ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2020"

Em rede social, Bolsonaro diz que teste para coronavírus deu negativo

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro publicou em uma rede social nesta sexta-feira (13), que não contraiu o coronavírus. Bolsonaro fez o teste na quinta-feira (12) após a informação de que o chefe de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten, contraiu a doença. Wajngarten fez parte da comitiva de Bolsonaro, que viajou nesta semana para a Flórida, nos Estados Unidos, para uma série de compromissos. O ex-Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, informou em seu perfil no Twitter que toda a comitiva que acompanhou o presidente aos EUA está livre da doença. "Só para não ficar a boataria no ar. O exame do coronavírus feito no Presidente e de toda comitiva que foi aos Estados  Unidos deu NEGATIVO!" O secretário da Presidência, Fabio Wajngarten, esteve em reunião com Trump e Bolsonaro na última semana. Segundo a imprensa brasileira, o presidente dos Estados Unidos, está muito preocupado com a possibilidade de ter contraído o novo coronavírus, informa a CNN. De acordo com reportagem de O Antagonista, pessoas ligadas a Trump citaram especificamente os contatos do presidente americano com Fabio Wajngarten.



Além da assinatura para construção da Policlínica de Brumado, governador inaugurará sinal digital da TVE e ruas na cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A semana do governador Rui Costa (PT) começa em Brumado, com diversas inaugurações. A visita à cidade acontece na segunda-feira (16), a partir de 9h30, no bairro São José, onde assina ordem de serviço para a construção da policlínica regional de saúde. O equipamento de saúde será construído na Rua Osvaldo Maciel de Souza, no bairro São José. Ao lado da Escola em Tempo Integral (ETI) Prof. Élcio José Trigueiro. 

Terreno da Policlínica no bairro São José - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na ocasião, o governador também inaugura a estação retransmissora da TVE digital, participa da entrega de 25 ruas pavimentadas nos bairros Olhos D'água, São José, São Félix e Malhada Branca, da Av. Antônio Mourão Guimarães que foi pavimentada e ganhou rotatória, e da construção de canal e pavimentação da Rua Padre Cícero. Ainda na cidade, o governador ainda autoriza a celebração de dois convênios do projeto Bahia Produtiva para qualificação de agroindústrias que atuam na região. 



Brumado: Igreja Católica orienta fiéis a evitar 'aperto de mão' e 'abraço da paz' contra o coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Diocese de Caetité emitiu comunicado esta semana orientando os fiéis para prevenir a disseminação do coronavírus dentro das paróquias. No comunicado, a Diocese orienta que durante as missas e celebrações, sejam evitados o "abraço da paz" e que os fiéis não dêem as mãos. O comunicado orienta ainda que a eucaristia seja recebida nas mãos e não diretamente na boca. Por fim, a Diocese orienta ainda que seja suprimido o uso da água benta às portas das igrejas e que os locais das reuniões e celebrações sejam arejados através do uso de ventiladores e pela abertura de portas e janelas. O comunicado é assinado pelo Bispo Diocesano D. José Roberto Silva Carvalho. Em Brumado, o Padre Sandro Alves Teixeira explicou que essa é a maneira que a Igreja encontrou para ajudar na prevenção. “A Igreja não pode estar fora de uma situação como essa. A Igreja não está ditando normas, mas apenas orientando os fiéis para favorecer o bem estar da comunidade", ressalta. Conforme o padre, a Igreja também tem o seu papel social. “Não é só celebrar, mas também cuidar da vida. É melhor prevenir. A Igreja está fazendo a sua parte”, esclareceu. 



Brumado: Com índice de infestação em 5.2, município registra cinco casos de dengue

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um boletim de infestação predial que apresenta o levantamento de índices rápido para dengue. Brumado tem 5 casos registrados, e o índice de infestação do mosquito está em 5.2, muito acima do tolerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1.0, diz a Sesau. Segundo o supervisor de área de controle de dengue no município, Francislei Alves, com o clima favorável, a situação preocupante. “Nós temos 24 notificados aguardando resultado. Desses, 15 já foram descartados e 4 positivo para dengue e 1 de alarme. Estamos chegando em um período crítico. Temos o inseto e temos o vírus”, afirmou Alves. Em 2019, o município registrou 290 casos de dengue. Mas de acordo com o supervisor, embora o número de agentes de endemias seja insuficiente para atender toda a demanda, na zona urbana e rural, ele ressaltou que os mesmos estão indo diariamente de casa em casa a fim de realizar um trabalho preventivo. “Quem tem que fiscalizar o seu quintal é o próprio morador. O agente é um colaborador no controle das arboviroses, mas a responsabilidade de fiscalizar o seu quintal é o morador”, disse ao 97NEWS. 



