ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2022"

Presidente sanciona lei que amplia pena para violência contra crianças

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na terça-feira (24), o projeto de lei que amplia medidas protetivas para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica ou familiar. A norma também passa a considerar crime hediondo o assassinato de menor de 14 anos, com pena de reclusão de 12 a 30 anos. O texto determina pena de três meses a dois anos para quem descumprir decisão judicial favorável à adoção de medidas protetivas de urgência. Além disso, aumenta de um terço à metade a pena de homicídio contra menor de 14 anos se o crime for cometido por familiar, empregador da vítima, tutor ou curador, ou se a vítima é pessoa com deficiência ou tenha doença que implique o aumento de sua vulnerabilidade. A proposta foi batizada de Lei Henry Borel, em homenagem ao menino de 4 anos que foi espancado e morto em março de 2021. Os acusados do crime são a mãe de Henry, Monique Medeiros, e o padrasto do menino, o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Jairinho. A mãe obteve autorização para responder pelo crime em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica. Já o ex-vereador Jairinho continua preso.



Atirador mata 14 estudantes e um professor em escola primária no Texas

Foto: Reprodução l G1

Um atirador abriu fogo em uma escola primária no Texas nesta terça-feira (24), matando 14 alunos e uma professora antes de ser morto, no mais recente tiroteio em um surto de violência armada em escolas dos Estados Unidos.Segundo a agência Reuters, o suspeito, um jovem identificado como Salvador Ramos, de 18 anos, foi morto aparentemente por policiais que responderam a um chamado no local, e que dois desses oficiais foram atingidos por tiros. As autoridades disseram que o suspeito agiu sozinho. Os detalhes oficiais ainda eram incompletos sobre as circunstâncias do ataque, que aconteceu por volta do meio-dia (horário local) na Robb Elementary School, na cidade de Uvalde, cerca de 130 quilômetros a oeste de San Antonio. O Hospital Universitário de San Antonio disse que recebeu dois pacientes do tiroteio em Uvalde, uma criança e um adulto. Ambos os pacientes, uma mulher de 66 anos e uma menina de 10 anos, foram classificados como estado grave. O tiroteio no Texas foi um dos mais letais em uma escola dos EUA desde que um atirador matou 26 pessoas, incluindo 20 crianças de 5 a 10 anos, em um ataque na Sandy Hook Elementary School, em Connecticut, em dezembro de 2012. Em 2018, um ex-aluno da Marjory Stoneman Douglas High School em Parkland, na Flórida, matou 17 alunos e educadores.



Conquista: Justiça cassa mandato de vereador por denúncia de fraude em eleição

Foto: Reprodução l Rede Social

Um vereador de Vitória da Conquista, teve o mandado cassado pela Justiça Eleitoral. A medida afasta o vereador Orlando Filho, já que cassa a candidatura de todos os postulantes do PRTB que participaram das eleições de 2020 no município. A decisão tomou como base uma denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE) que acusou o PRTB conquistense de fraudar a conta de candidaturas de mulheres, que exige o mínimo de 30%. Ainda cabe recurso da decisão. Conforme a Justiça Eleitoral, via G1, o também pastor Orlando Filho teve envolvimento com as candidaturas fantasmas de Jaqueline Rocha dos Santos e Fabiana Lima Lopes, que tiveram o “intuito deliberado de burlar a cota de gênero estabelecida pela lei eleitoral”. Ainda na decisão, a Justiça descreveu que as duas mulheres não se portavam como candidatas, não faziam propaganda eleitoral em benefício próprio, mas sim em benefício de outros candidatos, sem interesse em manifestar as próprias candidaturas.



