ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2018"

O que é a microtraição e quando ela se transforma em traição de verdade?

Especialistas dizem que enviar mensagens para outra pessoa pode ser considerada uma microtraição | DANAE DIAZ/BBC THREE

Houve um tempo em que ser infiel estava relacionado a uma mancha de batom no pescoço, a um cheiro de perfume na lapela da camisa ou a um recibo incriminador no bolso da calça. Mesmo quando as redes sociais começaram a aparecer, as pistas eram claras: um beijo em uma foto de festa ou alguém observando o que não deveria. Mas agora, na era de aplicativos de namoro e mensagens diretas, as coisas se tornaram um pouco mais complicadas. E é aqui que entra em cena a microtraição, a palavra do momento quando se trata de infidelidade. Como o nome sugere, a microtraição tem a ver com aquelas pequenas coisas que alguém pode pensar que não são tão ruins, mas podem ser. E aí está o dilema: se pode haver ações sutis, como definir a microtraição? E realmente pode haver algo como "traindo, mas só um pouco"? Sim, diz Martin Graff, professor de psicologia da Universidade de South Wales, no Reino Unido. Em um artigo recente publicado por uma revista de psicologia, ela explica como a infidelidade evoluiu à medida que nossas vidas se voltaram mais para a internet. Graff define microtraição como qualquer ato ou comportamento de alguém em um relacionamento que indica o envolvimento emocional ou físico com uma terceira pessoa.

 

Indícios da infidelidade

Antes dos smartphones, a microtraição poderia ser aquela de tirar a aliança de casamento quando se sai para uma festa. Mas, na era digital, é mais fácil do que nunca dar sinais a alguém de que você está disponível.

Nichi Hodgson, autor de um livro sobre namoro, concorda que a microtraição dá nome a algo que já existia antes.

"Mesmo no século 18, as pessoas flertavam com cartas inadequadas ou revelavam pensamentos indevidos em seus diários", diz ele à BBC. "O que mudou é que agora temos ferramentas que facilitam a microtraição mais do que nunca."

No entanto, Graff diz que, embora a microtraição nem sempre signifique que você esteja traindo seu parceiro, ela é um comportamento que pode levar à infidelidade. É como preparar o terreno.

"O fato de nos comunicarmos cada vez mais na Internet torna as relações cada vez mais ambíguas", explica ele.

Neste mundo obscuro de "microtraição", existe alguma maneira definida de saber se alguém está sendo enganado ou se está trapaceando?

Aqui estão quatro cenários possíveis, que discutimos com Graff, Nichi e a especialista em relacionamentos Leila Collins.

1. Enviar uma mensagem para o seu ex

Você está em um show com seu parceiro. E acontece que os shows de abertura são a banda favorita do seu ex. Você tira uma foto e envia para ele. 24 horas depois, ele responde com um beijo no final da mensagem. Se você continuar a conversa, você está sendo infiel?

Os especialistas dizem:

Nichi: "Não há nada de errado em estar em contato com o seu ex. A situação é aceitável desde que você não esteja procurando uma reconciliação, esteja entediado ou procurando atenção. Muitas pessoas escrevem para o seu/sua ex para dar uma enaltecida em seu ego, se elas sabem que essa pessoa ainda tem algum sentimento em relação a eles/elas."

Leila: "Por que você gostaria de entrar em contato com um ex se o relacionamento terminou? Não importa qual seja a intenção, não está certo. Eu diria que isso é traição."

Nível de infidelidade: 3/5

Línea

2. 'Curtir' as postagens de alguém nas redes sociais

Você está na cama. Você apaga as luzes, mas não consegue dormir. Você começa a mexer o polegar no Instagram e a curtir fotos de alguém com quem, se você não estivesse em um relacionamento, gostaria de estar. Você faz o mesmo durante o almoço e no ônibus a caminho de casa você deixa alguns emojis em suas últimas publicações, incluindo um coração.

Os especialistas dizem:

Nichi: "Pessoas que se sentem inseguras podem ficar mais chateadas que as outras e talvez seja um sinal de que há um problema maior no relacionamento delas. Curtir os posts de alguém não é necessariamente uma coisa para você se sentir mal, mas se você fizer isso com frequência nos posts da mesma pessoa, pode ser preocupante."

Martin: "É algo ambíguo. A hora do dia em que isso é feito é um bom indicador de se há algo mais."

Nível de infidelidade: 2/5 se for antes do anoitecer, 5/5 à noite.

