ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Polícia Civil lança nova plataforma virtual para registrar ocorrências

Brasil registra menor média móvel de mortes desde o início da pandemia

Brumado: Tradição de vários anos, Grupo Pax Nacional doa brinquedos as crianças

Brumado: Decreto Desobriga o uso de máscara facial na cidade; mas há restrições

Brumado: Com a morte do cantor e comunicador Tote Lima, esposa passa por dificuldades

União se compromete a corrigir defasagem de doses de vacina à Bahia

Brumado: Prefeito Eduardo Vasconcelos pede desfiliação do PSB

IBGE cancela processo seletivo de 204 mil vagas para o Censo 2022

Brumado: Mesmo em lados opostos, Fabrício Abrantes repudia fake news contra 'Verimar do Sindicato'

Brumado: Policlínica municipal de saúde será transferida para a sede da Upa 24h

Paramirim: Motorista de 41 anos morre em acidente na BA-152

No exterior, Rui Costa tenta atrair projeto de energia renovável para indústria baiana

Dois foragidos que viajavam em ônibus são presos pela PRF em Vitória da Conquista

Rede estadual tem aulas 100% presenciais nesta segunda-feira (18)

Prefeitura de Brumado pretende doar terreno para construção de hospital particular

Pax Nacional promove nesta segunda-feira (18) a 'Festa das Crianças'

Brumado: Em outro ângulo, câmera registra grave acidente na BR-030; veja

Conheça o kit 'Barriga Tanquinho' de Marcelo Esportes

Conquista: Com ajuda de cão farejador, PRF encontra maconha levada em ônibus

RotSat: Conheça o nosso site com 'Menu' de acesso rápido



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2019"

Brumado está entre os municípios que mais gerou empregos na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Brumado está entre as dez cidades que mais geraram empregos formais nos dois primeiros meses em 2019, segundo informações divulgadas esta semana pelo Ministério do Trabalho. O dado é resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com o balanço, a capital do minério ficou em oitavo lugar, com 270 novos empregos. A primeira da lista é a cidade de Salvador, com um total de 1.160 novos empregos, seguida de Barreiras (503), Lauro de Freitas (476), Camaçari (415), Santo Antônio de Jesus (390), Luís Eduardo Magalhães (389), Alagoinhas (273), Entre Rios (240) e Feira de Santana (219). Ainda conforme o levantamento, a maioria das oportunidades criadas em Brumado pertence ao setor de serviços, que liderou o ranking em todo o país. De janeiro e fevereiro a Bahia gerou 7.710 novos postos de trabalho. O que chama a atenção é que o município de Brumado gerou mais empregos do que a segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana. 



Brumado: Vigilância Sanitária orienta vendedores ambulantes para comercialização adequada de alimentos e bebidas nos festejos de Aniversário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde orientou esta semana, os comerciantes informais no que se refere as boas práticas na manipulação de alimentos voltado ao comércio ambulante durante os festejos de Aniversário de Brumado. Proprietários de barracas do ramo de lanches, pastéis, bebidas, doces, entre outros produtos participaram da palestra que aconteceu na Sala de Treinamentos da Prefeitura, localizada na Praça Coronel Zeca Leite. Durante a orientação, Tainan Taio relatou que oferecer alimentos de qualidade e livre dos riscos de contaminação para a comercialização é o intuito do encontro. “Com essas orientações pretendemos oferecer a esses profissionais ambulantes noções importantes quanto às boas práticas na manipulação de alimentos a fim de obter um produto mais seguro para o consumo nos dias do evento”, enfatiza o coordenador da Vigilância Sanitária. Entre os assuntos tratados no encontro está a aplicação de práticas corretas de higiene pessoal, do ambiente e do alimento; o controle na produção de alimentos; os procedimentos de limpeza e desinfecção; os cuidados no deslocamento e manuseio correto dos ingredientes, além da proibição de garrafas de vidro e palito de espetinho. "A Vigilância sempre tem esse cuidado, trabalhando com a prevenção e proteção dos profissionais. Então por isso que usamos essa educação continuada, sempre atuando com a orientação dos comerciantes. Além disso, orientamos o profissional a buscar uma unidade de saúde e checar sua vacinação e seu estado de saúde, por conta dessa exposição que ele tem no dia a dia", esclareceu Tainan. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com a nutricionista, Dinorá Maia, as instruções repassadas aos vendedores ambulantes foram baseadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Fizemos uma série de orientações sobre o acondicionamento e a comercialização dos alimentos perecíveis, como carnes, queijos e salgados em geral. Além disso, falamos sobre o processo de higienização dos locais de venda e dos próprios comerciantes, que devem usar luvas e toucas”, acrescenta Maia. Os festejos de Emancipação Política de Brumado acontece na Praça da Prefeitura no próximo sábado (8), domingo (9) e segunda-feira (10).



