ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Decreto proíbe a entrada de alimentos e bebidas alcoólica em ginásios de esportes e campo de futebol

Incêndio atinge área de vegetação no oeste da Bahia

Vice de ACM Neto tem pedido de impugnação de candidatura ao governo da Bahia

Câmara derruba veto do Executivo ao Projeto de Lei que cria cargo de intérprete de libras

Mega condição especial do Armazém do Criador

Criança risca fósforo e casa é consumida por incêndio em Caetité

Agosto Branco - pneumologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção do câncer de pulmão

Viagens de Bolsonaro em avião presidencial deverão ser ressarcidas durante campanha

Brumado: Agente da Pastoral usa a Tribuna Livre da Câmara para destacar a 'Semana Nacional da Família'

Gel Sol: Intelbras lança módulo fotovoltaico bifacial com eficiência de mais de 20%

Para evitar prisão, mulher do ex-goleiro Bruno faz vaquinha para o marido pagar pensão

Pagamento facilitado e entrega rápida é na Bete Fruits

Caixa Econômica Federal abre inscrições para vagas de estágio

Brumado: PM apreende cocaína em residência do bairro Malhada Branca

UAB: Inscrições abertas para Especialização em Docência da Educação Profissional e Tecnológica

Município de Guanambi recebe nova maternidade e centro de parto natural

Petrobras põe direitos de potássio na Amazônia à venda

MP autoriza exploração de minérios nucleares por setor privado

Psicóloga atende na Pax Nacional; agende já sua consulta

Petrobras reduz preços de venda de gasolina para as distribuidoras a partir desta terça-feira (16)



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2022"

Brumado: Cicom usa câmeras speed domes para monitorar festejos juninos

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Na última quarta-feira (15), uma reunião no Paço Municipal entre as forças de segurança e demais segmentos envolvidos no Forró da CDL, foi dicutido o plano para garantir segurança e tranquilidade ao brumadense. Além da infraestrutura que será montada na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), serão utilizadas de forma efetiva, câmeras para monitorar a movimentação durante as apresentações das bandas nos três dias de festa. Em entrevista ao site 97NEWS, o Capitão Felipe Barcelos, coordenador do Cicom, informou que as festas na Praça Coronel Zeca Leite já estão sendo cobertas por câmeras de alta resolução, desde o aniversário da cidade. "A cobertura do ambiente da festa será de 360°, de certa forma gerando uma melhor qualidade de segurança e prestando o melhor serviço à população", destacou. Para o coordenador, o monitoramento de segurança inibe a atuação dos criminosos e a possibilidade de registro de qualquer ocorrência delituosa diminui bastante. "Aqueles que foram pra festa fazer alguma coisa errada ou criminosa será gravado. Isso, obviamente, vai instruir um processo criminal porque as imagens ficarão gravadas", pontuou.



Tema Livre Podcast com edição especial de São João bate um papo com o 'Cigano Cantador'

Foto: Divulgação

O “Tema Livre Podcast” entra no clima de São João com a presença de um artista indispensável para as festas deste período: "Cigano Cantador". O cantor revela as expectativas para os meses de junho e julho, recorda a trajetória de sucesso e revela a mudança no repertório para os festejos juninos. O Tema Livre Podcast - Edição Especial de São João é apresentado pelo advogado e comunicador Jorge Malaquias Filho. Então, veja esse episódio que está incrível e aproveite para deixar seu like e se inscreva no canal Tema Livre Podcast para receber mais conteúdo como este. 



Brumado: Secretaria de Saúde volta a disponibilizar senhas para a vacina da Covid-19

