ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2018"

Presidente da câmara de Vereadores de Brumado é convidado para ato de posse do Corregedor Geral do Ministério Público da Bahia

(Reprodução)

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos foi convidado a participar de importante evento que estará acontecendo no próximo dia 10 de maio de 2018, quando estará sendo realizada a Sessão Solene de Posse do Procurador de Justiça Zuval Gonçalves Ferreira, que passará a ocupar o cargo de Corregedor-geral do MP. Zuval Gonçalves Ferreira ingressou na instituição em 1977, sempre prestando um trabalho de muita responsabilidade e tendo uma carreira profissional impoluta.  Foi eleito neste dia 26 de abril, pelo Colégio de Procuradores de Justiça para o biênio 2018/2020 obtendo 31 votos contra 21 de seu concorrente. Natural de Macaúbas ele tem forte ligação com Brumado e com o vereador Leo Vasconcelos por ser tio da sua mãe e já ter prestado relevantes serviços ao Município. O cargo de Corregedor Geral do MP é de grande relevância na carreira e atribui a quem o ocupa a responsabilidade de orientar e fiscalizar as atividades funcionais e de conduta dos membros do Ministério Púbico, sendo também de sua alçada a realização de inspeções nas Procuradorias e Promotorias de Justiça; instauração de sindicância ou processo disciplinar contra membros da instituição e submeter à apreciação do Conselho Superior do MP, entre outras importantes funções. Léo Vasconcelos declarou estar muito lisonjeado com o convite por ter em Zuval Gonçalves Ferreira, um exemplo de responsabilidade, compromisso e submissão à carreira, além de ser uma pessoa muito querida da família. “Agradecemos antecipadamente ao convite e desejamos que tenha muito sucesso em sua nova jornada, que já sabemos será de muito sucesso”.   



Barra do Choça: Ônibus da Novo Horizonte cai em ribanceira; Motorista evitou uma tragédia

Foto: Whatsapp l 97NEWS

No início da tarde desta quinta-feira (26), por volta das 13h50m, um ônibus interestadual da empresa Novo horizonte caiu em uma ribanceira na cidade de Barra do Choça. Segundo a Polícia Militar, cerca de vinte pessoas ficaram feridas com acidente, que segundo as primeiras informações, o motorista teria perdido o controle do veículo, acabou saindo da pista, bateu num muro e ficou pendurado. Os passageiros afirmaram que a tragédia só foi evitada graças a habilidade do motorista. A suspeita é de quebra na barra de direção. O ônibus levava passageiros de Vitória da Conquista para Barra do Choça. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e várias ambulâncias do SAMU estiveram no local prestando os primeiros socorros. Os passageiros tiveram apenas ferimentos leves e todos foram socorridos e levados para o Hospital Geral de Barra do Choça. 

Foto: Whatsapp l 97NEWS


SP: Justiça autoriza transfusão de sangue em recém-nascido de família Testemunha de Jeová

Foto: Divulgação

Justiça de São José do Rio Preto (SP) autorizou na terça-feira (24) a Santa Casa a fazer transfusão de sangue em um recém-nascido que está internado no hospital. Os pais seguem a religião Testemunha de Jeová e tinham negado o procedimento. Segundo a Santa Casa, o menino tinha hemorragia no estômago e quadro grave de anemia. A mãe chegou até a redigir uma carta dizendo que tinha sido orientada pela equipe médica sobre a gravidade do quadro de saúde do bebê e que estava ciente de que ele poderia morrer se não fosse feita a transfusão. "Mesmo assim, sabendo de todos os riscos e gravidade, não autorizo as transfusões", escreveu a mãe. Diante da negativa, a Santa Casa entrou com um pedido de tutela antecipada alegando que a criança poderia morrer se não fizesse o procedimento. 

Foto: Reprodução

O juiz acatou o pedido, destacando que a demora natural dos trâmites do processo poderia trazer dano irreversível ou de difícil reparação para o bebê. "Preservada a garantia constitucional do direito à crença e culto religioso, o direito à vida é de ser tutelado em primeiro lugar pelo Estado, dada ordem de grandeza que envolve um e outro direito, evidenciando a presença do fumus boni juris", afirma o juiz. O hospital informou que o procedimento foi realizado e o estado de saúde do bebê, que tem 11 dias de vida, é estável.



