na segunda-feira (6), uma testemunha encontrou um balde que a vítima utilizava para pegar água na lagoa. No dia seguinte, na terça, ele encontrou o corpo boiando e acionou os familiares, que posteriormente acionou a Polícia Militar. De acordo com os amigos, a vítima costumava consumir bebida alcoólica. A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o isolamento do local para perícia. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Brumado onde passou por necropsia e foi liberado para os familiares.

 



Novo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa toma posse em Brumado

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (3), representantes da sociedade civil e de instituições públicas tomaram posse no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Brumado (COMDIB). O órgão promove a interlocução junto à comunidade e os poderes públicos na busca por soluções compartilhadas. O Conselho deve estar em sintonia com as políticas públicas, além de se adequar às regras e leis aprovadas e regulamentadas. Além disso, o Conselho é responsável por promover amplo e transparente debate das necessidades e anseios dos idosos, além de acompanhar o desenvolvimento de políticas públicas que possam favorecer as pessoas idosas. A posse ocorreu na sede da Central dos Conselhos, em Sessão Plenária Extraordinária. Ao total, 20 conselheiros foram empossados. O evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC). O ex-vereador Gilberto Lima Dias é o novo presidente do COMDIB. A vice-presidência ficou com Luiza de Marillac Lopes Soares Porto.



Tribunais de justiça fazem alerta para gastos com festejos juninos

Foto: Divulgação

Os Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), fazem um alerta aos gestores públicos estaduais e municipais sobre os gastos com os festejos juninos. Em nota, os órgãos afirmam que "ao empregar recursos públicos para a contratação de festividades, os gestores devem estar atentos ao atendimento dos princípios que regem a administração pública, sobretudo aos da moralidade, publicidade, economicidade e razoabilidade, observando especialmente o planejamento das contratações, da correta execução contratual, assim como da fiscalização e prestação de contas com objetividade e clareza na descrição do objeto de contratação e na forma de aplicação dos recursos públicos". O texto ainda alerta que "o emprego de dinheiro público em festividades deve ser realizado sem que se perca de vista a necessidade do devido cumprimento dos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal", finaliza. Na próxima segunda-feira (13), os presidentes do TCE/BA e do TCM/BA, Marcus Presídio e Plínio Carneiro, respectivamente, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa, Frank Ferrari, se reunirão para discutir o assunto e definir as diretrizes para as ações conjuntas de fiscalização, assim como as voltadas a orientar os gestores públicos sobre gastos realizados com os festejos juninos.



Bahia: Alba lança protocolo para combater e prevenir o feminicidio no estado

Foto: Divulgação l Alba

A Secretaria de Política das Mulheres do Estado iniciou em 2019, em parceria com a ONU Mulheres, a construção de um Protocolo do Feminicídio da Bahia com o objetivo de prevenir, investigar, processar e julgar, esse tipo de crime que vem crescendo no Brasil. O resultado desse trabalho virou um livro, que será lançado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A apresentação do livro foi escrita pela secretária de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, que apontou a contribuição decisiva das representações das diversas instituições envolvidas na construção do protocolo. “A implementação das ações previstas representa maior celeridade e efetividade na proteção às mulheres em situação de violência”, argumenta Palmeira, destacando a importância das ações integradas para enfrentar a violência de gênero. 

