ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2021"

Recorde de internados com casos graves da Covid-19 volta a ser batido na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O número de internados com casos graves da Covid-19 voltou a ser batido na Bahia, segundo números do boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) na terça-feira (9). No momento, são 1.026 adultos e 25 crianças fazendo tratamento em UTIs disponibilizadas para pacientes com a doença, totalizando 1.051 pessoas. A taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva para adultos é de 87%, o número mais alto para o estado desde o início da pandemia, enquanto as UTIs pediátricas encontram-se 69% ocupadas. Também registrou aumento, pelo segundo dia consecutivo, o número diário de mortes em decorrência da Covid-19. Enquanto 102 óbitos foram registrados pela Sesab na segunda-feira (8), na terça (9) foram notificadas 103 novas vítimas da doença na Bahia. Com as 4.650 novas contaminações nas últimas 24 horas, a Bahia acumula agora 720.068 casos confirmados da Covid-19 e 12.735 mortes em decorrência da doença desde o início da pandemia, que teve seu primeiro registro no estado no dia 6 de março de 2020. Por outro lado, os casos ativos registraram mais uma pequena queda na terça, de 19.357 para 19.032. 



Eures Ribeiro deixa presidência da UPB nesta quarta

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (10), Eures Ribeiro deixa a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Ribeiro que é ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, esteve à frente da entidade por quatro anos. Ele se despede ressaltando a importância da UPB.  Avaliando o período que esteve presidente, ele comemorou os resultados obtidos. Eures disse estar contente em ter passado pela UPB, e pontuou ter aprendido muito com os colegas prefeitos. “Além dos prefeitos, também  com os colaboradores da entidade, que são muito bem preparados. Vou deixar as finanças saneadas, pois era algo de grande preocupação minha. Tínhamos dívidas históricas que se empurravam há anos e, hoje, zeramos tudo e vamos deixar um saldo positivo de meio milhão de reais em caixa. Isso é uma vitória muito significativa, além de tantas outras, como os eventos de capacitação técnica com inscrições recordes e os projetos de engenharia entregues pela UPB, que ao final geraram desenvolvimento para a população na ponta”, disse. Durante o período à frente da entidade, Ribeiro comemora conquistas como o congelamento do coeficiente do FPM até que o IBGE faça um novo Censo, a participação dos municípios na cessão onerosa do pré-sal, exclusão dos Programas Federais do Índice de Pessoal e a entrega de 4 mil projetos de engenharia e arquitetura, dentre outras coisas. Zé Cocá, prefeito de Jequié, será o novo gestor da UPB.



Brumado confirma cinco novas mortes de coronavírus nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (9), o município de Brumado registra 5.576 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 14.910. Entre os diagnósticos: 52 internações, 72 óbitos, 544 pacientes em tratamento e 4.960 recuperados. No momento, 144 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.096 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Pastores oferecem orações e louvores a servidores e pacientes da UPA Covid em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em Brumado, no último domingo (07), um grupo de evangélicos da Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP) se reuniram em oração e louvores em frente ao Centro de Atendimento Covid-19, a UPA Covid. Segundo a Pastora Sandra Ribeiro, a mobilização teve a finalidade de levar esperança aos pacientes hospitalizados e aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a doença. “Estamos vivendo um tempo muito difícil, não só na nossa cidade, mas no nosso Estado e na nossa Nação. A gente precisa como Igreja fazer alguma coisa. Não podemos ficar parados e a única arma que temos nesse momento é a oração”, afirmou. A pastora lembrou do cansaço e exaustão dos profissionais de saúde e a importância da oração para fortalecer a todos nesse momento crítico de avanço da doença no município. “Temos que nos fortalecer no Senhor. Tenho certeza que essas orações irão tocar a cada um. Estamos vendo o desespero das pessoas. Como Igreja estamos clamando por saúde e cura na nossa cidade”, disse.



