ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Homem é preso após invadir a casa da ex-mulher com uma faca

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2016"

Brumado: Crise provoca queda de cerca de 30% na venda de peixes para a Semana Santa

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A tradição de comer os mais deliciosos peixes na Semana Santa parece cada vez mais difícil de ser mantida nessa forte crise econômica que assola o país. Em Brumado a crise que é ainda mais acentuada devido ao alto grau de desemprego e a seca que já começa a ficar mais intensa provocou um desaquecimento na compra do tradicional peixe da Semana Santa. A reportagem do 97NEWS foi em várias peixarias da cidade e todos os proprietários foram unânimes em afirmar que a queda pode chegar até 30%. Outro dado importante é que os consumidores estão dão preferência aos peixes mais em conta como a corvina e a piramutaba, deixando o bacalhau de lado, já que devido ao dólar o preço dessa iguaria está muito elevado para o padrão da maioria das famílias. A dica de especialistas é fazer um boa muqueca de piramutaba que parece ser a melhor opção para quem teve o bolso afetado pela crise. 



PRE comemora Páscoa com a criançada

(Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira, 22 de março de 2016, foi realizada a comemoração antecipada de Páscoa das crianças do Projeto Patrulhando a Cidadania. Na oportunidade, foi oferecido um almoço e foram distribuídos ovos de chocolate que foram doados por Policiais Militares da Unidade. O projeto social é desenvolvido pela Polícia Rodoviária Estadual em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

 



Brumado: Comunidade de Queimada Grande realizou encontro de Formação Política

Foto: Divulgação

A comunidade de Queimada Grande, zona rural de Brumado foi palco de um encontro de Formação Política no último domingo(13), promovido pelas lideranças comunitárias, Associação de Agricultores Familiares e Camponeses da Bahia (Asfab), comunidades rurais, Sindicato de Trabalhadores Rurais de Brumado e ativistas dos movimentos sociais ligados à causa da Agricultura Familiar. Ao longo do evento, os organizadores do encontro discutiram as conquistas e os desafios nos programas de políticas sociais implementadas ao longo da última década na vida do homem do campo, sendo destacada a preocupação com a desaceleração da economia e falta de investimentos nos créditos rurais. A Líder comunitária da região de Queimada Grande,  a senhora Verimar Dias da Silva Meira destacou: "A vida do agricultor familiar melhorou consideravelmente a partir de projetos como, água para todos, Pronaf, garantia safra, Luz Para Todos, e o Bolsa Família. O ex-vereador Osmar Moura que também é um homem do campo de Brumado chamou a atenção em sua fala para a importância da participação política dos agricultores nas eleições. O encontro reuniu cerca de 110 pessoas. Também estiveram presentes no evento o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Brumado, Aroldo Meira, o coordenador da ASFAB, Márcio Aguiar, o líder do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Evânio Oliveira, e o representante da Associação da Lagoa da Jurema, Aécio Gomes. Informações: ASCOM-ASFAB

Foto: Divulgação


Suspenso por 8 jogos, Flávio (Boca) se diz arrependido, mas afirma que ‘punição foi muito exagerada’

O jogador disse que irá recorrer da punição (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O atleta do Feirense Esporte Clube, Flávio Porto dos Santos (19), que é conhecido no meio esportivo como Boca, falou ao 97NEWS na manhã desta quarta-feira (23) comentando sobre a punição de 8 jogos de suspensão que sofreu por parte da Comissão Disciplinar da LBF por ter agredido um jogador da equipe do Vila em um jogo do Brumadense de Futebol 2016. Confessando arrependimento e garantindo que não Irá mais utilizar a agressão nos campos, Boca destacou que “eu sei que errei e não irei mais cometer qualquer tipo de agressão ou indisciplina, mas a punição acabou sendo exagerada, pois outros atletas também cometeram atos de agressão e não tiverem o mesmo rigor”. Ele aproveitou para dizer que “eu estou arrependido e peço desculpas para a LBF e para o time do Vila”. Sobre a possibilidade de recorrer, ele afirmou que “é um direito que tenho e vou atrás disso, pois, como já disse, carregaram nas tintas da punição”. 



