ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2016"

Estudante internada com suspeita de dengue hemorrágica morre de parada cardíaca

De acordo com a tia da moça, ela foi internada por volta das 18:00hs deste domingo, na Fundação Hospitalar de Camacan, sob a suspeita de dengue (Foto: Reprodução Facebook)

Morreu na madrugada desta segunda-feira (7), a estudante Tainá Cardeal Marambaia, 22 anos.De acordo com a tia da moça a radialista Lenize Marambaia, ela foi internada por volta das 18:00hs deste domingo, na Fundação Hospitalar de Camacan, sob a suspeita de dengue, pois sentia dores pelo corpo e fortes dores de cabeça. Após ser medicada na unidade de saúde, a moça adormeceu, dando a falsa impressão que os efeitos dos medicamentos teriam dado resultados positivos e amenizado as dores, porém depois disso ela não acordou. A família foi orientada levá-la para para Itabuna e ela foi transferida desacordada e internada no hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães. Segundo Lenize, a equipe médica de Itabuna diagnosticou a jovem, constatando que ela foi vítima de uma parada cardíaca. Neste momento é grande a comoção da família na Beira Rio, onde os familiares, recebem a presença de amigos. A família Marambaia é bastante querida na cidade e tem recebido apoio de todos.



Anatel anuncia medidas para agilizar o bloqueio de celulares roubados

(Foto Ilustrativa)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta terça-feira (8) novidades para facilitar que consumidores e lojistas bloqueiem o uso de aparelhos celulares furtados e roubados. O objetivo é tornar mais ágil a inutilização de equipamentos extraviados, coibindo assim um dos crimes mais comuns nas cidades brasileiras. "A partir de agora, o bloqueio também poderá ser feito pelos usuários por meio do número da linha e não apenas pelo número de série do aparelho (Imei)", explicou o presidente da Anatel, João Rezende. Segundo ele, a medida se justifica porque após o extravio dos aparelhos, muitos usuários tinham dificuldades em informar o número de série dos celulares. O sistema que bloqueia os celulares roubados, furtados e perdidos é alimentado pelo Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI), cuja base de dados tinha cerca de 6,5 milhões de aparelhos impedidos de serem utilizados até fevereiro deste ano. De acordo com a Anatel, no restante do mundo são mais 25 439 milhões de aparelho bloqueados. Outra novidade é a possibilidade do bloqueio do aparelho ser feito já durante a confecção do boletim de ocorrência nas delegacias, antes mesmo do usuário informar o problema à operadora de telefonia. Segundo a Anatel, as Polícias Civis da Bahia, Ceará e Espírito Santo já têm acesso ao sistema de bloqueio. As delegacias de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo devem estar aptas para o processo em breve. "Já no caso de transportadoras e lojistas, o bloqueio agora poderá ser feito pelo Imei, com base na nota fiscal dos produtos. Isso deve desestimular o roubo de cargas ou impedir que esses aparelhos tenham qualquer valor para serem comercializados no mercado ilegal", acrescentou Rezende. O Imei é um número de série que tem 15 algarismos e equivale ao chassi dos carros. Além disso, os usuários que adquirirem celulares usados, de segunda mão, poderão consultar a situação cadastral do aparelho, também por meio do Imei, através da páginawww.consultaaparelhoimpedido.com.br. Para identificar o número de série do equipamento, os usuários devem digitar *#06# no celular. "As medidas tiram a atratividade total do aparelho roubado. Após poucas horas, o equipamento não pode ser mais habilitado com nenhum chip. Isso desmotiva o roubo ou o furto, porque o celular simplesmente não vai funcionar", avaliou o superintendente de Planejamento e Regulação da Anatel, Alexandre Bicalho. "Caso o aparelho seja localizado pelo verdadeiro dono, o desbloqueio poderá ser efetuado". 



‘Foi um Milagre’: Moradores da Lagoa do Leite falam sobre o livramento da tragédia em incêndio no ônibus da Novo Horizonte

