ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Bahia mantém maior número de não alfabetizados e 9ª maior taxa de analfabetismo do Brasil

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Criminoso invade loja pelo telhado e furta produtos no centro de Brumado

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Brumado: Desgovernado, veículo de vereador invade hortifrúti no Bairro Olhos D'água

Operação da Civil busca organização criminosa do Rio de Janeiro em Guanambi

Professor morre em batida com caminhão-pipa no Norte da Bahia

Acusado de tentativa de feminicídio é preso em Guanambi; homem disparou 4 vezes contra ex-mulher

Comunidade quilombola no Sul baiano é reconhecida pelo Incra e fica perto de titulação

Bahia está entre as oito maiores torcidas do Brasil, aponta levantamento da Quaest

Governo Federal autorizada a construção da Estação de Tratamento de Água em Dom Basílio

Matrículas são realizadas em cursos de nível superior pela Uneb na UAB em Brumado

Vitória da Conquista: Jovem morre afogado após tentar atravessar açude a cavalo

Bahia registra morte por malária após 6 anos sem notificação

Brumado: CDL promove workshop: 'Seria um bom negócio vender para a administração pública?'

PF prende em Conquista acusado de compartilhar pornografia infantil para diversos países

Governo do RS prevê criação de quatro cidades provisórias para abrigar vítimas das enchentes

Cão farejador da PRF localiza 150 kg de maconha em caminhão em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2023"

Agências bancárias da Região estão sobrecarregadas por falta de funcionários, diz Sindicato

Foto: Divulgação

Pessoas que precisam resolver questões financeiras básicas nos bancos, como sacar dinheiro ou pagar contas, quando chegam nas agências, se deparam com um cenário desolador. Grandes filas e poucos funcionários para atender a grande demanda acaba gerando um estresse para população, principalmente a que mais necessita de ajuda. Mais uma vez, essa é a realidade que continua acontecendo nas cidades de Cândido Sales, Belo Campo e Tremedal. Os diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Jornan Andrade e Arnaldo Prates, acompanhado pela assessora de imprensa, constataram durante o trabalho de base, que a sobrecarga de trabalho e a consequente precarização do atendimento só tem piorado nos últimos anos. O fechamento de agências – 2.563 mil fechadas nos últimos dois anos – as demissões e a não contratação de novos funcionários – 184 mil postos de trabalho fechados de 2010 a 2022 – são as principais causas do caos observado hoje nas agências bancárias. Inclusive, muitos bancários relataram que para dar conta de toda a demanda, acabam evitando almoçar.

Um cliente da Caixa Econômica de Cândido Sales, que não quis se identificar, falou como se tornou comum ver a agência cheia: ” Nos dias de pagamento e final de mês, é muito comum ver longas filas aqui na Caixa. Hoje eu estou na fila há 20 minutos e acredito que poderiam contratar mais pessoas para ter uma agilidade no atendimento, principalmente para as prioridades, como idosos, gestantes e mulheres com criança de colo.” Mais uma cliente que reclama da falta de agências bancárias, Cleunice Botero Santos, residente da zona rural de Divisa Alegre em Minas Gerais, vem todo o mês para a Caixa de Cândido Sales: “Venho para cá pois gosto do atendimento e a estrada é melhor. Onde eu moro não tem uma agência da Caixa, só lotérica, onde não é possível fazer o saque. São 30 km percorridos todo o mês pra vir pra cá e sempre tenho que pegar emprestado 90 reais para pagar a van da viagem.” Para o diretor do SEEB/VCR, Jornan Andrade, a lucratividade cada vez maior nos bancos não pode ser ao custo da vida e da saúde de todos e todas: “Essa é a realidade que sempre temos verificado nas agências demonstra a política dos bancos independente de serem públicos ou não, de buscaram a lucratividade a qualquer custo. A falta de agências e postos de atendimento bancário em todo o país, aliados ao reduzido número de trabalhadores, obriga as pessoas que necessitam de atendimento a se submeterem a condições cada vez mais degradantes. É necessário uma mudança urgente nessas condições de trabalho e atendimento que tem provocado o crescimento das doenças ocupacionais e psicológicas na categoria e a precarização para os usuários do sistema bancário.”