Línea

3. Construir uma amizade 'platônica' na internet

Você saiu de férias com um grupo de amigos da universidade e teve um grande momento com alguém da sua turma. Tornar-se amigo do Facebook parecia um passo lógico. De lá, vocês começaram a se seguir no Instagram. De repente, um dia você recebe uma mensagem pedindo o número: ele quer falar com você sobre o trabalho do curso.

Os especialistas dizem:

Leila: "Você tem que ser honesto e decente sobre isso. Se você está em um relacionamento estável com alguém e troca essas mensagens, isso não está certo."

Nichi: "Muitas vezes encontramos pessoas com as quais temos coisas em comum, acho que não há nada de errado com isso, mas você precisa ser muito claro com a outra pessoa para ela entender que é apenas amizade. Se você começar a trocar mensagens diretas, que são formas privadas de comunicação, você está escondendo alguma coisa."

Nível de infidelidade: 4/5

Línea

4. Não excluir seu perfil em aplicativos de namoro

Depois de vários meses usando aplicativos de namoro, você passou algum tempo no que parece se tornar um relacionamento real. É ótimo, mas você ainda não decidiu excluir seu perfil nos aplicativos. Você até os usa quando está entediado.

Os especialistas dizem:

Nichi: "Não apagar o seu perfil de aplicativos de namoro é completamente indesculpável, é também um movimento de poder para fazer a outra pessoa se sentir ansiosa sobre o fato de que você não a eliminou."

Leila: "É cruel e inaceitável, não é só 'microtraição', mas 'macrotraição'. Por que você gostaria de se comunicar com outra pessoa se você está em um relacionamento? Eu entendo toda a comunicação que você não revela ao seu parceiro como um infidelidade, sem exceção."

Nível de infidelidade: 10/5

CONTINUE LENDO


INSS: análise de recursos será feita de forma automática a partir de julho

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa, no próximo mês, a fazer as avaliações de recursos de pedidos de aposentadoria de forma automática, o que deve diminuir consideravelmente o tempo de resposta ao segurado. As análises de recursos são feitas quando o órgão nega o pedido de benefício, e o trabalhador entra com pedido de nova apreciação. O novo sistema vai valer para solicitações de aposentadorias por idade e tempo de contribuição. De acordo com o INSS, se o sistema apontar que a reclamação do segurado é procedente, o benefício será concedido de forma automática, assim como já funciona com as aposentadorias, desde o ano passado. Caso exista alguma inconsistência, só aí o processo seguirá para análise de uma Junta de Recursos. Atualmente, todos os processos de recursos precisam passar pela análise de servidores, para somente depois serem enviados para julgamento. Esse processo faz com que os pedidos de recursos tenham tempo médio de resposta muito alto, o que o INSS quer sanar com o novo serviço. No caso do Rio, o tempo médio de espera para resposta pode superar os 100 dias, e a meta do órgão é diminuir o tempo de análise para no máximo 30 dias, nos próximos meses. Para pedir uma reavaliação do caso, o cidadão pode fazer a solitação pelo telefone 135, no site do INSS ou em um dos postos de atendimento.



Bolsonaro decide fugir de debates na TV no primeiro turno

(Foto: Reprodução)

Pré-candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) decidiu não participar de nenhum debate na televisão no primeiro turno, segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo. De acordo com a publicação, a ideia do presidenciável é fazer lives nas redes sociais e conversar com eleitores no horário reservado aos debates na TV aberta. Sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo Palácio do Planalto, o deputado federal tem liderado todas as pesquisas de intenção de votos.



Armazém do Criador participou da maior feira de Hortifruti do Brasil

Foto: Divulgação

Os proprietários do Armazém do Criador, sempre preocupados em melhor atender seus clientes, participaram da maior feira de Hortifruti do Brasil, e assim, viram de perto o novo conceito de sementes, nutrição e manejo de diversas culturas. O público poderá conferir o portfólio completo destes itens na loja Armazém do Criador, que é focada em  soluções conscientes e inovadoras para contribuir com a produção agrícola de seus clientes e parceiros. 



