ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2021"

Após importação de vacinas ser regulamentada Governo da Bahia providencia aquisição da Sputnik V

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa anunciou na manhã desta quinta-feira (11) que acionou a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria da Saúde (Sesab) e determinou que os órgãos tomem as medidas necessárias, com urgência, para a celebração do contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição da vacina Sputnik V. A determinação do governador da Bahia ocorreu após a Anvisa aprovar resolução que oficializa as regras para que estados, o Distrito Federal, municípios e o setor privado possam importar medicamentos e vacinas contra a Covid-19, mesmo aqueles que não tenham aprovação para uso no Brasil. “Com a sanção da lei que permite a compra de vacinas contra a Covid-19, determinei imediatamente à Procuradoria Geral do Estado e à Secretaria Estadual da Saúde que tomem todas as providências necessárias para agilizar, com absoluta prioridade e urgência, a celebração do contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição da vacina Sputnik V. Também faremos com máxima brevidade a formalização junto à Anvisa do pedido de autorização para importação e aplicação da vacina na Bahia”, diz o governador na publicação. De acordo com o governo do estado, o processo já foi iniciado, mas a compra só poderá ser concretizada quando tiver autorização da Anvisa para aplicar a vacina. Segundo o governo, são dois processos diferentes: um da autorização da compra e outro da autorização para poder vacinar. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) havia informado em fevereiro deste ano que o acordo com o fundo soberano russo prevê cerca de 500 mil doses do imunizante até o mês de abril.



Brumado: Empresários do setor de festas relatam crise durante pandemia da Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por conta da recomendação de se evitar aglomerações, casamentos, formaturas e até encontros empresariais estão sendo cancelados ou adiados. Um desafio para quem investe no setor de festas e eventos. "A loja ela trabalha com locação, então a gente acabou que no início da pandemia fazendo algumas promoções, mas este ano, tivemos muios cancelamentos de festas", afirma Elda Maria dona de uma loja de locação para festas em Brumado. Segundo ela, a crise causada pela pandemia do coronavírus também atingiu em cheio os decoradores. "Afetou de mais o setor deles, eu fico muito triste com isso", disse. De acordo com a empresário, só no início do mês de março, ela teve cerca de dez eventos cancelados. "Nós tivemos dez cancelamentos de contratos e tivemos que devolver o valor antecipado pelos clientes. Agora imagina a situação, a gente recebe esse dinheiro antecipado do cliente três, quatros meses atrás, e ai, com o cancelamento, temos que devolver", comenta Maria. Sem festas ou reuniões, está tudo parado. Ela conta que não tem mais procura por orçamentos, quem já tinha contrato fechado preferiu adiar o evento. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para enfrentar a crise, ela que pagava aluguel em um ponto comercial da cidade, encerrou o contrato e agora só atende via WhatsApp. "Nós tivemos que devolver o ponto comercial por conta do aluguel, e agora estou atendendo mais via whatsapp ou em casa", disse. Outro fator que acabou gerando crise no setor, segundo a empresária, são os eventos familiares. Por conta da pandemia, as famílias comemoram o aniversário das crianças em casa. "Hoje os pais não deixam de fazer o bolo na data do aniversário, até porque é um momento marcante para a vida da criança, mas o evento é bem simples, entre eles mesmos, não se convida mais amigos. Então, as locações ficaram de lado", afirma Elda. Conforme a empresária, para tentar sair da crise, eles estão criando novos produtos, como balões para quem faz festa em casa e os convidados participam online. "Hoje nós estamos investindo em balões com o gás hélio, são balões personalizados que o aniversariante manda para os coleguinhas e de modo on line eles postam nas redes sociais e comemoram a data", conta Elda Maria. 

 

 



Covid: Sistema de saúde de Salvador pode entrar em colapso nas primeiras horas dessa sexta-feira (12)

Foto: Reprodução

O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, falou que a capital baiana registrou um novo recorde de pessoas aguardando regulação, nesta quinta-feira (11). “Nós estamos com recorde absoluto [de espera na regulação]. O máximo que nós chegamos, mesmo nessa segunda onda, foi de 117 solicitações de regulação. Ontem [quarta, 10] nós regulamos 80 pacientes e hoje amanhecemos com 129 solicitações de regulação”. Por causa disso, Léo avalia que o sistema de saúde pode entrar em colapso nas próximas horas, até a manhã de sexta-feira (12). “A situação é desesperadora. Eu acredito que, caso a gente não consiga abrir novas vagas, eu e o governo do estado, ou a gente tenha um número grande de altas hoje na rede hospitalar, nós vamos colapsar amanhã nas primeiras horas do dia”. A capital baiana tem 87% de ocupação geral, entre leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos, para adultos e crianças. No geral, a Bahia tem 88% de ocupação.



