ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2021"

Prefeito Eduardo Vasconcelos culpa RHI Magnesita pela não implantação do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após anúncio de que a cidade de Guanambi, a cerca de 130 Km de Brumado recebeu na última segunda-feira (1º), dois veículos de combate a incêndio e de resgate (veja aqui), no qual a administração municipal da cidade ainda anunciou a possível inauguração do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar (7º SGBM), nos próximos dias. A população de Brumado vem buscando um "paradigma" quanto à implantação de um Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia. Em setembro foi celebrado um "Termo de Convênio" para construção da unidade na Capital do Minério (veja aqui), no entanto, já se passaram 19 meses e as obras nem se quer começaram. Em fevereiro do ano passado, quando ainda secretário de administração, João Nolasco, relatou a reportagem do 97NEWS que um projeto havia sido desenvolvido, mas que aguardava a abertura da Licitação, na qual após o processo, também dependia de incentivos privados para que a unidade se mantenha no município (veja aqui). 

Termo de Convênio assinado em setembro de 2019 - Foto: Divulgação

De lá para cá, diversas reuniões com a Associação das Indústrias de Brumado e Microrregião (AIBRUM) foram realizadas, mas sem êxito. Em entrevista ao 97NEWS na manhã desta quarta-feira (3), o prefeito municipal, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) foi enfático e culpou a mineradora RHI Magnesita pela demora na implantação do Subgrupamento de Bombeiros na cidade. "Eu quero deixar claro o seguinte, o município buscou de todas as formas uma parceria com as empresas, mas encontramos um problema maior com a Magnesita. Essa empresa que não é mais aquela [Mãezita], isso não sobrou nada, a empresa que hoje está ai, não tem a menor visão de cidadania capaz de ser parceira da população de Brumado", disse o gestor. 

Local onde poderá ser implantado o Subgrupamento - Foto: Composição l 97NEWS

Segundo o prefeito, pelo fato da empresa se omitir diante do assunto, o município não vê opções para a implantação da unidade. "Nós não temos como bater na porta dos empresários menores pedindo para construir o Corpo de Bombeiros aqui, já que temos uma empresa de tão grande porte como a Magnesita. Pois esse Subgrupamento aqui seria de grande valia para as próprias mineradoras, porque as seguradoras quando vão fazer o seguro de qualquer empresa que seja, elas sempre questionam qual a distância que existe entre o Corpo de Bombeiros, em relação a empresa que está sendo segurada", afirma o gestor no qual ainda completou dizendo que: "geralmente quando esta distância é igual ou inferior a 30 Km, o seguro cai o valor. Como o Corpo de Bombeiro mais próximo está em Vitória da Conquista, à 130 Km de Brumado, o seguro é alto. Então, se essas empresas entendessem assim, e que colaborassem no sentido de que aqui em Brumado a gente tivesse uma unidade dos Bombeiros, o seguro delas próprias seriam menor", comentou Vasconcelos. Orçada em mais de R$ 1 milhão, o Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Brumado poderá ser construído na Rua Teotônio Souza Silva, fundos do Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, no bairro Novo Brumado.



Clínica Mais Vida passa a oferecer para Brumado e região especialista em cirurgia pediátrica

Foto: Divulgação

Quando os pequenos adoecem os pais sempre procuram ter acesso ao melhor tratamento para que obtenham diagnósticos precisos e os cuidados necessários para a cura. Na área da cirurgia pediátrica não é diferente, os cuidados são ainda mais necessários e a consulta deve ser com um profissional qualificado e experiente. Desta forma a Clínica Mais Vida sempre buscando ampliar as especialidades com a intenção de atender às necessidades de seus pacientes de Brumado e região firmou parceria com o especialista em cirurgia pediátrica, Dr. Danilo Rebello. Os cirurgiões pediátricos são qualificados, especializados e experientes no cuidado cirúrgico em todas as fases do desenvolvimento da infância, desde o estágio pré-natal até a adolescência. O especialista destaca que o cirurgião pediátrico consegue atuar em uma área bastante vasta, mas existem algumas muito frequentes como a fimose, as hérnias inguinais, hérnias umbilicais. As crianças não são adultas em miniatura, muitas vezes vimos falar dessa forma, mas é uma fisiologia muito própria, anatomia diferente do adulto, é preciso utilizar técnicas cirúrgicas adequadas a idade da criança. A preocupação principal do tratamento é cuidar da criança para uma avaliação precisa, se tem realmente necessidade da cirurgia, dando acompanhamento ao tratamento préoperatório, pós-operatório, abraçar a situação num todo. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Vacina de Oxford pode reduzir transmissão do coronavírus em 67%, aponta estudo