Vice-prefeito realiza visita à Praça da Cebola

Eles foram recepcionados pelos organizadores da festa (Foto: Divulgação)

Dando sequência as visitas nas localidades onde serão realizadas as festividades juninas em Brumado, o vice prefeito Édio Pereira (PC do B), o vereador José Carlos de Jonas (PT) e o ex-vereador, Márcio Moreira (Patriotas) visitaram a Praça da Cebola, onde mantiveram contatos com os organizadores da tradicional festa junina. Na oportunidade os visitantes, bem como o deputado Daniel Almeida, PC do B, garantiram apoio para realização festa. O vereador José Carlos de Jonas, Márcio Moreira e o deputado Daniel que também garantiu os recursos para realização do São Pedro no Bairro Olhos D’água, estão apoiando as festas juninas nas comunidades rurais de Várzea de Areia, que fica situada na região de Cristalândia e em Lagoa de São João, em Ubiraçaba.



Sem eventos, brumadenses vão passar os festejos de São João a beira da 'fogueira'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mesa farta, fogueira acesa na porta de casa, fogos de artifício e o típico arrasta-pé. É dessa forma que os brumadenses, vão passar os festejos juninos durante o mês de junho. O clima de tranquilidade é um dos principais atrativos dos visitantes e moradores que curtem o São João em Brumado. Sem eventos nos dias 23 e 24, a exemplo das festas que ocorrem em outros municípios da região, os brumadenses vão se contentar com a celebração da festa à moda antiga. "Tem opção para todos os gostos, não tem como não se divertir e todo mundo é bem-vindo. É só chegar!", convida Luzia. Quem também passa o São João todos os anos na rua Izabel Alves Ribeiro, no bairro Olhos D'água, em Brumado. A tradicional fogueira de São João une verdadeiros laços de amor e amizade. Ao pé da fogueira, pessoas sem parentesco consanguíneo tornam-se comadres, afilhadas, primas e até “segredos” uma da outra. Aos 75 anos, a aposentada Maria José Vasconcelos, mais conhecida como Dona Mazé, comenta que essa simpatia é uma clara demonstração de afeto e amor. "Aqui ainda sou chamada assim. É um costume que não se perdeu no interior e que passamos entre as gerações”, revela. Ela mora no bairro São Felix há mais de 20 anos e durante esse período ela se reúne com a família e amigos. 

Moradores da rua Izabel Alves Ribeiro, no bairro Olhos D'água já estão prontos para o Arraiá (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Brumado: UBS do Bairro Hospital promoveu a I Feira de Saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Pacientes e visitantes prestigiaram na manhã da última quinta-feira (21), da I Feira de Saúde que aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) - Liziane dos Santos Alves, localizada no Bairro do Hospital. A enfermeira Adriana Áurea destacou a importância da iniciativa, ressaltando que “a saúde pública com qualidade se faz assim, com equipe competente e motivada, focando, sobretudo, em ações preventivas e educativas junto aos usuários”. O Secretário de Saúde, Cláudio Feres, afirmou que o evento teve como o objetivo mobilizar a comunidade, despertando para importância da prevenção e dos cuidados relacionados a diversos atendimentos e exames preventivos, como mamografia, exame do colo do útero, higiene bucal, contra hepatite, HIV, coleta para descoberta de tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, glicemia e massa corporal. Também foram promovidas palestras sobre cuidados com a dengue, zika e chikungunya e consultas médicas. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Baixa no preço da carne de porco faz aumentar as vendas na véspera de São João

O preço da carne de porco tem animado o consumidor em Brumado. Em alguns cortes a redução chega a 7%. Por outro lado os produtores de suínos tentam driblar os prejuízos nas granjas. Desde o início do ano, a venda da carne sofre com as variações no preço.  “Antes, a carne suína era vendida a R$ 15 o quilo. Hoje, saindo a R$ 8 o quilo, mau dá para pagar as contas”, explicou o açougueiro Antônio Valério.  O período mais crítico dos suínos foi em abril, quando o quilo do animal vivo era vendido a R$ 7. Em maio, o preço subiu e o quilo chegou a R$ 9. A valorização, entretanto, ainda não trouxe lucro e as vendas para o São João.  “ Quem antes vendia um animal com cerca de 100 quilos de peso bruto, vivo, na granja, hoje está vendendo com 75 quilos, 78 quilos, ou seja, essa redução de 20 quilos é função de antecipação de venda para as festas juninas. E isso tem baixado o preço da carne de porco em Brumado”, explicou a açougueira, Nilma Ribas, que há 30 anos está na profissão. Mas quem antecipou as compras juninas conseguiu comprar a carne suína por R$ 7,90 o quilo. Outra queda nos preços foi o amendoim, que está sendo vendido em Brumado a R$ 2,00 o litro. 