Ex-vereador de Brumado, 'Elias Piau' morre vítima de Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Morreu na manhã desta quinta-feira (11), no Hospital São Vicente em Vitória da Conquista, o ex-vereador de Brumado, Elias Pereira Gonçalves (DEM), o "Elias Piau", 38 anos. Segundo informações apuradas pelo 97NEWS, o ex-vereador possivelmente contraiu o vírus durante a inauguração de seu bar no bairro das Flores no mês de fevereiro deste ano. Assim que sentiu os primeiros sintomas, Elias foi internado na UPA Covid de Brumado, no entanto, com o agravamento do seu quadro clínico, ele foi transferido para a unidade hospitalar de Vitória da Conquista onde ficou por cerca de 15 dias. O ex-vereador chegou receber alta médica, mas voltou ser internado devido a complicações causadas pela doença. Na manhã de hoje, Piau veio a óbito. Nas redes sociais, familiares e amigos lamentam a morte do ex-vereador que exerceu o cargo entre 2016 e 2020. Elias também era amante do futebol, tanto que mantinha um Campeonato no bairro Baraúnas. O 97NEWS se solidariza com toda a família enlutada.



Concurso da Policlínica da Região de Saúde de Brumado é adiado para o dia 04 de abril

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em oficio enviado ao site 97NEWS, o Governo do Estado da Bahia informou que ficou decidida a adiação das provas do Concurso Público da Policlínica Regional de Brumado. "Cumprimentando-o cordialmente, vimos comunicar a alteração nos Cronogramas dos Processos Seletivos abaixo relacionados em decorrência do disposto nos decretos estaduais nº 20.260, de 02 de março de 2021, e 20.286, de 07 de março de 2021, nos quais são determinadas restrições a atividades não essenciais juntamente com restrições a eventos que promovam aglomerações, visando “salvar vidas humanas” e evitar o “colapso no sistema de saúde”, decorrentes de aglomerações em um momento tão crítico para o Estado da Bahia. Segundo o Governo, a prova objetiva será realizada no dia 04 de abril deste ano, no turno matutino, nos municípios de Brumado e Salvador, podendo ser aplicada também em cidades vizinhas a esses municípios, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação dos municípios.



Exames Laboratoriais na Clínica Mais Vida - excelência de qualidade com maior comodidade

Foto: Divulgação

Os exames laboratoriais são de extrema importância na atividade clínica. A correta avaliação auxilia no reconhecimento das disfunções. Sua principal função é de prevenção mas muitas vezes ele serve para tratar, diagnosticar e coletar dados epidemiológicos, desta forma prevenindo e diagnosticando o paciente de doenças e estabelecendo muitas vezes o tratamento a ser seguido pelo médico pois quando bem realizados colaboram bastante no diagnóstico de várias patologias. Infelizmente não é comum aos brasileiros realizarem exames preventivos, sendo que é extremamente importante para detectar e tratar doenças em estágio inicial. O CheckUp consiste na realização de exames laboratoriais de rotina para avaliar a saúde. Portanto, faça a diferença. Realize exames laboratoriais após sua consulta médica conforme solicitação, ou, para saber como anda sua saúde. A prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável. Faça seus exames na Clínica Mais Vida! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Preço da gasolina ultrapassa R$ 6 e registra alta recorde em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A vida do motorista brumadense não está fácil. Além do aumento no preço do GLP (Gás de cozinha), o preço da gasolina não para de subir. O preço médio de venda da gasolina passará a ser de R$ 2,84 por litro, alta de R$ 0,23 por litroenquanto o diesel passará a média de R$ 2,86 por litro, aumento de R$ 0,15 por litro (alta de 5,5%). É a sexta alta do ano nos preços da gasolina, e a quinta no valor do litro do diesel. A venda do produto para o consumidor final atinge o seu maior patamar em Brumado, a gasolina está sendo comercializada a R$ 6,099, o que indica um aumento de 9,2% em relação a fevereiro, quando o preço médio estava em R$ 5,075. Com essa alta, o preço afeta trabalhadores que precisam dos veículos todos os dias. O autônomo Douglas Silva disse que em média, gasta cerca de R$ 200 de gasolina por semana, no entanto com os preços em variação, ele ai ter que deixar o carro na garagem e comprar uma motocicleta para economizar. "Não tem condições, estamos enfrentando uma pandemia que arrazou com a economia, e a Perobras decidiu acompanhar o dolar para aumentar o diesel e a gasolina. Não sei onde vamos parar. O sei, poderemos virar uma Venezuela", declarou Silva. O etanol mais caro, foi registrado no centro da cidade, com valor de R$ 5,002. Em contrapartida, a gasolina mais barato da Capital do Minério, tinha o custo do litro em R$ 6,001. 



