ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2020"

Brumado: PRE realiza balanço de acidentes do mês de março

Foto: Divulgação

Esta semana, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) divulgou o balanço de acidentes do mês de março, nas rodovias da região. Segundo a PRE, durante todo o mês, os policiais intensificaram as ações nos diversos postos de fiscalização e controle de trânsito, além de abordarem com foco no enfrentamento ao tráfico de drogas, armas de fogo e uso de bebida alcoólica. Nesse período, foram registrados 32 acidentes com 04 mortes. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a PRE registrou o mesmo número de acidentes totais, porém com um aumento de 02 mortes. A maioria aconteceu na região de Brumado e no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu. 



Bahia registra quarto óbito pelo novo coronavírus (Covid-19)

Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, nesta sexta-feira (3), o quarto óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. O paciente era um homem de 79 anos, com comorbidades associadas. Ele estava internado em um hospital privado da capital, Salvador, desde 15 de março. Até o boletim da última quinta-feira (02), a Bahia registrava 267 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 4,1% do total de casos notificados. Até o momento, 1763 casos foram descartados. Ao todo, 43 pessoas estão curadas e 33 encontram-se internadas.



Prefeito de Caculé suspende quarentena e através de Decreto autoriza a reabertura do comércio

Foto: Divulgação

O prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), por meio de Decreto autorizou a reabertura do comércio na cidade na última quarta-feira (1º). Segundo o gestor, o decreto prevê, durante os atendimentos, a adoção de diversas medidas de higiene e sanitária com vistas a impedir a propagação do vírus. "Os comerciantes deverão utilizar máscaras e disponibilizar álcool gel para os consumidores, bem como manter um distanciamento seguro entre as pessoas", diz no documento. De acordo com o prefeito da cidade, o município vai continuar em estado de emergência, mas liberando aos poucos e com certas restrições. No boletim de quarta, Caculé estava com 228 casos suspeitos de coronavírus. 69 deles estão sendo monitoradas de perto pela Secretaria de Saúde, porém ainda não há nenhum caso confirmado em Caculé. “Estamos preocupados porque há casos confirmados em cidades vizinhas. Mas, nós como gestores, sofremos uma pressão muito grande e a gente sabe que o comércio precisa funcionar. Com a reabertura do comércio e a circulação de pessoas, a gente sabe que não estamos livres de aparecer algum caso”, declarou. 



MP vai evitar candidatos 'turbinados' com verba de fundo partidário

Foto: Reprodução

Na tentativa de prevenir irregularidades e evitar a concentração do fundo partidário nas eleições municipais deste ano, o Ministério Público Eleitoral busca convencer os partidos a assinar uma carta de intenções em que se comprometam a manter “boas práticas” durante a campanha. Entre as discutidas, está a proposta para que as legendas garantam que irão distribuir melhor o fundo entre os seus candidatos, lançar candidaturas femininas reais e competitivas, combater o caixa dois e contratar empresas fornecedoras que assegurem sua efetiva prestação de serviços. A discussão foi anterior à crise do novo coronavírus e depende que o fundão não seja usado para combater os efeitos da pandemia, como sugeriu o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A fiscalização de uso do fundo eleitoral, que este ano será de R$ 2 bilhões distribuídos por todo o país, preocupa autoridades para as eleições municipais deste ano. A atual legislação exige que 30% das candidaturas sejam do sexo feminino e que 30% do fundo eleitoral seja destinados a candidatas mulheres. Esse fundo, custeado pelos cofres públicos, foi criado para financiar campanhas após a proibição da doação de empresas, decidida pelo Supremo Tribunal Federal em 2015.

 



Brumado: Esgoto estourado causa transtornos aos moradores de bairro Dr. Juracy

Foto: Leitor l 97NEWS

Os moradores do bairro Dr. Juracy, em Brumado, estão insatisfeitos com o esgoto que está vazando há várias semans na Rua Marquesa dos Santos. O cano estourado jorra água suja na porta das residências e a comunidade alega que já está sofrendo com problemas de saúde devido a pandemia. Pelo menos é que garante uma moradora da rua que esta com medo devido a situação do coronavírus. “O esgoto que está estourado bem na minha porta. Eu já reclamei demais, meus vizinhos já reclamaram. Todo mundo já reclamou e eles nunca vieram ajeitar”, explicou. O problema também está comprometendo os negócios dos comerciantes da região. “A gente não tira a razão do pessoal. Quem vai comprar alimento numa situação dessa aqui?”, desabafou um comerciante.

