ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2021"

Ford de Camaçari destrói 900 unidades inacabadas de Ka e Ecosport

Foto: Divulgação

A Ford já começou a se desfazer das unidades inacabadas dos veículos Ka, Ka Sedan e Ecosport na fábrica de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Vídeos gravados na última semana, mostram modelos sendo destruídos até virarem sucata. Segundo a publicação, ao todo são cerca de 900 modelos que ficaram inacabados com o encerramento repentino das atividades na planta de Camaçari. Outros equipamentos também estão sendo desmontados e retirados da unidade. A assessoria da Ford confirmou que se trata de carrocerias que restaram na fábrica baiana e que as atividades fazem parte do processo de preparação para o fechamento da planta. A montadora ainda busca definir o que será feito com as duas fábricas. O Governo da Bahia chegou a divulgar sondagens de potenciais interessados em ocupar a planta, entre eles marcas chinesas, indianas, sul-coreanas e japonesas. A Caoa também foi apontada como possível compradora e admitiu interesse na unidade de Camaçari.



Malhada de Pedras: Prefeitura realiza sanitização de praças do município

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última semana, o serviço de sanitização de todas as Praças e ruas do Município. Segundo a administração municipal de Malhada de Pedras, a descontaminação dos espaços é mais uma medida para conter a propagação do vírus no município, mantendo os ambientes esterilizados, garantindo a segurança dos profissionais e da população que busca o atendimento nos locais. De acordo com a Prefeitura, neste primeiro momento, está sendo feita uma aplicação de produto desinfetante à base de amônia, o Combacter Pro 800, o mesmo utilizado pelas prefeituras de outros Estados. Estamos sanitizando nossa cidade com o Combacter 800, desinfetante a base de amônia quaternária de última geração com duas cadeias C10, indicado pra desinfecção e higienização", escreveu em nota.

 



Brumado: Depois de perder os pais e o irmão para a covid, homem também morre vítima da doença

Foto: Luciano Santos l 97News

Mais um brumadense morreu vítima da covid-19, na madrugada de domingo (07). Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, se trata de um homem, de 33 anos, que estava internado na UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Ele foi a quinta pessoa da família que morreu com a doença. Os pais dele, um irmão e um cunhado também foram vítimas da covid. Segundo a família, as mortes aconteceram em menos de um mês.



Bahia terá novo 'lockdown' a partir do dia 12 de março; Brumado está na lista

Foto: Luciano Santos l 97News

As medidas restritivas serão prorrogadas na Bahia. Segundo o Governador, as restrições irão acontecer nas cidades do interior, incluindo Brumado, com exceção da região metropolitana de Salvador, as medidas valerão das 18h do dia 12 de março até as 5h do próximo dia 15. O toque de recolher, das 20h às 5h, permanece mantido em todo o território até 1º de abril, seguindo restrita a circulação noturna de pessoas na rua, sendo exceção para deslocamentos por motivos de saúde ou que fique comprovada a urgência. A restrição da venda de bebidas alcoólicas seguirá valendo, em todo o estado, a partir das 18h de sexta (12), até as 5h de segunda-feira (15), inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). O funcionamento de restaurantes e bares fica restrito à operação de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio (delivery), até às 24h, com validade até as 5h do dia 15 de março. São considerados serviços essenciais as atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, como transporte, serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, bem como à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, à segurança e a atividades de urgência e emergência. Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer na Bahia, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%. Ficam suspensos, ainda, eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas no período de 3 de março a 1º de abril.



Bahia já vacinou 540 mil pessoas contra o coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97News

Com 540.532 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 162.561 receberam também a segunda dose, até as 15 horas de sábado (06), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas. Tem-se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.



