ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2020"

Famílias vivem em área com risco de desabamento em bairros de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores dos bairros Dr. Juracy e Malhada Branca, em Brumado, convivem com o medo do desabamento das moradias com as chuvas. A Defesa Civil do município identificou ao menos 3 famílias em casas com situação de risco, segundo afirmou nesta quarta-feira (15), Márdio David Alves, coordenador do órgão. No bairro Dr Juracy, o problema atinge a Rua Aloísio de Castro Gomes. A Prefeitura diz que a família na qual teve parte da casa destruída pela chuva que caiu durante a madrugada de hoje (15) já foi removida para outras residências de parentes. As moradias com risco de desabamento foram identificadas, e uma delas está bem próxima da família que perdeu a casa. O 97NEWS visitou a outra residência e falou com a moradora Maria Aparecida, de 36 anos. Segundo ela, morando a três anos no local, há cerca de dois, vem percebendo enormes rachaduras na casa e teme que a estrutura caia em cima de sua família. "A Defesa Civil veio aqui hoje [15] de manhã e pegou meus dados e disse que eu tinha que sair da casa, mas não tenho pra onde ir. Só se eu alugar uma, mas sou diarista e por conta do coronavírus, estou sem poder trabalhar. Meu marido e servente de pedreiro e esta na mesma situação, o que temos é só para comer", afirma a moradora. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com uma filha de 11 anos em casa, a diarista teme pela vida da filha. "Minha filha acompanhou todo o drama da outra família que perdeu a casa aqui em nossa rua. Ficamos a madrugada toda vendo a situação deles, e meu medo é que aconteça o mesmo aqui em casa. Não dormimos esta noite com medo, minha filha já criou um trauma e não quer ficar aqui mais", disse Aparecida a reportagem. Questionada se a Defesa Civil vai remover a família e coloca-la em um local seguro, ela diz não saber. "Eles não nos deram uma resposta, apenas vieram aqui, tiraram fotos e pediu pra que eu dormisse na casa de parentes quando estivesse chovendo muito, apenas isso", contou a moradora. Quem puder ajudar a família da Maria Aparecida pode entrar em contato com ela pelo telefone 77 99900-8609.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Previsão aponta mais chuva em Brumado nesta quarta-feira (15)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A quarta-feira (15) do brumadense deve ser de mais chuva e tempo nublado durante o decorrer do dia. Conforme os dados apresentados pelo site da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), são esperados até 43 mm de precipitação acompanhada de ventos que devem chegar a 10 km/h. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o dia deve permanecer parcialmente nublado com a presença do sol em alguns horários do dia, podendo chover de forma rápida na parte da noite. Quanto a isso, a probabilidade chega a 39% de chance de precipitação. Para hoje, o percentual de umidade relativa do ar, que diz respeito à quantidade de vapor de água presente na atmosfera, varia entre 39% e 44%. As temperaturas também variam no decorrer do dia na Capital do Minério. Durante o início da tarde, os termômetro chegaram a marcar 28°. No período da noite, a expectativa é de redução da temperatura e são esperadas mínimas de até 20°.



Alba reconhece 'Estado de Calamidade Pública' em Brumado por conta da pandemia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Devido ao agravamento da crise provocada pela pandemia da Covid-19, a prefeitura de Brumado decretou Estado de Calamidade Pública, já que o município tem alguns casos positivos da doença. O comunicado foi passado a Assembleia Legislativa da Bahia, que, em sessão remota na última terça-feira (14), reconheceu o decreto e estendeu juntamente os seus efeitos para 85 municípios do estado. O decreto irá proporcionar à Prefeitura ampliar as ações visando amenizar a crise. A medida garante a flexibilização do orçamento anual e das metas fiscais, neste caso, possibilitando o manejo de recursos a ações na área de saúde e educação que visem o combate à proliferação e contenção da Covid-19.



Bom Jesus da Lapa: Mãe é suspeita de tentar matar filho com palito de espetinho logo após o parto

Foto: Reprodução l Sudoeste Bahia

Uma mulher é suspeita de tentar matar o filho logo após o parto, em Bom Jesus da Lapa. A vítima nasceu em casa, no dia 01 de abril. Segundo o site Sudoeste Bahia, a mãe escondeu a gravidez durante os nove meses. Após realizar o parto, sozinha em casa, ela teria usado um palito de espetinho para perfurar a criança e como o bebê resistiu ela ainda tentou asfixiá-lo com uma sacola cheia de lixo, momento em que seu marido chegou ao imóvel e resgatou a criança. O recém-nascido apresentava ferimentos graves, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional do Oeste, na cidade de Barreiras, onde permanece internado. Segundo a 24ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (24ª Coorpin), a mulher alega que não sabia que estava grávida. Um inquérito foi aberto e a jovem deverá ser indiciada pela tentativa de infanticídio. 