Zé Carlos de Jonas participa do lançamento do Projeto ‘Mutirão das Cirurgias Eletivas 2018’

O vereador Zé Carlos de Jonas (centro) ao lado dos secretários Claudio Feres (Brumado) e Walmon Souza (Dom Basílio) | Foto: Assessoria Parlamentar)

Mostrando um comprometimento com a expansão da área de saúde em Brumado, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) participou nesta semana em Salvador da cerimônia de lançamento do Projeto “Mutirão das Cirurgias Eletivas 2018” e também de outras programações do governo estadual. A ação é promovida pelo estado em parceria com os municípios, onde serão oferecidas cirurgias várias cirurgias, as quais são classificadas como eletivas. O público alvo é composto por todos os pacientes que tiverem inseridos na lista única. Em contato com o 97NEWS, o vereador relatou que “já tivemos em Brumado esse mutirão que foi muito elogiado pela população, já que cirurgias que só poderiam ser realizadas em centros maiores, puderam ser feitas aqui no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, que terá novamente a sua logística cedida para os procedimentos que serão feitos por uma equipe médica interdisciplinar que é escolhida só para esse fim”. Ele ainda destacou que “na cerimônia de lançamento estiveram presentes centenas de prefeitos, secretários e muitas representações políticos de toda a Bahia, onde o governador Rui Costa, confirmou novamente as suas intenções com o desenvolvimento da saúde”. O vereador também participou de encontros importantes visando a complementação do programa Luz para Todos em algumas localidades do meio rural e também na CERB buscando a instalação de novas redes de abastecimento em comunidades rurais. Confira vídeo abaixo: 

Um grande número de prefeitos e secretários de saúde compareceu à cerimônia de lançamento (Foto: Assessoria Parlamentar)


Brumado: Motociclista fica ferido em colisão próximo ao SAC

O acidente atraiu a atenção de muitos populares (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A imprudência é apontada como uma das principais causas de acidentes, muitas vezes tendo finais trágicos. Neste contexto a falta de atenção e alta velocidade acabou causando uma colisão no cruzamento entre a Rua Pompilo Moura Ribeiro e Rua Umburanas nas proximidades do SAC e UNEB. O acidente ocorreu por volta das 14h e envolveu um motociclista que descia sentido bairro São Felix ao Centro da cidade, o qual passou pela obra da passagem de nível, que está sendo concluída, e não parou. Sem visibilidade por causa da vegetação que margeia a linha férrea, um motorista que conduzia um Fiat Uno acabou colidindo com o motociclista que teve um corte profundo no pé direito. O motorista do Fiat parou para dar os primeiros socorros, permanecendo no local até a chegada da equipe do SAMU 192, que prestaram socorro à vítima, que foi encaminhada em seguida ao HMPMN. O motociclista passou por cirurgia, foi medicado e passa bem.

O motociclista ficou com o pé ferido e teve que passar por cirurgia (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Nota de Esclarecimento | Ermony Ataíde Gomes

Tendo em vista recente matéria envolvendo meu nome, importante esclarecer alguns fatos. Na data de 25 de abril, por volta das 2h da manhã, fui informado pelo setor de monitoramento que um indivíduo havia invadido um estabelecimento e, ao me deslocar para lá, encontrei-o do lado de dentro armado com uma faca. Apenas uma grade nos separava. Ao solicitar incessantemente que deitasse e largasse a arma, o indivíduo não seguiu as orientações, pulando a grade e vindo em minha direção e de meu colega. Ainda dei um disparo de advertência para o alto, mas, mesmo assim, o indivíduo não cessou seu intento. Temendo por nossa integridade física, a única reação possível foi atirar em sua direção para contê-lo, sem mirar em partes vitais, oportunidade em que o indivíduo saiu correndo em disparada. Ainda tentei localizá-lo para que fosse feita a sua prisão, mas sem êxito. Reafirmo que só realizei os disparos porque temi por minha vida e de meu colega que me acompanhava, que não estava armado. Trabalho no ramo de monitoramento há mais de 10 anos e nunca tive qualquer problema desta natureza. Sempre contribui com as autoridades e coloco-me à disposição para prestar todos os esclarecimentos e fazer com que a verdade prevaleça. Ao tomar conhecimento que o indivíduo teria falecido, entrei em contato com meu advogado que estava em outra cidade. Assim que ele chegou em Brumado já se fez presente na delegacia para providenciar a minha apresentação. Já fui ouvido na delegacia e expliquei toda a situação. Infelizmente uma vida se foi. Lamentamos o fato e nos sensibilizamos com a família. Contudo, agi em legítima defesa própria e de meu colega.