Com 67 óbitos e 565 pacientes em tratamento, Brumado é uma das cidades com o maior número de casos ativos

Foto: Divulgação

No domingo, 07 de março, o município de Brumado registrou 5.437 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 14.532. Entre os diagnósticos: 48 internações, 67 óbitos, 565 pacientes em tratamento e 4.805 recuperados. No momento, 104 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.043 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Lagoa Real

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Oito homens fortemente armados explodiram a agência do Banco do Brasil, na cidade de Lagoa Real, na madrugada deste sábado (06). Segundo a PM, por volta das 2h, várias explosões e tiros foram ouvidos pelos moradores da localidade. A quadrilha composta por vários bandidos fechou a entrada do município para inibir a ação rápida da polícia. Um morador da cidade relatou que por conta do forte barulho acordou assustado. “Nunca imaginava que um dia fosse presenciar isso em minha cidade. Muito Triste”, disse. A agência ficou completamente destruída. Ninguém ficou ferido, pois Lagoa Real cumpre o lockdwon do governo estadual e não tinha ninguém nas ruas. O valor roubado não foi divulgado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi realizou a perícia no local. A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realiza buscas em toda a região, na tentativa de localizar a quadrilha. Até o momento, ninguém foi preso. 



Brumado confirma o 66º óbito, 47 hospitalizados e 522 casos ativos de Covid-19

Foto: Divulgação

Neste sábado (06), Brumado registra 5.393 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 14.532. Entre os diagnósticos: 47 internações, 66 óbitos, 522 pacientes em tratamento e 4.805 recuperados. No momento, 164 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.043 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Rui diz que Bolsonaro quer levar seguidores ao 'suicídio'

Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) declarou na sexta-feira (5) que  o presidente Jair Bolsonaro parece um “líder de uma seita” que, a partir das suas ações, conduz os seus seguidores, em muitos casos, “ao suicídio”. “A impressão que tenho é que é uma seita […]  que, às vezes, leva as pessoas ao suicídio e você se pergunta como aquela pessoa desequilibrada, que faz ilações absurdas, convencem elas. Essa é a realidade do Brasil hoje e ele age como o líder de uma seita”, disse. Rui disse ainda que Bolsonaro capitaliza politicamente ao se omitir do enfrentamento à Covid-19, enquanto prolifera seus ideais negacionistas. “[…] se sumisse da agenda a questão da Covid, o povo ia começar a discutir o que o Brasil tem, como gerar emprego, porque está com a maior taxa de desemprego das últimas décadas, o preço do combustível está maior, não tem investimento em infraestrutura. Como o governo é um vazio completo, ele não tem capacidade de falar nada sobre o programa de governo, ia demonstrar toda sua fragilidade”, pontuou.



Conheça a placa que postos terão de usar para informar preço de combustíveis

Foto: Divulgação

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) divulgou o modelo de placa que deverá ser usado por postos de combustíveis para mostrar a composição do preço da gasolina, do diesel, etanol e do GNV (gás natural veicular). A divulgação da composição do preço do combustível foi determinada em decreto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, em 23 de fevereiro. “O objetivo é garantir ao consumidor o recebimento de informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre o preço de combustíveis comercializados”, disse o governo. A medida valerá a partir de 25 de março, em todo o Brasil. De acordo com o decreto, os postos que não atenderem a obrigação ficarão sujeitos às “penalidades aplicáveis”.  Os postos devem em informar, em painel afixado em local visível:

- valor médio regional no produtor ou no importador;
- preço de referência para o ICMS;
- valor do ICMS;
- valor do PIS/PASEP e da Cofins;
- valor da CIDE Combustíveis.

O decreto também obriga os postos a dispor informações sobre os descontos vinculados ao uso de aplicativos de fidelização. preço real, de forma destacada; preço promocional, vinculado ao aplicativo de fidelização; valor do desconto, que poderá ser pelo valor real ou percentual. Além disso, quando a utilização do aplicativo de fidelização proporcionar a devolução de dinheiro ao consumidor, o valor e a forma de devolução deverão ser informados aos consumidores. Em nota, a Secretaria Geral da Presidência da República afirmou que o projeto tem o objetivo de garantir ao consumidor  mais clareza dos elementos que resultam no preço final dos combustíveis. “Isso dará noção sobre o real motivo na variação de preços e fortalece um dos pilares da defesa do consumidor, que é o direito à informação, fundamental para o exercício do poder de escolha”, afirmou o órgão.

