ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2018"

Após anos de queda, número de divórcios cresce 2,5% no Brasil

Foto: Ilustrativa

Os divórcios extrajudiciais – que não ocorrem perante os órgãos da justiça – aumentaram 2,5% em 2017 em todo o país. Os cartórios de notas, hoje chamados de tabelionatos de notas, lavraram 69.926 divórcios no ano passado, ante 68.232 no ano anterior. Os dados são do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP). Esta é a primeira alta no número de divórcios extrajudiciais em todo o Brasil após três anos consecutivos em queda: 2016 (-1,3%), 2015 (-2,3%) e 2014 (-0,4%). Segundo o presidente do CNB de São Paulo, Andrey Guimarães Duarte, a mudança foi causada principalmente em razão da lei 11.441 de 2007, que normatizou a realização de divórcio extrajudicial, e da Emenda Constitucional 66, de 2010, que reduziu a burocracia para a separação. "Havia um número represado de casais que desejavam se divorciar [antes da aprovação das leis]. Agora é normal [o número] que se estabilize ou diminua. Como podemos analisar, houve uma variação positiva, mas nada que saia da curva do normal", disse Duarte à Agência Brasil. De acordo com o levantamento, São Paulo foi o estado que mais registrou divórcios em 2017, com 17.269, número 1,5% maior que os 16.998 computados em 2016. O estado paulista é seguido, respectivamente por Paraná e Minas Gerais. A mesma tendência foi verificada na capital paulista, que apresentou uma das maiores altas do país. Os cartórios registraram na cidade 5.882 divórcios em 2017, 9% acima aos 5.361 em 2016.



Cármen Lúcia recebe ministros, políticos e juristas no primeiro dia como presidente

Foto: Marcos Corrêa/PR

No primeiro dia como presidente da República, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu em audiências no Palácio do Planalto deputados, juristas e ministros do governo federal. De acordo com o G1, ela também sancionou a lei que cria o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, a ser celebrado em 2 de abril. Ainda segundo a publicação, ela assinou ainda a nomeação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, como corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), segundo a TV Globo apurou. Cármen Lúcia assumiu a Presidência da República nesta sexta depois que o presidente Michel Temer viajou para Lima, no Peru, onde participa da 8ª Cúpula das Américas. Temer tem previsão de retornar ao Brasil na tarde de sábado (14). Como atualmente o Brasil não tem vice-presidente, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, seriam os próximos na linha sucessória. Mas ambos estão em viagem ao exterior – Maia no Panamá e Eunício no Japão. Cármen Lúcia se encontrou e posou para fotos com Temer no final da manhã desta sexta, antes do embarque do presidente para o Peru.



52% dos homicídios contra LGBTs no mundo acontecem no Brasil, diz Grupo Gay da Bahia

Foto: Agência Brasil

Um levantamento feito pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) mostrou que cerca de 52% dos homicídios contra pessoas LGBTs no mundo acontecem no Brasil. De acordo com os dados, disponibilizados no site Homofobia Mata, entre 1º de janeiro a 10 de abril deste ano, foram registradas 128 mortes violentas contra LGBTs no país. Segundo o estudo, a cada 19 horas um LGBT é assassinado ou comete suicídio no Brasil. Do número registrado, foram 47 gays, 26 lésbicas, 3 bissexuais, 31 travestis, 17 mulheres trans, 1 homem trans, 2 bissexuais mortos.



Polícia Civil emite nota de pesar pela morte do delegado de Barra do Estiva

Foto: Divulgação

A Polícia Civil emitiu nota de pesar pela morte do delegado da cidade de Barra da Estiva, Marco Torres, ocorrida na sexta-feira (13). O corpo de Marco Antônio foi encontrado carbonizado próximo ao povoado de Sussuarana, zona rural do município de Tanhaçu. Marco Antônio estava desaparecido desde quinta-feira (12), após sair para uma viagem. A Polícia Civil fez buscas pelo delegado desde a tarde de quinta e, por volta das 9h desta sexta-feira (13), o veículo foi encontrado incendiado na cidade de Anagé. Segundo a polícia, o corpo do delegado será sepultado na cidade mineira de Governador Valadares neste sábado (14).



