ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2018"

Sobe para 18 o número de mortos por H1N1 na Bahia

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O número de mortes confirmadas da gripe H1N1 subiu para 18, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na quarta-feira (23). De acordo com o órgão, o número de pessoas infectadas com a doença também subiu e passou de 114 para 153. Os casos da doença foram confirmados em 39 municípios baianos, já os óbitos foram em oito cidades. Salvador (11), Camaçari (1), Irará (1), Lauro de Freitas (1), Retirolândia (1), Saúde (1), Serrinha (1) e Vitória da Conquista (1). A maior parte das ocorrências é entre crianças menores de cinco anos (57 casos e sete óbitos) e maiores de 60 anos (24 casos e cinco óbitos).



Fundo Eleitoral e tempo de rádio e TV devem reservar o mínimo de 30% para candidaturas femininas, afirma TSE

(Divulgação Senado Federal)

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na noite desta terça-feira (22), que os partidos políticos deverão reservar pelo menos 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como Fundo Eleitoral, para financiar candidaturas femininas. Os ministros também entenderam que o mesmo percentual deve ser considerado em relação ao tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. A Corte decidiu ainda que, na hipótese de percentual de candidaturas superior ao mínimo de 30%, o repasse dos recursos do Fundo e a distribuição do tempo de propaganda devem ocorrer na mesma proporção. A decisão, unânime, veio em resposta à consulta formulada por um grupo de 14 parlamentares, 8 senadoras e 6 deputadas federais. Elas indagaram se a parcela de financiamento destinada às campanhas femininas e o tempo de rádio e TV deveriam seguir o mínimo de 30% previsto nas chamadas cotas de gênero. O percentual corresponde à proporção mínima obrigatória de candidaturas femininas por cada partido, segundo a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). O questionamento aos ministros do TSE levou em conta o que foi estabelecido em recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). No julgamento da ADI nº 5.617/2018, a Corte Constitucional determinou a destinação de pelo menos 30% dos recursos do Fundo Partidário às campanhas de candidatas, sem fixar percentual máximo. A reserva de cota de gênero visa evitar que a distribuição dos recursos se dê de forma discriminatória por partido ou coligação, perpetuando uma desigualdade histórica na promoção de candidatos e candidatas. “As ações afirmativas se justificam para compensar erros históricos do passado e para promover a diversidade a partir dos objetivos do Estado Democrático de Direito preconizados pela Constituição da República de 1988”, defenderam as parlamentares.



Waldenor protesta contra governo Temer por retirar abastecimento do semiárido

(Foto: Divulgação)

O deputado federal Waldenor Pereira protestou contra a Portaria 130, publicada pelo Ministério da Integração Nacional no último dia 7 de maio, durante pronunciamento na Câmara Federal, nesta terça-feira (22). A portaria emitida pelo Governo Temer retira o estado de emergência de 29 municípios baianos localizados no semiárido, prejudicando o abastecimento de água para milhares de famílias através de carros-pipas do Exército Nacional. Segundo Waldenor, a medida tomada pelo Governo Federal é inexplicável. “É uma economia de tostões que infelizmente atinge frontalmente, de forma perversa e nociva, as populações carentes da região”, condenou.“O governo golpista e ilegítimo de Michel Temer fere de morte aqueles municípios localizados no semiárido baiano que já sofrem com a longa estiagem, com a insuficiência do abastecimento de água”, completou o deputado federal. A decisão tomada por Michel Temer afeta os municípios de Anagé, Aracatu, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos Caraíbas, Carinhanha, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Encruzilhada, Guajeru, Itaquara, Itiruçu, Iuiú, Jacaraci, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Sebastião Laranjeiras, Tremedal e Urandi.



Brumado atinge quase 7 mil cadastros ambientais; a cidade está em segundo lugar na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A marca de quase 7 mil Cadastros Ambientais Rurais (CAR) foi celebrada nesta quarta-feira (23), em Brumado, pelo engenheiro agrimessor, Aroldo Meira em contato com a redação do 97NEWS. Na lista das cidades da Bahia que fizeram o cadastro até 30 de abril, a cidade de Brumado aparece em segundo lugar com quase 7 mil processos realizados. “Celebramos com os brumadenses o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de número 6.737. Com isso, estamos mais perto de atingir a meta estipulada pelo governo estadual, que é de 419 mil, até dezembro de 2018”, festejou Aroldo. Com essa ação, de acordo com o agrimessor, Brumado e a Bahia vai fortalecer a política de regularização ambiental, formar um importante banco de dados, além de possibilitar para os agricultores o acesso aos mecanismos de fomento à produção. “Agora é continuar firme o trabalho e expandir o CAR para melhor proteger nosso meio ambiente”, ressaltou. 