 



BA-262: Ciclista morre atropelado entre Anagé e Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

Um ciclista morreu atropelado em um trecho da BA-262, que liga as cidades de Anagé, e Vitória da Conquista. O acidente ocorreu por volta das seis da manhã de sexta-feira (5). O motorista não foi identificado. Conforme divulgou o Blog do Anderson  e de acordo com a Companhia Independente de Polícia Rodoviária, o ciclista, que aparentava ter cerca de 50 anos, foi atropelado por um carro de passeio. O motorista do veículo fugiu do local. A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu aos ferimentos. 



AABB lança campanha com recomendações de biossegurança durante a pandemia da Covid-19

Foto: Divulgação

Os cuidados com a pandemia continuam, a atenção precisa ser redobrada. Fazendo a sua parte vamos vencer essa batalha dia após dia.

• A recomendação do uso de máscara em todos os ambientes é fundamental;
• Manter os ambientes ventilados, abrindo portas e janelas;
• Evitar o compartilhamento de objetos pessoais;
• Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel frequentemente.

Proteja-se! Pra todo mundo ver, a imagem do Fenabbinho utilizando máscara e lavando as mãos com água e sabão na pia. 



Governo Federal anuncia leilão para Fiol do trecho de Caetité, Brumado à Ilhéus

Foto: Luciano Santos l 97News

O governo federal anunciou a data para o leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que vai de Caetité, passando por Brumado, até Ilhéus, no sul da Bahia. O leilão será no dia 8 de abril, de acordo com o ministro da infraestrutura Tarcísio de Freitas. O anuncio foi feito durante live com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta quinta-feira (4). “O exército também ajuda a obra do seguimento seguinte que vai até Barreiras. Estamos tomando a providência da obra de Barreiras até Figueirópolis, no Tocantins”, explicou Tarcísio durante a live.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: Boletim registra 65 óbitos em decorrência do coronavírus; 42 pacientes estão hospitalizados

Foto: Reprodução

Na sexta-feira (05), o município de Brumado registrou 5.348 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 14.532. Entre os diagnósticos: 42 internações, 65 óbitos, 478 pacientes em tratamento e 4.805 recuperados. No momento, 212 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.043 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



MP-BA move ações na Justiça contra extração mineral na Serra do Tombador

Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) moveu quatro ações civis públicas contra extrações minerais ilegais de arenito realizadas na Serra do Tombador,  no centro-norte baiano. As ações pedem a paralisação das atividades sem licença ambiental e título autorizativo da Agência Nacional de Mineração (Anam). Além disso, o órgão pede indenizações e compensações ambientais no valor de R$ 8,5 milhões. As ações, de autoria do promotor de Justiça Pablo Almeida, foram ajuizadas nesta quarta-feira (3), sendo duas em Jacobina e duas em Miguel Calmon. O promotor de Justiça explica que as ações foram motivadas pela comprovação de “graves danos ao meio ambiente e à paisagem local”, inclusive em áreas de preservação permanente (APP), bem como a pinturas rupestres e a remanescentes da Estrada Real da Bahia. Esses prejuízos, conforme Pablo Almeida, teriam sido provocados pela exploração mineral ilegal na Serra do Tombador. “Com as ações, o MP requer a paralisação imediata das atividades ilícitas”, afirmou o promotor. As ações são desdobramentos da 44ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), realizada na região em 2019, quando foram flagradas extrações minerais sem licença ambiental, sem autorização de extração da Agência Nacional de Mineração e sem as anuências Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), “necessárias por conta da ocorrência de cavernas, de materiais de interesse arqueológico e de fósseis importantíssimos no local”.



