ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2019"

Brumado: Com o tema: 'Saúde e Democracia', Sesau realiza 8ª Conferência de Saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na noite de quarta-feira (10) e na manhã desta quinta-feira (11), nas dependências da Câmara de Vereadores de Brumado, a 8ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema: Saúde e Democracia, a pasta apresentou o seu balanço anual. Em entrevista ao 97NEWS, o prefeito Eduardo Vasconcelos, destacou os grandes avanços obtidos na área de saúde, que hoje conta com serviços de alta complexidade como a UTI do Hospital Magalhães Neto, que vem tendo uma ampliação e modernização constante. "Brumado hoje é reconhecido como uma grande referência regional do setor, atendendo mais de 20 municípios da microrregião". O gestor ressaltou que o evento é importante para identificar as demandas da população para o segmento. Sobre o atual momento da saúde na cidade, o chefe do executivo municipal disse que nunca se viveu uma situação tão positiva. "É só comparar com os municípios da região”, completou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Além das autoridades, um bom público compareceu ao legislativo para prestigiar a conferência. Já o Secretário de Saúde, Claudio Feres, fez questão de observar a importância da realização da conferência. "Esse evento proporciona uma ampla discussão sobre os próximos passos a serem realizados na busca constante da melhoria dos serviços no município", disse. Por fim, foram realizadas palestras com as seguintes abordagens: Saúde como Direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS. A Conferência continuou na manhã de hoje (10), onde houve diversos grupos de trabalho e a elaboração das propostas. O evento encerrou ao meio dia.



Brumado: Médica explica o que é e quais são os sintomas da hanseníase

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O 97NEWS visitou o Projeto Roda-Hans que está acontecendo no estacionamento do Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, e falou com a médica, Roseane Pereira,  para esclarecer sobre hanseníase. A hanseníase, que antigamente era conhecida como 'lepra', tem aumentado no Brasil. Segundo a médica, são aproximadamente 11 a 12 mil casos de hanseníase para 100 mil habitantes. No ano passado, a Bahia registrou cerca de 995 novos casos até o mês de junho. De acordo com a especialista, a classe baixa é mais acometida pela doença, possivelmente por conta da vulnerabilidade social que as famílias enfrentam, como uma maior concentração de pessoas que moram na mesma residência, o que pode facilitar a propagação da doença entre os moradores, e a maior dificuldade de acesso à saúde. “A Bahia é um estado que tem muitos casos, assim como Maranhão, Mato Grosso e Pernambuco”, afirmou. A médica ainda frisou a importância de realizar os exames preventivos a fim de detectar se o paciente possui a doença e dar início ao tratamento, considerado bastante eficaz. A principal característica da hanseníase é a presença de manchas na pele, com perda de sensibilidade no local. “Esse paciente pode comparecer que a gente vai descartar ou confirmar o diagnóstico”, disse Roseane. Que completou alertando ainda que a doença ataca principalmente os nervos, causando atrofia e deformação nas mãos, pés e nariz. A ação da carreta Roda-Hans vai até sexta-feira (12).



Brumado: Ponte será ampliada para melhorar o trânsito nos bairros Dr. Juracy e São Jorge

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A ponte que da acesso aos bairros São Jorge e Dr. Juracy, será totalmente ampliada. Em sua lateral será construída uma outra ponte, passando assim ser mão dupla. O objetivo, portanto, é propiciar maior fluidez no trânsito dos dois bairros. A ponte fica localizada na rua Manoel L. da Silva, integra as obras que margeia o Rio do Antônio. Os trabalhos estão avançando com a cravação, e algumas estacas raiz (tipo de fundação feita através de perfuração e injeção de concreto) estão sendo implantadas nesse projeto. Após a fase das estacas serão feitos os blocos de fundação e vigas. Posteriormente, será erguida a estrutura com pilares, vigas e lajes pré-moldadas. A finalização acontece com a pavimentação e sinalização da via. Dessa forma, os trabalhos devem ser concluídos em julho. O alargamento dessa ponte atenderá o fluxo de caminhões que acessam as empresas localizadas nessa região. Futuramente, também será uma rota alternativa para chegarem à Rodovia BR-030. Desta forma, haverá alívio no trânsito das Avenidas do centro. Em entrevista ao 97NEWS, o prefeito Eduardo Vasconcelos, diz que a ampliação da ponte da Rua Manoel L. da Silva trará diversas melhorias aos motoristas que trafegam pelo local. “Essa obra vai garantir fluidez e segurança ao trânsito. E não são apenas a construção da ponte que o municío prevê naquele bairro, mas também a preparação de todo o entorno para que a população seja realmente beneficiada”, destacou o prefeito em visita ao canteiro de obras. Na manhã de terça-feira (9), ele esteve nas obras da ponte para acompanhar os cronogramas. 