Foto: Reprodução

Na Bahia, a cidade de Monte Santo aparece em primeiro lugar com 7.506 cadastros realizados. No rancking nacional, a Bahia aparece em 6º lugar com 203 mil cadastros realizados, ou seja, 5,78%. Para a proprietária rural, Lucivalda Nunes, que possui uma produção da agricultura familiar no distrito de Cristalândia, isso só confirma o sentimento de dever cumprido. “Estou orgulhosa por deixar minha propriedade regularizada na questão ambiental”. Desde 2017, foi condicionado a inscrição no CAR a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeiras, inclusive benefícios ambientais. Você pode acompanhar a posição de sua cidade no site www.florestal.gov.br.



Brumado: Gasolina só é encontrada em posto da BR-030 na Vila Presidente Vargas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A previsão de que a gasolina ia acabar nos postos de combustíveis de Brumado acabou se concretizando na tarde desta quarta-feira (23), deixando motoristas e motociclistas muito preocupados, já que muitos utilizam seus veículos para trabalho e para outras ações de apoio à família. A equipe do 97NEWS rodou pela cidade em foi na maioria dos postos e a informação que imperava é que a gasolina tinha acabado. Somente num posto da Vila Presidente Vargas, na BR-030 que ainda existe o referido combustível, o que está provocando um rápido êxodo de motoristas afim de garantir o tanque cheio. Ainda segundo informações o estoque é pequeno é não deve durar até a noite. Com isso, várias atividades podem ser prejudicadas na cidade, como entregas, transporte e afins. Não há previsão ainda para que o abastecimento seja regularizado. Diesel e outros derivados ainda são encontrados, mas a gasolina se tornou um grande objeto de desejo neste momento.

Em vários postos de Brumado filas se formaram em busca do produto (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Site da Prefeitura de Brumado é hackeado com mensagens contra o governo

Brumado não é a primeira cidade da região sudoeste a sofrer ataques de hacker (Foto: Reprodução)

O site da Prefeitura de Brumado, Sudoeste da Bahia, foi hackeado na manhã desta quarta-feira (23). Até o final desta matéria a página ainda estava fora do ar. O ataque foi feito por um internauta identificado como D4RKRON. No começo da manhã, os internautas que acessaram o site da Prefeitura de Brumado se depararam com uma tela preta com a imagem de um mascarado. O invasor do site escreveu um texto falando sobre políticos corruptos. "Por baixo, dessa máscara, não há só carne. Por baixo dessa máscara, há uma idéia. E idéias são a prova de bala", dizia a mensagem. Segundo apurado pelo 97NEWS, após a invasão, o Prefeitura de Brumado conseguiu retirar a imagem e manteve o site fora do ar. Ainda não se sabe como a página foi hackeada. A Prefeitura ainda não se manifestou sobre o ocorrido. A administração municipal disse que o banco de dados está preservado, sem prejuízo para o funcionamento de todos os serviços oferecidos on line. A Prefeitura de Brumado informou ainda que tem conhecimento que sites de outras cidades como Guanambi, Caetité, Vitória da Conquista e de outras cidades da Região Sudoeste já foram afetados.

No início da tarde a página foi retirada do ar (Foto: Reprodução)


Negociações: Associação que representa caminhoneiros estão reunidos com a Casa Civil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde as 14h desta quarta-feira (23), lideranças da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) estão reunidos com integrantes da Casa Civil para discutir os pleitos dos motoristas autônomos, que protestam desde segunda-feira (21) contra tributações e o reajuste nos preços do óleo diesel. Além da Casa Civil, estão presentes, o Ministério do Trabalho e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Na terça-feira (22) mesmo após a confirmação da redução na alíquota da Cide sobre os combustíveis, anunciada inicialmente pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes, pediu a continuidade da agenda de protestos pelo Brasil, até que houvesse "um posicionamento efetivo do governo", disse a associação em nota.