Dupla Ba-Vi busca segundo triunfo em estreias no Campeonato Brasileiro

Foto: Divulgação

A dupla Ba-Vi possui um desafio importante nesse final de semana. O Vitória se prepara para realizar a sua estreia no Campeonato Brasileiro Série A 2018, contra o Flameng14o neste sábado (14), às 19h (Horário de Brasília), no Barradão, em Salvador, pela primeira rodada da competição. Já o Bahia vai enfrentar o Internacional no domingo (15), às 16h (Horário de Brasília), fora de casa, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre-RS. Desde que foi instaurado o Campeonato Brasileiro de pontos corridos, no ano de 2003, o Vitória participou de dez edições da Série A, porém só conseguiu um triunfo na estreia de qualquer uma dessas edições. Já o Tricolor participou de seis edições e também só venceu uma vez. Os dois times possuem os piores desempenhos em estreias das 20 equipes que estão participando da primeira divisão em 2018.



Chamando o vento: Bahia é destaque em leilão para instalação de parques eólicos

(Foto: Reprodução)

Segunda colocada em capacidade de geração eólica no Brasil, que tem o Rio Grande do Norte na dianteira, com 3,7 megawatts, a Bahia surge no cenário nacional com grande potencial para liderar o setor nos próximos anos. Isso porque o estado, hoje com 100 parques em 16 cidades e 2,59 gigawatts de capacidade instalada, obteve bons resultados em leilões que definiram a instalação de mais 2 gigawatts para os próximos quatro anos.  O último deles, na semana passada, foi o leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo. A Bahia, no leilão, foi o único estado que recebeu projetos do setor. No leilão foram quatro projetos contratados pela empresa francesa EDF, com capacidade para gerar 114,4 megawatts, o equivalente ao consumo anual elétrico de 290 mil lares. O total de investimento será de R$ 629 milhões na Bahia. Prevista para 2021, a usina ficará em Campo Formoso, Norte do estado. A região é considerada por governo e empresas do setor como a melhor para geração de energia eólica no Brasil. Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), “o sucesso da Bahia no cenário nacional neste leilão confirma o trabalho que vem sendo realizado em parceria com o setor eólico, visando consolidar o Estado como o mais competitivo para esta fonte.” "Políticas de atração de investimento, regularização fundiária e o relacionamento com órgãos que concedem autorizações para estes empreendimentos são a chave do sucesso da Bahia”, avalia a SDE em nota. A construção da usina da EDF, segundo a Aneel, deve começar já em 2019 – o número de empregos diretos e indiretos a serem gerados não está definido, mas estima-se em pouco mais de mil durante esta fase. Considerando o que já foi comercializado em leilões, incluindo-se os realizados em dezembro de 2017, serão mais 213 parques eólicos até 2023, num total de mais 4,8 gigawatts que estão em construção ou contratados.

Em expansão

Com novos leilões de 2018, este valor deve aumentar, alterando a curva de previsão para os próximos anos, informa a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), segundo a qual a capacidade eólica total instalada hoje no Brasil é de 13 gigawatts.

No país são mais de 6.600 aerogeradores instalados em 518 parques eólicos em 12 estados - as regiões Nordeste e Sul se destacam pelas características mais favoráveis dos ventos.

Em 2017, foram gerados 40,46 terawatts/hora de energia eólica ao longo do ano, um crescimento de 26,2% em relação a 2016. Essa geração representou 7,4% de toda a geração injetada no Sistema Interligado Nacional em 2017, segundo a CCEE.

A energia gerada ano passado dá para abastecer mais de 22 milhões de residências por mês, o equivalente a cerca de 67 milhões de habitantes, maior que o Nordeste (57 milhões de pessoas).

Ao todo, está prevista até 2026 a expansão de 18.500 MW de energia eólica, sendo 84% no Nordeste e 14% no Sul. Mas o Brasil só aproveita 40% de todo o potencial esperado para os próximos oito anos, informa a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Geração de energia eólica bate recorde no Nordeste
No Nordeste, segundo a ABEEólica, a geração de energia do setor tem quebrado recordes, atendendo mais de 60% da carga em alguns dias. O último recorde de geração foi no dia 14 de setembro de 2017, com uma geração de 6.413 megawhats médio, o que representa 64% da carga do Nordeste foi atendida por geração eólica naquele dia.

“Os recordes são registrados na época que chamamos de ‘safra dos ventos’, que vai mais ou menos de julho a novembro”, diz a ABEEólica. “Outro exemplo de recorde, esse nacional, é que, no dia 16/07/2017, 12,6% da energia consumida no Brasil veio das eólicas, com fator de capacidade de 63%”, completa.

No que se refere ao consumo do Brasil todo, a associação destaca que em agosto de 2017 as eólicas atingiram pela primeira vez os dois dígitos na matriz daquele mês, abastecendo 10% do país na média do mês todo. Em setembro, esse valor foi de 11%.

