ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Polícia Civil lança nova plataforma virtual para registrar ocorrências

Brasil registra menor média móvel de mortes desde o início da pandemia

Brumado: Tradição de vários anos, Grupo Pax Nacional doa brinquedos as crianças

Brumado: Decreto Desobriga o uso de máscara facial na cidade; mas há restrições

Brumado: Com a morte do cantor e comunicador Tote Lima, esposa passa por dificuldades

União se compromete a corrigir defasagem de doses de vacina à Bahia

Brumado: Prefeito Eduardo Vasconcelos pede desfiliação do PSB

IBGE cancela processo seletivo de 204 mil vagas para o Censo 2022

Brumado: Mesmo em lados opostos, Fabrício Abrantes repudia fake news contra 'Verimar do Sindicato'

Brumado: Policlínica municipal de saúde será transferida para a sede da Upa 24h

Paramirim: Motorista de 41 anos morre em acidente na BA-152

No exterior, Rui Costa tenta atrair projeto de energia renovável para indústria baiana

Dois foragidos que viajavam em ônibus são presos pela PRF em Vitória da Conquista

Rede estadual tem aulas 100% presenciais nesta segunda-feira (18)

Prefeitura de Brumado pretende doar terreno para construção de hospital particular

Pax Nacional promove nesta segunda-feira (18) a 'Festa das Crianças'

Brumado: Em outro ângulo, câmera registra grave acidente na BR-030; veja

Conheça o kit 'Barriga Tanquinho' de Marcelo Esportes

Conquista: Com ajuda de cão farejador, PRF encontra maconha levada em ônibus

RotSat: Conheça o nosso site com 'Menu' de acesso rápido



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2018"

Após acidente, carro pega fogo e mulher morre na Chapada Diamantina

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Uma mulher identificada como Isabela Bastos Carvalho morreu depois do carro pegar fogo, na manhã desta segunda-feira (2), na BA-052, perto da cidade de Piritiba, região da Chapada Diamantina, 430 km de Salvador. A mulher seguia para Salvador até sofrer acidente. Ela ficou presa nas ferragens do carro, que pegou fogo. Outras duas pessoas estavam no veículo, mas conseguiram ser retiradas. Não foi divulgado o estado de saúde delas. O corpo de Isabela foi conduzido para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) comunicou que ainda não sabe o que teria provocado o acidente.



Desistiu?: ACM Neto diz a aliados que não vai para a disputa pelo governo da Bahia

(Foto: Reprodução)

O prefeito ACM Neto (DEM) vai anunciar na sexta-feira, 6, se permanece à frente da prefeitura de Salvador ou se renuncia ao cargo para ser candidato ao governo da Bahia. De acordo com o Estadão, a aliados, no entanto, o presidente do Democratas disse que hoje a chance de permanecer na prefeitura é maior do que a de sair. O prefeito tem afirmado que vai analisar o cenário até o “último momento” e que a sua decisão vai depender das alianças que conseguir fechar com outros partidos, como o PP e o PR. Pelas regras eleitorais, ele tem que se desincompatibilizar do cargo até sábado, 7 de abril, seis meses antes da eleição. Um dos entraves para a decisão de ACM Neto é o fato de o MDB, que apoiaria a sua candidatura, não abrir mão de lançar o nome do deputado Lúcio Vieira Lima à reeleição. O prefeito teme o desgaste político que isso pode trazer, já que Lúcio é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima e também foi denunciado no caso dos R$ 51 milhões encontrados em um apartamento em Salvador. Aliados do DEM e de outros partidos, como PSDB, pressionam para que ele dispute a eleição, o que garantiria um palanque forte para o futuro candidato à Presidência, seja ele Rodrigo Maia (DEM) ou Geraldo Alckmin (PSDB). Caso ACM Neto não seja candidato, a avaliação desse grupo é que o atual governador, Rui Costa, que é do PT, vai se reeleger “sem dificuldades”. ACM Neto também tem sinalizado que, se não deixar a prefeitura, o DEM pode lançar como candidato ao governo o nome do atual prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo.