De 2017 a 2019, Brumado registrou 42 casos de sífilis; aumento de casos preocupa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A população de Brumado precisa se prevenir das infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, gonorreia, hepatites virais e sífilis. Essas doenças são transmitidas de uma pessoa a outra por meio de contato sexual desprotegido, ou seja, sem o uso da camisinha. Além de Brumado, outros municípios como Ituaçu, Condeúba, Tanhaçu, Aracatu e outras 10 cidades baianas, registraram infecções por sífilis entre a população. Um aumento de 222%, em apenas um ano, de 2017 a 2018.  Apenas nos seis primeiros meses de 2019, foram notificados quase 40 casos de sífilis na região. Os dados são do DataSUS. No município de Brumado, em 2017 foram registrados 4 casos. Já em 2018, esse número foi seis vezes maior, chegando a 24 casos registrados. Em 2019, foram 14. 

Foto: Divulgação

As autoridades em Saúde alertam que a negligência no uso da camisinha e a crença de que essas doenças são problemas apenas das cidades grandes podem contribuir para aumento das ISTs principalmente entre os jovens. A Bahia registrou, ao todo, quase 3 mil casos de sífilis, no primeiro semestre do ano passado. Nos últimos nove anos, foram 7.992 casos registrados. Além disso, o estado teve 800 casos de HIV notificados, apenas nos seis primeiros meses de 2019. Já a Aids, doença causada pelo HIV, atingiu mais de 31 mil baianos, nos últimos 20 anos. As hepatites virais mataram 2.183 pessoas, de 2000 a 2017, no estado. Segundo o Ministério da Saúde, a pasta pretende distribuir mais de 570 milhões de camisinhas. Além disso, todas as unidades de saúde do SUS contam com testes rápidos ou laboratoriais para ISTs. Apenas para o diagnóstico da sífilis, serão distribuídos quase 14 milhões de testes rápidos em todo país.



Produção industrial baiana cresce 10,3% em janeiro e lidera o país

Foto: Reprodução

Em janeiro de 2020, a produção industrial da Bahia, ajustada sazonalmente, cresceu 10,3% frente ao mês imediatamente anterior. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas na quinta-feira (12), sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan). Este resultado coloca a Bahia na liderança nacional, muito superior ao índice nacional, que ficou em apenas 0,9%. Vale destacar que o Produto interno Bruto da Bahia em 2019 também ficou acima do nacional e que nosso estado também liderou a geração de empregos no Nordeste no ano passado, com 30.858 novos postos de trabalho de saldo. Na comparação de janeiro de 2020 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou crescimento de 8,3%, com cinco das 12 atividades pesquisadas assinalando avanço da produção. 



Brumado: Secretaria de Saúde reúne equipe para montar Plano Contingente contra o coronavírus

Foto: 97NEWS

Na quinta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde reuniu toda equipe para elaborar um plano de Contingenciamento buscando se adequar à uma possível infestação do Covid-19 no município. A medida veio após a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificar a doença como uma Pandemia. Segundo a pasta, com o crescimento preocupante do coronavírus no país, com casos registrados inclusive na Bahia. De janeiro até a quinta-feira (12), a Bahia registrou 216 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo três confirmados, todos em Feira de Santana. Outros 147 foram descartados e 66 aguardam análise laboratorial. Em Brumado, a SESAU irá se reunir semanalmente para avaliar os indicadores no município. Ainda segundo a Secretaria, algumas ações serão implementadas com celeridade, principalmente a comunicação constante com o Ministério da Saúde (MS) e outras autoridades de saúde para alinhamento oportuno de diretrizes nacionais e ou internacionais. Também serão emitidos alertas sobre a situação epidemiológica, com orientações para a preparação de resposta, com medidas de prevenção e controle para a infecção humana pelo vírus 2019-nCoV, em tempo oportuno; elaboração e divulgação de Notas Informativas para população em geral. Também serão atualizadas as definições de vigilância e critérios de suspeição, diante de novas evidências ou recomendações do MS. E uma das ações mais importantes será o fortalecimento dos serviços de saúde para detecção, notificação, investigação e monitoramento de casos suspeitos, prováveis e confirmados de infecção pelo Coronavírus.