Vila Presidente Vargas recebe benefícios oriundos de emendas do deputado Daniel Almeida

Os representantes durante a visita a Vila Presidente Vargas (Foto: Divulgação)

Na manhã desta sexta-feira, (22), o vice prefeito Édio Pereira (PC do B), acompanhado do vereador José Carlos de Jonas (PT) e do ex-vereador Márcio Moreira, esteve visitando a praça Saldino Lopes, na Vila presidente Vargas, local onde serão realizados os festejos do São João. A tradicional festa junina, que já conta com apoio desses representantes, também terá a contribuição do federal Daniel Almeida (Pc do B), o qual também viabilizou uma emenda no valor de R$ 250.000,00, que será aplicada na requalificação do campo do Distrito, o qual já foi palco de grandes jogos e conquistas do futebol de Brumado. Será construído um muro, as arquibancadas, vestiários eimplantado o sistema de iluminação, cujas obras estão previstas para começar no próximo mês de julho.



Política: Morreu na manhã desta sexta Waldir Pires ex-governador da Bahia

Foto: Reprodução

O ex-governador da Bahia, Waldir Pires, 91 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (22) na capital baiana. O político deu entrada na noite desta quinta-feira (21) no Hospital da Bahia com quadro de pneumonia. De acordo com a unidade de saúde, por volta das 10h, Pires teve parada cardio respiratória e não resistiu. Nascido em Acajutiba, em 1926, Waldir Pires chegou em Salvador aos 16 anos após ser aprovado no vestibular da Universidade Federael da Bahia para o curso de Direito. No início da década de 1950, aos 24 anos, foi secretário de Estado no governo de Régis Pacheco. Em 1954, elegeu-se deputado estadual, formando a base de apoio do Governo Antônio Balbino. Em 1958, elegeu-se deputado federal, sendo escolhido vice-líder do Governo Juscelino Kubitschek. Em 1962, candidatou-se ao governo da Bahia e perdeu as eleições por uma diferença de apenas 3% dos votos para o candidato da UDN, Lomanto Júnior. Em 1963, foi convidado pelo Presidente João Goulart para ocupar o cargo de Consultor-Geral da República. Com o golpe militar em 64, foi cassado e perseguido e viveu em exílio no Uruguai e na França. Regressou ao Brasil em 70, quando ajudou na fundação do PMDB. No ano de 1985, assumiu o cargo de ministro da Previdência Social no governo do presidente Tancredo Neves. Foi eleito governador da Bahia em 86 nas primeiras eleições diretas para governador após o regime militar. Em 1990, filiado ao PDT, se elegeu deputado estadual com maior votação na Bahia. Foi eleito deputado federal em 1998 com votação expressiva. Tentou o Senado em 2002, mas não obteve sucesso. Sem mandato eletivo, foi convidado pelo presidente Lula para o cargo de ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU). Em 2006, assumiu o Ministério da Defesa a pedido de Lula. Em 2008, foi condecorado com o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, que é concedido a brasileiros reconhecidamente dedicados às causas nobres, humanas e sociais. Foi eleito vereador de Salvador aos 85 anos em 2012. O ex-ministro enfrentava sérios problemas de saúde desde o final de 2017. Só voltou a aparecer publicamente no dia 14 de junho, oportunidade do lançamento de sua biografia, escrita pelo correligionário Emiliano José.



No sufoco, Brasil bate Costa Rica e conquista primeira vitória na Copa do Mundo da Rússia

