ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2021"

Brumado: Ao desviar de cavalo, motociclista bate em cachorro e sofre acidente na Av. Lindolfo Azevedo Brito

Foto: André Santos l 97NEWS

Um acidente que aconteceu no início da tarde de quinta-feira (13), na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, em Brumado, deixou uma mulher ferida. Ela pilotava a motocicleta e tentou desviar de um cavalo que estava solto na rodovia, mas bateu em um cachorro que também estava na via. Segundo informou os familiares, Suane Júlia que reside na comunidade de Lagoa do Arroz, seguia para o centro da cidade por volta das 13h quando o acidente aconteceu. A motociclista sofreu vários ferimentos, foi levada para o Hospital Professor Magalhães Neto, com fraturas no rosto. "É um absurdo o que vem acontecendo em Brumado, parece terra sem lei. Até quando esses animais vão ficar soltos nas ruas e rodovias. Hoje minha filha machucou feio, mas e se ela tivesse morrido?", argumentou o pai de Suane ao site 97NEWS enquanto aguardava atendimento no Hospital.

 



Brumado: Críticas à nova presidente da Câmara pode revelar 'machismo estrutural'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A posse da vereadora Verimar Meira (PT) para o cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, no último dia 7 de maio, após a morte do então presidente da Casa, o vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos, foi alvo de muitas críticas, principalmente por ela ser mulher. Em seu discurso, Verimar afirma que é oriunda da luta no campo, em defesa da agricultura familiar e educação, e, especialmente, pela igualdade de direitos da mulher. Vítima do machismo estrutural, a vereadora tem sido atacada por ocupar o cargo que segundo ela, o regimento interno da Câmara lhe assegura por direito. De acordo o parágrafo 1º do artigo 23 do documento, Verimar, que era vice presidente da Casa, poderia legalmente assumir o cargo à frente da Câmara automaticamente. Conforme a parlamentar, mesmo tendo sua trajetória política forjada na luta por direitos e justiça social, o que resultou na sua eleição como vereadora de Brumado, após uma atuação significativa no Sindicato Rural do município, as ações não foram levadas em consideração por seus opositores, já que a consideram incapaz para o pleito apenas por ser mulher. "Isso é um exemplo de como a sociedade está longe de superar o machismo e a exclusão de gênero nos espaços, ainda é uma triste realidade", diz a vereadora. Consciente do preconceito que enfrenta, Verimar reafirmou em seu discurso de posse os desafios que estão à sua frente. “Honrarei cada voto recebido na urna e a confiança de Zé me chamando para ser vice desta Casa junto com ele. A partir de hoje vocês terão uma mulher em dose dupla nesta Casa, atuando no Legislativo e na Administração. Vamos juntos lutar para que nossa Brumado seja cada vez melhor”, declarou a presidente. Por contas das críticas sofridas, Verimar se defendeu e reafirmou sua amizade e respeito ao ex-presidente da Casa. “Todos sabem do meu respeito por Zé e por toda a sua família. Em todo o tempo. Não ocupo esse lugar por ambição, pois defendo a honestidade, a transparência e coerência em tudo o que faço. Assumi este cargo dentro das normas legais desta Casa”, completou.



Brumado: Recicladora tem perna perfurada com agulha de seringa durante coleta de papelão