Geriatra da Clínica Mais Vida alerta sobre a osteoporose, doença silenciosa que afeta os ossos

Foto: Divulgação

A osteoporose é uma doença que aumenta a fragilidade dos ossos, com isso aumentando a chance de fraturas.  É uma doença muito comum em idosos, estando presente em muitos casos sem ser percebida. Geralmente não apresenta sintomas, embora possa apresentar dor na coluna. Alguns fatores podem aumentar as chances do aparecimento da osteoporose:

- Sedentarismo;

- má alimentação;

- Uso de remédios como o corticoide.

O especialista em geriatria recomenda que mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70, assim como pessoa de alto risco devem ser avaliados através de exames a cada dois anos, podendo desta forma definir o tratamento mais eficaz e seguro. O tratamento correto pode evitar fratura do quadril, uma situação que pode levar o paciente ao uso de cadeira de rodas pelo resto de sua vida. Portanto, procure um especialista e realize os exames. A prevenção é o melhor remédio. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545  /  (77) 99951-4755  /  (77) 99180-9496 / (77)  3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Conquista: Receita Federal faz operação em lojas que vendem celulares chineses 'Xiaomi'

Foto: Reprodução

Na manhã de quinta-feira (12), uma operação da Receita Federal em Salvador e Vitória da Conquista, apreendeu diversos celulares com importação irregular. De acordo com a Receita, além da capital baiana, a operação ocorreu simultaneamente em Vitória da Conquista, Recife e Fortaleza, com a participação de 70 servidores da Receita Federal. Não há detalhes de quantos aparelhos já foram apreendidos nas cidades baianas. A operação, conforme apontou a Receita, é para apreensão de celulares chineses da marca Xiaomi, que estavam sendo comercializados em 22 pontos de venda, nas cidades envolvidas. Segundo as investigações, a Divisão de Repressão da Receita Federal verificou que não havia nenhuma entrada de importação de celulares da marca na Bahia. Todos os celulares da marca Xiaomi encontrados nesses estabelecimentos serão apreendidos. Apesar dos produtos serem originais, que poderiam ser importados legalmente, entraram no país de forma irregular sem o pagamento dos tributos devidos.

 



Brumado: Motorista cai com carro em buraco causado pela chuva na 'ladeira do cinema'

Foto: Reprodução l Rede Social

Na tarde desta quinta-feira (12) um motorista caiu com seu Onix, num enorme buraco causado pelas chuvas, na Rua Oflávio Torres, a famosa "Ladeira do Cinema", no Centro de Brumado. O fato aconteceu por volta de 15h35min. Testemunhas disseram que o motorista seguia pela Rua Coronel Tibério Meira, quando tentou passar pela Oflávio Torres e não viu o buraco, onde acabou caindo e ficando com o veículo preso. Apesar do susto, ninguém se feriu. Com as fortes chuvas que vem caindo na Capital do Minério, a atenção deve ser redobrada pelos condutores de veículos e motocicletas. Alguns bairros tiveram a pavimentação destruída pela enxurrada e ao trafegar por estas vias, as chances de acidente são enormes. Em caso de dúvida, evite trafegar por locais que não apresentem segurança ao conduzir o veículo.