Em 2016, foram gerados mais de 30 mil postos de trabalho, dado que se repetiu em 2017. O setor contabiliza de 1998 até hoje cerca de 195 mil postos de trabalho. O ano de 2017 encerrou com R$ 11,5 bilhões investidos no setor eólico, representando 58% dos investimentos realizados em renováveis (solar, eólica, biocombustíveis, biomassa e resíduos, PCHs e outros).

Considerando o período de 2010 a 2017, o investimento é de cerca de US$ 32 bilhões, segundo a Bloomberg New Energy Finance BNEF. Em fevereiro de 2018, o Brasil subiu mais uma posição no Ranking de Capacidade Instalada de energia eólica elaborado pelo Global World Energy Council e agora ocupa o oitavo lugar.

“A despeito de o Brasil ser o 8º colocado em capacidade instalada, o país é o 7º em termos de geração. Isso porque temos um dos melhores ventos do mundo, o que permite um aproveitamento melhor do nosso parque gerador eólico”, frisa a ABEEólica.

Economia local
Atualmente, na Bahia, há parques em operação em Bonito, Brotas de Macaúbas, Brumado, Dom Basílio, Caetité, Cafarnaum, Campo Formoso, Casa Nova, Gentio do Ouro, Guanambi, Igaporã, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Pindaí, Sento Sé e Sobradinho.

Os parques em teste, construção ou contratados estão em Caetité, Gentio do Ouro, Igaporã, Itaguaçu da Bahia, Licínio de Almeida, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Ourolândia, Pindaí, Riacho de Santana, Sento Sé, Sobradinho, Urandi, Várzea Nova e Xique-Xique.

A cidade baiana de Sento Sé, no norte, é a que mais tem atraído investimentos no estado. Ao todo, há 45 projetos para futuros investimentos já aprovados. O município conta com um parque eólico pronto, da empresa Brennand Energia, com potência instalada de 247,45 megawatts.

Outros dois empreendimentos, ambos da Engie Brasil Energia, estão entre Sento Sé e Umburanas, cidade vizinha. O Complexo Campo Largo, com 326,7 MW de capacidade instalada em 121 aerogeradores, deve ficar pronto este ano.

Já o Complexo Eólico Umburanas, localizado no município de Umburanas e cujo projeto foi comprado no final do ano passado pela Engie Brasil Energia por R$ 15 milhões junto a Renova Energia S.A, terá capacidade instalada de 605 megawatts.

Os empreendimentos têm aumentado o caixa das prefeituras. Em Sento Sé, por exemplo, somente com Imposto Sobre Serviços (ISS) a arrecadação tem variado de R$ 800 mil a R$ 1,5 milhão desde maio do ano passado.

CONTINUE LENDO


Gigantes da internet sabem por onde você anda, que lugares frequenta e com quem fala; entenda

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, durante visita a parlamentares na véspera de audiências no Senado e na Câmara dos EUA. (Foto: Leah Millis/Reuters)

Facebook pode até ser a bola da vez, devido ao vazamento dos dados de 87 milhões de seus usuários, mas não é a única empresa que coleta, processa e usa em plataformas conectadas as informações de bilhões de pessoas em todo o mundo. Ele está acompanhado de outras gigantes de tecnologia como Apple, Google, Microsoft e Twitter, que não sabem só por onde você anda, que lugares frequenta ou com quem fala. Conhecem sua opinião sobre assuntos íntimos, da política à opção sexual. E ainda trabalham para refinar mais suas lupas tecnológicas, para conseguir, por exemplo, definir a classe social de alguém usando detalhes como qualidade do celular usado. Fabio Malini, professor e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo (LABIC/UFES), concorda com a ideia. Acrescenta, porém, que essas companhias não deixam de seguir seus usuários pelo mundo virtual quando seus aplicativo são fechados ou o celular é colocado no bolso.

Os especialistas consultados pelo G1 classificaram as informações usadas por essas empresas em três categorias:

  • Cedidas pelo usuário;
  • Coletadas a partir do que o usuário faz em serviços conectados;
  • Inferidas a partir das informações disponíveis.

O que você diz a seu respeito?

Ao criar uma conta em algumas das plataformas de grandes empresas, seja no Facebook ou no Twitter, qualquer pessoa cede informações corriqueiras sobre si, como nome, endereço de e-mail, endereço residencial, número de telefone. Em alguns casos, cedem também o número do cartão de crédito.

“Quanto a isso há um certo nível de transparência”, diz Doneda. Só que a coleta de dados não para por aí. Compreende ainda as informações tiradas dos aparelhos usados para navegar nesses serviços.

O que seu celular diz sobre você?