Brumado: Prefeito almoça com alunos da escola Maria Iranilde Lobo no bairro Urbis II

Foto: Divulgação

O prefeito Eduardo Vesconcelos almoçou com os alunos da Escola em Tempo Integral Maria Iranilde Lobo, que fica no complexo do CAIC, nesta quarta-feira (10). No cardápio: arroz, feijão, macarrão, frango. “A comida está muito saborosa e nutritiva. Além da qualidade dos alimentos, é bem preparada pelas merendeiras”, afirmou. Durante sua visita, os alunos fizeram questão de relatar quais os alimentos que eles mais gostam. “Fico feliz em ver o tratamento de qualidade que os funcionários estão dando às nossas crianças. Parabenizo toda a equipe envolvida na preparação do almoço”, observou Vasconcelos. Na visita ao local, o prefeito também vistoriou as obras de fechamento da escola. No lugar das antigas grades, vão ser construídos muros de alvenaria e concreto. “Este é um projeto educacional que visa fechar toda área da escola, para melhor conforto e segurança dos alunos”, destacou. Segundo o prefeito, as visitas serão feitas em todas as unidades escolares para constatar o andamento desta expansão, já que todas as escolas do município funcionam em tempo integral. A Secretária de Educação, Edinéia Ataíde, também acompanhou o prefeito na visita.

Foto: Divulgação


Brasileiros não passam fome porque 'têm manga nas cidades'; diz Ministra

Foto: Reprodução l TV Câmara

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (DEM-MS), afirmou que os brasileiros não passam muita fome porque têm “manga nas cidades”. Segundo o Portal UOL, a afirmação de Tereza aconteceu durante um depoimento na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, de terça-feira (9). “Agricultura para países que tiveram guerra, que passaram fome, é questão de segurança nacional. Nós nunca tivemos guerra, nós não passamos muita fome porque temos manga nas nossas cidades, nós temos um clima tropical. Nós temos miséria, e precisamos tirar o povo da miséria”, disse a ministra. Além da fome, Tereza Cristina também comentou mudanças nas atribuições das pastas, que fez com que a competência para demarcação das terras indígenas da Fundação Nacional do Índio (Funai) fosse transferida para o ministério da Agricultura, fruto da Medida Provisória 870. “Não faremos nada de diferente do que está nas leis”, disse Tereza Cristina sobre a MP. “Respeito muito as comunidades indígenas, eu discordo não dos indígenas, mas daqueles que os manipulam. Recebo índios no ministério toda a semana. Têm índios no Anhagabaú, na Lagoa Rodrigo de Freitas, não podemos aplicar a todos o mesmo tratamento”, afirmou a ministra, segundo o UOL.



