ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2022"

Covid-19: Ministro garante distribuir primeiras doses para todas as crianças até dia 15

Foto: Divulgação

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, disse na segunda-feira (7) que o Brasil deve entregar, até o próximo dia 16 todas as vacinas suficientes para vacinar com a primeira dose contra a Covid-19 as crianças de 5 a 11 anos no país. "Estamos trabalhando fortemente para antecipar as doses infantis para que os pais exerçam o direito de vacinar seus filhos”, afirmou o ministro. De acordo com as informações divulgadas pelo Jornal O GLOBO, crianças na faixa etária da vacina somam 20,4 milhões de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou vacinas pediátricas da Pfizer e da CoronaVac, que devem ser aplicadas em duas doses. "Todas as vacinas foram desenvolvidas em curto espaço de tempo, mas temos que avançar de maneira sustentada trazendo os pais para buscar a imunização, sem obrigá-los", destacou Queiroga.



Brumado: Vida saudável é na Bete Fruits, venha conferir

Foto: Divulgação

E o sucesso continua. Frutas, verduras, legumes, condimentos e hortaliças é na Bete Fruits. Entregamos de graça em sua casa e você escolhe a melhor plataforma de pagamento: dinheiro, crédito, debito, (voucher) alimentação, Picpay, aproximação, link, transferências, Auxílio Brasil e Vale Alimentação. Faça seu orçamento sem compromisso e comprove: ligue 77 99973-4328. Bete Fruits, aqui temos qualidade, melhor atendimento e o preço mais baixo da cidade. Ligue agora: 77 99973-4328. Bete Fruits em Brumado e Região.



Eunápolis: Caminhoneiro é flagrado pela PRF com 121 comprimidos de rebite escondidos na cabine

Foto: Divulgação

Um caminhoneiro foi flagrado nesta segunda-feira (7), por policiais rodoviários federais, com 121 comprimidos de Nobésio Extra Forte (uma das marcas mais populares de rebite) após uma operação em frente a unidade operacional de Eunápolis. No momento da abordagem foi possível verificar que o caminhoneiro estava dirigindo sem o registro das horas de viagem, e com a carteira de habilitação vencida desde 2018. O motorista confessou aos policiais que  fez uso do rebite com o objetivo de dirigir várias horas seguidas sem descanso. Diante das circunstâncias, o homem de 39 anos assumiu o compromisso de se apresentar ao Poder Judiciário quando convocado para responder criminalmente pelo porte de drogas (art. 28 da Lei 11.343/2006).



Vitória da Conquista: Pacientes reclamam de superlotação em Complexo Hospitalar

Foto: Reprodução l TV Bahia

Pacientes reclamam de superlotação e demora nos atendimentos feitos no Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista, desde janeiro deste ano. Um médico foi flagrado sem máscara no Hospital Geral da cidade (HGVC). De acordo com o G1, o complexo hospitalar é composto pelo Hospital Geral de Vitória da Conquista e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que ficam na mesma rua. Imagens feitas pelos pacientes mostram muitas pessoas em macas, nos corredores do hospital, sem distanciamento. Uma mulher, que acompanha o pai, internado há 20 dias na unidade, afirma que ele estava nessa situação, testou positivo para Covid-19 e foi levado para a enfermaria. Após se recuperar da Covid-19, o homem retornou para o corredor, porque aguarda regulação para fazer um procedimento em outro hospital. A Central de Regulação do Estado afirma que busca uma unidade que possa atender o perfil do paciente. Vitória da Conquista registra 100% de ocupação dos leitos de UTI e de enfermarias para pacientes com Covid-19. A maioria dos pacientes usam ventilação mecânica. A direção do hospital afirma que a superlotação foi motivada pela alta nos casos de síndromes gripais e Covid-19. Além disso, alegam que muitos pacientes não encontram assistência na Saúde Básica e Média dos municípios e buscam a unidade para atendimentos simples. Sobre o vídeo em que o médico é flagrado, a unidade afirma que um setor tenta averiguar as imagens e identificar o médico que aparece sem máscara nos corredores do hospital.