Foto: Reprodução

A vacina de Oxford pode reduzir a transmissão do novo coronavírus em 67%, aponta dados de um estudo preliminar divulgado na terça-feira (2). Esse é o mesmo estudo que concluiu que o imunizante, desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, teve eficácia de 76% com a aplicação de uma só dose do imunizante. Segundo o G1, a proteção começa três semanas após a aplicação e é mantida até 90 dias. A pesquisa também apontou uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, caso ela seja três meses após a primeira. Esse novo resultado é melhor do que o encontrado anteriormente, que apontava uma eficácia de 54,9% quando o reforço foi aplicado após um mês e meio. Os pesquisadores mediram o impacto na transmissão por meio de swabs (haste semelhante a um cotonete, que coleta amostras do nariz e da garganta), com testes feitos todas as semanas nos participantes para detectar sinais do novo coronavírus. Se ele não for detectado, mesmo que a pessoa esteja infectada, é um sinal de que o vírus não pode ser transmitido. A pesquisa, que ainda não foi revisada por pares, apontou uma redução de 67% nos testes positivos entre os vacinados. O estudo de pesquisadores da Universidade de Oxford é o primeiro a documentar evidências de que a vacina contra a Covid-19 pode reduzir a transmissão do vírus, e a descoberta ressalta a importância da vacinação em massa como um caminho para sair da pandemia, aponta o jornal "The New York Times".



Brumado: No dia do aniversário, garoto de três anos recebe presente de Policiais Militares

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Um garoto de 3 anos, da cidade de Brumado, comemorou o aniversário ao lado de policiais militares na manhã de terça-feira (02). Apaixonado pelo trabalho da polícia, Pedro ganhou uma bicicleta (veja o vídeo). Os profissionais fizeram uma surpresa para o garoto: chegaram em viaturas na frente da casa para prestigiá-lo. Segundo a família, Pedro que é filho de PM tem os militares como heróis e deseja seguir carreira quando for adulto. Sabendo disso, o Sd PM Hélio comprou a tão desejada bicicleta que o garoto gostaria de receber e pediu para que os companheiros da 34ª CIPM fizessem a entrega do presente ao menino, com direito ao som da sirene e giroflex da viatura policial, na porta de casa. O garoto ficou muito feliz com a surpresa e não escondeu a emoção em ver os policiais trazendo o tão esperado brinquedo. "Deixamos aqui os nossos votos de felicidades, saúde e paz ao pequeno Pedro e torcendo para que ele cresça cultivando sempre o respeito e o amor ao próximo. Feliz aniversário, Pedro", escreveu a 34ª CIPM em nota ao 97NEWS.



Vacina russa contra a Covid-19 tem 91,6% de eficácia, mostra estudo

Foto: Reprodução

Resultados preliminares publicados na terça-feira (2) na revista científica “The Lancet” mostram que a Sputnik V, vacina contra a Covid-19 produzida pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya, tem eficácia de 91,6% contra os sintomas leves do coronavírus. Já contra casos moderados e graves, a eficácia foi de 100%. Os resultados foram obtidos após análise de cerca de 20 mil participantes monitorados continuamente. A vacina também teve resultado positivo para idosos. Dois mil participantes maiores de 60 anos participaram das pesquisas e a eficácia para esta faixa etária foi de 91,8%. Além da Sputinik V, já tiveram os resultados publicados em revista científica as vacinas da Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Moderna. No final de semana, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que, caso a Anvisa aprove, a Sputinik V será comprada pelo governo brasileiro.



Apreensões de cocaína aumentaram 1.000% na Bahia em 2020, diz SSP-BA

Foto: Divulgação

A quantidade de cocaína apreendida na Bahia em 2020 cresceu 1.000% em comparação com o ano anterior. Os dados foram divulgados na terça-feira (2). Segundo a Secretaria da Segurança do Estado (SSP-BA), as ações policiais apreenderam quase sete toneladas em 2020 enquanto que em 2019 foram 600 quilos apreendidos da droga. Em relação à maconha, as apreensões e localizações em 2020 aumentaram 66,6%%. Foram 55 toneladas da erva em 2020, e 33 localizadas em2019. Os trabalhos foram executados também pelas policias Federal e Rodoviária Federal. Ainda segundo a SSP-BA, o trabalho investigativo contra o tráfico de drogas é desempenhado pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e os patrulhamentos preventivo e repressivo pelo Comando de Operações da PM.