UniFG comemora 20 anos com expansão e objetivo de transformar mais vidas pela educação

Foto: Divulgação

Em 2002, mais precisamente no dia 08 de novembro, a Faculdade Guanambi iniciava suas atividades. Mantida pelo Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG), a Instituição nasceu como resposta à necessidade que se estendeu historicamente no município de Guanambi e ultrapassou os seus limites. Uma demanda que marcou as agendas sociais e políticas de parte significativa da população dos municípios situados na região do semiárido baiano, redesenhando o cenário do ensino superior no interior do Nordeste do Brasil. Uma das mais importantes conquistas ao longo desses anos foi a inauguração, em 2016, do curso de Medicina em Guanambi, primeiro a se instalar no Território de Identidade Sertão Produtivo, que conta com 19 municípios. A graduação possibilita que a população da região passe a ter acesso a uma formação médica de qualidade, sem que precise se deslocar por grandes distâncias para isso. Ainda em 2016, o Mestrado em Direito da UniFG começava suas atividades, sendo o primeiro do interior do Norte e Nordeste do Brasil. O curso surge com o intuito de formar pesquisadores num ambiente de excelência na área do Direito, capazes de contribuir, efetivamente, para o enfrentamento das problemáticas centrais do Direito e seus reflexos regionais, nacionais e internacionais.

Outro marco determinante nessa trajetória foi a nomeação da Instituição como Centro Universitário, que ocorreu em 2017, após cumpridas todas as etapas exigidas pelo Ministério da Educação (MEC), em que, a agora UniFG, obteve nota máxima em todas as dimensões avaliadas. Nesse contexto, o Centro Universitário UniFG se propôs a ser uma Instituição promotora do desenvolvimento regional, estando em consonância com o projeto regional e nacional de desenvolvimento social, econômico e político. Em julho de 2020, a UniFG passou a integrar o Ecossistema Ânima, uma das maiores e mais inovadoras organizações educacionais do País, a fim de dar seguimento ao seu projeto de oferecer Educação de qualidade em Guanambi e região. Já em 2022, ano em que alcança a marca de 20 anos de história, a Instituição comemora a inauguração de um novo campus em Brumado, iniciando as atividades do primeiro curso de Medicina a chegar à cidade e microrregião. De acordo com o diretor da Instituição, Igor Leon, a marca UniFG é parte importante na construção da história de Guanambi e toda a região do Sertão Produtivo. “Da mesma forma que esse povo que aqui está, que habita essa região, tem muita resiliência, perseverança naquilo que faz, a gente observa que a marca da UniFG também carrega muito essas características”, disse. O diretor ressalta as conquistas que marcaram a história da Instituição e a importância da UniFG para o desenvolvimento de Guanambi. Nesse sentido, destaca os trabalhos realizados pelo Centro Integrado de Saúde e Serviços (CISS), que oferece assistência em Saúde e nas áreas Contábil, Jurídica e Fiscal à comunidade; e a ampla atuação do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino, que, desde 2014, é responsável pelo norteamento de projetos e desenvolvimento de pesquisas nas mais diversas áreas, contribuindo com o progresso não somente de Guanambi, mas de todo o semiárido. “São 20 anos de um legado de educação de qualidade, de educação que transforma a vida das pessoas, que de fato contribui para que elas tenham uma evolução tanto econômica quanto social e também como cidadãs. O papel da UniFG é de grande responsabilidade social, já que nossa inserção em Guanambi e na região é muito grande, com uma participação muito relevante”, resume Igor Leon.  

UniFG lança o Podcast “Falou, Shippou”; confira primeiros episódios                   

Atualmente, com seus mais de 35 cursos de Graduação, além de Pós-Graduação e um Mestrado em Direito, a UniFG é responsável pela formação de milhares de universitários, em diversas áreas do conhecimento. Durante os 20 anos de existência da Instituição, muitas vidas foram transformadas pela Educação, peças importantes na construção do que hoje é a UniFG e que ajudam a contar essa história. Pensando nisso, a Instituição lançou a série comemorativa de podcasts “Falou, Shippou”, com o objetivo de contar histórias reais e inspiradoras de pessoas que deixaram ou ainda deixam, a cada dia, suas marcas na trajetória de sucesso da UniFG. Com apresentação de Vinicius Angelini, os primeiros podcasts da série já estão disponíveis, e contam com as participações de Kartielly Fernandes, ex-aluna do curso de Direito da Instituição; Rafael Rodrigues, graduado em Radiologia pela UniFG; do fisioterapeuta Denilson Freitas, que também é formado pela Instituição; e da egressa do curso de Engenharia Civil e hoje professora da UniFG, Luciene Rodrigues.

