ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2018"

Leão sofre goleada do Corinthians e é desclassificado da Copa do Brasil

Foto: Reprodução l Sport TV

O rubro-negro baiano sofreu goleada de 3×1 do Corinthians, nesta quinta (10), na Arena Itaquera em São Paulo, no duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Com isso, o clube está desclassificado da competição. Como no jogo de ida o placar ficou em 0x0, quem vencesse por qualquer placar garantia a vaga. No primeiro tempo o time paulista dominou a partida e o Vitória repetiu a estratégia do jogo de ida, se fechou no seu campo e esperou pelo adversário. Aos 38 minutos do primeiro tempo, Mantuan cobra lateral para Gabriel. Ele cruza rasteiro, Caíque dá um tapa na bola, que sobre para Maycon empurrar para o gol vazio e abrir o placar para o Corinthians. Os outros gols vieram no segundo tempo. Aos 13 minutos  Balbuena aciona Jadson na entrada da área. O meia finge que vai chutar, mas solta bola para Romero na esquerda. O atacante precisa chutar duas vezes para ampliar. O terceiro gol do time paulista veio logo na sequência, aos 20 minutos. Romero arrisca de longe, Caíque rebate e a bola sobra para Sidcley. O lateral acha o próprio Romero dentro da área que, de cabeça, faz seu segundo gol no jogo. Aos 31 minutos o Vitória marca com gol de André Lima. Guilherme Costa cruza bola na cabeça de André, que sobe sozinho e, de cabeça, coloca no fundo do gol. Levaram cartão amarelo na partida o lateral José Welison e o meio de campo Rhayner, ambos do Vitória. No final da partida, aos 44′, Welison deixa a perna em Mateus Vital após levar drible e recebe o segundo cartão amarelo no jogo, em seguida o vermelho. Agora, o Corinthians avança para as quartas de final da competição. O confronto da próxima fase será definido em sorteio.



Seleção de Brumado tem presença garantida no Intermunicipal 2018

O vice-prefeito Édio Pereira e o secretário João Nolasco em reunião com a assessora técnica da FBF, Taise Galvão (Foto: 97NEWS)

Nesta quinta-feira, dia 03, em Salvador, foi realizada uma reunião entre o município, representado pelo vice-prefeito Édio Pereira e o secretário de Administração, João Nolasco Costa e a Federação Baiana de Futebol, representada pela diretora técnica, Taise Galvão. No encontro foi acertado os detalhes para a participação da Seleção Brumadense de Futebol no Campeonato Intermunicipal, edição 2018. Os representantes da administração municipal entregaram o oficio do presidente da Liga de Futebol, Emanuel Araújo, referendando a participação da seleção no referido campeonato, sob a coordenação do município, através da administração “Educar Para Libertar”, cujo prefeito é Eduardo Vasconcelos, do PSB. A dirigente da federação, Taise Galvão, informou que até o próximo dia 15, serão divulgados os procedimentos e normas que regerão o certame deste ano, inclusive o prazo para inscrições dos atletas e inicio da competição que é considerado o maior campeonato amador do país. Segundo o vice-prefeito, Édio Pereira e a secretária municipal de Educação, professora Ednéia Ataíde, “a seleção de Brumado está se preparando para a disputa e já realizou o seu primeiro amistoso contra a Seleção de Dom Basílio, onde venceu pelo placar de 3X2”. Para o secretário João Nolasco Costa, “o clima é de muita harmonia entre os atletas convocados e o esforço é muito grande para propiciar uma boa logística ao selecionado brumadense e com possibilitar uma grande participação no Intermunicipal deste ano.



Léo Vasconcelos age rápido e marca audiência com o comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia na busca de trazer uma brigada para Brumado

O presidente do Legislativo de Brumado, Léo Vasconcelos, ao lado do coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo (Foto: 97NEWS)