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma recicladora de 53 anos se machucou durante a coleta de papelão na cooperativa em que ela trabalha. Ao pegar a caixa de papel para montar os lotes, o joelho da funcionária foi perfurada por uma agulha de seringa. "Isso foi numa sexta-feira [7], quando peguei a caixa e a seringa caiu e perfurou meu joelho e começou a sangrar", disse Elza Maria ao site 97NEWS. Imediatamente a recicladora procurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no bairro Urbis 2, fez um teste para detecção de doenças, o que deu negativo, mas mesmo assim foi orientada a tomar um coquetel antiviral. "A enfermeira me disse que o teste só não era suficiente e, que eu tinha que tomar o coquetel. Mas em Brumado não tem, e que eu tinha que ir para Vitória da Conquista, único lugar na região que tem a vacina antiviral", contou Maria. No entanto, a recicladora ainda não buscou a imunização no município vizinho por falta de recursos financeiro. "Eu não fui ainda porque não tenho dinheiro pra ir até Conquista, é uma passagem de ida e volta, mais alimentação. A vacina é de graça, mas tem os custos da viagem", diz Elza. Ela conta que chegou a realizar exames laboratoriais em Brumado, mas os resultados só sai com 14 dias. "Pediram pra eu buscar o resultado no dia 20 de maio, e depois tenho que repetir os exames novamente para ver se não fui contaminada com alguma doença", lamenta a recicladora. Infelizmente, não é a primeira vez que acontece este episódio que coloca a saúde dos profissionais em risco. Em outras situações, também foram encontradas seringas. "Pedimos à população mais atenção com o descarte de seringa, vidro e material cortante. Coloquem estas agulhas e seringas em garrafas pet ou em caixas apropriadas e, de preferência, escreva na caixa ou na garrafa pet que tem seringa, assim acidentes não acontecem", afirmou Maria.

 

 



Idoso é surpreendido por assaltantes e tem pescoço cortado em Caetité

Foto: Divulgação

Um idoso de 70 anos foi agredido e teve o pescoço cortado por assaltantes a madrugada da última terça-feira (11), em Caetité. O idoso foi surpreendido pelos assaltantes assim que chegou em casa, no distrito de Maniaçu, zona rural da cidade. Conforme informações da Polícia, após a ação, os criminosos fugiram e o idoso conseguiu, mesmo ferido, pedir ajuda a um vizinho. A vítima está internada em uma unidade de saúde de Caetité.



Novo relatório técnico da Sputnik V será enviado à Anvisa nesta quinta, diz Rui Costa

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa utilizou as redes sociais na quinta-feira (13) para informar que um novo relatório técnico da Sputnik V, enviado pela Rússia, vai ser protocolado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Chegou um novo relatório técnico enviado pela Rússia e vamos protocolar para a Anvisa hoje. Com a aprovação da agência, nós teríamos, de imediato, 7 milhões de vacinas chegando ao Brasil, à #Bahia e ao #Nordeste. Tenho fé que vamos conseguir", escreveu em seu perfil no Twitter. Na quarta-feira (12), um grupo de cientistas americanos e europeus publicou um artigo no qual apontam erros e omissões na última versão do estudo usado pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, que atestava a eficácia da vacina Sputnik V contra a Covid-19. A Anvisa negou, no fim de abril, a importação emergencial de quase 30 milhões de doses da vacina russa contra a covid-19, solicitada por 14 estados. A Bahia foi um dos estados que pediu a autorização. Para justificar o impedimento, o órgão afirmou que a fiscalização e monitoramento entenderem que há riscos de uso da vacina. Entre eles, a possibilidade da reprodução do adenovírus utilizado na Sputnik V, o que poderia causar o surgimento de doenças. Desde então, os fabricantes da vacina russa acusam a Anvisa de difamação.



Brumado confirma duas mortes em decorrência da Covid-19 nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 13 de maio, o município de Brumado registrou 8.333 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19.282. Entre os diagnósticos: 17 internações, 169 óbitos, 238 pacientes em tratamento e 7.926 recuperados. No momento, 77 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.473 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Vacinômetro: Veja quantas pessoas já foram vacinadas em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de 14.361 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Brumado, até as 17h, desta quinta-feira (13). Já a segunda dose, 6.674 receberam o imunizante. A Prefeitura vem realizando a campanha de imunização com a utilização de dois tipos de vacina: a Coronavac e a AstraZeneca/Oxford. Ao todo, o município de Brumado recebeu 21.700 doses de imunizantes. "É uma conquista importante na imunização da população. Nossas equipes da saúde estão empenhadas em garantir que a vacinação seja rápida e tranquila. Nosso objetivo é deixar a população protegida dessa doença e vamos conseguir", afirmou Cláudio Soares Feres em entrevista a Alternativa FM. Para dar mais celeridade à vacinação, a Sesau estabeleceu quatro pontos descentralizados, de modo a facilitar o acesso do público-alvo dessa etapa. Atualmente a Secretaria de Saúde do município vacina pessoas de 47 anos e mais -- apenas pacientes com doenças crônicas).

