ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2017"

Utinga: Delegacia do interior baiano é selecionada pelo Prêmio Innovare

Foto: 97NEWS

O objetivo da Seleção Pública é premiar projetos sociais que promovam benefícios ao Sistema Judiciário Brasileiro. Segundo informações do SINDPOC, essa é a primeira delegacia a ser selecionada na premiação. O Prêmio Innovare, promovido pela Fundação Roberto Marinho e o Conselho Nacional de Justiça, selecionaram na categoria "Justiça e Cidadania" o Projeto Social " Apoio ao Conselho Tutelar e Ministério Público",  inscrito pela Delegacia Territorial de Utinga, que pertence a 12° Coordenadoria de Itaberaba, Chapada Diamantina. A Comissária Julgadora do Prêmio Innovare é composta por ministros do Supremo Tribunal Federal, STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores e advogados. O Instituto Innovare tem a finalidade de premiar ações do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e de advogados que contribuam para a efetividade e democratização do Sistema Judiciário Brasileiro. O investigador Assis Castro de Oliveira, da Delegacia de Utinga, autor do projeto que foi selecionado pela Innovare, explica que a iniciativa, desde 2015, acompanha os casos de  denúncias que envolvem crimes de violência doméstica e abusos de incapazes (crianças, adolescentes, deficientes físicos e idosos) nos distritos e povoados da região de Utaberaba. "O interior tem uma carência maior desse tipo de ação. Esse projeto demonstrou a boa vontade dos servidores em resolver esse crimes de abuso. Foi um trabalho de equipe!", comemorou o investigador, lembrando ainda que os casos foram encaminhados ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar. Uma visita técnica ao município será agenda pela Comissão Julgadora do Instituto como próxima etapa da Seleção Pública. O Presidente do SINDPOC, Marcos Maurício, parabeniza a iniciativa do investigador Assis e da Delegacia de Utinga." Esse  Projeto  demonstra que a Polícia Civil tem vários talentos que não são valorizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Fomenta à inovação e reafirma o compromisso dos policiais civis com a sociedade brasileira. Queremos avançar na qualidade do serviço que prestamos ao país", pontua Marcos Maurício.



Forró do Mica 2017: Brumadenses irão invadir Livramento neste sábado (01)

(Divulgação)

Que o brumadense gosta de festa, isso é inquestionável, mas também existe a exigência pela qualidade e nesse ponto o promoter Ney Trindade é um dos nomes mais conceituados e respeitados em toda a região. Com um histórico de excelência em realizar eventos de grande magnitude, que conseguem atrair públicos fantásticos, Ney Eventos e Empreendimentos como é conhecido no meio artístico, desta feita, em parceria com a Edy Show e Marcos Galvão irão realizar neste final de semana uma das festas mais aguardadas de toda a região, o Forró do Mica 2017 que irá trazer os maiores nomes da música brasileira atual, o fenômeno Gusttavo Lima, que está num momento exitoso de sua carreira musical; a grande vocalista Solange Almeida, que dispensa comentários; a alegria da dupla Donas de Bar e uma das grandes sensações da música baiana, a irreverente e incomparável Papazoni. Diante do impasse da divulgação de algumas festas locais, os brumadenses que gostam de uma festa de alta qualidade já decidiram e irão invadir Livramento no próximo sábado (01) fazendo valer a fama de um povo alegre e que sabe valorizar os grandes eventos. A reportagem do 97NEWS comprovou a alta vendagem dos ingressos para o Forró do Mica na cidade. Num dos pontos de vendas mais procurado, Tiazinha Distribuidora, segundo os proprietários, a venda superou todas as expectativas e deverá confirmar a invasão brumadense ao Forró do Mica 2017. Então você que ainda está em dúvida, esperando a confirmação de grades que não se confirmam, não pense duas vezes e adquira já o seu ingresso para o Forró do Mica  2017, porque a alegria, o sucesso e a diversão estão garantidos. 



