ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

Lava Jato: Nem capa de Playboy escapou e foi indiciada

(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) indiciou a modelo e ex-amante do doleiro Alberto Youssef, Taiana Camargo, na segunda-feira (13). Ela foi indiciada pelos crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores de Youssef, um dos primeiros alvos da Operação Lava Jato. Conforme a polícia, para esconder o seu patrimônio, Yousseff transferiu um apartamento em São Paulo para Taiana e uma sociedade em um restaurante. Ainda de acordo com a polícia, além de quitar diversas despesas cotidianas da modelo, como o condomínio e a escola do filho dela, o doleiro ainda a presentou com uma BMW. Segundo a PF, Taiana tinha conhecimento das atividades ilícitas de Youssef. “Ou, ao menos, era presumível que soubesse delas”, afirma o delegado da Polícia Federal Ivan Ziolkowski. No despacho, a PF ainda fala sobre a dificuldade em ouvir a modelo.



Brumado: Secretário de Saúde, Joaquim Donato, é o primeiro secretário a cair na atual gestão

Dr. Joaquim Donato não é mais secretário de Saúde de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os fortes rumores de, mesmo passando somente três meses, da atual gestão, de que mudanças no secretariado municipal iriam acontecer se confirmaram no final da tarde desta quinta-feira (16) com a exoneração do secretário municipal de Saúde, Dr. Joaquim Donato, o qual foi escolhido devido ao seu perfil dinâmico, mas que, acabou não se adequando aos parâmetros que foram estabelecidos pelo prefeito municipal. A confirmação da exoneração já está inclusive publicada no site da Administração “Educar para Libertar”. Diante disso, alguns nomes já estariam fortemente cogitados para assumir a pasta, sendo o mais provável da ex-secretária de Desenvolvimento Social, a enfermeira pós-graduada em saúde pública, Themes Narvaes. Em contato com o chefe de gabinete, que conduziu a pasta de saúde por vários anos, ele descartou a sua volta para comandar a Saúde de Brumado. Ainda existem fortes rumores de que novas mudanças serão feitas no primeiro escalão do governo municipal. 



Vende-se terreno no Bairro Esconso

Foto: Divulgação

Vende-se um terreno com 10 metros de frente e 95 metros de lateral. O terreno está localizado na Avenida Bar Rio, no Bairro Esconso. O mesmo possui ótima localização com facilidade de ligação de água da Embasa e energia elétrica. O bairro já possui uma área residencial muito grande, e está em amplo crescimento. O terreno poderá tambpém ser transformado em uma mini chácara Informações pelos telefones (77) 99942-0318 e 9.8806-8780.



Acontece neste domingo (19); bingo beneficente em prol ao tratamento de Kauane Lima

Foto: Divulgação

A família da pequena Kauane Lima dos Santos, de apenas 8 anos, precisa realizar uma cirurgia para retirada de glândulas na região do pescoço da criança. Kauane sofre bastante com o inchaço das glândulas, pois a mesma não consegue dormir a noite devido a obstrução da respiração. E para que a mesma possa realizar a cirurgia, que custa cerca de R$ 3 mil reais, parentes e amigos vão realizar um bingo beneficente neste domingo (19), a partir das 10 horas da manhã na Rua Sebastião Meira, 165, no Bairro São Jorge. Ao mesmo tempo a família pede aos colaboradores e empresários de Brumado, uma colaboração em brindes para que sejam sorteados no bingo. Para informações sobre o evento, ligue para (77) 99807-9777 e fale com Eliene. Certo de que a ajuda de todos será bem-vinda, a família agradece a todos por este ato de solidariedade.



Pedido do MP por exoneração de parentes de prefeito de Barrocas ganha repercussão estadual

Prefeito José Jailson Lima Ferreira (Foto: Reprodução)

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que a Prefeitura de Barrocas, sob a gestão do prefeito José Jailson Lima Ferreira, deixe de praticar nepotismo. O MP pede que a municipalidade anule as contratações temporárias, no prazo de 20 dias, de pessoas ligadas ao prefeito, ao vice-prefeito, vereadores, secretários municipais e servidores ocupantes de cargos comissionado ou função de confiança por casamento ou parentesco até 3ª grau, e que não realizem novas contratações com tais restrições. 