Guajeru: Motorista com sinais de embriaguez invade contramão e atropela motociclista

Foto: 97NEWS

Um motociclista ficou ferido em um acidente na rodovia BA-148, que liga os municípios de Guajeru a Malhada de Pedras, na noite desta quarta-feira (5). Segundo informou a Polícia Militar ao 97NEWS, por volta das 21h30, próximo a comunidade Lagoa do Braço um motociclista que não foi identificado, trafegava na rodovia, quando foi atingido por uma caminhonete S-10, conduzida por um homem que também não teve a identidade revelada. Conforme a PM, o motorista invadiu a contramão e colidiu frontalmente com a moto, e o piloto foi arremessado ao solo. O motociclista foi socorrido pela equipe do SAMU 192 e encaminhado ao Posto de Saúde de Guajeru. Ainda segundo a Polícia, o condutor da caminhonete apresentava fortes sinais de embriaguez no momento do acidente. Ele e o veículo foram encaminhados para a Delegacia de Brumado para o auto de prisão em flagrante.  



Brumado: Prefeitura cria galeria de ex-gestores e resgata memória da política

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em homenagem aos gestores que fizeram parte da história de Brumado, foi criada na sala de recepção do gabinete do executivo municipal, a Galeria dos Prefeitos. A galeria é formada por fotos dos prefeitos, restauradas e impressas, como forma de perpetuar o conhecimento sobre esses ilustres governantes. O atual prefeito, Eduardo Vasconcelos, falou sobre como surgiu a ideia de criar a galeria para valorizar a história política brumadense. "Quando assumi a administração encontrei as fotos guardadas sem condições de serem expostas porque estavam muito desgastadas. Então procurei uma opção que pudesse recuperar essas fotos e junto com elas resgatar parte da história do nosso município. Também homenageando quem tanto trabalhou para o desenvolvimento político no município", disse. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ao 97NEWS, o gestor ainda ressaltou a importância de valorizar o passado, como é o caso do ex-gestor Dr. Duarte Moniz Barreto de Aragão, que esteve à frente do executivo municipal entre os anos de 1940 e 1943, quando os mandatos eram mais curtos. “O Dr. Duarte Moniz fundou a comarca de Brumado, sendo o primeiro juiz do município”, destacou. O prefeito ainda afirmou que pretende, em breve, nomear algum espaço público da cidade com o nome da figura ilustre. “Como primeiro juiz do município, ele deu nome ao fórum local por anos e não entendo por que tiraram o nome do homem que foi o seu fundador”, criticou. Ele lamentou a mudança e disse que irá corrigir a mesma com uma bela homenagem ao ex-prefeito. Para o gestor, a galeria deveria ter sido montada há muito tempo dada a quantidade de prefeitos que já passaram pelo comando do município. “O povo que não escreve seu passado não guarda a memória e está fadado a errar de novo”, destacou. Na linha do tempo de gestores, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) é o 31º.



Rio do Antônio: Sem funcionário, famílias são obrigadas a realizar o próprio sepultamento de familiares no distrito de Ibitira

Foto: Leitor l 97NEWS

Uma cena não muito comum está provocando revolta na população de Rio do Antônio. Sem coveiro responsável pelo cemitério localizado no distrito de Ibitira, os próprios parentes tem que fazer a cova para conseguir sepultar um ente querido. Segundo os moradores da localidade, quando a família não realiza a abertura da cova eles tem que desembolsar de R$ 150 a R$ 200 para pagarem particulares para abrirem o buraco. “Já basta a situação do sofrimento pela morte, ainda temos que enfrentar esse transtorno. Isso é um descaso muito grande para conosco. Fico muito triste como cidadão. Para isso pagamos os impostos e temos o direito ter um coveiro”, disse um morador de Ibitira. Que ainda acrecentou. "A família se sentiu em uma situação constrangedora". A família havia informado a Prefeitura sobre o sepultamento, mas como nenhum funcionário não compareceu, a família precisou abrir a cova. A prefeitura municipal não se manifestou sobre o assunto.