Nas últimas 24h Bahia registra 40 óbitos por conta da Covid-19, casos seguem em crescimento no Estado

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) notificou 40 novos óbitos em decorrência da Covid-19 na Bahia na terça-feira (2), o maior número desde o dia 3 de outubro de 2020. Também foram registrados 3.536 novas contaminações pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com esses números, a Bahia chega agora a 592.770 casos confirmados e 10.176 mortes provocadas pela Covid-19 desde o início da pandemia, que teve sua primeira notificação no estado no dia 6 de março de 2020, em Feira de Santana. Por outro lado, a taxa de ocupação das UTIs reservadas para o tratamento de pacientes com Covid-19 voltou a cair, de 68% para 67%, atingindo o menor percentual desde o dia 29 de novembro de 2020. A situação mais preocupante segue sendo a da região sul do estado, que tem 92% de suas vagas de terapia intensiva ocupadas.

 



Brumado: PRF apreende 90 kg de cocaína escondidas em fundo falso e no assoalho do porta-malas de veículo

Foto: Divulgação l PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite de terça-feira (02), em Brumado, 87 tabletes de pasta base de cocaína, totalizando 90,9 kg na droga. O flagrante aconteceu na rodovia BR-030. O motorista do veículo foi preso. Segundo a PRF, o prejuízo para o crime organizado é de R$ 10 milhões. A equipe fiscalizava na altura do KM 360 da rodovia, quando deu ordem de parada a um veículo Lande Rover, com placas de Guarujá (SP).

Foto: Divulgação

Durante a abordagem, o condutor apresentou respostas vagas aos questionamentos realizados pelos policiais. Em razão da suspeita e das informações desencontradas, a equipe decidiu aprofundar a fiscalização no veículo e na vistoria localizaram a droga escondida em um fundo falso no assoalho do porta-malas. Dada às circunstâncias, o motorista de 52 anos foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Brumado, pelo crime previsto no art. 33 da Lei 11.343/2006 que tem pena prevista de 5 a 15 anos de prisão.



Vídeo de PM flagrado cantando em bar viraliza e incomoda corporação

Foto: Reprodução l Vídeo

O vídeo que mostra um soldado da Polícia Militar da Bahia identificado como Welington Ferreira, cantando em um bar e tendo breve interação com o público, viralizou e isso não teria agradado a parte da corporação. O episódio ocorreu na noite da última sexta feira, 29 de janeiro na região de Itapuã. Os PMs pararam para comprar e tomar água. Foi quando um fã reconheceu o soldado, que nas horas vagas costuma cantar, e pediu para ele executar o trecho de uma música. Ele atendeu ao pedido sob apoio dos colegas. O vídeo viralizou e, segundo informações o fato não foi bem aceito pelos membros de patente alta corporação. Em áudio enviado a grupos de policiais, o Welington explica que a música salvou sua vida e pede compreensão aos colegas. “Alguns irmãos podem não ter conhecimento, mas eu vou explicar. Tive problemas familiares há pouco mais de três anos, depois que fui baleado na área da 40. Nesse processo de recuperação tive problema com a família, minhas ex-mulheres. E por conta da bebida, eu tive um surto. Durante esse surto, fizeram covardia comigo, me colocaram dez dias em um sanatório dizendo que eu tinha problemas psicológicos, me encheram de remédios. Depois que o major Galdino asumiu, ele sempre me ajudou psicologicamente. Minha vida mudou, eu comecei a cantar, fazer terapia com a música. Deu certo, mudou minha vida. Então, eu queria que alguns irmãos soubessem que eu nunca quis me aparecer. A música foi fluindo positivamente em minha vida, me afastado de pensamentos negativos. Minha recuperação foi feita pela música, talvez a PM ainda não saiba disso, mas o que fizeram comigo me colocando dez dias dentro de um sanatório poderia ter destruído minha vida”. O soldado foi além e afirmou: “o que eles queriam, era que eu saísse de lá usando remédios controlados como muitos colegas PMs que às vezes não têm problema, mas precisam de um apoio. Se meu comandante na época não tivesse me acolhido, eu poderia estar doente ou até morto, tentado me suicidar. Eu queria que as pessoas repensassem isso. Eu não queria me aparecer, a música na minha vida me resgatou”. 