Todas essas empresas conseguem identificar onde uma pessoa está, usando sensores dos aparelhos, como o GPS, ou combinando uma série de recursos, como conexão via Bluetooth, o endereço IP do dispositivo e até conexões a redes de Wi-Fi ou a torres de celular. Sabem ainda o modelo de smartphone, computador ou TV usados, se os sistemas operacionais já foram atualizados e até a qualidade da rede móvel.

O objetivo aqui, dizem as companhias, é permitir que algumas funções operem. “Poderemos utilizar e armazenar informações sobre a sua localização para fornecer funcionalidades dos nossos serviços, tais como permitir a você tuitar com a sua localização”, exemplifica o Twitter.

Aquelas que possuem plataformas mais abrangentes, como sistemas operacionais, exercem essa coleta de forma mais ampla. O Google, dono de Android (celulares e tablets) e ChromebookOS (computadores), sabe para quem você liga, a que horas foi e quanto durou a chamada. O mesmo vale para os envios de SMS. O Facebook também guardas essas informações, desde que chamadas e SMS tenham partido de seus aplicativos.

A Apple, dona do iOS (celulares e tablets), WatchOS (relógio) e MacOS (computadores), não deixa claro se faz isso, mas diz que se houver “consentimento explícito” pode “coletar dados sobre como você usa seu dispositivo e os aplicativos”. As duas, assim como a Microsoft, dona do Windows e do Office, sabem quais compromissos foram agendados pelas pessoas. 

O Facebook coleta “curtidas” e “reações” dadas a publicações, assim como as páginas que os usuários escolhem seguir. O Google reúne, por exemplo, as pesquisas feitas na web, os endereços e trajetos buscados no Maps, informações sobre e-mails enviados e recebidos pelo Gmail, vídeos vistos e pesquisados no YouTube e até informações sobre as fotos guardadas em sua nuvem.

A Apple reúne todas as interações com o iCloud, iTunes Store, App Store, Mac App Store, App Store para Apple TV e iBooks Stores. Todas dispõem de cookies, códigos presentes em navegadores para registrar sites visitados na web.

Para dar mais nuance à visão que possuem de seus usuários, essas empresas costumam ainda fazer acordos com outras companhias que mantêm informações das quais não dispõem. Malini lembra que, até o fim de março, por exemplo, o Facebook mantinha uma parceria com a Serasa Experian, que também ocorria na Austrália, EUA e Reino Unido. A Serasa mantém, por exemplo, um banco de dados de pessoas que estão com o nome sujo e outras informações financeiras.

“Alguns interesses, a própria plataforma consegue aferir. Para outros, a empresa vai ter que se associar a grandes bases de dados, como o Serasa”, diz o professor. O objetivo era segmentar as pessoas por faixas de renda, a fim de melhorar o envio de anúncios.

Sem liberdade

Enquanto uma pessoa normal teria dificuldade para concatenar tantas informações esparsas, as empresas não só já possuem seus dossiês sobre seus usuários como criam novas formas de tirar mais dos dados que já possuem.

O Facebook, por exemplo, pediu o registro da patente de um algoritmo que posiciona alguém em determinada classe social com base em informações como modelo do celular, uso de internet e histórico de viagens.

Apple, Facebook, Google, Microsoft e Twitter usam não só os dados que os usuários fornecem, mas todos os hábitos de consumo dos usuários para enviar conteúdo. Algumas delas tentam ir além e fazer essas sugestões com base no estado emocional das pessoas. Para os especialistas ouvidos pelo G1, isso pode limitar a liberdade de escolha.

“A manipulação dos dados pessoais equivale à manipulação da própria pessoa, porque esses dados não são algo que podem ser separados dela, são uma projeção”, diz Doneda.

“Uma manipulação dos dados pessoais pode restringir a nossa liberdade a tal ponto de muitas das nossas opções e nossos direitos acabem sendo prejudicados.”

CONTINUE LENDO


Nota de protesto do professor Genivaldo Azevedo referente à reforma do CMEAS

Segundo o professor só existe um funcionário trabalhando na reforma do auditório (Foto: Genivaldo Azevedo)

“Mesmo estando inaugurada a escola CMEAS desde o dia 02/04/2018, com direito a execução do Hino Nacional e hasteamento da Bandeira, as atividades docentes não estão sendo executadas plenamente, pois as salas de informática, vídeo, auditório e o laboratório de ciências não estão disponíveis para uso. Tive dificuldade de executar atividades docentes em sala de aula por conta dessa morosidade no término. Para uma aula mais dinâmica, o professor deve lançar mão dos recursos audiovisuais, usar a internet e todas as mídias disponíveis, coisa que no CMEAS não está sendo possível, e isso é lamentável pois a I Unidade já está finalizando e só quem perde são os alunos. Além de tardia, a reforma da escola ainda não foi concluída e anda a passos de tartaruga, a exemplo da pintura do auditório que atualmente conta com apenas 01 (um) funcionário da empresa responsável pela obra, sem falar na falta de cuidados com as poltronas acolchoadas que não foram protegidas, se quer com uma lona(foto), ficando os detritos, materiais e equipamentos da reforma sobre as poltronas. 