Moradores do Bairro São José preocupados com as obras de galeria pluvial; administração garante segurança do serviço

Segundo os moradores a dimensão da galeria irá ser insuficiente para conter o grande volume de água das chuvas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Apesar de ter um índice pluviométrico bem inferior a muitas cidades do Brasil, Brumado vem apresentando ao longo do tempo diversos problemas relativos aos estragos causados pelas chuvas, principalmente nas áreas próximas dos riachos. Então, diante dessa vertente, todos os anos quando o período chuvoso acontece os problemas aparecem, tirando o sono de muita gente. Desta feita, um novo episódio vem quebrar esse ciclo, já que a preocupação está vindo antes das chuvas. O cenário é o Bairro São José, mais precisamente nas imediações do IFBA, onde estão sendo feitas as obras do sistema de drenagem pluvial para evitar que as residências sejam invadidas, como acontece todos os anos pelas águas do Riacho do Bate-pé. Os moradores, ouvidos pela reportagem do 97NEWS, reclamam que “além da vazão muito grande que desce do riacho, as ruas do entorno do IFBA também vão despejar a água das chuvas na mesma galeria, segundo os próprios moradores, a administração pública não conhece de perto a real dimensão da vazão daquele riacho e agora com mais água das ruas sendo jogada na galeria, será um risco muito grande para nós”. Ainda segundo os moradores da Rua Sandra Batista da Silva Medeiros “o secretário de infraestrutura pensa que Brumado não chove, porque se ele ver a quantidade de água que tiramos de nossas casas quando chove ele mudaria a concepção desta obra. Já levantamos de madrugada para colocar os móveis em cima de cadeiras, já batemos muitos baldes de água para socorrer nossas casas”. Em contato com o secretário de infraestrutura municipal, André Cardoso ele confirmou que “foi feito um estudo de viabilização para a realização da obra e a dimensão da galeria irá suportar o volume de água das chuvas, então, os moradores podem ficar tranquilos”. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Elias Piau protesta contra a situação precária da infraestrutura do Cemitério Municipal Jardim Santa Inês

O vereador Elias Piau foi contundente em seu pronunciamento (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O vereador Elias Piau (PV) já demonstra estar totalmente aclimatado ao Poder Legislativo, apesar de ser o mais novo parlamentar da Casa, vem tendo uma atuação extremamente dinâmica, a qual vem recebendo o reconhecimento popular. Desta vez, Elias Piau fez uma nova abordagem muito procedente durante a sessão desta segunda-feira (26). O tema em questão foi a situação precária da infraestrutura do Cemitério Municipal Jardim Santa Inês, que, segundo ele, chegou ao limite. “Durante um sepultamento que participei na semana passada eu vi uma mulher machucando o seu pé devido ao estado de deterioração das passarelas que ficam na parte interna do cemitério. Isso me causou um sentimento misto de indignação e tristeza”, ressaltou o vereador que ainda fez questão de salientar que “a nossa cultura sempre teve uma grande reverência aos mortos e deixar um cemitério municipal nessas condições acaba sendo visto como uma falta de respeito aos que já partiram deste mundo”. Elias Piau complementou que “esperamos que a administração municipal seja sensível aos apelos, pois não são só meus, são de toda a população, tanto que durante esse sepultamento que participei e ouvi fortes comentários de reprovação e de cobrança à minha pessoa dizendo como que eu, como vereador, aceitaria uma situação como essa de ver o cemitério com uma infraestrutura tão deficitária que pode causar até acidentes nos seus frequentadores”. Confira abaixo as fotos tiradas pela assessoria do vereador Elias Piau que comprovam a precariedade das passarelas do Cemitério Jardim Santa Inês:



Brumadenses tiram os casacos do armário na semana mais fria do ano até agora

O dia amanheceu nebuloso e com um vento frio soprando (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Diferentemente de Vitória da Conquista que é conhecida como a “Suíça Baiana”, Brumado apesar da pouca distância, cerca de 140km, é conhecida também como a “terra do sol”, já que na grande maioria do ano o astro-rei brilha absoluto nos céus. Mas essa semana pós São João, o clima em Brumado mudou e a semana começou com temperaturas chegando à marca de 17 graus, o que é incomum. Nesta terça-feira (27), o sol não se fez presente e, com isso, o frio invadiu a cidade e fez com que os brumadenses tirassem as malhas e os casacos do armário, transformando o cenário local. A previsão aponta que nesta quarta-feira (28), Brumado deverá ter o dia mais frio do ano até aqui com termômetros marcando 15 graus, o que para os casais apaixonados é um grande convite ao amor. 