O comerciante Alfredo Alves Ferreira afirmou que foram 40 minutos de muito pânico (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O incidente envolvendo um ônibus do Novo Horizonte na madrugada da última segunda-feira (07) acabou tendo uma grande repercussão. O ônibus que saiu da Lapa com destino à Vitória da Conquista, quando chegou à altura da Lagoa do Leite, já em Brumado, acabou sendo consumido pelas chamas, provocando momentos de terror, não só as cerca de 20 passageiros que estavam no coletivo, como também aos moradores do referido local. A reportagem do 97NEWS esteve na manhã desta terça-feira (08) na Lagoa do Leite e ouviu alguns moradores que relataram o pânico vivido. O comerciante Alfredo Alves Ferreira descreveu que “eram 02h30m da madrugada quando fomos acordados com uma explosão, em seguida saímos desesperado e vimos o ônibus começar a pegar fogo na parte de trás. Tentamos o extintor, mas não deu certo, jogamos baldes de água, mas as chamas acabaram sendo mais fortes e devoraram tudo”. Em tom de medo, ele citou que “foi um pânico só, pois o óleo escorreu do tanque e o fogo acompanhou, foi realmente um milagre por não ter atingido as residências aqui e nem a fiação elétrica, porque ai seria algo muito mais grave”. A moradora Marilza Silva também comentou que “foi realmente uma intervenção divina, pois os passageiros poderiam ter morrido queimados e as nossas casas destruídas e nós também poderíamos não estar aqui para falar. Foi horrível, foram 40 minutos de muita aflição e agonia, pois pensávamos que tudo iria ser destruído pelas chamas”.  Confira abaixo um vídeo feito por uma das passageiras que mostra os momentos de medo vivenciados durante o incêndio no ônibus da Novo Horizonte: 



Com prisão decretada, policial filmado matando caminhoneiro se entrega

Assassinato foi filmado pela esposa da vítima, neste domingo (6) em Governador Valadares. (Fotos: Whatsapp)

O policial militar acusado de ter matado a tiros um vizinho no interior mineiro se apresentou, no final da tarde desta segunda-feira (7), a uma delegacia da Polícia Civil de Governador Valadares, Minas Gerais, e foi preso. O sargento Júlio César da Silva, 43, entregou a arma que teria sido usada no crime, um revólver calibre 38, de acordo com a assessoria da Polícia Civil. A arma de fogo seria a que o militar usa no trabalho. O desentendimento, que ocorreu neste domingo (6), teria sido motivado por uma rixa estabelecida anteriormente entre eles, que moram em casas próximas. O policial foi detido em razão de um mandado de prisão temporária expedida pela Justiça mineira e encaminhado a um batalhão da Polícia Militar, onde ficará à disposição da Justiça. Segundo a Polícia Civil, o sargento ficou calado durante seu interrogatório e teria dito apenas que estava abalado emocionalmente. 



Brumado: Delegado Orlando Quaresma confirma aumento assustador do número de casos de violência contra as mulheres

O delegado Dr. Orlando Quaresma garante linha dura contra os agressores de mulheres (Foto: Carlos Silva / 97NEWS)

Um dos fatos que mais vêm ganhando a mídia nacional é o aumento assustador dos casos de agressões, tanto no âmbito físico, como no psicológico, às mulheres. Já a quase dez anos da Lei Maria da Penha, os resultados são assustadores, o que viria comprovar que a impunidade que campeia no país também vem favorecendo os agressores. Em Brumado um dos defensores mais fervorosos da Lei Maria da Penha é o delegado Orlando Quaresma que vem agindo com rigor contra os agressores. Neste final de semana dois casos emblemáticos aconteceram, já que no sábado os agressores foram presos e saíram pelos benefícios da lei, mas, já no domingo (06) voltaram a reincidir, sendo colocados novamente atrás das grades. Quaresma garantiu, em entrevista ao radialista Carlos Silva nesta segunda-feira (07), que "em meu plantão os que cometerem agressões físicas e psicológicas contra as suas esposas, namoradas ou até parentes, terão o tratamento duro, pois só assim para que haja uma conscientização que o crime é sério e leva à prisão". Segundo ele o número de agressões contra as mulheres em Brumado e região vêm aumentando também, tendo dois elementos que corroboram para isso, primeiro a impunidade e, em segundo, o consumo excessivo de bebidas alcóolicas que estimulam as agressões. Então fica aqui o alerta para os maridos e namorados que têm esse costume que, caso eles cometam as agressões e sejam enviados para a 20ª Coorpin, especialmente no plantão do Dr. Orlando Quaresma, não terão vida fácil não. 



Acidente grave na BR-116 deixa dois mortos e vários feridos, entre Milagres e Itatim

Acidente ocorreu na madrugada desta terça-feira (8). Condutor e carona de um dos veículos morreram no local. Sobreviventes, sendo uma criança, foram socorridos para Feira de Santana (Foto: Blog Marcos

Um grave acidente de trânsito no Km 506 da BR-116, no trecho que compreende os municípios de Milagres e Itatim, deixou duas pessoas mortas e várias feridas. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, um veículo Corsa de placa CUB- 7803 de São Paulo colidiu com um automóvel Honda City de placa ELS – 8202 também de São Paulo e com uma caminhonete Hilux, com placa OUV-8095. O condutor do Corsa, que transportava cinco pessoas, Marcelo Santos Campos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Também faleceu no interior do Corsa uma mulher identificada como Maria Joceli Costa de Jesus. Dentre os sobreviventes do Corsa, três pessoas, inclusive uma criança, foram socorridas para uma unidade hospitalar de Feira de Santana.