Brumado: Carteiros encontram dificuldades nas entregas por conta das péssimas condições das ruas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Faça chuva, faça sol, ele está sempre pronto para fazer a entrega de cartas e encomendas aos seus destinatários. Assim, é o trabalho do carteiro, profissional que enfrenta muitas dificuldades em sua jornada diária. Falta de identificação das ruas e do número de residências, e ataques de cães são apenas alguns dos obstáculos que muitas vezes passam despercebidos pela população em Brumado. Mas o grande problema dos carteiros vão além do que foi citado. Um das maiores dificuldades enfrentadas pela categoria, é o acesso a algumas ruas da cidade. Segundo eles, um dos bairros mais críticos para se trabalhar é o Olhos D'água em razão da quantidade de buracos em algumas vias. “O carro acaba estragando. Uma entrega que é pra ser mais rápida, acaba levando muito tempo por causa da buraqueira”, criticam. Eles também apelam ao poder público para que dê especial atenção ao setor de infraestrutura e se coloque no lugar do morador para conserto das vias, principalmente dos bairros periféricos. A categoria também destaca a importância de cada cidadão ter o seu número de residência ou estabelecimento comercial, identificado de forma visível, medida que facilita a chegada da correspondência não somente dos Correios, mas também, das faturas de água e luz, respectivamente. A profissão de carteiro faz com que os profissionais criem um vínculo de amizade muito grande com a população. Isso é muito importante, principalmente para os carteiros que estão nas ruas da cidade diariamente, faça chuva, ou faça sol, sempre a serviço da comunidade.



Salvador: Homem critica esculturas de orixá em vídeo e MP apura denúncia de intolerância religiosa

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Nesta quarta-feira (10) o Ministério Público da Bahia (MP) abriu um procedimento para apurar denúncias de intolerância religiosa contra um homem que aparece em um vídeo nas redes sociais criticando a instalação de esculturas do orixá Oxóssi e de Mãe Stella, em Salvador. As esculturas, instaladas no início da Avenida Mãe Stella de Oxóssi, via que liga a Av. Paralela à orla do bairro de Stella Maris, foram inauguradas na terça-feira (9). A obra, do escultor Tatti Moreno, é uma homenagem à memória da mãe de santo, mulher, escritora, sacerdotisa e conhecedora dos cultos e tradições do candomblé. Segundo o G1, o vídeo foi postado no Facebook, por um homem que se apresenta como "Diogo Nöbre". Na gravação, feita no local, o homem, que informa ser morador de Salvador, lê trechos da bíblia e diz que Deus ficou "irado" com a inauguração obra. "Queridos, a ira de Deus está sobre a terra. Deus está esperando mudança e transformação do seu povo. Deus está procurando o povo unido. É tempo da igreja se unir. Enquanto a briga, a contenta, a divisão entra no meio da igreja, o diabo, o reino das trevas, acha espaço para isso aí", afirma, apontando para as esculturas. Conforme o G1, várias pessoas comentaram no post e acusaram o homem de intolerância religiosa. "É crime", escreveu um internauta. "Sou evangélica, e ainda bem que não me enquadro ao perfil de 'crentes' como esse. Aprendi desde criança a respeitar todas as religiões. Tenho amigos católicos, do candomblé e quem não crer em nada. E ainda assim amo cada um deles", comentou outro.



Aliados de Bolsonaro exaltam comparação de metas cumpridas com as de antecessores

Foto: Divulgação

O time do presidente da República, Jair Bolsonaro, formatou discurso para catapultar os cem dias de sua gestão, nesta quinta-feira (11), de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. A ideia é mostrar o presidente como o que mais cumpriu promessas no período. Segundo levantamento do G1, os números do capitão reformado superam os de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). Propostas destravadas pelos ministros também serão enaltecidas. Segundo integrantes da Casa Civil, dos 35 objetivos, ao menos 34 foram atingidos.



Vacinação contra a gripe começou nesta quarta-feira (10) em todos postos de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou nesta quarta-feira (10) em todo o país. A mobilização vai até 31 de maio. A meta do Ministério da Saúde é atingir pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação. Nesta fase da campanha, de 10 a 18 de abril, o objetivo é imunizar crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da vacinação poderá receber a dose. O público-alvo da campanha é constituído por trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Em entrevista ao 97NEWS, o Secretário de Saúde, Claudio Feres, disse que a meta em Brumado é vacinar cerca de dezoito mil brumadenses. "A nossa equipe está toda preparada e montada, e cada Unidade Básica de Saúde está pronta para atingir essa meta. E neste momento convocamos a todos, comunidade, bairros, zona rural e rede de educação para atingir o público alvo", disse Feres. Ainda segundo o secretário, é importante a população ficar atenda a campanha, porque a vacinação pode impedir complicações no futuro. "Nó vemos ai todos os anos mortes de idosos e crianças por causa da gripe Influenza, e não podemos deixar que isso acontecera em Brumado", completou o secretário. 