Brumado: 364 pessoas estão em tratamento por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

No domingo (06), o município de Brumado registrou 10.864 casos confirmados da Covid-19. Entre os diagnósticos: 2 internações, 199 óbitos, 364 pacientes em tratamento e 10.301 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Justiça suspende abate de jumentos no Brasil para exportação à China

Foto: Reprodução

A Justiça Federal decidiu suspender o abate de jumentos no Brasil para exportação à China. A medida foi tomada por 10 dos 13 desembargadores da Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, na noite da última quinta-feira (3). Desde 2016, o Brasil passou a exportar a couro do animal para a produção de um remédio conhecido como ejiao, bastante popular na China. Não há comprovação científica de que ele funcione, mas, no país asiático, o ejiao é utilizado com a promessa de tratar diversos problemas de saúde, como menstruação irregular, anemia, insônia e até impotência sexual. Ele é consumido de várias maneiras, como em chás e bolos. Para fabricar o produto, os animais são recolhidos da caatinga e de zonas rurais do Nordeste em grande volume, sem que exista uma cadeia de produção que renove o rebanho, como ocorre com o gado. Ou seja, eles são abatidos em uma velocidade maior do que a capacidade de reprodução, o que acendeu um alerta de que a população de jegues pode ser eliminada nos próximos ano no Nordeste. 

A decisão do TRF-1 é mais um passo jurídico de uma ação que corre desde 2018, quando entidades de defesa do direito dos animais entraram com um processo solicitando a proibição. Em um primeiro momento, a Justiça da Bahia concedeu uma liminar proibindo os abates no Estado. Em 2019, porém, a medida foi suspensa por Kassio Nunes Marques, hoje ministro do STF e à época desembargador do TRF-1. Ele voltou a liberar os abates atendendo a um pedido dos governos estadual e federal, além prefeitura de Amargosa, onde funciona o maior frigorífico de abates de jegues do país. Nesta quinta-feira, a maioria dos desembargadores do TRF-1 refutou esse argumento, alegando que a prefeitura de Amargosa não conseguiu provar os supostos prejuízos econômicos provocados pela suspensão inicial do setor. "Não se demonstrou (no argumento) a existência de uma grave lesão à economia pública", afirmou o desembargador Carlos Eduardo Moreira Alves, que votou pela nova suspensão. Segundo ele, também não ficou ficou comprovada a existência de uma cadeia produtiva para abate no Brasil, o que coloca a espécie em risco. "Não há noticia de que haja rastreabilidade em cadeias de produção ou algo semelhante com que ocorre com o abate de gados", disse. Já o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, que também votou pela suspensão, citou a importância cultural do jumento para o Nordeste brasileiro. "O que se vê nos autos é que a exportação é proveniente de um animal que está muito associado às nossa tradições, à nossa colonização e à nossa inserção no interior do Brasil", disse. A suspensão do abate vale para todo território nacional, mas ainda cabe recurso. Além disso, há outros processos na Justiça e investigações do Ministério Público sobre esse mercado.

CONTINUE LENDO


Brumado: Embasa retoma atendimento presencial com agendamento prévio

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O atendimento presencial será retomado na próxima segunda-feira (07), no escritório da Embasa, em Brumado. Em comunicado a imprensa, a empresa ressaltou que, antes de comparecer ao local, os usuários terão de acessar a Agência Virtual, através do site oficial da estatal ou aplicativo, para realizar o agendamento prévio. No endereço, os usuários deverão clicar na opção “Atendimento Presencial” e escolher o local, dia e hora do atendimento. Mesmo com a retomada dos atendimentos presenciais, a Embasa recomenda que os usuários continuem utilizando: o site, o aplicativo, o Teleatendimento Gratuito 0800 0555 195 (para qualquer solicitação de serviço) e o WhatsApp pelos números (77) 99804-9826 ou (71) 99717-0999. A população também poderá solicitar serviços emergenciais, como correção de vazamento na rede distribuidora de água e denunciar irregularidades e ligação clandestina de água tratada, pelo telefone fixo (77) 3441-3991.



Brumado: Município registra 108 novos casos de Covid-19 em 24h

Foto: Divulgação

Na sexta-feira, 04 de fevereiro, o município de Brumado registrou 10.845 casos confirmados da Covid-19. Entre os diagnósticos: 2 internações, 199 óbitos, 345 pacientes em tratamento e 10.301 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Ministério da Saúde confirma 3 casos da linhagem BA.2 da variante ômicron

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (4) a informação de que foram identificados no Brasil três casos da linhagem BA.2 da variante ômicron. Os registros foram no Rio de Janeiro e em São Paulo, todos notificados à pasta. Um caso foi notificado no Rio, na capital. A variante foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde no início da noite desta sexta-feira. Segundo as autoridades fluminenses, não se sabe se a pessoa infectada esteve recentemente na Ásia ou na Europa, regiões onde há um aumento dos casos de Covid-19 relacionados à subvariante BA.2. A pasta não passou informações detalhadas relacionadas aos casos do estado de São Paulo. As informações são do G1.