Café da manhã no Legislativo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

O evento foi muito concorrido e cheio de emoção e alegria (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

Os embates e enfrentamentos deram lugar a harmonia e a alegria na manhã desta terça-feira (08) na Câmara de Vereadores de Brumado, com a realização de um café da manhã de confraternização pela passagem do Dia Internacional da Mulher. O evento foi muito concorrido com a presença de grandes expoentes do universo feminino brumadense. A anfitriã foi a vereadora Liu Vasconcelos, única parlamentar da Casa Legislativa que, juntamente com os outros vereadores, fez a recepção às convidadas num momento de emoção e reconhecimento pelos grandes feitos da mulher. Outra que mereceu o destaque foi a assessora de comunicação, Eliana Costa, que também recebeu homenagens especiais. 

(Foto: Luciano Santos / 97NEWS)


Ação de guardas municipais impede outro arrombamento no Mercado Municipal

Os meliantes tentaram forçar a porta para entrar, mas devido a presença dos guardas municipais eles acabaram fugindo (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os arrombamentos na área do Mercado Municipal tiveram uma diminuição, graças à ação dos guardas civis municipais que vem comprovando a eficiência de suas ações. No final da noite desta segunda-feira (07), uma nova tentativa de arrombamento a uma selaria que fica no local, na qual, segundo informações teria um cofre guardado. Os meliantes tentaram forçar a porta para entrar, mas não conseguiram êxito em sua ação delituosa, justamente pela presença dos guardas municipais que chegaram ao local fazendo eles evadirem. 



Brumado: Ônibus da Novo Horizonte é consumido pelas chamas e por pouco uma tragédia não aconteceu

O ônibus foi consumido totalmente pelas chamas (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Um ônibus que fazia a linha Santa Maria da Vitória à Vitória da Conquista pegou fogo na madrugada desta segunda-feira (07). Todos os passageiros conseguiram sair antes que o fogo tomasse conta do veículo, uma residência por pouco não foi atingida pelas chamas. Moradores usaram baldes e mangueiras para impedir que o fogo avançasse, o incêndio começou por volta de 03:00. A viagem começou às 20:o0, após passar em Bom Jesus da Lapa às 21:30, o veículo apresentou problemas antes de chegar à Riacho de Santana, os passageiros tiveram que ser transferidos para outro ônibus que seguiu viagem até pegar fogo em Brumado. “Depois de esperamos por duas horas em Riacho de Santana fomos remanejados para este outro veículo. Chegando em Brumado ouvimos um barulho estranho, em seguida o motorista ordenou que todos descessem rapidamente, um casal de idosos quase não saiu a tempo. Está difícil esquecer esta cena aterrorizante”, disse Iolanda Cardoso, passageira do ônibus que embarcou em Bom Jesus da Lapa com destino a Vitória da Conquista. Os passageiros esperaram mais duas horas até que um terceiro ônibus foi enviado pela empresa para leva-los até o destino final. Iolanda disse à nossa reportagem que entrou em contato com a Novo Horizonte na manhã desta segunda-feira (07), mas não conseguiu falar com nenhum dos responsáveis pela empresa.(Informações Redação 96)



Brumado: Auxiliar de mecânico fica ferido ao entrar em confronto com assaltantes

O ajudante ficou muito ferido (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

A estrada que faz a ligação com a Fazenda Cachoeira, principalmente no trecho próximo ao Esconso, vem se tornando palco constante de assaltos. Na tarde desta segunda-feira (07) um auxiliar de mecânico, que pediu reserva de identidade, estava vindo sentido a Brumado quando foi abordado por dois assaltantes armados. Ele num ato de grande perigo, disse ter chutado a arma da mão do assaltante com a motocicleta em movimento, provocando a sua queda. Os assaltantes acabaram fugindo porque vinha chegando várias pessoas que foram ver o que tinha acontecido. A reportagem do 97NEWS falou com o ajudante que estava todo machucado, com ferimentos na cabeça, braço e perna. Ele deu sorte, pois poderia ter morrido, já que os bandidos eram perigosos. Reagir a assaltos é muito condenado pelas autoridades, pois os bandidos não têm nada perder. 