CONTINUE LENDO


Brumado: Polícia é acionada após briga entre irmãos no bairro Irmã Dulce

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por volta das 11h da manhã da última terça-feira (02), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 34ªCIPM, foi acionada após ser informada sobre uma briga entre familiares no bairro Irmã Dulce, em Brumado. Segundo a Polícia Militar, ao chegar no local da ocorrência, uma unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) estava no local e atendia uma mulher de 33 anos com ferimentos na cabeça. Diante dos fatos, a guarnição buscou por entender os fatos e foram informados que a vítima havia levado uma pedrada na cabeça após ter discutido com o irmão. Conforme relatos de testemunhas aos policiais, tudo começou quando a jovem de 33 anos chegou alterada em casa e começou a discutir com a mãe. A genitora então teria saído de casa e ido para caso de um filho. Ao retornar, a jovem continuou os insultos e o irmão entrou na discussão. Durante a briga, familiares disseram que a mulher de 33 anos teria ameaçado irmão e mãe com um facão e que para se defender, o irmão teria arremessado uma pedra na irmã, que acabou sendo atingida e precisou de atendimento médico. O irmão que não teve a idade revelada fugiu do local. A mãe de 65 anos foi conduzida a Delegacia de Brumado para esclarecer os fatos diante da autoridade policial. Não há informações sobre o estado de saúde da filha atingida na cabeça.



Brumado: Homem com mandado de prisão em São Paulo é preso quando tentava embarcar em ônibus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Policiais militares da 34ª CIPM prenderam na manhã desta quarta-feira (3), em Brumado, um foragido da justiça no Estado de São Paulo. Segundo a PM, a prisão ocorreu quando uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) abordaram o suspeito tentando embarcar em um ônibus interestadual. Conforme a 34ª CIPM, esta é a 9ª captura de foragidos no ano de 2023. O suspeito de 35 anos, que é natural do município de Livramento de Nossa Senhora, foi identificado pelo setor de inteligência da Polícia Militar. O homem foi conduzido para Delegacia de Brumado para adoção da medidas cabíveis.



Jerônimo envia para à AL-BA projeto para criação do Batalhão da Polícia Militar em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta quarta-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou os Projetos de Lei que foram encaminhados à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A reunião, realizada no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador, contou com a presença de deputados e secretários do Estado. Durante a reunião, a cidade de Brumado foi destaque o projeto de criação do Batalhão de Polícia Militar (BPM). Como a proposta deve ser aprovada nos próximos dias, o BPM vai entrar no orçamento do estado para 2024. O projeto para a criação do Batalhão foi uma união de forças, que envolveu o deputado estadual Vitor Bonfim (PV), o advogado Guilherme Bonfim, o Conselho Municipal de Segurança (Conseg), da major Leila Silva, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).



Brumado: Hospital Municipal recebe novo aparelho de Raio X

Foto: Divulgação

O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, recebeu na última sexta-feira (28) um novo aparelho de Raio X. Segundo a administração municipal, o novo aparelho irá proporcionar um processamento ultrarrápido de imagens, garantindo maior eficiência nos diagnósticos médicos e, consequentemente, um atendimento mais ágil e preciso aos pacientes. O equipamento é de alta qualidade e vem somar às outras tecnologias já existentes no hospital. O Prefeito Eduardo Vasconcelos destacou a importância do investimento na saúde pública e ressaltou que o novo aparelho é mais um avanço na modernização do hospital. "Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, principalmente na área da saúde, que é uma das nossas prioridades", afirmou. O Secretário Cláudio Feres também ressaltou a importância do novo aparelho de Raio X para o hospital e para a população de Brumado. "Com esse novo equipamento, teremos uma maior agilidade no diagnóstico e tratamento dos pacientes, o que é fundamental para oferecermos um atendimento de qualidade e eficiente", disse. 



Brumado: Corpo de homem é encontrado em avançado estado de decomposição após vizinhos sentirem mau cheiro em casa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem de 57 anos foi encontrado morto em uma casa no Residencial Brisas IV, em  Brumado, no Sudoeste baiano, na tarde desta quarta-feira (3). Desde a noite anterior os vizinhos da Rua I estavam reclamando do mau cheiro nas redondezas. A Polícia Militar foi chamada e o imóvel aberto. Ao entrar no local os militares encontraram as portas destrancadas e o corpo estendido na sala em avançado estado de decomposição. A vítima identificada como Salvador Dias de Barros morava sozinho. A perícia foi chamada e agentes da Polícia Civil também foram ao local para verificar se há indícios de violência. Ainda não há informação do que pode ter causado a morte de Barros. O corpo foi recolhido e levado para o IML de Brumado, onde vai passar por exames.