Cármen Lúcia pede em pronunciamento 'serenidade' contra 'desordem social'

(Foto: Reprodução)

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), gravou um pronunciamento nesta segunda-feira (2) no qual defende o “fortalecimento da democracia”, afirma que “há que se respeitar opiniões diferentes” e pede "serenidade" para que diferenças ideológicas não resultem em "desordem social". O pronunciamento, de 3 minutos e 18 segundos de duração, cujo texto foi divulgado antecipadamente pela assessoria do STF, foi ao ar na TV Justiça. A assessoria não informou o que motivou o pronunciamento da ministra. "Há que se respeitar opiniões diferentes. O sentimento de brasilidade deve sobrepor-se a ressentimentos ou interesses que não sejam aqueles do bem comum a todos os brasileiros", afirmou a ministra. Nesta segunda-feira, Cármen Lúcia se reuniu com o diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, a fim de discutir a segurança no dia dojulgamento do habeas corpus preventivo apresentado pela defesa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O julgamento está marcado para a próxima quarta-feira (4), e há expectativa de que atrairá manifestantes contra e a favor de Lula. Com o habeas corpus, a defesa de Lula pretende impedir que, embora condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de segunda instância, ele não possa ser preso antes de esgotados os recursos em todas as instâncias da Justiça. Cármen Lúcia afirma ainda que, na sociedade, “não podem persistir agravos e insultos contra pessoas e instituições pela só circunstância de se terem ideias e práticas próprias”. “Diferenças ideológicas não podem ser inimizades sociais. A liberdade democrática há de ser exercida sempre com respeito ao outro”, diz o texto. Segundo ela, "fora da democracia não há respeito ao direito nem esperança de justiça e ética".



SESAB desmente denúncia feita pelo deputado Luciano Ribeiro quanto ao corte dos repasses para a UTI de Brumado

Recentemente inaugura, a UTI de Brumado já começou a ser politizada (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A tendência de, a partir de agora, se politizar até os pequenos episódios envolvendo as esferas de poder, está cada vez mais evidente, o que faz com que o rascunho do mapa eleitoral já comece a ser esboçado. Em Brumado, esse esboço ainda está meio obscuro, já que as “peças do tabuleiro” estão se movimentando nas sombras, o que gera uma série de especulações. Nos últimos dias, um novo episódio envolvendo os repasses para a continuidade dos serviços da UTI acabou se transformando num “front”, tendo, inclusive, algumas colocações insinuando que uma possível ruptura de aliança entre o prefeito Eduardo Vasconcelos (PDB) e o governador Rui Costa (PT). O “molho” ficou ainda mais “apimentado” com recentes declarações do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), que teria denunciado que o governo do estado não estaria com os repasses referentes aos pagamentos dos serviços da UTI do HMPMN atrasados. Visando esclarecer o impasse, a SESAB emitiu uma nota (ver abaixo), na qual, rechaça completamente as denúncias e ainda explica que os atrasos aconteceram por erros de faturamento da administração municipal que não teria efetuado o processo de cadastramento no CNES, o que acabou sendo confirmado. Em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, ele garantiu que tudo foi regularizado, o que já fez com que os repasses fossem liberados, garantindo assim o bom funcionamento da UTI. Na nota, o governo ainda fez questão de lembrar os investimentos que foram e que continuam sendo feitos na unidade, chegando à casa dos R% 1,3 milhão.

(Reprodução: Sesab)


Brumado: 18ª Ciretran suspende atendimento a condutores de Dom Basílio, Livramento e Região

