Brumado: Vacinação de idosos de 81 anos gera aglomerações e filas enormes; secretário garante contratar mais vacinadores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã de terça-feira (09), foi iniciada a vacinação dos idosos com 81 anos ou mais em Brumado. O site 97NEWS acompanhou de perto o movimento no Centro Educacional Agamenon Santana (CMEAS), que começou por volta das 06h da manhã, onde uma grande fila se formou para aguardar a imunização. Sérgio José Correia, que chegou logo nas primeiras horas do dia, disse que o descaso é muito grande. "Eu tô aqui desde 06h da manhã e ninguém fala nada, não organiza a fila, um município com quase 80 mil habitantes e um só lugar pra vacinar", reclamou o idoso. O senhor José Celestino da Silva relatou que o medo é grande por conta da aglomeração. “Tem muita gente, tá meio embolado. Podia ter alguém organizando a fila e as marcações para manter o distanciamento”, cobrou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao site 97NEWS, o secretário de Saúde do município, Cláudio Soares Feres esclareceu que não há condições de abrir vários postos de vacina por conta da quantidade insuficiente de imunizantes que a Pasta recebe. "Não dá pra abrir vários locais, e além disso, nós temos a questão da quantidade de vacinas. O nosso objetivo principal em concentrar o local de vacinação é para evitar os fura filas", disse. Segundo o secretário, a Pasta segue todos os protocolos do Ministério da Saúde. "Primeiro a gente vacinou os profissionais de saúde, em seguida os funcionários com maior grau de exposição e depois vieram os idosos, que começamos aos 90 anos e agora estamos imunizando os de 81", pontuou. De acordo com Cláudio, serão contratados mais vacinadores no intuito de melhorar o processo de vacinação. "Vamos contratar mais profissionais, porque não existe apenas a vacina de Covid, existem vacinas de outros programas que não podem parar, então, vamos abrir em outras escolas esses postos de vacinação", esclareceu Feres.