Brumado: Deputados federais que foram votados na cidade receberam repasses da Odebrecht

Foto: Composição/97news

Documentos apreendidos pela Polícia Federal listam possíveis repasses da Odebrecht para mais de 200 políticos de 18 partidos. É o mais completo acervo do que pode ser a contabilidade paralela descoberta e revelada nessa terça-feira (22) pela força-tarefa da Operação Lava Jato. Políticos baianos entre deputados federais, estaduais, vereadores e o prefeito ACM Neto estão na relação. As planilhas estavam com Benedicto Barbosa Silva Júnior, presidente da Odebrecht Infraestrutura, e conhecido no mundo empresarial como “BJ''. Foram apreendidas na 23ª fase da operação Lava Jato, batizada de “Acarajé”, realizada no dia 22 de fevereiro deste ano. Como eram de uma operação de 1 mês atrás e só foram divulgados públicos nessa terça pelo juiz federal Sérgio Moro, os documentos acabaram não sendo mencionados no noticiário sobre a Lava Jato. As planilhas são riquíssimas em detalhes –embora os nomes dos políticos e os valores relacionados não devam ser automaticamente ser considerados como prova de que houve dinheiro de caixa 2 da empreiteira para os citados. Alguns nomes citados na lista, três deputados federais foram votados em Brumado, que são eles: Daniel Almeida (PCdoB), codinome de “Comuna”, Arthur Maia (PPS), codinome de “Tuca”, José Carlos Aleluia (DEM), Paulo Souto (DEM), Jaques Wagner (PT), com codinome de “Passivo”). Nas planilhas divulgadas pela PF, alguns políticos estão usam codinomes registrados ao lado com valores e locais.

Foto: Composição/97news

Confira os baianos listados pelo presidente da Odebrecht Infraestrutura:


Dep Fed Jutahy Magalhães (SSA)
Paulo Camara (SSA)
João Almeida (SSA) 
Nelson Pelegrino 
Waldir Pires 
Giovani
Lessa 
Pinheiro 
Vânia Galvão 
Carlos Martins 
Ademar Delgado 
Isaac Carvalho
Geraldo Simões
Eduardo Alencar
Carmem Gandarella 
Jeferson Andrade 
Jussara Márcia 
Mário Kertesz
Pedro Godinho 
Pref. ACM Neto 
Dep. Jose Carlos Aleluia 
Leonardo Prates 
Dep Est. Marcelo Nilo 
Edvaldo Brito 
Dep. Federal Daniel Almeida
Geraldo Junior
Tonha Magalhães 
Maurício Bacelar
Ex. Gov. Jaques Wagner
Ex. Gov. Paulo Souto 
Lomanto Junior 
Dep. Arthur Maia 
Luis Tavares 

 

CONTINUE LENDO


'Jamais renunciarei', afirma Dilma em ato no Palácio do Planalto

Foto: Reprodução

A presidente Dilma Rousseff voltou a classificar de "golpe" nesta terça-feira (22) o processo de impeachment de que ela é alvo na Câmara dos Deputados e reafirmou que não irá renunciar "jamais". A petista deu a declaração durante ato organizado no Palácio do planalto para que dezenas de profissionais do meio jurídico manifestassem apoio ao governo e se posicionassem contra a tentativa de afastá la da Presidência. Advogado, promotores, magistrados, defensores públicos e professores universitários participaram do evento, que durou cerca de duas horas e meia, batizado de Encontro com Juristas pela Legalidade e em Defesa da Democracia.  "Não cabem meias palavras: o que está em curso é um golpe contra a democracia. Jamais renunciarei. Pode se descrever um golpe de estado com muitos nomes, mas ele sempre será o que é: a ruptura da legalidade, atentado à democracia", enfatizou Dilma no evento. "Não importa se a arma do golpe é um fuzil, uma vingança ou a vontade política de alguns de chegar mais rápido ao poder. Esse tipo de sinônimo, esse tipo de uso inadequado de palavras é o mesmo que usavam contra nós na época da ditadura para dizer que não existia preso político no Brasil quando a gente vivia dentro das cadeias espalhadas pelo país", complementou a petista.