Foto:Julian Finney/Getty Images/ Fifa

Foi no sufoco, mas o Brasil conseguiu conquistar seu primeiro triunfo na Copa do Mundo.  Em duelo disputado nesta sexta-feira (22), em São Petersburgo, na Rússia, o time canarinho venceu a Costa Rica por 2 a 0. Os gols foram marcados no final da partida por Coutinho e Neymar. O Brasil partiu para cima da Costa Rica logo no início da partida. Aos dois minutos, Phillipe Coutinho recebeu na entrada da área e arriscou de média distância. A bola passou sobre a meta do goleiro Navas. Como já era esperado, a Costa Rica adotou uma postura bastante cautelosa e o time canarinho tinha dificuldades de furar a forte marcação. A Seleção Brasileira cedeu espaço para a Costa Rica. Aos 12, Celso Borges recebeu com muita liberdade, chutou cruzado e mandou para fora com muito perigo. O Brasil até conseguiu estufar as redes no primeiro tempo, mas o lance foi irregular. Aos 25, Gabriel Jesus recebeu de Willian e chutou sem chance para o goleiro Navas. Porém, o árbitro viu o impedimento e anulou o gol. O time canarinho pressionou a Costa Rica no primeiro tempo. Aos 29, Coutinho arriscou de fora da área, mas mandou para fora. Aos 38, um lance polêmico. Após cobrança de escanteio de Willian, os atletas da Seleção reclamaram com a arbitragem de um suposto agarrão dentro do área em Paulinho. O árbitro considerou o lance normal e mandou o jogo seguir. No segundo tempo, p técnico Tite decidiu fazer uma alteração no intervalo. Ele sacou Willian e colocou Douglas Costa em campo. O Brasil retornou do intervalo com tudo. Aos três minutos, após cruzamento da direita, Gabriel Jesus acertou o travessão, Paulinho ficou com o rebote e rolou para Coutinho, que chutou, mas o goleiro defendeu em dois tempos. Aos dez minutos, Neymar quase abriu o placar. O camisa 10 finalizou sozinho e Navas realizou uma grande defesa. Só dava Brasil. Aos 12, Douglas Costa recebeu na direita, rolou para Paulinho, que escorou para Coutinho. Ele chutou, e Navas defendeu.  A Costa Rica se defendia e só jogava nos contra-ataques, enquanto o Brasil atacava, mas pecava nas finalizações. Aos 32, Neymar foi derrubado na área e o juiz assinalou pênalti. Porém, o árbitro consultou o VAR e decidiu anular a penalidade. Ele considerou que não houve falta no camisa 10. Quando o jogo parecia que iria terminar sem gols, Coutinho tratou de mudar essa expectativa. Aos 45 minutos, ele recebeu boa bola e, de bico, mandou para o fundo das redes. E deu para mais. Neymar fez o segundo nos acréscimos. Na última rodada da fase de grupos, o Brasil encara a Sérvia, quarta-feira (27), às 15h, no estádio do Spartak, em Moscou.



Em jogo decisivo, Brasil enfrenta a Costa Rica; torcida acorda cedo numa corrente positiva pela seleção

(Divulgação)

Sexta-feira, como costuma acontecer com milhares de brasileiros, é dia de acordar cedo, mas desta vez não para trabalhar. A seleção do técnico Tite entra em campo, pela segunda rodada do grupo E da Copa do Mundo, para enfrentar a Costa Rica, às 9h (horário de Brasília) no Estádio de São Petersburgo. Em seguida, a Nigéria jogará com a Islândia e, para encerrar, Sérvia e Suíça se enfrentarão pelo mesmo grupo do Brasil. De todos os jogos de hoje, apenas a Sérvia pode garantir a classificação às oitavas de final, em caso de vitória. O Brasil entrará em campo contra os costarriquenhos precisando vencer para não complicar sua situação na Copa. Depois do empate contra a Suíça (1x1), os brasileiros terão pela frente – teoricamente – a equipe mais vulnerável do grupo. Uma vitória deixa a Seleção Brasileira com 4 pontos, na briga pela liderança. Tite escalou a equipe com os mesmos jogadores que iniciaram a partida contra a Suíça, com apenas uma mudança de última hora: Fagner entra na lateral direita no lugar de Danilo, diagnosticado com uma lesão no quadril. Após o primeiro jogo, o treinador já havia mencionado a ansiedade e a consequente falta de pontaria do time, como responsáveis pelo empate. Em entrevista ontem (21), ele voltou a falar das finalizações. “[É preciso] ser efetivo. Transformar as oportunidades em gol. Continuar proporcionando muito poucas oportunidades ao adversário. Eu também estava na expectativa do primeiro jogo. Hoje, já tem foco maior, abstração maior. Alguns ajustes de posicionamento vamos continuar fazendo”, disse. Para o capitão costarriquenho Byan Ruiz, a partida de hoje é “motivante”. “Este jogo é importante. Especialmente por causa das coisas que estamos disputando”. Como já perdeu o primeiro jogo, uma derrota encerra as chances de classificação da Costa Rica para a próxima fase. O time que jogará contra o Brasil terá apenas uma mudança em relação à partida de estreia. Bryan Oviedo entra no lugar de Francisco Calvo na lateral esquerda. Este será o terceiro duelo entre as duas seleções em copas. O primeiro, em 1990, terminou com vitória magra do Brasil: 1x0. O segundo foi completamente diferente. Em 2002, pela última rodada da primeira fase, o Brasil estava classificado antecipadamente e entrou em campo com um time cheio de reservas. Mesmo assim, goleou: 5x2.