Fred Neves foi reeleito ao cargo de presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o objetivo de manter um bom trabalho, respeitando as opiniões dos membros, e mantendo o foco no desenvolvimento das famílias rurais o engenheiro agrônomo Frederico Maciel de Carvalho Neves (Fred Neves), foi mantido no cargo de presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Brumado em eleição e posse realizada nesta quarta-feira (5) no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac). Na nova diretoria houve algumas mudanças, como é o caso da vice-presidente, que agora é ocupada por Verimar, primeira secretária Marizete e segunda secretária Brasilina. O mandato é para dois anos. Ao falar sobre sua permanência na presidência ele lembra que assumiu o comando do CMDR diante da demanda e necessidades que o homem do campo busca. “Esperamos que o conselho cada vez mais seja um instrumento e um canal de comunicação entre as demandas das comunidades rurais e os poderes constituídos do nosso município, estado e união. O papel do conselho é ser um espaço democrático”, completa. Ele faz questão de enfatizar que os trabalhos serão conduzidos com seriedade e transparência. “Nesses dois anos que tivemos a frente, desempenhamos um papel pautado na ética, e a nossa proposta é de aperfeiçoar ainda mais, para que a comunidade seja ouvida”, acrescenta. Ele lembra que o Conselho é pautado pelo coletivo. “No Conselho não se delibera o individual e sim o bem comum”, alerta. Fred Neves informa que as reuniões do CMDR costumam acontecer a cada primeira quarta-feira do mês no Auditório da Semac. “Se existir necessidade dos membros se reunirem antes da data prevista são convocados”, explica. O presidente esclarece que todos os integrantes atuam de forma voluntária. “Quem participa das reuniões é defensor dos anseios das famílias rurais do município e merecem todo respeito e consideração”, conclui.



Secretaria Municipal de Agricultura celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com doação de mudas de plantas em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o objetivo de estimular a consciência ambiental, incentivar ações de preservação da natureza e comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Agricultura Recursos Hídricos e Meio Ambiente realizou nesta quarta-feira (5), no em frente a Prefeitura Municipal, a doação de 300 mudas de árvores nativas para os brumadenses. A ação aconteceu no período da tarde, onde foi montado uma barraca que serviu como base para distribuição de árvores de pequeno porte. Segundo o secretário, Danilo Viana, a ação é uma contrapartida do município para conscientizar a população na preservação do Meio Ambiente na cidade. “Esse projeto tem como objetivo inserir mudas em Brumado. É o primeiro projeto nesta data, mas de grande alcance e nós estamos trabalhando para que a comunidade se envolva cada vez mais no plantio de árvores. Cada pessoa pode levar até duas mudas dentre as variadas opções de plantas, entre frutíferas, floríferas e ornamentais, para simbolizar a realização do evento" destaca. Segundo o secretário, ciente da importância e da necessidade de cuidar mais do meio ambiente, a prefeitura procura também conscientizar a população sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Além das sombras, as plantas são fundamentais para a vida na Terra. "Hoje também é lembrado as diversas maneiras que o Meio Ambiente sobrevive, contra a poluição, o descarte adequado de lixo, então isso vai muito além de um simples plantio", disse. Ele ainda completou, "quando se fala em preservação do Meio Ambiente a gente não pode esperar só dos órgãos públicos, a população também tem que dar sua contrapartida. É sabido que Brumado tem uma temperatura acima da média nacional, então pense bem antes de podar uma árvore de maneira inadequada. Esse é o maior problema enfrentado na secretaria", afirmou Danilo.