Jovens são levados à delegacia por descumprimento do toque de recolher em Brumado

Foto: Divulgação l PM

Um grupo de pessoas foram conduzidas à delegacia por descumprimento do toque de recolher em Brumado, na noite de quarta-feira (10). Segundo a Polícia Militar, desde a pubicação do Decreto Estadual (nº 20.259/21), vários flagrantes por desobediência foram registrados na Capital do Minério. O flagrante desta quarta foi em uma casa no bairro Santa Tereza, por volta das 22h, onde um grupo de homens e mulheres foram detidos após serem flagrados com som automotivo e consumindo bebidas. O equipamento também foi apresentado na delegacia. As pessoas foram ouvidas e liberadas. Segundo a 34ª CIPM, a medida foi tomada como uma forma de frear a contaminação do coronavírus na cidade. Para garantir o cumprimento do decreto, a Polícia Militar realiza rondas em diversos bairros e na zona rural. A população também pode contribuir com a fiscalização. Para denunciar o descumprimento do decreto, é possível ligar par ao 190. Estabelecimentos que forem flagrados funcionado após às 19h, podem ser interditados e ter o alvará de funcionamento cassado.



Hospital de campanha para pacientes com Covid-19 é inaugurado em Guanambi

Foto: Divulgação

Um hospital de campanha para pacientes com Covid-19 foi inaugurado em Guanambi, na quarta-feira (10). Segundo a prefeitura, a unidade inicialmente terá 30 leitos clínicos equipados e a capacidade poderá ser ampliada. No local, funcionava uma clínica universitária. O espaço foi cedido sem custos para o município. Na semana passada, a taxa de ocupação dos leitos para tratamento da Covid-19 chegou a 100% em Guanambi. Por causa da lotação, alguns pacientes precisaram ser transferidos para outra cidades da Bahia e também para fora do estado. Guanambi e outras 21 cidades da região sudoeste estão com medidas restritivas para conter o avanço da doença, desde 5 de março. Nessas cidades, só estão autorizados a funcionar serviços essenciais. Além disso, está em vigor também o decreto de toque de recolher, até as 5h do dia 1° de abril. Das 20h as 5h do dia seguinte, a circulação de pessoas nas ruas é restrita. Os estabelecimentos comerciais e de serviços devem encerrar as atividades com até 30 minutos de antecedência.



Brumado: PM apreende mais drogas no bairro Dr. Juracy

Foto: Divulgação l PM

Na quarta-feira (10), por volta das 9h, após denúncias de intenso tráfico de drogas no bairro Dr. Juracy, uma guarnição da 34ª CIPM intensificou as rondas na localidade com o intuito de localizar os criminosos. Em abordagem a um suspeito, foi encontrado uma porção de maconha. Segundo informou a PM ao site 97NEWS, momento em que se observou que o homem estava muito nervoso, e ao ser questionado pela guarnição sobre qual o motivo de estar naquela localidade, não soube justificar. Conforme a PM, ao ser indagado sobre a existência de mais drogas, o mesmo indicou uma residência onde estaria escondido o restante do material. Na casa foram encontrados: 24 porções de Maconha; 06 porções de Cocaína; 01 porção de Craque. A guarnição então,  conduziu o envolvido e todo o material ilícito para a Delegacia de Brumado para serem tomadas as medidas cabíveis. 