- Assista aos episódios pelo Youtube (clique aqui)

Ouça pelo Spotify (clique aqui)

CONTINUE LENDO


Câmara de Brumado aprova projetos de lei, requerimentos e indicações

Foto: Divulgação l CMB

Foi realizada na segunda-feira, 23 de maio de 2022, a 16ª sessão ordinária do legislativo brumadense. A presidente Verimar Dias da Silva Meira iniciou os trabalhos solicitando a chamada nominal dos vereadores. Estiveram presentes os seguintes edis: Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), Lia Teixeira, Harley Lopes, Renato Santos, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), Luiz Carlos Caires da Silva (Palito), José Santos (Santinho), Amarildo Bomfim, Beto Bonelly, João Vasconcelos, César Bar, Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), Tiago Amorim e Rubens Araújo. Depois, foi realizada a leitura da ata da sessão anterior, aprovada por unanimidade pelos vereadores. Durante a sessão, os edis debateram sobre diversos assuntos e aprovaram alguns textos apresentados. Dentre os assuntos debatidos e aprovados, estão indicações, requerimentos, além de votação dos projetos de lei:

  • Projeto de Lei nº 021/2022, de autoria da vereadora Lia Teixeira, institui a campanha Oftalmologista na Escola para os alunos da rede municipal de ensino de Brumado (aprovado por unanimidade, em segunda discussão);
  • Projeto de Lei nº 023/2022, de autoria a vereadora Lia Teixeira, que autoriza o executivo a incluir medidas de conscientização, prevenção e combate e automutilação, depressão e suicido entre crianças e adolescentes (aprovado por unanimidade, em primeira discussão).

A sessão completa pode ser assistida no canal do YouTube da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. Procure pelo dia de interesse. A presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Verimar do Sindicato, após as considerações finais dos vereadores, encerrou a sessão convocando para a próxima, que será realizada na segunda-feira, 30 de maio de 2022, em seu horário regimentar, a partir das 18h30.



Detran da Bahia implementa cartões de exames eletrônicos durante avaliações para CNH

Foto: Itailuan Anjos l Ascom l Detran-BA

Uma novidade tecnológica já começa a oferecer resultados interessantes ao processo de modernização do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). É o cartão de avaliação eletrônico que passou a ser utilizado durante as avaliações de exames práticos para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e efetivado durante a programação do Maio Amarelo, movimento internacional pela redução de acidentes no trânsito. A inovação já está sendo utilizada pela banca examinadora em Salvador, através do desenvolvimento de um aplicativo e celulares com configuração especial. Segundo o órgão, a medida já reduz pela metade, o tempo de espera pelos resultados. A previsão é que nos próximos meses o serviço esteja disponível em todo o território baiano, progressivamente, tendo como critério de prioridade as cidades com o maior número de exames. O novo sistema segue um fluxo totalmente virtual através da identificação facial substituindo a biometria digital. Desde o agendamento, passando pela avaliação e disponibilização do acesso à informação pelo candidato, o envio para o Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados), até a confecção da CNH. É válido ressaltar que o acesso ao aplicativo só está disponível para os examinadores cadastrados ao Renach.



Brumado: IMEP realizará Cruzada de Cura, Libertação e Milagres no Bairro São Felix

Foto: Divulgação

A Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP), realizará no próximo dia (28), Cruzada de Cura, Libertação e Milagres. O evento será entre as Ruas da Abolição/Antônio Tanajura, respectivamente, no bairro São Félix em Brumado a partir das 17h. A Cruzada tem como finalidade levar o Evangelho de Jesus Cristo que pode Curar, Libertar e Transformar a Vida de todos os cansados e sobrecarregados, visando alcançar pessoas doentes, sofridas, com problemas familiares, psicológicos e espirituais. Há mais de dois meses a igreja deu início aos trabalhos para realização do evento. Orações e vigílias tem sido efetuados em prol da Cruzada. De acordo com o líder da igreja, Bispo Júnior Lima, uma equipe de pastores, obreiros, e evangelistas darão auxílio ao evento. Venha e traga sua família. “Tudo é possível para aquele que crê,” Mc 9; 23b.