Mandetta avisa que será demitido esta semana

Foto: Reprodução

Em conversa que teve tom de despedida com sua equipe na noite de terça-feira (14), após a entrevista coletiva da qual participou no Palácio do Planalto, o ministro da  Saúde, Luiz Henrique Mandetta, avisou sua equipe que Jair Bolsonaro procura um nome para substituí-lo. Segundo a Folha de S.Paulo,  Mandetta avisou que combinou de esperar a escolha do substituto e de ficar até a exoneração de fato ocorrer. Mandetta esteve presente na reunião do conselho, com Bolsonaro e os demais ministros. Segundo relatos, o chefe da Saúde ficou em silêncio durante todo o encontro. Durante a pandemia do coronavírus, Mandetta e Bolsonaro têm defendido opiniões antagônicas sobre a prevenção e controle da doença. Bolsonaro se opõe ao isolamento social defendido pelo Ministério da Saúde em consonância com toda a comunidade médica e a  Organização Mundial da Saúde. Bolsonaro também tentou impor, contra toda evidência científica, o uso da hidroxicloroquina como medicamento para a cura da doença. As divergências entre o ocupante do Planalto e o ministro se tornaram públicas e assumiram tom de conflito aberto. 



Bahia registra 26º óbito por Covid-19

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, na terça-feira (14), mais um óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A 26ª morte foi de uma paciente de 62 anos, residente em Itapé, com histórico de cirrose, hepatite B e cardiopatia. Ela estava internada em um hospital público em Ilhéus desde 3 de abril, vindo a falecer em 10 de abril. A data da coleta para o diagnóstico da Covid-19 foi em 11 de abril e o resultado confirmatório foi divulgado no dia seguinte, sendo que a investigação epidemiológica foi concluída terça.



Polícia apreende 3 vans de transporte clandestino em Livramento de Nossa Senhora; os passageiros vieram de São Paulo

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na noite de terça-feira (14), policiais militares da 46ª CIPM apreenderam 3 vans em Livramento de Nossa Senhora. Segundo a PM, os veículos vieram de São Paulo com destino a região Sudoeste e Chapada Diamantina. As vans foram interceptados no Bairro Estocada. Ainda segundo a Polícia, dentre os ocupantes, quatro desembarcariam em Livramento e os demais nas cidades de Paramirim,  Érico Cardoso e Rio de Contas. Os passageiros foram levados para a unidade da UPA 24h para exames preliminares e aferição da temperatura corporal. As vans foram apreendidas e os proprietários irão sofrer as medidas cabíveis. Conforme a PM, mesmo com as determinações dos governos Federal, Estaduais e Municipais, a atividade irregular, que, inclusive, é uma desobediência às barreiras sanitárias, coloca em risco a vida das pessoas.

Foto: Divulgação


Parte de casa desaba no Bairro Dr. Juracy, em Brumado; ninguém ficou ferido

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma casa desabou na madrugada desta quarta-feira (15), na rua Aloísio de Castro Gomes, bairro Dr. Juracy, em Brumado. O desabamento foi por volta das 00h20. Vizinhos ajudaram no resgate às vítimas. Chovia na hora do desabamento, e pode ter colaborado com o desabamento. Um dos moradores da casa, Florisvaldo da Silva, de 62 anos, estava no quarto dormindo na hora do acidente. "Era por volta de meia noite, e eu estava dormindo no quarto. De repente desabou o telhado em cima de mim. A mão de Deus segurou os escombros e só atingiu minhas pernas, mas não tive nada, apenas arranhões", conta Silva. Na residência, além de Florisvaldo, havia sua esposa, filho e neto. Todos estavam na sala, e não foram atingidos. "O desabamento atingiu apenas os dois quartos. Agradeço aos vizinhos que junto com meu filho me ajudaram a sair dos escombros e graças a Deus estou bem", conta Silva.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A esposa de Florisvaldo conta que, no momento do acidente, achou que sua família havia sido atingida. "Eu já me preparava para deitar, mas como eu fumo, sentei na sala e fiquei com meu filho e meu neto de 17 anos. Quando me levantei do sofá para ir deitar, só ouvir um estalo e saímos correndo", explica Maria Dinalva de 63 anos. Já do lado de fora, ela saiu pedindo socorro e gritou pelo companheiro. "Quando chamei por ele, ele respondeu bem baixinho, foi quando eu pensei tá soterrado. Ai foi um desespero e os vizinhos logo vieram e tirou ele apenas com arranhões graças a Deus", disse ao 97NEWS a diarista. O barulho do desabamento assustou moradores da vizinhança. "Estava dormindo e acordei assustada, apavorada. A gente saiu correndo para fora para ver o que tinha acontecido, tinha muita poeira. O susto foi grande", relata a vizinha. Com a casa danificada e desempregados, a família busca agora recursos para poder reerguer o imóvel. "Nós estamos sem moradia, a família inteira está desempregada e não sabemos o que fazer", lamenta Dinalva. Para doações à família ligue (77) 99701-5952, falar com Tatiane. 