Brumado: 21ª Subseção da OAB realiza audiência pública para debater a Reforma da Previdência

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 21ª Subseção da Ordens dos Advogados do Brasil (OAB), em Brumado, por meio da Comissão Especial de Direito Previdenciário, realizou na manhã desta quarta-feira (05), em Brumado uma audiência pública sobre a proposta de reforma da previdência. Com o objetivo de discutir a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 06/2019, já protocolada e em tramitação no Congresso Nacional, a OAB entende que, de fato, ocorreram mudanças significativas na sociedade brasileira, principalmente no processo demográfico, sendo certa a necessidade do sistema previdenciário também acompanhar a evolução da sociedade brasileira. Em entrevista ao 97NEWS, a coordenadora do evento e também secretária geral adjunta da OAB e membro da Comissão Previdenciária em Salvador, Mabe da Silva Anjos explanou que a advocacia brasileira entende que toda e qualquer alteração deve ser amplamente debatida, com toda a sociedade em conjunto com instituições representativas e tecnicamente preparadas para avaliar as propostas legislativas de mudança na previdência. "Nosso objetivo é de informar a sociedade sobre a reforma da previdência, os acontecimentos, a atualização, o que que vai modificar na vida do trabalhador, tanto urbana como rural. Então trouxemos para o interior essas informações, informando o que vai acontecer na vida do trabalhador, qual será o impacto. Porque com as alterações, vai ter muita dificuldades para as pessoas conseguirem aposentar. Então como operadora de direito, é função da OAB trazer a informação para todos". 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já o palestrante e também presidente estadual da Comissão Previdenciária da Bahia Edi Paris, destacou a importância do evento em poder fomentar o conhecimento sobre a proposta. "Nosso intuito é aproximar a advocacia do interior as discussões nacionais, possibilitar que as pessoas possam se manifestar sobre estas questões, se concordam ou se não, e principalmente promover o debate, já que o curto espaço de tempo em que ela foi proposta e já quer que seja aprovada não permitiu um diálogo profundo sobre a questão", disse ao 97NEWS o palestrante. O presidente da 21ª Subseção, Kleber Lima Dias, reforça que é preciso que o projeto seja baseado em dados e estudos técnicos, para evitar injustiças aos cidadãos brasileiros, principalmente aqueles que já se encontram no sistema há mais de uma década. “Esse tipo de projeto precisa ser amplamente debatido, para evitar prejuízos à população. A aprovação de um texto sem a técnica necessária pode trazer problemas irreparáveis aos cidadãos, violando frontalmente o princípio da segurança jurídica. Por isso, a OAB Bahia abre as suas portas, para que a sociedade discuta o tema com base em estudos e dados da previdência”, explicou o presidente da 21ª Subseção de Brumado.



Bahia teve o maior número de homicídios do país em 2017, diz Atlas da Violência

Foto: 97NEWS

Dos 65.602 homicídios registrados no Brasil em 2017, 7.487 foram na Bahia. Em números absolutos, o estado possui o maior índice de assassinatos entre todos os 26 estados e o Distrito Federal. A variação demonstra um aumento de 4,4%, se comparado aos registros baianos de 2016. Esses dados são do Atlas da Violência 2019. Divulgado na manhã desta quarta-feira (5), o documento é feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a partir de dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde. De acordo com o estudo, no Brasil, 49.524 vítimas foram pessoas negras, entre os números, 6.798 foram na Bahia. Já as mortes de jovens foram 35.783 (com idades entre 15 e 29 anos) no Brasil, já a Bahia registrou 4.522 mortes. Os números também mostram os homicídios no sexo feminino, no Brasil foram 4.936 e 487 na Bahia. Os números também chama a atenção para as mulheres negras, foram 3.288 no Brasil e 417 na Bahia. O estudo destaca ainda os crimes contra a população LGBTI+, mas salienta que a invisibilidade do problema prejudica a produção oficial de dados e estatísticas. Dessa forma, o Atlas traz dois dados diferentes, mas apenas um com o número de homicídios. Com base nas denúncias feitas através do Disque 100, ele mostra que o Brasil registrou 193 assassinatos de LGBTs - em 2016, foram 85. Já na Bahia, o sistema registrou 18 mortes, 11 a mais do que no ano anterior.