Ermony Ataíde Gomes



Rio do Antônio: ‘Alex de Deca’ tem mandato extinto; vereadora foi empossada em seu lugar

Alex de Deca teve o seu mandato de vereador extinto, assumindo em seu lugar Ivani Neves dos Santos (Fotocomposição: 97NEWS)

O município de Rio do Antônio vem atravessando um período muito negativo na área política, que vem refletindo diretamente na população, que já se mostra muito insatisfeita com uma administração que é classificada como caótica, que vem deixando os salários do funcionalismo atrasadas, os ônibus escolares cada vez mais sucateados, as estradas intransitáveis, a limpeza da cidade deixando a desejar, sem se falar na forte crise do abastecimento que vem tirando o nosso da população. Neste cenário da indignação, um novo episódio envolvendo o filho do atual gestor, Alexandre Leite Alves, o “Alex de Deca”, fez o clima ainda mais tenso, já que o mesmo teve o seu mandato extinto pela Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (26), por ter faltado à terça parte das reuniões ordinárias da Câmara Municipal da sessão legislativa de 2017. Após processo administrativo onde foi dado ao vereador o direto ao contraditório e ampla defesa, quando através de advogado constituído fez defesa oral e protocolou defesa escrita, a procuradoria jurídica da Casa Legislativa opinou pela declaração de extinção do mandato do Vereador Alex de Deca, nos termos do artigo 55, III da CR c/c artigo 43, IV da Lei Orgânica Municipal e artigo 20, parágrafo 1°, III do Regimento Interno da Câmara. Então após a renúncia do referido parlamentar, foi dado posse, há poucos instantes, pelo presidente do Poder Legislativo, André Berkovitz, à até então suplente, Ivani Neves dos Santos, que a partir de agora passa a integrar o quadro de vereadores. Outro fator que merece destaque é que Ivani disputou as eleições pela situação, mas, devido ao mau desempenho da administração, vai para a bancada de oposição, deixando ainda mais complicada a situação política do prefeito José Alves de Souza. Vale ressaltar que em tempos em que a popularidade dos políticos anda em baixa, um vereador que assume o compromisso de se fazer presente a apenas uma sessão semanal deixa de frequentar um terço das reuniões, já que teve 12 faltas em 36 sessões, é realmente algo reprovável.



Bahia: Projeto obriga Coelba a deixar toda fiação do estado subterrânea

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou em sessão na terça-feira (24) um projeto de lei de autoria do presidente da Casa, deputado Angelo Coronel (PSD), que obriga a Coelba a tornar subterrânea toda sua rede elétrica no estado. Apesar de reclamações da empresa, que ameaçou subir a tarifa cobrada dos consumidores, o projeto foi votado na forma original. De acordo com o texto, a concessionária terá prazo de cinco anos para concluir o processo em Salvador e no interior do estado. A proposta ainda torna obrigatória a instalação subterrânea para os novos projetos elétricos em toda a Bahia. Para Coronel, a lei trará benefícios para estética e segurança das cidades. “Vamos evitar aquele emaranhado de fios pendurados pela cidade. Nos grandes centros, a tendência é a fiação ser subterrânea. Não podemos ficar arraigados a coisas ultrapassadas. Para modernizar, tem que ter coragem”, afirmou.