Foto: Divulgação


Caminhão tomba e rodovia fica interditada entre Caetité e Igaporã

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Na noite de quarta-feira (12), por volta das 21h, um caminhão tombou em uma curva da BR-430, entre os municípios de Caetité e Igaporã. Segundo a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (2ª CIPRv), o motorista Natan Souza, de 33 anos, não ficou ferido. A rodovia ficou interditada e foi sinalizada pelos policiais. Não há informações sobre a liberação da pista.



Bahia: Governador Rui Costa vê possibilidade de nova onda da Covid-19 no Estado

Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), demonstrou preocupação com a situação da pandemia no estado. De acordo com ele, observou-se nos últimos dois dias um aumento na procura por atendimento em gripários da capital baiana, o que acendeu o “sinal amarelo” para a possibilidade de um novo repique da crise sanitária. Outro fator que deixa o governo em atenção é a estabilização, em patamares altos, da quantidade de casos ativos da doença. “Estamos com 15 mil contaminados. Nos preocupa essa resistência dos números em cair. Em dois dias seguidos, percebemos aumento no número de pessoas procurando atendimento nos gripários aqui na capital baiana. A qualquer momento, pode haver nova onda. Nos preocupa muito o que pode acontecer a partir daí”, disse o governador, em entrevista ao Bahia Meio-Dia. Diante da situação, Rui voltou a dizer que “não há nenhuma hipótese” de realização de festas juninas como o São João e o São Pedro este ano. Os indícios de novo aumento na quantidade de casos da Covid-19 surgem em meio à retomada das atividades comerciais no estado. Salvador, por exemplo, entrou nesta quinta-feira (13) na fase amarela do plano, que amplia o horário e a quantidade de atividades em funcionamento. Com o cenário, Rui voltou a pedir que a população tome os cuidados necessários para evitar a contaminação. “Faço esse pedido, esse alerta, para a população, para os comerciantes, os empresários, para que a gente não volte a agravar a situação e precise fechar tudo novamente.”



Brumado: PM recupera motocicleta furtada no bairro São Felix

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Na quarta-feira (12), por volta das 10h20, uma guarnição Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 34ª CIPM realizava patrulhamento pelas proximidades da Fazenda Jacaré, zona rural de Brumado, quando encontrou dentro de um matagal, uma motocicleta abandonada. Segundo a PM, ao se aproximar, os militares perceberam que o veículo estava sem a placa de identificação e com alguns acessórios danificados. Conforme a Polícia, após proceder com a verificação via sistema de Mobilidade Policial (MPO) , constatou-se que se tratava da motocicleta Honda CG 125 Fan, que havia sido furtada neste mês, no Bairro São Félix. Nessas circunstâncias, a guarnição conduziu o veículo até a Delegacia para que o fato fosse registrado e as medidas cabíveis sejam adotadas.



Brumado: Entregador de lanches é atropelado e cobra prejuízos de caminhoneiro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um motociclista que trabalha como entregador de lanches, ficou ferido na noite de quarta-feira (12), em Brumado, após ser atingido por um caminhão baú que não parou no cruzamento da Rua Exuperio Pinheiro Canguçu com a Rua Pompilo P. Moura Ribeiro, centro da cidade, próximo a UNEB e ao SAC. O motorista fugiu do local. Em entrevista ao site 97NEWS, Renan Santos das Neves disse que estava a trabalho, quando por volta das 21h voltava de uma entrega no bairro São José e, no cruzamento que fica em frente à um posto de combustível, o acidente aconteceu. "Eu trafegava pela via bem devagar, em torno de 30 a 40 km/h. Quando bem próximo ao posto eu vi o caminhão baú parado na outra via, mas de repente, do nada, ele atravessou a rua e eu não consegui parar", afirmou o entregador. Neves atingiu a lateral do caminhão e ficou desacordado por alguns minutos. Testemunhas disseram a ele que o motorista não parou para prestar socorro. "As pessoas que estavam no posto disse que ainda gritaram pra ela parar. Um outro motociclista disse que foi atrás dele, mas mesmo assim ele não parou", conta. Renan foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. 