(Reprodução)


Brumado: Crescem os rumores de que o vereador Dudu Vasconcelos pode ser substituído pelo suplente Girsom Ledo

(Fotocomposição: 97NEWS)

Apesar da sessão bem tranquila da Câmara de Vereadores de Brumado desta segunda-feira (26), os bastidores estavam agitados, já que os rumores envolvendo o possível afastamento do vereador Dudu Vasconcelos (PSDB) das suas funções parlamentares por motivos de saúde cresceram sobremaneira, já que foi a quarta sessão que o referido parlamentar esteve ausente. Os motivos da ausência vêm sendo explanados pela presidência e reportam a um tratamento de saúde, o qual estaria sendo feito em outro estado da federação. Diante desta possibilidade o 97NEWS ouviu na manhã desta terça-feira (27) o presidente do PSDB de Brumado, Sérgio Mauro de Oliveira que começou explicando que “o Regimento Interno da Casa Legislativa é muito vago nesse sentido, então, devido a isso enviamos um comunicado para o departamento jurídico do PSDB em Salvador e estamos esperando um posicionamento”. Questionado sobre a possiblidade do ingresso do suplente, Girsom Ledo, ele respondeu que “existe sim essa possibilidade, já que o PSDB não fez parte de nenhuma coligação, então, o substituto natural seria realmente Girsom, mas ainda é cedo para fazermos qualquer afirmação sobre isso”. Mesmo diante do impasse, os corredores da política brumadense se agitaram com essa possibilidade, já que Dudu Vasconcelos é vice-presidente da Casa Legislativa e filho do atual prefeito o engenheiro Eduardo Vasconcelos. 



Música: Fã joga cerveja em Marília Mendonça em show e leva bronca da cantora

Foto: Reprodução

Um fã jogou cerveja na cantora Marília Mendonça quando ela se apresentava em um show durante o São João da cidade de Senhor do Bonfim, centro-norte da Bahia, e levou uma bronca da artista. Um vídeo publicado na internet mostra o momento em que a cantora é atingida pela bebida quando estava andando pela passarela do palco e também o momento do "sermão" dado por ela no autor da brincadeira de mau gosto. "Cerveja não é para jogar, não. Você não faz um desperdício desse comigo, não, viu? Tanta gente querendo uma cerveja para beber no domingão e você jogando cerveja, rapaz. Me respeita. Respeita nosso líquido sagrado. Jogue cerveja na sua avó, rapaz", disse a cantora, que se apresentou na cidade baiana no domingo (25), durante o Forró do Sfrega. A assessoria de comunicação da artista confirmou o ocorrido e disse que Marília reagiu em tom de brincadeira. A festa Forró do Sfrega (evento privado), que, além de Marília Mendonça, contou com shows de Aviões, Jonas Esticado, Maiara e Maraísa, Léo Santana e Márcia Felipe.



Malhada de Pedras: Acidente entre caminhão e moto tira a vida do jovem estudante de apenas 20 anos

Foto: Reprodução/WhatsApp/97news

Aconteceu na noite desta segunda-feira (26), por volta das 19 horas na cidade de Malhada de Pedras, em uma estrada vicinal da comunidade de Água Branca, um acidente que vitimou um jovem estudante de apenas 20 anos. De acordo com informações passadas ao 97News, o jovem identificado como Jamilton Rocha Silva, veio a colidir frontalmente com um caminhão que seguia na mesma estrada. O acidente fatal aconteceu próximo a fazenda Cubículo, zona rural de Malhada de Pedras. Segundo testemunhas, o condutor da moto, bateu de frente, e foi parar em baixo do caminhão. Com a batida o homem teve morte imediata. A Polícia Técnica esteve no local e informaram que a vítima não usava capacete, e que o motorista permaneceu no local, até a chegada dos policiais. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para exame de necropsia e já foi liberado aos familiares. 