Vereadora Lia Teixeira acompanha o início dos serviços de recuperação da estrada que liga Cristalândia a Umburanas

A vereadora fez questão de acompanhar o trabalho de recuperação da estrada (Foto: Assessoria Parlamentar)

Após inúmeras solicitações, requerimentos e indicações ao Poder Executivo, confirmando o seu compromisso com Cristalândia e região, a vereadora Lia Teixeira (PDT) não escondeu a sua satisfação em ser atendida numa das principais demandas das localidades que era a situação precária da estrada vicinal que faz a ligação com o Distrito de Itaquaraí. Ela relatou que “o nosso gestor atendendo nossas indicações, pedidos e clamores, começou nessa última sexta feira (20), a recuperação da estrada que liga os distritos de Umburanas a Cristalândia”. E ainda fez questão de dizer que “estive nesta segunda-feira (23) acompanhando o patrolamento e recuperação da estrada, que por sinal está sendo realizado a todo vapor e com muita qualidade”. E destacou que “o trabalho irá beneficiar centenas de famílias que transitam pelas nossas estradas de terra, que terão, a partir de agora, um pouco mais de conforto nas viagens, proporcionando assim melhores condições nos acessos às estradas trafegadas, facilitando e muito a passagem de veículos e garantindo mais segurança a quem precisa trafegar por essas vias”. E concluiu dizendo que “o nosso agradecimentos à Secretaria Municipal de Infraestrutura e ao nosso prefeito” 



Caetité: Carreta carregada com bois tomba na BR-030; vários animais morreram

Foto: CN

Na madrugada desta quinta-feira (26), uma carreta carregada com bois tombou na BR-030, próximo à cidade de Caetité. Segundo a polícia, o motorista perdeu o controle da direção em uma curva da rodovia conhecida como "Peri-Peri", virando o veículo no acostamento. Com o acidente, 11 animais morreram. O motorista foi socorrido pelo SAMU 192 e levado  ao Hospital Municipal com ferimentos leves. Os bois que sobreviveram, foram removidos por outro caminhão contratado pelo dono dos bois. Ainda segundo a PM, a curva do Peri-Peri é conhecida pelo seu alto índice de acidentes e representa perigo aos condutores de veículos de Caetité e região.

 



Quartzolar a primeira do Norte e Nordeste no ramo de argamassa e rejunte a ser certificada pelo ISO 9001/2015

Foto: Divulgação

O sucesso de um empreendimento se concentra na força do trabalho, na dedicação, no empenho e num planejamento muito bem elaborado. São justamente essas características que formam o alicerce para a Quartzolar Argamassa e Rejunte, uma empresa genuinamente brumadense. A Quartzolar possui uma linha de produtos como: AC1 - Argamassa Colante tipo 1, AC2 e AC3 - a especial para Porcelanato. Conheça também, o Rejunte Flexível Tipo II - Especial para Porcelanato, que oferece 16 tonalidades de cores, um grande sucesso da empresa. A Quartzolar, é a primeira Indústria situada do Norte e Nordeste no ramo de argamassa e rejunte a ser certificada pelo ISO 9001/2015, comprovando a garantia na qualidade da execução de produtos e serviços. Atualmente a empresa atende o mercado da Bahia, Norte de Minas e Sudoeste do Piauí. Temos transações de crédito pelo BNDES em todos os nossos produtos. Conheça o nosso portfólio de produtos: www.quartzolar.com.br. Telefones 0800 024 3077 ou (77) 9.9145-8824.



Lek declara apoio às pré-candidaturas de Márcio Moreira e ‘Manelão’

O vereador Lek (centro) oficializando o seu apoio aos pré-candidatos Manelão e Márcio Moreira (Foto: 97NEWS)