Sisu: matrícula e lista de espera começam hoje (22)

(Foto: Reprodução)

Começa hoje (22) o prazo de matrícula para os estudantes selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado está disponível na página do programa. Aqueles que foram aprovados devem ficar atentos aos dias, horários e locais definidos por cada instituição de ensino.Nesta edição, o Sisu oferece 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o país. O prazo para os selecionados se matricularem vai até o dia 28. Aqueles que não foram selecionados poderão participar da lista de espera. O prazo para que isso seja feito começa também hoje e vai até o dia 27. A convocação dos candidatos em lista de espera será de 3 de julho a 21 de agosto. Para participar, basta acessar o sistema na internet e confirmar o interesse.  A lista de espera vale apenas para a primeira opção de curso feita na hora da inscrição. Além dos candidatos que não foram selecionados em nenhuma das opções, podem participar aqueles que foram selecionados para a segunda opção de curso, feita também na hora da inscrição.  O Sisu oferece vagas no ensino superior, em instituições públicas. Nesta edição, puderam concorrer os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obtiveram nota acima de zero na redação. As vagas serão oferecidas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de Educação Tecnológica, 27 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e 30 universidades.



Câmara de Vereadores de Brumado através de portarias decreta ponto facultativo na sexta-feira (22) e transfere sessão para dia 26 de junho

Em virtude do jogo da Seleção Brasileira a sessão foi transferida (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Câmara de Vereadores de Brumado através de portarias decreta ponto facultativo na sexta-feira (22) e transfere sessão para dia 26 de junho Em razão do jogo da seleção brasileira que ocorrera na próxima sexta-feira, 22, às nove horas, a Câmara de Vereadores de Brumado estabeleceu através da Portaria nº 29/2018, ponto facultativo, nos horários compreendidos entre 08:00 (oito horas) e 12:00 (doze horas) do turno matutino, ficando ressalvados os serviços essenciais da Casa Legislativa.  Da mesma forma, através da Portaria nº 30/2018, antecipou a sessão ordinária que deveria ocorrer na sexta-feira, 29 de junho, para a terça-feira, 26. O fato se deu em comum acordo entre os parlamentares, devendo ser preservado o horário regimental de 8h00 (oito horas da manhã)



Polícia Civil e CEJUSC promovem círculo de valorização e desenvolvimento profissional em Brumado

Foto: 97NEWS

Na última terça-feira (19), Políciais da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (20ª Coorpin/Brumado), participaram da prática inovadora. O evento foi realizado pelo Centro Judiciário de Resolução de Conflitos (CEJUSC). O Círculo de Construção de Paz (CCP) contou com a participação de Delegados, Escrivães, Investigadores e Agentes Administrativos que pertecem a 20ª Corpin. Segundo os organizadores, o Círculo é um procedimento estruturado por meio do diálogo, com foco nas emoções e relações interpessoais, em que se busca criar um espaço seguro. A técnica é baseada na construção de valores e diretrizes direcionados a situações específicas. O evento também buscou proporcionar uma vivência coletiva de reflexão sobre a natureza da atividade policial e os desafios que vem sendo enfrentados atualmente na região. Na oportunidade, os servidores também tiveram a oportunidade de expressar suas emoções e saber que aqueles com quem convivem são pessoas que se emocionam e que são nesses momentos que devem compartilhar as emoções e nos conflitos. Para o Delegado Rafael Araújo, os desafios da polícia civil no campo tem mudado a cada dia, "o quadro crescente de desafios na segurança pública, apontam para uma visão que busca proporcionar aos servidores um espaço de desenvolvimento pessoal, garantindo a possibilidade de oferecer um atendimento qualificado à sociedade civil, voltado para a garantia da paz e respeito aos Direitos Humanos”, comentou. Já o Coordenador da 20ª Coorpin, o delegado Leonardo Rabelo, parabenizou a iniciativa. “Para nós servidores do estado, foi de grande importância esse evento, proporcionou um espaço para desenvolvimento pessoal e profissional. A parceria entre a Cejusc e a Polícia Civil trará muitos avanços para a cidade e nos auxiliará no oferecimento de um serviço de excelência aos cidadãos”, finalizou.