José Carlos de Jonas participa de um dia de campo da agricultura do algodão buscando tecnologia para Brumado

(Foto: Divulgação)

O mandato do vereador José Carlos de Jonas tem sido direcionado na conquista de benefícios para a zona rural, sempre com o propósito de oferecer melhores condições de vida e também técnicas modernas que venham a aumentar a produção e a qualidade dos produtos. Dentro deste propósito o parlamentar esteve no último dia 21 de junho participando juntamente com o presidente da Associação do Boi Morto, Osvaldo Borges e os produtores Jorge Paulo Ferreira de Oliveira e Deusdete Ferreira Oliveira da Comunidade do Represo de um dia de campo da agricultura do algodão irrigado com alta tecnologia e produção de 400 arrobas por hectare em Cana Brava, município de Malhada de Carinhanha. Zé Carlos de Jonas destacou que foi um evento de grande importância, pois puderam obter conhecimentos a respeito de técnicas para produção de algodão, que geram uma maior produção com maior garantia de safra. “Estaremos buscando a implantação da tecnologia para as localidades rurais de Brumado para que nossos produtores possam ter uma produção moderna e que garantam um maior rendimento para as famílias”, pontuou o vereador.  



Barra do Choça: Onda de violência contabiliza 6 mortos, 1 ferido e 6 apreensões em 5 dias

Fernando Damasceno, vulgo Fernandinho, suposto líder do tráfico na cidade, entrou em confronto com policiais militares, e acabou morto | Foto: Blog do Jorge Amorim

O município de Barra do Choça contabiliza os resultados da onda de violência dos últimos cinco dias: 6 mortos, 1 ferido e 6 apreensões em 3 dias Guerra entre facções: esse seria o motivo da onda de violência que atinge a cidade de Barra do Choça, com população de aproximadamente 35 mil habitantes, localizada a 31 quilômetros de Vitória da Conquista. Desde o início do ano, foram registrados 16 homicídios na cidade do café. Somente no último final de semana, foram quatro mortes e uma tentativa, que vitimou um adolescente de 14 anos. De acordo com a delegada titular da cidade, Gabriela Garrido, a morte de um integrante da facção “2” foi o estopim para que seus comparsas sentenciassem o extermínio de integrantes da facção “3”. Desde então, Barra do Choça vive a onda sangrenta. Ainda segundo a delegada, o pouco efetivo policial, a extensa zona rural e as várias estradas vicinais, que dão acesso a Itapetinga, Conquista e Planalto, fazem de Barra do Choça local propicio para ser usada como esconderijo de traficantes e de drogas. Inclusive, um dos adolescentes assassinados no final de semana era conhecido em Conquista pela prática criminosa. Ele participou de uma chacina no Miro Cairo e depois se escondeu em Barra do Choça, onde conheceu sua namorada, que é apontada como gerente do tráfico. Para dar um basta à guerra entre os criminosos, nessa segunda, 26, a Polícia Civil desencadeou uma grande operação contando com a participação do Draco – Departamento de Repressão ao Crime Organizado e da 10a Coorpin, da Polícia Militar através do pelotão da PM local, da Rondesp e do Peto, e Guarda Municipal.

De acordo com a PC, os quatro homicídios ocorridos no final de semana foram elucidados, bem como a tentativa de homicídio do adolescente. Vanessa Macedo Rocha, Naiara Rocha e Vinícius Pereira Barbosa foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Elenilton Nascimento Monteiro foi preso em flagrante por tráfico de drogas e homicídio. Já Emerson da Silva Teixeira foi preso em flagrante pelos três homicídios ocorridos no domingo, 25. Dois adolescentes foram apreendidos em flagrante por atos Inflacionais análogos aos crimes de Trafico de Drogas, Associação para o Trafico e Homicídio. Segundo informou a Polícia Civil, durante a operação, investigadores foram averiguar a informação que Fernando Damasceno, vulgo Fernandinho, seria um dos lideres do Tráfico de Drogas da Cidade, juntamente com Jeovane Almeida de Oliveira, vulgo One, e os representantes da Facção “BDN – TUDO 03”, autores intelectuais de cinco dos seis crimes violentos ocorridos neste final de semana. Ele reagiu a abordagem policial. Houve revide, sendo Fernandinho baleado e morto. Com ele foram encontrados dois revólveres calibre 38 e drogas. A Polícia Militar apreendeu a motocicleta utilizada nos homicídios. A Polícia Civil afirma que a polícia continua na cidade por tempo indeterminado e nenhum crime ficará sem resposta. // Blitz Conquista. 