Brumado: Advogado cai em golpe e tem WhatsApp clonado

Foto: Reprodução

Um advogado de 35 anos, morador de Brumado, caiu em um golpe e teve o WhatsApp clonado no início da tarde desta quinta-feira (12). Ele registrou um boletim de ocorrência na delegacia. Segundo Jorge Malaquias Filho ao site 97NEWS, ele recebeu uma ligação com o DDD 011, no qual a pessoa do outro lado pediu seu e-mail. "Como advogado, eu recebo ligações de vários clientes pedindo meu e-mail. A partir dai comecei a receber vários SMS com códigos. Mas eu não repassei a ninguém. No entanto não consigo acessar minha conta no whatsapp", disse Malaquias. Ainda segundo ela, o golpista passou a pedir dinheiro aos seus contatos através do aplicativo de mensagens. Além disso, segundo o advogado, sua conta passou a ser controlado pelo estelionatário. Não houve registros de pessoas que tenham feito uma transferência bancária. O golpe funciona assim: o hacker tenta entrar no WhatsApp com o número do alvo escolhido. Neste momento, um código de liberação é enviado pelo aplicativo para o celular da vítima. Tudo que o criminoso precisa fazer é dar um jeito de enganar a pessoa para que ela lhe diga o código. Ao digitar o código de liberação, o criminoso passa a ter acesso ao WhatsApp e à lista de contatos do alvo clonado, mas não às mensagens trocadas antes da clonagem -- essas ficam armazenadas no celular clonado. O dono real do aparelho perde o acesso à conta. Os bandidos então passam a abordar amigos da lista de contato do dono do celular, perguntando se estavam ocupados e pedindo que fizessem uma transferência. O WhatsApp recomenda a ativação da verificação em duas etapas. Se a conta foi roubada, é preciso entrar de novo no WhatsApp e inserir o novo código de segurança recebido pelo SMS. A pessoa que estiver usando a conta indevidamente será desconectada. Porém, se o WhatsApp pedir o PIN (senha criada ao ativar a confirmação em duas etapas), então é possível que o golpista tenha ativado a medida de segurança. É preciso aguardar sete dias para poder acessar a conta sem o código. Não passe seu código de confirmação, recebido por SMS quando se instala o WhatsApp, por exemplo, para ninguém.



Caso suspeito de coronavírus é registrado em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, informou na manhã desta quinta-feira (12) que um possível caso de coronavírus está sendo investigado na cidade. Segundo a pasta, coletas foram feitas por volta das 11h de hoje na casa do paciente e amostras foram enviadas ao Lacen de Salvador. As informações são do site Livramento manchete. Segundo o secretário de saúde, Gerardo Junior, o paciente que mora em Livramento, esteve recentemente na Itália e quando retornou apresentou sintomas moderado e por isso recebeu a recomendação de ficar em casa no bairro Beira Rio. De acordo com o secretário, somente após o resultado do laboratório em Salvador, poderá confirmar se é ou não o Covid-19. Apesar da suspeita, a secretaria de saúde descarta qualquer caso confirmado da doença até o momento e reforça as medidas de prevenção contra o Coronavirus, que são elas lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, usar banheiros e ao frequentar hospitais ou rodoviárias. O secretário informou ainda, que será divulgado o resultado do exame.

 

 

 



Brumado: Em 2019, mais de 4 mil cirurgias foram realizadas no Hospital Professor Magalhães Neto

Foto: Divulgação

O Hospital Professor Magalhães Neto, que atende a vários municípios da região sudoeste, em 2019 realizou 4.162 mil procedimentos, sendo que em 2018 foram realizadas cerca de 3.181 cirurgias. A lista engloba, desde consultas médicas a cirurgias em diversas especialidades, como cirurgia geral, ortopedia e outras. A Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância do avanço no funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfatiza que a meta é continuar trabalhando muito mais. O HPMN é uma das mais novas referências da saúde na região. A unidade conta com leitos destinados a internação e cirúrgicos e outros exclusivos para a Unidade de Terapia Intensiva; ambulatório, centro cirúrgico, com equipamentos de última geração. Dentro deste cenário transformador, a alta elevação do número de cirurgias realizadas no Hospital Municipal é outra comprovação irrefutável desses avanços. 