TCM mantém liminar e suspende contratação de César Menotti e Fabiano em Macaúbas

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) manteve na sessão desta quarta-feira (3), a liminar que determinou a suspensão dos atos administrativos e pagamentos relacionados à contratação de artistas pela Prefeitura de Macaúbas para as festas juninas deste ano. Os contratos foram assinados pelo prefeito Aloísio Miguel Rebonato, após procedimentos de inexigibilidades de licitação, para a apresentação da dupla “César Menotti e Fabiano”, da banda “Fulô de Mandacaru” e do cantor “Caninana” nos festejos de São João deste ano, ao custo de R$290 mil, R$100 mil e R$120 mil, respectivamente. Os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios ratificaram medida cautelar concedida, de forma monocrática, pelo conselheiro Fernando Vita, responsável pela determinação. O termo de ocorrência – com pedido liminar – foi lavrado pelos auditores que atuam na 25ª Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM, em razão da suposta irrazoabilidade dos valores dos contratos firmados pelos artistas/bandas. A partir de comparativos feitos com outros municípios, os técnicos constataram que, nos três casos, os valores pagos pela Prefeitura de Macaúbas superam a média dos cachês cobrados pelos artistas em outras localidades. Em relação à dupla “César Menotti e Fabiano”, os técnicos do TCM constataram que a contratação – no valor de R$290 mil – ultrapassou a média de valores cobrados em outros municípios, que é de R$87.300,00, violando os princípios da razoabilidade, proporcionalidade e economicidade. “Se for considerado o cachê cobrado no último show, a exemplo do ocorrido em 10/2022, no município de Santana do Deserto – MG, no valor de R$170 mil – o valor cobrado no município de Macaúbas supera em R$120 mil – não se justificando, assim, o valor cobrado e a aceitação imediata do contratante”, ressaltou o inspetor da regional. Na mesma linha, os valores cobrados pelo cantor “Caninana” e pela banda “Fulô de Mandacaru” – nos montantes respectivos de R$120 mil e R$100 mil – ultrapassam os valores médios cobrados, que são de R$56 mil e R$20 mil. Os atos seguem suspensos até a decisão final da Corte de Contas, quando do exame do mérito do termo de ocorrência. Cabe recurso da decisão.



Brumado: Polícia investiga caso de importunação sexual contra mulher de 44 anos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia de Brumado investiga um caso no qual um suspeito é acusado de ter invadido uma residência e importunado sexualmente uma mulher de 44 anos. O crime aconteceu na madrugada do dia 01 de maio, feriado do dia do trabalhador, no bairro Irmã Dulce. De acordo com o relatório dos policiais que atenderam a ocorrência, o infrator teria adentrado na residência e tocado nas partes íntimas da vítima, que estava dormindo. A mulher se assustou e começou a gritar, o que fez com que o homem cessasse a investida e fugisse do local. A Polícia Militar realizou rondas no bairro com o objetivo de localizar e prender o homem, mas até o momento, ele não foi encontrado. A vítima reconheceu o suspeito e contou aos policiais. O caso foi registrado como importunação sexual e a solicitante foi orientada a ir à delegacia para denunciar o autor.



Em encontro com Vitor Bonfim, TJ-BA avalia possibilidade de implantação de vara penal em Brumado

Foto: Divulgação

A possibilidade de implantação de uma Vara de Execuções Penais na comarca de Brumado foi pauta de encontro entre o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, o advogado Guilherme de Castro Lino Bonfim e o deputado estadual Vitor Bonfim (PV). O advogado Guilherme de Castro Lino Bonfim avaliou o encontro positivamente, destacando que a proposta foi bem recebida pelo desembargador Nilson Soares Castelo Branco. “Saio daqui com o coração cheio de alegria”, afirmou. Na ocasião, o Presidente do TJBA ouviu, atentamente, as questões levantadas pelos convidados, em consonância com a postura estabelecida em sua gestão de priorizar o Primeiro Grau de Jurisdição. “Essa interiorização que o presidente do TJ-BA tem feito ao logo de sua gestão, sem dúvida nenhuma, tem revigorado o judiciário baiano. Não tenho dúvida de que em Brumado não será diferente”, acrescentou Vitor Bonfim. O assessor especial da presidência para magistrados, juiz Ícaro Matos, também esteve presente no encontro. 