(Foto: Genivaldo Azevedo)

Esta reforma do CMEAS custou aos cofres públicos R$ 136.864,90, sendo esse valor basicamente para a remoção do telhado de cerâmica e madeiras e a pintura, dentre outras atividades mais simples, sendo que o valor da nova cobertura não está incluído nesse quantitativo. Monitores de 40' e 50' polegadas da sala de vídeo expostos no chão da secretaria sem proteção correndo o risco de serem derrubados pelos transeuntes (foto abaixo). Em conversa com a coordenação fui informado que apenas um projetor de vídeo está funcionando, e os demais com defeitos. Lamentavelmente apesar dos milhões que a educação recebe do FUNDEB, a prioridade do gestor é apenas reformas e mais reformas, e o salário dos professores, equipamentos de apoio para as aulas ficam para segundo ou terceiro plano. Não é só uma sala com pintura nova e Ar Condicionado que vai fazer a educação melhorar a qualidade, mas sim um investimento considerável na renumeração dos profissionais da educação e equipamentos no apoio logísticos às aulas”.  

GENIVALDO AZEVEDO 
PROFESSOR



Questão de Honra: Elucidação do brutal assassinato do delegado Marco Torres é prioridade, diz SSP/BA

A Polícia já não tem mais dúvidas sobre a morte do delegado, só restando o laudo para comprovar oficialmente o brutal assassinato (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

A morte do delegado Marco Torres, lotado na 20ª Coorpin de Brumado e delegado titular de Barra da Estiva, que ocorreu entre Sussuarana e Aracatu, provavelmente na quinta-feira (12), segue intrigando os investigadores que cuidam do caso. A morte do delegado, que teve sua pickup queimada em uma estrada vicinal, completou 24 horas nesta sexta-feira (13) e a solução virou uma “questão de honra” para a Polícia. O corpo encontrado totalmente carbonizado na manhã de hoje (13) por policiais da DRACO, muito provavelmente, é do delegado. Outro fator que levou os colegas de polícia a acreditarem que realmente o corpo é do delegado Marco Torres, foram as características, ou seja, uma motocicleta no fundo da caminhonete e a arma do policial, encontrada ao lado do motorista. Exames foram feitos no Instituto Médico Legal (IML) em Conquista, e em poucos dias será confirmado, se o corpo é ou não o do delegado. Outra situação que chamou a atenção dos peritos no local, foram as marcas de bala no veículo. O caso é tratado com prioridade pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA), já que, existem muitas ramificações que teriam ligação com o crime, com forte suspeita que tenha a participação de quadrilhas especializadas em roubos a bancos, muitas das quais agem na região de Barra da Estiva. Por meio de nota enviada a imprensa, o Dr. Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (20ª Coorpin/Brumado), foi citado que "o caso está sendo investigado pela equipe de Brumado, e as medidas adotadas pela polícia judiciária já estão sendo tomadas". De acordo com informações apuradas pelo 97NEWS, policiais de várias cidades, inclusive de Minas Gerais, foram mobilizados para ajudar nas investigações, as quais seguem sendo comandadas pela equipe do delegado Leonardo Rabelo. Em entrevista ao radialista Carlos Silva, ele afirmou que a elucidação do caso é uma questão de honra para a polícia. "Para nós policiais, a elucidação do caso significa ponto de honra. Esperamos fazer essa divulgação em breve", disse. Dr. Marco trabalhava na Polícia há 30 anos e a sua morte causou uma profunda comoção em toda a equipe da 20ª Coorpin que ficou muito abalada.

O veículo foi totalmente destruído pelas chamas (Foto: Whatsapp 97NEWS)


Moradores reclamam da falta de meios-fios nas ruas que foram recentemente pavimentadas no bairro Olhos d´Água

A reivindicação foi feita pelos moradores durante visita do vereador Lek (Foto: Assessoria Parlamentar)

No dia 12 de abril de 2018, juntamente com seus assessores, o vereador Lek Cabeleireiro realizou uma visita no bairro Olhos d´Água com o intuito de fiscalizar as obras de pavimentação que foram realizadas para beneficiar os moradores daquela localidade. Segundo o vereador, os moradores ficaram satisfeitos com a pavimentação realizada, mas ao mesmo tempo estão muito preocupados, pois as guias (meio-fio) não foram colocadas, além do que não foi realizada a devida canalização de um riacho que se inicia no final da rua Silvino Sousa Moura. Da forma que se encontra, nas próximas chuvas os estragos poderão ser muito altos, pois, provavelmente a pavimentação pode ser toda destruída, trazendo consequentemente transtornos para os moradores e prejuízos para os cofres do município que terá que refazer todo o serviço.