'Estamos vivendo a beira do caos', afirma coordenador da UPA Covid-19 de Brumado

Foto: Reprodução l Vídeo

Nesta terça-feira (9), o site 97NEWS já havia citado um conjunto de fatos relacionados à um possível clima de tensão que vinha sendo repercutido internamente na Pasta de Saúde, tanto que nos bastidores, a sensação é de uma possível crise na Saúde Municipal de Brumado (veja aqui). Confirmando a projeção feita pela nossa reportagem, no início da tarde de hoje (9), o coordenador técnico do Centro de Atendimento a Covid-19, a UPA Covid, localizado no bairro Malhada Branca, Dr. Danilo Menezes, publicou um vídeo no qual o profissional fala sobre o atual momento que o município vem passado com os casos da doença. "Estamos vivendo a beira do caos, em breve, irá faltar respirador, oxigênio e todos os insumos necessários para que a gente possa amenizar o sofrimento daqueles que necessitam", disse. O médico ainda chama a atenção dos constantes eventos particulares que vem acontecendo na Capital do Minério durante o "Toque de Recolher". "Diariamente atendemos pessoas que relatam que estavam passando em festas em família, em festas com outros membros e diariamente esse número só vem crescendo. São pacientes graves, pacientes necessitando de entubação, pacientes morrendo diariamente", afirma. O coordenador disse ainda que a exaustão toma conta dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente ao Covid-19. "Muitos da equipe já estão exauridos fisicamente, faço um apelo à comunidade brumadense para que possa somar esforços junto conosco para que respeitando as medidas de distanciamento, para que os pacientes sabidamente sintomáticos respeitem o isolamento até que possam se recuperar completamente", diz o médico. Por fim, Menezes relata os depoimentos de dor e luto em que às famílias estão vivendo. "É muito choro, é muita morte, é muito sofrimento. É de fundamental importância a colaboração do povo para que nós unidos possamos passar por esse momento de tanto sofrimento que tem causado a todos nós", disse o coordenador da UPA Covid que ainda pede: "Cada um tem que usar máscara, respeitar o isolamento social, respeitar as orientações ao isolamento", finalizou.



Falta de vacina, e não Lula, coloca em risco reeleição de Bolsonaro, avaliam interlocutores

Foto: Reprodução

Logo depois da decisão do ministro Edson Fachin, devolvendo o ex-presidente Lula para as disputas eleitorais, o presidente Jair Bolsonaro reagiu dizendo que os brasileiros não querem de volta um candidato como o petista. As declarações do presidente não foram bem recebidas por interlocutores, que avaliam que Bolsonaro precisa focar na vacinação e não em polarizar com Lula neste momento. "Se o presidente não resolver o problema da falta de vacinas, a crise sanitária vai se agravar ainda mais e, aí, Bolsonaro não perde para Lula ou qualquer outro candidato, perde para ele mesmo", disse um interlocutor presidencial. Segundo assessores presidenciais, a avaliação dentro do Palácio do Planalto é que a crise da pandemia está num momento muito grave e delicado. Ou seja, a ficha caiu. Segundo um auxiliar de Bolsonaro, a equipe mais próxima do presidente já tinha essa avaliação, mas agora o próprio chefe já teria acordado para a gravidade do momento. O problema, destacam os interlocutores, é que o presidente resiste a mudar sua posição em relação ao uso de máscara e distanciamento social. Mas já estaria convencido de que é preciso acelerar a vacinação, para resolver a atual crise e evitar o fracasso de seu governo. "Estamos num momento gravíssimo. Vamos focar nas vacinas, e não no debate eleitoral. Não adianta ficar falando de Lula de volta ao páreo, porque o governo tem problemas maiores para resolver agora. Se não forem resolvidos, o presidente não chega competitivo em 2022", acrescentou outro interlocutor de Bolsonaro. Aliados do presidente da República defendem que, se ele não mudar de posição em relação ao uso de máscara e distanciamento social, ele poderia pelo menos tomar a decisão de se vacinar. Bolsonaro já chegou a dizer que não se vacinaria, mas assessores esperam que ele mude de posição. Seria uma sinalização positiva para toda população sobre a importância de se vacinar, acrescentam assessores.