Veículo roubado em Conquista implode esquema de receptação em Macaúbas

Empresário do ramo de peças foi preso em flagrante, “denunciado” por equipamento rastreador instalado na caminhonete. Outros dois veículos e armas foram encontrados no desmanche (Foto:Blitz Conquista)

Cerca de 340 Km: essa foi a distância que militares da Caesg percorreram para recuperar um veículo roubado e descobrir o suspeito.O flagrante foi feito neste domingo (6). Francinaldo Martins de Souza, preso, é apontado como sendo um dos maiores ladrões e clonadores de carro do estado.Ele é um conhecido proprietário de uma loja de peças, e foi dedurado pelo rastreador de uma caminhonete furtada em Vitória da Conquista. A Caesg foi até a Macaúbas e encontrou mais dois carros roubados, outros sendo desmanchados e vários documentos falsos, além de armas.



Brumado: Mistério na morte de idoso que foi atropelado na Rua da Abolição

O idoso foi levado às pressas para o hospital pela equipe do SAMU 192, mas não resistiu (Foto:Marcos Paulo / 97NEWS)

A confirmação da morte do aposentado Manoel Pereira Barbosa (70), que ocorreu às 01h20m desta segunda (07) no Necrotério do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, acabou elevando o clima de mistério sobre o seu falecimento. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o aposentado foi vítima de atropelamento na Rua da Abolição no final da tarde de ontem (06) e levado às pressas pela equipe do SAMU 192 para o hospital, mas acabou não resistindo e vindo a óbito decorrente de forte traumatismo craniano. Não há informações ainda sobre se o motorista do carro ou motociclista que o atropelou fugiu, ou já teria sido identificado e também se o mesmo prestou socorro à vitíma. Ele, dependendo da avaliação policial, poderá responder por homicídio culposo.



Falsa 'Vingadora' foi presa por vender ingressos como se fosse a banda original

Prisão do “Rainha Vingadora” ocorreu durante um show em São Bernardo do Campo (SP), após empresários da banda baiana acionarem a polícia (Fotos: Revista Quem)

Tays Reis, vocalista da Banda Vingadora, e seus colegas de trabalho tiveram uma péssima surpresa nos últimos dias. Receberam a noticia de que alguns falsos grupos se passavam por eles em eventos, com direito a roupas, repertório e material de divulgação similares ao original. Os empresários do grupo, Aldo Rebouça e Marcos Galvão, acionaram seus advogados e a polícia, que iniciou uma investigação. Na noite de sábado (5), então, uma falsa banda foi presa em São Bernardo do Campo, São Paulo. De acordo com informações da assessoria da Banda Vingadora, o falso grupo chamado Rainha Vingadora foi surpreendido por uma operação da Delegacia do Primeiro Distrito de São Bernardo do Campo, que prendeu dois produtores musicais suspeitos de vender os shows como se fossem apresentações da banda original. A prisão aconteceu na casa de shows Espaço RC Dance Music.



Capitão da PM posta foto com arma sobre o próximo dia 13

(Fotos: Reprodução Facebook)

Em mensagem nas redes sociais, o capitão João Antunes Barbosa Brandão, da Policia Militar do Espirito Santo, mostra a imagem de um revolver em punho com a seguinte mensagem:  "Se os petralhas querem azucrinar no dia 13 de março. Eu quero estar preparado para os bandidos. ‪#‎vemprarua‬". Movimentos sindicais prometem ir às ruas para defender a democracia contra o golpe da oposição ao governo Dilma Rousseff. 



Aleluia: 'Dossiê aloprado de Wagner contra Moro dá chabu'

(Foto: Reprodução)

“Deu chabu a tentativa do ministro Jaques Wagner de colocar o juiz Sérgio Moro sob suspeita com um dossiê falso”, diz o deputado José Carlos Aleluia sobre a reportagem da revista Veja desta semana que desmonta a armação petista e revela a iniciativa “aloprada”, capitaneada pelo ex-governador da Bahia, para acusar o magistrado federal de fazer parte de uma conspiração com o objetivo de atingir o PT e seus líderes. “A falta de escrúpulos e a desfaçatez de Jaques Wagner são famosas na Bahia. Se ele está pensando que seus métodos antirrepublicanos serão bem-sucedidos no país, que tire o cavalinho da chuva, pois a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a imprensa nacional não serão hipnotizados pelos seus olhos azuis”, assinala o presidente estadual do Democratas. Aleluia lembra que Jaques Wagner já é alvo da operação Lava-Jato, por isso interessa também diretamente a ele o enfraquecimento do juiz Sérgio Moro. “Até hoje Wagner não explicou o envolvimento de seu nome na delação do ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró, que lhe acusou de ter recebido para sua campanha a governador da Bahia dinheiro desviado da Petrobras”. O deputado democrata destaca que nova denúncia na Veja desta semana revela ainda que o afilhado de Wagner, o atual governador Rui Costa, segue o mesmo caminho tortuoso. A revista apresenta documento de repasse de dinheiro clandestino para o pagamento de despesas de campanha de Rui Costa, indício de envolvimento no petrolão. “Antes de embarcar para a China em busca de novas receitas para sonhos, o confeiteiro Rui Costa precisa deixar de ser mudo por conveniência e explicar ao povo baiano por que uma empreiteira estaria pagando dívidas de sua campanha”, cobra Aleluia.