Sudoeste: Presidente Jânio Quadro, Maetinga e Guajeru entram em emergência devido à estiagem

Foto: Divulgação

Os municípios de Presidente Jânio Quadro, Poções, Piripá, Maetinga e Guajeru, no Sudoeste; e Irajuba, no Vale do Jiquiriçá tiveram decretos de estiagem reconhecidos pelo Estado nesta sexta-feira (5). A medida em todas as cidades tem validade de 180 dias e começam a ter efeito assim que os decretos foram homologados nas mesmas cidades.  Em Presidente Jânio Quadros, a prefeitura alegou a perda de cerca de 80% das plantações de milho, feijão, e mandioca, além da falta de recursos por parte da gestão e dos níveis baixos dos reservatórios e mananciais. No município menos populoso da Bahia, Maetinga, a prefeitura declarou que a agricultura e a pecuária “foram perdidas” e que a fonte de sustentação do município foi frustrada mais uma vez devido ao longo período de estiagem. A gestão municipal também declarou que caso a situação permaneça, o êxodo rural, com a saída de pessoas do município, vai criar problemas sérios para a prefeitura. Para se ter uma ideia, Maetinga tinha 7.038 habitantes no Censo do IBGE de 2010, e na estimativa do mesmo órgão do ano passado, a população do município estava com 2.764, queda de 60,7% na população. A perda de população causa entre outras adversidades a diminuição de recursos no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).



Ibotirama: Acidente com avião que matou jumento vai ser apurado pela Anac

Foto: Divulgação l SSP-BA

Um procedimento administrativo foi aberto pela Agência Nacional de Aviação Civil [Anac] para apurar a batida do avião do governo da Bahia com vacinas de Covid-19 em dois jumentos. O acidente ocorreu na manhã da última quarta-feira (3) em Ibotirama, Oeste baiano (veja aqui). A aeronave da Casa Militar da Bahia pousava na pista quando se chocou com os animais na pista do aeródromo. A tripulação não sofreu feri mentos nem as vacinas foram estragadas. Segundo o prefeito de Ibotirama, Laércio Santana, por pouco não ocorria uma tragédia. Santana usou as redes sociais para alertar para o perigo de animais soltos na área.



Brumado: PM prende homem por tráfico de drogas no residencial Brisa 1

Foto: Divulgação l PM

Na quinta-feira (04), por volta das 18h, policiais da 34ª CIPM prendeu um homem por tráfico de drogas no Residencial Brisas 1, em Brumado. Segundo informou a PM ao site 97NEWS, durante rondas no referido residencial, uma guarnição avistou uma pessoa em atitude suspeita. Conforme se aproximaram, os militares perceberam que o indivíduo havia arremessado algo próximo à ele. De acordo com a Polícia, foi feito a abordagem e realizada a busca pessoal no suspeito, onde foi encontrado R$ 87,00 em espécie  e em uma varredura nas proximidades do local, encontrada uma meia com 12  porções de Maconha. O indivíduo, e todo o material foram apresentados na Delegacia para que as medidas cabíveis sejam adotadas.



Vitória da Conquista: PRF apreende mais de 44 mil litros de combustível com documentação irregular

Foto: Divulgação l PRF

Uma carga de 44.721 mil litros de combustível transportada com documentação fiscal irregular foi apreendida na madrugada desta quinta-feira (4) no KM 830 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizou a apreensão, no documento fiscal do produto constava como destino a cidade de Paulínia, em São Paulo. Porém, motorista do veículo que transportava o combustível relatou aos policiais que entregaria em Feira de Santana, o que levantou a suspeita de irregularidade. Ainda segundo a PRF, a situação apresentava indícios de não recolhimento de tributo, o que caracteriza sonegação fiscal. A Secretaria de Fazenda, responsável por apurar às irregularidades e inconsistências tributárias, foi acionada.