Mega-Sena pode pagar R$ 6,5 milhões nesta quarta

Foto: Conteúdo l 97News

A Mega-Sena pode pagar R$ 6,5 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 2.043,  nesta quarta (23). O sorteio será realizado Fernandópolis (SC), a partir das 20h. O último sorteio aconteceu no sábado (19) mas nenhuma aposta acertou as dezenas sorteadas: 14 – 22 – 29 – 32 – 33 – 35 e o prêmio acumulou. Quarenta e sete apostadores acertaram a quina e receberam R$ 34.505,69 cada um. Outras 3.018 apostas receberam R$ 767,66 cada uma pelo acerto da quadra. Clientes da Caixa podem fazer as apostas pelo computador, tablet ou celular. A aposta mínima da Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) em qualquer uma das mais de 13 mil casas lotéricas do país.



Vereador Elias Piau comemora conquista da extensão de rede para a Comunidade de Campo Seco I

O vereador Elias Piau (esquerda) em recente reunião com o gerente regional da Embasa Paulo Lego (Foto: 97NEWS)

As parcerias público-privadas vêm sendo uma solução para várias situações complicadas que envolvem os municípios brasileiros, que, principalmente depois da forte crise econômica que abalou o país, tiveram que amargar quedas acentuadas de repasses. Buscando uma sintonia fina com os novos tempos e mostrando um forte compromisso com as comunidades que representa, o vereador Elias Piau (PV) vem desenvolvendo uma agenda muito satisfatória nesse sentido. Na manhã desta quarta-feira (23), o parlamentar teve mais um motivo para comemorar já que uma luta que ele encampou juntamente com a comunidade de Campo Seco I teve um desfecho muito satisfatório com a confirmação da construção da extensão de rede para o referido local. Vale ressaltar que, Piau juntamente com o presidente da Associação de Moradores do Campo Seco I, Cassimiro Silveira Filho, o popular Miro, realizaram uma série de ações para arrecadar fundos, especialmente leilões, onde foram obtidas verbas para comprar 600 metros de canos que serão utilizados na obra que já está em fase de execução. “Essa é mais uma vitória de nosso mandato e tem mesmo que ser comemorada, pois conhecemos de perto a luta da comunidade em realizar o sonho de ter água encanada em suas torneiras”, destacou Elias Piau. Ele ainda fez questão de citar que “nós fomos várias vezes ao escritório regional da Embasa onde nos reunimos com o gerente Paulo Ledo que sempre foi muito receptivo, se empenhando para que as nossas solicitações fossem atendidas, as quais irão beneficiar muitas famílias que sofrem com os períodos de estiagem que vêm sendo cada vez mais intensos”.

As obras estão em andamento (Foto: 97NEWS)


Rio do Antônio: Administração municipal rechaça denúncias e garante que princípio da transparência é respeitado

A prefeitura rechaçou as denúncias e apontou a crise e a queda de repasses pelo não pagamento da dívida até o momento (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Devido à novas denúncias que foram feitas pelo presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Antônio, André Berkovitz, as quais foram veiculadas pelo 97NEWS por meio de uma matéria intitulada “Rio do Antônio: ‘Município vive um completo caos administrativo’, afirma presidente do Legislativo”, a Prefeitura Municipal entrou em contato com a nossa redação para prestar os devidos esclarecimentos sobre o que eles classificaram como um “erro de interpretação”.

Confira a nota:

Foi noticiado em 14 de Maio de 2018 que o Município “possui despesas realizadas e não pagas na ordem de praticamente R$ 5 milhões”. Sucede que este valor se refere a gasto contraído, débitos estimados e despesas programadas para o corrente ano e a vencer, o que não significa efetivados. Com base no princípio da transparência, respeitado por esta Administração, cumpre esclarecer que, em virtude da atual crise econômica que assola o país e as constantes reduções dos repasses constitucionais, o Município detém dívida no atual Exercício de R$ 707.050,75, cifra esta muito aquém do que foi erroneamente transmitido à população pela mídia e relatado pelo Presidente da Câmara Municipal. Vale recordar que a atual gestão herdou despesa na ordem de R$ 2.591.876,88 somente do que foi contabilizado, pelo que acredita ser bem superior, ante as constantes ações judiciais de cobrança. Alcançando receita nos 02 (dois) últimos meses do Exercício de 2016 no patamar de R$ 5.817.618,91. Disponibilidade financeira muito diferente da atual vivenciada.