Brumado: Polícia Militar realiza mais uma blitz objetivando retirar armas de circulação

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Dando continuidade às ações de combate à criminalidade na cidade de Brumado, a 34ª CIPM, sob o comando do Major Jocevã Oliveira, está realizando na manhã desta quarta-feira (23) mais uma blitz que visa principalmente à retirada de armas de circulação. A blitz está acontecendo na Av. Antônio Mourão Guimarães, nas proximidades do Mercado Municipal, um dos locais de maior incidência criminosa na cidade. Carros e motos estão sendo paradas e a abordagem também verifica a regularidade da documentação e dos veículos. A utilização de armas sem registro pelos assaltantes ainda é grande, mas, com esse tipo de ação a PM pretende diminuir esse uso, o que dificultaria a realização de assaltos e outras ações criminosas. Outras blitzes poderão acontecer ainda hoje em outros locais da cidade e também nos próximos dias. 



PRF inicia Operação Semana Santa nas estradas da Bahia nesta quinta-feira (24)

(Foto: Divulgação)

A fiscalização nas rodovias federais baianas serão intensificadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia na operação Semana Santa, a partir de 0h de quinta-feira (24) e seguem até 0h de domingo (27). Durante os quatro dias, em decorrência das romarias, das atividades religiosas e das viagens familiares, a polícia aponta aumento do fluxo de veículos e de ônibus de passageiros nas rodovias federais, fatores que contribuem para aumentar a possibilidade de envolvimento em acidentes de trânsito ou em ocorrências criminais. A PRF estima acréscimo de cerca de 40% no fluxo de veículos nos dias de maior movimento de saída (sexta-feira, 25) e retorno (domingo, 27), especialmente nos deslocamentos próximos aos grandes centros e para os locais turísticos. Segundo a PRF, feriados prolongados são marcados pelo excesso de velocidade e pela violência nas estradas em todo o País. Por isso, para planejamento desta operação, a PRF levou em consideração análises de dados estatísticos, com foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes considerados graves, ou seja, acidentes fatais ou com vítimas feridas gravemente. 



S.A.Jesus: Idosa com pedaço de madeira na mão faz barraco e confusão em sessão do Legislativo; veja

A sessão da Câmara de Vereadores da cidade de Santo Antonio de Jesus, foi marcada por tumultos entre os vereadores na noite desta segunda-feira (21). Segundo as informações, a confusão começou devido à demora no pronunciamento do vereador Marcos Muniz, conhecido como Chispita (DEM).Conforme o regulamento da Casa, cada edil tem o direito a 10 minutos em sua fala, sendo que o vereador passou desse tempo determinado. A demora causou um grande alvoroço, o público começou a reclamar onde uma senhora com um pedaço de madeira na mão começou a rodar causando uma verdadeira confusão. 



Chegou o WhatSIM: o chip do WhatsApp que vai permitir conversar de 'graça'

(Foto: Reprodução)

Uma operadora de telefonia na Itália, a Zeromobile, anunciou o WhatSIM, que consiste em um chip SIM para celulares com o objetivo de permitir aos usuários do aplicativo conversar por texto quando e onde quiser, sem a necessidade de adquirir acesso a uma rede móvel local.

O WhatSIM é compatível com mais de 400 operadoras de telefonia móvel que atuam em mais de 150 países.

Como funciona?

Ele identifica qual operadora está oferecendo um serviço com melhor sinal e se conecta a ele automaticamente. Se você vai para outra cidade ou país, o chip percebe a movimentação e procura novamente pela operadora mais adequada. Todas essas mudanças ocorrem sem que você perceba. Não é demais?


Qual o custo?


O custo anual do WhatSIM é de € 10 (um pouco mais de R$ 30 em uma conversão direta), mas ele não deverá ter custos fixos ou pagamentos mensais. O Brasil foi confirmado para receber o serviço de acordo com o próprio site.