Brumado registra 464 notificações de Covid-19, o novo coronavírus

Foto: Divulgação

Brumado registra 464 casos notificados do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, 8 casos continuam confirmados, o que representa 1,03% do total de casos notificados. 34 foram descartados e 2 aguardam resultados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (14). Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. Na Bahia, o coeficiente de incidência por 1 milhão de habitantes também foi maior nesta faixa etária (119,06/ 1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer passou a ser maior entre os adultos jovens, seguida da faixa de 30 a 39 anos (96,77). Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. 



Mandetta não participa de algumas coletivas sobre situação do coronavírus

Coletiva de hoje a tarde - Foto: Reprodução l TV Brasil

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi desfalque das últimas coletivas realizadas no Palácio do Planalto para discutir a situação do coronavírus no Brasil, apesar da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) colocar o médico entre os possíveis participantes horas antes. O caso acontece após o ministro dar uma entrevista à Globo, em que afirmou esperar "uma fala unificada e o fim da dubiedade" entre suas orientações e as do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a respeito das medidas de combate à expansão da pandemia do coronavírus. Na tarde desta terça-feira (14), o Ministro voltou a falar com a imprensa sobre como anda a pandemia no país, mas se esquivou das perguntas feitas pela imprensa sobre 'divergências' com o presidente Jair Bolsonaro. Mandetta defende o isolamento social e pede que a população permaneça em casa. Em contrapartida, o presidente da república, defende a retomada do comércio no Brasil, temendo um forte impacto na economia brasileira.



Coronavírus: Três vacinas já estão em fase de testes em humanos, diz OMS

Foto: Reprodução

De acordo com um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), setenta vacinas contra o coronavírus estão em desenvolvimento em todo o mundo. Dessas, três já estão em fase de testes em humanos. A mais avançada no processo clínico é um imunizante desenvolvido por uma empresa com sede em Hong Kong que desenvolve e fabrica produtos e vacinas biológicos, em parceria com o Instituto de Biotecnologia de Pequim. As outras duas candidatas em teste foram desenvolvidas separadamente pelas farmacêuticas americanas. A CanSino recebeu no mês passado a aprovação regulatória chinesa para iniciar os testes em humanos com sua vacina. A Moderna recebeu aprovação regulatória da FDA, agência americana que regula medicamentos, para avançar rapidamente para testes em humanos em março. A aprovação permitiu que a Moderna “pulasse” anos de testes em animais. Em geral, essa etapa é uma norma no desenvolvimento de vacinas. Já a Inovio começou seus testes em humanos na semana passada. As demais candidatas, incluindo vacinas em desenvolvimento por gigantes farmacêuticos como Sanofi e Janssen (braço farmacêutico da Johnson & Johnson) estão em fase pré-clínica. O progresso das vacinas contra o novo coronavírus está ocorrendo a uma velocidade sem precedentes na história. Normalmente, o tempo necessário entre o desenvolvimento de uma vacina e sua chegada ao mercado varia de 10 a 15 anos. No caso do novo coronavírus, a expectativa é já ter um imunizante aprovado e disponível para uso em até um ano e meio.



Coronavírus faz mais duas vítimas na Bahia; número de mortes vai a 24 no estado

Foto: 97NEWS

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou mais duas mortes causadas pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado nesta terça-feira (14). O 23º óbito foi de uma paciente de 82 anos, residente no munípio de  Belmonte, que estava internada em um hospital em Porto Seguro desde o último dia 4 de abril. A paciente era portadora de diabetes e hipertensão arterial. O 24º óbito foi de uma mulher de 95 anos, residente em Salvador, que estava internada desde o último dia 11 e veio a óbito no último domingo (12). A paciente era portadora de diabetes, doença cardiovascular crônica e doença neurológica crônica.