CONTINUE LENDO


Jovem fisiculturista de Guanambi é encontrado morto em Montes Claros

Homem identificado como Diego Públio havia viajado para Minas Gerais onde passaria o São João (Fotos: Reprodução)

Foi encontrado morto, na tarde desta segunda-feira (26), em um apartamento de Montes Claros (MG), o jovem guanambiense Diego Públio, de 29 anos. Informações preliminares indicam que o corpo já estava ao avançado estágio de decomposição, exalando mal cheiro intenso, o que fez vizinhos arrombarem a porta e darem de cara com a cena macabra. Diego era um conhecido fisiculturista em Guanambi e um jovem aparentemente saudável, bem conhecido na sociedade local. Seu último contato teria ocorrido no dia 21 e, desde então, os pais não tiveram mais notícias, achando que tudo estava bem. Em Montes Claros, a Polícia Civil mineira identificou o jovem pelos documentos próximos ao corpo, entrando imediatamente em contato com a família. O jovem segue no IML da cidade, aguardando a chegada de familiares para liberação. O motivo do óbito permanece desconhecido, mas a polícia acredita que algo teria provocado nela uma parada cardiorrespiratória. 



PT classifica possível condenação de Lula como 'golpe para afastá-lo da eleição de 2018'

(Foto: Reprodução)

O Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou nesta segunda-feira (26), através de uma nota, que caso o presidente Lula venha a ser condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, o fato seria considerado um "golpe" para impedi-lo de disputar a Presidência nas eleições de 2018. O PT ainda afirmou que, caso Lula seja condenado, a eleição do ano que vem seria uma "fraude". A nota, assinada pela presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR) ainda afirma que "qualquer sentença que não seja absolvição completa e irrestrita de Lula será injusta". "Uma hipotética condenação de Lula teria como único objetivo afastá-lo das eleições de 2018, o que é absolutamente inaceitável. Sem Lula, as eleições presidenciais não terão legitimidade e não passarão de uma fraude contra o povo brasileiro. Condenar Lula, o maior líder popular na nossa história, significaria desferir um golpe mortal contra a justiça e a democracia do Brasil", afirma a nota. O comunicado é realizado após a defesa de Lula ter apresentado as alegações finais no processo do tríplex.



Sistema prisional do Brasil: `Barril de Pólvora´

Foto: Arquivo/97news

Atualmente, diversas são as críticas a respeito da situação carcerária brasileira, alguns falam inclusive na falência do sistema carcerário, e muitas são as discussões acerca da sua eficácia. A precariedade das instituições carcerárias e as condições subumanas nas quais vivem os presos colocam em xeque o objetivo ressocializador da pena privativa de liberdade, gerando questionamentos quanto à possibilidade de obtenção de efeitos positivos do cárcere sobre o apenado. A pena de prisão vem falhando no seu objetivo ressocializador, no entanto, é verdade que para os criminosos mais perigosos, cuja segregação é imprescindível, ela continua sendo a única alternativa a escolha. Mas hoje é incontestável que manter encarcerados indivíduos que não tragam uma real iminência de risco para a sociedade é uma medida totalmente imprópria, que deve ser evitada sempre que possível. A pena de prisão tornou-se a principal resposta penológica especialmente a partir do século XIX. Tinha-se a idéia de que prender era o meio adequado para realizar a reforma do delinqüente. A pena de prisão tem sido nos últimos séculos a esperança das estruturas formais do direito para combater o processo da criminalidade. Ela constitui a espinha dorsal dos sistemas penais de feição clássica. É tão marcante a sua influência em todos os setores das reações criminais que passou a funcionar como centro de gravidade dos programas destinados a prevenir e reprimir os atentados mais ou menos graves aos direitos da personalidade e aos interesses da comunidade e do Estado. Durante vários anos imperou uma positividade de que a prisão era o meio justo e ideal para se pagar pelos atos cometidos e, dentro de certas condições, ressocializar o apenado. 