Ex-candidato a vereador de Malhada é preso acusado de estelionato

Prisão ocorreu em Guanambi. Segundo delegado, suspeito foi preso em flagrante tentando fazer um empréstimo usando dados de um falecido (Foto: Divulgação Polícia Civil)

A Polícia Civil de Guanambi, no sudoeste da Bahia, prendeu na tarde desta terça-feira (22), o ex-candidato a vereador de Malhada, nas eleições de 2012, Waldemar Farias Filho (Araújo), acusado de estelionato. De acordo com informações do delegado Adir Pinheiro Júnior, Araújo foi preso em flagrante tentando fazer um empréstimo usando dados de um falecido. “Por azar de Araújo, o falecido era tio do funcionário da financeira”, disse o titular. O mesmo está à disposição do delegado, que tomará as medidas cabíveis.(FV)



Brumadense 2016: Mais uma rodada emocionante do Brumadense de Futebol 2016

(Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

O Campeonato Brumadense de Futebol 2016 continua mostrando bom nível técnico e competitivo, com partidas muito emocionantes e sempre com casa cheia, comprovando que os brumadenses são mesmo apaixonados pelo futebol. Neste final de semana mais dois jogos aconteceram, no sábado (19), o Bahia venceu o Santos pelo placar de 2x1, num jogo cheio de alternativas.  Já no domingo (20), Vitória ganhou de 2x1 do São José, mostrando que o time está em ascensão. Na próxima rodada, tem Botafogo e Feirense no sábado (26) e no domingo (27), jogam Santa Clara e Umburanas. Lembrando sempre que você pode acompanhar todos os detalhes a partir das 15h nas transmissões da Alternativa FM que está dando um show de cobertura. 



Itapetinga: Operação da Polícia Civil estoura boca de fumo e prende suposto líder do tráfico

Operação também contou com o suporte de agentes de Vitória da Conquista (22ª Coorpin), liderados pelo Dr. Marcos Vinícius (Foto: Divulgação)

Seis pessoas foram detidas durante uma operação da Polícia Civil na manhã desta terça feira (22) na cidade de Itapetinga, no interior do estado. Dentre os conduzidos estão dois adolescentes, uma moça e um rapaz, ambos de 17 anos.Eles, apesar da pouca idade, já contam com passagens na delegacia local por homicídio e tráfico de drogas. Os presos foram identificados como Diego Rodrigues Andrade, 25 anos, Rogério Bomfim Costa, 28, Thiago Oliveira Cardoso, de 24, e Yuri Sousa Alves, de 21 anos. Todos foram detidos em bairros diferentes da cidade; Quintas do Morumbi, Américo Nogueira (localidade conhecida como “Sem Terra”), Clodoaldo Costa e Nova Itapetinga. A operação, comandada pelo delegado Roberto Júnior, contou com vários policiais e delegados de Itapetinga e região, inclusive o delegado Marcos Vinícius, de Vitória da Conquista. Durante entrevista, o titular da 21ª Coorpin comemorou o resultado da operação, que faz parte da 2ª Fase da Operação Varredura.

 



Veterinária fala ao 97NEWS sobre os vários casos de envenenamento em Brumado

A veterinária Ariadna Mansano ao lado do seu filho (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O aumento do número de casos de envenenamento de animais em Brumado, especialmente no Bairro Jardim Brasil, estão deixando autoridades, defensores e a população em geral receosos, pois existem muitas dúvidas sobre a questão. Visando esclarecer essas dúvidas, o repórter Marcos Paulo ouviu no início da tarde desta terça-feira (22) a veterinária Ariadna Mansano. Muito cordial ela falou ao 97NEWS, abordando algumas questões importantes que irão atender as expectativas dos proprietários de animais na questão de envenenamento. “A primeira coisa é fazer é levar o animal rapidamente para um veterinário, pois há como salvar a vida do mesmo”, ressaltou a veterinária que ainda abordou que “vários animais que foram trazidos com rapidez conseguiram ser salvos”. Sobre os sintomas de identificação do envenenamento ela explicou que “observar se o animal está babando, com muita salivação, está tonto e tem convulsões, são sinais muito claros da ingestão de substância venenosa”. Ela também falou que “os venenos mais utilizados são os raticidas, mas alguns utilizam o chumbinho que é muito mais letal, mas vale dizer que a sua comercialização é proibida por lei”. E no final fez questão de salientar que “em caso de identificação da envenenador tem que se chamar a Polícia, pois se enquadra na prática de maus tratos e isso hoje é crime passível de reclusão”. 