A matéria veiculada pelo 97NEWS intitulada “Incêndio em oficina mecânica comprova que Brumado já deveria ter uma Brigada do Corpo de Bombeiros” provocou uma intensa discussão nas redes sociais sobre a urgência da instalação de uma unidade na cidade. A repercussão chegou até a capital do estado e, mostrando uma percepção aguçada e muita agilidade, o presidente do Poder Legislativo, vereador Léo Vasconcelos (PDT), aproveitando a oportunidade de estar numa cerimônia onde estava presente o comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo, conseguiu uma rápida conversa com o mesmo, onde, primeiramente mostrou a matéria do 97NEWS e, em seguida, solicitou uma audiência para que Brumado pudesse receber em breve uma brigado do Corpo de Bombeiros. Em contato com Léo Vasconcelos, ele informou que, o coronel foi muito receptivo e disse que Brumado é uma cidade grande que já deveria ter instalada uma unidade e garantiu que, após a realização de uma viagem que irá fazer, comunicará a data da audiência, da qual deverá participar também o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). “Foi realmente uma sintonia muito interessante, pois estava na cerimônia e sentei ao lado do coronel e quando vi a matéria do 97NEWS, não pensei duas vezes e fui falar sobre a urgência de Brumado em receber uma brigada”, destacou o presidente. Ele ainda declarou que “em 2013, a vereadora Liu Vasconcelos, minha esposa, fez uma indicação nesse sentido e, só não se concretizou porque houve alguns contratempos administrativos, mas, agora, creio que Brumado contará com esse importante serviço”.



34ª Companhia Independente de Polícia Militar de Brumado comemora 20 anos de atuação na região

Foto: Conteúdo l 97News

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) comemora nesta quinta-feira (10), os seus 20 anos de atuação e trabalhos prestados em Brumado e nas onze cidades da Região Sudoeste. A unidade operacional é responsável pelo policiamento preventivo, ostensivo e fardado. Para se tornar Companhia Independente de Polícia Militar, como é conhecido atualmente, primeiro teve origem por meio do Decreto nº 7.318, de 07 de maio de 1998. A unidade é responsável por uma área de 13.595 km², atendendo cerca de 229 mil habitantes. A 34ª CIPM, celebra o 20º aniversário comemorando também o aumento de produtividade destacado no Sistema de Produtividade Policial (Sispropol), e isso é resultado de muito trabalho e dedicação. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para o Major Souza Dias, a comemoração de mais um ano de existência lhe traz alegria. “Hoje atuamos em Brumado e nas 11 cidades diuturnamente com profissionalismo e dedicação para que cada cidadão ou morador viva com segurança. O aniversário da nossa Companhia marca mais um momento histórico de nossa de nossas vidas. Somos policiais militares prontos para servir até nosso último refúgio de vida a sociedade baiana”. O Major também fez questão de agradecer os seus policiais pela confiança depositada. Por essa razão, reafirma-se a grande vontade de servir e proteger.



De Livramento à Alemanha: Quem é Jucemar Bahia, mais um atleta da região sudoeste que vai brilhar no futebol

Foto: Arquivo da Família

Não é sempre que grupos de adolescentes causam tanta expectativa como a geração de agora, jovens de 17 a 25 anos, que muitos consideram o futuro do futebol. A lista de promessas poderia ser maior se os poderes públicos investissem mais no esporte, e o destino destes jovens poderiam ser outro. Mas com talento, alguns destes adolescentes conseguem ganhar o Brasil e até o Mundo. Essa é a história de Jucemar Santos, de 20 anos, o "Jucemar Bahia", oriundo de uma família de classe baixa, Jucemar teve o sonho de se tornar jogador começando pelas categorias de base, até chegar no futebol profissional, jogando no Linhares e Flamengo de Pirajuí. Mesmo sendo filho de agricultores da cidade de Livramento de Nossa Senhora, e com poucos recursos, Jucemar sempre foi apoiado pelo pai, Geraldo, conhecido por Geraldo do Aipim, que o ajudava pagando as viagens e a alimentação em busca de seu sonho. Após a concretização do sonho, mais uma porta se abriu para o jogador, tentar a vida na Alemanha. O atleta acabou de assinar contrato para jogar no SV Glückauf Bleicherode, time de futebol profissional da Alemanha. Seu contrato inicial com o clube germânico, será de julho de 2018 a agosto de 2019. Para o atleta será um novo desafio a ser vencido. Além das diferenças entre o futebol brasileiro e o Alemão, Jucemar Bahia enfrentará também a barreira do idioma no início. "Os alemães dão muita importância à formação dos atletas. Não só esportiva. Os clubes levam muito à sério a questão da educação", comentou o jogador. Como todo adolescente, Jucemar tem planos quase todos relacionados ao futebol. No clube germânico, conviverá com jogadores de várias etnias. Alguns são naturalizados.



