ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2022"

Sudoeste: Idoso morre após ataque de abelhas em Itiruçu

Foto: Ilustrativa

Um idoso de 60 anos morreu após ser atacado por abelhas, na terça-feira (1°), na cidade de Itiruçu, no sudoeste da Bahia. Renato de Souza Menezes arava a terra com um amigo, quando o trator onde eles estavam passou em cima de uma colmeia. Segundo o vereador e presidente da Câmara de Itiruçu, Nino Mota, que é genro da vítima, Renato era muito conhecido na cidade como "Tinho tratorista". O caso aconteceu por volta das 16h30, na fazenda do amigo da vítima, que também foi atacado. O outro homem foi levado para o Hospital de Itiruçu e está em observação. De acordo com Nino Mota, Renato pulou do trator e tentou fugir das abelhas, mas não conseguiu evitar as picadas e morreu no local. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.



Bahia registra mais de 2 mil casos de Influenza, com 113 óbitos

Foto: Reprodução

De 1º de novembro de 2021 até 1º de fevereiro deste ano, Bahia registrou 2.336 casos de Influenza A, do tipo H3N2, distribuídos em 220 municípios, conforme a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Deste total, 1.083 (47,3%) são de residentes em Salvador. Destes casos, 486 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação, levando ao óbito de 113 pacientes. Houve uma morte que após revisão das informações epidemiológicas foi descartado para influenza. Do total de óbitos, 61 (53,9%) são do sexo feminino e 52 (46,1%) do sexo masculino. A maioria ocorreu na faixa etária de 80 anos ou mais (61 óbitos;53,9%). Os demais ocorreram nas faixas de 70 a 79 anos (21 óbitos), 60 a 69 anos (09), 50 a 59 anos (10), 40 a 49 anos (07), 30 a 39 anos (03) e 10 a 14 anos (02). De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, apenas dez casos que evoluíram a óbito foram de vacinados contra Influenza. No que se refere ao tratamento com antiviral, 33 (29,2%) utilizaram o oseltamivir (Tamiflu). Verificou-se a presença de comorbidades e/ou condições de risco para agravamento da doença em 89 óbitos (69,9%).



Mais de 6 milhões de baianos ainda não completaram o esquema vacinal contra Covid

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou na terça-feira (1º) que 1,6 milhão de pessoas com mais de 12 anos ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no estado. Outros 1,7 milhão chegaram a procurar a primeira dose nos postos de saúde, mas não voltaram para a segunda. E, ainda, 2,9 milhões não foram buscar suas doses de reforço. No total, 6.297.376 pessoas com 12 anos ou mais não estão completamente protegidas contra a Covid-19. 



Em 24 horas, Brumado registra o segundo óbito por Covid-19; já são 199 mortes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Brumado registrou nesta terça-feira (1º) a segunda morte deste ano por Covid-19 nas últimas 24 horas. O total de óbitos chegou a 199 desde o início da pandemia. Já com relação ao número casos confirmados, até esta terça, a cidade registrou 10.623. Além disso, 02 pacientes stão internados por conta da doença e o número de casos ativos chega a 306. 10.118 já se recuperaram da Covid. 

Foto: Divulgação




Brumado: Mulher perde controle de carro, bate em árvore e derruba portão de residência no bairro do Hospital

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher perdeu o controle do carro que dirigia, bateu em uma árvore, e em seguida derrubou um portão de uma residência, no bairro do Hospital, em Brumado, na manhã desta terça-feira (1º). O acidente aconteceu por volta das 09h na Rua Manoel Fernando dos Santos. Por motivos ainda desconhecidos, uma enfermeira que dirigia o veículo, um Fiat Uno branco, seguia pela via, quando perdeu o controle do carro e colidiu contra uma árvore da rua, em seguida, atingiu o portão da residência do senhor Olegário Antônio, de 71 anos. Em entrevista ao site 97NEWS, ele afirmou que tomou um susto ao ouvir o barulho que veio da rua. "Todos os dias eu costumo sentar aqui pela manhã para bater um papo com os amigos, mas nessa manhã, eu resolvi fazer a barba, e demorei um pouco. Assim que ouve o barulho, eu vim pra frente da casa e via a moça imprensada dentro do carro", disse. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Antônio afirmou ainda que o resgate foi chamado e a vítima socorrida ao Hospital Municipal. "Ela ficou cerca de quarenta minutos presa ai [carro] entre o painel e o banco. O Samu teve que arrancar o painel pra ela sair. Mas ela saiu consciente e segundo o marido dela, ela está bem", diz. A vítima que é profissional de saúde, teve cortes no joelho foi encaminhada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Não há mais informações sobre o seu estado de saúde. Ainda conforme Olegário, a família enfermeira compareceu ao local e já providenciou os reparos no portão da residência e do seu carro, que estava na garagem. "Graças a Deus ela tá bem, e o resto são bens materiais que inclusive a família dela já veio aqui e providenciou tudo", ressaltou.