Brumado registra aumento de casos de chikungunya na zona rural

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os casos de Chikungunya na sede do município de Brumado se estabilizou, segundo a secretaria municipal de saúde. Entretanto, a preocupação, de acordo com a Pasta, é o crescimento da doença na zona rural do município. Para tanto, a coordenação de endemias, já informou que vai realizar mutirões de combate ao mosquito aedes-aegpty nos locais de maior índice de infestação. “Estamos com alguns casos em Ubiraçaba, Itaquaraí, Umburanas, por isso, estaremos, nos finais de semana, realizando mutirões para fazer bloqueios nessas regiões”, disse o scretário de saúde Cláudio Soares Feres. Mesmo após se recuperarem da Chikungunya, muitas pessoas ainda podem conviver com sequelas da doença por anos. A dona de casa Maria Pereira, de 64 anos, reside em Umburanas, zona rural do município, e teve Chikungunya pela primeira vez em janeiro deste ano. Há cinco meses ela convive com a artrose que adquiriu após a doença, que ela contraiu novamente no início de maio. “Com o tempo eu não conseguia mais lavar roupa na mão, tive que comprar uma máquina de lavar. Eu vou fazer tratamento pelo resto da minha vida, acordo com muitas dores”, disse ao site 97NEWS.

 



Dr. Felipe Leão, médico da Clínica Mais Vida, alerta sobre a importância da realização do check-up

Foto: Divulgação

Manter a regularidade do check-up auxilia na melhora da qualidade de vida, possibilita identificar doenças que ainda não se manifestaram, as em estágios iniciais, e acompanhar a evolução das já existentes, para realizar um tratamento mais efetivo. Por meio de uma bateria de exames, é mapeado todo o funcionamento do organismo, diagnosticando ou descobrindo doenças precoces e fatores de risco para a saúde. Dr. Felipe Leão, especialista da Clínica Mais Vida ressalta que devem ter uma atenção maior com seus exames de rotina: - sedentários; - portadores de sobrepeso ou obesidade; - fumantes; - quem tem má alimentação; - Doentes crônicos; - aqueles com frequentes dores no corpo, fadiga, palpitação, ganho ou perda de peso rápida. Explica que os exames solicitados em um check-up irão depender da idade, histórico familiar, estilo de vida ou doenças pré-existentes, fatores que serão avaliados pelo médico. O check-up é indicado para todas as pessoas, e a frequência necessária pode variar de acordo com o aconselhamento do médico, sendo no mínimo anual. Cuide da sua saúde! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99956-6868 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Após dez meses de trabalho missionário, Jocum pretende construir sede própria em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Jocum é um movimento missionário que está no Brasil há mais de 47 anos, e atua no treinamento de jovens missionários e na área de justiça e transformação, com prestação de serviços na área social. Em Brumado, a base missionária já atua por cerca de dez meses. Nesta segunda-feira (23), o grupo usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vereadores para uma prestação de contas e anunciar um projeto, o qual prevê a construção de sua sede própria na comunidade de Bernardo José, Distrito de Itaquaraí, em Brumado. Em entrevista ao site 97NEWS, o missionário Alexandre Campos destacou a participação no Legislativo e detalhou como será o projeto da sede própria do Jocum no município. "Nosso projeto prevê a construção de uma escola técnica e um centro esportivo. E esse projeto é de longo prazo, nesse momento ele está na fase de desenvolvimento com o mapeamento da área. Além disso, temos também a ideia de implantar um projeto social naquela região", destacou o missionário. Segundo Alexandre, o projeto é mantido por incentivos de empresas pelo Brasil e no Mundo e com apoio da população local. "A Jocum é mantida com recursos próprios, e todos os nossos colaboradores são voluntários em tempo integral. Além disso, somos uma instituição cristã, somos interdenominacional, ou seja, trabalhamos com todas as denominações", afirma. Conforme Alexandre, a base provisória da Jocum está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, nº 293, no bairro Nobre. O projeto é aberto ao público e a apoiadores. "Quem quiser nos conhecer, pode visitar nossas redes sociais ou no nosso endereço físico", pontuou.

 



412 mil baianos ainda não declararam imposto de renda; prazo acaba em uma semana

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Faltando apenas uma uma semana do fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), cerca de 412 mil contribuintes baianos ainda não acertaram as contas com o Leão do IR. Quem atrasar a entrega pagará uma multa mínima de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido no ano.  Ao todo, a  Receita Federal espera receber, até o fim do prazo, 1.377.470 declarações na Bahia. Até a noite desta segunda-feira (23) o número era de 965.122  até ontem à noite. No Brasil, foram 22.529.929 declarações enviadas até o último dia 16  - a projeção do Fisco  é de que 34,1 milhões de pessoas declarem até o dia 31.