Foto: Divulgação

Implantada em julho de 2021, as senhas eletrônicas facilitaram o processo de vacinação contra a Covid-19. Antes do processo, as queixas diante das grandes filas para obtenção de senhas eram constantes. No entanto, no primeiro semestre de 2022, com a diminuição da procura pela vacina, fez com que a Secretaria Municipal de Saúde encerrasse o processo e disponibilizasse as vacinas nos Postos de Saúde. Entretanto, com o aumento de novos casos da doença no município no mês de junho e por conta do aumento no volume de procura por outras doses, a Pasta da saúde resolveu retomar com o processo de senhas eletrônicas. Nesta quinta-feira (16), o site www.brumadosenhas.com voltou a disponibilizar as senhas aos moradores. Segundo o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, isso se fez necessário por causa da alta procura pelas terceira e quarta doses. "Encerramos recentemente as senhas porque a procura estava baixa, mas tivemos que retornar porque a procura aumentou de mais", explicou. Para esta sexta-feira (17), serão disponibilizadas a primeira dose para quem possui 6 anos ou mais, segunda dose da Butantan para quem tomou a primeira dose até 20 de maio de 2022, segunda dose da Fiocruz para quem tomou a primeira dose até 22 de abril de 2022, terceira dose para quem tomou a segunda até 17 de fevereiro de 2022 e quarta dose para profissionais de saúde com 18 ou mais e adultos com 55 anos ou mais. As vacinas estão disponíveis nos PSFs do bairro São José, Dr. Juracy e Baraúnas. 

 



Lacen-BA identifica quatro tipos de subvariantes da ômicron na Bahia

Foto: Divulgação

O Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA) identificou quatro subvariantes da ômicron no estado. Segundo a Sesab, 873 amostras coletadas durante o primeiro trimestre desse ano foram analisadas pelo Lacen e 799 sequências foram divulgadas. A análise detectou 730 infecções por subvariantes da ômicron, ou seja, mais de 90% dos sequenciamentos realizados. Do total, o maior número de casos é do subtipo BA.1, com 660 infectados. A variação BA.1.1 registra 57 ocorrências, seguida pela BA.2, com 11. A mais recente, identificada em abril, é a XF, que tem duas confirmações. As subvariantes foram registradas em pacientes de 193 dos 417 municípios baianos. O maior número de contaminações foi em Eunápolis, no extremo sul do estado, com 176 registros da sub-variante BA.1, seguido de Salvador, com 99.



ACM Neto visita Rio de Contas e recebe apoio do prefeito da cidade

Foto: Divulgação

O pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil) foi a Rio de Contas, Chapada Diamantina para participar da festa do Santíssimo Sacramento. O convite veio do prefeito Cristiano de Azevedo (PSB). O encontro que aconteceu na quinta-feira (16). ACM Neto afirmou, caso seja eleito, que irá realizar a expansão do turismo no município e a dinamização dos serviços, do comércio, da agricultura. "A chapada hoje é uma fronteira agrícola importantíssima para a Bahia", disse. A festa do Santíssimo Sacramento é a mais tradicional de Rio de Contas, e ocorre todos os anos no dia de Corpus Christi. A agenda de ACM Neto começou às 10h, quando seguiu a procissão pelas ruas da cidade e assistiu à missa na Igreja Matriz.



PF prende homem com R$ 2 mil em notas falsas no Oeste da Bahia

Foto: Divulgação l PF

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na quarta-feira (15) na cidade de Barreiras, no oeste baiano, um homem de 26 anos com 40 cédulas falsas de 50,00 totalizando R$ 2.000. As investigações continuam em âmbito regional e nacional com o objetivo de identificar outros envolvidos e maiores esclarecimentos sobre os fatos. O autor será investigado pelo crime de moeda falsa tipificado no art. 289 do Código Penal, com pena de 03 a 12 anos de reclusão.



Bahia registra primeiro caso suspeito de varíola do macaco

Foto: Divulgação

Os centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Salvador e o da Bahia acompanham o primeiro caso suspeito da doença causada pelo vírus Monkeypox (conhecida como varíola do macaco). O indivíduo residente na capital baiana foi internado com a tríade de sintomas da doença: febre alta de início súbito, adenomegalia e erupção cutânea. O indivíduo encontra-se internado em unidade hospitalar da rede privada, em Salvador. A amostra foi enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que encaminhou para a referência nacional. Ainda não há previsão de resultado laboratorial. Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.