A falta de meios-fios, nas próximas chuvas, pode danificar todo o serviço (Foto: Assessoria Parlamentar)


Brumado: Márcio Moreira e ‘Manelão’ fecham parceria e confirmam pré-candidaturas pelo Patriotas

Márcio Moreira e 'Manelão' selaram a parceria em clima de muito otimismo (Foto: 97NEWS)

Os mistérios que estavam “ocultos” nos bastidores da política brumadense já começam a ser desvendados, iniciando a construção do painel local que irá compor o período eleitoral de 2018. Tendo como tônica a filosofia “Filhos da Terra”, políticos locais estão se unindo e fazendo parcerias que poderão modificar o panorama político para os próximos anos. Uma delas foi declarada no final da manhã desta sexta-feira (13) tendo como protagonistas o ex-vereador Márcio Moreira e o empresário do ramo de radiodifusão Emanoel Araújo Lima, o popular “Manelão”, os quais confirmaram as suas pré-candidaturas. Márcio Moreira irá para a disputa a deputado estadual e “Manelão” a deputado federal. Márcio deixou o PSB para integrar as fileiras do Patriota e Manelão deixou o MDB para também ir para a referida legenda. Eles selaram o acordo diante do advogado Jorge Malaquias Filho, que é presidente do MDB de Brumado e será um dos coordenadores da campanha de “Manelão” e o presidente do Patriota de Brumado, Amarildo Bonfim, que exerce o cargo da chefia de gabinete do prefeito Eduardo Vasconcelos. Outro fator que não pode deixar de ser citado é o retorno de “Manelão” ao grupo comandado por Vasconcelos, comprovando a tese que “política é como nuvem”, um dia está lá, outro dia já não está. A “dobradinha” certamente irá causar um estardalhaço na política da capital do minério, já que os dois são considerados políticos muito influentes e devem mesmo ser peças muito atuantes na composição do xadrez eleitoral.

a parceria foi selada com a presença do presidente do Patriotas, Amarildo Bonfim (esquerda) e o presidente do MDB, Jorge Malaquias Filho (esquerda) | Foto: 97NEWS


Brumado: SEINFRA e SMTT buscam juntos ao DNIT mudanças na rótula de acesso às BR-030 e BA-262

As mudanças visam dar mais segurança aos condutores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e a Superintendência Municipal de Transportes Terrestres (SMTT) se uniram na busca junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), mudanças na rótula de acesso as rodovias, BA-262 e BR-030, em Brumado. Segundo a SEINFRA, as alterações ao acesso a Brumado e a outras cidades da região naquele local foram solicitadas ao superintendente regional, Paulo Cesar Oliveira Santos, em Vitória da Conquista, em reunião realizada na sede do órgão no início de março. Segundo o superintendente da unidade do DNIT, este tipo de rótula não é mais permitido em rodovias do Brasil e o órgão vai buscar soluções para que a de Brumado se adeque aos padrões exigidos. Com a mudança, quem vier ou sair de Brumado pela BA-262 vai ter que entrar na rótula e não mais cruzar a rodovia, assim como já acontece com a BR-030, ligando as cidades de Tanhaçu a Caetité, (o motorista é forçado a entrar na rotatória se precisar seguir em direção as cidades citadas). “As alterações propostas pela Administração e aceitas pelo DNIT irão proporcionar mudanças significativas no acesso a Brumado, otimizando assim a mobilidade urbana e promovendo mais segurança para os motoristas, já que, os referidos locais, são palcos de acidentes constantes, inclusive com vítimas fatais. Trata-se de um acesso importante a cidade e um local de grande fluxo de veículos", destacou o secretário André Cardoso.