Incêndio em oficina mecânica comprova que Brumado já deveria ter uma Brigada do Corpo de Bombeiros

O veículo foi totalmente consumido pelas chamas, mas se não fosse a chegada da brigada da RHI Magnesita o episódio poderia ter sido muito pior (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As discussões em torno do desenvolvimento de Brumado, que divide opiniões, sendo que as negativas, como as da cidade tomada por animais errantes, pelo menos nesse momento, são cada vez mais factíveis, causando vergonha aos brumadenses que já tem que conviver com a questão da violência desenfreada. Esses gargalos, que aparentemente não seriam de difícil solução, tem outras situações que corroboram ainda para a tese de que Brumado ainda respira tons provincianos na área da infraestrutura urbana. Desta feita uma outra questão que comprovaria o atraso é a falta de, pelo menos, uma brigada do Corpo de Bombeiros. Na tarde desta quinta-feira (10), por volta das 16h, um incêndio ocorrido numa oficina mecânica localizada na Rua José de Lima Amorim, no Bairro Novo Brumado, trouxe à baila essa discussão do porquê Brumado, uma cidade com quase 80 mil habitantes ainda não possui uma Brigada do Corpo de Bombeiros. A equipe do 97NEWS esteve no local e recebeu informações que o incêndio foi provocado por um curto-circuito na parte elétrica de um veículo que estava sendo reparado por mecânicos, que tentaram apagar o foco inicial de incêndio, mas que acabaram se espalhando e, se não fosse a rápida intervenção do caminhão da brigada da empresa RHI Magnesita, um incêndio de maiores proporções poderia ter ocorrido. Moradores próximos e populares se assustaram, já que o incêndio foi acompanhado de várias explosões como pode ser visto no vídeo abaixo. A sociedade espera que os governantes se mobilizem e consigam trazer uma brigada do corpo de bombeiros para Brumado, pois, além dos incêndios, na época do verão, vários afogamentos ocorrem, principalmente no meio rural.  

A rápida ação evitou que as chamas se alastrassem para a oficina (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Livro “O Nutricionista Clandestino” desmistifica crise da obesidade em mundo cada vez mais gordo

Objetivo do autor, Danilo Balu, é proteger o leitor de equívocos graves que muitos nutricionistas profissionais repetem diariamente na mídia (Reprodução)

Hoje mais de metade da população adulta no Brasil está acima do peso ideal. E cerca de um em cada cinco são obesos, segundo o Ministério da Saúde. Para Danilo Balu, autor do livro “O Nutricionista Clandestino - As razões para a crise de obesidade em um mundo cada vez mais gordo”, um dos principais culpados pela guerra contra a balança é o próprio nutricionista desinformado. O livro, que será lançado no dia 10 de maio na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, em São Paulo (SP), não é uma publicação de dieta e nem um manual para a perda de peso. “O objetivo é, sem falsa pretensão, proteger o leitor de equívocos graves que muitos nutricionistas profissionais repetem em revistas, sites e programas de televisão. É uma apresentação didática de estudos científicos sérios ao público em geral e o que a conclusão deles nos leva a repensar sobre emagrecimento e controle de peso”, revela Balu. Em 346 páginas, o autor apresenta orientações que serão entendidas como altamente polêmicas, mas que se tornam evidentes quando se resolve ler e compreender os estudos nos quais elas se baseiam. Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo em 2001, Balu cursou Nutrição na mesma instituição. Durante sua carreira profissional dedicou-se ao estudo do assunto sendo colaborador e consultor de nutrição esportiva.“Alguns dos conceitos da nutrição são tão óbvios que muitas das orientações foram baseadas em estudos malconduzidos ou feitas na base da intuição, sem nunca testarmos sua segurança. Fomos e continuamos sendo vítimas de um grande experimento não-controlado baseado no esforço do indivíduo que tenta fazer o que lhe disseram ser o certo sem saber que muitas das recomendações atuais não têm qualquer base científica”, analisa.Para escrever esta obra o autor usou como referências livros, estudos, artigos e outras fontes de pessoas mundialmente respeitadas como Gary Taubes, Peter Attia, Nina Teicholz, Jeff Voek, Bill Lagakos, Dariush Mozaffarian, Robert Lustig, James DiNicolantonio e Zoe Harcomb. “O Nutricionista Clandestino” é mais um dos destaques autopublicados no Clube de Autores com o selo Clube Select. Ao lado de livros como “Trilhando Sonhos”, “Cara Liberdade” e “Sensibilidade à Flor da Pele”, está disponível tanto no site Clube de Autores quanto nas livrarias parceiras de todo o Brasil. Os títulos foram selecionados por meio de inteligência artificial por sua performance acima da média e com isso ganham apoio na divulgação e distribuição mais ampla.