Brumadense que testou positivo para coronavírus em Abaíra esteve em Brumado no último fim de semana

Foto: Composição l 97NEWS

O brumadense que testou positivo para o Covid-19 no município de Abaíra, na Chapada Diamantina, esteve em Brumado no último final de semana. A informação foi dada pelo secretário de saúde, Claudio Feres, ao 97NEWS na tarde desta terça-feira (14). Na segunda-feira (13) o secretário chegou a afirmar que o jovem de 25 anos não havia tido contato com a família e amigos em Brumado. Mas segundo o secretário, o jovem mentiu, e esteve na cidade por três dias. "Assim que passei a informação para vocês que havia ligado para o jovem e questionado se ele havia tido contato com alguém de Brumado, o mesmo afirmou que não. Mas logo depois, tive a informação de que duas pessoas tiveram contato com ele no último final de semana", relatou Feres. De acordo com o secretário, o rapaz que atualmente trabalha em uma mineradora de Abaíra, veio para Brumado na sexta-feira (10) e permaneceu no sábado (11), domingo (12) e só foi embora na segunda-feira (13) pela manhã. "Em contato com a sogra dele, ela me confirmou que ele esteve na cidade e teve contato com amigos e a família. Hoje a tarde [14], tentei contato com ele novamente e não consegui. Então peço, se você teve contato com este rapaz, contate a Central de Informação da Sesau para darmos todo o suporte", alerta o secretário municipal de saúde que ainda destaca a possibilidade do jovem ter vindo em Brumado em outra data anterior, na fase de sua quarentena. "Então se você teve contato com ele, nos passe a informação para que possamos de maneira correta acompanhar os dados de casos. Os primeiros casos de Brumado, nós tivemos êxito, porque os pacientes nos passaram os dados corretamente, e assim, acompanhamos de perto toda a quarentena", disse ao 97NEWS Claudio Feres. Ele ainda chama a atenção aos que tiveram contato com o jovem, no qual podem está com o vírus e precisam de todos os cuidados necessários. "Se esse paciente transmitiu para alguém de Brumado, nós precisamos correr atrás desse tempo já perdido, e identificar se tem alguém com os sintomas", afirma Feres. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau) de Abaíra, o jovem testou positivo no dia 1º de abril e nesta terça-feira (14) encerra sua quarentena. Conforme a secretaria municipal da cidade, o jovem está bem e não precisou ser hospitalizado. Em vídeo, o prefeito de Abaíra, Edval Luz Silva, chamou a atenção dos pacientes notificados e que assinaram o termo de responsabilidade. Conforme o gestor, eles não estão ficando em casa. "Eu quero deixar bem claro que as pessoas que assinaram o termo de quarentena e não estão ficando em casa, essa pessoa pode responder criminalmente, devido ao descumprimento das medidas de proteção contra o coronavírus". alertou o gestor. A Central de Informações em Brumado funciona 24h por dia nos telefones (77) 99961-0131 / (77) 99961-0107 / (77) 99961-0110 / (77) 99961-0115 / (77) 99961-0402. 



Idoso de 77 anos morre após se envolver em grave colisão na cidade de Livramento de Nossa Senhora

Foto: 97NEWS

Um idoso de 77 anos morreu após se envolver em uma colisão na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Segundo as primeiras informações, ele dirigia um Ford Escort quando foi atingido por um Volkswagen Gol. O veículo saiu da pista na Avenida Paramirim, próximo ao bairro Taquarí, e o Escort acabou capotando. A vítima que não teve o nome divulgado, morreu no local. O acidente aconteceu no início da tarde desta terça-feira (14), por volta de meio-dia. Com a batida, a vítima ficou presa às ferragens. O motorista do Gol, e outros passageiros, tiveram ferimentos leves e também foram encaminhados a unidade hospitalar da cidade. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência. O corpo do idoso foi encaminhado ao IML de Brumado.



Polícia Militar apreende cerca de 25 pássaros silvestres em Livramento

Foto: Divulgação l Polícia Militar

A Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora apreendeu na última segunda-feira (13), cerca de 25 pássaros silvestres no Bairro Taquari. Ao 97NEWS, a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM) informou que a apreensão aconteceu durante patrulhamento no referido bairro. Segundo a PM, indivíduos estavam na calçada de uma residência quando foi dada voz de abordagem e dois desses indivíduos fugiram, adentrando em uma edificação. No local, foram encontrados pássaros silvestres de diversas espécies: totalizando e 20 gaiolas. O proprietário da residência foi conduzido à Delegacia de Livramento, juntamente com os pássaros, para que sejam adotadas as ações legais cabíveis.