Brumado começa imunizar idosos contra a covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Brumado começou nesta terça-feira (2) a vacinação contra a Covid-19 em idosos com idade acima de 90 anos. Até o dia 04 de fevereiro, vão receber as doses pessoas entre 90 e 94 anos. A imunização está sendo feita no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), localizado no bairro Hospital. Conforme o cronograma, em cada dia desta primeira semana haverá uma idade específica até chegar os idosos acima de 94 anos, ou seja, hoje (02), serão vacinados aqueles com 94 anos; na quarta-feira (3), os que possuem 92 e 93 anos; na quinta-feira (4), os com 90 e 91 anos, e assim se seguirá nos outros dias. O idoso que for se vacinar precisa levar seu documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação. Em entrevista ao site 97NEWS, a técnica de enfermagem, Lucilene dos Santos Silva Dias, disse que é importante não só tomar a primeira dose, mas também retornar com vinte e oito dias para a segunda dose do imunizante. "Lembrando que não é porque a pessoa tomou a primeira dose que vai deixar os cuidados com a doença, pelo contrário, continua. Use sempre máscara, lavar as mãos ou álcool em gel e evitar aglomerações. Sair na rua só quando for necessário", disse Lucilene. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Neste local, as vacinas serão aplicadas das 08h às 11h30 e das 14h às 16h30, de segunda a sexta. Segundo ela, quem tem condições de locomoção, a vacina é aplicada dentro da escola, quando não há, eles usam a modalidade drive-in. "Todos vão ser vacinados dentro da faixa etária de idade", pontuou a técnica de enfermagem. De acordo com a profissional, a Secretaria Municipal de Saúde também vai realizar o processo de imunização aos pacientes acamados em casa. "Ninguém vai ficar sem vacinar, nós vamos fazer um [volante] e vai vacinar os idosos acamados em casa", afirmou.



Subgrupamento de Bombeiros de Guanambi recebe primeiros veículos

Foto: Divulgação

A cidade de Guanambi recebeu na última segunda-feira (1º), dois veículos de combate a incêndio e de resgate. Os veículos vão compor a frota do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar (7º SGBM), prestes a começar a funcionar no município. Os veículos são um caminhão ABT (Auto Bomba Tanque) e uma ambulância unidade resgate, equipada com um equipamento conhecido como desencarcerador, que permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou qualquer outro ambiente que, devido a sua estrutura metálica necessite ser cortado por equipamento específico. 

Foto: Divulgação

Segundo a Prefeitura de Guanambi, a inauguração do equipamento será feita nas próximas semana. A implantação do equipamento iniciou na gestão anterior e o seu funcionamento será feito através de convênio de parceria com o Governo do Estado.



PRF apreende sacos de carvão vegetal irregulares na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação l PRF

Mais de e 800 pacotes de carvão vegetal sem licença ambiental foram apreendidos nos municípios de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim e Andaraí, na Região da Chapada Diamantina, no último sábado (30).  As apreensões são resultado de ocorrências distintas, realizadas em parceria entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).  De acordo com a PRF, todo o material foi encontrado em estabelecimentos comerciais prontos para a venda, porém sem os documentos fiscais e licenças ambientais necessárias para comercialização do produto. Ainda de acordo com o órgão federal, em todos os casos foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e os responsáveis também se comprometeram a comparecer em audiência da Justiça Criminal para que possam responder por suas condutas, previstas na Lei de Crimes Ambientais. Os pacotes de carvão permanecerão retidos e ficarão à disposição dos órgãos ambientais.