Bizarro: Funerária deixa caixão com defunto cair na rodovia e população fica assustada com a cena; motorista percebeu só quando chegou ao destino

O caixão ficou jogado um bom tempo na rodovia apavorando os curiosos de plantão (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Uma funerária da cidade mineira de Montes Claros, que faz divisa com a Bahia, protagonizou uma cena bizarra na manhã desta terça-feira (22), onde um veículo da empresa, que fazia o traslado do corpo que vinha de Montes Claros, acabou deixando o caixão com defunto cair na rodovia, nas proximidades do município de Mato Verde. Ele só percebeu que o caixão não estava no carro quando chegou a Espinosa, tendo que voltar para pegar a “encomenda”, que ainda estava jogado na rodovia, após ter levanto as hipóteses mais incríveis possíveis. Essa seria digna da série “têm coisas que só acontecem aqui”. 



Lava Jato: Itaquerão sob suspeita; procurador aponta que propinas foram pagas

Segundo investigadores da Operação Lava Jato, a diretoria de Infraestrutura da Odebrecht responsável pela obra do estádio, em São Paulo, foi uma das que autorizou ou requisitou pagamento de propina no

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-tarefa da Lava Jato, disse em coletiva de imprensa nesta terça-feira 22 que foram identificados pagamentos relacionados a uma diretoria da Odebrecht que cuida dos contratos relacionados à obra do Itaquerão, estádio do Corinthians. Segundo ele, a diretoria de Infraestrutura responsável pela obra da arena dentro da construtora está na lista dos "autorizadores ou requisitadores de pagamentos [de propina]". Os investigadores da Operação Lava Jato afirmaram ter identificado uma "estrutura profissional de pagamento de propinas dentro da Odebrecht". A empresa foi alvo da fase 26 da Lava Jato nesta terça. O procurador Santos Lima afirmou ainda que houve "supressão de provas" por parte da empreiteira. Os esquemas de controle foram "extintos e destruídos", o que mostra a intenção da empresa de prejudicar as investigações, declarou.



Imagens fortes! Mulher arranca parte da orelha de amante do marido

(Fotomontagem: 97NEWS)

Uma mulher mordeu e arrancou parte da orelha da amante do marido na cidade de Augustinópolis, no norte do Tocantins, na tarde desta segunda-feira (21). Segundo o G1 Tocantins, as mulheres brigaram depois que a vítima, de 26 anos, provocou a esposa do amante, de 37 anos. A Polícia Civil disse que a vítima bebia em uma casa quando a mulher chegou e pediu que ela saísse do imóvel, alegando que a casa era dela e que a havia alugado. As duas discutiram e trocaram insultos. Ainda segundo a publicação, a amante provocou e disse que o homem não ficaria casada com a suspeita. Em seguida, as duas iniciaram uma luta corporal.


ATENÇÃO, AS IMAGENS ABAIXO SÃO FORTES

Na briga, a mulher arrancou parte da orelha da amante do marido com uma mordida e cuspiu no chão. A vítima foi socorrida e levada para o Hospital Regional de Augustinópolis. Ela prestou queixa contra a mulher. Ainda segundo a publicação, a suspeita foi presa e responderá por lesão corporal gravíssima. Ela foi levada para Cadeia Pública de Augustinópolis.

(Fotos: Reprodução)


Em Luto por funcionária que faleceu vítima de embolia pulmonar, CEB cancelou aulas nesta terça-feira (22)

(Foto: Montagem 97NEWS)

A morte da funcionária do CEB – Colégio Estadual de Brumado, Lucineia Porto, 32 anos, que faleceu nesta segunda-feira (21) após lutar por cerca de 1 mês no Hospital São Vicente em Vitória da Conquista tentando vencer uma embolia pulmonar causou uma grande comoção na comunidade escolar, já que ela era muito querida por todos. Mãe e esposa exemplar, Lucinha como era conhecida deixou dois filhos. Em homenagem póstuma a direção do CEB decretou luto oficial e não abriu as portas nesta terça-feira (22). 