Senado aprova projeto que aumenta multa para quem fizer transporte ‘clandestino’

Foto: 97NEWS

O Senado aprovou na última terça-feira (4) um projeto que aumenta a multa para quem fizer transporte de pessoas ou de bens sem licenciamento, o chamado transporte “clandestino”. Pela proposta, a infração deixará de ser considerada média, cuja multa é de R$ 130,16, e passará a ser considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. O projeto também prevê que o veículo utilizado no transporte “irregular” será removido, ou seja, levado para um depósito. Atualmente, a lei prevê retenção, ou seja, a “imobilização” do veículo. Como o texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro. Se as mudanças previstas no projeto forem sancionadas, entrarão em vigor 90 dias após publicação no “Diário Oficial da União”. O projeto foi aprovado pelo Senado no mesmo dia em que Bolsonaro entregou à Câmara uma proposta que, entre outros pontos, aumenta de 20 para 40 pontos o limite para a suspensão da habilitação. Além de aumentar a multa para quem fizer transporte “clandestino”, o texto aprovado pelo Senado também agrava a infração para quem fizer transporte escolar de maneira irregular. Pelo texto, a infração passará de grave, cuja multa é de R$ 195,23, para gravíssima, além da multiplicação por cinco do valor da multa, portanto, R$ 1.467.35. O projeto também prevê a remoção do veículo.



Prefeitura de Brumado realiza reunião com vendedores ambulantes para definir espaços na Festa de Emancipação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Comissão Organizadora da Festa de Emancipação dos 142 anos de Brumado, que será realizada nos dias 08, 09 e 10 de junho, reuniu na manhã desta quarta-feira (5) comerciantes informais que se cadastraram para venderem seus produtos no local do evento. A Festa de Emancipação promete atrair uma multidão, devido as atrações locais e de renome nacional. Durante a reunião, liderada pela secretária Edinéia Ataíde da pasta de Educação, Esporte e Cultura, foi decidido os locais onde cada comerciante deve instalar suas barracas, que ficarão centralizadas na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) paralelas ao palco. Também foi informado que não será permitido a entrada de garrafas de vidro e palitos de espetinhos no local da festa. Os vendedores deverão seguir as normas da Vigilância Sanitária, como o uso de caixas térmicas para o armazenamento de carnes e frios, além de vestimentas adequadas como tocas e aventais para os que manipulam alimentos. Ainda na reunião, o Major Mário Cabral da 34ª CIPM destacou o esquema de segurança que foi elaborado para os três dias do evento. Ele ainda pediu a colaboração dos comerciantes para que sigam as normas de segurança que foram estipuladas pela organização do evento. Os ambulantes afirmaram que a reunião foi bastante proveitosa, pois eles puderam opinar acerca da organização do evento. Também participaram do encontro, João Nolasco (Sec. de Administração), Castilho Viana (Sec. de Planejamentos) e os representantes da Vigilância Sanitária.



Brumado: Estacionamento do Mercado Municipal vira abrigo de moradores de rua e foco de incêndios

Foto: Leitor l 97NEWS

Um movimento nas redes sociais, que começou no início da tarde desta quarta-feira (5), pede a limpeza do estacionamento do Mercado Municipal, centro comercial de Brumado, e o reforço na segurança da área do Mercado que é quase que inexistente, segundo moradores e comerciantes do entorno. O local foi invadido por moradores de rua e usuários de drogas, que usam o local. O fogo que é estimulado por andarilhos quando estão cozinhando, chama a atenção para a extensão dos problemas, que vai da falta de segurança à saúde pública. "Já reclamamos na Prefeitura e secretarias, mas não recebemos suporte algum. Os problemas, inclusive, só aumentam", afirma um empresário da localidade. Desde o mês passado, o site 97NEWS vem acompanhando essa situação na área do Mercado. Inclusive, existem famílias com crianças que ficam expostas à outros adultos. O que poderia ser motivo de uma ação do Conselho Tutelar para proteger essas crianças. Nesta quarta-feira (5), fotos chamaram a atenção da população, que cobram uma ação de emergência com essa situação que tem sido bem frequente na cidade.