Brumado: Secretaria Municipal de Saúde encurralada amplia tensão nos bastidores; população critica falta de planejamento na pandemia

Idosos se aglomeram nas filas em busca da vacina - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Preste a completar um ano da confirmação de seu primeiro caso de Covid-19 -- o que ocorreu em 23 de março de 2020 --, o município de Brumado se vê diante de uma Secretaria Municipal de Saúde imersa em um desgaste. O cerco contra as ações da Pasta se fechou ainda mais durante este mês de março, quando o número de casos disparou na cidade e chegou a ultrapassar a cidade de Vitória da Conquista, em número de casos ativos. No último boletim do dia 06 de março, o município de Brumado registrou 522 casos ativos da doença. Enquanto que a cidade vizinha, registrava 437 em recuperação no mesmo dia. Ou seja, Brumado tem uma população estimada em 67.335 habitantes. Já Vitória da Conquista, segundo o IBGE, possui 341.128, sendo a Capital do Sudoeste, cinco vezes maior que a Capital do Minério. No último boletim disponibilizado pela prefeitura de Brumado nesta segunda-feira (08), a cidade registrou 50 pacientes hospitalizados, 564 casos ativos, 137 pacientes aguardando resultado laboratorial. Já são 67 óbitos por conta da Covid-19 e 14.812 notificações. Além disso, 8.089 exames foram descartados desde o início da pandemia e 4.892 pacientes já se recuperaram da doença. No entanto, medidas mais drásticas para conter o avanço da pandemia no município não estão sendo realizadas. A Redação do site 97NEWS recebe diariamente denúncias de que a Central de Informações da Covid-19 não funciona corretamente. Dos cerca de cinco números disponibilizados, segundo as denúncia, um ou dois funciona, mas em horários distintos. O que se vê nas unidades hospitalares como a UPA Covid e o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, são diversos pacientes que procuram às unidades para um atendimento prévio, mas em muitos casos, eles deixam de ser atendidos por conta da grande quantidade de emergência que chega diariamente na UPA 24h, que foi transformada na Central de Atendimento Covid-19. 

 

Claudio Feres acompanha a gestão do prefeito Eduardo desde o 1º mandato - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A unidade localizada no bairro Malhada Branca, recebe diariamente nos últimos meses, cerca de 100 pacientes por dia, pacientes estes não só de Brumado, mas de diversas cidades da região. Um outro fator questionado pela população, é a falta de sanitização no município. Enquanto que cidades como Malhada de Pedras, que na último final de semana, a gestão municipal, junto com a Pasta da saúde local, adquiriu sanitizantes "Combacter 800", um desinfetante a base de amônia com duas cadeias C10, desinfectando praças e ruas da cidade. No início da pandemia, Malhada de Pedras chegou a criar barreiras sanitárias, controlando o fluxo de visitantes no município. Entretanto, ações como essas não foram realizadas em Brumado, o que provoca uma "sensação de descaso" por parte da Secretaria Municipal de Saúde. O farmacêutico Cláudio Soares Feres, no cargo há vários mandatos, desde a primeira gestão de engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e também atuou na pasta durante a gestão do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias, se vê diante de uma situação de desgaste, sendo provocada com o passar do tempo. A grande preocupação é que haja um grande colapso no sistema de saúde de Brumado. Enquanto isso o secretário da pasta mergulha em um malabarismo retórico para agora tomar medidas como, por exemplo a abertura de UTIs no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e aumentar às equipes de atendimento nas duas unidades de saúde. O clima de tensão vem repercutindo internamente no trabalho de auxiliares da Pasta, tanto que nos bastidores, a sensação é a de que, por enquanto, as explicações dadas por Cláudio Feres a imprensa local, não são convincentes o suficientes para a possível crise na Capital do Minério.

 

UPA Covid-19 atende cerca de 100 pacientes dia - Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Ter Covid após tomar a vacina é normal? Biomédico brumadense explica fenômeno