Brumado: Justiça nega liminar solicitada pela FADESB para paralisar obras de urbanização no bairro Monsenhor Fagundes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Decisão do Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Bahia indeferiu pedido de liminar feito pela Fundação de Assistência e Desenvolvimento Social de Brumado (Fadesb), que pretendia a suspensão das obras de urbanização do canal que liga os bairros Monsenhor Fagundes e Santa Tereza, em Brumado, Sudoeste baiano. Na última segunda-feira (1º), um embate chegou a acontecer entre representantes da FADESB e a administração municipal no local da obra (veja aqui), que segundo Fundação, o terreno pertence a entidade. No entanto, segundo o município, a construção de ruas margeando corregos é garantido por Lei. Com a indefinição por ambas às partes, a FADESB, entrou com um pedido de liminar para impedir que o município desse continuidade nas obras de pavimentação do canal. 

 

Foto: Reprodução l Rede Social

No entanto, o pedido foi negado pelo juiz Antônio S. Lopes Filho o qual entendeu que é necessária a oitiva da parte contrária antes de qualquer decisão, considerando a presunção de legitimidade dos atos públicos. Agora, o réu deve ser citado para apresentar contestação dentro do prazo legal. "É o relato. Fundamento e decido. Nos termos do art. 300: Art. 300. A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. Na espécie, entendo que o conjunto fático-probatório reclama a necessidade de oitiva da parte contrária, sendo imperioso, por enquanto, o indeferimento do pedido liminar, até que seja oportunizada ao réu a possibilidade de apresentar sua versão dos fatos e as suas respectivas provas, mormente considerando a presunção de legitimidade dos atos públicos. Diante disso, indefiro o pedido liminar. Cite-se o réu para, querendo, apresentar contestação, no prazo legal".



Polícia Civil realiza megaoperação contra facções no Sul da Bahia

Foto: Reprodução

Com o objetivo de neutralizar dois grupos criminosos que rivalizam entre si e são responsáveis por homicídios e o tráfico de drogas, no município de Eunápolis, é o foco da “Operação Rixa”, deflagrada pela Polícia Civil, em cidades do Sul da Bahia, além de Irecê, na manhã desta quarta-feira (3). A ação envolve centenas de policiais, que cumprem cerca de 10 mandados  de busca e apreensão, dos quais quatro têm cumprimentos em unidades prisionais. Também estão sendo realizadas 14 transferências de internos integrantes de grupos criminosos, para regime disciplinar diferenciado, em decorrência de investigações da Polícia Civil. As transferências são realizadas pelas equipes da Secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), com o apoio de guarnições da Polícia Militar. Também participam das ações policiais civis da 6a Coorpin/Itabuna, 7aCoorpin/Ilhéus, 8a Coorpin/Teixeira de Freitas, 10a Coorpin/Vitória da Conquista, 20a Coorpin/Brumado e 21a Coorpin/Itapetinga, da Coordenação de Operações Especiais (COE), além do apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Mata Atlântica) e Rondesp Sul. A operação também tem o apoio das Secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e da Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência de Inteligência (SI).



Brumado: Moradores na bronca com tentativa de impedir obras de urbanização no Bairro Monsenhor Fagundes

Foto: Divulgação

Após ingressar com uma ação na justiça, por meio de advogado, moradores do Bairro Monsenhor Fagundes, em Brumado, ficaram revoltados com a ação da Fundação de Assistência e Desenvolvimento Social de Brumado (Fadesb), que pela terceira vez, tenta impedir as obras de urbanização do canal que corta a região. “A paralisação das obras pode prejudicar o desenvolvimento do bairro”, disse Carlos Magno, um dos moradores do bairro. Outro morador manifestou indignação e disse que tem que ser garantida o andamento da obra sem interrupções. “Isso aqui vai valorizar o bairro e acabar com esse matagal. Trazendo assim segurança para nossas famílias. Não aceitaremos que possam prejudicar todo um bairro por conta de desejo pessoal de alguém”. “Com tanta criminalidade na cidade, e a polícia perdendo tempo com uma atitude que só vai prejudicar o desenvolvimento do bairro”, enfatizou outro morador. No dia 1º de maio, a Prefeitura tentou retomar as obras, mas foi impedida por meio de seguranças que estavam no local. 