Foto: Leitor l 97NEWS


Brumado: Após recomendações de isolamento social no município, igrejas usam as redes sociais para transmitir celebrações

Foto: Reprodução l Rede Social

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus e com o isolamento em casa, as redes sociais estão ainda mais frequentadas. Em um espaço onde tantas fake news são espalhadas, existe também a opção de encontrar conforto e esperança para enfrentar a crise causada pela doença. Após a suspensão das missas e cultos, como medida de prevenção para evitar a propagação da Covid- 19, os padres e pastores estão online para atender os fiéis. O movimento nas redes sociais durante as orações é tão grande, que até surpreendeu os religiosos. Para o padre Cleonídio Alves, foi muito difícil o momento da suspensão das missas. “É para o bem deles, para saúde. Mas ficar sem eucaristia não é fácil. Fiquei impacto e até um pouco triste de rezar com a igreja vazia. Mas o bondoso Deus nos livrará logo dessa pandemia,” disse. O sacerdote já usava a internet para refletir o evangelho, mas não com frequência. Agora quase todos os dias está ao vivo. “Assim vai acontecer durante toda Semana Santa porque não tem outra alternativa. Convidamos os fiéis para, nos horários das celebrações, estarem em família acompanhando e celebrando” , comenta. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Para o pároco, essa é uma fase de adaptação em que os fiéis são convidados a vivenciar uma igreja doméstica. “A resposta está sendo bastante positiva”, completou. A comunidade católica deverá colocar um ramo na frente de suas casas para celebrar o Domingo de Ramos e, simbolicamente, estar em comunhão. As igrejas evangélicas também estão online e usam as redes sociais para realizar os cultos e percebeu a grande participação das pessoas. “Eu creio que fomos pegos de surpresa, todos os segmentos, crianças jovens e adultos, todos de surpresa da disseminação do coronavírus no mundo. Como igreja nos sujeitamos as medidas do governo, prefeito, autoridades da saúde, conforme as recomendações fomos atendendo", disse a Pastora Rita Martins do Templo do Milagres. 



Sobe para 295 notificações de casos do novo coronavírus em Brumado, informa Sesau

Foto: Divulgação

O boletim divulgado no fim da tarde desta quinta-feira (2), pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Brumado mostra que os números de casos suspeitos do Covid-19 continuam aumentando. Segundo a Sesau, as notificações chegam a 295 casos do coronavírus. Já os casos confirmados continuam em 5. O número de casos descartados também continua em 7. De acordo com a Sesau, 12 deles aguardam resultados do Lacen de Salvador. O primeiro caso confirmado foi registrado em uma mulher de 35 anos, que fez um voo de Belo Horizonte a Vitória da Conquista. O segundo paciente é uma criança com idade não revelada. A terceira paciente, é uma médica que atende nos municípios de Brumado e Caetité. Já os dois últimos pacientes que deram positivo para o novo coronavírus, a Secretaria de Saúde não deu detalhes de idade e sexo. Na Bahia, já são 267 casos confirmados do novo coronavírus, o que representa 4,1% do total de casos notificados. Até o momento, 1.763 casos foram descartados e houve três óbitos, todos residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quinta-feira (2). Ao todo, 43 pessoas estão curadas e 33 encontram-se internadas.

 



Brumado: Secretaria de Saúde emite Nota de Repúdio após 'fake news' com o nome de médica que atende na UBS do CAIC

Foto: Composição l 97NEWS

Infelizmente, mesmo com campanhas combatendo as "Feke News", as informações falsas são disseminadas rapidamente nas redes sociais. Em Brumado, não tem sido diferente, principalmente quando parte da população permanece em quarentena, e usam o celular quase que diariamente para acessar aplicativos de mensagens e as redes sociais. No meio desse "frenesi digital", algumas pessoas criam as famosas notícias falsas e compartilham na rede. No entanto, ao invés de checar a informação em um site de notícias ou propriamente com a fonte, as pessoas impulsionam a informação que não condiz com a verdade. Esta semana, mais uma fake deixou várias pessoas insatisfeitas e principalmente os profissionais de saúde. É 'Fato' que esta semana uma médica que atende nos municípios de Caetité e Brumado testou positivo para o novo coronavírus. Em Brumado a profissional atendia na Unidade Básica de Saúde Joaquim de Castro Donato, localizada no CAIC -- unidade que inclusive está fechada --. Ela fez o teste, e o exame deu positivo para o Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, a profissional está bem, e encontra-se em isolamento social na sua residência. Mas o que deixou amigos e profissionais chateados, foi a invasão de privacidade das pessoas para com a médica. Assim que saiu o boletim diário da prefeitura informando o número de casos no município, vários 'posts' foram veiculados nas redes sociais com fotos e informações particulares da profissional. Situação esta que preocupa, porque qualquer um pode ser infectado pelo vírus, seja ele branco, pardo, negro, indígena, ou até mesmo de qualquer denominação religiosa e classe social. 