Foto: Conteúdo l 97News

Atualmente há um grande questionamento em torno da pena privativa de liberdade. Seu objetivo encontra-se em crise, pois tem falhado na ressocialização do apenado, como se extrai das palavras de Bitencourt (2004, p. 471). Atualmente predomina uma atitude pessimista, que já não tem muitas esperanças sobre os resultados que se possa conseguir com a prisão tradicional. A crítica tem sido tão persistente que se pode afirmar, sem exagero, que a prisão está em crise. Essa crise abrange também o objetivo ressocializador da pena privativa de liberdade, visto que grande parte das críticas e questionamentos que se fazem à prisão refere-se à impossibilidade – absoluta ou relativa – de obter algum efeito positivo sobre o apenado. São inúmeros os problemas encontrados nos estabelecimentos prisionais, tais como: ausência de respeito aos presos; a superpopulação carcerária, que contribui para situação degradante das prisões brasileiras; ausência de atividades laborativas dentro dos presídios, gerando o ócio improdutivo dos detentos; elevados índices de consumo de drogas, o que ocorre muitas vezes em função da corrupção de alguns funcionários que permitem a entrada de drogas e outros objetos proibidos em troca de dinheiro; ocorrência de reiterados abusos sexuais, prática absurda, mas que é comum dentro dos presídios. Todas essas circunstancias revelam a problemática existente dentro dos presídios, o que revela a extrema dificuldade em se obter a reabilitação do condenado em face da situação ao qual é submetida. Quando se tenta fazer uma análise sobre o Sistema Penitenciário do Brasil a única certeza que nos deparamos é que este modelo adotado no país é arcaico, ultrapassado, fora de nossa realidade e responsável direto pelo constante conflito social existente, dentro e fora dos presídios, coordenados por facções criminosas, – que comandam rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e o complexo sistema organizado do narcotráfico, nacional e internacional.

CONTINUE LENDO


Fã que derrubou Simaria no palco pede desculpas e sonha em rever cantora

Foto: Reprodução

Depois da repercussão do vídeo em que um fã invade o palco e acaba derrubando Simaria, durante um show em Amargosa, neste domingo (25), foi postado nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (26), um vídeo onde o jovem que diz ter sido o causador de toda confusão, identificado apenas como Nina, pedindo desculpas pelo ocorrido. Segundo ele, a intenção em subir no palco foi de abraçar de forma carinhosa a cantora, mas que o ato acabou causando um acidente. A imprensa baiana, Nina confirmou que foi agredido por Simone. "Não era minha intenção causar tudo isso e ainda levei um murro. Estou muito triste com o que aconteceu". Após toda confusão, Nina agora sonha em rever as cantoras e pedir desculpas pessoalmente. "Eu queria rever elas para pedir desculpas e me retratar com elas. Quero reencontrar elas", disse. Vídeo Bocão News:



Operação São João: Redução de 20% nas mortes em rodovias baianas

Foto: Arquivo/97news

A Operação São João, que finalizou na manhã desta segunda-feira (26) pela Polícia Militar, registrou redução no número de mortes nas rodovias estaduais na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o balanço divulgado pela PM, ocorreram 33 acidentes de trânsito com 20 vítimas com ferimentos leves, nove com ferimentos graves e quatro vítimas fatais – uma redução de 20% das mortes na estrada em relação a 2016, mas aumento de 33% no número de feridos leves e 50% no de feridos graves. O primeiro acidente com vítima fatal aconteceu no último sábado (24): um motociclista morreu após atropelar um animal na BA-758, por volta das 18h30. As outras mortes ocorreram no domingo (25): um homem atingindo por uma caminhonete no km 25 na BA-099; a passageira de uma motocicleta que tombou no km 24 da BA-523, por volta das 17h30; um condutor de um veículo que colidiu com um obstáculo físico e capotou no km 193 da BA-234, por volta das 19h. Durante a operação, a PM abordou 8.228 pessoas e 5.504 veículos, sendo 1.141 autuados e 86 retidos. As ações resultaram também no recolhimento de 25 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e de 33 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). Nos quatro dias de operação, 547 veículos foram flagrados em excesso de velocidade por radares estáticos e móveis e duas pessoas foram conduzidas às delegacias por dirigirem sob efeito de bebida alcóolica. 