 

Renan foi resgatado pelo SAMU - Foto: Arquivo Pessoal

Após exames, os médicos não detectaram fraturas. "Graças a Deus que não quebrei nada, só meu pulso que está inchado e doendo muito, mas o prejuízo material ficou. Quebrou a frente da moto inteira, meu celular e um relógio", diz. O entregador afirma que não quer acionar o motorista na justiça, mas espera que o mesmo pague as despesas. "Eu tenho as imagens do posto de combustível, tenho o nome do motorista que é bastante conhecido aqui na cidade por transportar mudanças. Mas não quero justiça, quero resolver numa boa, meu prejuízo fica em torno de R$ 1.500, quero que ele pague. A minha moto é de trabalho e vivo disso, tenho esposa e filhos, meu ganha pão vem dessa moto, só quero isso, que ele pague pelo erro", contou Renan que durante o dia usa a motocicleta, uma CG 125, para recolher reciclagem das ruas e a noite trabalha como entregador de lanches.

 

Motocicleta do profissional - Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Prefeitura se manifesta e diz que placas são para orientar a população sobre responsabilidade do esgoto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No último dia 07 de maio a administração municipal de Brumado implantou cerca de dez placas em locais que foram afetados pela rede de esgoto na cidade (veja aqui). Os buracos apareceram após a rede de esgoto da cidade entupir, ou até mesmo em muitos casos, manilhas danificadas não suportam o peso dos veículos e desabam no meio da via. Buscando chamar a atenção da população sobre o assunto a Secretaria de Infraestrutura instalou placas com a informação: "Povo de Brumado! O esgotamento sanitário de nossa cidade é de responsabilidade da Embasa, conforme Lei nº 475 de 26/10/1971 e concessão de 01/10/97. Há meio século que ela fatura contra o povo e deixa as despesas para o contribuinte de Brumado. Portanto, cobrem a reparação deste esgoto à mesma, através dos telefones 3441-3991 e/ou 0800 0555 195", assina a administração municipal. No entanto, a ação não foi bem vista pela população que entendeu como desnecessária. Buscando mais informações sobre o assunto, o site 97NEWS falou com o secretário da Pasta, André Cardoso, no qual o mandatário informou que a ação serviu para orientar a comunidade a cobrar da Embasa a responsabilidade por fazer a manutenção e os devidos consertos nos locais. Cardoso também rebateu as críticas de que o dinheiro gasto pela prefeitura com o material poderia ter sido utilizado para consertar os esgotos estourados. "Se você juntar todas as placas confeccionadas dá pra recuperar um ou dois buracos só. Na realidade, a confecção da placa é simplesmente pra poder informar a população do que se passa. 80% da população de Brumado acredita que a cidade tem esgotamento sanitário", afirmou. André disse ainda que o objetivo é mostrar que a Embasa está no município há meio século e, nesse longo período, não providenciou a realização do sistema de esgotamento sanitário de Brumado. "É uma cobrança pra frisar que a culpa não é do Município", concluiu.

 



Brumado: Praça Edimundo Dantas Coelho no bairro São José será revitalizada e terá estacionamento ampliado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Praça Edimundo Dantas Coelho, que fica no bairro São José, está passando por obras de revitalização. De acordo com a Prefeitura de Brumado, as obras visam modernizar a praça e aumentar a área de estacionamento, já que a Policlínica Regional foi implantada em frente ao local. Para isso, o projeto prevê ainda a troca da iluminação, construção de uma rotatória. Além disso, devem ser restaurados os quiosques. "Isso tudo para aumentar a área de estacionamento, melhorar a trafegabilidade e proporcionar a reforma da praça. Estamos restaurando os brinquedos, iluminação, pavimentação. Estamos executando isso lá pra melhorar todo entorno da policlínica", disse André Cardoso, secretário de infraestrutura. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Bahia deve receber 566.750 vacinas contra o coronavírus nesta sexta

Foto: Divulgação

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou, nesta quinta-feira (13), que a Bahia deve receber um total de 566.750 vacinas contra o coronavírus na sexta-feira (14). Segundo a previsão, serão 438.750 doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca e 128.000 de CoronaVac. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.309 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.393 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico de quarta-feira (12) também registra 92 mortes. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 940.584 casos confirmados desde o início da pandemia, 904.827 já são considerados recuperados, 16.254 encontram-se ativos e 19.503 tiveram óbito confirmado.