Foto: Reprodução

A pandemia é uma realidade no mundo. Mas a quem interessa saber quem é o paciente? De que bairro ele é?. Isso não importa, provavelmente, boa parte da população vai pegar o vírus, e muitos vão se curar. A preocupação maior das autoridades de saúde, são os idosos e pessoas com comorbidades, pacientes estes que fazem parte do "grupo de risco". Diante da situação, a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) do município e do Comitê de Gerenciamento de Crise da Covid-19, manifestou através de Nota, o seu repúdio contra às inúmeras postagens relativas à médica. "A divulgação de fotos e informações totalmente equivocadas não contribuem em nada para a melhoria do momento delicado em que estamos passamos, muito pelo contrário, trazem prejuízos e também atingem à família da profissional que tanto vem contribuindo para que tenhamos uma saúde de qualidade em nosso município", diz a Sesau na nota. De acordo com a Sesau, atitudes como estas são reprovadas, principalmente em momentos de crise. "Queremos reiterar a nossa reprovação dessas atitudes, que aproveitam o anonimato e o universo das redes sociais para expor pessoas a situações de risco, já que não se pode prever o que pode acontecer nesse momento de tensão". Por fim, a Sesau pediu aos brumadenses que não cometem esse tipo de atitude e que, ao invés disso, façam parte da rede de solidariedade e apoio aos mais vulneráveis, pois eles realmente precisam de nós. "Que a humanização seja a referência e que todos se mantenham em suas residências evitando ao máximo a proliferação do coronavírus", finaliza a Secretaria de Saúde de Brumado.



Jussari: Com medo do coronavírus, prefeito manda pintar frase na entrada de cemitério; 'Fica em casa: Não queremos você aqui'

Foto: Reprodução l Rede Social

Temendo que a população da cidade não obedeça o isolamento social, o prefeito do município de Jussari, Antonio Valete (PSD), mandou pintar no muro do cemitério uma frase que a população nunca vai esquecer. O texto: "Fique em casa: Não queremos você aqui", segundo o prefeito serve como uma campanha contra a disseminação do coronavírus (Covid-19). A ação logo ganhou as redes sociais de todo Brasil, e também virou meme na internet. "De forma lúdica mas com uma mensagem séria a prefeitura de Jussari intensifica campanha de prevenção contra o Coronavírus", disse o prefeito.



Rio do Antônio: Após serem difamadas nas redes sociais, alunas desenvolvem projeto 'Empodera Rio' valorizando as mulheres da cidade

Foto: Divulgação

Segundo pesquisa publicada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 2019, 36% dos adolescentes brasileiros afirmaram ter faltado na escola após ter sofrido cyberbullying por colegas de classe. Esse tipo de violência virtual envolve casos de humilhação, perseguição, intimidação, calúnia e difamação via redes sociais, e-mails e aplicativos de mensagens. Após algumas alunas do Colégio Estadual do Rio do Antônio, a 66 km de Brumado, terem sido difamadas por meio de divulgação de vídeo criado por um perfil fake nas redes sociais, estudantes desenvolveram o projeto "Empodera Rio", com o objetivo de criar empatia e valorizar as mulheres da cidade. Ao descobrirem a existência de um perfil na internet e intrigadas com a situação, as alunas refletiram em sala de aula sobre temas como feminicídio, a percepção da mulher como "sexo frágil" e seus direitos. Elas revisaram obras literárias sobre o meio feminino, que mostram a ascensão da mulher e todas as barreiras enfrentadas até os dias de hoje. Para entender um pouco mais sobre o tema, as alunas conversaram com mulheres idosas e perceberam que diversas histórias contadas por elas poderiam contribuir com a sociedade. Com isso, tiveram a ideia de criar uma página no Instagram para propagar o que ouviram e as impressões que ficaram desse primeiro encontro. Depois de postarem as histórias nas redes sociais, as estudantes viram que muitas pessoas de Rio do Antônio demonstraram interesse em saber mais sobre o tema, questionando sobre as narrativas e esperando por novos textos. A iniciativa inclusive foi finalista no Desafio Criativos da Escola de 2019. Elas expandiram seu conteúdo, passaram a falar sobre as mulheres negras, adolescentes, plus size, e também fizeram palestras em escolas e em um evento aberto com stands de beleza, teatro e música. O projeto vem possibilitando reconstruções e quebra de preconceitos. As alunas aprenderam a valorizar quem são e a questionar sobre o que querem para o meio feminino e a vida em sociedade. Desafio Criativos da Escola é um projeto protagonizado por crianças e jovens. Em 2019, a premiação recebeu 1.443 projetos de todos os estados do Brasil. (Saiba mais aqui)