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Toda a população brumadense aguarda ansiosamente pelas doses das vacinas que estão sendo disponibilizadas em Brumado para combater a Covid-19, o novo coronavírus. E uma dúvida muito comum que surgiu é: Eu pego Covid mesmo tomando a vacina? Na realidade, quem tomar a vacina terá menos chances de ter um quadro clínico agravado ou até mesmo ir para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mas, tudo vai depender de quantas dose você tomou e qual o tempo de aplicação do imunizante. Em entrevista ao site 97NEWS, o biomédico brumadense Diego Tanajura, que também é professor da Universidade Federal de Sergipe, destacou que, de forma simples, o princípio de uma vacina é a prevenção. Ou seja, ela estimula o nosso organismo a desenvolver uma defesa para, se tivermos contato com o vírus, o corpo tenha uma resposta ao agressor, mas isso não significa que o tratamento é 100% eficaz. "Nenhuma vacina é 100%, é importante a gente deixar isso claro à população", disse. Esta semana, um caso chamou a atenção da população de Brumado, no qual o médico Marlúcio Abreu, que havia tomado a segunda dose da Coronavac, sete dias depois, foi infectado com o vírus. O biomédico explica, que algumas vacinas que estão sendo aplicadas no Mundo possuem duas dosagens, sempre obedecendo os intervalos indicados pelo fabricante. E mesmo tomando as duas doses, o paciente só estará imunizado trinta dias após a aplicação da segunda dose. "Você tem que tomar as duas doses da vacina. Só que tem um detalhe importante, você só vai ter a imunidade, a proteção completa contra a Covid-19 depois de pelo menos trinta dias após a segunda dose da vacina. O que aconteceu com o médico foi justamente que, ele provavelmente tomou a segunda dose e logo se infectou. Ou então, pouco antes ele pode ter tido contato com o vírus", disse Diego no qual ainda esclarece que nesse caso, não deu tempo a vacina criar anticorpos. "Por isso é importante destacar à população que está tomando a vacina que, entre a primeira e a segunda dose, tem que continuar com todos os cuidados que é: o uso da máscara, distanciamento social, lavagem das mãos e usar o álcool em gel", afirma. Mesmo assim, o biomédico esclarece que a vacina é a principal solução para que o Mundo volte ao seu "quase normal". "A vacina é a melhor saída. Hoje nós temos resultados muito empolgantes que saíram esta semana no qual foi divulgado que as duas vacinas que tem hoje no Brasil, que é a do Butantan a CoronaVac e a AstraZeneca da Fiocruz. E que resultado foi esse? Foi observado que as duas vacinas protegem contra a variante do Amazonas, que é a que está fazendo esse estrago em nosso país, aumentando o número de casos ativos e o número de óbitos", comenta. 



'Grande presente antecipado', diz Wagner sobre decisão do STF ao anular condenações de Lula

Foto: Reprodução l Agecom

O senador Jaques Wagner (PT) comemorou na segunda-feira (8) a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular todas as condenações contra o ex-presidente Lula (PT), no âmbito da Operação Lava-Jato. “Extrema felicidade em ver a justiça ser reposta ao presidente @LulaOficial! Semana que vem completo 70 anos. Considero este um grande presente antecipado”, publicou o petista no Twitter. Com a decisão, Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível. O ex-presidente teve as condenações dos casos Tríplex do Guarujá e Sítio de Atibaia anulados. A decisão de Fachin, relator da Lava Jato no STF, foi tomada a partir de um recurso da defesa do ex-presidente. Os advogados de Lula argumentam que seus processos não deveriam ter sido julgados na 13ª Vara de Curitiba, comandada até novembro de 2018 pelo ex-juiz Sergio Moro. Fachin aceitou o pedido, considerando que 13ª Vara de Curitiba "não era o juízo competente para processar e julgar Luiz Inácio Lula da Silva".



Bahia é segundo estado do país com maior cobertura proporcional do auxílio emergencial

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Proporcionalmente, a Bahia é o segundo estado do Brasil no qual mais pessoas receberam o auxílio emergencial do governo federal durante a pandemia. A informação está contida no terceiro volume da série “De Olho na Cidadania”. A obra, intitulada “Perfil dos beneficiários do Auxílio Emergencial pela Covid-19: quem são e onde estão?” foi publicada nesta segunda-feira (8) pelo Ministério da Cidadania. Segundo o estudo, realizado Raquel Freitas e Marta Custódio, ambas da pasta federal, 38,8% dos baianos receberam o benefício de R$ 600 fornecido pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os dados se referem até o dia 14 de dezembro de 2020. De acordo com o levantamento, a Bahia fica atrás apenas do Piauí, onde 39,9% foi favorecida com o auxílio. Fecha o “pódio” o Pará, com 38,1% da população total. Ainda conforme o estudo, a Bahia, junto com São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco respondem por 50,7% do total de beneficiários das parcelas P1 do auxílio, o que corresponde a 34,4 milhões de pessoas. Somente em território baiano, 5.798.240 pessoas receberam parcelas do P1 benefício, nos grupos I e II. Houve também outros 2.285.352 cidadãos da Bahia não inscritos no CadÚnico, outros 2.590.630 registrados no cadastro único e no Bolsa Família, além de 922.258 no CaDúnico, mas não no Bolsa.  