Emprego: Ambev abre programa de trainee com salário inicial de R$ 6,1 mil

Foto: Marcelo Brandt/G1

Ambev abriu as inscrições do programa de trainee industrial de 2018. O salário inicial é de R$ 6.100. É necessário ter formação acadêmica concluída entre julho de 2016 e julho de 2018, nas áreas de engenharia, química, farmácia, agronomia, biologia, ciências da alimentação, biotecnologia e cursos correlatos. Inglês fluente e interesse em morar em qualquer estado também estão entre os requisitos. As inscrições podem ser feitas pelo site até sexta-feira (11). As etapas do processo de seleção são realizadas entre os meses de março e julho e incluem testes online de inglês, perfil e raciocínio lógico, seguidos pela apresentação de uma análise de case, também online. A seguir, começam então as etapas presenciais, com entrevistas feitas em todo o país. Quando aprovados, os candidatos passam pela realização de um painel de negócios, para o qual precisam desenvolver um case em equipe. Finalmente, as últimas entrevistas acontecem com os vice-presidentes e o presidente da Ambev. No encerramento do processo, em agosto, os selecionados serão admitidos como funcionários.



Bahia recebe R$ 28 milhões mas não constrói e nem amplia presídios, diz TCU

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu relatório apontando que a Bahia recebeu mais de R$ 28 milhões do governo federal no segundo trimestre do ano passado,  mas não iniciou a construção ou ampliação de nenhum presídio. Segundo o Departamento Penitenciário Nacional, o valor foi aplicado em custeio de pessoal e “investimento”. No entanto, a Bahia não se difere muito dos outros estados. Do montante repassado para outras unidades estaduais brasileiras, apenas 2% do valor é empregado em novas vagas para presídios. “Não houve criação de nenhuma vaga, e as equipes de fiscalização apontaram não existir qualquer indicativo de efetivo aumento da disponibilidade de vagas no sistema prisional até o fim de 2018”, falou a ministra-relatora Anna Arraes. Em todo país, Goiás foi a unidade que obteve maior índice de execução orçamentária, com 24,73%. O Rio Grande do Sul e Distrito Federal não informaram os respectivos valores executados. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segundo informações do TCU, todos os estados receberam dois repasses de recursos da União. A primeira transferência obrigatória aconteceu no fim de 2014, e um segundo repasse teria ocorrido em dezembro de 2017, quando todas as regiões teriam sido favorecidas. Os montantes individuais variaram em cada estado e alcançou a cifra geral de R$ 590 milhões. Entretanto, Brumado continua na expectativa de inauguração do novo presídio que terá capacidade para manter 500 custodiados. Outro fator que abre o leque da esperança, após a inauguração do presídio, será a possível vinda da Vara de Execuções Penais. O fato é que, a acessoria do governador Rui Costa ainda não deu uma data prevista para inaugurações em Brumado. 



Brumado: Jovem universitário é atacado por cães errantes em frente à DPT

O universitário teve o pé ferido pelas mordidas e teve que tomar vacina antirrábica (Foto: 97NEWS)