AABB: Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, e é mundialmente celebrado a 2 de abril. A data levanta a discussão sobre o que podemos fazer, como sociedade, para trazer independência, igualdade, segurança e qualidade de vida para as crianças autistas e suas famílias. Aproveite o isolamento social para refletir um pouco sobre isso. A Associação Atléitca Banco do Brasil (AABB) de Brumado respeita as diferenças! O autismo é uma dificuldade do desenvolvimento infantil. A ONU estima de uma em cada 150 pessoas sofra desta condição. Não existe uma cura, mas alguns métodos de intervenção psicopedagógica têm tido resultados positivos, em particular no controlo de comportamentos específicos, permitindo uma melhor adaptação das crianças e adultos à vida em sociedade.



Covid-19: Sesab indica uso de máscaras artesanais apesar de não ser garantia de contrair o coronavírus

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) começou a recomendar o uso de máscaras artesanais durante a pandemia do novo coronavírus. Em nota técnica do Comitê Estadual de Emergências em Saúde Pública, o pedido é de que é hora de “fazer dessas máscaras uma parte essencial da nossa luta para conter e derrotar essa pandemia”. O órgão da secretaria de Saúde ressalta que as máscaras que são equipamentos de proteção individuais (EPIs), e  são desenvolvidas no princípio de Peça Facial Filtrante (PFF) para reter os materiais particulados, como névoas, poeiras e fumos presentes no ambiente. Esses são EPIs com diferentes graus de barreira mecânica. “Máscaras artesanais podem ser usadas pela população, sejam elas compradas em lojas ou caseiras – sempre que se esteja em contato com o público. Existem boas razões para acreditar que as máscaras caseiras ajudem muito. Hong Kong, Mongólia, Coréia do Sul e Taiwan, a população vem fazendo uso de máscaras em público”, diz a nota. As máscaras, mesmo artesanais, podem se comportar como uma barreira mecânica, como o uso da dobra do cotovelo ao se espirrar, e assim impedir que gotículas possam infectar outras pessoas. Dessa forma, é recomendado o uso de barreiras mecânicas adicionais como máscaras não-médicas. A nota assinada pelo presidente do Comitê Estadual de Emergências em Saúde Pública Antônio Carlos Albuquerque Bandeira reforça que as recomendações podem ser revistas em razão de publicações e estudos científicos, durante a vigência da pandemia.