Reconstrução de rodovia entre Sussuarana e Mucugê já tem recursos e começa no segundo semestre

Foto: Divulgação

No próximo semestre já deve ser iniciada a recuperação de trecho da BA-142, numa extensão de 243 quilômetros entre o distrito de Sussuarana (Tanhaçu) e  município de Andaraí, passando por Ituaçu, Barra da Estiva e Mucugê. O projeto para a obra começou a ser elaborado assim que  o governador autorizou a sua inclusão no PREMAR - Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias no Estado da Bahia - e a utilização de recursos da reserva que dispõe do Banco Mundial, segundo informou o secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra),   Marcos Cavalcante aos deputados  Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), em reunião na tarde desta segunda-feira (8), com a participação do superintendente de Infraestrutura Terrestre, Saulo Pontes. O governador acabou  autorizando a utilização dos recursos de reserva que dispõe do  Banco Mundial, já que não saiu a autorização do governo federal para liberação do financiamento aprovado junto ao Banco Europeu, segundo destacou o secretário. Waldenor manifestou a sua satisfação com a notícia de atendimento do pleito que apresentou e vem defendendo em atenção à população da região: "Como frequentador constante da Chapada Diamantina dou o meu testemunho sobre as péssimas condições da estrada, que exigem providências imediatas. E fico feliz porque o governador se mostrou sensível às reclamações da população, autorizando essa importante obra", disse o deputado.



Atualização do IPTU não fere projeto tirado de pauta no legislativo brumadense; diz secretário de administração

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Diante dos questionamentos da população sobre a atualização do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para pagamento em 2019, a prefeitura está enviando uma carta aos moradores, solicitando que o notificado procure a prefeitura para que se regularize o imposto de sua localidade. Segundo a administração municipal, foram identificados cerca de 6.603 imóveis com divergência em área construída, ou seja, com a situação irregular perante a Prefeitura. O que pegou muita gente de surpresa. Não pela atualização, já que a prefeitura já havia divulgado que haveria aumento, mas pela maneira em que está sendo realizada. Em alguns casos, moradores foram fotografados sem autorização. O que chama a atenção é que esta atualização está sendo feita pela administração municipal, mesmo com o projeto 34/2018 sendo retirado de pauta na Câmara de Vereadores. Diante dos fatos, o 97NEWS falou com o Secretário Municipal de Administração, João Nolasco, que esclareceu no qual a proposta que o município enviou ao legislativo foi uma lei autorizativa para reavaliação dos valores dos imóveis no município. “O que está sendo feito agora não vai de encontro à Câmara, muito pelo contrário, o executivo está respeitando a decisão do legislativo. Não está havendo nenhum aumento de IPTU, o que está havendo é uma cobrança em cima do seu imóvel que aumentou”, esclareceu.



Brumado: Comunidade Carp convida a todos para participarem do 'Encontro da Misericórdia 2019'

Foto: Divulgação

Com o tema: "Se não fosse a Eucaristia, não teria coragem de ir adiante", será realizado nos dias 03, 04 e 05 de maio, no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, com a presença da cantora Suely Façanha, Pe. Luiz Fábio (Aliança de Misericórdia), Monsenhor Alex Adriano, Diácono Ícaro Vinicius e Jorge Alberto (Fundador da CARP). O evento começará na sexta-feira, às 19h30, com a santa missa e no sábado e domingo a partir das 08h da manhã. Durante o final de semana haverá: Pregações, Adoração, celebração da Santa Missa, espaço CARP Kids e a praça de alimentação. Entrada 1Kg de alimento. Venha e traga toda sua família!