Conhecido como o “vereador do povo”, Lek Cabeleireiro (PV) é um parlamentar da nova geração, que tem uma metodologia de trabalho diferenciada, atuando sempre junto às comunidades carentes e procurando buscar a solução para as problemáticas apresentadas. Compondo a bancada de oposição, Lek vem desenvolvendo um mandato consciente e, na noite desta quarta-feira (25), acabou surpreendendo a classe política local ao declarar oficialmente o seu apoio às pré-candidaturas do ex-vereador Márcio Moreira e do empresário do ramo de comunicação, Emanoel Araújo Lima, o “Manelão”, ambos do Patriota. O anúncio oficial foi feito em sua residência, juntamente com os referidos pré-candidatos. Falando ao 97NEWS, Lek declarou que “eu analisei com muito critério as pré-candidaturas apresentadas para Brumado e não tenho dúvidas em afirmar hoje que Márcio Moreira e Manelão são o melhor para o povo e, se é bom para o povo, é bom para Lek” e ainda argumentou que “eu viso o bem comum, então, como tenho muita afinidade com Manelão e, agora com Márcio, tenho a plena convicção que a parceria entre eles irá beneficiar e muito as comunidades mais carentes, então, diante disso, creio que fiz a escolha certa” e emendou alegando que “temos que seguir o exemplo de Guanambi, onde os representantes políticos divergem no âmbito local, mas quando se trata das esferas estadual e federal, eles se unem pelo bem do município, deixando de lado as rivalidades políticas, mostrando uma consciência moderna, então, temos que usar esse paradigma para que grandes conquistas sejam obtidas para Brumado”. O pré-candidato Márcio Moreira fez questão de ressaltar que “é com um grande orgulho que recebo o apoio de Lek, um vereador combativo que luta pelos mais carentes. Ele é um ser humano excepcional, um exemplo de cidadão, uma pessoa humilde, então, é com muito orgulho e satisfação que recebo o seu apoio”. Por fim, “Manelão” declarou que “eu já tenho uma grande afinidade com Lek já tem um bom tempo, que sempre foi meu parceiro em prol do crescimento do futebol em Brumado, então, agora que ele declarou o seu apoio à minha pré-candidatura, eu fico muito feliz, porque ele fala a mesma língua que eu, que é a língua do povo”.



Após desapropriação de terreno ao lado do IFBA, prefeitura abre licitação para construção de muro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foi aberta uma licitação pela Prefeitura Municipal para construção de um muro em torno da área que foi invadida no mês de fevereiro deste ano em Brumado. O local que fica em frente ao campus do IFBA, no bairro São José, servirá, segundo a prefeitura para as futuras instalações da Escola de Medicina, Policlínica Regional e Escola Municipal do Futuro. O terreno que possui uma área de 2 mil metros, receberá ainda uma galeria de drenagem pluvial e nivelamento. Ainda segundo a prefeitura, a obra ainda não começou devido alguns processos burocráticos, mas tão logo resolvidos, a empresa vencedora começa os trabalhos, que foram orçados em cerca de R$ 1 milhão e novecentos. O representante das 400 famílias do Movimento Rumo a Moradia (MRM) disse a nossa reportagem que os advogados do movimento tenta na justiça a posse do terreno, que segundo eles, pertence a união e não ao município de Brumado. O local foi desapropriado logo após a prefeitura conseguir na justiça a reintegração de posse e com o auxílio da polícia, foi executada a ação.



Prefeitura de Dom Basílio negocia dívida deixada por ex-gestores; o valor chega aos R$ 7 milhões

Foto: Conteúdo l 97News

Com uma dívida de R$ 6 milhões e 100 mil reais com o INSS deixada por gestores anteriores, o município de Dom Basílio se arrasta na justiça para tentar quitar o débito. Segundo o prefeito da cidade, Roberval Meira, a dívida já foi negociada, mas o montante desembolsado pela prefeitura, que é pago mensalmente, prejudica o governo a se desenvolver. Ainda segundo o gestor, o recurso poderia está sendo usado para melhorias nas estradas vicinais, pavimentação, medicamentos, compra de ônibus e recuperação de escola. Com a dívida, o município também deixa de receber repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Só de precatórios, já são mais de R$ 1 milhão e 400 mil, para ser pago em 3 anos. O prejuízo é tão grande, que já começa a atingir à folha salarial dos servidores municipais. Com essa inadimplência os gestores passados não conseguiam convênios o que só seria possível se o município tivesse suas dívidas quitadas. Para o atual gestor, esta é uma herança maldita deixada por ex-gestores que não tem compromisso com o dinheiro público. 