Brumado gera cerca de 70 toneladas de lixo por dia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em Brumado, a coleta de lixo urbana chega a 70 mil quilos por dia, somando mais de 170 milhões de toneladas ao mês -- exceto os domingos que não são realizadas coletas --. Desse montante, uma pequena porcentagem é reciclável. Ao longo dos últimos vinte anos, a coleta aumentou num ritmo maior à décadas atrás. Os dados são da RB Serviços, empresa de limpeza pública da cidade. Comparando com outros municípios da região, Brumado é forte na geração de lixo. “Esse lixo que antes era queimado nos distritos, hoje é levado ao aterro controlado do município”, disse o empresário Rubens Barbosa. Os resíduos sólidos urbanos abrangem o lixo doméstico e a limpeza urbana -- coletados pela empresa. A tendência de crescimento na geração de resíduos urbanos deve ser mantida nos próximos anos. “As pessoas estão consumindo mais, e a cada dia gera mais lixo, o que resulta no resíduo”, avaliou Barbosa.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

 De acordo com o empresário, a grande problemática na coleta de lixo hoje em Brumado são os bares e restaurantes, que acabam colocando o lixo após o encerramento do expediente. "A coleta começa as 17h em Brumado, então, por volta das 19h e 20h a praça está toda limpa. O que a gente pede é a colaboração dos comerciantes em torno da praça para que não coloquem o lixo após o expediente durante a madrugada, guarde o lixo e coloque no dia seguinte no horário da coleta. Porque deixando durante a madrugada, os animais soltos rasgam as sacolas e fica aquela coisa ruim, uma praça suja", comentou Rubens. 



Atitudes de prevenção precisam ser priorizadas no combate ao câncer

Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (4), o Dia Mundial do Câncer vai alertar a população acerca da  necessidade diária de ações anticâncer, tanto por parte da população, como das autoridades governamentais e instituições de saúde. O cenário de pandemia de covid-19 representou um enorme retrocesso na prevenção, no diagnóstico precoce e nos tratamentos de câncer em curso, fato que já começou a repercutir no diagnóstico tardio e que tende a se manifestar através do aumento da mortalidade pela doença no futuro. A prevenção continua sendo a melhor arma no combate ao câncer. Não fumar e combater o tabagismo; evitar bebidas alcoólicas; manter uma alimentação saudável, com alimentos ricos em fibras naturais, carnes brancas, cereais, frutas e legumes; reduzir o consumo de carnes vermelhas ou processadas; manter o peso adequado; vacinar-se contra HPV e Hepatite B; manter a prática regular de atividades físicas; fazer a profilaxia contra agentes infecciosos como vírus e bactérias; proteger-se contra os raios solares e manter as consultas e exames de rotina em dia são algumas das atitudes que podem fazer a diferença na prevenção e no combate contra o câncer. “Hábitos saudáveis são a chave para a longevidade com qualidade de vida. Precisamos adotá-los urgentemente”, recomendou a oncologista presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Regional Bahia (SBOC-BA) e integrante do Grupo “Mulheres na Oncologia”, Renata Cangussu.

Números

Os 10 tipos de câncer mais comuns em 2020 foram responsáveis por mais de 60% dos casos de câncer recém-diagnosticados e mais de 70% das mortes pela doença. O câncer de mama feminino é o tipo mais comum em todo o mundo (11,7% do total de casos novos), seguido por câncer de pulmão (11,4%), câncer colorretal (10,0%), câncer de próstata (7,3%) e câncer de estômago (5,6%). Com medidas preventivas simples, é possível evitar ou reduzir as chances de surgimento desses tumores, até mesmo nas pessoas que apresentam predisposição hereditária. Diversos estudos apontam que a mortalidade por câncer nos próximos meses e anos deve aumentar consideravelmente devido às mudanças de rotinas das pessoas e dos serviços de saúde ocasionadas pela pandemia. Dados da Globocan 2020 estimam que a carga global de câncer tenha aumentado para 19,3 milhões de novos casos e 10 milhões de mortes em 2020. Quando projetadas para 2040, as estimativas sobem para cerca de 30 milhões de casos, um aumento de 47% em relação ao observado em 2020. “O impacto negativo da pandemia nos números mundiais relacionados à incidência e mortalidade por câncer ficará muito mais perceptível ainda no futuro, infelizmente”, declarou Renata Cangussu. Segundo o Globocan 2020, os países classificados como de baixo ou médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) terão os maiores aumentos de incidência de câncer até 2040, com 95% e 64% de acréscimo, respectivamente, a partir de 2020. O maior impacto proporcional é esperado na África, com mais 89,1% de novos casos, seguido da América Latina, com mais 65,6%, e Ásia, com mais 59,2%. A maior incidência nesses países reflete a mudança de hábitos de vida, com tendência à adoção de costumes comuns atualmente em países com IDH alto e muito alto: tabagismo, dieta não saudável, excesso de peso corporal e sedentarismo. “No Brasil, como nos demais países, o que podemos fazer para minimizar as consequências da pandemia é reforçar as medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer”, frisou a oncologista.