Brumado: Após recomendação do Ministério Público, prefeitura poderá realizar festejos de 'Aniversário' e 'São Pedro'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após recomendação da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, os eventos programados pela Prefeitura para os festejos de "Aniversário da Cidade" e "São Pedro" do bairro Olhos D'água, poderá acontecer nas datas programadas pela comissão do evento. A confirmação foi dada pela secretária, Edinéia Ataíde, que faz parte da pasta de Educação, Esporte e Lazer. Em entrevista ao 97NEWS, a secretária esclareceu que o Ministério Público não está proibindo a realização do evento, e sim, algumas solicitações que já estão sendo cumpridas pela administração municipal. "Foi solicitado alguns documentos, juntamos tudo e encaminhamos ao MP", disse Ataíde. Ainda segundo a secretária, não desrespeitando a recomendação da justiça, a prefeitura segue com o seu cronograma, no qual após a decisão da Promotoria, tudo possa acontecer na data programada. "Queremos deixar bem claro que não estamos em desobediência a recomendação, apenas estamos seguindo a programação de reuniões com ambulantes, montagem de palcos, para se caso não houver nenhum impedimento da Promotoria, a festa poderá acontecer", esclareceu Edinéia, que completou ainda dizendo, no qual aguarda um parecer do Ministério Público. "Vamos aguardar a manifestação do promotor, e claro, a gente tá planejando e dando andamento porque a gente não pode deixar para preparar a festa na sexta-feira. Mas se vier a notificação de cancelamento da festa, a gente vai ter que cancelar. Nós não estamos aqui para desobedecer uma ordem judicial", afirmou a secretária. As principais atrações da programação dos “Festejos de 142 anos” serão: no dia 08/06 Ronni Barbosa, Fann Estourado e Serginho Cardoso. No dia 09, Show com Robertinha, Sérgio e Rodrigo e Chris Pimenta. Na segunda-feira, dia 10 o palco ficará por conta dos Magnatas, Thales Aires e grande atracão da cantora Lauana Prado. 



Ação apreende mais de 600 kg de carne clandestina em Jacobina

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Mais de 600 quilos de carne de origem clandestina foram apreendidos, em Jacobina, durante uma ação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). A operação, foi realizada no último domingo (2), no Centro de Abastecimento e em uma feira livre de um distrito do município. Cinco pessoas também foram presas em flagrante. Conforme o MP-BA, a operação teve como objetivo inspecionar o transporte e comércio de carne clandestina ou em desacordo com as normas sanitárias, além de averiguar a venda de produtos vencidos ou sem procedência declarada. O Ministério Público estadual, a Vigilância Sanitária de Jacobina, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Polícia Militar da Bahia integraram a operação.



Idosa vai a banco de ambulância para ter aposentadoria liberada na Bahia

Foto: Reprodução l TV Santa Cruz

Uma idosa, de 80 anos, teve de ser deslocada de ambulância para uma agência do Banco do Brasil de Medeiros Neto, para comprovar que estava viva e assim ter direito à aposentadoria. Segundo o G1, o caso ocorreu na manhã de terça-feira (4). A prova de vida é exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e o beneficiário deve fazê-la na agência em que é cadastrada. Ainda segundo a reportagem, Dona Clemência Maria Souza deveria ter feito o processo até 31 de maio. No entanto, familiares disseram que problemas de locomoção da idosa a impediram de fazer a prova exigida. A idosa sofreu um acidente doméstico e teve 40% do corpo queimado. Desde então, ela não consegue andar direito. Familiares também contam que o caso foi informado ao banco que ficou de enviar um funcionário para a casa da idosa, mas o trato não foi cumprido. O Banco do Brasil declarou em nota que em caso de dificuldade de locomoção do beneficiário, um procurador pode levar os documentos exigidos à agência.



Forró do Sítio Novo 2019: Faltam 10 dias para a melhor festa do ano

Foto: Divulgação

O Forró do Sítio Novo é sempre destaque de festa na região pela organização e qualidade. Nesse ano, o evento traz as atrações: Dorgival Dantas, Calcinha Preta, Trio da Huanna, Edigar Mão Branca e Mayke José. O Forró do Sítio Novo é a melhor festa All Inclusive da região e será realizada no dia 15 de junho no Sítio Novo, em Brumado. Garanta já seu ingresso nos postos de venda autorizados. Forró do Sítio Novo, realização Só Legal e Beto Bonelly Produções.