Com quase 37 mil registros, Bahia tem segundo recorde consecutivo de casos ativos de Covid

Foto: Divulgação

A Bahia atingiu 36.955 casos ativos da Covid-19 na sexta-feira (4), número mais alto desde o início da pandemia. O último recorde da notificação foi batido nesta quinta-feira (3), quando quando foram registradas 35.349 ocorrências. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A notificação de casos ativos está mais de 20 vezes maior do que a registrada no primeiro dia do ano. Em 1º de janeiro, a notificação estava em 1.830. Desde então, os casos ativos vêm crescendo cada vez mais. Ainda de acordo com o levantamento da pasta, a Bahia contabilizou 9.837 novos casos do coronavírus e mais 56 mortes pela doença nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, 28.133 pessoas morreram no estado em decorrência da Covid e 1.399.401 tiveram a infecção confirmada. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 75% na Bahia. Já os leitos pediátricos estão com ocupação de 90%.



Iaçu: Idosa de 103 anos sofre agressão em assalto

Foto: Reprodução

Uma idosa, de 103 anos, foi agredida em um assalto em Iaçu, no Piemonte do Paraguaçu. Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu na Fazenda Vieira, no povoado de Mendes, na zona rural do município. Segundo a Polícia Militar, via G1, a idosa ficou com hematomas no rosto e nos braços. O acusado foi preso após tentar fugir da polícia a bordo de uma motocicleta. Com o suspeito foram encontrados um revólver calibre 32, três celulares e munições. Ele foi autuado em flagrantes por roubo, porte ilegal de arma e lesão corporal. A motivação do crime ainda não foi esclarecida. 



Carreta de combustível tomba em rodovia no município de Paramirim

Foto: Divulgação

Na madrugada de quinta-feira (3), uma carreta que transportava combustível, tombou na BA-152, trecho entre o Distrito de Caraíbas e o município de Paramirim. De acordo com a polícia, a carreta tipo Reboque/Tanque, com placas do município de Fundão, no Espírito Santo, tombou às margens da pista. O condutor foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (SAMU) e encaminhado a unidade hospitalar da cidade. Segundo a CIPRv, apenas a área do local do acidente foi isolada por conta de vazamento de combustível. Não há informação sobre o estado de saúde do motorista. 



Conquista: Polícia Civil apreende drogas e armas de fogo

Foto: Divulgação

Uma operação da Polícia Civil resultou na apreensão de drogas e armas de fogo na quinta-feira (3), em Vitória da Conquista. De acordo com a polícia, a operação visa o combate ao narcotráfico no município. Um suspeito de 26 anos foi preso. Com ele foram apreendidos maconha, crack, cocaína, além de 02 revólveres calibres 38, celulares, 03 balanças de precisão, dinheiro e um veículo. O suspeito é apontado nas investigações como integrante de facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas, roubo e a prática de homicídios na cidade. O mesmo já possuía antecedentes policiais por roubo nesta comarca, sendo suspeito de cometer assaltos, além dos demais crimes descritos. O mesmo foi encaminhado para o presídio, onde ficará custodiado à disposição da justiça.  

 



Adolescente de 16 anos é morta a tiros enquanto pilotava moto na Bahia

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma adolescente de 16 anos foi morta a tiros enquanto pilotava um moto na cidade de Iaçu, na Chapada Diamantina. No momento do crime, Marília Gabriela Silva Oliveira transportava uma outra pessoa. O caso aconteceu na noite da última segunda-feira (31). As informações são do portal G1. A vítima estava com Lucas Vinicius Sampaio Ferreira, de 27 anos, na garupa da motocicleta, quando um homem abordou a dupla. O suspeito fez vários disparos contra os dois. Marília levou três tiros e Lucas um, na região do tórax. Eles foram socorridos, mas a adolescente não resistiu aos ferimentos. Lucas foi encaminhado para um hospital do município de Feira de Santana, no Centro-norte do estado. Não há informações sobre o estado de saúde dele. Ainda de acordo com o site, a Polícia Civil de Iaçu informou que a principal linha de investigação aponta que a motivação do ataque pode ter relação com o tráfico de drogas, já que Lucas é investigado por suspeita de envolvimento com o crime. O autor dos disparos já foi identificado pela polícia, mas não havia sido preso até esta sexta-feira (4).



Professor é preso acusado de estuprar alunos com idades entre 7 e 11 anos

Foto: Divulgação l SSP-BA

Um professor particular é suspeito de ter praticado repetidos abusos sexuais contra alunos de reforço escolar. Segundo a Polícia Civil, o homem foi preso, na quinta-feira (3), em Euclides da Cunha, por policiais da Delegacia Territorial da cidade. Segundo as investigações, ele teria estuprado pelo menos cinco crianças com idades entre 7 e 11 anos. Depois de os policiais civis investigarem a fundo as denúncias, foi pedida a prisão preventiva do suspeito – solicitação posteriormente acatada pela Vara Crime de Euclides da Cunha. Logo no dia seguinte à expedição do mandado, as equipes realizaram diligências para encontrá-lo e o prenderam em uma estrada vicinal próxima ao povoado Pai Tomé. O suspeito foi submetido a exames de corpo de delito e está à disposição do Poder Judiciário.