Facção Bonde do Maluco amplia atuação na Bahia e alarma polícia

Pichação em Cajazeiras X, acompanhada de Tudo 3 – código que surgiu no sistema prisional que faz referência à facção Caveira, ex-aliada (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

Como de costume, no início da manhã, uma moradora de Cajazeiras X põe o café do filho, rega as plantas e ao jogar o lixo fora, fica pasma. O muro da casa dela estava pichado com a sigla BDM. O espanto foi maior ao perceber que outras casas e até postes de iluminação pública na localidade da Curva do Boi também traziam as iniciais da facção Bonde do Maluco. As pichações apareceram há cerca de mês na localidade, onde duas pessoas foram mortas a tiros semana passada, em horários distintos.A BDM surgiu entre os pavilhões do Presídio Salvador, no complexo prisional da Mata Escura, como uma ramificação da facção Caveira, comandada por Genilson Lima da Silva, o Perna, atualmente preso no Presídio Federal de Catanduva, no Paraná.Fontes da Secretaria da Segurança Pública (SSP) informaram ao CORREIO que a BDM foi formada há pouco mais de um ano, no pavilhão V. A intenção é ampliar a área de atuação dos caveiras em alguns pontos estratégicos do tráfico de Salvador, como Subúrbio e Cajazeiras, e principalmente na Região Metropolitana.

Liderança

Três nomes estão na liderança da facção. O principal deles é Antônio Dias de Jesus, o Colorido, que de dentro do Conjunto Penal de Serrinha, considerado de segurança máxima, continua dando ordens.

 

“Infelizmente a unidade não pode impedir o acesso dele aos advogados. É um direito”, disse o investigador do serviço de inteligência da SSP ao CORREIO, sobre o canal de comunicação entre o traficante e seu exército.

 

Colorido foi preso em junho do ano passado em São Paulo e responde a cinco processos – três por homicídio, um por tráfico de drogas e outro por porte ilegal de arma. Chegou a ocupar a carta 10 de Ouros do Baralho do Crime, ferramenta usada pela polícia para ajudar na memorização e captura dos bandidos mais procurados no estado.

 

O traficante ainda é acusado de ser o mandante da morte de um PM em Dias D’Ávila e de um comissário de menores, há cerca de um ano. Ele também é apontado como responsável por várias outras mortes em Catu, Pojuca, Madre de Deus e cidades vizinhas.

 

Promotora em Pojuca, Marina Meira disse que há outros processos em que Colorido é citado. “Existem inquéritos que o nome dele aparece, inclusive, como uma liderança”, declarou a promotora. Colorido já cumpriu pena de sete anos por homicídio, mas solto em 2011, voltou à vida do crime.

 

Os outros dois líderes da BDM ainda estão soltos. Um é o traficante identificado apenas pelo nome de Cristiano, instalado na Baixa do Soronha, em Itapuã.  Já o terceiro no comando, é conhecido pela polícia como Moringa Amorim, e a área de atuação do traficante ainda é mapeada.

 

Pojuca

A cidade de maior atuação de Colorido é Pojuca – onde o traficante nasceu e a SSP designou,  no último dia 12,  uma força-tarefa para apurar cinco mortes ocorridas no intervalo de 12 horas. A sequência de mortes ocorreu três dias após o assassinato do PM Roberval dos Santos Conceição, morto com três tiros em um suposto assalto.

 

Ao CORREIO, a delegada titular da cidade, Edeílda Góes, disse que ultimamente a região vem sofrendo com ações da facção. Questionada se a BDM é um problema nas investigações e se Colorido ainda exerce domínio do tráfico em Pojuca, a delegada disse: “Positivo, ele (Colorido) é problema, mas estamos empenhando esforços no combate ao tráfico, com atuação diária de nossos policiais”.