O caso dos cães errantes em Brumado continua atormentando a vida da população, só que, agora, os casos de ataques estão aumentando muito, o que vem causando muita preocupação na comunidade, já que crianças e idosos também compõe a lista das vítimas. Sem uma solução apresentada de forma oficial pelas autoridades que ficam postergando o problema, numa espécie de “jogo de empurra” interminável, o cenário vem ficando cada vez mais tenso, pois já existem na cidade alguns episódios de extermínio, o que daria tons mais tensos, assustadores e criminosos à questão. Por volta das 23h desta quarta-feira (09), o universitário Pablo Luan Lima (26), foi mais uma vítima de ataques de cães errantes, o qual aconteceu em frente à sede da 20ª Coorpin. Ele acabou sendo mordido e teve ferimentos nos pés, necessitando de atendimento médico e da ministração da vacina antirrábica, a qual é muito dolorida. “É revoltante uma situação como essa, isso vem mostrar a incompetência das autoridades em resolver esse problema que não é de difícil solução. É só seguir o exemplo de cidades que foram para o enfrentamento e resolveram, pois é uma questão de saúde pública” argumentou o universitário que ainda emendou dizendo que “é difícil em pleno século XXI ter que conviver com uma situação como essa é uma vergonha para a nossa cidade. Se não conseguem resolver um problema como esse, como que irão resolver problemas bem mais graves? Infelizmente, no meu ponto de vista, fica comprovada a incompetência e outra quem vai arcar com os gastos que tive com medicamentos e vacina?”. Ele ainda destacou a questão das ONGs ao relatar que “daqui a pouco vão querer culpar as ONGs, as quais fazem um trabalho espetacular, mas, que, devido à falta de recursos não podem resolver a situação, somente alguns casos isolados. Acredito que se derem toda a logística e recursos para elas a situação estaria muito melhor, pois os animais ficariam muito mais tratados e não vagando pelas nossas ruas”. Buscamos um posicionamento do Ministério Público sobre a questão, só que o promotor que está cuidando deste caso, Dr. Ruano Fernando da Silva Leite, estava viajando, mas servidores comunicaram que o Canil/Gatil de Brumado irá ser ampliado e será fornecida uma infraestrutura melhor, já que foi celebrado um novo TAC nesse sentido entre o PM e a Prefeitura, o que não é a novidade que todos queriam ouvir. Vale ressaltar ainda que a movimentação nesse sentido parece muito lenta perante o agravamento da situação, onde cada vez mais vítimas de ataques vêm surgindo. Então fica o alerta para os brumadenses que o risco de ser atacado por cães errantes e até cavalos, como aconteceu com uma criança de 06 anos, é cada vez maior.



Polícia impede invasão em área de preservação ambiental na Chapada Diamantina

Vários posseiros foram abordados e encaminhados a delegacia local (Foto: 97NEWS)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo da cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina, recebeu a denúncia de uma tentativa de invasão à uma área de preservação ambiental, na região da Cachoeira do Buracão. A denúncia chegou, à delegacia e foram realizadas diligências em conjunto com Policiais Militares da 34ª CIPM de Brumado, Cipe Central e Cippa Lençóis. No terreno, localizado no Parque da Cachoeira, os policiais encontraram criação clandestina de vias de acesso ao parque, com uso inclusive de maquinários pesados, como tratores, além da tentativa de danificar o marco de delimitação territorial entre as cidades de Ibicoara e Iramai, o que não ocorreu por conta da intervenção policial. Também encontraram demarcação dos lotes, que indicam a clara intenção. Várias pessoas foram detidas e conduzidas à delegacia para esclarecimentos. Segundo informações, uma pessoa estaria fomentando a invasão da área verde, que possivelmente teria os lotes comercializados. A área foi periciada para constar danos ao meio ambiente. Os posseiros poderão responder por esbulho possessório e crimes contra o meio ambiente. Multas administrativas também poderão ser aplicadas pela Prefeitura.
As investigações prosseguem para identificar todos os invasores.

Os policiais adentraram na mata por cerca de 5 km em busca dos invasores (Foto: 97NEWS)


Brumado: Dia 'D' da vacinação contra H1N1 é neste sábado

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Sábado será o Dia 'D' da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Neste sábado, (12), teremos o Dia 'D' da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Neste dia, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Brumado trabalharão para que a população brumadense, que não pode comparecer a um posto de vacinação nos dias úteis, possa ser imunizada contra a gripe. Os postos municipais de saúde funcionarão. A campanha nacional de imunização foi iniciada no dia 23 de abril e termina no dia 10 de junho. A meta é vacinar 90% do público alvo, formado por pessoas dos grupos prioritários: indivíduos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Em 2017 a Bahia, vacinou 2,6 milhões de pessoas, o que representou 84,60% da cobertura vacinal, considerando a estimativa populacional de 3 milhões de pessoas. Dos 417 municípios, apenas 172 alcançaram a meta de vacinar 90%. Este ano, a equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado espera que a população compareça mais aos postos para que se possa alcançar melhores resultados. 



Polícia Militar amplia PROERD e leva programa para as cidades de Barra da Estiva e Ituaçu

Foto: Divulgação l Polícia Militar

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) de Brumado, ampliou o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), voltado a prevenção do uso de drogas e a violência.  Fundamentado em eixos pedagógicos estratégicos que visam o fortalecimento da prevenção primária ao consumo de substâncias psicoativas por crianças e adolescentes, o programa é desenvolvido pela PM, em conjunto com as Secretarias de Educação de cada município. Este ano a grande novidade é a ampliação do programa saindo do eixo Brumado/Aracatu atingindo os municípios de Barra da Estiva e Ituaçu, objetivando uma maior aproximação da Polícia Militar nas localidades de elevada necessidade e incidência de jovens em estado de vulnerabilidade social. 