Câncer de pulmão 

Em termos de mortalidade, embora tenha havido redução em alguns países como os Estados Unidos, o câncer de pulmão continua na frente, com 18% do total de mortes por câncer, seguido por câncer colorretal (9,4%), câncer de fígado (8,3%), câncer de estômago (7,7%) e câncer de mama feminino (6,9%). A redução da mortalidade por câncer de pulmão deve-se, sobretudo, a ações de combate ao tabagismo realizadas em várias partes do mundo e aos avanços nos tratamentos.

Câncer de mama

Com 2,3 milhões de novos casos, um em cada oito cânceres em 2020 foi de mama. A doença está à frente, inclusive, do câncer de pulmão, em número de diagnósticos, e configura-se como a quinta causa de mortalidade por câncer, com 685 mil óbitos em 2020. Nas mulheres, a doença é responsável por um em cada quatro casos de câncer e um em cada seis mortes por câncer. Para esse tipo de tumor, além da prática atividade física, manutenção do peso corporal adequado, adoção de uma alimentação saudável e redução do consumo de bebidas alcoólicas, a amamentação também é um fator protetor.

Outros tumores

Em incidência, após o câncer de pulmão, nos homens aparecem o câncer de próstata e o colorretal. Já para a mortalidade, o câncer de fígado e o colorretal ocupam as posições seguintes. Entre as mulheres, o câncer de mama é o tipo mais frequente e a principal causa de morte por câncer, seguido por câncer colorretal e câncer de pulmão para incidência. No quesito mortalidade, estão o câncer de pulmão e o câncer colorretal. “As pessoas precisam entender que a prevenção possível deve ser feita no dia a dia. Atualmente, uma em cada cinco pessoas em todo o mundo desenvolve câncer durante sua vida; um em cada oito homens e uma em cada 11 mulheres morrem da doença. Cabe não só às autoridades o desenvolvimento de ações conjuntas para mudar esse cenário, mas também a cada pessoa a adoção de hábitos saudáveis de vida”, finalizou a oncologista clínica Renata Cangussu.

CONTINUE LENDO


Vitória da Conquista: Jovem de 22 anos é executada em via pública e criminoso filma ação

Foto: Reprodução

Uma jovem de 22 anos foi executada em via pública, em Vitória da Conquista, na tarde de sábado (30). O crime ocorreu próximo ao Hospital São Vicente. A vítima caminhava pela rua quando o criminoso chega a bordo de uma moto e dispara diversas vezes contra a mulher. Ela tenta fugir e cai ao lado de um carro, mas é atingida novamente na cabeça. Um comparsa do atirador filma a ação criminosa. A autoria e motivação do crime ainda não foram descobertas, mas o caso será investigado pela Polícia Civil. Um vídeo da câmera de segurança da rua também flagrou o ocorrido.



Brumado: Sesau divulga cronograma de vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima de 90 anos

Foto: Arquivo l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Brumado divulgou o calendário de vacinação contra o coronavírus para pessoas acima de 90 anos. Nesta terça-feira (02), vacinam idosos a partir de 94 anos. Na quarta-feira (03), idosos com 92 e 93 anos. Já na quinta-feira (04), entre 90 e 91 anos. A vacinação acontecerá no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), localizado no bairro Hospital, O horário será das 08h às 11h30 e das 14h às 16h30. A Sesau orienta à população que nãao esqueçam de levar o cartão de vacinação, documento de identidade e CPF  ou CNS. 



Livramento de Nossa Senhora: PM lotado na 46ª CIPM é encontrado morto dentro de casa

Foto: Reprodução l Rede Social

Na noite de segunda-feira (1º), um Policial Militar de 28 anos foi encontrado morto no quintal da residência em que residia, na Rua Gaspar Bertone, no Bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações do site L12, o corpo do Soldado PM João Ricardo Moreira Libório, lotado na 46ª CIPM, foi encontrado por volta das 22h30, com apoio das guarnições de serviço na cidade. Na corporação, Libório era considerado um polivalente, e sempre disposto a elevar o nome da corporação. Cuidava do marketing da Unidade e, além de missões operacionais, elaborava os vídeos institucionais da Companhia. Conforme a reportagem, o PM estava passando por problemas de ordem psicológica, que se agravou nos últimos dias. O corpo foi levado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado para necrópsia. O corpo será velado e sepultado em Vitória da Conquista.