 



Infectologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da vacinação infantil contra a covid 19

Foto: Divulgação

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade autorizada pela ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária trouxe algumas dúvidas aos pais e também certo receio, visto que no início da pandemia não se tinha as crianças como público alvo da doença. Porém, com o surgimento da nova variante Ômicron e avanço da sua transmissão, que é bem maior que a outra variante, existe uma preocupação aumentada, principalmente com os indivíduos não vacinados, fato que torna as crianças abaixo de 12 anos alvo dessa e de possíveis novas variantes. O infectologista da Clínica Mais Vida, Dr. Augusto Nunes que participou de etapas dos estudos de desenvolvimento da vacina da Pfizer salienta que a vacina é muito segura e tem a mesma função de outras vacinas, que é proteger as crianças e mantêlos saudáveis. Explica que a vacina reduz a capacidade do vírus de se disseminar e produzir mais e mais variantes, podendo chegar ao estágio de produzir um número maior e mortalidade entre as crianças. A imunização também ajuda a proteger quem está em volta dos pequenos, como outras crianças que ainda não atingiram idade elegível para receber a primeira dose. Dr. Augusto Nunes observa que felizmente não há nada contra a vacina. 

No Brasil faleceram 2500 crianças estes dois anos de covid 19, porém esse quadro pode se agravar e terá maior risco de desenvolver a forma moderada a grave da Covid 19. Pontua que “não tomamos vacinas doentes, tomamos saudáveis para evitar adoecer, para reduzir a cadeia de transmissão das doenças entre nós e manter a vida entre nós mais saudável”. Continua esclarecendo que “Se esperarmos adoecer para vacinar aí sim estaríamos fazendo uma grande bobagem. Por isso vacinamos contra rubéola, caxumba, poliomielite, tétano, meningite, ainda quando crianças para que fiquem saudáveis. Essa é uma responsabilidade dos pais para com seus filhos. Os pesquisadores trabalham arduamente para poderem ofertar a toda população o que há de mais seguro e eficaz para proteção da saúde”. Portanto, não deixem de vacinar seus filhos. Foi realizada uma análise técnica rigorosa para autorizar a aplicação dos imunizantes em crianças dessa faixa etária, sendo ferramenta fundamental no controle da pandemia. A Clínica Mais Vida tem profissionais especializados para tratamento e cura. Agende a sua consulta pelos telefones: (77) 3441-4545 / (77) 9.9951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

CONTINUE LENDO


115 mil baianos aproveitam desconto e já quitaram IPVA 2022

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Faltando dez dias para o fim do prazo de pagamento do IPVA 2022 com 20% de desconto o número de baianos que aproveitaram a vantagem já é 35% maior do que os de 2021. Ao todo, 115,7 mil baianos já quitaram o imposto junto à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), que divulgou os dados. O desconto de 20% é oferecido pelo governo da Bahia, o dobro em relação aos 10% concedidos em 2021, vale para quem quitar o tributo de forma integral até 10 de fevereiro. Quem escolher deixar para fazer a quitação integral do IPVA na data da primeira cota do parcelamento também terá o dobro de desconto em comparação ao oferecido em anos anteriores. Neste caso, o abatimento passou de 5% para 10% em 2022. Este ano é possível ainda parcelar o imposto em cinco vezes a partir de março, enquanto nos exercícios anteriores o prazo era de três vezes. O pagamento do IPVA pode ser feito nas instituições credenciadas, que são o Banco do Brasil, o Bradesco e o Sicoob. É necessário informar o número do Renavam para ter acesso ao valor e fazer o pagamento. 