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 18ª Ciretran de Brumado, que atende cidades da região como: Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Jussiape e Rio de Contas, cancelou os atendimentos aos condutores desses municípios. De acordo com o que apurou o site 97NEWS, o problema se dá por conta de um impasse vindo da sede do Detran de Salvador, que decretou o não atendimento, alegando que serviços como transferências de CNHs, renovação e outros procedimentos deverão ser realizados na nova sede do Posto de atendimento do Ciretran da cidade de Livramento. A redação do 97NEWS recebeu na última semana, o radialista da cidade de Dom Basílio, Luiz Silva Brito, de 29 anos, no qual confirmou o problema, e foi além, relatando que o Posto do Ciretran de Livramento, ainda não funciona. O problema é que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor tem apenas 30 dias para renovação da CNH após seu vencimento. Passados os 30 dias, o condutor que for pego com a CNH vencida, poderá ter a mesma suspensa. "Procurei a 18ª Ciretran de Brumado por três vezes, e todas as vindas aqui, recebi a mesma resposta, o atendimento nas cidades citadas, agora depende do Posto de Livramento. Quer dizer, vou ter que ficar com a CNH vencida? Isso é justo?". Questionou Luiz. Ele ainda lamentou que, por questões políticas, quase 40 mil habitantes das três cidades vão ter ficar a mercê da boa vontade dos políticos. "Já procurei o Posto do Ciretran em Livramento, e eles não dão nenhuma resposta, dizem que depende de Salvador. Também questionei o prefeito de Livramento, o Sr. Ricardinho, e o mesmo informou que, não importa quem vai trabalhar no posto, ele apenas quer o local funcionando. Mas não deu garantias de data", lamentou o Radialista. Nossa redação, foi por duas vezes na sede da 18ª Ciretran de Brumado, para tentar falar sobre o assunto, com o coordenador do órgão, Cleber Kambuí, mas funcionários informaram a nossa equipe que o mesmo se encontrava em viagem.



Brumado: Segunda 'Páscoa Solidária' é realizada nos Brisas; evento distribuiu ovos e almoço para as crianças carentes

Foto: 97NEWS

Um grupo de amigos visitou neste domingo (01), o conjunto habitacional Brisas, no bairro São Jorge, em Brumado. Na ocasião, os amigos entregaram brindes e ovos de Páscoa às crianças da localidade e conheceram melhor os moradores da região carente da cidade. A doação de ovos de Páscoa, brindes e um grande almoço às crianças da comunidade, foi resultado de uma campanha realizada pelo segundo ano por Marcos Antônio Cardoso e amigos. “A visita teve a intenção de desenvolvermos atividades de cunho social e solidário e aproximar os empresários daquela comunidade carente. Após as brincadeiras, servimos um grande alomoço para todos”, afirmou "Kezinha", organizador do Projeto. De acordo com Marcos Antônio, a região foi escolhida pela segunda vez, para que seja dado um amplo atendimento à população mais carente dos Brisas, I, II,III e IV, levando cidadania, carinho e amor. 

Foto: 97NEWS

“A Pascoa significa  lição de amor e humildade. Desde o caminho percorrido até a sua morte no Calvário, Jesus nos mostrou que a caminhada pode até ser árdua e cansativa, mas não devemos desistir", comentou. Além das guloseimas e o almoço solidário, as crianças brincaram no playground montado especialmente para elas. O evento teve inicio às 09h e finalizou às 16h com roda de capoeira, pinturas de rosto, distribuição de kits páscoa e balões coloridos. "Este 1º de abril foi marcante, com muita alegria e fartura para as crianças e seus familiares, que Deus me dê vida longa e saúde para continuar. Feliz Páscoa". Desejou o grupo de amigos.



CMEAS retorna em grande estilo e vem confirmar que é um marco da Educação em Brumado

A reabertura foi iniciada com o hasteamento das bandeiras que foi acompanhada do Hino Nacional Brasileiro (Foto: Divulgação)

Com o slogan “Educara para Libertar”, a administração municipal vem desenvolvendo um planejamento diferenciado, buscando implantar novos conceitos para a área educacional do município. Dentre as várias ações que vêm sendo executadas nesse sentido, uma teve um momento muito especial na manhã desta segunda-feira (02) que foi a reinauguração do CMEAS – Centro Municipal de Ensino Agamenon Santana, o qual sempre teve sobre um si um nível de excelência. Após uma reforma que durou cerca de 2 meses, as obras foram finalizadas e a nova estrutura ficou invejável, com as salas totalmente climatizadas, telhas termoacusticas, e um espaço temático muito bem composto, além das salas de professores e diretoria com uma logística bem moderna, ou seja, um orgulho para os pais, alunos, professores e funcionários. A secretária municipal de Educação, professora Ednéia Ataíde, esteve presente à cerimônia de reabertura que foi iniciado com o Hino Nacional Brasileiro e o hasteamento das bandeiras. Ela se emocionou ao ver a aprovação dos alunos e dos pais que não esconderam a satisfação pela nova estrutura.