Brumado: Centro de Especialidades Odontológicos recebe reforma e otimização

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde reformou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que faz parte do programa do Ministério da Saúde. O local, que fica localizado na Avenida Mestre Eufrásio, no bairro das Flores, ganhou pintura nova na parte interna e externa, reparos na parte elétrica e hidráulica e novos equipamentos. Funcionando no prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Newton Alves de Castro, desde 2013, o CEO atende milhares de pessoas por mês. O local oferece atendimentos especializados em patologia, com ênfase no diagnóstico e detecção de câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral, endodontia de adultos e crianças, ortodontia preventiva e reabilitação oral -- prótese total superior e inferior --. O evento de reinauguração aconteceu no final da tarde de terça-feira (04). 



Doença misteriosa com sintomas semelhantes aos da dengue assusta moradores da Região Sudoeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Algumas cidades do Sudoeste da Bahia, tem registrado um surto de uma doença que ainda é um mistério para a população e médicos da região. As primeiras notificações da doença foram registradas há alguns meses. Desde então, os hospitais desses municípios tem estado movimentado de pacientes com as mesmas queixas. O número de atendimentos diários só aumentam. O principal transtorno dos moradores, que têm sofrido com as dores no corpo, é não saber qual é a doença que tem causado o sofrimento. A doença tem sintomas semelhantes aos da dengue, zika e chikungunya. Dói os ossos, febre. A suspeita é de que a Região esteja vivendo um surto de arboviroses, doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, chikungunya e o zika vírus. Em Brumado, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não se pronunciou sobre o assunto. Nas últimas semanas, nossa reportagem registrou um aumento considerável de atendimentos no Hospital Professor Magalhães Neto, mas a direção da unidade não confirmou se a demanda seria por conta de doenças relacionadas a arboviroses.



Governador reafirma instalação da Policlínica em Brumado; prefeito Eduardo otimista com o pronunciamento

Foto: Reprodução

Na noite de terça-feira (4), durante o seu programa "Papo Correria", o governador da Bahia, Rui Costa, reafirmou que irá instalar a Policlínica Regional de Brumado. Em sua fala o governador destacou que já aprovou a construção da unidade que atenderá a Serra Geral. “Nós em breve estaremos publicando a licitação, onde vamos iniciar as obras, na região de Brumado, já definimos a localização. Agora é fazer a topografia e sondagem e iniciar as obras”, afirmou o governador Rui Costa. Para as policlínicas, especificamente, o estado se responsabiliza pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados rateiam os 60% restantes. O consórcio de saúde da região da Serra Geral é composto por 12 municípios, Aracatu, Barra da estiva, Brumado, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas e Tanhaçu. Na policlínica, a população dos municípios participantes terá acesso a consultas especializadas gratuitas com médicos Angiologistas, Cardiologistas, Endocrinologistas, Mastologistas, Neurologistas, Otorrinolaringologistas, Oftalmologistas, Urologistas, Clínicos, Gastroenterologistas, Ginecologistas e Obstetras,Traumatologistas -ortopedistas, e Cirurgiões Gerais. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com a construção da Policlínica, o município de Brumado poderá desafogar o grande fluxo de pacientes que hoje chegam de várias cidades da Região e acabam superlotando o Hospital Professor Magalhães Neto. Em entrevista ao 97NEWS, o prefeito Eduardo Vasconcelos se mostrou otimista com o anúncio e está na expectativa para o começo dos trabalhos. “Já fizemos todo dever de casa: enviamos o projeto para a Câmara de Vereadores, o Legislativo aprovou, já homologamos a doação do terreno. Enfim, acredito que tenha uma certa delonga porque a licitação ainda será lançada”, declarou. O equipamento será instalado no Bairro São José, ao lado do Posto de Saúde e de uma creche que também já está sendo construída no local, formado um complexo de saúde e educação. 



Brumado: OAB convida população para Audiência Pública Sobre Reforma da Previdência

Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da 21ª Subseção Brumado  tem a honra de convidar a todos para a Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência  que será realizada nesta quarta-feira (5), às 09h na sede da Subseção de Brumado, localizada na Av. João Paulo I, 293, Bairro Monsenhor Antônio Fagundes. O evento tem como apoio a Comissão Especial de Direito Previdenciário da Bahia. Serão debatidas as propostas de alteração do sistema público de aposentadorias e seguridade social, sob vários aspectos e com amplo contraditório. O evento é gratuito e aberto ao público. O objetivo é levar conhecimento a toda sociedade sobre a mudanças que poderão acontecer com a Previdência Social.