PM apreende homem por importunação sexual contra jovem em Aracatu

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde desta segunda-feira (23), a Polícia Militar identificou e prendeu um homem acusado de importunar sexualmente uma jovem no município de Aracatu. Segundo a denunciante, o homem estaria lhe ameaçando em seu local de trabalho. Ao receber tal informe, os policiais militares foram até o indivíduo e o deteve. O acusado foi encaminhado para a Delegacia de Brumado. A jovem também foi ouvida pelo delegado de plantão.



Presidente da Petrobras é demitido; Caio Mário Paes assume cargo

Foto: Reprodução l Ministério de Minas e Energia

Eleito presidente da Petrobras em 14 de abril, o executivo José Mauro Ferreira Coelho foi destituído do cargo na noite de segunda-feira (23), 40 dias após sua escolha. O anúncio de demissão foi feito pelo Ministério de Minas e Energia, por meio de nota oficial. José Mauro Coelho foi o terceiro presidente da estatal durante o governo Bolsonaro. Assim como ele, Roberto Castello Branco e Joaquim Silva e Luna foram demitidos do cargo. O governo indicou Caio Mário Paes de Andrade para assumir a presidência da estatal. Ele atua como secretário especial do ministro da Economia Paulo Guedes. Para ser empossado, a indicação precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras. O troca-troca no comando da Petrobras é consequência dos atritos entre o presidente e a estatal, pela política de preços vigente. Bolsonaro chegou a chamar de "estupro" o lucro da Petrobras. A estatal, no entanto, está submetida ao critério de paridade internacional, seguindo a cotação do barril de petróleo no mundo e as oscilações do dólar. Em entrevista à Rádio Metropole, na última quinta-feira (19), o especialista em óleo e gás Roberto Ramos explicou que a sugestão de diminuir o lucro da Petrobras iria criar um "desequilíbrio". 



Varíola dos macacos já está presente em 12 países e já existe quarentena obrigatória para infectados

Foto: Reprodução

Com quatro casos detectados, a Bélgica se tornou o primeiro país a introduzir uma quarentena obrigatória para as pessoas infectadas com a varíola dos macacos (monkeypox, em inglês). A medida é uma forma de evitar a disseminação da doença, que já foi identificada em 12 paises. A região vive o maior surto da varíola dos macacos já registrado, de acordo com o serviço médico das Forças Armadas da Alemanha. Fora da Europa, há ainda casos na Austrália, Estados Unidos, Canadá e Israel. Pela decisão da Bélgica, pessoas que tiverem o diagnóstico confirmado para a infecção serão obrigadas a cumprir um período de 21 dias de quarentena, sem contato algum com outras pessoas. A doença, rara em países fora da África Central e Ocidental, onde o vírus é endêmico, era normalmente identificada em pacientes que viajaram ao continente africano. No entanto, os novos casos têm sido relatados em pessoas que não visitaram essas regiões, e a transmissão comunitária na Europa, quando o contágio é entre pessoas no mesmo território sem histórico de viagem ou origem definida. A varíola dos macacos é uma infecção viral rara semelhante à varíola humana, considerada leve. A transmissão normalmente acontece do animal para a pessoa em florestas da África Central e Ocidental. Casos de contágio entre seres humanos podem acontecer, mas são mais raros, aponta a OMS. Por isso, autoridades de saúde pelo mundo monitoram de perto os novos diagnósticos que parecem se espalhar com mais facilidade de pessoa para pessoa. Embora considerada rara, a OMS explica que a transmissão entre humanos se dá pelo contato com lesões, fluidos corporais, compartilhamento de materiais contaminados e vias respiratórias. Isso inclui o contato íntimo, com uma série de registros sendo associados a locais para relações sexuais, como na Espanha, onde a maioria dos casos foram ligados a uma sauna. Não existe uma vacina específica para a varíola dos macacos, mas os dados mostram que os imunizantes utilizados para erradicar a varíola tradicional, em 1980, são até 85% eficazes contra essa versão, de acordo com a OMS. As autoridades de saúde britânicas disseram na quinta-feira que começaram a oferecer a vacina a alguns profissionais de saúde e outras pessoas que podem ter sido expostas ao vírus.