Policiais civis morrem após acidente em rodovia de Itaberaba

Foto: Reprodução l Rede Social

Dois policiais civis morrem após um acidente na BA-233, no trecho do povoado Alto Vermelho, entre as cidades de Itaberaba e Ipirá, na região na Chapada Diamantina. Um terceiro policial está em estado grave. Os agentes mortos foram identificados como Kleber Correia Cardoso, de 42 anos, e Matheus Guedes Malta Argolo, de 31, natural do estado de Alagoas. Eles eram lotados na 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra) Os dois foram aprovados no concurso de 2018. Kleber ingressou no quadro da Polícia Civil em outubro de 2020, enquanto Matheus tomou posse em outubro de 2021. Ainda não há detalhes sobre como o ocorreu o acidente, mas a viatura onde os policiais estavam teve o eixo traseiro e a roda dianteira arrancados com o impacto. Além dos policias, pelo menos quatro homens, que segundo a Polícia Rodoviária Estadual, seriam presos ficaram feridos no acidente e foram socorridos para a Unidade Pronto Atendimento de Itaberaba.



UniFG de Brumado oferta dez bolsas integrais de Medicina

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Centro Universitário UniFG está ofertando dez bolsas de estudo integrais para o curso de Medicina do novo campus em Brumado, por meio do Programa Aluno Bolsista da Medicina da Instituição. As vagas disponíveis estão distribuídas entre dois processos seletivos: cinco vagas são remanescentes do segundo semestre de 2021 e as outras cinco estão sendo ofertadas por meio da seleção regular referente ao primeiro semestre de 2022.  Os interessados podem se inscrever em um dos processos seletivos para concorrer às bolsas até o dia 16 de fevereiro, por meio do site do curso. De acordo com a instituição, as seleções serão feitas com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em critérios socioeconômicos. Serão aceitas notas do Enem das edições de 2016 a 2020. Para participar dos processos seletivos é necessário, ainda, que o candidato não seja portador de diploma de ensino superior, possua renda familiar per capita bruta que não exceda o valor de até um salário mínimo e meio (R$1.650 em valores atuais) e seja residente há pelo menos 12 meses em algum dos municípios que compõem o Núcleo Regional de Saúde (NRS) de Brumado.  As bolsas de estudo contemplam os valores relativos às mensalidades, matrícula e rematrículas, ou seja, toda a graduação. A previsão é de que os resultados finais, com os nomes dos estudantes comtemplados, sejam divulgados no próximo dia 11 de março. Mais detalhes referentes aos processos seletivos podem ser consultados nos Editais, disponíveis no mesmo site da inscrição. 

 



Com 15.536 casos de Covid em 24h, Bahia bate recorde de infecção desde o início da pandemia

Foto: Divulgação

A Bahia notificou, na quinta-feira (3), mais 15.536 casos confirmados da Covid-19 em 24 horas. O número é o maior registro diário desde o início da pandemia do coronavírus no estado. A informação é da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde referente à doença, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com o boletim divulgado nesta quinta pela secretaria, o recorde de casos diários anterior havia sido registrado em 27 de junho de 2020, com o total de 8.822 notificações. Ou seja, o novo dado é 76% maior do que o levantamento de meados do ano inicial da pandemia. Os dados da plataforma também indicam que, nas últimas 24 horas, foram registradas 51 mortes pelo vírus. Além disso, há 26.077 casos supeitos da doença no momento. Com isso, o estado chega 1.389.564 infecções confirmadas pelo coronavírus desde o início da pandemia e 28.077 óbitos. Outro recorde da pandemia atingido nesta quinta é o decasos ativos de Covid-19: 35.349 na Bahia. Anteriormente, o maior registro havia sido feito no último sábado (29), com 31.884 infecções ativas. 



Decreto que reduz público para 1.500 pessoas é prorrogado até dia 15 de fevereiro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O decreto que reduz o público em eventos para 1.500 pessoas foi prorrogado até o dia 15 de fevereiro. A medida tinha validade até esta sexta-feira (4) e a prorrogação também foi publicada no Diário Oficial de hoje. A ocupação dos espaços deve seguir o limite de 50% da capacidade e o decreto inclui também estádios. Além disso, para entrar em bares, restaurantes, parques públicos e academias, continua sendo exigido a comprovação da vacinação. O comprovante pode ser o cartão de vacina físico ou através do aplicativo "Conecte SUS" do Ministério da Saúde.