Brumado: Secretaria Municipal de Educação esclarece episódio com 'goteiras' em escola municipal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após a divulgação nas redes sociais e aqui pelo 97NEWS de um vídeo no qual mostra o vazamento de água da chuva no teto da Escola Municipal Escola Maria Iranilde Lobo, anexo ao Centro de Assistência Integral à Criança (CAIC), em Brumado, no fim da tarde de quarta-feira (11). Situação em que os estudantes precisaram sair das salas às pressas por conta das "goteiras", que pigavam por todas as salas, a Secretaria Municipal de Educação do município, em nota, esclareceu o episódio. Segundo a secretária de educação, Edinéia Atáide, devido as fortes chuvas que vem caindo na cidade, muitos transtornos foram registrados, inclusive em sua residência. "O que aconteceu no Caic não foi diferente do que aconteceu em minha casa. A chuva foi muito forte, e olha que minha casa tem uma estrutura nova, e ainda assim, molhou muita coisa", diz em nota. Ela ainda esclareceu que o Caic tem uma estrutura padrão em todos os municípios. Diferentemente da adotada por Brumado, mas mesmo assim, a administração vem fazendo reparos na unidade escolar. "Todos sabem que a estrutura das nossas escolas é bem diferente disso, porém temos dado toda manutenção necessária que o prédio precisa. Já temos feito várias mudanças lá, inclusive, este ano, inauguramos um pavilhão novo, dentro do nosso padrão de estrutura, com 8 salas de aula, onde colocamos toda a educação infantil nele, justamente por ser uma faixa etária que merece maiores cuidados", relata a secretária. 

Foto: Reprodução

Edinéia fez questão de frisar ainda que a equipe de educação bem treinada do município soube conduzir a situação e assegurar todos os alunos em local protegido. "Temos uma equipe muito comprometida, muito responsável que soube conduzir todos os alunos. Nosso compromisso é muito grande. Período de chuvas nem dormimos direito, preocupados com riachos que enchem e impedem ônibus de chegar a escola com as chuvas fortes". Por fim, a secretária de educação pediu aos pais dos alunos que entendam os transtornos, mas que tudo será resolvido. "Só precisamos que a população confie mais e entendam que fazemos tudo o que está, e ate, o que não esta ao nosso alcance, para que as aulas ocorram normalmente e os alunos estejam em segurança", finaliza a nota.



Brumado: Município continua registrando casos em relação a violência contra a mulher

Coordenadora do Creas Chico Xavier, Janine Caldeira - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os dados divulgados pelo Monitor da Violência indicam que a violência contra a mulher permanece como a mais cruel e evidente manifestação da desigualdade de gênero no Brasil. A sociedade, cada vez mais entregue à hipocrisia política e populista daqueles que estimulam a violência como resposta pública ao medo e ao crime, ignora que não há lugar seguro para as mulheres no país. A violência compõe um cotidiano perverso sustentado por relações sociais profundamente machistas. A Bahia foi o estado brasileiro que registrou a maior quantidade de mortes violentas em 2019, segundo dados divulgados no mês de fevereiro, pelo Monitor da Violência. O estado baiano registrou 5.099 mortes violentas em 2019. Destas, 4.889 foram enquadrados como homicídio doloso, 143 como latrocínio e 67 como lesão corporal seguida de morte. Essa realidade infelizmente também chega ao município de Brumado. Segundo a coordenadora do Creas Chico Xavier, Janine Caldeira, embora seja preciso comemorar as lutas e vitórias das mulheres, também é importante registrar o crescimento da violência doméstica na cidade. Segundo ela, mesmo com palestras no sentido de educar e combater o aumento desses índices, a violência contra as mulheres só aumenta no país. Com relação a Brumado, Caldeira realtou que  “em 2018, foram 24 casos; em 2019, 18 casos e, de janeiro a março deste ano, já são 7 casos". Mas de acordo com ela, esses números estão bem abaixo da realidade, fazendo alusão aos casos que não são denunciados. Na oportunidade, a coordenadora explicou que neste mês de março os técnicos do Creas irão falar aos estudantes acerca do assunto. “Neste mês, a gente está cheio de atividades. Temos as nossas reuniões pra falar sobre a violência contra a mulher. Os dados de feminicídio só vêm crescendo e as pessoas acham que isso não acontece perto da gente”, relatou. 