 



Brumado confirma o 73º óbito de Covid-19; 55 pacientes estão hospitalizados

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (10), Brumado registrou 5.661 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. São 15.072 notificações. Entre os diagnósticos: 55 internações, 73 óbitos, 570 pacientes em tratamento e 5.018 recuperados. No momento, 139 pessoas aguardam resultado laboratorial e 8.114 foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Sindicato dos bancários conquista nova liminar contra transferências compulsórias do Banco do Brasil

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Bancários conseguiu uma importante vitória contra o processo de reestruturação do Banco do Brasil. Na última terça-feira (9), o desembargador do Trabalho Esequias Pereira de Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, deferiu liminar determinando que o BB se abstenha de remover ou transferir qualquer bancário que se encontre no cargo de escriturário pelo período de 18 meses, a contar de 1ª de setembro de 2020, além de suspender as remoções ou transferências por pedido dos funcionários nas dependências com empregados em excesso. O desembargador estipulou também a multa diária de R$ 10.000 por empregado transferido compulsoriamente até o julgamento da ação civil pública. A decisão é válida para toda base territorial do SEEB/VCR. “Defendemos que as remoções são totalmente unilaterais e que não existe, por parte de banco, comprovação de real necessidade da promoção das transferências, em razão da alta demanda existente nos locais de lotação. Esta é a terceira vitória que obtivemos nos últimos anos em razão da reestruturação e das transferências compulsórias postuladas pelo Banco do Brasil”, afirma o advogado conveniado ao Sindicato, Bruno Amazonas, do escritório Higino e Amazonas. O presidente do Sindicato, Leonardo Viana, aponta a organização dos trabalhadores como fator decisivo no combate aos desmandos do banco. "Essa decisão comprova que estamos corretos em afirmar que o Banco do Brasil tem cometido abuso do direito contra os seus funcionários ao insistir nas transferências compulsórias. Com mais essa decisão positiva, reforçamos a importância de manter a categoria unida para, junto com o Sindicato, lançar mão de todos os meios possíveis de luta e resistência na defesa da permanência dos bancários nos seus locais de trabalho", conclui.



Brumado: Rede estadual de ensino anuncia início do ano letivo que será na próxima segunda (15)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Colégio Estadual de Brumado (CEB), o Colégio Estadual Getúlio Vargas (CEGV) e o CEEP (Gestão e Meio Ambiente), cientes da responsabilidade em proporcionar a continuidade dos estudos dos alunos da rede estadual, informam que o ano letivo terá início dia 15/03, de forma remota. "Os alunos estudarão em seus lares, com acompanhamento dirigido pela escola, em função do isolamento social causado pela pandemia do Novo Coronavírus. Fiquem atentos aos grupos de WhatsApp da sua turma, entrem em contato com sua escola e professores, em breve eles passarão as orientações e os encaminhamentos necessários", diz a nota enviada ao 97NEWS. Segundo a Pasta de Educação Estadual, a matrícula dos alunos que já estudam nas unidades educacionais citadas, tem renovação automática. "Você, aluno novato, aguarde um pouco mais e fique atento ao calendário de matrícula que será divulgado nas redes sociais. Nada de filas exaustivas para fazer a matrícula, pois o processo poderá ser feito na comodidade do lar, pela internet". Início das aulas remotas na próxima segunda-feira (15).



Empresa doa ao Governo do Estado 32 ventiladores pulmonares

Foto: Divulgação

O Governo do Estado recebeu, na manhã desta quarta-feira (10), 32 ventiladores pulmonares para equipar as unidade de saúde da Bahia. A doação, que acontece no momento mais crítico da pandemia do novo coronavírus, foi realizada pela empresa mineradora BAMIN. Do total, o Estado deverá direcionar 5 equipamentos para hospitais de Caetité e 5 para Ilhéus, ou seja, 10 para a região de atuação da BAMIN. Os outros 22 ficarão a critério da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Para o governador Rui Costa, doações como esta são muito importantes para reforçar as ações do poder público. “Em momentos críticos como este, onde temos um inimigo comum para vencer, é fundamental a união de todos. A parceria entre poder público, empresas privadas e a sociedade nos conduzirá à vitória contra a Covid-19, portanto temos que reconhecer e valorizar doações como esta. Juntos, somos muito mais fortes”, avalia Rui. “Estamos correndo contra o relógio para abrir mais leitos de UTI e os ventiladores são um dos pontos críticos. Essa doação da BAMIN será muito importante na abertura de novos leitos no estado, principalmente neste momento em que a taxa de ocupação está elevada”, afirmou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.