Brumado: Projeto social 'Ação do Reino' inicia campanha de arrecadação para ajudar famílias carentes

Foto: Divulgação

O projeto social "Ação do Reino", iniciou uma campanha para ajudar famílias carentes em meio a pandemia do covid-19, o novo coronavírus. Além disso, o projeto também prevê arrecadação de produtos de higiene pessoal. Para ajudar, entre em contato pelo telefone 77 99978-7786. "As famílias cadastradas no nosso projeto necessitam de recursos para passarem por esse período complexo a pandemia. Juntos podemos fazer muito mais, Deus vos abençoe!". 



Brumado: Sindsemb realiza a campanha 'Isolamento Social sem fome'

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb) está realizando a campanha "Isolamento Social sem fome". A ação tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para doação a famílias com  trabalhadores informais que precisam estar em isolamento em decorrência da Covid-19. As doações podem ser entregues na sede do Sindsemb, na Rua Antônio Pinheiro Cangussu, n° 285, no centro de Brumado. Telefone (77) 9.9997-3117.



Bolsonaro tira Mandetta de ações contra o coronavírus

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (14), o governo federal criou um grupo de trabalho para discutir diretrizes para a retomada das atividades afetadas pelo novo coronavírus. Segundo o Blog do Paulo Henrique Amorim, o grupo terá representantes de 16 ministérios, segundo resolução publicada no Diário Oficial da União. Farão parte do colegiado, coordenado pela Casa Civil, os ministérios de Relações Exteriores, Defesa, Economia, Infraestrutura, Agricultura, Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Turismo, Desenvolvimento Regional, Controladoria Geral da União, Secretaria Geral, Secretaria de Governo, Segurança Institucional e Advocacia-Geral da União. Portanto, o Ministério da Saúde, comandado por Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), ficou de fora. Entre as atribuições listadas pelo grupo de trabalho, está a proposição de "ações estruturantes, atos normativos e medidas legislativas para a retomada das atividades afetadas pela Covid-19 em âmbito nacional"; a articulação com estados, municípios e empresas para a elaboração de propostas com o mesma finalidade; e a discussão de medidas da infraestrutura com foco em obras públicas e parcerias com o setor privado.



Brumado: Adab chama a atenção para o abate clandestina de carne durante pandemia do Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A partir deste mês, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Vigilância Sanitária Municipal vão dar início às atividades de combate ao comércio de carne clandestina, e seus derivados, em Brumado. Os trabalhos tem como objetivo de coibir o comércio de carne clandestina durante a pandemia do novo coronavírus. O veterinário e gerente da Adab/Brumado, Clemente Fernandes, disse que o órgão está tentando, juntamente com o apoio da prefeitura municipal, fazer bloqueios para coibir a comercialização dessas mercadorias. “Precisamos, de uma vez por todas, dá fim nisso. Vamos começar a fazer barreiras em volta dos mercados e dos açougues. Aquele que continuar vai responder perante a lei, podendo até ser preso pra deixar de ser bandido. É um desafio muito grande”, comentou Fernandes. De acordo com o veterinário, serão realizadas blitzes para flagrar os abatedouros clandestinos de surpresa. “Os culpados serão autuados, multados e presos, além de queimar esses produtos. Estão matando no mato e os produtos estão entrando nos estabelecimentos na calada da noite. É preocupante. Nosso trabalho envolve saúde, mas o clandestino insiste em nos desafiar”, alertou.



Uso de máscara se torna obrigatório em empresas na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo do estado sancionou nesta terça-feira (14) o projeto de lei que torna obrigatório o uso de máscaras no local de trabalho para funcionários, servidores e colaboradores de empresas públicas e privadas da Bahia. A lei vale durante o período de ações de enfrentamento ao novo coronavírus. O texto também dita que patrões do setor público, industrial, comercial e bancário estão obrigados a fornecer gratuitamente máscaras de proteção e locais para higienização das mãos com água corrente e sabonete líquido ou disponibilizar pontos com álcool gel a 70%. Também ficará a cargo dos patrões a exigência e o incentivo do cumprimento do uso das máscaras. A lei passa a valer na próxima sexta-feira (17) e o descumprimento por funcionários ou empresários acarretará em multas que serão revertidas em ações de combate a Covid-19. A obrigatoriedade de uso de máscaras de proteção vale para quem trabalha em estabelecimentos públicos, comerciais, bancários, rodoviários, metroviários e de transporte de passageiros, na esfera privada e também na administração pública. Na indústria baiana, devem se adequar ao uso das máscaras, os funcionários e colaboradores dos estabelecimentos que realizem atendimento ao público.