A nova estrutura comprova o compromisso com a Educação por parte da administração municipal (Foto: Divulgação)


Abertas as inscrições para a ‘Quadrilha Pé de Serra’

(Divulgação)

Passada a Semana Santa, o clima de festas juninas já começa a ficar mais evidente, promovendo uma atmosfera de alegria, já que “São João” é uma das manifestações culturais que mais representa o sertanejo. Em Brumado, vários eventos marcam o período, tendo um destaque para as quadrilhas, que são consideradas uma das melhores da Bahia. Entre as várias quadrilhas, a “Pé de Serra”, é uma das mais notáveis. Composta por moradores do Bairro Baraúnas e produzida com muito empenho por parte da associação, a edição 2018 da festa deverá ter grandes novidades, inclusive, com surpresas para a quadrilha, que é considerada um “xodó”. Então, quem quiser participar da quadrilha já pode fazer a sua inscrição. Informações pelo fone: (77) 9.9985-9664.



Rio de Contas: Corpo de caetiteense desaparecido na Cachoeira do Fraga é encontrado

Foto: Whatsapp l 97News

Bombeiros localizaram no início da manhã desta segunda-feira (02) o corpo do caetiteeense Fabiano Ferreira da Silva, de 32 anos que estava desaparecido nas águas da Cachoeira do Fraga, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A vítima desapareceu na tarde do último domingo (01). De acordo com a polícia, Fabiano, teria escorregado e caído em um poço de aproximadamente 06 metros de profundidade após tentar fazer uma ‘Selfie’ em uma área proibida para banhistas. As buscas foram realizadas por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado para a realização da necrópsia, e em seguida será liberado aos familiares. 



Prédios da Avenida Paulista e do Centro de SP são esvaziados após relatos de tremores

Os prédios da avenida mais famosa do Brasil tiveram que ser evacuados (Foto: Reprodução)

Dois prédios na região da Avenida Paulista foram esvaziados na manhã desta segunda-feira (2) após relatos de tremores. O Prédio da Petrobras, no número 901 foi esvaziado e o do Minsitério Público na rua Riachuelo, no Centro também. O Corpo de Bombeiros encaminhou viatura para a Avenida. A princípio, foi registrado um terremoto de 6,7 graus na Bolívia.



Brumado: Aumenta a crise entre prefeitura e governo do estado; Saúde é a preocupação central

O setor de Saúde pode ser o mais prejudicado caso o impasse continue (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em ano político, até as pequenas coisas se tornam gigantescas, fazendo com que os homens públicos venham, parafraseando as Sagradas Escrituras, a “engolir camelos e se engasgar com mosquitos”. A questão é histórica e, no atual momento pelo qual atravessa a nação,  com um forte descrédito da classe política, o período eleitoral deve ser ainda mais complicado. Em Brumado alguns fatos já corroboram nesse sentido, fazendo com que um dos grandes sonhos da população, que é a UTI, a qual foi recentemente inaugurada, possa ter o seu funcionamento em risco. Em sua última visita ao município, em janeiro deste ano, o governador Rui Costa (PT), após o ato inaugural, fez um pronunciamento em praça pública se comprometendo a resolver alguns problemas pontuais do município, confirmando o início da construção do sistema de esgotamento sanitário, que teria em sua primeira etapa com a estação de tratamento, além da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. Rui teria até confirmado uma nova visita a Brumado, que aconteceria em fevereiro, mas já passado o mês de março, a agenda foi cancelada e, até o momento, não há confirmação da data de uma nova visita oficial. Com isso uma lacuna se abriu e a questão política começou a falar mais alto, já que o relacionamento entre as partes, que já estava meio arranhado, ficou ainda mais desgastado. Um dos pontos nevrálgicos nesse contexto é o impasse sobre a UTI, que, segundo afirmações da administração municipal, teve os seus repasses bloqueados pelo governo do estado, o que pode fazer com que a unidade tenha que paralisar as suas atividades. Em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, ele garantiu que o município fez a sua parte e quitou todas as pendências, mas que, a questão foi para o campo político e, por isso, ele disse que não irá mais se posicionar sobre a situação. 