Brumado: Greve das categorias poderá continuar por tempo indeterminado

Os carteiros também aderiram a greve (Foto: 97NEWS)

Após ter dado início a adesão ao movimento de caráter nacional, as entidades que deflagraram greve a partir desta quarta-feira (15) em Brumado, já fizeram as primeiras avaliações positivas do movimento, que acabou superando as expectativas, reunindo um número ainda maior de participantes e simpatizantes. Segundo o movimento, os fortes desmandos patrocinados pelo Governo Temer e também pela administração municipal, estimulam ainda mais os manifestantes de extrapolar a data limite da greve que foi fixada no próximo dia 24 e seguir o movimento paredista por tempo indeterminado, o que mostraria a força e o compromisso com a causa defendida. Os carteiros (foto acima) e os agentes comunitários de Saúde e Endemias (foto abaixo) também aderiram ao movimento paredista: 

(Foto: 97NEWS)


Brumado: Trabalhadores em Educação, estudantes e movimentos sociais deflagram greve geral

(Foto: Ascom | Modera)

Cumprindo deliberação em assembleia no último dia 13, os trabalhadores em Educação municipais e estaduais de Brumado, juntamente aos estudantes secundaristas da rede pública e ativistas de movimentos sociais, deflagraram a Greve Geral, ontem, 15 de março, contra a Reforma da Previdência, convocada pelas centrais sindicais em todo o país. Pela manhã, os estudantes ocuparam a sala de recepção da Prefeitura de Brumado, protestando contra o fim da aposentadoria e os projetos impopulares do Prefeito. À tarde, por volta das 16h, os trabalhadores em Educação realizaram um ato público nas imediações dos quiosques da Praça Coronel Zeca Leite, onde sindicalistas, ativistas de movimentos sociais e estudantes fizeram pronunciamentos sobre a conjuntura nacional, a PEC 287 e as ofensivas dos políticos conservadores contra a classe trabalhadora e o povo no Brasil e em Brumado. Hoje à tarde, também a partir das 16h, o movimento grevista estará no sinal das Americanas, no Centro da Cidade, distribuindo exemplares de uma carta aberta sobre a Reforma da Previdência. Amanhã, sexta, dia 17, haverá passeata saindo da Praça da Igreja Matriz, a partir das 08h, em direção à feira livre e à tarde, às 17h30min, assembleia no Clube do Sindmineradores para avaliar o movimento.Conforme decisão da assembleia no último dia 13, o movimento grevista deverá perdurar até o próximo dia 24 de março e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE alenta a possibilidade da greve prosseguir por tempo indeterminado até que a Reforma da Previdência, conforme a PEC 287, seja derrubada no Congresso. Em Brumado, as atividades da Greve Geral foram coordenadas por um comando de greve formado por membros da APLB – Sindicato/ Delegacia da Caatinga, Levante Popular da Juventude, MODERA e estudantes secundaristas.
 



‘O PDT está de braços abertos para receber Palito e Zé Carlos de Jonas’, afirma presidente do Legislativo de Brumado

O presidente do Legislativo acenou de forma muito intensa que o PDT deverá ser a nova casa política de Palito e Zé Carlos de Jonas (Fotocomposição: 97NEWS)