Brumado: CEEP oferta quase 50 cursos online e gratuitos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Contribuindo com os esforços para que as pessoas não saiam de casa durante o período de pandemia da Covid-19, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) está oferecendo cursos de extensão online e gratuitos. São 44 opções, em diferentes áreas e com distintas cargas horárias. As aulas são abertas aos alunos e ex-alunos do ensino médio e ocorrem em ambiente virtual. O estudante faz o curso na hora que quiser. Ao término, recebe um certificado. Em entrevista ao site 97NEWS, a vice-diretora da instituição, Débora Rodrigues destacou que ao todo, são 200 mil vagas em todo o Estado e que os cursos fazem parte do programa "Educar para Trabalhar". "Para fazer a inscrição no site, tem que ter CPF [Cadastro de Pessoa Física], residir no estado da Bahia, e ser matriculado ou ex-aluno da rede estadual de ensino", destaca Rodrigues. Conforme a vice-diretora, os alunos que se formaram entre 2017 e 2019, já estão aptos à se inscreverem. "Lá no site tem todas as informações como edital, perguntas e respostas de uma forma muito didática", diz. 

 

Foto: Divulgação

As inscrições estão abertas até 19 de maio pelo site (veja aqui) são nas áreas de onze eixos como: auxiliar administrativo; logística; meio ambiente e saúde e outros. "Nós orientamos ao brumadenses que façam os cursos que atendam a nossa região como na área de gestão em negócios ou o eixo de meio ambiente e saúde", disse Débora. Conforme a vice-diretora, para quem não dispõe de internet, o CEEP possui uma estação de inscrição com um computador e internet. Além disso, medidas de biossegurança são adotadas como o uso do com álcool em gel, em espaço aberto e separado, evitando aglomeração. "As pessoas podem vir fazer sua inscrição, inclusive tirar dúvidas. Temos um plantão com funcionários para lhe orientar com toda segurança de segunda a sábado das 08h às 17h sem interrupção para almoço", disse. Os telefones para dúvidas são: 77 3441-5066/ 3441-5044. Informações também estão nas redes sociais do CEEP.

 



Brumado: 'Perdi tudo', diz homem que teve casa, carro e família após separação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após adquirir casa, carro e constituir família no estado de São Paulo, o autônomo Edésio Gonçalves Miranda, de 50 anos, que atualmente vive em Brumado, conta que perdeu tudo e vive de aluguel na Capital do Minério. Sem dinheiro e trabalho, Gonçalves afirma que tem dias que come farinha com sal ou açúcar para não passar fome. Depois que retornou de São Paulo para a Bahia, ele trabalhava como reciclador e morou de aluguel no bairro Irmã Dulce, mas há cerca de dois meses, bandidos invadiram sua casa e levaram os único móveis que ele tinha. "Levaram minha cama, televisão, fogão tudo que eu tinha", lamentou. Segundo Edésio, quando ainda morava na capital paulista, sua vida se transformou por conta de farra e bebida, causando o fim do casamento e a separação da família. "Lá eu tinha uma vida boa, tinha carro, casa, filhos esposa. Mas, infelizmente não aproveitei e cai na farra, perdi tudo. Deixei para os meus filhos as coisas", conta. Atualmente, o autônomo mora no bairro Urbis 2, mas enfrenta dificuldades para se alimentar e o aluguel já está atrasado. "Eu recebia o auxílio, mas cortaram. Tentei novamente dessa vez mas não aprovou emeu aluguel já está atrasado novamente. Nem comida eu tenho em casa, como farinha com sal ou açúcar pra dormir [...] não tá fácil", disse emocionado Gonçalves. Quem poder ajudar Edésio, ele reside no Caminho C, Casa 33, bairro Urbis 2.