Em recente recepção o grupo liderado por Eduardo Vasconcelos já tinha sinalizado com muita intensidade o apoio ao governador Rui Costa, mas teria entrado 'areia nos mecanismos' (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Em contato com alguns representantes mais próximos do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), o clima de descontentamento é cada vez maior, já que, se for se colocar na balança, o governo do estado, apesar da UTI, não correspondeu às expectativas da população, ou seja, até o momento, “está deixando a desejar”. Especulações sobre um possível apoio nas eleições estaduais ao atual prefeito de Salvador, ACM Neto, por parte do grupo governista, - que tem no presidente do Legislativo, Léo Vasconcelos, o seu maior defensor -, também vêm potencializar a “queda-de-braço”. Outro fator que tem que ser colocado no “tabuleiro” é que o prefeito Eduardo Vasconcelos nunca mostrou simpatia ao PT, inclusive repercutiu em alto e bom som à mídia local a célebre frase que “há três coisas que a gente só faz uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT. Eu já votei uma vez no PT e por isso não o farei mais”. Então, como diz o velho e bom ditado “'Na briga entre o mar e o rochedo, é o marisco que apanha', ou seja, os mais humildes são as primeiras vítimas quando há embates entre poderosos. Neste mês de abril as definições sobre a confirmação da aliança ou o rompimento devem ficar ainda mais evidentes. Fontes garantem que tudo será devidamente equalizado e que a parceria será mantida pelo bem da população, mas, existem aqueles que afirmam que o processo de afastamento é irreversível.  

 

Durante a inauguração da UTI, em janeiro deste ano, as previsões eram de otimismo, mas, agora o quadro mudou (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


‘Não suportamos mais a estrada desse jeito’, protestam moradores da Comunidade de Roça de Baixo

A situação da estrada vicinal que serve a Comunidade de Roça de Baixo está cada vez pior segundo os moradores (Foto: Leitor 97NEWS)

O período chuvoso, segundo a tradição, passou, então, a partir deste mês de abril, as precipitações pluviométricas devem ser cada vez mais escassas, o que, por um lado causa preocupação às comunidades rurais, mas, por outro, traz esperança para a recuperação das estradas vicinais, as quais se encontram, em várias localidades do meio rural, com a infraestrutura bem prejudicada. Um desses locais é a Comunidade de Roça de Baixo, que fica localizada na região do Distrito de Cristalândia. Segundo os moradores que entraram em contato com a redação do 97NEWS, “a situação chegou ao limite”. Eles alegam que “não suportamos mais essa estrada dessa forma”.  Eles informaram que a última vez que foram feitos serviços na estrada foi em 2016, no governo do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias, onde foi passada uma patrol, devolvendo assim a trafegabilidade, que, após 2 anos, já está muito prejudicada. Eles apelam ao poder público municipal e esperam contar com a sensibilidade da atual gestão, pois as chuvas já passaram, o que permite que as obras de recuperação possam acontecer sem maiores problemas.



Moradores da comunidade de Tamboril lançam campanha de conscientização contra a pesca predatória

A placa deixa explícita a indignação dos moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O ditado “está nervoso, vai pescar” acabou tendo uma leitura diferenciada na Comunidade de Tamboril, zona rural de Brumado. Hoje, no local a frase seria “estamos nervosos, pois não sabem pescar”. Em contato com a redação do 97NEWS, eles afirmaram que estão realmente irritados ao verem os abusos que estão sendo cometidos pelos pescadores na lagoa que serve a comunidade, já que, além de não observar os critérios ambientais, ainda são causados prejuízos materiais. Diante disso, a Associação de Moradores e os alunos da Escola Joselita Meira, se reuniram e criaram uma campanha para proibir a pesca predatória na lagoa que não respeita as normas estipuladas. Uma das ações mais representativas foi a colocação de placas as quais têm os seguintes dizeres estampadas “Proibido pesar com tarrafas e 3 malhas”. Ainda segundo os moradores, a falta de consciência ambiental beira o absurdo; “os pescadores estão indo para a lagoa causando muita sujeira, o que vem nos prejudicando, pois, a água é utilizada para as famílias beberem e também cozinharem”, citou um deles. Além disso, outros grupos de pessoas também estão usando o lugar para se banharem, o que suja ainda mais a água. O que preocupa mais ainda, é que, "esse é um dos únicos locais para a coleta de água limpa, e no momento iremos nos empenhar ao máximo para preservá-los, já que a operação carro-pipa do Exército sofreu uma forte redução e ficar sem água chega a causar um certo desespero".