Logo após a veiculação da matéria: Brumado: Vereadores Palito e Zé Carlos de Jonas na contramão partidária, inúmeras especulações começaram a circulas nos corredores do poder, o que torna a situação dos referidos vereadores um tanto quanto desconfortável. Diante disso várias conjecturas começaram a “borbulhar” e, pelas fortes evidências, os dois deverão confirmar o seu posicionamento situacionista, ou seja, estarão ao lado do prefeito, o que pode ser a “gota d’água para vai entornar o balde” dentro das suas legendas partidárias, que estão firmes no terreno da oposição. Nesse cenário, o presidente do Legislativo, o vereador Léo Vasconcelos (PDT), - que é membro ativo da referida agremiação e é considerado um dos políticos mais habilidosos da história de Brumado -, entrou em contato com o 97NEWS e garantiu que “o PDT está de braços abertos para receber os dois valorosos vereadores”. Vale ressaltar que o PDT é o partido mais forte da atual conjuntura política de Brumado, já que além dos 4 vereadores (Léo, Lia, Nem e Gladson), conta com todo o apoio do conselheiro do TCE, o ex-deputado João Bonfim e do seu filho Vitor Bonfim, que se licenciou do cargo de deputado estadual para conduzir com brilhantismo a Seagri. A declaração de Léo Vasconcelos, projeta, com uma grande probabilidade que o PDT deva mesmo ser a casa dos vereadores Palito (PSD) e Zé Carlos de Jonas (PT), pois, assim que for aberta a janela partidária, é bem possível que eles se transfiram para as referidas legendas, o que dará ainda mais robustez ao PDT de Brumado, já que serão 6 cadeiras no Legislativo, praticamente a metade dos vereadores.  



Brumado: Mulher afirma ter sido trocada por um tablet e acusa o marido de agressão; caso aconteceu no meio rural

(Fotocomposição: 97NEWS)

O fenômeno das redes sociais vem destruindo muitos relacionamentos, já que, o “universo oculto” que se apresenta é muito convidativo para que as traições, tanto no campo virtual como no material, venham a acontecer. Agora, este fenômeno também está atingindo o meio rural, que sempre foi conservador, mas que já vem sendo impactado pela onda da modernidade, já que as operadoras de celular vêm expandindo as suas coberturas, o que está dando a oportunidade para milhões de pessoas ingressarem no mundo virtual. O 97NEWS teve acesso a um fato que vem comprovar essa tese, o qual aconteceu na comunidade rural de Bernardo José, onde uma esposa acabou registrando um boletim de ocorrência por ter sido agredida por seu marido por causa de um tablet. Ela narra que após o marido ter comprado o equipamento a vida conjugal deles se tornou um “inferno”, pois, além dela ter sido trocada pelo tablet, ele começou a ficar agressivo, devido às muitas queixas de sua esposa, que ficou muito desconfiada que ele estava tendo casos virtuais. Ela disse que a situação ficou insustentável nessa segunda-feira (14), pois ao querer tomar o aparelho, ela acabou sendo agredida. Então o caso acaba servindo de exemplo para que os casais do meio rural evitem os excessos cibernéticos e dediquem a grande parte do seu tempo ao mundo real, pois, ou se não, poderão estar incorrendo no mesmo erro do caso citado. 



Luto: Morre em Vitória da Conquista o Sargento PM Dalmar Vieira

Dalmar tinha 52 anos e estava internado na capital do Sudoeste.(Foto: Reprodução)

É com pesar que anunciamos o falecimento do Sargento PM Dalmar Sampaio Vieira, 52 anos, fato ocorrido em Vitória da Conquista na noite desta quarta-feira (15), onde se encontrava internado já há algum tempo com problema de saúde. Sargento Dalmar, seu nome de guerra na Polícia Militar da Bahia, sempre foi um cidadão de conduta ilibada, que honrou a farda da instituição, o bom nome da família, fez muitos amigos em Itapetinga e por onde passou. Dalmar Sampaio Vieira é irmão do investigador de polícia Roberto Sampaio, lotado na 21ª Coorpin de Itapetinga. O corpo será velado no Cerimonial da Pax Perfeição em Itapetinga. O sepultamento está agendado para às 11horas da manhã desta quinta-feira (15/03). Desde o anúncio do seu falecimento que a família de Dalmar Sampaio Vieira tem recebido telefonemas de familiares e amigos, numa demonstração de solidariedade cristã. 