Baiano é preso pelo FBI suspeito de envolvimento em esquema de estelionato nos EUA

Foto: Reprodução

Um homem natural de Vitória da Conquista, na Bahia, foi preso com mais nove brasileiros, em Massachusetts, Boston, nos Estados Unidos, suspeito de envolvimento em um esquema de estelionato operado desde 2019. Segundo o site G1, a estimativa é de que mais de duas mil pessoas tenham sido vítimas dos roubos e tiveram as identidades usadas no esquema. Segundo a Polícia Federal de Vitória da Conquista, o homem foi identificado como Wemerson Dutra Aguiar, de 25 anos. A prisão aconteceu na sexta-feira (7) e ao todo, 19 brasileiros são acusados pelo crime. Os outros nove seguem em liberdade, mas são investigados pelo crime. Em nota, o Departamento de Justiça do distrito de Massachusetts explicou que o esquema operava em todo território dos Estados Unidos criando contas fraudulentas em aplicativos de entrega e transporte. As contas eram criadas com identidades roubadas e vendidas para motoristas que não tinham qualificações necessárias para fazer a operação. De acordo com o departamento, o esquema também contava com a criação e uso de "bots automatizados" e tecnologia de falsificação de GPS para aumentar o dinheiro recebido com as contas fraudadas. Se condenados, a pena será de até 20 anos de prisão, três anos de libertação supervisionada, e uma multa de 250 mil dólares. As sentenças são impostas por um juiz de um tribunal distrital federal com base nas diretrizes de sentença dos EUA e outros fatores estatutários.



Brumado tem 19 pacientes hospitalizados por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 12 de maio, o município de Brumado registrou 8.320 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19.246. Entre os diagnósticos: 19 internações, 167 óbitos, 272 pacientes em tratamento e 7.881 recuperados. No momento, 71 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.449 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Pesquisa do IBGE aponta alta no volume de serviços prestados na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Estatísticas e Geografia (IBGE) divulgada nesta quarta-feira (12) apontou que, após três meses de queda, o volume do setor de serviços na Bahia mostrou, em março deste ano, a primeira alta em comparação com o mês anterior. De fevereiro para março, o volume do setor cresceu 2,9%. O índice foi o quarto melhor resultado do país e bem acima do nacional (-4,0%). Segundo o IBGE, de fevereiro para março de 2021, o setor de serviços na Bahia só cresceu menos do que em Mato Grosso do Sul (11,8%), Tocantins (9,9%) e Rondônia (4,0%). Dentre as 14 unidades da Federação em queda nessa comparação, os destaques negativos ficaram com Distrito Federal (-6,1%), Piauí (-5,6%) e Santa Catarina (-3,4%). O órgão destaca que o resultado positivo nesse confronto fez o setor de serviços baiano reduzir um pouco a distância em relação ao patamar pré-pandemia. Ainda assim, em março deste ano, o volume de serviços prestados no estado ficou 11,9% abaixo do registrado em fevereiro de 2020.



Ministério da Saúde recomenda apenas vacinas em grávidas com comorbidades

Foto: Reprodução l Andreas Gabert

O Ministério da Saúde recomendou que apenas grávidas e puérperas (mães de recém-nascidos) com comorbidades sigam sendo vacinadas contra o coronavírus. Além disso, a orientação é de que apenas os imunizantes da Pfizer e da CoronaVac sejam utilizados no grupo prioritário, conforme informou a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta quarta-feira (12). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse já está seguindo a nova determinação, somente com a Pfizer, já que a CoronaVac, em escassez no estado, está sendo reservada para segundas doses. Segundo a assessoria da SMS, a suspensão parcial da imunização de gestantes e puérperas acontece enquanto a pasta federal investiga as possíveis reações adversas da aplicação das vacinas da Oxford/AstraZeneca. Os estudos e testes das vacinas contra a covid-19 ainda não foram realizados com as grávidas. Na noite desta segunda-feira (10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), indicou a suspensão da vacina da Oxford/AstraZeneca nas gestantes, após a confirmação de um caso de morte de uma grávida, por trombose, após receber o imunizante no Rio de Janeiro.