São João: Brumadenses vão atrás do bom e barato nos barrocões da Feira Livre

Barracões lotados e uma ótima perspectiva de vendas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A crise financeira abriu uma forte vertente para o comércio informal e, dentre as várias modalidades, o de vestuário foi um dos que mais se desenvolveu. Em Brumado, já há alguns anos os barrocões de roupas que se instalaram na região da Feira Livre, na região do Mercado Municipal, atraíram a população e ganharam clientes fidelizados. No São João, que é uma época onde as vendas são sempre bem movimentadas, os barracões se tornam uma boa opção para quem quer o bom e barato. E é justamente isso que a reportagem do 97NEWS constatou nessa quinta-feira (21), com a antecipação da Feira Livre, onde milhares de brumadenses lotaram as dezenas de barracas para adquirir uma roupa nova para usar no São João. A brumadense Eliene Marques relatou que “aqui a gente consegue comprar roupas boas por um preço que cabe bem em nosso bolso. É uma grande opção para quem está com o dinheiro curto”. A microempresária caetitense Adriana Santos, que tem uma das barracas mais movimentadas do circuito disse que “o segredo é vender barato e girar rápido o dinheiro. O ganho é pouco mais é constante”. Mas essa forte movimentação, apesar de algumas controvérsias, não prejudica as lojas de roupas nessa época, que também vendem bem para aqueles que querem uma roupa de marca e fazer bonito no São João, ou seja, há espaço para as duas vertentes comerciais.



Brumado: Comunidade de Campo Seco receberá a '1ª Meia Maratona do Terrão'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 1ª Meia Maratona do Terrão acontece no dia 26 de agosto, às 7h da manhã, na Comunidade de Campo Seco, em Brumado, no Sudoeste da Bahia. O evento tem o intuito de proporcionar a população descontração, exercícios físicos e socialização entre os moradores da região. A primeira edição da Maratona marcará o início de um novo tempo para a população dessa comunidade, tratando-se de uma corrida de 10 km e 21 km para os atletas, que farão o percurso em uma estrada de chão, porém em ótimas condições. Além disso, terá categorias masculina e feminina, suporte médico e policiamento. Os corredores, também, receberão camisetas do evento e suporte de água durante o percurso, assim como alimentação saudável ao final da prova esportiva para hidratação. Os cinco primeiros lugares terão prêmios garantidos, já os demais participantes participarão de sorteio de prêmios. O evento está sendo organizado pelo maratonista Serginho Pinheiro, ressaltando que a corrida de chão batido vem se tornado cada vez mais popular entre os atletas, pois a maioria optam por treinar nesse tipo de terreno por questão de segurança diante dos riscos de acidentes nas rodovias. O atleta ainda fez questão de dizer que, "todo os recursos adquiridos serão totalmente direcionados ao projeto Correndo com Atitude, que apoia a formação de novos atletas entre 02 e 12 anos". A Meia Maratona do Campo Seco conta com o apoio da Associação Comunitária do Campo Seco. Uma grande novidade nessa maratona será o sistema de monitoramento dos atletas, que acontecerá com chip eletrônico. "Toda tecnologia disponível hoje ajuda no rendimento do atleta, e o chip é uma forma de poder acompanhar se o atleta fez ou não todo o percurso. Além disso, todo o trajeto colocará à prova a resistência deles, que terão de enfrentar trechos íngremes, com grande grau de dificuldade", comentou Pinheiro. As inscrições para a prova podem ser feitas através do site (Clique Aqui).



'O desafio nos chama': Muito confiante, dupla brumadense já está preparada para o grande desafio do Rally Mercosul 2018

Foto: Divulgação

Após estrearem e representarem Brumado no cenário internacional das provas de Rally, a dupla brumadense, integrantes do Club Amarok Bahia, já estão preparados, tanto fisicamente, como psicologicamente para o desafio deste ano, que promete ser ainda mais emocionante. Formada pelo piloto Alessandro Silva, que vive um momento de ascensão na categoria e pelo navegador Glauber Bacelar, que adquiriu experiência e mostra hoje uma segurança muito positiva, a dupla é a única a representar o Nordeste brasileiro na competição. Eles já estão com a viagem marcada para o próximo dia 05 de julho, sendo que a primeira escala é na cidade de Campinas (SP), onde acontecerá a largada da prova, que já é considerada a mais charmosa da América do Sul. A prova que é promovida pela TSO Brasil, terá início no dia 06 e terminará em 14 de julho, com percurso de 8 mil km de extensão. Demonstrando muita confiança e experiência, pelo fato de ser o segundo ano, o piloto Alessandro Silva expressando ao 97NEWS que “essa será a segunda oportunidade de levar o nome de Brumado ao pódio, além disso, somos a única equipe do Club Amarok, representando o nordeste do país. No ano passado ficamos em 5º na categoria Turismo Light, uma boa colocação em nossa estreia a nível internacional. E para este ano, pretendemos chegar ainda mais longe”. 