Brumado: Vereadores Palito e Zé Carlos de Jonas na contramão partidária

Os vereadores Palito (esquerda) e Zé Carlos de Jonas acabaram recebendo severas críticas de seus eleitores (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Os recentes episódios envolvendo as duas votações sobre os PLs Polêmicos de autoria do executivo brumadense colocaram em evidência alguns personagens que acabaram indo para o “paredão popular”, entre eles, dois ganharam um destaque especial, que foram os vereadores Palito (PSD) e Zé Carlos de Jonas (PT), os quais, com ousadia, enfrentaram os seus próprios partidos para votarem favoráveis aos PLs. Esse enfrentamento de ir na contramão dos seus partidos, primeiramente gerou um grande mal-estar dentro das referidas legendas, que, inclusive, enviaram notas à imprensa local deixando totalmente explícitos os posicionamentos contrários aos PLs, os quais foram classificados como nocivos ao município. Passada a “tempestade”, diz o ditado que vem a bonança, mas no caso dos referidos vereadores, além do grande desgaste perante a população, que os classificou como inimigos do povo, eles também estão enfrentando a “fúria” dos seus eleitores, que os estão chamando de traidores, já que fizeram parte da coligação oposicionista comandada pelo ex-presidente do Legislativo, Alessandro Lobo. Além disso, eles terão também que enfrentar, a “corte” dos seus partidos. Fortes rumores dentro do PT já cogitam até na expulsão do seu filiado, o qual sempre foi um adversário veemente do atual prefeito, mas que, de uns tempos para cá, já tem dado fortes demonstrações de que hoje é um dos seus mais representativos aliados. No caso de Palito, o presidente do PSD, Tiago Amorim, disse que está estudando se será aplicada alguma punição ao seu representante no Legislativo, mas, segundo Amorim, pelo fato dele ser novo no parlamento e ainda não ter adquirido experiência necessária para saber lidar com situações de maior envergadura como essa da votação dos PLs, os indícios são de que não será aplicada nenhuma penalidade. O 97NEWS entrou contato com o possível futuro presidente do PT de Brumado, Zé Luiz Alvez Ataíde,  ele relatou que “ainda não tomamos nenhuma decisão nesse sentido. O companheiro Fredinho estará chegando a Brumado amanhã e nos reuniremos nesse final de semana para analisarmos os desdobramentos dessa questão e se o vereador receberá ou não alguma punição”. 



Semana do consumidor é na Dellas Cosméticos e Perfumaria

Foto: Divulgação

A Dellas Cosméticos e Perfumaria, um espaço agradável e aconchegante, pronta para atender suas necessidades com uma variedade de produtos para tratamentos corporal, facial, capilar, manicure e pedicure. E na semana do consumidor, toda linha da Oikos, Foreverliss, Lola, com 15% de desconto. Mas atenção, somente enquanto durar o estoque.  Dellas Cosméticos e Perfumaria, aqui você encontra, Secador, chapinha, baby Lease, Esmaltes, e muito mais. Trabalhamos com as melhores marcas profissionais. Dellas Cosméticos e Perfumaria, Rua Deolino de Carvalho, 330, Centro, próximo a praça da prefeitura, telefones (77) 3441-3418 ou 9-8812-6015.



Quatro baianos aparecem em lista de Janot, segundo a Globo

Geddel, Lucio, Aleluia e Lídice figuram na lista de Janot (Foto: Reprodução)

O jornal da Globo revelou há pouco o nome de quatro baianos que foram relacionados na lista de Janot, em que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede investigações à Justiça por causa das delações dos executivos da Odebrecht. São eles: Geddel Vieira Lima, ex-ministro, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, ambos do PMDB, a senadora Lídice da Mata (PSB) e o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM). Além deles, a Globo revelou o nome dos seguintes investigados que não tinham tido ainda seus nomes revelados: os governadores Renan Filho (Alagoas), Luiz Fernando Pezão (Rio de Janeiro), Fernando Pimentel (Minas Gerais), Tião Viana (Acre) e Beto Richa (PR). Também os senadores Lindberg Farias (PT-RJ), Jorge Viana e Marta Suplicy, do PMDB, os deputados federais Marco Maia, Andre Sanches e Paes Landim, o ex-governador Sérgio Cabral, Eduardo Cunha, Duarte Nogueira, Paulo Skaf, o ex-ministro Edinho Silva e Anderson Dornelles, assessor direto da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), além do ministro Marcos Pereira, do PRB. O ex-ministro Geddel e Lúcio Vieira Lima não quiseram se manifestar. Lídice da Mata disse que não foi notificada e que acredita que tudo será esclarecido e Aleluia, que suas contas de campanha foram aprovadas pela Justiça Eleitoral.