Petrobras anuncia novo aumento da gasolina a partir desta terça (9), o sexto de 2021

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Passados menos de dez dias do último reajuste sobre o valor do combustível, a Petrobras anunciou mais uma vez o aumento no preço da gasolina nas refinarias. Esse é o 6° reajuste de 2021. O valor da gasolina subiu um total de 54% este ano enquanto o óleo diesel já subiu 42% em 2021, segundo cálculo do Ineep (Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). O ano vem sendo de muitos aumentos. Além da alta nos valores dos alimentos, o gás de cozinha, por exemplo, também ficou mais caro o reajuste de 5,2% no GLP foi anunciado no inicio do mês e passou a ser vendido para as distribuidoras por R$ 3,05 por quilo, ou seja, o botijão de 13 Kg ficou R$ 1,90 mais caro e passou a ser vendido a R$ 36,69.



Polícia Civil cumpre mais de 100 mandados de prisão por violência contra a mulher

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No Dia Internacional da Mulher, suspeitos de ameaça, tentativa de feminicídio, lesão corporal, descumprimento de medida protetiva, estupro, importunação, entre outros crimes, foram alvos da Operação Resguardo, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrada nacionalmente na manhã de segunda-feira (8), com a atuação da Polícia Civil da Bahia na capital e no interior do estado. Mais de 100 mandados de prisão deverão ser cumpridos por 270 Policiais dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Inteligência Policial (DIP) e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), em Salvador e no interior baiano. A Operação Resguardo é a maior ação de combate a crimes de violência contra a mulher do Brasil.



Governo espera distribuir até 28 milhões de vacinas contra a Covid em março

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo federal espera distribuir, em março, até 28 milhões de vacinas contra a Covid-19, fabricadas pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para os Estados, afirmou o ministro da Saúde Eduardo Pazuello na segunda-feira (8). Segundo o portal de notícias UOL, o anúncio foi feito após reunião com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que representa o Fórum Nacional de Governadores. Anteriormente, o general da ativa havia projetado uma distribuição de até 46 milhões de doses de imunizantes neste mês. Além disso, o ministro disse que está sendo realizado um “esforço diplomático” para garantir o envio de 8 milhões de doses das vacinas fabricadas pelo Instituto Sérum, da Índia, ao Brasil, o que permitiria uma oferta maior ao Plano Nacional de Imunização. Ainda segundo Pazuello, os lotes foram “travados” pela Índia. Ele destacou ainda a necessidade de distribuição semanal de vacinas produzidas pela Fiocruz. “Confirmamos hoje que mais 2,5 milhões de doses de vacinas fabricadas pelo Instituto Butantan irão para os estados brasileiros até o final desta semana. Espero que a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e a Fiocruz ajustem os processos para que tenhamos, em até duas semanas, entregas semanais”, afirmou.



Boletim Covid: 50 pacientes estão hospitalizados em Brumado por conta do Coronavírus

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 08 de março, o município de Brumado registra 5.523 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 14.812. Entre os diagnósticos: 50 internações, 67 óbitos, 564 pacientes em tratamento e 4.892 recuperados. No momento, 137 ainda aguardam resultado laboratorial e 8089 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Interesse por instrumentos musicais cresce na pandemia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, os profissionais que vivem da música e do entretenimento de todo o país estão com as atividades paralisadas, no entanto, entram os entusiastas -- aqueles que durante a quarentena decidiram tocar algum instrumento --. Assim, houve um crescimento nas lojas especializadas de instrumentos musicais. Com o isolamento social, muita gente resolveu comprar um violão, guitarra ou ainda um instrumento de sopro, dedicando ao antigo sonho de tocar suas músicas preferidas. Aéucio Paixão, dono de uma loja na Avenida Centenário, em Brumado, aponta que a demanda por instrumentos aumentou 30%. "O confinamento não está sendo fácil e nessas horas as pessoas estão lembrando da música. O que mudou nossa dinâmica de trabalho, estamos vendendo mais instrumentos", conta o empresário. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo ele, entre os mais procurados estão os instrumentos de corda. "O violão e o ukulele são os que mais vendem", disse. De acordo com Aécio, alguns músicos ainda sobrevivem de Lives, o que também favorece a venda de instrumentos durante a pandemia. "A única sobrevivência de muitos músicos ai está sendo as lives, estão, alguns buscam novos instrumentos e trazem para reparos", afirma o empresário que ainda completou dizendo que os entusiastas cresceram também. "Tem também muitas pessoas que tentaram no passado aprender, desistiram e agora vão tentar de novo. Em compensação, o público profissional zerou. Não tenho ninguém que toca profissionalmente solicitando serviços no momento", afirma que suas vendas estão 30% acima do normal. 