O protocolo que será lançado nesta quarta-feira (8). Logo no primeiro capítulo, a publicação lembra que as violências cometidas contra mulheres ao redor do mundo são reconhecidas por tratados e convenções internacionais como sendo uma violação aos Direitos Humanos. “Constituem-se, assim, num fenômeno de proporções globais, fundamentado no gênero e que se expressa das mais diversas formas, seja no âmbito doméstico e familiar, seja no âmbito público”. Segundo a ONU, a violência contra a mulher é a violência mais tolerada no mundo. O segundo capítulo da obra é um estudo das políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero. O leitor conhecerá os acordos internacionais e marcos legais, a exemplo de portarias, leis, pactos, códigos de ética, planos entre outros. Destaca, por exemplo, o lançamento do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres pelo governo federal, em março de 2007, considerado um marco no reconhecimento da necessidade de formação de uma rede integrada de serviços e ações de enfrentamento, com dimensão estadual e também no âmbito dos municípios. De acordo com o protocolo, a Bahia aderiu ao pacto que modificou a atuação governamental. Esta deixaria de constituir apenas o apoio a serviços emergenciais e a campanhas de sensibilização isoladas, avançando para uma política mais ampla. Dessa forma, o Poder Público passou a atuar, além do apoio a serviços especializados, na capacitação de agentes públicos para prevenção e atendimento, no aperfeiçoamento da legislação, no apoio a projetos educativos e culturais de prevenção a violência e na ampliação do acesso das mulheres à Justiça e aos serviços de segurança pública. O protocolo também estabelece diretrizes estaduais para prevenir, investigar, processar e julgar as mortes violentas de mulheres. Entre essas diretrizes está a de incluir a perspectiva de gênero na investigação criminal e processo judicial em casos de mortes violentas de mulheres “para seu correto enquadramento penal e decisão judicial isenta de estereótipos e preconceitos de gênero”. Outra diretriz é oferecer orientações gerais e linhas de atuação para aprimorar a prática de profissionais de segurança pública, da Justiça e qualquer pessoal especializado que intervenha durante a investigação. “A violência contra as mulheres diz respeito a toda sociedade, requer o envolvimento não apenas das estruturas governamentais, mas de todas as pessoas, instituições e organizações sociais – a família, escola, igrejas, empresas, movimentos e demais organizações e instituições sociais”, afirma a publicação.

CONTINUE LENDO


Brumado: Bebê nasce com doença rara e família pede ajuda para custear tratamento

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Enzo Santos Souza, nasceu com uma doença que causa má formação do cérebro e compromete o desenvolvimento físico e mental. A família afirma que não possui condições financeiras, e pede ajuda à população para ajudar a pagar o tratamento dele. Em entrevista ao site 97NEWS, Ana Cláudia dos Santos Pimentel, 21 anos, afirmou que a doença foi diagnosticada durante às ultrassons. "Durante a gestação, os médicos detectaram uma má formação, mas o laudo constatando a [holoprosencefalia] foi dado no dia do nascimento no Hospital Municipal", disse a mãe. A holoprosencefalia é uma doença rara (um defeito estrutural no cérebro) e atinge uma a cada 16 mil crianças. Segundo especialista, pode está ligada a diabetes paterna ou questões genéticas. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ana Cláudia contou que mesmo antes de nascer, os médicos não dava esperança de vida ao bebê. "Eles disseram que o bebê não nasceria vivo, mas graças a Deus ele viveu, mas precisa desse cuidado com medicamentos, leite especial [NAM] e os gastos com a viagem para outra cidade", disse a mãe de Enzo Santos. A mãe conta que o garoto se recupera bem, mas requer muito cuidado e recurso financeiro. "Não é um leite barato o Nam, os medicamentos, então, por isso preciso da ajuda da comunidade", relatou. O telefone de contato da família é: 77 99902-5464.

 



Ministros do TCU gastaram R$ 2,47 milhões de diárias

Foto: Divulgação

Os nove ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) gastaram mais de ao menos R$ 1,2 milhões em dinheiro público em diárias. Em maior parte, o valor foi destinado para a realização de viagens internacionais, no período de janeiro a maio deste ano. Os valores superam o salário que recebem, cerca de R$ 37,3 mil. Entre os destinos visitados pelos ministros, países da Europa e da Ásia aparecem com frequência, a exemplo de Portugal, França, Arábia Saudita, Polônia. No entanto, destinos como Buenos Aires, Quito e Cidade do México também integram a lista. A soma dos valores das viagens de ministros e assessores chega a R$ 2,47 milhões. Bruno Dantas, que é apoiado por Renan Calheiros para ser o próximo presidente do TCU, gastou R$ 261, 4 mil de dinheiro público em viagens nacionais e internacionais desde de o primeiro mês do ano. Dantas chegou a acusar procuradores da extinta força-tarefa da Lava Jato de ‘aumentar seus ganhos privados’ com o uso de diárias e passagens. O TCU é responsável por fiscalizar os gastos públicos federais, dando aval para destinação de verbas para viagens feitas pelo governo Bolsonaro (PL).