Congresso quer reforma para garantir reeleição

Foto: EFE/Joédson Alves

Temendo os efeitos negativos da Operação Lava Jato sobre as eleições de 2018, a cúpula do Congresso quer aprovar uma proposta que privilegia a reeleição dos atuais deputados e dificulta a renovação de nomes na Casa. O objetivo é garantir a manutenção do foro privilegiado dos parlamentares em meio ao avanço da investigação da Lava Jato. Sem o foro, as apurações que hoje tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) poderiam passar a ser conduzidas na primeira instância, inclusive pelo juiz Sérgio Moro. A proposta dos presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é aprovar uma reforma política que altere o sistema eleitoral para que os deputados passem a ser eleitos por meio da chamada lista fechada. A medida – que não teria efeito no caso dos senadores, cuja eleição é majoritária – foi discutida durante reunião com o presidente Michel Temer e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, nesta quarta-feira, 15, no Palácio do Planalto. No encontro, eles também trataram de um novo modelo de financiamento de campanha. A ideia é criar um “fundo eleitoral”, abastecido com recursos públicos do Tesouro, para bancar campanhas. “O financiamento de pessoa jurídica volta no Brasil? Não. Nós temos cultura de financiamento de pessoa física? Não. Vamos ter que caminhar para o financiamento público. Democracia precisa de dinheiro”, disse Maia após a reunião. Gilmar ressaltou porém que o novo modelo de financiamento só pode ser alterado se houver mudança no sistema eleitoral. “Não adianta nada falar de criar um sistema público de financiamento com o sistema que temos hoje de lista aberta.” Segundo técnicos do TSE, o sistema de votação por lista fechada reduziria os custos de campanha, pois a propaganda política deixa de ser individualizada e passa a ser do partido. Apesar de promover a reunião no Planalto e apoiar a discussão, Temer reiterou que cabe ao Congresso analisar a questão e não pretende patrocinar nenhum tipo de proposta.



Advogado Tiago Amorim ingressa na Justiça de Brumado contra o prefeito Eduardo Vasconcelos por suposta ação de nepotismo

A ação sugere a prática de nepotismo por parte do prefeito Eduardo Vasconcelos (esquerda) favorecendo o seu filho Rodrigo Cunha Vasconcelos (Fotocomposição: 97NEWS)

Devido a tantos escândalos envolvendo atos de corrupção entre a classe política brasileira, o povo começou a “acordar” e cobrar de forma mais intensa que a Justiça venha agir de forma implacável para defender a Ordem e o Progresso da Nação. Com isso uma nova onda de moralidade começou a ganhar o país e várias ações de combate começaram a ser efetivadas, o que resultou, inclusive, na prisão de inúmeros agentes públicos. Diante deste novo panorama, os brumadenses também começaram a acordar e cobrar com mais veemência os seus direitos e também fazer valer as suas conquistas, o que ficou evidente durantes as votações que envolveram projetos de lei polêmicos de autoria do executivo. Então, nesse clima de protestos e questionamentos que acabou atingindo Brumado, na tarde desta quarta-feira (15), o advogado Dr. Tiago Amorim (foto abaixo), como cidadão brumadense, entrou com uma Ação Popular na Justiça da Comarca de Brumado contra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, a qual, contesta, sob a égide do Nepotismo, a contratação de Rodrigo Cunha Vasconcelos, filho do gestor, que assumiu a pasta da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Segundo a narrativa e as argumentações do autor da ação, “no dia 01 de fevereiro de 2017, o Chefe do Poder Executivo Municipal do Município BRUMADO-BA editou a Portaria N° 003, nomeando o seu próprio filho para o cargo de Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em clara afronta ao Princípio da Moralidade insculpido no art. 37, caput, da Constituição Federal” e continua alegando que “destarte, além de ser ilegal, a nomeação do filho do prefeito trata-se de uma imoralidade escancarada, tendo em vista, que devido ao momento atual que o país atravessa, a sociedade clama por gestores honestos e competentes, sendo que a prática do nepotismo prioriza o interesse particular em detrimento do público, afrontando os princípios da moralidade administrativa, da impessoalidade, da eficiência e republicano.