Brumado: Vertedouro da barragem de Cristalândia chega aos 30 centímetros; veja o vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

As chuvas do primeiro semestre de 2020 estão causando estragos em diversos bairros da cidade, inclusive na zona rural. Mas nem tudo é caos, um vídeo que circula na internet mostra o vertedouro da barragem de Cristalândia, que chega aos 30 centímetros de altura do seu nível normal. Situada no Rio das Contas, em Brumado, a barragem está vertendo desde o último sábado (07). Isso graças as chuvas que vem caindo na região da Chapada Diamantina desde a última semana e, isso fez com que a barragem vertesse pela segunda vez este ano.

 



Com vazamento de água em telhado do CAIC, estudantes saem das salas às pressas; veja o vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

Devido ao vazamento de água da chuva no teto da Escola Municipal Escola Maria Iranilde Lobo, anexo ao Centro de Assistência Integral à Criança (CAIC), na cidade de Brumado, Sudoeste da Bahia, estudantes precisaram sair das salas às pressas no fim da tarde de quarta-feira (11). O vídeo que mostra a situação foi feito quando choveu bastante na cidade. O telhado da unidade de ensino está cheio de goteiras, que ficam pigando por todas as salas. 

Foto: Reprodução l Vídeo

Essa não é a primeira vez que isso acontece na estrutura do CAIC, em janeiro deste ano, uma das salas de procedimentos ortodôntico no PSF do CAIC, ficou inundada por conta de um vazamento no teto. A Secretaria Municipal de Educação do município ainda não se pronunciou sobre o fato desta quarta-feira.



3º caso do novo coronavírus é confirmado na Bahia

Foto: Divulgação

O terceiro caso do novo coronavírus foi confirmado na Bahia. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na quarta-feira (11). O novo caso também foi na cidade de Feira de Santana e foi em uma mulher de 68 anos, que teve contato domiciliar com a segunda paciente do estado com o Covid-19. Conforme boletim da Sesab a terceira paciente apresenta sintomas leves e está em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução de contato. As amostras foram coletadas na residência e analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que a partir desta semana foi autorizado a realizar os exames para detectar diretamente o Covid-19, sem necessidade de contraprova em laboratório de referência nacional. Ainda conforme boletim da Sesab, a Bahia registrou 187 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. 133 foram descartados e 51 aguardam análise laboratorial. Ao todo, 25 municípios da Bahia fizeram notificações oficiais.



Em cerimônia, Rui Costa poderá vir a Brumado para assinatura da ordem de serviços da Policlínica Regional na próxima segunda (16)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A unidade de saúde, que contará com investimentos de R$ 25 milhões entre obras, equipamentos e ônibus para transportes de pacientes, beneficiará cerca de 400 mil moradores de 12 municípios da região Sudoeste da Bahia. Segundo apurou o site 97NEWS, na próxima segunda-feira (16), poderá ocorrer a cerimônia no município de Brumado, na qual prevê a assinatura da ordem de serviço para início das obras de construção da Policlínica Regional de Saúde. Segundo o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), em recente visita a Capital Baiana, Rui Costa (PT) sinalizou uma possível visita na próxima semana na Capital do Minério. O consórcio de saúde da região da Serra Geral, que inclui Brumado, é composto por 12 municípios: Aracatu, Barra da estiva, Brumado, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas e Tanhaçu. 

 



PRE realiza blitz em homenagem às mulheres nas rodovias do Sudoeste Baiano

Foto: Divulgação l PRE

No último dia 6 de março, antecipando as comemorações do Dia Internacional da Mulher, que foi celebrado no último domingo (8), a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) promoveu uma blitz especial em homenagem às mulheres. A ação foi realizada nas rodovias BA-262 e BA-263. “Nessa ocasião, nós ofertamos uma rosa e um cartão de felicitação a cada uma das mulheres, condutoras e passageiras, que passavam pelas rodovias. Montamos toda uma estrutura de blitz e, de repente, quando paravam, achavam que era uma fiscalização documental, mas chegávamos com a rosa parabenizando pelo dia”, disse o Tenente Marcos Farias. Ele ainda destacou que a homenagem teve um resultado muito positivo. “Apenas homenageamos as mulheres pelo seu dia. 99,9% dos acidentes são cometidos por homens ao volante. É o reconhecimento que elas merecem”, completou.

Foto: Divulgação