A sinalização também deverá ser alterada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Sindmine participa de reunião com o presidente da INB

A diretoria do Sindmine saiu satisfeita da reunião devido à nova postura da empresa (Foto: Ascom | Sindmine)

Em reunião realizada na última quarta-feira, dia 11, no complexo industrial em Caetité, os diretores do Sindmine, Édio Pereia, José Santana, Lucas Mendonça e Fábio Lemos, se reuniram com o presidente da INB, Reinaldo Gonzaga e com o diretor de Recursos Minerais, Adauto Seixas, oportunidade em que foram abordados vários problemas relacionados aos interesses dos trabalhadores, a exemplo da trocas de turnos, recusa de atestados pelo departamento médico, funcionários fora do plano de cargos e salários, bem como o andamento da campanha salarial que, sendo segundo o presidente,  ainda depende do posicionamento do governo federal, dentre outros assuntos. O presidente se comprometeu dar uma solução para os problemas e garantiu que os “tempos do chicote” são coisas do passado na empresa. Os diretores do Sindmine saíram satisfeitos da reunião em função da nova postura da direção da empresa e espera que os problemas discutidos sejam efetivamente resolvidos.



Trabalhadores da Fagundes em Maracás fazem paralisação relâmpago

Os trabalhadores decidiram pela paralisação relâmpago em reunião com o sindicato (Foto: Divulgação)

Os trabalhadores da empresa Fagundes LTDA, terceirizada da mineradora Vanádio de Maracás, fizeram uma paralização relâmpago de 02 (duas) horas, na manhã desta quinta-feira (14)  em protesto contra o corte da hora itinere dos seus salários. A paralização teve o apoio do Sindicato dos Mineradores de Maracás e Região e da Federação dos Mineradores e Metalúrgicos da Bahia, nas pessoas do vice-presidente, Édio Pereira e dos diretores, Aurelino Bispo e Luiz Vitório. Segundo os dirigentes sindicais a paralisação foi apenas uma advertência e caso a direção da Fagundes não volte atrás da decisão, uma reunião será realizada na próxima semana, devendo ser acordado que os trabalhadores vão paralisar as atividades por tempo indeterminado. Segundo o presidente do Sindmine e vice presidente da Fetim, Édio Pereira,  o corte de benefícios praticados pelas empresas, a exemplo  das horas itineres, já é reflexo da reforma trabalhista que  tem causados enormes prejuízos aos trabalhadores.



Urgente: Veículo do delegado Marcos Torres é encontrado carbonizado com um corpo em seu interior

A estrada onde o veículo foi encontrado (Foto: Reprodução Google Maps)

A notícia do desaparecimento do delegado Dr. Marcos Torres ocorrido na tarde de ontem (12) causou uma grande preocupação em seus colegas e também em toda a imprensa regional, já que ele sempre foi muito querido, pelo seu comportamento espontâneo e sua forma cordial de tratar as pessoas. Com um histórico muito positivo, o delegado sempre foi considerado um exemplo a ser seguido. Na manhã desta sexta-feira (13) uma notícia extremamente impactante causou um abalo ainda maior, já que o veículo que estava sendo conduzido pelo delegado, uma Hilux, foi encontrada totalmente carbonizada numa estrada vicinal que faz a ligação com a BA-142, entre o Distrito de Sussuarana e o município de Anagé. O que causou um grande choque é que no interior do veículo foi encontrado um corpo totalmente carbonizado, que, em primeira análise, pode ser o do delegado. Uma equipe da DRACO de Vitória da Conquista, após muitas buscas, encontrou o carro que ao que tudo indica pode ter tido a sua rota desviada, já que, segundo informações o delegado, que é o responsável pela DPT de Barra da Estiva, estava indo para Vitória da Conquista e, em seguida, iria visitar familiares em Governador Valadares (MG). Segundo informações colhidas pelo 97NEWS o processo de levantamento cadavérico já está sendo iniciado e, possivelmente, ainda hoje será dada a confirmação se o corpo encontrado é ou não o do delegado. Caso esse fato trágico se estabeleça, várias linhas de investigação serão abertas, mas, a princípio, a mais provável é que ele tenha sido vítima de um assalto e, os bandidos, ao perceber que ele era policial, podem ter optado pelo pior, mas ainda é muito cedo para fazer essas cogitações, segundo os próprios investigadores. A possibilidade de vingança também não pode ser descartada, mas é muito remota, já que devido ao seu comportamento ético e tranquilo, ele não tinha muitos desafetos. Novas informações a qualquer momento.



Seleção Brumadense se apresenta e faz primeiro treino

A Seleção Brumadense já iniciou imediatamente a sua fase de treinos visando uma participação histórica no Intermunicipal 2018 (Foto: Divulgação)

Na tarde desta quinta-feira (12), às 18h, no Estádio Gilbertão, os atletas convocados para servir a seleção brumadense de futebol se apresentaram ao técnico Fernando Santos, o popular Fezinho, para começar os treinamentos visando a participação no Campeonato Intermunicipal, edição 2018, cuja previsão de início é o dia 22 de julho. Os membros da Comissão que coordenam o campeonato brumadense, o vice-prefeito Édio Pereira, a Secretária de Educação que também responde pela Secretaria de Esportes, Edneia Ataíde e o Secretário de Administração, João Nolasco Costa, estiveram presentes na apresentação dos atletas. Os membros mesmos garantiram que envidarão todos os esforços para propiciar aos atletas as condições para que possam representar bem o município na disputa do maior campeonato amador do País. A primeira partida amistosa será no dia 1º de maio no Estádio Gilbertão, cujo adversário será anunciado nos próximos dias.