PF encontra os restos mortais de indigenista e jornalista inglês

Foto: Reprodução l Rede Social

A Polícia Federal confirmou durante coletiva na noite de quarta-feira (15) que localizou os corpos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, que estavam desaparecidos desde o dia 5 deste mês. Após Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos Santos”, confessar o crime, ele levou os policiais até o local onde os restos mortais foram enterrados. O ponto fica 3 Km mata a dentro na altura da comunidade São Gabriel, onde os pertences de Dom e Bruno foram encontrados às margens do Rio Itaquaí, na região do Vale do Javari, no Amazonas. O superintendente da PF no Amazonas, Alexandre Fontes, não detalhou as motivações do crime, mas confirmou que a região é área de atuação do tráfico internacional de drogas. A Polícia Federal já prendeu dois suspeitos de possível envolvimento no desaparecimento do jornalista e do indigenista. Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como Dos Santos, de 41 anos de idade e o pescador Amarildo da Costa Pereira, conhecido como "Pelado". Ambos são irmãos e confessarem a autoria do crime.



Pesquisadora da Bahia estuda tecnologia que pode substituir gás de cozinha

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pesquisa feita no programa de mestrado da Universidade Estadual da Bahia (Uesb) em Itapetinga estuda o uso da casca de mandioca como combustível. O produto da experiência pode substituir o gás de cozinha, é o que aponta o estudo de Dayane Silva, mestra em Engenharia e Ciências de Alimentos da Uneb. “Estudo sob o ponto de vista da obtenção de biogás e biofertilizante, por meio do reaproveitamento da casca da mandioca, que, na maioria das vezes, é descartada de forma incorreta”, explica Silva. Segundo a pesquisadora, grandes quantidades de resíduos sólidos e líquidos não são aproveitados. Um dos exemplos mal-aproveitados é a da mandioca. Através da pesquisa, Dayane Silva avaliou a influência da fermentação, ao utilizar um fungo na casca de mandioca como pré-tratamento biológico na produção e composição do biogás. Ao final, os resultados indicaram uma produção de gás de forma mais rápida, em maior volume e com maior concentração de metano. A pesquisadora conta que a principal intenção é usar o biogás para substituir os gases de origem mineral, como o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), usado como gás de cozinha. Além de substituir o gás de cozinha, o biogás pode ser utilizado para geração de energia elétrica; ou pode ser queimado, gerando calor para caldeiras, fornos, fogões ou outros sistemas.



Estados nordestinos terão incremento milionário em educação após mudanças no FNDE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a mudança de cálculo para distribuição de cotas do salário-educação, beneficiando os estados do Nordeste. Em sessão realizada nesta quarta-feira (15), o ministros acataram o pedido dos governos nordestinos, que pediam alteração na metodologia usada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para fazer a distribuição. Antes da alteração, o repasse não levava em consideração apenas o número de alunos matriculados em cada estado, mas também onde a verba foi arrecadada. Agora, com a mudança, o cálculo será baseado exclusivamente conforme a proporção de alunos matriculados nas escolas públicas de estados e municípios.



Câmara de Brumado decreta ponto facultativo no Dia de Corpus Christi

Foto: Divulgação l CMB

De acordo com a Portaria nº 059/2022, fica determinado ponto facultativo no Legislativo Municipal nesta quinta-feira, 16 de junho, Dia de Corpus Christi, devido à grande tradição histórica na celebração desta data no Município de Brumado. Além disso, a sexta-feira, 17 de junho, também ficou decretado ponto facultativo. Corpus Christi significa Corpo de Cristo e corresponde a uma festa religiosa da Igreja Católica cujo objetivo é celebrar o mistério da eucaristia, sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.



Comando da 34ª CIPM garante segurança dos festejos juninos em Brumado e Região

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) reforçou o seu efetivo para garantir a segurança de milhares de pessoas que participaram dos festejos juninos em Brumado e na Região Sudoeste. Em entrevista ao site 97NEWS, a Major PM Leila Silva afirmou que um esquema especial de segurança foi montado e que todo efetivo policial está empenhado em garantir a segurança da população dos municípios em que a Companhia atende. Para cidade de Brumado, no próximo final de semana, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizará três dias de forró. Nesta quarta-feira (15), uma reunião com os órgãos de segurança, administração pública e representantes da CDL definiram às estratégias para o evento, que seguirá os mesmos protocolos de segurança feitos no aniversário da cidade. Sobre os festejos da Região, a Major destacou que todas as cidades irão receber reforços da Polícia Militar neste mês de junho, seja para as festas de São João ou São Pedro. "Já estamos nos preparando para enviar reforços para as cidades que têm um efetivo menor ou para aquelas que precisam de aumento no efetivo policial nos dias de festa", disse. No mês de maio, 19 novos policiais militares chegaram à unidade e já estão atuando ostensivamente nas ruas, em operações especiais. "Estamos empenhados em oferecer o melhor policiamento para nossa região", pontuou.