Representantes das Secretarias de Educação de Barra da Estiva e de Ituaçu estiveram na 34ª CIPM, para conhecer o Programa (Foto: Divulgação)

Na última segunda-feira (7), integrantes das Secretarias de Educação de Barra da Estiva e de Ituaçu estiveram na sede da 34ª CIPM, para conhecer o funcionamento do Programa. As comitivas foram recepcionadas pelo comandante da unidade, Major Souza Dias, e pelo Capitão Delmondes, oficial encarregado pelo PROERD. Na visita ficou definido que já no segundo semestre deste ano, o programa será implantado nos dois municípios, adotando formatos semelhantes aos que já estão sendo aplicados em Brumado e Aracatu. Segundo o Major Souza Dias, comandante da 34ª CIPM, essa ampliação do programa é de fundamental importância para o desenvolvimento de uma nova política de Segurança Pública para os municípios, configurando-se como mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida de nossos jovens. 



Gratuidade no Enem será automática para estudante de escola pública

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Os estudantes da última série do ensino médio de escolas da rede pública terão gratuidade automática ao se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, mesmo os que não tiverem solicitado a isenção de pagamento da taxa de inscrição. O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram excepcionalmente assegurar a gratuidade para esses candidatos, por causa da mudança de formato do pedido de isenção, que começou a ser adotada neste ano. Para esses participantes, não será gerada uma Guia de Recolhimento da União. A guia será paga apenas pelos candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa reprovada pelo Inep e pelos que não tinham direito à isenção e estão acessando o sistema pela primeira vez. Até o ano passado, o pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem era feito junto com a inscrição, mas a partir deste ano quem tem direito à gratuidade teve que fazer a solicitação no mês passado. O período de inscrições começou na última segunda-feira (7) e vai até as 23h59 do dia 18 de maio. Todos os interessados em fazer o exame devem se inscrever, mesmo os que já conseguiram a isenção. O prazo para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 82, termina em 23 de maio. As provas estão marcadas para 4 e 11 de novembro. Inscreva-se.



Neymar negocia com Real Madrid e pode deixar PSG por R$ 1 bilhão

Foto: reprodução/AFP

O jogador Neymar pode estar de saída do Paris Saint-Germain (PSG). Segundo o jornal espanhol As, nesta quarta-feira (09), o atacante já se reuniu duas vezes com representantes do Real Madrid, da Espanha, para tratar sobre uma possível transferência. O valor do acordo pode chegar a 260 milhões de euros, equivalente a cerca de R$ 1,01 bilhão. O brasileiro foi contratado pelo PSG em agosto do ano passado por 222 milhões de euros, cerca de R$ 815 milhões na época. Após a contratação, o atacante passou a ser considerado o jogador mais caro da história do futebol. Na primeira temporada na França, o time de Neymar acabou sendo eliminado nas oitavas de final da Liga dos Campeões para o próprio Real Madrid.



Dom Basílio: Ex-vereador que usou ônibus escolar em casamento da filha terá de pagar custo

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um ex-vereador de Dom Basílio, não imaginava que usar um ônibus escolar da prefeitura para transportar convidados do casamento da filha dele pudesse também trazer consequências. O exemplo de uso irregular de transporte público, não passou impune pela Promotoria e Justiça. Publicado nesta quarta-feira (9), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) impõe ao ex-vereador Vilson Neves dos Santos a devolução dos custos do uso do ônibus escolar. Neves, terá 30 dias para pagar as despesas. Caso desobedeça ao acordo, os custos serão transferidos para o ex-prefeito João Dias Pereira, que autorizou o uso do veículo. Se os dois não quitarem o débito, o Ministério Público irá acioná-los na Justiça por improbidade administrativa. Conforme o promotor Millen Castro de Moura, da cidade de Livramento, o caso ocorreu em 2 de julho de 2016. À época, o transporte escolar fez viagens de ida e volta entre o Povoado Boqueirão das Neves, zona rural da cidade, e a Praça da Matriz, no Centro, que geraram custo de R$ 294.