Vídeo mostra briga generalizada no Show de Gusttavo Lima em Brasília

Foto: Reprodução l Vídeo

Um show do cantor Gusttavo Lima terminou em uma briga generalizada de fãs. O evento aconteceu no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no último sábado (21), mas as imagens viralizaram nas redes sociais apenas nesta segunda-feira (22). O vídeo compartilhado por um dos participantes da festa mostra o começo da confusão, quando é possível ver uma mulher de roupa preta caída no chão sendo agredida por outras três. Nesse momento, algumas pessoas tentam separar a briga, mas sem sucesso, o que acaba causando outras brigas secundárias e envolvendo outros fãs do sertanejo que estavam no local. Pelas imagens é possível ver que terceiros tentaram jogar bebidas e até um balde de gelo para acabar com a confusão, enquanto um segurança tentava separar os conflitos. O show não chegou a ser interrompido e no vídeo é possível ouvir o sertanejo cantando “De Menina Pra Mulher”. Nas redes sociais, internautas especulam os possíveis motivos que levaram à briga generalizada. “Gente, cadê o contexto? Preciso entender os motivos disso”, escreveu um dos curiosos. “Só queria saber qual foi o motivo, porque teve uma que apanhou bastante”, disse outra. Até o momento, no entanto, não há informações sobre a identidade dos envolvidos ou sobre a gravidade dos ferimentos.



O outro lado da história: Pai afirma que o parto da filha aconteceu em sua residência

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na noite da última sexta-feira (20), por volta das 23h30, a moradora da Fazenda Boi Morto, no Distrito de Ubiraçaba, em Brumado, foi surpreendida com contrações fortes. Em entrevista ao site 97NEWS, Fernando, detalhou que a esposa, Elislene, começou sentir fortes cólicas. Nesse intervalo, uma parente da família veio lhe auxiliar no atendimento à esposa e, para a surpresa de todos, a esposa entrou em trabalho de parto. "A história é bem diferente da que estão falando. Na realidade, o parto aconteceu ainda na minha residência com auxílio da minha tia", afirmou. De acordo com ele, a gravidez foi uma surpresa para todos, visto que sua esposa não sentiu sintomas durante a gestação. "Na realidade, minha esposa achava que o tamanho da barriga seria por conta da outra gravidez, porque nós temos um outro filho de 1 ano e nove meses, então, ela pensava que fosse inchaço da outra gravidez, e na noite de sexta, quando o bebê nasceu, tomamos um susto, porque ela não sabia que estava grávida", disse. Conforme Fernando, assim que o bebê nasceu, ele a segurou no colo e buscou por ajuda. "Meu tio nos trouxe até Brumado, e chegando aqui [hospital] por volta de 00h30 de sábado, uma guarnição da PM chegou junto na recepção, e ai a gente notificou que era uma urgência, e eles nos auxiliou na saída do veículo", diz. Já na unidade hospitalar, o bebê e a mãe receberam todo o atendimento médico e ficaram em observação por cerca de 24 horas. "Fomos bem atendidos e minha esposa e o neném passam bem", pontuou Fernando, o qual ainda disse que a esposa e o bebê já estão na casa de parentes na Vila Presidente Vargas. Nomeada de Maria Vitória, o pai afirma que o nome se deu porque o nascimento da filha já é considerada como "uma vitória". "O nascimento dela foi uma dádiva de Deus, então nada mais justo ao nome dado à ela", disse. Após o susto, a família que agora aumentou se prepara para voltar a comunidade de Boi Morto, zona rural de Brumado.