Policiais Civis e Militares frustram fuga de presos na carceragem de Brumado

O juiz Dr. Genivaldo Guimarães conseguiu controlar a situação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Policiais Civis de plantão na Delegacia de Brumado flagraram, neste domingo (06), por volta das 14:20 horas, presos tentando abrir um buraco na parede de uma das celas, quando solicitaram o apoio da Polícia Militar.No interior da carceragem foram encontradas grades de algumas celas já serradas e cadeados quebrados.O juiz de direito Dr. Genivaldo Guimarães também esteve no local e conversou com os presos. A carceragem de Brumado tem vaga pra 16 presos e conta atualmente com 34 custodiados.



Confira as Manchetes desta segunda-feira (07)

- A Tarde: População encolhe e gera prejuízo a cidades baianas

- Correio*: Tristeza no lance

- Tribuna da Bahia: Manutenção de emprego vira prioridade para trabalhadores

- Estadão: Primo de Bumlai é dono de parte da residência de Lula

- Folha de S. Paulo: De novo, Temer fala em reunificar país contra a crise

- O Globo: Lula disse a delegado da PF que só sairia do apartamento algemado



Moradores da região da Baixa Grande estão decepcionados com a Switec alegando que a empresa não cumpriu a palavra e que os empregos são de cartas marcadas

Segundo os moradores as contratações para o parque eólico já se iniciaram e a empresa não cumpriu a palavra (Fotomontagem: 97NEWS)

Diz o ditado que “palavra dada, é palavra cumprida”. Foi acreditando piamente nisso que os moradores da região de Baixa Grande viram nascer uma esperança de redenção econômica de suas famílias, já que, com a implantação do Parque Eólico, pela empresa Sowitec, muitos empregos seriam gerados, pois dada a palavra por representantes da referida empresa que os primeiros postos de trabalho seriam preenchidos por pessoas que moram na região. Só que, foram só abrir as vagas no SineBahia que as contratações já se iniciaram e, segundo os moradores que entraram em contato com a redação do 97NEWS nesta sexta-feira (04), ninguém da região foi chamado. “Infelizmente a empresa não cumpriu com a palavra, pois estão sendo contratadas pessoas de fora de Brumado e os daqui são por meio de indicação política. Isso nos deixou revoltados”, relatou uma moradora que pediu reserva de identidade. Outro morador, mais exaltado disparou “fomos feito de trouxas, pois vieram aqui e garantiram uma coisa e quando fomos ver a situação é completamente outra, pois fui informado que as vagas que estão sendo preenchidas são indicações políticas de vereadores. Isso é um absurdo”.  Tentamos contato com a empresa para buscar esclarecimentos sob as denúncias na manhã deste sábado (05), mas não conseguimos êxito. 



Casa caiu há 60 dias na Malhada Branca e até agora proprietário não resolveu o problema; vizinhos querem solução já

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As chuvas que caíram na cidade de Brumado no mês de janeiro fizeram com que várias casas viessem a ruir, trazendo uma série de problemas aos proprietários e vizinhos. Uma dessas situações foi trazida à redação do 97NEWS, na qual moradores da Rua Antenor Castro, no Bairro Malhada Branca, reclamam de um proprietário de uma residência que caiu devido às fortes chuvas e, até agora, passados quase 60 dias, nenhuma providência foi tomada. Segundo os vizinhos Maria Cristina Leite (64) e José Alves de Oliveira (72) a situação se agravou muito nos últimos dias, pois, além do local ter se tornado foco do Aedes Aegypti, está se tornando antro de usuários de tóxicos. Outra situação relatada é que o muro que dividia as casas caiu também deixando o acesso às residências vizinhas liberado, então, diante disso, os moradores relatam que não conseguem nem sair de casa, com medo de voltarem e não encontrarem mais os seus pertences. Eles fazem um novo apelo ao proprietário da residência que tome com urgências as providências devidas e mure o terreno e faça também a limpeza do mesmo.