 



Brumado: 245 pessoas estão em tratamento e dois hospitalizados por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (1º) de fevereiro, o município de Brumado registrou 4.415 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12.493 Entre os diagnósticos: 2 internações, 49 óbitos, 245 pacientes em tratamento e 4.121 recuperados. No momento, 46 ainda aguardam resultado laboratorial e 7.585 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Após vários registros de acidentes, SMTT deve instalar radares nas Avenidas João Paulo e Centenário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após constantes registros de acidentes de trânsito na Avenida João Paulo I, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT)  vai instalar equipamentos de controle de velocidade na via. Segundo o superintendente da SMTT, João Paulo, após insistentes campanhas do órgão pedindo os condutores da avenida respeitem o limite de velocidade, a solução será a implantação dos radares, que tem a capacidade de fotografar os motoristas que não respeitam os limites de velocidade. "Desde outubro do ano passado, moradores da avenida João Paulo nos procurou e fizemos uma visita [in-loco] e percebemos o alto índice de acidentes na via. Diante mão, nós intensificamos a quantidade de placas com o limite de velocidade, que é de 40 Km/h na via. Infelizmente condutores irresponsáveis não respeitavam. Outra medida, foi colocar agentes de trânsito na avenida, justamente para educar no trânsito, mas mesmo assim não conseguimos êxito", destacou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com o superintendente, a quantidade de acidentes foi o que determinou a realização de um projeto para a instalação de radares, tanto na Avenida João Paulo I, quanto na Avenida Centenário, outra via que registrou muitos acidentes em novembro de 2020. "Com base nos dados do SAMU 192, tivemos acesso à um relatório no qual mostra a quantidade de acidentes registrados naquela via, e isso fez com que possamos buscar o uso do radar no controle desses limites de velocidade", explicou João Paulo. Em Brumado, são comuns as reclamações com relação a transeuntes que tem dificuldades para atravessar as avenidas. O superintendente da SMTT também destacou a implantação de videomonitoramento nas principais artérias da cidade. "Esse videomonitoramento vai contribuir para a Polícia Militar, resgate do SAMU 192, porque da sala de monitoramento o profissional terá livre acesso ao enviar os profissionais ao local do acidente", comentou. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ultrapassar o limite de velocidade pode ser uma infração média, grave ou gravíssima. Vai depender a porcentagem que o motorista passou acima do limite permitido.



Fiocruz, Ministério e Anvisa investigam morte idoso após tomar vacina de Oxford

Foto: Divulgação

Foi aberta uma investigação conjunta entre Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o caso de um idoso de 83 anos que recebeu uma dose da vacina contra a Covid-19 da Oxford /AstraZeneca e faleceu. O caso será apurado por uma equipe do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Amazonas. O objetivo é identificar se há relação entre a morte e a aplicação da vacina. Até o fim da apuração, não é possível afirmar que a morte aconteceu em decorrência da aplicação do imunizante, destaca reportagem do Bahia Notícias. A Anvisa informou à reportagem que a investigação segue o protocolo de vigilância epidemiológica e sanitária de eventos adversos pós-vacinação. “A Anvisa acompanha e aguarda os resultados, que poderão apontar ou descartar a relação de causalidade entre a aplicação do imunizante e o evento em Manaus”, afirmou a agência. Ainda de acordo com a Anvisa, diante do cenário de pandemia enfrentado pelo país, foi determinada “toda a urgência possível” para a conclusão da investigação. Segundo a reportagem, o Ministério da Saúde confirmou no último sábado (30) que recebeu a comunicação da vigilância em saúde do Amazonas sobre a morte do idoso. A Fundação Oswaldo Cruz, responsável no Brasil pela fórmula Oxford/AstraZeneca, também afirmou ter sido avisada. A expectativa é que a conclusão preliminar do Crie seja divulgada em 7 dias. Em investigações deste tipo, vários fatores são analisados, entre eles, o histórico de saúde do paciente e as condições de conservação e aplicação da vacina. Também é coletado material biológico para exames. De acordo com informações repassadas por familiares, o idoso tinha pressão alta controlada e apresentava leves sintomas de gripe quando foi vacinado na última sexta (29). A morte aconteceu no dia seguinte à aplicação do imunizante.