STF anula condenações contra Lula; direitos políticos do petista estão restabelecidos

Foto: Divulgação

Com isso, ficam derrubadas as condenações de Lula nos casos Tríplex do Guarujá e Sítio de Atibaia, o que reestabelece os direitos políticos do petista. O Ministério Público, porém, pode recorrer da decisão, levando o caso para análise da Segunda Turma da Corte, que é composta por Fachin e ministros Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Kassio Nunes Marques. A decisão de Fachin, relator da Lava Jato no STF, foi tomada a partir de um recurso da defesa do ex-presidente. Os advogados de Lula argumentam que seus processos não deveriam ter sido julgados na 13ª Vara de Curitiba, comandada até novembro de 2018 pelo ex-juiz Sergio Moro. Fachin aceitou o pedido, considerando que 13ª Vara de Curitiba "não era o juízo competente para processar e julgar Luiz Inácio Lula da Silva". Advogados de acusados na Lava Jato há muito questionavam por que processos que envolviam possíveis crimes em diversas partes do Brasil eram julgados na vara de Sergio Moro. Na visão desses defensores, isso contrariava o princípio do juiz natural, segundo o qual a vara para a qual um caso é remetido tem relação com o local dos crimes investigados. Uma decisão do plenário do STF do início da Lava Jato, porém, permitiu que todos os casos envolvendo corrupção na Petrobras fossem mantidos em Curitiba. Na decisão que anulou as condenações contra Lula, Fachin diz que hoje há novos entendimentos do Supremo que levaram diversos processos a serem distribuídos para outras varas do país. Nesse contexto, ele considerou que as acusações contra o ex-presidente devem ser julgadas pela Justiça do Distrito Federal. "Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal", diz nota do gabinete do ministro. "Inicialmente, retirou-se todos os casos que não se relacionavam com os desvios praticados contra a PETROBRAS. Em seguida, passou a distribuir por todo território nacional as investigações que tiveram início com as delações premiadas da Odebrecht, OAS e J&F. Finalmente, mais recentemente, os casos envolvendo a Transpetro (Subsidiária da própria Petrobras) também foram retirados da competência da 13ª Vara Federal de Curitiba", diz ainda o comunicado, ao listar ações do STF que restringiram o alcance da competência da 13a Vara Federal. Segundo a decisão de Fachin, os supostos atos ilícitos citados nos processos contra iniciados em Curitiba "não envolviam diretamente apenas a Petrobras, mas ainda outros órgãos da Administração Pública". "Especificamente em relação a outros agentes políticos que o Ministério Público acusou de adotar um modus operandi semelhante ao que teria sido adotado pelo ex-Presidente, a Segunda Turma tem deslocado o feito para a Justiça Federal do Distrito Federal", ressalta ainda a nota do gabinete do ministro.



Homem morre em confronto com a Cipe Sudoeste na zona rural de Presidente Jânio Quadros

Foto: Divulgação l PM

Na última quinta-feira (04), durante patrulhamento rural na Fazenda Alagoinhas, em Presidente Jânio Quadros, para averiguar denúncias de roubos a veículos e residências, uma guarnição da Cipe Sudoeste visualizou dois homens em atitude suspeita em uma motocicleta. Ao perceberem a presença policial, os indivíduos desferiram disparos de arma de fogo contra a guarnição, obrigando os policiais a revidarem. Um indivíduo foi atingido e prontamente levado ao hospital local, onde foi constatado o óbito. Com ele, foi encontrada a quantidade de uma substância semelhante à maconha.