Canil/Gatil de Brumado se tornou um ‘pequeno elefante branco’, entenda

A imagem do abandono é flagrante (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com aplicação de R$ 135 mil de verba pública, o Canil/Gatil Municipal que poderia estar reduzindo a grande demanda de animais soltos nas vias de Brumado, acabou se transformando em um “pequeno elefante branco”. A construção está localizada na comunidade Lagoa de Dentro, próximo ao aterro sanitário do município. O 97NEWS visitou o local na tarde desta quinta-feira (12) e registrou em fotos o pleno abandono do local. Uma ação na justiça foi movida pela ONG AUAU contra o município indicando ao MP que o local não atende as especificações para alojar os animais recolhidos das ruas da cidade. Segundo a ONG, o local foi construído fora dos padrões apresentados no projeto para execução da obra.  Além dos cômodos de tamanhos reduzidos, a prefeitura não construiu o muro em volta do local.  A obra foi inaugurada e entregue no final de 2016, porém nunca foi utilizada. Ainda de acordo com a ONG, manter o canil em um local tão distante é inviável, sem contar com os padrões em que foi construído. Nossa reportagem também percebeu que a rede elétrica já está ligada no local, mas as instalações no canil ainda não foram feitas. Valendo ressaltar que o Canil/Gatil ainda não dispõe de água encanada e nem de poço artesiano.

As acomodações para os animais são totalmente inapropriadas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Barra da Estiva: Delegado lotado na 20ª Coorpin está desaparecido; Polícia Civil está mobilizada à sua procura

Foto: Divulgação

O Delegado de Barra da Estiva lotado na 20ª Coorpin de Brumado, Dr. Marco Torres, está desaparecido desde a tarde desta quinta-feira (12). De acordo com a polícia, ele teria saído às 15h de Barra da Estiva com destino a cidade de Vitória da Conquista. No entanto, até o presente momento não chegou ao seu destino. Familiares e amigos de coorporação não conseguiu manter contato com o delegado. Marcos Torres saiu de Barra da Estiva em Hilux cor branca com uma moto na carroceria. De acordo com informações, a caminhonete teria sido vista passando por Contendas do Sincorá, destino fora do roteiro do delegado. As Polícias, Civil e Militar estão mobilizadas na região em busca de informações que levem até o paradeiro do delegado.



Bahia é o time do Nordeste com maior torcida na região; Vitória é o segundo

Por: Caique Bouzas / EC Bahia

O Bahia é o representante do Nordeste com maior torcida na região. Segundo o Datafolha, seus simpatizantes representam 6% da preferência regional, empatado com o Vasco e atrás somente de Flamengo e Corinthians, com 23% e 9%, respectivamente. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos. O Vitória aparece na pesquisa como preferência de 3% dos torcedores nordestinos. Considerada a margem de erro, os dois rivais estão tecnicamente empatados. No Brasil, o Bahia mantém o mesmo número da pesquisa Datafolha anterior, de junho de 2014, com 1% dos torcedores de futebol do país. O Vitória também tem 1%. O Flamengo lidera a pesquisa nacional, com 18%, seguido pelo Corinthians, com 14% dos torcedores. Considerada a margem de erro da pesquisa nacional, que é de 2 para cima e para baixo, os dois clubes estão empatados tecnicamente.



Justiça da Bahia autoriza grupo pró-Lula a bloquear Estrada do Coco

Foto: Divulgação

A Justiça da Bahia autorizou o grupo pró-Lula a bloquear a Estrada do Coco, de acordo com a Coluna do Estadão. O pedido de liminar na Bahia partiu da Concessionária Litoral Norte S/A. O juiz indeferiu sob o argumento de que “a liberdade de reunião e de associação para fins lícitos representa uma das conquistas mais significativas da civilização”. A mesma sorte o MST não deu em São Paulo. O Judiciário atendeu ao pedido da Auto Raposo Tavares proibindo o bloqueio na sexta (6), um dia antes de Lula se entregar. O juiz escreveu que o “direito de manifestação não prevalece sobre o dos usuários da rodovia”.