Levantamento do IBGE aponta que setor de serviços teve queda de 10% na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O volume do setor de serviços na Bahia caiu 10,1% no mês de janeiro de 2021, em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Se comparado a dezembro de 2020, a também é de queda: 6,3%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse foi o pior janeiro para o setor baiano em dez anos, desde quando a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) começou a ser realizada, em 2011. Segundo o G1, entre janeiro deste ano e o do ano passado, o setor de serviço acumulou um resultado negativo na Bahia no geral: uma queda de 15,3%. Esse percentual também está em um cenário pior que o do nacional, que teve queda de 8,3%. Em dados gerais, neste período, a Bahia ficou em quarto lugar, atrás de Alagoas (com queda de 16,9%), Rio Grande do Norte (queda de 16,8%) e Sergipe (queda de 15,8%). Das cindo atividades de serviço no estado baiano, quatro tiveram recuo. A principal delas foi o setor de serviços prestados à família, que apresenta resultados negativos desde março de 2020. O setor de transporte, correio e serviços auxiliares também tiveram desempenho negativo de 12,4%. Os dois outros grupos de atividades que tiveram quedas foram os relacionados à informação e comunicação, com redução de 3,2%, e serviços profissionais administrativos e complementares, com queda de 13%. Ambos têm desempenhos negativos seguidos pelo menos desde novembro de 2019.



Brumado: Vacinação de idosos de 81 anos gera aglomerações e filas enormes; secretário garante contratar mais vacinadores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã de terça-feira (09), foi iniciada a vacinação dos idosos com 81 anos ou mais em Brumado. O site 97NEWS acompanhou de perto o movimento no Centro Educacional Agamenon Santana (CMEAS), que começou por volta das 06h da manhã, onde uma grande fila se formou para aguardar a imunização. Sérgio José Correia, que chegou logo nas primeiras horas do dia, disse que o descaso é muito grande. "Eu tô aqui desde 06h da manhã e ninguém fala nada, não organiza a fila, um município com quase 80 mil habitantes e um só lugar pra vacinar", reclamou o idoso. O senhor José Celestino da Silva relatou que o medo é grande por conta da aglomeração. “Tem muita gente, tá meio embolado. Podia ter alguém organizando a fila e as marcações para manter o distanciamento”, cobrou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao site 97NEWS, o secretário de Saúde do município, Cláudio Soares Feres esclareceu que não há condições de abrir vários postos de vacina por conta da quantidade insuficiente de imunizantes que a Pasta recebe. "Não dá pra abrir vários locais, e além disso, nós temos a questão da quantidade de vacinas. O nosso objetivo principal em concentrar o local de vacinação é para evitar os fura filas", disse. Segundo o secretário, a Pasta segue todos os protocolos do Ministério da Saúde. "Primeiro a gente vacinou os profissionais de saúde, em seguida os funcionários com maior grau de exposição e depois vieram os idosos, que começamos aos 90 anos e agora estamos imunizando os de 81", pontuou. De acordo com Cláudio, serão contratados mais vacinadores no intuito de melhorar o processo de vacinação. "Vamos contratar mais profissionais, porque não existe apenas a vacina de Covid, existem vacinas de outros programas que não podem parar, então, vamos abrir em outras escolas esses postos de vacinação", esclareceu Feres.

 



Bahia recebe nova remessa de vacinas contra Covid-19

Foto: Divulgação

Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia na noite de terça-feira (9). Trazidas em um vôo comercial que pousou no aeroporto de Salvador às 23h10, as 178.600 doses do imunizante produzido pelo Butantan começarão a ser distribuídas para o interior do estado nesta quarta-feira (10). Este é a sétimo envio que chega ao estado. Com esta carga, a Bahia totaliza 1.289.800 doses recebidas, entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa. Segundo a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, somente os municípios que já utilizaram 85% das doses anteriormente recebidas terão nova remessa. Ela explica que esta decisão foi definida em reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite – instância que reúne representantes das secretarias municipais de saúde e da Secretaria da Saúde do Estado). Esta nova remessa dará possibilidade de que continue sendo imunizado o público alvo da primeira fase do plano de vacinação contra Covid-19. “Ficou também definido em CIB que aqueles municípios que conseguirem alcançar as metas da primeira fase, poderão ampliar a aplicação das doses para idosos de 70 anos ou mais, de forma decrescente de idade”, disse Vânia Rebouças coordenadora de imunização do Estado. Com 574.507 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 184.545 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta terça-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. 