Diretor do presídio de Brumado vai buscar parcerias com empresas para gerar trabalho aos internos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em Brumado, o Conjunto Penal está com uma nova direção e é administrado pelo Capitão da Polícia Militar, Cláudio Delmondes que assumiu a unidade há mais de dois meses. Em entrevista ao site 97NEWS, ele afirmou que pretende buscar parcerias no município para que empresas possam gerar mão de obra aos internos. "Já tenho uma relação de empresas que eu vô procurar para passar às propostas, e assim inserir o interno nesse trabalho de ressocialização", disse. O sistema prisional de Brumado já utiliza o espaço para executar atividades educacionais, promovendo a reinserção social. "Já temos um contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação do município para que aulas possam ser ministradas aos internos. E de início serão duas salas, além disso, temos o projeto da leitura, que veio do Tribunal de Justiça da Bahia, o qual prevê que a cada livro lido, o interno diminui quatro dias na sua pena, sendo que ele pode ler até doze livros para a diminuição da pena", afirmou Delmondes. Segundo o diretor do presídio, a intenção é aumentar a quantidade de presos que trabalham e estudam, já que assim, eles podem ser capacitados para trabalhar depois de cumprir pena. “É importante que esses internos, assim que cumpram sua pena, na sua grande maioria, sejam inseridos no mercado de trabalho com uma formação, saindo melhor e voltar pra suas famílias", disse. Atualmente o Conjunto Penal de Brumado possui mais de 300 internos.

 



Sindicato dos Bancários visita agências de Brumado em campanha ao atendimento presencial

Foto: Giovanna Paciullo l Sindicato dos Bancários

Na última sexta-feira, 28 de abril, o presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Leonardo Viana, esteve em Brumado conscientizando os usuários dos serviços bancários sobre seu direito de ser atendido nas agências. "Essa campanha não é só do Sindicato de Vitória da Conquista e Região, é uma campanha que envolve os quatorze sindicatos dos bancários do Estado da Bahia e Sergipe, e que também se estende ao Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo", destacou ao site 97NEWS. Para Leonardo os bancos estão investindo em aplicativos e no atendimento virtual, mas esquecem do atendimento presencial. "Isso é uma prática abusiva dos bancos, porque existem legislações como o Código de Defesa do Consumidor e as normas do Banco Central que determinam às agências o fornecimento do atendimento presencial ao cliente a medida que ele procure, e não o banco dizer quando ele [cliente] deve ser atendido". Conforme Viana, para os trabalhadores bancários, a conscientização se expande para garantir os postos de trabalho, evitando demissões, incentivando a contratar mais funcionários e diminuindo a sobrecarga de trabalho. "O bancário ainda é a categoria que mais adoece por doenças relacionadas ao trabalho. A Leer e a Dort têm tirado cada vez mais bancários das agências, e isso é fruto do acúmulo de trabalho. Antes da pandemia da Covid, os bancários já vinham adoecendo e se afastando, mas a gente vem constatando uma outra situação, que a gente chama de o [mal do século] que é os problemas psicológicos e psiquiátricos que tem acometido os bancários", disse o presidente do Sindicato. A campanha se estendeu por outros municípios da Região e segue forte em Vitória da Conquista.



Governo da Bahia defende regulamentar redes sociais diz que internet é 'terra sem lei'

Foto: Reprodução

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta terça-feira (2), que defende a regulamentação das redes sociais digitais. Em entrevista ao portal Uol, o petista disse que o ambiente digital no Brasil é "terra sem lei". A votação do PL das Fake News na Câmara dos Deputados estava prevista para esta terça, mas deve ser adiada por falta de votos. "O que aconteceu dentro das famílias, das escolas, evidencia que nós precisamos regulamentar, e o fato de o projeto de lei estar no Congresso Federal é oportunidade da sociedade brasileira, através do seus leais representantes, fazer o debate. Acompanhei a fala de Alexandre de Moraes [ministro do Supremo Tribunal Federal] na reunião com nossos governadores e foi muito claro isso: não dá para gente não fazer uma intervenção positiva nisso. Nós precisamos da regulamentação que se adeque ao nosso modelo de desenvolvimento nacional", disse o governador. Questionado pelos jornalistas qual a sua opinião diante daqueles que classificam o PL das Fake News como censura, Jerônimo Rodrigues disse que não vê dessa forma. "Não dá para termos o modelo [de ambiente digital] que tínhamos no governo federal passado [de Jair Bolsonaro]. Precisamos entender que limites podem ser dados, mas ao mesmo tempo reconhecendo que grau de democracia e liberdade", defendeu.