Brumado: Semáforo da Avenida João Paulo com a Rua Rio de Contas começa a ser instalado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã de segunda-feira, 31 de janeiro, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado deu início a instalação de um conjunto semafórico no cruzamento entre a Avenida João Paulo com a Rua Rio de Contas, próximo ao Fórum Leonor da Silva Abreu. Segundo o órgão, a sinalização se faz necessário, pois vários acidentes já foram registrados na localidade e a área possui um alto índice de conflitos com relação ao trânsito. Em entrevista ao site 97NEWS, Jansen Ricardo, coordenador de educação da SMTT, destacou a importância do equipamento na região. "É uma área conflitante, tem riscos de acidentes, e o semáforo é necessário. O projeto também contempla três faixas de pedestres em vários trechos da Avenida João Paulo", afirmou. Um levantamento realizado pela SMTT mostrou que a João Paulo está entre às vias com grande risco de acidentes. "Nosso mapeamento mostrou os números de acidentes em 2021, mas o que chama a atenção é que, esta via [Av. João Paulo] tem um grande potencial para acidentes graves, então por isso o nosso cuidado com a segurança nessa via e em outras que foram mapeadas", ressalta Ricardo. A sinalização semafórica entre a Rua Rio de Contas e a Av. João Paulo está prevista para entrar em funcionamento ainda nesta terça-feira (1º).

 



Brumado volta a registar óbito em decorrência da Covid-19; 198 perderam a vida por conta da doença

Foto: Divulgação

Após 151 dias, o município de Brumado volta a registrar morte em decorrência da Covid-19. De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta segunda-feira, 31 de janeiro, uma pessoa veio a óbito por conta da doença. A última morte havia sido confirmada no dia 02 de setembro do ano passado. No momento, a cidade registra 10.562 casos confirmados da doença. Entre os diagnósticos: 3 internações, 198 óbitos, 302 pacientes em tratamento e 10.062 recuperados. 



Câmara de Brumado abre nesta terça-feira com sessão solene os trabalhos no legislativo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Será realizada nesta terça-feira, 01 de fevereiro, uma sessão solene para a abertura dos trabalhos no legislativo de Brumado, referente ao ano de 2022. A sessão será realizada a partir das 19 horas.  Este será o segundo ano de mandato dos vereadores eleitos no pleito de 2020: Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (Lia Teixeira), Amarildo Bomfim Oliveira, Alberto Elizeu de Jesus (Beto Bonelly), Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Paulo Cesar de Souza Ferreira (Cesar Bar), Harley Souza Lopes, Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), João Vasconcelos, Renato Santos, Luiz Carlos Caires da Silva (Palito), Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), Rubens Araújo, José Santos Santinho e Tiago Amorim. A sessão pode ser acompanhada de forma presencial na casa legislativa e também pela Rádio Câmara 103.3 FM. 



Consumo de cerveja pode aumentar chance de contrair covid-19, diz estudo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um estudo feito pelo Hospital Shenzhen Kangning, na China, demonstrou que o consumo regular de vinho tinto pode proteger o organismo contra a infecção da Covid-19. Já pessoas que consomem cerveja e cidra, têm aproximadamente 28% mais chances de serem infectadas. Os cientistas analisaram cerca de 473 mil pessoas registradas no banco de dados britânico UK Biobank. Mais de 16 mil haviam testado positivo para o novo coronavírus. Foi observado que pessoas que bebem mais de cinco taças de vinho branco por semana tiveram o risco reduzido em 8%, já os que consumiam o tinto tiveram a redução de 17%. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a proteção está relacionada ao teor de polifenóis presente no vinho. Os cientistas concluíram que a substância pode inibir o efeito de vírus causadores de gripes e infecções respiratórias. Quando o assunto é cerveja e cidra independentemente da quantidade e frequência, existe um aumento de 28% de risco de infecção comparado as pessoas que não bebem. “O consumo de cerveja e cidra não é recomendado durante as epidemias. As orientações de saúde pública devem se concentrar na redução do risco de Covid-19, defendendo hábitos de vida saudáveis e políticas preferenciais entre os consumidores de cerveja e cidra”, afirmaram os cientistas.