Bahia: Governo anuncia edital de R$ 10 milhões para micro e pequenas empresas investirem em projetos inovadores

Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa usou as redes sociais, na manhã desta quarta-feira (10), para anunciar o lançamento do edital voltado aos micro e pequenos empresários. Serão investidos R$ 10 milhões em projetos inovadores que possam solucionar problemas reais da gestão pública. A iniciativa é da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e faz parte do Programa de Apoio à Pesquisa na Micro e Pequena Empresa (PAPPE). As propostas devem ser apresentadas a partir de desafios do dia a dia dos brasileiros. Para chegar a cada desafio apresentado no edital, a Fapesb indagou diversas secretarias do governo e outras instâncias da esfera pública quais eram as suas maiores dificuldades perante o momento atual. Com base nessas demandas, os micro e pequenos empreendedores poderão criar soluções inovadoras, gerando projetos com tecnologias específicas. Para se inscrever, é preciso ser micro ou pequena empresa residente no estado da Bahia e estar em situação regular junto ao governo e ter um projeto de desenvolvimento de um processo, produto ou serviço, propondo a solução do desafio escolhido no edital. Os interessados já podem acessar os detalhes do edital. (Veja aqui).

 



Brumado: Comerciante higieniza estabelecimento por conta própria contra o coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A comerciante da Rua Aureliano de Carvalho, em Brumado, realiza por contra própria a higienização do seu estabelecimento comercial. O objetivo é evitar que a falta de condições sanitárias facilite a expansão da Covid-19 na cidade. Em entrevista ao site 97NEWS, Janaina Claudia afirmou que realiza o procedimento desde o início da pandemia. "A gente começou com o pulverizador e depois com a máquina que é mais rápido o procedimento. Então assim, em torno de uma hora eu higienizo o supermercado na frente, no balcão e em partes que os clientes mais tocam", disse. Claudia contou que realiza os trabalhos de sanitização para proteger os clientes. "Temos que nos proteger, faço isso aqui todos os dias a cada uma hora", disse ela. Para o procedimento, ela usa água sanitária dissolvida em quatro litros de água. "Essa maquininha aqui tem capacidade para 4 litros, eu devo usar umas cinco por dia", comenta. De acordo com Janaina, mesmo o procedimento sendo de responsabilidade do município, ela faz sua parte, e tenta amenizar a disseminação do vírus. "Eu acho que a gente fazendo a nossa parte vai ajudar muito. Porque se cada um fizer a sua, não teríamos tantos casos e mortes. Então se o município não faz, nós fazemos", afirma. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme a comerciante, a atitude tem agradado os clientes, e quem passam pela ruacomenta a atitude. "Os clientes aprovaram e agradecem pela atitude. Então, a gente fica satisfeita com isso", diz. Com a perda de um amigo e cliente por conta da Covid-19, Janaina aproveita para chamar a atenção da população com a gravidade da pandemia no município. "A gente vai vencer e sair dessa. Eu perdi um cliente e amigo logo nas primeiras mortes aqui na cidade. Sofremos muito com isso, então temos que cair na real, ela [Covid] é séria mesmo", alertou. Só no município de Brumado, os casos somavam 5.576 até as 18h desta terça-feira (9), segundo boletim disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Na cidade, 72 óbitos já foram registrados. A expansão da doença tem se agravado. No momento, já são 544 casos ativos na Capital do Minério e 144 pacientes aguardam resultado laboratorial. Ao todo, 14.910 casos já foram notificados.



Brumado: PM prende homens por tráfico de drogas no bairro Dr. Juracy

Foto: Divulgação l PM

No final da tarde de segunda-feira (08), por volta das 17h, a rádio patrulha da 34ª CIPM estava em rondas pelo bairro Dr. Juraci, em Brumado, quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Segundo a Polícia Militar, foi realizada abordagem no suspeito, sendo localizado 01 peteca de maconha. Diante de informações passadas pelo indivíduo, ele levou a guarnição até uma casa, na qual era apontada como "biqueira" e encontraram um traficante na atividade. Com a ajuda do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), os entorpecentes foram encontrados em um dos quartos da casa. Conforme a PM, os suspeitos foram conduzidos para à Delegacia para que fossem tomadas todas as medidas cabíveis.