Sancionada lei que permite descontos para compras feitas em dinheiro

A medida possibilita a variação do valor em função do prazo de pagamento | Foto: Divulgação

Foi sancionado, pelo presidente Michel Temer, a lei que possibilita descontos para os consumidores caso o pagamento seja feito em espécie, e não em cartão de crédito ou débito. A lei que regulamenta a diferenciação de preços tem como origem a Medida Provisória (MP) 764/2016. A cerimônia de assinatura da sanção presidencial ocorreu no fim da manhã desta segunda-feira, 26, no Palácio do Planalto. Além de permitir que os comerciantes cobrem preços diferenciados para um mesmo produto em função da forma de pagamento, a medida possibilita a variação do valor em função do prazo de pagamento. Entre as mudanças feitas pelo Congresso ao texto original está a obrigação do fornecedor de informar, em lugar visível, os descontos que são oferecidos, tanto com relação ao meio de pagamento quanto em relação ao prazo. O comerciante que não cumprir essa regra estará sujeito a multas previstas no Código de Defesa do Consumidor. A diferenciação de preços já estava valendo, uma vez que ela foi apresentada por meio de MP. No entanto, como sofreu alterações durante a tramitação no Legislativo, precisa ser sancionada pela Presidência da República para virar lei. A MP foi apresentada pelo Executivo, em meio a um pacote de medidas macroeconômicas que foram publicadas sob a justificativa de possibilitar o aumento da produtividade no país. A expectativa é de que, ao permitir a diferenciação de preços, ela estimule a queda do valor médio cobrado pelos produtos, de forma a evitar que consumidores que não usam o cartão como forma de pagamento paguem as taxas dos cartões, quando embutidas nos preços dos produtos. Nesse domingo (25) à noite, o presidente Temer se reuniu com parlamentares e ministros no Palácio do Alvorada. Oficialmente, a reunião foi feita com o objetivo de “discutir a pauta de votações no Congresso”. Participaram dela o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os líderes do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE), e na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Também estiveram presentes os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, da Casa Civil, Eliseu Padilha, da Secretaria de Governo da Presidência, Antônio Imbassahy, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, e das Relações Exteriores, Aloysio Nunes.



Centro Médico São Gabriel: Tudo para sua saúde em um só lugar

Foto: Divulgação

Há mais de 17 anos, o Centro médico São Gabriel, vem atuando em Brumado, oferecendo uma variedade de serviços na área médica. No ano de 2017, sob nova administração, vem com um conceito inovador, de, “tudo em um só lugar”, onde diversas consultas e procedimentos são realizados de forma segura, contando com uma equipe de especialistas altamente capacitados em diversas áreas para melhor atender a população de Brumado e região. Sendo assim, vem apresentar o  seu novo quadro de serviços com especialistas altamente qualificados em diversas áreas. No Centro Médico São Gabriel, você dispões de Angiologista, Clínico Geral, Fonoaudiologia, Neurologista, Nutricionista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Psicólogo, Reumatologista, Urologista e muito mais. Além de serviços de: Ultrassonografia, Aplicação em varizes, Audiometria, Teste da orelhinha, Colocação de aparelhos auditivos, Tomografia e outros. Centro Médico São Gabriel, tudo para a sua saúde, em um só lugar. Praça dos Meira, em frente ao LAB Laboratório. Agende sua Consulta, (77) 3441-1502. 



Forró do Mica 2017: Está chegando o grande dia

Foto: Divulgação

É neste sábado, dia 01 de julho na Arena Prime em Livramento, a partir das 15hs, o melhor e mais esperado evento do ano! O #ForróDoMica, que  em sua segunda edição trás consigo uma produção jamais feita na cidade e na região! Mas fique atento, pois vem aí VIRADA DE PREÇO! O Terceiro Lote terá duração até o dia 30/06, podendo esgotar antes da data marcada, pois o Lote é LIMITADO! Não perca tempo! Garanta já o seu ingresso ANTES DA VIRADA e curta o melhor Forró do ano em Livramento!