Foto: Reprodução


1º de Maio dos Mineradores

A diretoria do Sindmine está concluindo os preparativos das atividades comemorativas ao Dia do Trabalhador que acontecerá na próxima terça – feira, 1° de maio, no clube da categoria. A previsão é que o evento comece às 11 horas, com atividades recreativas e culturais. Às 18 horas, terá o ato político em defesa dos trabalhadores; às 19 horas será realizado sorteio de brindes, exclusivamente entre os sócios, sendo 02 tvs de led de 40”, 03 bicicletas; 02 rádios; 02 micro-ondas e 02 liquidificadores. Às 20 horas o evento será finalizado com um grande show com o cantor Ed Rossi e Banda. Segundo o presidente do Sindmine, Édio Pereira, mesmo sabendo que os trabalhadores nada tem a comemorar por conta dos ataque aos direitos patrocinado pelo governo golpista de Temer, que através da reforma trabalhista e sindical flexibilizou e suprimiu conquistas históricas, a diretoria do Sindicato está envidando esforços para propiciar aos trabalhadores e suas famílias um dia repleto de lazer e entretenimento e ao final realizar um grande ato em defesa dos direitos dos trabalhadores e de protesto contra  as mazelas do governo federal que tem patrocinado uma serie de medidas, cujos objetivos  é piorar  a vida da população, especialmente da classe trabalhadora.



Polícia invade velório para destravar celular com digitais do defunto

Foto: Reprodução

Enquanto velava o corpo do seu marido, Victoria Armstrong, de 28 anos, viu o velório de seu noivo Linus Phillip, de 30 anos, ser invadido por policiais que precisavam desbloquear seu celular usando suas digitais. O caso aconteceu em Flórida, Estados Unidos. Linus havia sido morto pela própria polícia em um posto de gasolina. Segundo a Polícia local, ele não atendeu a solicitação dos agentes de encostar o carro para que fosse verificado se havia maconha no interior do veículo. Na tentativa de fugir, Linus acabou batendo o veículo. O celular do defunto precisava ser desbloqueado para esclarecer as circunstâncias da sua morte, em uma investigação sobre tráfico de drogas. O tenente Randall Chaney afirmou que foi uma tentativa frustrada de acessar dados no telefone para ajudar na investigação sobre a morte de Phillip e um inquérito separado sobre drogas que o envolveu. O tenente afirmou ainda que os detetives não  precisariam de um mandado porque não havia expectativa de privacidade após a morte.



Consumidor: Descubra por quanto tempo seu nome fica no SPC ou Serasa

Foto: Reprodução

A prescrição da dívida assim como o prazo máximo de cadastro em órgãos de restrição de crédito é de cinco anos, a contar a partir da data em que a dívida venceu, e não do dia em que foi feito o cadastro. Alguns fakenews até aparecem por ai dizendo que o prazo foi reduzido para três anos. Mentira! Embora exista uma discussão judicial sobre o prazo, ele continua sendo de cinco anos. Quando a dívida completa cinco anos, ela não pode constar em órgão de restrição ao crédito (SPC, Serasa, SCPC), nem ser cobrada na Justiça. Porém pode ser cobrada por telefone ou carta. Caso a dívida seja reincluída em órgão de restrição ao crédito, após cinco anos o consumidor pode entrar com um processo na justiça e exigir a exclusão imediata dos cadastro. Se você renegociou sua dívida, o acordo gera uma nova dívida, neste caso se o consumidor não pagá-la poderá ter o nome incluído mais uma vez no SPC e Serasa por mais cinco anos a contar da data em que deixou de pagar o acordo. Fique de olho nas empresas que “compram” sua dívida, ela não poderá renovar seu registro no SPC e Serasa por mais 5 anos. A renovação do cadastro por parte destas empresas, no SPC e Serasa é ilegal. Mas lembre-se, o devedor pode ser cadastrado a qualquer momento dentro do prazo de cinco anos a contar da data de vencimento da dívida. Por exemplo, se a dívida era do dia 26 de abril de 2013, o prazo máximo para a permanência do cadastro é o dia 26 de abril de 2018. O nome do devedor pode ser incluído até o dia 25 de abril do mesmo ano, ou seja um dia antes do vencimento. Entretanto, ele será obrigatoriamente excluído no dia seguinte. Lembrando que seu nome pode ir para o SPC ou Serasa por várias vezes, porquê não há limitação, desde que seja dentro do período de cinco anos. Entretanto, a empresa pode retirar e recadastrar a dívida quantas vezes quiser, sempre respeitando o prazo de cinco anos.