 

Para Jorge Figueiredo, diretor do Departamento de Combate ao Crime Organizado (Draco), a BDM é uma quadrilha – e não uma facção – e desorganizada.  “A maioria dos que dizem que são da BDM é por puro status, mas como forma de autoafirmação. Quase não tem liderança”, minimizou.

 

Figueiredo, no entanto, ponderou sobre perfil violento dos integrantes do grupo. “O perfil é de violência, são mais agressivos. A maioria é formada por pessoas com histórico prisional, como homicidas”, declarou Figueiredo.


Medo

E é por conta da violência, que moradores  da localidade conhecida como Curva do Boi, em Cajazeiras X, onde há uma forte atuação da BDM, estão assustados. No dia 15 deste mês, dois homens foram assassinados no local.


Há cerca de um mês, a BMD passou a comandar o tráfico no local, após uma aliança com os antigos traficantes da área. “Antes, os traficantes daqui a gente conhecia e não mexia com a gente. Hoje, são pessoas que ameaçam os próprios moradores, andam armados a qualquer hora e vendem droga a todo instante, principalmente no Largo da Igrejinha. A gente nem pode falar muito por aqui”, disse um morador, que pediu anonimato.


Titular da 13ª Delegacia (Cajazeiras), o delegado Roberto Alves disse que a investigação sobre os homicídios está sendo feita em conjunto com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).



São atribuídas ainda a integrantes da facção as duas mortes na Rua Climéria Montanha, em Campinas de Brotas, onde muros exibem a pichação BDM. No último dia 15, sete pessoas conversavam na rua quando foram surpreendidas por dois homens armados. O mecânico Marcelo Araújo Melo Souza, 20, e a mãe dele, a lavadeira Ana Araújo Melo Souza, 45, foram executados.



Já no Subúrbio, os irmãos Elias Nascimento Brito dos Santos, 19, João Mateus, 17, e Tiago Nascimento, 16, também foram mortos dentro de casa, no dia 17 de fevereiro, em São João do Cabrito. O traficante Ednelson Nascimento, 28, gerente da BDM no Lobato, Plataforma, Alto de Coutos e Boiadeiro, é apontado como um dos autores das mortes.

CONTINUE LENDO


Temer deve se reunir com Lula para informar a saída do PMDB do governo

Michel Temer deve se encontrar com Lula em breve. O vice-presidente dirá que o PMDB desembarcará de vez do governo da presidente Dilma Rousseff (Foto: Reprodução)

VALE A PENA TENTAR
Antes de aceitar ser ministro da Casa Civil, Lula titubeou justamente depois de receber informações de que o PMDB não seguiria com o governo. Foi convencido de que valeria a pena ao menos tentar convencer alguns líderes do contrário.


DATA MARCADA
Informados da intenção de Temer, integrantes do PT defendiam que Lula nem sequer marcasse o encontro.


DATA MARCADA 2
O PMDB deve oficializar a saída do governo na convenção marcada para o dia 29. Até lá, Temer tentará costurar para que o rompimento seja unânime ou ao menos amplamente majoritário.


EU, HEIN!
E o “governo Temer”, que só existirá em caso de impeachment de Dilma, já passa por sua primeira “crise”. O vice ficou inconformado com declarações do senador José Serra (PSDB-SP), em que o tucano dava “conselhos” a Temer sobre como o eventual futuro governo deveria se organizar.


O DONO DA VOZ
Num diálogo ríspido, Temer disse a Serra que ninguém fala por ele –o que voltou a repetir em nota oficial lançada nesta segunda (21). Um aliado de Temer no PMDB diz que o tucano “avançou demais, como se o Temer estivesse conspirando e ele [Serra] fosse o braço da conspiração”.


VASSOURA
O vice ficou contrariado também com o fato de Serra dizer que ele não deveria promover uma caça às bruxas caso assuma a Presidência. “Ele vai falar isso logo do Temer, a pessoa mais apaziguadora do mundo?”, diz o mesmo aliado.


POEIRA
A referência de Serra a um suposto “Plano de Reconstrução Nacional”, que, segundo o aliado de Temer, não existe, também irritou o vice. Segundo o interlocutor dele, o plano do vice para o país é o do PMDB, elaborado e divulgado pelo partido há alguns meses.