Tremedal e Jânio Quadros: publicada licitação para a construção do Centro de Comercialização de Animais

Foto: Divulgação

O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial do último sábado (19) a publicação do edital para a licitação que resultará na construção dos Centros de Comercialização de Animais dos municípios de Tremedal e Presidente Jânio Quadros. As obras são resultantes de emendas parlamentares dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), com valores somados em R$ 730 mil. “Os centros vêm atender às reivindicações das lideranças políticas destes municípios, oferecendo aos pequenos produtores rurais espaço adequado para a comercialização de animais e realizações de feiras agropecuárias. A destinação de emendas dos nossos mandatos para a construção destes equipamentos visa fortalecer ainda mais a agricultura familiar e a economia da região, gerando renda para os municípios beneficiados”, comentou Waldenor. A licitação das obras está marcada para o próximo dia 7 de junho e será realizada pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia – SAEB.



Brumado: População teme ficar sem gás de cozinha; restrições nas vendas já atingem comércio

Os estoques nas revendedoras locais está em constante queda (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A greve dos caminhoneiros provocada pelo aumento dos preços dos derivados de petróleo vem tendo desdobramentos preocupantes que podem afetar o abastecimento de produtos alimentícios e também do GLP, o popular gás de cozinha. Em Brumado que é um polo distribuidor inclusive, os indícios do desabastecimento já começam a ficar evidentes, já que comerciantes, especialmente proprietários de restaurantes e lanchonetes, já não conseguem comprar o produto em grande quantidade, pois os revendedores estão limitando as vendas a apenas 2 bujões por estabelecimento. As donas-de-casa são as mais preocupadas, tanto que o aumento das vendas dos botijões vazios teve um acréscimo nos últimos dois dias para que estoques pudessem ser feitos. Segundo os revendedores não há motivos para grandes preocupações, pois medidas vêm sendo tomadas pelo governo para estancar a crise e fazer com que os caminhoneiros terminem a greve e voltem para as suas atividades normais. Mas, em contrapartida, informações dão conta que os estoques das distribuidoras, caso a situação não se normalize, só dariam até o final de semana, então, quem puder garantir uma reserva seria bom.



Brumado: Protesto de caminhoneiros segue pelo terceiro dia; grupo faz churrasco e música

Durante a noite os caminhoneiros degustaram um porco assado no rolete (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O terceiro dia de protestos de caminhoneiros, que ocorre desde a segunda-feira (21) em todo país, registra bloqueios em várias rodovias da Bahia. No entroncamento da BR-030 e BA-262, em Brumado, na entrada da cidade, um grupo chegou a fazer churrasco com porco no rolete e paredão de som para animar os manifestantes. O protesto ocorre contra os aumentos sucessivos de combustível, em particular do diesel, usado nos caminhões. A previsão é que os bloqueios ocorram até a quinta-feira (24). Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), outros pontos com bloqueio ocorrem em Conquista, Jequié, Itabuna, todos em rodovias Federais. Como já havíamos informado, os manifestantes bloqueiam a passagem de caminhões. Apenas veículos leves, cargas vivas, ônibus e ambulância têm passagem liberada.  

Doações chegam a todo momento para os caminhoneiros (Foto: 97NEWS)

Com o objetivo de apoiar e ajudar os caminhoneiros que estão se manifestando na cidade, foi montado um ponto de apoio solidário. Os voluntários chegam todos os dias com doações para os manifestantes que estão estacionados em frente a rótula de acesso as duas rodovias. No local, os caminhoneiros recebem café da manhã, almoço e água. Além disso eles podem tomar banho e aferir a pressão. Quem quiser ajudar pode levar qualquer tipo de alimento e fazer a entrega. Os donativos serão entregues aos manifestantes que estão mobilizados no local. 