Coronavírus: Após reunião com Sesau, presidente da CDL de Brumado diz que 'não é momento para reabertura de comércio'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após reunião com a Secretaria de Saúde (Sesau) do município esta semana, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, Manoel Messias, declarou que não teve uma resposta muito positiva sobre a possível reabertura do comércio local, mesmo com as quase 300 assinaturas em uma petição on-line assinada pelos empresários da cidade. Segundo ele, em resposta há alguns dos seus questionamentos, o secretário de saúde Claudio Feres mostrou que o município ainda não atingiu a curva prevista pelas autoridades de saúde, se referindo aos casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). "Embora muitos queiram a reabertura do comércio, as previsões ainda são de isolamento", ressaltou o presidente da CDL. "Nós ouvimos do secretário que a cidade não teve  ainda o pico da epidemia, então é necessário prudência em isolamento devido ao número de casos e a falta de exames para que se chegue ao número exato de infectados", relata Messias. De acordo com Manoel é preciso diminuir a circulação de pessoas nas ruas, o que segundo ele, não tem acontecido com efetividade em Brumado. "Na semana passada, eu observei que as lotéricas e alguns bancos estavam mantendo a distância entre as pessoas. Mas o cenário de segunda-feira para cá, já foi diferente, os idosos recebendo dinheiro nas lotéricas bem mais próximos uns dos outros. Então isso é preocupante, é isso que o executivo quer evitar", comenta o membro da CDL. De acordo como o presidente da entidade, a reabertura dos estabelecimentos comerciais neste momento, também não seria o recomendado economicamente, porque segundo ele, relatos de empresários do ramo de farmácias e supermercados não são positivos. "Nós temos relatos de vários empresários que o movimento está baixíssimo, então é um motivo para segurarmos, sei que é difícil, sou empresário também, e estou com minha loja fechada, mas comércio a gente vai sentir a dificuldade e eu posso até fechar minha empresa, mas num futuro, eu terei condições de reabri-la e superar a fase. Mas as vidas não", destaca Messias. Por fim o presidente da CDL pede cautela dos empresários. "É um momento em que devemos ter mais cautela e nos prevenir para que a situação não venha a ser diferente e a gente tenha que se manter fechado porque o número de mortes são grandes. Com fé em Deus vamos superar esta situação da melhor maneira possível, sem sacrificar vidas e pessoas do nosso comércio", pede o presidente da CDL, Manoel Messias.



Bahia: Governo do Estado anuncia isenção de conta de energia por 90 dias para pessoas de baixa renda

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo do estado anunciou a isenção de pagamento da conta de energia durante três meses para os baianos com consumo até 80 kilowatt (kW) por mês. O anúncio foi feito na quarta-feira (1º) pelo governador Rui Costa (PT) através de um vídeo publicado no Twitter. “Vamos pagar durante três meses a conta de energia elétrica das pessoas de baixa renda, todo aquele consumidor que hoje consome até 80kw terá sua conta paga pelo governo do estado durante 90 dias. Na quinta envio esse projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA)”, disse Rui. Na publicação, o governador destaca que 677.524 pessoas serão beneficiadas pela isenção. Os beneficiados terão que estar no Cadastro Único.



Brumado: Superintendente da SMTT pede exoneração do cargo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última semana, o superintendente de trânsito do município, Castilho Viana, solicitou ao prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) à sua exoneração do cargo da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado. Segundo Viana, seu pedido trata-se de uma decisão pessoal. "Estarei buscando outros desafios em um futuro próximo", disse. Questionado se o mesmo iria se afastar do grupo do atual gestor, Castilho declarou que seu afastamento de um cargo público não reflete nos pensamentos políticos que ele tem com o prefeito municipal. "Meus passos serão discutidos em conjunto com o grupo do prefeito", comentou.



Brumado: Polícia detêm homem de 37 anos que tentou 'martelar' o pai e a mãe no bairro das Flores

Foto: 97NEWS

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os casos de polícia continuam acontecendo em Brumado. Na última segunda-feira, dia 30 de março, um fato registrado na Delegacia da cidade chamou a atenção pelo "Modus Operandi", no qual o filho tentou agredir seu pai de 60 anos e sua mãe de idade não revelada. Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), o filho de 37 anos tentou martelar os genitores, por conta de que o mesmo queria dinheiro para comprar entorpecentes. No relato do pai, por volta das 21 horas, ele e sua esposa dormiam no quarto, momento em que seu filho desorientado, entrou e tentou desferir golpes com um martelo nele e sua esposa. Ainda segundo relatos da vítima, o mesmo conseguiu, juntamente com sua esposa sair do local e procurar ajuda na Delegacia da cidade. Em depoimento ao delegado de plantão, a vítima que mora na Rua Sargento Antenor Santos no bairro da Flores e andou até a sede da 20ª Coorpin, disse ainda que o filho conseguiu levar o seu relógio avaliado em R$ 700. Diante da situação, uma viatura do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) foi acionada, e após buscas no bairro, o suspeito foi encontrado na região do Mercado Municipal já sem o relógio -- provavelmente vendido à traficantes. Capturado, o filho foi conduzido a Delegacia de Polícia para que as medidas cabíveis fossem adotadas.