Rio de Contas: Empresário francês colhe primeira safra de azeitonas do nordeste

Dos 7 mil hectares, apenas três hectares foram cultivados com oliveiras (Foto: Reprodução l TV Bahia)

Ter azeitonas, que vem de um clima mediterrâneo na Chapada Diamantina e no coração da Bahia, não faz sentido, mas tem. Esse é o sonho realizado do empresário francês, Didier Chinchila, que chegou na cidade em 1979, quando ainda tinha 20 anos de idade. Em entrevista para o Bahia Rural na última semana ele contou que após cerca de 11 anos, quando as primeiras mudas foram levadas para a região, não se acreditava muito, mas resolveu apostar. “Senti um clima diferente, que me lembrava muito as regiões do sul da França. Uma sensação física que eu não estava no Brasil tropical, úmido, da costa, do dendê. Eu estava em um outro mundo, que é a Chapada Diamantina", relembra o empresário. Didier Chinchila montou uma cooperativa com familiares e amigos franceses, que decidiram investir no projeto, pois cultivar oliveiras envolve custos altos e investimento em conjunto. As oliveiras são árvores que levam 8 a 15 anos para aprofundar as raízes, maturar e frutificar. Dos 7 mil hectares comprados pela cooperativa, apenas três hectares foram cultivados com oliveiras. 

A Fazenda está localizada em uma região onde estão os maiores picos da Bahia (Foto: Reprodução l TV Bahia)

A colheita este ano está sendo improvisada, os 500 pés de oliveiras devem render cerca de 5 toneladas do fruto. A 1.200 metros de altitude, a Fazenda está localizada em uma região onde estão os maiores picos da Bahia: o Itobira, o Pico das Almas, e o Barbado. Além de cultivar as azeitonas, os donos da fazenda cultivam manga, maracujá e a tangerina. Para o futuro, o produtor Didier Chinchila sonha alto. “Investir nesse plantio para produzir, o ano que vem, o azeite. O primeiro azeite da Bahia, azeite de oliva e não de dendê. Isso é símbolo de um potencial de desenvolvimento dessa região que precisa ser trabalhada com inteligência e com os poderes públicos”, revela.



Estação espacial chinesa entra na atmosfera terrestre e cai no Pacífico Sul

Foto: Engenharia Espacial Chinesa

A estação espacial chinesa Tiangong-1  retornou à atmosfera terrestre neste domingo (1) e se desintegrou sobre o Pacífico Sul, informou agência espacial chinesa. De acordo com a Agência de Engenharia Espacial Tripulada da China (CMSEO), a nave entrou na atmosfera "destruída" pela região entre o centro e o sul do Oceano Pacífico. Ainda não há informações se fragmentos chegaram ao solo. A agência chegou a falar a entrada na atmosfera teria sido próxima à costa de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a informação foi atualizada. Desocupada desde 2013, os chineses perderam o contato com a Tiangong-1 em 2016 e não se sabia o local certo de onde a aeronave iria cair. A Tiangong-1 faz parte do ambicioso programa espacial da China e era o protótipo para uma estação tripulada, que tem previsão para ser lançada em 2022. A entrada na atmosfera terrestre ocorreu por volta das 22h15 da noite de domingo no horário de Brasília - 8h15 de segunda-feira (2), na China.

Chineses perderam contato com a estação em 2016; fotos mostram Tiangong 1 em queda na semana passada (Foto: FRAUNHOFER FHR)


'NasRuas' estende faixa de 1º de abril na frente do STF

(Foto: Reprodução)

Neste domingo, 1º de abril, o movimento NasRuas estendeu uma faixa na frente do Supremo Tribunal Federal (STF) em alusão ao folclórico Dia da Mentira: ‘1º de abril: Feliz dia do STF’. O protesto tem apoio de outros movimentos: Aliança, Avança, MBL, Liberais Independentes, Movimento Brasil Futuro, Movimento Liberal Acorda Brasil e MBR. Segundos os organizadores, o ato foi preparado ante as últimas decisões da Corte.