Motoristas recebem apoio e podem aferir pressão e cuidados com a higiene pessoal (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Ginecologia e obstetrícia na Clínica Master com Dr. David Tanajura

Foto: Divulgação

A Clínica Master oferece o mais completo serviço para cuidar de sua saúde em Brumado, contando com profissionais renomados e comprometidos com sua saúde e seu bem-estar. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o competente ginecologista e obstetra Dr. David Tanajura realizando consultas de rotina, acompanhamento pré-natal, realização de preventivo ginecológico, inserção e retirada de DIU, dentre outros procedimentos. Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, punção de mama e tireóide por agulha fina, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! A CLÍNICA MASTER, sob a coordenação de Dr. Joaquim Donato Júnior, fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Ligue já e agende a sua consulta. (77) 3441-5396; (77) 9.9991-5396 e (77) 9.9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Eunápolis: Treinador de futebol é preso acusado de abuso sexual

Foto: Divulgação l Polícia Civil

O treinador de futebol Gilberto Júnior Rocha da Silva, o Juninho, 28 anos, teve o mandado de prisão temporária, busca e apreensão cumprido na terça-feira (22), em Eunápolis. Segundo a Polícia Civil, ele é acusado de aliciar e abusar sexualmente de adolescentes, alunos de uma escolinha de futebol. A polícia afirmou que a investigação contra Gilberto foi iniciada a partir da denúncia de um adolescente. Ainda segundo a polícia, o professor se passava por uma mulher para atrair as vítimas. "Após enviar fotos com conteúdo pornográfico, obtidas por ele na internet, ainda fingindo ser menina, Gilberto induzia os garotos a também enviarem fotos", disse a polícia. Após conseguir as fotos íntimas dos meninos, Gilberto se identificava e passava a ameaçá-los, dizendo que iria divulgar as imagens para toda a cidade, solicitando mais fotos e vídeos íntimos. Ainda de acordo com a PC, foi apreendido material contendo imagens pornográficas de diversos adolescentes na casa do suspeito, durante a busca e apreensão. A polícia também investiga a existência de sete vítimas dos abusos. O treinador de futebol está preso aguardando as providências da Justiça.



Homem é suspeito de matar o próprio cunhado com golpes de faca na cidade de Livramento

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um homicídio foi registrado na cidade de Livramento de Nossa Senhora no último domingo (20). De acordo com a polícia da cidade, Francismar da Silva Pereira foi morto com golpes de faca, o suspeito seria o próprio cunhado, identificado pela polícia como Jerri Adriano Oliveira Santos. Ainda segundo a polícia, o fato teria acontecido logo após um desentendimento entre os dois no Povoado de Matinha, local onde ambos residem. Familiares informaram que por volta das 22h, Francismar agredia a esposa, Genilda Oliveira Santos, que é irmã do suspeito, que também ficou ferida ao tentar defender o irmão. Os familiares ainda informaram a polícia que Jerri, o irmão de Genilda, tentou proteger a irmã e tomou a faca do agressor, momento em que, ele acabou golpeando o cunhado na região do tórax. Como a gravidade do ferimento, ele veio a óbito ainda no local. Uma terceira pessoa identificada como Julimaria Ramos que é esposa de Jerri também ficou ferida ao entrar na briga. A polícia militar foi acionada e prendeu Jerri em flagrante. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado esteve no local e realizou a perícia. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da 20ª Coorpin. As duas mulheres que ficaram feridas, foram encaminhadas para UPA 24h de Livramento, receberam atendimento médico e passam bem. 



Rodrigo Bocardi tem crise de riso ao noticiar caso de ladrão que engoliu alianças

Foto: Reprodução / TV Globo

O jornalista Rodrigo Bocardi não conteve suas emoções e teve uma crise de riso durante o programa “Bom Dia São Paulo”, exibido na manhã desta terça-feira (22). De acordo com o site da Veja, o apresentador estava noticiando o caso de um homem que foi preso depois de roubar as alianças de um casal, engolir os objetos e ser descoberto no detector de metais. “Um casal foi assaltado e o ladrão levou as alianças, só que antes de ser preso em flagrante, ele engoliu os anéis. Só que ao passar pelo detector de metais do centro de detenção provisória de Pinheiros, na Zona Oeste da capital, o raio-X apontou a presença de objetos… estranhos no corpo dele. Aí o ladrão disse que eram as alianças. Ele ficou isolado no setor de enfermaria até que todo o processo… como é que eu digo isso? Até que todo o processo digestivo fosse… sei lá, feito [...] Ana Paula Araújo tá no telão aqui rindo para caramba porque eu tô contando essa história no maior constrangimento!“. Rindo, a jornalista Ana Paula Araújo perguntou como o casal poderia usar as alianças novamente e Bocardi deu uma “solução”: “Calma, deixa eu terminar! É para isso que existe álcool, existe pano, existe água, existe…“. No fim, ele tentou manter a compostura. “Calma, tudo isso é sério, deixa eu contar, poxa. Os nomes gravados nas alianças: Felipe e Juliana. E aí eles foram chamados para receber as alianças de volta. Passaram por todo um processo de higienização, se é assim que eu posso dizer, e receberam as alianças de volta“, concluiu o jornalista.