Palmas de Monte Alto: Carro pipa para abastecimento humano é flagrado captando água contaminada de lagoa para molhar estradas

Foto: Reprodução

Um carro pipa da prefeitura de Palmas de Monte Alto (BA), cedido à Secretaria Municipal de Agricultura, vinculado ao programa Convivência com a Seca, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, que deveria ser utilizado para abastecer - com água potável - comunidades do referido município, não está cumprindo com esta finalidade, conforme revela o vídeo enviado por internautas à redação do site Sudoeste Bahia. Segundo as imagens, o veículo citado está constantemente captando água da Lagoa do Agrestinho -  reservatório que não possui água dentro das condições básicas para consumo humano - a fim de utilizá-la para molhar estradas vicinais na zona rural e da cidade. Além da água da lagoa não ser tratada, durante o período de chuvas, boa parte das correntezas da sede é escoada para este local, e esta água ainda é consumida diretamente por animais. Ou seja, esta ação contamina o tanque do carro pipa e consequentemente o veículo ficará inutilizado para atender o abastecimento das famílias da agricultura familiar que necessitam de água potável. No vídeo, ainda é possível visualizar que o tanque do mencionado veículo sofreu alteração, onde fora adaptado um sistema conhecido por ‘rabo de pavão’, comprovando assim o desvio de finalidade do transporte doado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Procurado pela reportagem do site Sudoeste Bahia, o secretário municipal de Agricultura, Francisco Emílio Pereira Lima, ‘Miro Lima’, garantiu que em momento nenhum desta gestão o referido carro pipa abasteceu algum morador da sede ou da zona rural. Ele confirmou que o veículo é realmente utilizado para molhar as estradas do município que estão em recuperação. “A determinação do prefeito é que a população seja abastecida apenas com água tratada”, manifestou. Sobre a acusação de adaptação do ‘rabo de pavão’, Miro diz desconhecer que o sistema tenha sido modificado na atual administração e afirmou que “se houve alteração deve ter sido feita pela ex-gestão”. O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Olinto Vidal, foi contatado via mensagem, mas até o fechamento da matéria não se manifestou sobre o assunto. Em contato com a líder da oposição na Câmara Municipal, vereadora Ana Bárbara de Castro Pinto Laranjeira (PMDB), ela afirmou já ter conhecimento do caso e prometeu tomar as medidas necessárias para que a denúncia seja devidamente apurada. “Algumas pessoas me procuraram informando que o caminhão pipa do município estava abastecendo em uma lagoa com água poluída. Assim, fui averiguar se realmente era verdade, estive no local e constatei a veracidade do fato. Desde já, deixo registrada a minha indignação com o gestor, Manoel Rubens, aceitar que um caminhão pipa que deveria estar abastecendo com água potável as pessoas da zona rural, esteja sendo usado para outros fins com uma água contaminada, como é a Lagoa do Agrestinho. Encaminharei representação ao Ministério Público Federal e aos demais órgãos responsáveis para que o prefeito seja punido pelo desvio de finalidade", esclareceu a parlamentar. O ex-secretário de Agricultura, Ednaldo Medrado, ao ser questionado sobre a modificação do sistema do veículo, encaminhou fotos, de acordo com ele, registradas no final de dezembro de 2016, onde mostra que não havia nenhuma adaptação no veículo.



Veículos do legislativo brumadense são identificados com logomarca oficial

(Foto: Reprodução)

Dando continuidade as ações traçadas pela nova gestão do legislativo brumadense que prima pela modernização e transparência foi realizada a identificação dos veículos com a logomarca oficial, ficando desta forma todos padronizados. O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos destaca que é uma obrigação da gestão identificar os veículos, pois eles são utilizados pelos parlamentares no desenvolvimento de seus mandatos em prol da comunidade. Essa identificação não vinha acontecendo nas gestões passadas, tendo ocorrido na última gestão do vereador Léo Vasconcelos, que agora volta a efetivar demonstrando transparência e probidade na administração da coisa pública e também envidando seus melhores esforços no sentido de permitir amplo controle social e institucional sobre seus atos.