 



Major Mário Cabral destaca novo desafio como diretor do conjunto penal de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A nomeação do Major PM Mário Augusto dos Santos Cabral, para o cargo de diretor do Conjunto Penal de Brumado foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (15). Cabral foi comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) de Brumado por cerca de três anos. Após sua nomeação (veja aqui), em entrevista ao site 97NEWS, Mário ressaltou sua nomeação e falou sobre o novo desafio. "Tive essa grata satisfação de retornar a vida pública de Brumado, agora como diretor do presídio. Isso me deixa muito tranquilo e satisfeito", diz. Segundo o Major, será um novo desafio no seu currículo Militar. "Eu vô buscar administrar o conjunto prisional da mesma forma que comandei a 34ª CIPM, durante minha passagem por lá. Então, estarei visitado alguns presídios da região para conhecer mais sobre a logística de uma unidade prisional", disse. Sobre os planos para o futuro da unidade prisional que está previsto para ser inaugurada ainda no fim do mês de julho, o major Cabral ressaltou que vai intensificar o processo de ressocialização dos detentos. "Nós vamos colocar para funcionar esse processo, porque é importante reintegrar o cidadão a sociedade", ressalta. Por fim, Mário Cabral afirmou que após sua cerimônia de posse em Salvador, ele visitará unidades prisionais que já são referências na Bahia. "Assim que tomar posse em Salvador, visitarei unidades em nosso estado para adquirir experiência com relação a administração", finaliza.



Produção Mineral da Bahia cresce R$ 253 milhões em abril de 2022

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Produção Mineral Baiana Comercializada (PMBC) teve um aumento de R$ 253 milhões em abril de 2022, em comparação a abril do ano anterior, chegando a R$ 780 milhões. No mesmo período, o município baiano de Itagibá se destacou entre os principais municípios com 30% de participação, seguido por Jacobina com 22%. As informações constam no Sumário Mineral divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Nunes, os principais bens minerais exportados de janeiro a abril de 2022 somam US$ 494,4 milhões. Cobre, com US$ 156,8 milhões, seguido por ouro US$ 151,2 milhões e níquel US$ 93,9 milhões. “A mineração baiana tem um forte potencial, gera emprego, movimenta a economia dos municípios, além de ser atividade essencial para o desenvolvimento econômico do Estado”, destaca. A arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), em abril de 2022, recolheu no estado R$ 2,1 milhões, já os municípios recolheram R$ 8,6 milhões, somente Itagibá somou R$ 2,8 milhões. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), atualmente a Bahia tem em estoque 14 mil empregos formais na extração de minerais metálicos, não metálicos e atividades de apoio (exceto Petróleo e Gás).



Já está valendo em todo Brasil as ligações de telemarketing com a numeração 0303

Foto: Divulgação

Desde a último dia 09 de junho, o uso do prefixo 0303 é obrigatório para todas as ligações de telemarketing ativo, ou seja, aquelas que tenham por objetivo a oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. A medida foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no final de 2021 e o prazo para adaptação às novas regras terminou ontem no último dia 08 de junho de 2022. Segundo levantamento da Agência, já foram solicitados mais de 1,4 mil números por 440 empresas. O consumidor que receber uma ligação de telemarketing feita por um telefone com prefixo diferente do 0303 poderá realizar a denúncia por um dos canais da Anatel – telefone 1331, portal ou aplicativo Anatel Consumidor – bastando, para isso, informar o número usado para a ligação irregular. O 0303, vale lembrar, é de uso obrigatório apenas para o telemarketing ativo. As ligações com pedidos de doações ou cobranças, por exemplo, não se enquadram nessa classificação e não estão, portanto, abrangidas pelo Ato nº 10.413/2021. 



BA-148: Caminhão carregado com frutas tomba na Serra das Almas em Rio de Contas

Foto: Divulgação l CIPRv

Um caminhão, com identificação de Itabaiana-SE e carregado com frutas, tombou na BA-148, em uma curva da Serra das Almas, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Segundo a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado, o condutor do veículo perdeu o controle da direção em uma curva da serra. Em consequência houve danos pessoais e  materiais. Ocupavam o veículo: o motorista de 42 anos e dois passageiros, um de 22 anos e um jovem de 17 anos. Todos foram socorridos por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhados para a UPA 24h de Livramento de Nossa Senhora.