Fatalidade: Idoso morre após ter 80% do corpo queimado em incêndio na cidade de Dom Basílio

Foto: Luciano Santos l 97News

Um idoso de 86 anos faleceu na zona rural de Dom Basílio vítima de um incêndio. De acordo com a polícia, Aristide Miguel da Silva, de 86 anos, morador da Fazenda Várzea Grande, em Dom Basílio faleceu após ter 80% do corpo queimado, quando segundo os familiares do idoso, ele deixou um cigarro cair no colchão em que ele dormia, dando assim o início de incêndio em sua residência. Aristide foi socorrido até uma unidade hospitalar de Dom Basílio, mas os médicos acharam melhor transferi-lo para a UTI do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Ainda de acordo com os familiares, com a gravidade dos ferimentos, o senhor Miguel não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo na manhã da última quinta-feira (29). Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada e realizou o levantamento cadavérico, em seguida o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, para exames de necropsia. O sepultamento foi realizado no último dia 30 de março na comunidade onde ele morava.



Bahia bate Vitória por dois a um e larga na frente nas finais do Baianão

Foto: Reprodução

O Bahia levou a melhor no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano na Arena Fonte Nova, em Salvador, na tarde deste domingo (1), com o placar de 2 a 1. Com arquibancadas cheias e quase 40 mil ingressos vendidos, o primeiro gol do clássico Ba-Vi foi feito pelo atacante Edigar Junio, do Bahia, aos 24 minutos do primeiro tempo. Já no oitavo minuto do segundo tempo, foi a vez do meio-campista Vinícius balançar a rede, garantindo o segundo gol do placar. Em seguida, Luan, do Vitória, marcou um gol para o Leão aos 13 minutos. Com o resultado, o tricolor joga por um empate no próximo domingo (8), no Barradão, às 16h. A partida terá torcida única.



Bahia: Provedores regionais discutem conectividade em encontro estadual

Foto: Reprodução

Buscando estimular ações mais ostensivas por parte do governo e refletir sobre as dificuldades que entravam o desenvolvimento e a expansão das empresas provedoras de internet na Bahia, o segmento promove um grande encontro nesta segunda-feira (2) , no auditório da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O evento, que acontece a partir das 8:00h, é promovido pela Associação de Provedores da Bahia (PROBAHIA)  e Sindicato das Empresas de Internet do Estado da Bahia (SEINESBA), vai reunir representantes credenciados de todo o estado, que atuam nos 417 municípios baianos. Na pauta serão discutidos o compartilhamento de poste de energia elétrica, o direito de passagem das fibras óticas pelas rodovias, a redução da carga tributária sobre os serviços de telecomunicações e a criação de linhas de crédito específicas para o setor. Também será destacado no evento, a excelência do trabalho realizado pelos provedores regionais, ao longo dos últimos 15 anos, a Operação Carnaval, que contou com o suporte desses pequenos provedores que não deixaram a desejar e ainda ofereceram uma conexão mais veloz. Dados divulgados pela Anatel indicam que em 2017 os pequenos provedores lideraram o crescimento do acesso à banda larga fixa no país. O aumento foi de 7,15% em comparação a 2016, os provedores regionais conquistaram nada menos que 43,72%, com 1,28 milhão dos novos contratos. 



Câmara deve votar na segunda aumento de penas para crimes relacionados à pirataria

A Câmara de Deputados deve votar nesta segunda-feira (2) o projeto de lei 333/99, que aumenta penas para quem comete crimes relacionados à pirataria. De acordo com a Agência Brasil, o projeto, que define direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, tramita há nove anos no Congresso para estabelecer maiores penas em casos de crimes de falsificação. Atualmente a pena máxima é um ano de prisão em regime aberto ou semiaberto, com a aprovação do projeto passaria para três a quatro anos em regime fechado. Além disso, uma das pautas prioritárias para o governo neste ano, a segurança pública pode estar no centro dos debates na terça-feira (3), com a análise do Projeto de Lei 3734/12, que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O projeto tem como eixo central a integração entre os órgãos policiais para que os entes federados compartilhem informações com o Ministério da Segurança Pública.