Brumado: Município não adere ao consórcio da FNP para compra de vacinas contra o coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O consórcio municipal por mais vacinas contra Covid-19 no Brasil, coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), obteve um total de 1.703 prefeituras inscritas. O prazo para adesão terminou na última sexta-feira (5). O número de municípios equivale a mais de 125 milhões de brasileiros, 60% da população. Do total, 24 são capitais. Ao todo, o país possui 5.570 cidades. A adesão ao movimento pró-vacina representa, portanto, 30,5% das cidades brasileiras. De acordo com a Frente, houve um aumento expressivo nas inscrições na reta final do cadastro. A FNP já havia divulgado que o prazo não seria prorrogado, pois significaria protelar o consócio. A expectativa é que seja constituído legalmente até 22 de março para, depois disso, viabilizar a compra dos imunizantes. Questionda, a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado informou que não sabia do consórcio e que a mesma iria consultar o gestor municipal. Até a publicação desta matéria na manhã de segunda-feira (08), a Pasta não havia confirmado a sua adesão na FNP. Com o prazo vencido, o município não faz parte do consórcio para a compra de vacinas contra o novo coronavírus. Na Bahia, 63 municípios dos 417 fizeram o cadastro. Na região sudoeste, apenas Vitória da Conquista, Guanambi, Riacho de Santana e Belo Campo vão adquirir as vacinas através do consórcio.



PM prende homem com drogas e R$ 10 mil na zona rural de Ibicoara

Foto: Divulgação l PM

Na madrugada desta segunda-feira (08), Policiais da CIPE Central com apoio da guarnição da 34ª CIPM, do distrito de Cascavel, em Ibicoara, receberam uma denúncia anônima informando que haviam indivíduos comercializando e consumindo drogas em uma residência na comunidade de Água Fria, zona rural da cidade. Diante das informações, as guarnições se deslocaram até o referido local, onde três indivíduos que, quando e perceberam a chegada das viaturas, dois conseguiram fugir, deixado para trás, uma sacola com drogas e material usado  para condicionar os entorpecentes. O terceiro suspeito de 36 anos foi detido dentro de uma residência, na qual, após realizar buscas no interior, foi encontrado uma quantidade de droga e dinheiro, totalizando a quantia de R$ 10 mil. O homem foi conduzido para a delegacia de Brumado juntamente com o material apreendido, para que fossem adotadas as medidas cabíveis.



Empresária Perinalva Dias parabeniza todas as mulheres pelo seu dia

Foto: Divulgação

Um dia para lembrar a luta de todas as mulheres por uma vida com dignidade, respeito e equidade de direitos. Essa é a razão para celebrar, hoje (8), o Dia Internacional da Mulher. Para o Grupo Pax Nacional as mulheres representam força, coragem e afeto e têm espaço de trabalho e crescimento na sua sede e filiais em Livramento de Nossa Senhora, Ibicoara, Barra da Estiva, Tanhaçu, Ituaçu, Malhada de Pedras, Jânio Quadros, Ibitira, Barra da Estiva, Dom Basílio, Contedas do Sincorá, Lagoa Real e Maetinga. A presidente do Grupo Pax, a empresária Perinalva Dias é uma fonte de inspiração para as suas colaboradoras e para toda a sociedade. Uma mulher batalhadora, que desde muito cedo encarou as dificuldades da vida com força e coragem. “Seja determinada, seja firme, seja você! Mulher tem que ser guerreira. Ela tem que procurar o seu lugar e seguir o seu instinto. Diga sempre: eu quero, eu posso, eu consigo!,” afirma. A luta das mulheres continua diária. Ainda há muito machismo para ser combatido por todos. Para a empresária, as mulheres não podem desanimar. “Para conquistar o seu espaço, a mulher tem que lutar muito mais que os homens, tem que passar por cima do machismo. Sou otimista e acredito que em breve as mulheres andarão lado a lado com os homens,” pondera Perinalva Dias. Solidária a todas as mulheres, a presidente do Grupo Pax Nacional deixa a sua mensagem “Que cada vez mais possamos atuar como protagonistas desses novos tempos. Parabenizo as mulheres nessa data tão representativa. Parabéns a mulher médica, a mulher professora, a mulher gari, a mulher empresária, a mulher esposa, enfim a todas as mulheres desse universo”.