Ex-comandante da 34ª CIPM Mário Cabral, é nomeado para o cargo de diretor do Conjunto Penal de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia (SEAP) nomeou nesta quarta-feira (15), o ex-comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), o Major PM Mário Augusto dos Santos Cabral, para o cargo de diretor do Conjunto Penal de Brumado. A publicação foi divulgada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta. Cabral comandou a 34ª CIPM por cerca de três anos. Sua passagem pela unidade aconteceu entre o dia 08 de novembro de 2018 a setembro de 2021. Durante seu comando, o Mario realizou diversas operações, na qual combateu a criminalidade em Brumado com ações presentes, principalmente ao tráfico de drogas e homicídios. Em sua nova missão, como diretor do conjunto penal de Brumado, Mário Cabral vai gerenciar cerca de 530 detentos -- capacidade máxima do presídio -- e mais cerca de 180 funcionários, que vão atuar na unidade, desde os serviços de limpeza, segurança, saúde, educação e administrativo. A unidade prisional foi concluída em 2011, mas a previsão de funcionamento é para o fim de julho deste ano. A construção do presídio de Brumado custou R$ 21 milhões ao governo da Bahia.



Prefeitura de Brumado abre processo seletivo para agente comunitário de saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado, anuncia a abertura de inscrições de um novo Processo Seletivo. As inscrições podem ser realizadas a partir desta quarta-feira (15) e seguem até o dia 28 de junho. O município tem como objetivo o preenchimento de 23 vagas efetivas e formação de cadastro reserva de Agente Comunitário de Saúde. O profissional contratado terá como função a prevenção de doenças e promoção de saúde, em comunidades e domicílios, de maneiras individuais ou coletivas. A carga horaria a ser cumprida é de 40 horas semanais. O valor da remuneração será de R$ 1.550,00 mensais. A taxa de inscrição é de R$ 100,00. Veja o edital aqui.



PRF lança Operação Corpus Christi 2022 na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Corpus Christi é um dos feriados cristãos mais comemorados no Brasil. Neste ano de 2022 a comemoração ocorrerá no dia 16 de junho, trazendo um final de semana prolongado, o que eleva o fluxo de veículos nas rodovias federais, trazendo consigo aumento do risco de acidentes. Com isso, a PRF na Bahia lança a operação Corpus Christi 2022, que terá início às 00:00 desta quarta-feira (15) e segue até as 23:59 de domingo (19). A operação irá priorizar ações voltadas à segurança viária, prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito e à garantia da mobilidade nas rodovias do país. Será dada atenção especial às ações de controle de velocidade, fiscalização de ultrapassagens em trechos de pista simples e a realização de exames de bafômetro, para combater a embriaguez ao volante. Atividades de educação para o trânsito também serão intensificadas, com o intuito de conscientizar os usuários das rodovias acerca de suas atitudes no trânsito. Além do foco em segurança viária, a PRF intensificará ações de combate à criminalidade, para prender criminosos, recuperar veículos roubados e retirar armas ilegais, drogas e produtos contrabandeados de circulação.



Criança de 12 anos morre após disparo acidental do irmão de 8 na Bahia

Foto: Divulgação l SSP-BA

Uma criança de 12 anos, identificada como Vagner Lopes de Almeida, morreu nesta segunda-feira (13), após ser baleada acidentalmente pelo irmão de 8 anos, no município de Remanso. O menino estava com uma espingarda que pertence ao pai e ao tentar carregar a arma acabou disparando e atingindo o irmão. Vagner morreu no local. Uma equipe da 25° Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada, junto uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ao chegar no local o garoto já estava sem vida. A arma de fogo foi apreendida pela PM e levada para a delegacia da cidade, para onde também foram encaminhadas as testemunhas. A mãe do menino foi ouvida e vizinhos ainda prestarão depoimento. O pai dos meninos poderá responder por posse irregular de arma de fogo e omissão de cautela. Ele foi intimado a comparecer à delegacia, segundo a Polícia Civil.