Confira abaixo os pedidos feitos na ação:
 

1 - Seja concedido o PEDIDO LIMINAR, inaudita altera pars, para que os réus sejam intimados nos endereços destacados preambularmente, anulando-se imediatamente A PORTARIA 003 DE 01 DE JANEIRO DE 2017 que nomeou o filho do Prefeito EDUARDO LIMA VASCONCELOS no cargo de Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hidricos e Meio Ambiente do Município de Brumado-BA;


2 - Deferidos ou não os pedidos acima, seja determinada a citação dos réus, por meio de oficial de justiça, nos endereços indicados preambularmente, para que desejando contestem a presente ação, no prazo legal, sob pena de revelia;


3- Ao final seja julgada procedente a Ação Popular, confirmando-se a Tutela requerida, condenando-se os réus no sentido ressarcir os cofres públicos com eventuais gastos em razão DA PORTARIA 003 DE 01 DE JANEIRO DE 2017.

(Foto: 97NEWS Conteúdo)


Brumado: Se inicia na noite desta quarta-feira (15) a 5ª Semana Espírita de Brumado

(Divulgação)

O Espiritismo é uma das religiões que mais cresce em Brumado, agregando a cada ano novos membros e se mostrando cada vez mais participativa com a realização de vários eventos e ações solidárias. Esta quarta-feira (15) marca uma data muito importante para os espíritas da terra do minério, já que, a partir das 20h, na Câmara Municipal de Brumado, se iniciará a 5ª Semana Espírita de Brumado. O tema escolhido para esse ano será “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”. Com uma vasta programação que inclui palestras, seminários e muitos ensinamentos que irão até a próximo domingo (19). Palestrastes e expositores de renome estarão participando do cronograma, confira: Lusiane Bahia (advogada e trabalhadora do Centro Espírita Caminho da Redenção), Abigail Guimarães (Graduada em Direito e Ciências Sociais e Membro da União Espírita de Vitória da Conquista), Antônio Henrique (Graduado em Direito, professor e Membro do Centro Espírita Bezerra de Menezes, em Jequié), Marcel Cadidé Mariano (Funcionário público, graduado em História e Direito, Conselheiro da Federação Espírita do Estado da Bahia e trabalhador do Centro Espírita Caminho da Redenção), Patrick Pires (Advogado, diretor da Associação Jurídico Espírita do Sul da Bahia e do Centro Espírita Casa de Guará, em Itabuna) e Projeto Manoel P. de Miranda.



Brumado: Menor perturba clientes e causa constantes tormentos nas Lojas Americanas

O local vem sendo alvo constantes das ações negativas de um menor de idade (Foto: 97NEWS)

Chegou ao limite as constantes perturbações patrocinadas por um menor de idade que resolveu criar uma espécie de ponto fixo ao lado das Lojas Americanas de Brumado, a qual fica localizada bem no centro da cidade e que constantemente tem uma grande movimentação. A situação chegou ao limite nesta terça-feira (14), onde o referido menor, após ter praticado pequenas furtos, atacado pedras na vitrine, ter dados murros nas caixas de som e, por fim, ter arranhado um tanque de uma motocicleta, acabou sendo denunciado às autoridades, inclusive com o registro de um boletim de ocorrência. Espera-se que as referidas autoridades que cuidam para que os menores tenham acesso a todos os direitos conquistados pelo ECA, possam entrar em contato com os pais do mesmo, para que ele receba a devida atenção e possa voltar ao convívio social de forma normal. 