 



Mãe mata filho de 5 anos em Vitória da Conquista; arma usada no crime pertence ao pai

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma mulher de 32 anos matou o filho, uma criança de 5 anos, com um tiro em um condomínio do bairro Miro Cairo, em Vitória da Conquista, Sudoeste baiano. O caso aconteceu na noite de domingo (22). Depois do crime, ela cometeu suicídio. A mulher foi identificada como Helen Santos Lima e a criança como Ítalo Santos Brijes. Vizinhos disseram que ouviram disparos por volta das 18h40 e, em seguida, acionaram a Polícia Militar. Os corpos de mãe e filho foram encontrados dentro da casa. Ao lado do corpo da mãe, a arma do crime, que está registrada em nome do pai de Ítalo. O Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista removeu os corpos, onde passaram por perícia. Os detalhes sobre os sepultamentos ainda não foram divulgados. O caso foi registrado na Delegacia local e a Polícia Civil investiga o caso. 



Após suspender visita à Brumado nesta segunda-feira (23), Rui Costa anuncia para quarta-feira (25) assinatura de obras no município

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última sexta-feira (20), o governador Rui Costa (PT) havia anunciado que visitaria o município de Brumado nesta segunda-feira (23). No entanto, ainda no fim de semana, o mandatário Estadual suspendeu a agenda (veja aqui). Uma estrutura chegou a ser montada na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) e também em frente ao antigo ginásio de esportes do bairro São José. Ainda na manhã desta segunda-feira (23), a assessoria do governador divulgou outra data. Sendo a visita agendada para a próxima quarta-feira (25), ás 09h. A última visita do chefe do executivo estadual na cidade ocorreu em julho de 2021, quando inaugurou a Policlínica Regional de Saúde. Na agenda, o governador anunciou diversas obras, como: Autoriza a SESAB formalizar junto ao município de Brumado a cessão de equipamentos de saúde para o município Assinatura de Ordem de Serviço - Construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água – SIAA nas localidades de Cristalândia, Tapera, Morrinhos, Barreiro Branco, Umburanas, Roça de Baixo, Várzea do Mocó e Várzea da Areia - Pavimentação com cerca de 3km na rodovia BA-148 e Construção de Areninha Society com instalação de grama sintética na localidade de Lagoa de São João. 

 



Brumado: Projovem abre inscrições em Brumado; saiba mais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Até o dia 30 de maio, estudantes de 18 a 29 anos de idade que terminaram a quarta série, mas não concluíram o ensino fundamental, podem se inscrever no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). O curso, de dois anos, proporcionará a conclusão do ensino fundamental, o aprendizado de uma profissão e o desenvolvimento de ações comunitárias. Cida Aguiar, mobilizadora do Projovem em Brumado, afirmou que o projeto é muito importante para os alunos que desistiram de estudar. "Para eles, esse projeto visa fazer com que eles avancem no sentido de ir para o segundo grau”, salientou. A busca ativa por esses jovens, segundo frisou, está sendo feita para matriculá-los no turno noturno do CEEP. “Estamos atrás desses alunos não só aqui na cidade, como também na zona rural. É um projeto maravilhoso para recuperar o tempo perdido. É uma oportunidade ímpar”, disse. Conforme Cida, o aluno tem direito a material didático, alimentação e fardamento. Serão duas turmas de 20 alunos cada. Para jovens com filhos, haverá suporte para cuidado das crianças no período das aulas. Os interessados podem procurar a mobilizadora no CEEP que fica localizado no bairro das Flores. As aulas serão iniciadas no dia 16 de junho.



Brumado: Em coletiva, ACM Neto criticou atualização das alíquotas como fator para elevação do combustível na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante coletiva a imprensa brumadense, o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto foi questionado acerca do alto valor da gasolina praticado no Estado. Segundo Neto a questão é uma responsabilidade compartilhada entre os Governos Federal e Estadual. “Sobre a gasolina e os combustíveis incidem impostos e uma tributação, tanto federal quanto estadual. O esforço para controlar essa alta dos preços inaceitável dos combustíveis tem que partir tanto do Governo Federal quanto dos Governos Estaduais”, explicou. Conforme o pré-candidato, ao longo dos anos, o governador Rui Costa fez com que o preço de referência sobre o qual incide a alíquota do ICMS do combustível na Bahia fosse um dos mais elevados do Brasil. “Essa é a verdade. O caminho para controlarmos os preços dos combustíveis no país é o diálogo. Tem que sentar o Governo Nacional com os Governos Estaduais para, juntos, vermos o que cada um pode ceder. Cada um precisa fazer sua parte”, afirmou.