Policial acusado de assaltar farmácia em Vitória da Conquista é expulso da PM

Foto: Reprodução l Vídeo

Um soldado da Polícia Militar, lotado na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Brumado, acusado de assaltar uma farmácia em Vitória da Conquista, foi expulso da Polícia Militar da Bahia. O crime aconteceu em fevereiro deste ano. Câmeras de segurança do estabelecimento flagraram o suspeito entrando no local e anunciando o assalto. Na ação, ele teria usado uma moto com placa adulterada. Uma investigação apontou o PM Juvenal Alves Fernandes Neto, como autor do crime. De acordo com a TV Sudoeste, Juvenal confessou que adulterou a placa da moto da esposa para cometer o assalto. Após processo administrativo, a Polícia Militar concluiu que ele era o responsável pelo crime. Ainda em fevereiro, o militar foi preso em flagrante e foi custodiado na sede do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO).



Brumado: Prefeitura contrata empresa por R$ 800 mil para recuperação de impostos municipais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal de Brumado contratou empresa especializada para prestação de serviços de recuperação de Taxas de Poder de Polícia, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (lSSQN), Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Compensação Financeira Pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), encargos previdenciários sobre a folha de pagamento e autônomos, bem como com recuperação de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTUJ e Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural (lTR) de empresas mineradoras. A empresa foi contratada através de Inexigibilidade (Nº IL5/2022-1) por meio do Processo Administrativo (Nº 69/2022) pelo valor estimado de R$ 800 mil. Em seu parecer, a Comissão Permanente de Licitação opinou pelo reconhecimento da situação de inexigibilidade, objetivando a contratação direta da empresa Seabra Gestão e Consultoria Eireli, capaz de atender o interesse público em causa no momento, inviabilizando, pois, a competição.



Endocrinologista da Clínica Mais Vida fala sobre diabetes gestacional, cuidados e prevenção

Foto: Divulgação

O DMG – Diabetes Gestacional é caracterizado pelo aumento do nível no sangue durante a gestação, e os valores para diagnóstico são mais baixos que os valores em não gestantes. Como na maioria das vezes as pacientes são totalmente assintomáticas é recomendado que todas as gestantes pesquisem, a partir da 24ª semana e antes da 28ª de gestação, como estão a glicose em jejum e principalmente a glicemia após estímulo de ingestão de glicose. A endocrinologista da Clínica Mais Vida, Dra. Nathale Prates observa que as principais consequências da DMG são diretamente relacionadas à gestação e ao feto, como por exemplo, risco de aumento do líquido amniótico, crescimento excessivo do bebê e, consequentemente, possibilidade de parto mais traumático, necessidade de cesariana, hipoglicemia neonatal e atraso na amamentação. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de DMG são: idade materna avançada; obesidade; história familiar de diabetes; gestação de gêmeos; síndrome de ovários policísticos; hipertensão. A especialista explica que em longo prazo, mulheres com Diabetes Gestacional têm maior risco de recorrência deste em uma gestação futura e de DM2 no futuro (especialmente as mulheres com obesidade ou que necessitam de insulina para controlar a glicemia na gestação). Vale lembrar que filhos de mães com DMG não controlada têm maior risco de obesidade e de DM2 na vida adulta. Dra. Nathale Prates ressalta que o controle da Diabetes Gestacional deve ser iniciado assim que é feito o diagnóstico, com orientação médica, nutricional e atividade física orientada. Em alguns casos é necessário o uso de medicamentos e/ou insulina. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.