Ministério Público cobra Google após ações contra PL das Fake News

Foto: Reprodução

Por meio de um ofício expedido na segunda-feira (1º), o Ministério Público Federal cobrou explicações do Google sobre o posicionamento da plataforma contra o PL das Fake News. Na página inicial do buscador, aparece a mensagem: "O PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil". Clicando no texto, o usuário é levado para uma página com um artigo contra o projeto de lei.  A empresa defende uma discussão maior do tema e impulsiona a hashtag #MaisDebatePL263. Um levantamento do NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apontou que a empresa tem privilegiado conteúdos contrários ao projeto de lei nos resultados de busca. Segundo documento assinado pelo procurador Yuri Corrêa da Luz, o MPF em São Paulo dá um prazo de dez dias para que o Google se manifeste sobre os critérios utilizados para os resultados de busca. Nesta segunda-feira, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que que vai pedir uma apuração sobre uma possível prática abusiva do Google contra a proposta que estabelece regras de combate às fake news.



Brumado: Morre aos 82 anos Dagvaldo Silva Melo, seu 'Fiapo'

Foto: Reprodução l Rede Social

Com muita tristeza, a família e amigos de Dagvaldo Silva Melo, 82 anos, seu "Fiapo" comunicam o seu falecimento. Descrito como um homem reto, íntegro e a personificação do amor, Melo deixou um legado de humanidade e um coração limpo de maldade. Em agradecimento ao Criador por ter permitido a convivência com uma pessoa tão especial, a família informa que o velório será realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, situada na praça Abias Azevedo, nº 91. O sepultamento ocorrerá às 17h desta terça-feira (02), no cemitério Jardim Santa Inês. A família e amigos pedem que todos orem pela alma de Fiapo e agradecem o amor e apoio recebidos neste momento difícil. A passagem de Fiapo pelo mundo foi marcada pela sua generosidade e amor ao próximo, um exemplo que inspirou a todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.



De cabo Verde na África, Delcia Janine foi a entrevistada do Tema Livre Podcast desta semana

Foto: Divulgação

A engenheira civil Delcia Janine que é professora concursada do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Brumado, foi a entrevistada do Tema Livre Podcast desta semana. Na oportunidade Janine falou sobre a sua trajetória de estudos e como chegou até o Brasil. Residiu em Fortaleza (CE) e também em Salvador (BA), no entanto após aprovação em concurso público chegou à Brumado para exercer seu trabalho e empreender seus esforços na construção do saber. Em sala de aula disse que se encontrou tendo a docência como uma paixão. A africana é defensora dos direitos humanos e abordou a questão do racismo trazendo algumas informações importantes e situações vivenciadas. Na conversa, Janine falou sobre as belezas da sua terra nativa, Cabo Verde e recomendou o turismo no seu país. O bate papo está fantástico e você pode acompanhar na íntegra no canal do YouTube Tema Livre Podcast. Não esqueça de se inscrever no canal e deixar seu like no vídeo.



Brumado: Jovem de 22 anos morre à espera de vaga em UTI avançada

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma jovem 22 anos morreu na tarde desta segunda-feira, 1º de maio, à espera de uma vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região. Brenda Batista Pereira necessitava de uma transferência com urgência para uma unidade especializada com hemodinâmica e hemodiálise, no entanto, a regulação não conseguiu a tempo. Uma campanha chegou a se mobilizada nas redes sociais para ajudar a brumadense, que precisava ser submetida a um implante de Permcath (um cateter de longa permanência implantado em uma veia de grosso calibre central). Devido a regulação da secretaria de saúde da Bahia ser centralizada, em Salvador, a vaga não saiu e a jovem foi a óbito. Ela estava internada na UTI do Hospital Municipal de Brumado.



Brumado: Hospital Municipal realiza mais uma captação de órgãos

Foto: Divulgação

No último domingo (30), o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, realizou mais uma captação de órgãos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, esta é a quinta vez que o a unidade hospitalar realiza esse tipo de procedimento, só em 2023 já foram duas captações. Conforme a Pasta, no último procedimento, foram captados os rins de um paciente que, em vida, já havia comunicado a sua família o desejo de ser um doador de órgãos. O procedimento envolveu profissionais das equipes do Centro Cirúrgico e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do centro  hospitalar, e Central Estadual de Transplantes (CET), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Conforme a Secretaria, cerca de 15 pessoas estiveram envolvidas neste procedimento, que vai desde a constatação da morte do paciente (por meio de vários testes médicos e exames complementares), até a notificação e envio de material para avaliação sorológica em Salvador. Neste período, e após a confirmação da morte do paciente, a família do doador precisa autorizar e assinar os documentos da doação de órgãos. "A captação de domingo, irá ajudar a diminuir a fila de espera por um rim no país.  Destacamos também, a modernidade e competência de todo o trabalho prestado no HMPMN, que realiza, tranquilamente e com todo o profissionalismo necessário, procedimentos como este", disse em nota a Secretaria.