Urologia é no Centro Médico São Gabriel com Dr. Ricardo Ferraz

Foto: Divulgação

O Urologista é o especialista  responsável pelo tratamento dos problemas  urinário de homens e de mulheres, e sistema reprodutor dos homens. Essa especialidade trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis. Engana-se quem acredita que o Urologista é um médico apenas de homens. Mulheres também devem procurar esse profissional quando necessitarem de tratamento para doenças relacionadas ao trato urinário. O Centro Médico São Gabriel traz  para Brumado e região o especialista em Urologia Dr. Ricardo Ferraz, atendimento todos os sábados. Agende sua consulta: 77 3441-1502 / 77 99925-8807 (WhatsApp). Praça dos Meiras, Centro | Brumado-Ba.

 



Brumado: Estudantes dos Cursos de Logística e Contabilidade do CEEP realizam visita técnica

Foto: Divulgação

Os alunos do 4° ano do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), em Gestão e Meio Ambiente dos cursos técnicos de Contabilidade e Logística de Brumado estiveram na tarde de quarta-feira (25), na empresa Disbahia para uma visita técnica. O objetivo dessa iniciativa é aproximar os estudantes ao mercado de trabalho. A ação faz parte da grade curricular da disciplina e os discentes puderam ver de perto a realidade da empresa e colher informações. Sob a orientação dos professores: Iacy Santos, Liliane Roque e Mateus Lima, eles conheceram o funcionamento da distribuidora. Todos ficaram encantados com a estrutura da empresa e pela dedicação dos funcionários. "Ficamos agradecidos pela empresa ter nos atendido tão bem e de forma muito dedicada", relatou a professora Iacy Santos - cheia de contentamento - por serem a primeira equipe a fazer uma visita desse porte à empresa. Essas atividades fazem parte da formação técnica dos estudantes e contribui para a interação com iniciativas práticas, com o mundo do trabalho, intervenção social, priorizando o contexto do território.



Vitória e Corinthians empatam no Barradão pela partida de ida das oitavas-de-final Copa do Brasil

Foto: Reprodução Twitter

Vitória e Corinthians ficaram no zero a zero em partida que aconteceu nesta quarta-feira (25), no estádio do Barradão, em Salvador, pelo jogo de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil. Os dois times tiveram chances, porém o gol não saiu e a decisão da vaga vai acontecer no jogo de volta que vai acontecer na Arena Corinthians, em São Paulo. Ou seja, quem vencer leva a vaga, caso o duelo acabe empatado, avança para as quartas quem se sair melhor na disputa de pênaltis. O primeiro tempo foi mais favorável para o Vitória em relação ao Corinthians. O time baiano teve as melhores chances e ficou mais próximo de abrir o placar. A principal chance do Leão foi aos 38 da primeira etapa, Juninho conseguiu bom cruzamento e Kanu testou firme, porém a bola foi sem direção e a partida continuou zero a zero. A segunda etapa começou com o Corinthians tentando mostrar serviço. Logo aos 2 minutos, Fagner conseguiu um bom chute, mas Caíque fez boa defesa e evitou o gol corintiano. Depois disso foi o Vitória que tentou tomar as rédeas do jogo. Aos 19, Denílson recebeu bom passe de Yago, porém chutou muito forte e a bola subiu demais. O próximo jogo dos dois times é pelo Campeonato Brasileiro Série A. O Leão vai encarar o América-MG na segunda-feira (30), às 20h (Horário de Brasília), na Arena Independência, em Belo Horizonte, pela terceira rodada da competição nacional. Já o Corinthians vai visitar o Atlético-MG, em partida que também vai acontecer no Independência, mas será no domingo (29).