Brumado: Nota técnica da prefeitura determina que Mercado Municipal fique fechado do meio-dia de sábado e domingo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Brumado divulgou no fim da tarde de quarta-feira (1º) uma Nota Técnica na qual determina que o Mercado Municipal feche suas portas a partir do meio-dia de sábados, devendo permanecer fechado durante o restante do final de semana, reabrindo-se, normalmente, às segundas-feiras. A medida leva em consideração que, nos dias de isolamento social determinados, não houve fluxo significativo no local. "No final de semana, deverá ser evitada a circulação interna de transeuntes, os quais muitas vezes não estão lá para adquirir alimentos", diz a nota técnica. Já no decorrer da semana, o Mercado abrirá normalmente.



Brumado: Sindicato dos Bancários cobra medidas contra contaminação nas filas das agências

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na quarta-feira (1°), o Sindicato dos Bancários enviou ao poder público de Vitória da Conquista, Brumado, Itapetinga, Livramento de Nossa Senhora e Poções um novo ofício cobrando medidas de enfrentamento à aglomeração de pessoas nas agências bancárias da região. No documento, a diretoria reitera que se os órgãos responsáveis não garantirem, conforme as recomendações do Ministério da Saúde, uma distância de, no mínimo, dois metros na fila -- caso os clientes não tenham máscara -- ou de um metro -- se estiverem usando --, o risco de contaminação é altíssimo. Nos cinco municípios citados, conforme salientou, enormes filas continuam se formando nas unidades bancárias, já que as medidas de fechamento parcial do comércio não incluíram os bancos. No último dia 23 de março, o sindicato já havia encaminhado ofícios às prefeituras solicitando providências que evitassem a aglutinação de pessoas nos bancos, mas não obteve resposta.



Estado de 'Calamidade Pública' pode aumentar o desvio de verbas em prefeituras da Bahia

Foto: Composição l 97NEWS

O estado de "Calamidade Pública" decretada por 20 municípios da Bahia gerou uma discussão na quarta-feira (1º) pelos deputados baianos. Segundo os legisladores do Estado, a grande preocupação é que, mesmo que algumas das cidades não tenham um único caso confirmado do novo coronavírus, o risco desse “cheque em branco” lesar os cofres públicos é grande. As informações são do site Bahia Notícias. Ainda segundo os deputados que se reuniram por vídeo conferencia nesta quarta, com o estado de calamidade reconhecido, gestores deixam de ter a obrigação de cumprir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e o desafio será manter a tranquilidade, quando é sabido que muitos políticos não possuem interesses republicanos quando se trata de dilapidar os cofres públicos. No entendimento de alguns deputados, caberia ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) averiguar a execução do orçamento durante a crise. Não está completamente errado. Porém, em meio a um cenário de guerra como o esperado, é improvável que os técnicos do órgão auxiliar da Assembleia deem conta de fiscalizar minuciosamente. Por isso o papel do cidadão será fundamental nesse processo. E o da imprensa também. Lembremo-nos que 2020 ainda é ano de eleição para prefeitos e vereadores e que a campanha pode não ter recursos para financiamento, diante da perspectiva real do uso do fundo eleitoral para o combate à Covid-19. Então, a atenção tem que ficar redobrada, para evitar que o uso indiscriminado dos recursos, com base nesse “cheque em branco”, seja muito mais eleitoreiro do que humanitário.



Brumado: Em falta nos postos de saúde, novos lotes da vacina H1N1 deve chegar esta semana

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início na última semana, em todo país. Nessa primeira etapa, estão sendo vacinados os idosos e os profissionais de saúde. Em Brumado, a vacina acabou rapidamente e muitos idosos não foram imunizados. Segundo o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, o quantitativo enviado pelo Ministério da Saúde não foi suficiente para atender todo público alvo e a Administração aguarda a chegada de um novo lote de vacinas para retomar a campanha na cidade. “A previsão é que chegue a partir do dia 1º, mas não é nada certo, apenas uma previsão", disse Feres. Já a coordenadora técnica do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Caroline Rebouças, destacou que o munic´[ipio não havia recebido os 100% do quantitativo das vacinas. “A Base de Brumado, representando os treze municípios da região, já recebeu mais de 20 mil doses das vacinas. Inicialmente, essas vacinas devem ser destinadas aos idosos e profissionais da saúde, que são prioridade nesse momento”, disse a coordenadora que ainda completou dizendo que “até o momento, Brumado recebeu 5.220 doses. Cada município realizou a sua própria estrutura e logística diante da pandemia”, afirmou.