Brumado: Funcionários terceirizados do DPT com 3 meses de salários atrasados; greve se iniciará nesta quinta-feira (16)

Os serviços feitos pelo DPT poderão sofrer um grande déficit com a paralisação dos funcionários terceirizados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A união dos trabalhadores em todo o país que eclodiu numa série de manifestações e a possibilidade de uma greve geral, está se mostrando um movimento mais forte do que das outras vezes. Em Brumado várias categorias já paralisaram as suas atividades como professores, agentes de saúde, carteiros e tantas outras. O movimento deverá ser engrossado nesta quinta-feira (16) pela paralisação dos funcionários terceirizados do DPT – Departamento de Polícia Técnica, que cuidam também do IML. Segundo informações obtidas pela reportagem do 97NEWS junto a esses funcionários já são 3 meses de salários atrasados, sem receber os vale alimentação, férias e FGTS o que vem provocando uma situação muito complicada, pois todos têm famílias para sustentar e contas para pagar. Segundo eles a situação chegou ao insustentável, então não teve outra alternativa ao não ser aderir ao movimento paredista. Com isso os serviços no DPT de Brumado deverão ser muito afetados. “Estamos passando por uma situação muito vergonhosa, pois todos os trabalhadores são dignos de receber seus salários”, alegam. Eles ainda explicam que “a última empresa LC ainda não honrou seus compromissos e a atual, que venceu a licitação, a TechServ – Serviços Prediais Eireli já está 3 meses sem fazer os pagamentos”. E finalizam destacando que “cadê a Lei Ante Calote?, cadê?, como ficará a nossa situação?” 



Brumado: Alunos da Rede Estadual se mobilizam em protesto contra o prefeito municipal

Os alunos acabaram fazendo um acampamento relâmpago na recepção da sede da Prefeitura Municipal de Brumado (Foto: 97NEWS)

Os protestos contra os polêmicos projetos de lei de autoria do executivo de Brumado continuaram e, aproveitando o gancho que as escolas não tiveram aula, devido ao movimento nacional de paralisação, alunos da Rede Estadual de Ensino se dirigiram à sede da Prefeitura de Brumado para protestar contra a Reforma da Previdência, mas acabaram dirigindo o foco dos seus manifestos contra o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que acabou sendo o alvo principal do protesto. Com muitos cartazes e proclamando palavras de ordem contra o gestor municipal, eles invadiram a recepção da prefeitura e fizeram uma espécie de acampamento momentâneo para chamara a atenção da opinião pública local. O protesto teve a sua concentração contra os projetos de lei que foram enviados para votação no Legislativo, os quais foram avaliados como negativos pelos estudantes. Um dos momentos em que mais chamou a atenção foi quando eles entoaram um coro que dizia: ‘o prefeito vai ganhar uma viagem, mas não é de carro, nem de trem, nem de avião, mas sim dentro de um camburão”. 

(Foto: 97NEWS)


Livramento: Após denúncia equipe da PETO encontra pés de maconha em residência da zona rural

(Foto: Divulgação 46ª CIPM)

Na manhã desta quarta-feira, às 9h, após  denúncia de populares de que o Ronilson Araújo Correia, vulgo Roni dos Patos, estaria cultivando a erva "cannabis sativa", vulgarmente chamada de maconha, no interior de sua residência, foi realizada uma operação com o efetivo da 46ª CIPM, contando com o PETO, RP e Serviço de Inteligência. No local, foi constatada a veracidade da denúncia, sendo encontrados  2 (dois) pés da referida erva num terreno ao lado da residência, situada no Povoado dos Patos s/n°, próximo à Creche, em Livramento de Nossa Senhora. Após verificação no interior da casa, também foi encontrada uma caixa de papelão contendo sementes e folhas num processo de secagem. O denunciado não foi localizado, estando presente apenas sua esposa, Tauane Fernanda Sousa Correia, 20 anos, trabalhadora rural, casada, natural de Monte Azul - SP, filha de João Hélio Amorim de Sousa e Maria Isabel Barbosa, que foi conduzida à delegacia de Livramento para registrar a ocorrência.