Bahia: Contratados para trabalho são abandonados e denunciam trabalho escravo

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um grupo de alagoanos foi contratado para trabalhar em uma colheita de café, em uma fazenda em Caraíva, distrito de Porto Seguro. No entanto, segundo denúncia feita pelos 38 trabalhadores ao Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), no início desta semana, eles teriam sido abandonados sem dinheiro na rodoviária de Itabela, também sul da Bahia, e foram submetidos a trabalho análogo à escravidão. Na denúncia, o grupo contou que a proposta do proprietário da fazenda continha direito a alojamento, material de trabalho, alimentação e remuneração diária de até R$ 100, no entanto, ao chegar no lugar, foi submetido a péssimas condições. Ainda segundo os homens, na casa que eles foram alojados não possuía banheiro e eles ainda tinham que pagar pela água, comida, dormitório e estavam sendo ameaçados por homens armados. De acordo com o Ministério, o grupo, que chegou ao local na última quarta-feira (16), se recusou a aceitar as condições e, na segunda (21), foi abandonado na rodoviária. Logo após, os trabalhadores foram encaminhados, pelo MPT, a uma pousada, onde permanecem hospedados. O valor do local é pago com recursos do Ministério e a alimentação está sendo custeada pela prefeitura de Itabela. Assim que o seguro-desemprego dos homens for liberado, eles poderão voltar para a casa. O caso está sendo investigado pelo MPT.



Brumado: Aumento dos Combustíveis provoca abuso nas cobranças de mototaxistas

O preço da corrida de mototáxi em Brumado foi elevado devido ao aumento dos combustíveis (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Não seria exagero afirmar que Brumado é também a terra dos mototaxistas, já que cerca mil pessoas obtém o seu ganha pão por esse meio, sendo que alguns conseguem ganhos mensais acima dos R$ 2 mil. Com preço médio fixado em R$ 3,00 já há alguns anos, o serviço que é muito utilizado na cidade, com esses últimos aumentos, teve que ser elevado para R$ 4,00 as corridas na região central e R$ 5,00 nos bairros mais distantes, o que acabou causando uma queda nas chamadas, já que a população ainda não digeriu o aumento. Como em todos os setores, existem os “mais espertos”, tanto que a nossa redação recebeu reclamação de clientes que relataram que mototaxistas chegaram a cobrar R$ 8,00 em locais mais distantes, o que praticamente é o preço de uma corrida de táxi. Como a categoria não tem uma unidade, não se sabe quais serão as decisões tomadas de forma definitiva, mas, em contato com alguns proprietários de locadoras, já era impossível praticar o preço de R$ 3,00, já que o litro da gasolina já tinha chegado a R$ 5,00. “Se continuarmos cobrando esse preço, vamos pagar para trabalhar, não temos culpa dessa política do governo. Esperamos que nossos clientes compreendam, pois temos família para sustentar”, argumentou o mototaxista Jonhatan Almeida Santos (23).



Brumado: Começou no último final de semana o Campeonato sub-16 do bairro São felix

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mais uma competição de base começou em Brumado. Trata-se do Campeonato sub-16, do bairro São Felix, que começou no último domingo (20). Cinco equipes foram inscritas no certame e duas delas entraram em campo no último final de de semana. A abertura do torneio teve o confronto entre Ajax e Atletas do Bairro, que se enfrentam às 9h no campo do São Felix. A partida terminou em 0x0. No próximo domingo (27), só que a partir das 8h, se enfrentam as equipes de Feirense e Pequeno Craque. Ainda no domingo duelam Ajax e Laranja Mecânica, a partir das 9h. As quatro equipes, vão a campo pela primeira rodada após a definição dos organizadores do certame. Com isso, o restante da primeira rodada será realizada no dia 03 de junho. Pelo segundo ano consecutivo, o campeonato é realizado por Fredson Sodré, o Fequinho e Robson Wilson, o Galego. Os finalistas da competição receberão medalhas, troféus e premiação.