Empresa que começou o 'Parque da Cidade' pode perder concessão por atrasos na obra em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Alvo de várias reclamações por moradores da localidade, a obra do Parque da Cidade que parecia um sonho de lazer aos moradores dos bairros Olhos D'água e Alto do Escalavrado se tornou um pesadelo. O projeto que foi dado o ponta pé no mês de maio de 2018, já se passaram dez meses e ainda não foi concluída. Buscando mais esclarecimentos sobre o assunto, o 97NEWS falou com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Douglas Malheiros, que explicou que as obras foram licitadas e a empresa vencedora, a Construmendes, deu início ao serviço.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No entanto, segundo ele, o atraso nos trabalhos se deve à própria empresa, que está demorando de executar a obra. “A prefeitura notificou a empresa, que é o que cabe perante à lei ao Município. Notificamos a empresa para retomar os serviços de forma coerente ou apresentar uma justificativa. Agora, a empresa tem um prazo para reportar dando uma explicação do por que não está avançando com o serviço”, declarou. O secretário esclareceu ainda que uma pequena parte do recurso para execução da obra já havia sido repassada, competente ao que a empresa realizou até o momento. Conforme Douglas, a depender do andamento do processo, a empresa pode perder a concessão para realização da obra, bem como ficar impedida de participar de novas licitações na Bahia.



Brumado: Município recebe a Carreta da Saúde e Projeto 'Roda Hans'; sem divulgação a procura ainda é baixa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Começou na terça-feira (9) e vai até a próxima sexta-feira (12) os serviços da Carreta da Saúde, Roda Rans, que é uma ação idealizada pelo Ministério da Saúde e que conta com o apoio do governo do Estado, dos municípios contemplados com o programa e da multinacional Novartis Brasil, que cedeu a carreta equipada. Brumado é um dos municípios contemplados neste ano com o programa. A carreta está estacionada em frente ao Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro. A ação, visa conscientizar a população sobre a hanseníase, além de ofertar atendimento de qualidade a fim de favorecer o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno da doença. O 97NEWS esteve no local e pôde perceber que poucas pessoas compareceram ao primeiro dia de atendimentos para realização dos exames para diagnóstico da doença. Os que compareceram à ação disseram a nossa reportagem que foram pegos de surpresa, pois, segundo eles, não houve uma mobilização antecipada de divulgação da iniciativa para a comunidade. 



Brumado: Polícia apreende homem que ameaça comerciantes na feira livre

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã de terça-feira (09), por volta de 11h30m, as guarnições de Motopatrulhamento do Pelotão Carcará, receberam informações via Sicom de que um homem armado com uma faca ameaçava comerciantes na feira livre. Ao realizar rondas pelas imediações, foi avistado um indivíduo com as mesmas características informadas e que se encontrava na posse da referida arma branca. Logo em seguida, o indivíduo foi reconhecido pelos comerciantes como sendo o autor das ameaças. Por essa razão, o homem e o objeto perfurocortante foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia de Brumado, onde o fato foi registrado.



Brumado: Faculdade Pitágoras abre 1ª turma de Direito e traz facilidades para o brumadense estudar

Foto: Divulgação

A graduação em Direito é uma das mais populares no Brasil e no mundo. Ela forma profissionais aptos para atuar na área jurídica como advogados, e prepara o estudante para prestar o exame da OAB. Sua duração média é de cinco anos, e após a conclusão ele recebe o título de bacharel em Direito. O curso conta com disciplinas como: Teoria do Direito, Criminologia, Responsabilidade Civil, Direito Constitucional e diversas outras que capacitam os futuros profissionais para ingressar no mercado de trabalho da área, que é amplo, mas bastante concorrido. Em Brumado, a Faculdade Pitágoras Neste semestre 2019.1, acaba de inaugurar 3 turmas de Direito que funcionam em período noturno na modalidade Presencial e esta Localizada na Rua Eugênia Dantas Araújo, 55, Bairro Hospital. Maiores informações sobre Vestibular, Bolsas e Condições Especiais de Pagamento nos telefones: 77 3453-1246 ou 77 98123-9486 / 98124-5622.