Bahia atropela Vasco na estréia da Copa do Brasil

Foto: Divulgação / E.C. Bahia

Apesar de jogar fora de casa, o Vasco foi quem criou a primeira oportunidade do jogo. Logo com 1 minuto, Andrés Ríos tabela com Pikachu e finaliza para fora. A resposta do Bahia foi rápida. Aos 5 minutos, Vinícius puxa o contra-ataque e toca para Elton, que finaliza cruzado, para fora. O Bahia passou a pressionar o Vasco. Aos 13, o Esquadrão chega com perigo. João Pedro avança pela direita com liberdade e cruza rasteiro, Vinícius, livre na área, passa da bola e não alcança e não consegue finalizar. Na sobra, Zé Rafael é bloqueado pela defesa vascaína ao chutar. Dois minutos depois, foi a vez do Vasco. Bruno Cosendey bate falta na barreira, a bola volta para o volante da equipe carioca que chuta forte no meio do gol fazendo Douglas defender em dois tempos. Com 18 minutos, a torcida do Bahia pode soltar o grito de gol preso na garganta. O lateral João Pedro dribla dois adversários, corta para o meio e chuta. A bola bate na defesa do Vasco e sobra para Zé Rafael, na entrada da área. O meia do Bahia acerta um belo chute no ângulo de Martín Silva. Um golaço. Aos 20, o Tricolor quase amplia o placar. Zé Rafael toca para Edigar Junior na entrada da área. O atacante domina e chuta forte. A bola passa à direita do gol da equipe carioca. Dois minutos depois, Edigar Junio avança pela esquerda, invade a área e chuta cruzado. A bola bate na defesa e sobra para Vinícius, que rola para João Pedro, mas o lateral é travado. O segundo demorou a sair. Aos 24 minutos, Vinícius bate falta na área, Edigar Junio sobe livre e cabeceia no contrapé de Martín Silva. E o Bahia não diminuía o ritmo. Aos 26, Élber recebe a bola na área, pela direita, e ele chuta cruzado. Paulão evita o gol. No rebote, a bola fica com Martín Silva. O Bahia criava chances de gol com facilidade. Aos 34 minutos da primeira etapa, mais uma vez Élber na área, pela direita, e ele chuta cruzado. O zagueiro Paulão, de novo, evita o gol. Aos 43, o Bahia voltou a assustar. Em uma cobrança do escanteio, a bola fica na área e os jogadores do Bahia não conseguem finalizar. Na sequência, a defesa do Vasco afasta. 

O Bahia começa bem o segundo tempo. Logo aos 2 minutos, João Pedro avança pela direita e cruza rasteiro. Élber recebe livre na área, dribla o zagueiro Desábato e bate para o gol. Martín Silva salva o que seria o terceiro gol. Mas, aos 4 minutos, o Tricolor marca mais um. Zé Rafael rouba a bola no meio campo, avança e passa para Vinicius na entrada da grande área que chuta colocado, a bola bate na trave e entra. Aos 6 minutos, falta pro Vasco. Pikachu bate da esquerda e joga a bola na área. Douglas sai do gol e tira de soco. Léo completa a jogada e afasta. Aos 20 minutos, o Vasco chega mais uma vez. Pikachu cobra falta pela direita, e Erazo consegue cabecear, mas a bola sai fraca, e Douglas defende no meio do gol. Aos 22, foi avez do Bahia. Em cobrança de falta, Vinícius encontra Élber na entrada da área, domina e chuta, mas a bola bate na defesa vascaína. Com 30 minutos, depois de uma troca de passes, João Pedro recebe e bate cruzado. Martín espalma, Edigar Junior pega rebote quase na pequena área, mas se atrapalha ao finalizar. Aos 44,  cobrança de falta para o Vasco. A bola fica viva na área do Bahia. Paulão chuta, e Kelvin pega o rebote e acaba chutanno travessão. Na parida de volta, no dia 16 de julho, o Bahia pode perder por dois gols de diferença que, mesmo assim, garante vaga para as quartas de final da Copa do Brasil

CONTINUE LENDO


Populares protestam contra demolição de borracharia em Brumado

As placas já foram removidas pela Secretaria de Infraestrutura do município (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Algumas placas foram colocadas no entulho da antiga borracharia que foi demolida entre as Ruas Exupério Pinheiro Canguçu e Rua Prudente Leite, para protestar contra a demolição da Borracharia Meira, do empresário Osmani da Silva Meira, de 48 anos, o popular “Osmani da Borracharia”, em Brumado. As placas foram fixadas no chão e no entulho para apoiar o borracheiro após a derrubada do empreendimento. Com frases, "Olha o que ele fez! Absurdo!", a manifestação reprovou a ação da Justiça Federal, e que teve o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado. A mensagem de protesto também dizia. "Aqui residia e trabalhava 5 pais de família e o ditador acabou com os sonhos de todas elas". O borracheiro Osmani, que ocupava o local com outros 5 funcionário, disse que a situação é dramática porque o município apoiou a demolição do local e agora acaba de lançar o edital para o alargamento da rua. "Trabalhei aqui mais de 20 anos, e ninguém nunca me questionou sobre irregularidades, o terreno é do DNIT, e agora a prefeitura me tomou na cara dura", argumentou o borracheiro. A manifestação foi organizada por populares e amigos do borracheiro, um dos integrantes, que preferiu não se identificar, explicou o motivo do protesto. "Temos tantas coisas importantes na cidade para resolver, porquê tirar o pão de cada dia dos cinco pais de família. Isso é um desrespeito com o cidadão", disse contrário a demolição.

Trabalhei aqui mais de 20 anos, e ninguém nunca me questionou sobre irregularidades (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Por outro lado, há quem ver a demolição e a obra de alargamento da via como o futuro da infraestrutura em Brumado. "A borracharia estava ali há 20 anos, Brumado é uma cidade mal planejada, veja as ruas dos bairros mais antigos, nossas calçadas. Se o terreno não era privado, e sim do DNIT, porquê não o município não solicitar o espaço e utiliza-lo para o bem comum de todos", questionou um morador do bairro Feliciano Pereira Santos, próximo a borracharia. A Prefeitura Municipal ingressou na Justiça, com a Ação contra o borracheiro, pedindo a devolução do terreno, que então pertencia ao DNIT, ação está que foi cumprida no último dia 04 de maio. O município alega que a demolição foi necessária para adequar a rua às exigências das novas leis do município. Na manhã desta quarta-feira (09), máquinas da prefeitura já estavam trabalhando para o alargamento da via com uma camada asfáltica.

Se o terreno não é privado, o município pode solicitar o espaço e utiliza-lo, diz os moradores (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


LEM: Dois mestres de capoeira são presos suspeitos de estuprar alunos com idades entre 10 e 20 anos

Foto: Divulgação

Dois mestres de capoeira foram presos suspeitos de abusar sexualmente de pelo menos dez alunos, com idades entre 10 e 20 anos, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Eles foram detidos na terça-feira (8), e apresentados pela polícia na manhã desta quarta (9). A dupla, que não teve as identidades reveladas, ensinava em um projeto social do município. Era no local onde eram oferecidas as aulas que eles aliciavam as crianças e adolescentes. De acordo com a polícia, os suspeitos enganavam as vítimas e as levavam para a casa de amigos e hotéis, onde cometiam os abusos e estupros. Depois do crime, as crianças e adolescentes eram ameaçados para que não contassem à família. Apesar disso, uma das vítimas contou ter sofrido abuso sexual ao pai, que procurou a polícia para registrar a queixa. A partir daí, as investigações começaram e os dois suspeitos foram presos. Um dos homens é professor da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e foi detido durante o trabalho. O outro homem foi preso em casa. Eles foram levados para a delegacia e vão responder pelos crimes de estupro de vulnerável e ameaça. Em nota, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães informou que pediu exoneração imediata do suspeito que é servidor publico e disse que não concorda e não compactua com esse tipo de comportamento.



‘Agora Pare, Pegue no Bumbum’: Música de ‘É O Tchan’ é pichada em sinalização de trânsito

Foto: TV Verdes Mares / Reprodução

Além de ser um dos grandes hits da banda “É O Tchan”, a música “Pega no Bumbum” caiu na graça de alguns pichadores do Ceará. Conforme informado pelo G1, uma sinalização de “pare”, no chão da Rua Coronel Ferraz, em Fortaleza, foi acrescida de parte da letra da canção que diz: “Agora pare. Pegue no bumbum”. Uma testemunha teria afirmado que os responsáveis pelo ato moram perto, “tomaram cerveja a noite inteira, botaram boneco, picharam a rua e foram embora". Após saber do ocorrido por meio de uma ligação feita para o 190, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) enviou uma equipe ao local para apagar os escritos. "Isso é uma infração ao Código Penal, porque está danificando o patrimônio público. Em caso de flagrante podemos adotar um procedimento de apreensão do autor. Essa atitude é um ato de vandalismo que pode confundir a sinalização", afirmou Disraelli Brasil, gerente responsável pelo órgão.