Foto: Reprodução

Já o navegador Glauber Bacelar, foi ainda mais ousado, pois, segundo ele, existe uma grande oportunidade de se levantar o troféu de campeão. "É o nosso segundo ano de rally Mercosul. Mas cada ano é uma experiência diferente, com novos desafios, trechos e emoções. Além disso, juntamos o útil ao agradável, pois o Rally Mercosul, vai passar por cidades maravilhosas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul  e encerrando no Uruguai. Desta feita estamos ainda mais confiantes e a vitória é uma meta que foi traçada, pois acreditamos no nosso potencial”, pontuou Bacelar. Após a largada em Campinas, São Paulo, o Rally passará por Castro no Paraná e segue pelas cidades de Santa Catarina como: São Bento do Sul; Laguna e no Rio Grande do Sul nas cidades de  Gramado e Rio Grande. Deixando o Brasil, o Rally segue até as cidades do Uruguai como; Punta del Leste; Montevidéu e o encerramento será na cidade de Colônia Del Sacramento. Vale lembrar que a dupla enviará boletins diários pelas redes sociais, então vamos torcer para que o nome de Brumado atravesse as fronteiras e chegue no lugar mais alto do pódio.



Rio De Contas: Divulgado vídeo promocional do maravilhoso condomínio 'Parque Residencial Pedras do Rio'

Foto: Divulgação

A encorporadora Alcântara Empreendimentos Imobiliários acelerou as obras, já que muitos condôminos iniciaram as construções de suas casas. Segundo a diretoria, a empresa se sentiu comprometida a intensificar a mão de obra e entregar toda à infraestrutura antes do prazo, que é 28 de dezembro deste ano. Segundo a diretora financeira, Ely Cristiano, o movimento dos condôminos proprietários não diminuiu com a chegada do frio na cidade, e que inclusive é um atrativo, já que a paisagem fica bem diferente com as nuvens baixas proporcionando uma sensação de encantamento, afinal o residencial é cercado de montanhas muito próximas. Os lotes no super condomínio ainda estão a venda numa condição de pagamento muito interessante, sendo essa com entrada de R$ 4 mil + 60 x de R$ 349. Entre em contato direto com a diretoria financeira pelos telefones, 77 99993-3618 (Roberto Rochael) ou 77 98120-3749 (Ely Cristian).



Em nova viagem a Salvador, Elias Piau teve importantes audiências na CERB e na CONDER

Elias Piau esteve na CERB, onde cobrou mais uma vez a ampliação da ETA III, visando resolver o problema do desabastecimento em Itaquaraí (Foto: Assessoria Parlamentar)

Reconhecido por ser um dos parlamentares que mais vem valorizando as suas ações extra-gabinete, o vereador Elias Piau (PV) continua desenvolvendo de forma intensa a sua agenda de viagens, tanto a Salvador, como a Brasília, buscando obter novas e importantes conquistas para Brumado, com uma atenção especial para as comunidades que representa. Nesta semana, Elias Piau realizou numa nova viagem a Salvador, onde, primeiramente teve uma reunião na Cerb, onde foi recebido pelo chefe da Assessoria, Claudio Machado, o qual recebeu o representante brumadense que voltou a cobrar a ampliação da ETA III, que irá expandir o abastecimento que tem a sua base na Lagoa Funda, mas que está muito sobrecarregada. Segundo o vereador “com a ampliação da ETA III, comunidades como a do Ariri e Itaquaraí, que vem sofrendo muito com o desabastecimento, poderão ter esse problema resolvido. Saí muito animado da reunião e acredito que em breve o sonho das famílias que residem nessa região poderá ser concretizado, afastando assim o fantasma do desabastecimento”. Piau também esteve na Conder, onde cobrou novamente a construção da Praça da Baraúnas, uma antiga luta de seu mandato parlamentar. “A construção de uma moderna praça em nosso bairro é uma das grandes urgências e vamos lutar de forma incessante para que esse sonho também venha a ser realizado” e ainda destacou que “nas várias reuniões que tivemos na Conder sempre ressaltamos essa necessidade. Garanto que não pararei de cobrar enquanto isso não aconteça, mas estou muito confiante, pois os indícios são muito fortes nesse sentido”.

As audiências em Salvador vêm sendo ações importantes do mandado do vereador Elias Piau (Foto: Assessoria Parlamentar)