Brumado: Sem administrador, artesãos cobram mais apoio do poder público no Mercado de Artes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Estrutura precária, sem administrador, falta de segurança, evasão de clientes e falta de apoio público são algumas das situações enfrentadas pelos profissionais que trabalham nos quiosques dos artesãos, localizados no Mercado de Artes, no Centro de Brumado. Os artesãos comentam sobre alguns pontos que prejudicam a comercialização dos seus trabalhos. “O nosso trabalho aqui é divulgado entre os amigos, não há uma parceria para montar eventos e expor os nossos trabalhos”, contam, que com medo de represálias preferiram não divulgar os nomes. Outro problema apontado por els é a falta de administrador do local. “Hoje não tem mais uma pessoa para dar suporte para os artesãos, e por incrível que pareça, quem abre o Mercado somos nós. Precisamos de apoio, porque artesanato é pra ser mostrado, pra ser elogiado”, afirmaram. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segundo os profissionais, sem o apoio dos poderes públicos, o Mercado se tornou um local deserto. "Só temos clientes e visitantes aqui em dezembro e Janeiro, que são turistas que vem a cidade visitar parentes e procuram nossa arte para levar de lembrança. Mas a população da cidade mesmo não vem. Não por culpa deles, mas por falta de divulgação dos nossos trabalhos", lamenta. Outra artesã, que também está no local há dois anos conta que a população tem que buscar mais sobre a cultura do município, que é muito rica. "Os visitantes acabam conhecendo mais os nossos trabalhos do que os brumadenses", comenta. Eles ressaltam ainda que o brumadense acaba buscando em outras cidades os trabalhos artesanais. "Não é preciso buscar no sul da Bahia ou no Norte do país, valorize a nossa cultura, e não é caro".



Brumado: Polícia prende casal por posse ilegal de arma e entorpecentes no bairro Olhos D'água

Foto: Divulgação l Polícia Militar

No início da tarde de terça-feira (09), a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) recebeu via CICOM, informações de que em uma casa na Rua João A, no bairro Olhos D'água, estaria ocorrendo tráfico de drogas e que um indivíduo estaria armado. Diante disso, a guarnição se deslocou ao local e foi recebida por uma jovem, que tentou se evadir, mas foi alcançada pelos policiais. A guarnição passou efetuar buscas na casa, tendo encontrado um homem que portava um revólver Taurus cal. 38, além de cincos munições intactas. Também foi encontrada pelos policiais uma pequena porção de maconha e a quantia em espécie de R$ 37,00, três aparelhos de telefone celular, uma carteira de identidade e um cartão de banco. Por essa razão, o casal de jovens foi conduzido e apresentado na Delegacia, para que sejam adotadas as medidas cabíveis.



Governo quer reduzir preço do gás de cozinha pela metade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na terça-feira (9) que em dois anos, o governo quer baixar pela metade o preço do gás de cozinha no Brasil. Para isso, ele afirmou que é preciso "quebrar" o monopólio do refino do petróleo, atualmente nas mãos da Petrobras, e no setor de distribuição. De acordo com o ministro, o preço do BTU, custa US$ 12 no Brasil. Segundo ele, no Japão e na Europa esse preço é de US$ 7. Esses países, de acordo com Guedes, não têm produção de gás e importam o produto da Rússia. Nos Estados Unidos, que têm produção de gás, afirmou, o preço é de US$ 3 por BTU. Ele afirmou que o preço é mais alto no Brasil devido ao monopólio da Petrobras no refino do produto e na distribuição. De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigas), seis empresas respondem por quase 90% do mercado de distribuição.



BR-030: Três pessoas ficam feridas após colisão entre caminhonete e veículo de passeio na comunidade do 'Pancadão'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde desta terça-feira (9), por volta das 16h um acidente na BR-030, próximo a cidade de Caetité deixou três pessoas feridas. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente envolveu um caminhão de uma distribuidora de bebidas e uma caminhonete D-10. Conforme a PRE, testemunhas relataram que o motorista da caminhonete tentou fazer um cruzamento proibido próximo a localidade conhecida como "Pancadão", quando foi atingido pelo caminhão. A batida foi tão violenta que ambos os veículos ficaram destruídos. O motorista da caminhonete e um dos passageiros do caminhão ficaram presos às ferragens. Uma equipe do Samu com ajuda de populares realizaram o resgate as vítimas. O motorista do caminhão de bebidas teve apenas ferimentos leves. Os três feridos foram encaminhados para a UPA de Caetité. A unidade de saúde não informou o estado de saúde das vítimas. As causas do acidente serão investigadas pela PRE. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS