ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2019"

Bahia registrou 453 mortes em estradas federais em 2018, diz PRF

Foto: 97News

Um balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), divulgado nesta segunda-feira (4), apontou 453 óbitos em estradas federais que cortam o estado em 2018. O número é 22,3% menor que o registrado em 2017, quando ocorreram 583 mortes. Segundo a PRF-BA, o número é o menor em 18 anos. O pico de vítimas fatais ocorreu em 2012, com 850 óbitos. Em relação ao número de acidentes, em 2018 foram 3.412, redução de 24,63% em relação a 2017, que anotou 4.527. No caso dos acidentes graves, foram 1.058 em 2018 contra 1.179 no ano anterior. O balanço também destacou as principais causas dos acidentes que foram: falta de atenção do condutor; velocidade incompatível; falta de atenção do pedestre; desobediência às normas de trânsito; ultrapassagem indevida e ingestão de álcool. O relatório ainda listou os principais tipos de acidentes que resultaram em óbitos: colisão frontal foi o que mais ocorreu (33,33%), seguido de atropelamento de pedestres (16,11%), saída de pista (12,80%), colisão transversal (8,61%) e colisão traseira (8,61%).



Brumado: Márcio Moreira descarta possibilidade de assumir chefia de gabinete no governo Eduardo Vasconcelos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O suplente de deputado estadual, Márcio Moreira (Patriota), descartou a possibilidade de assumir a chefia do gabinete do prefeito, Eduardo Vasconcelos (PSB). Logo após a saída do titular da pasta, Amarildo Bonfim, houve-se uma especulação nos bastidores para o empresário assumir o posto. No entanto, essa especulação foi desmentida pelo próprio Márcio na manhã desta segunda-feira (4). “Não existe essa probabilidade. A menor que seja”, garantiu Moreira. Ele foi enfático ao dizer que neste momento está se dedicando a sua vida profissional. 



Adolescente de Vitória da Conquista está desparecida e família procura por informações da jovem

Foto: Divulgação

Uma adolescente de 14 anos está desaparecida desde a madrugada da ultima sexta-feira (01). Segundo a mãe, Rosana Andrade, Lara Sindy Andrade Ferro teria saído de casa na madrugada de quinta-feira (31) na comunidade de Itaipú, zona rural de Conquista. A família registrou boletim de ocorrência relatando o sumiço da jovem na Delegacia. De acordo com a mãe da garota, desde o sumiço de Lara ela vem tentando contato com a jovem pelo celular, mas só dá caixa postal. Qualquer informação sobre o paradeiro de Lara pode ser repassada ao número da família (77) 99860-6649.



Brumado: Transporte escolar será vistoriado a partir desta semana, diz SMTT

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o início do ano letivo nesta segunda-feira (04) nas escolas da rede municipal de ensino em Brumado, havia uma preocupação dos pais, com relação ao transporte escolar do município. Tudo porque a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em entrevista em uma emissora local, relatou que a frota não tinha realizado a vistoria a tempo. Mas em contato com a redação do 97NEWS, o Superintendente de Trânsito, André Cardoso, informou que a vistoria será realizada simultaneamente com o início do ano letivo. “Como a frota é muito grande, não vai dar tempo realizar a vistoria de todos os ônibus ao mesmo tempo”, afirmou. Segundo ele, atualmente 80 ônibus fazem parte da frota escolar da prefeitura, os quais terão os itens de segurança e identificação inspecionados durante a vistoria. "Essas vistorias são realizadas semestralmente, garantindo assim a segurança dos alunos durante o ano letivo", destacou.



Semana começa com possibilidade de chuva em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os dias estão mais quentes em Brumado e Região Sudoeste. A temperatura em Brumado neste final de semana chegou aos 37ºC, o calor veio aliado com a baixa umidade do ar que chegou aos críticos 15%. Esta foi a temperatura mais alta registrada na cidade em 2019, segundo dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os institutos de meteorologia no entanto estão apontando probabilidade de chuva na região a partir de terça-feira (5), com maior chance a partir de quarta-feira (6). Caso as previsões se confirmem, o calor deve dar uma trégua e a umidade do ar deve melhorar. A previsão é de acumulado de quase 42 mm em Brumado. A estiagem já ameaça a zona rural, tanto que o município decretou alerta. Com as poucas chuvas regulares do final do ano passado, o solo já sofre as consequências da seca. Na região, produtores relatam perdas significativas nas plantações de melancia e outras culturas.



Brumado: Moradores cobram a continuação da obra de asfalto no distrito de Samambaia

Foto: Luciano Santos l 97News

Após a paralisação da obra de pavimentação que estava sendo realizada no distrito de Samambaia, em Brumado, moradores utilizaram a plenária da Câmara de Vereadores na última sexta-feira (01) para cobrar o retorno da obra. Eles dizem que após as eleições de 2018, os operários abandonaram o local, que estava em processo de iniciação. Em entrevista ao 97NEWS, Edilson Avelar, um dos líderes da comunidade denuncia o problema. Segundo ele, os operários pavimentaram a via, mas deixaram a região sem colocar a massa asfáltica. "Logo após as eleições, as obras foram abandonadas, e para piorar, as chuvas que caíram no último ano, levou todo o material já aplicado", destacou Avelar. 

Foto: 97News

O morador disse ainda que está preocupado, pois, segundo ele, o dinheiro da primeira etapa já foi pago. "A nossa comunidade permanece desacreditada sobre o andamento dessa obra. Pois são longos anos à espera desse asfalto e, agora está tudo abandonado", explica. Ainda de acordo com o líder, são cerca de 12km de estrada a ser pavimentada, um trecho chegou a ser iniciado, mas as chuvas destruíram tudo. "A terraplanagem foi feita, mas tudo foi destruído. E agora o que vai acontecer?". Lamenta Edilson.



Homem é preso ao usar tragédia de Brumadinho para aplicar golpes

Foto: Divulgação

Um homem que se passou por policial federal foi preso na última sexta-feira (1), após aplicar golpes em comerciantes que se dispuseram a ajudar as vítimas da tragédia da Vale. Cléber Gomes é do Paraná e já cumpriu pena por estelionato. Deixou a prisão há três meses. Cléber pedia doações a comerciantes, como chips e celulares que seriam usados, segundo ele, pela Polícia Federal em trabalho de campo na área devastada pelos rejeitos de minério da mina. Um dos golpes foi aplicado num shopping popular em Belo Horizonte. Um dos lojistas, contudo, desconfiou da atitude do homem e acionou a segurança do empreendimento, que, por sua vez, chamou a Polícia Militar. Cléber, que foi preso em flagrante com uma camisa semelhante a de agentes da Federal, confirmou ter ido a Brumadinho e se passado por policial.

 



BA-262: Uma mulher morreu e 13 pessoas ficaram feridas em acidente envolvendo carro de passeio e van na região de Conquista

Foto: Reprodução l Whatsapp l 97News

Um grave acidente foi registrado na manhã desta segunda-feira (04) na BA-262, região próximo a Vitória da Conquista. Segundo informações passadas ao 97NEWS, a colisão envolveu um carro de passeio e uma van, que estava com vários funcionários que trabalham no Hospital Professor Mahalhães Neto, e se deslocavam para Brumado. O acidente aconteceu próximo ao acesso para o povoado do Pradoso, trecho que liga as cidades de Conquista e Anagé. Uma mulher morreu no local e 13 pessoas ficaram feridas. Várias ambulâncias do Samu 192 foram encaminhadas ao local. As vítimas foram encaminhadas à hospitais de Vitória de Conquista. Os nomes das vítimas não foram divulgados. 

Foto: 97News


Encerramento da Jornada Pedagógica marca o início do ano letivo em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Na última sexta-feira (01), a Secretaria de Educação, promoveu o encerramento da Jornada Pedagógica 2019 no Clube Social de Brumado. A jornada desse ano contou com várias atividades, entre elas, a participação do renomado palestrante, Kiko Kislansky. Com a previsão de todas as escolas em 100% tempo integrais, a Secretária Municipal de Educação, Edinéia Ataíde, falou dos resultados positivos que as escolas de tempo integrais trazem para o aprendizado no Brasil. "Todos os nossos professores abraçaram a causa, e aderiram a metodologia de ensino aplicada. Nesse encerramento aqui hoje, o que agente espera do professor, é que ele volte com dedicação e muito carinho", disse a secretaria. Defensor do modelo de ensino, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), parabenizou sua equipe e agradeceu a participação de todos os profissionais da Educação que se fizeram presentes ao evento. "O encerramento da jornada marca a retomada da educação em Brumado, o professor ele sem dúvida é fundamental para o crescimento do índice na nossa educação, e para isso ele tem que começar bem. É para isso que as jornadas servem, para motivar, dar um "upgrade" na classe", comentou o prefeito. Ainda de acordo com Vasconcelos, as aulas nas escolas municipais serão totalmente integrais, com todas as escolas prontas para receberem os alunos. "Nós teremos dez horas com o tempo integral, as aulas começam as 07h e as atividades finalizam as 17h. Além disso, serão quatro refeições diária fechando o ciclo da escola", relatou Eduardo. Após o momento de descontração, na oportunidade, foi  oferecido um delicioso coquetel a todos.



Atenção motoristas, a Brumado Placas já fornece as novas placas padrão 'Mercosul'

Foto: 97NEWS

Como tem ocorrido nos últimos dias, o governo realizou o credenciamento para o exercício da atividade de “Empresa Estampadora de Placas de Identificação Veicular – EPIV” no padrão disposto na Resolução Mercosul. Em Brumado, a empresa Brumado Placas, vem comunicar aos proprietários de veículos automotores da cidade e região que abrangem à 18ª Ciretran, que já está apta a fornecer as novas placas padrão Mercosul. O novo padrão das placas Mercosul contem itens de segurança veicular através do "QR CODE", sendo rastreada desde a fabricação da placa até a entrega ao consumidor final. Com esse novo procedimento enquadrado pelo Contran/Denatran vai se combater as fraudes e clonagens de veículos em todo Brasil. Para os serviços de primeiro emplacamento, transferência de proprietário, mudança de município e alterações cadastrais é obrigatório a mudança, já no caso de renovação de licenciamento não é obrigatório, mas quem desejar fazer a substituição, o Detran disponibilizará o serviço. A Brumado Placas funciona das 08h às 18h, e está situada na Rua Crescêncio da Silva Porto, Nº 05, bairro  Santa Tereza em Brumado (Próximo a  18ª Ciretran). Telefones (77) 9.9832-9269 / 9.8157-7569 (Whatsapp). Informações no e-mail: [email protected].



Brumadinho: Corpos são encontrados pelo Ibama a 17km da barragem, no Rio Paraopeba

Foto: Divulgação l Corpo de Bombeiros

Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) localizaram três corpos de vítimas do rompimento da barragem da Vale durante expedição no Rio Paraopeba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dois corpos foram localizados no sábado (2) e um na última quinta-feira (31). Equipes da Polícia militar de Meio Ambiente com agentes do Ibama estão no Rio Paraobepa fazendo vistorias de barco para produzir um laudo técnico sobre o impacto na fauna e na ora causado pelo rejeito de minério que atingiu o leito após o rompimento da barragem I da mina do Córrego do Feijão. Após a localização dos corpos, o Ibama acionou o Corpo de Bombeiros para fazer o resgate. De acordo com o major Rafael Consedei, dos Bombeiros, podem haver muitos corpos ao longo do Paraopeba, presos em vegetação às margens do Rio. Até este domingo (3), 121 mortes haviam sido conrmadas, destas, 107 corpos identicados; 226 pessoas ainda estavam desaparecidas; e 395 localizadas. 



Brumado: Polícia age rápido e intercepta entrada de cachaça, drogas e celulares na carceragem da 20ª Coorpin

Foto: 97NEWS

A polícia apreendeu no fim da última semana uma pequena quantidade de drogas, cachaça e celulares, durante a vistoria no pátio da Delegacia em Brumado. Segundo informou a polícia, o material apreendido foi lançado por criminosos do lado de fora para o teto da área de sol. Os agentes receberam denúncias anônimas e foram até o teto da carceragem e apreenderam a sacola com o material. Essa foi a segunda apreensão durante a semana, já que na última terça-feira (29), 400g de maconha foi apreendida na unidade prisional. Nas duas ações, nenhum suspeito foi preso.



Presidente da APLB-Sindicato é exonerado de conselho do governo

Foto: Luciano Santos l 97News

Presidente da APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, Rui Oliveira foi exonerado do Conselho Fiscal da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (2). Rui Oliveira, que é filiado ao PCdoB, disse que a saída do cargo foi uma decisão pessoal. “Eu não estava mais com vontade de ficar. Não tenho tempo”, alegou.



Roubos a bancos têm queda de 74% na Bahia nos últimos cinco anos

Foto: Conteúdo l 97News

O número de roubos a bancos teve queda de 74% entre 2014 e 2018, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). De acordo com o órgão, o estado saiu de 276 ocorrências, média de 23 casos por mês, para 66 assaltos, totalizando cinco a cada 30 dias. Nesta última semana, duas quadrilhas especializadas em roubos a bancos foram desarticuladas em Salvador e Almadina. No total, sete suspeitos foram presos e apreendidos explosivos, fuzil, pistolas, coletes balísticos, munições e veículos. Três morreram em confrontos. "É inegável o empenho das forças de segurança nas reduções seguidas. Precisamos valorizar o trabalho de cada policial em ações de inteligência que duram meses e também nos momentos em que  é preciso usar a força", afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.



Justiça mantém presos engenheiros que atestaram segurança de barragem da Vale

Foto: Divulgação

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), Pedro Vergara, manteve presos os dois engenheiros da empresa TÜV SÜD, que atestou a segurança da barragem que rompeu em Brumadinho, Minas Gerais. André Yassuda e Makoto Mamba foram presos no dia 29 de janeiro, junto com três funcionários da Vale, que também tiveram os habeas corpus negados, pelo desembargador Marcílio Eustáquio Santos. Segundo o G1, as três decisões citam que os funcionários são investigados por suposta prática de crimes ambientais, homicídios qualificados e falsidade ideológica.



Bolsonaro apresenta náusea e vômito e passa a se alimentar através de sonda

Foto: Divulgação

Após passar mal com náusea e vômito, o presidente da República, Jair Bolsonaro, passou a se alimentar via sonda nasogástrica. Os sintomas foram sentidos na tarde deste sábado (2). As informações constam no boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo os médicos do presidente, Bolsonaro não teve febre e não está sentindo dor. Os exames laboratoriais feitos no presidente indicaram normalidade. A orientação médica é que as visitam permaneçam restritas, apenas a esposa Michelle Bolsonaro e o filho Carlos Bolsonaro acompanham o presidente.



Brumado: Morre uma das vítimas baleada na noite de sábado (2) no bairro Dr. Juracy

Foto: Luciano Santos l 97News

Morreu na madrugada deste domingo (03) um jovem de 22 anos, que havia sido baleado durante dupla tentativa de homicídio, na Rua Ruy Barbosa no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. O crime foi registrado na noite de sábado (2). O jovem foi identificado como Flávio Porto Santos, 22 anos. De acordo com informações, Flávio chegou a passar por uma cirurgia no centro cirúrgico do Hospital Professor Magalhães Neto, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito após perder massa encefálica. Flávio e outro jovem identificado como Matheus foram baleados quando caminhavam pela via. Segundo populares, homenes a bordo de um veículo efetuaram vários disparos nas vítimas. Matheus segue em observação da unidade hospitalar. Não iformações sobre o seu estado de saúde. O crime está sendo investigado pela polícia civil. 



Aposta única acerta as seis dezenas e leva R$ 24,6 milhões na Mega-Sena

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma única aposta do Rio de Janeiro levou o prêmio de R$ 24.666.686,76 do concurso 2.121 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (2) em Guaraciaba (SC). As dezenas sorteadas foram: 08 - 10 - 17 - 29 - 37 - 40. A quina teve 82 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 31.988,03. A quadra teve 5.493 apostas vencedoras; cada uma receberá R$ 682,17. O próximo concurso (2.122) será na quarta-feira(6). O prêmio é estimado em R$ 3 milhões.



Brumado: Incêndio em distribuidora no bairro São Felix mostra a necessidade urgente de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município

As chamas se espalharam rapidamente e atingiram todo o prédio - Foto: Whatsapp l 97News

Após mais um incêndio acontecer em Brumado, acendeu-se mais um alerta sobre a necessidade da vinda de um grupamento do Corpo de Bombeiros para o município. Na madrugada do último sábado (2), um incêndio atingiu um prédio onde funciona uma distribuidora de bebidas, localizada na Rua Pedro II, no bairro São Felix. O fogo se alastrou e atingiu toda área do imóvel. As chamas foram tão intensas, que o veículo da distribuidora que estava estacionado na frente da distribuidora, também foi atingido. O proprietário, e mais duas pessoas que moram no andar de cima, tiveram que sair as pressas do local. Ninguém ficou ferido. Esse foi mais um estopim que gerou várias especulações em Brumado. Quando é que vamos ter uma unidade do Corpo de Bombeiros? No ano passado, o assunto foi levado em pauta mais uma vez pelas autoridades municipais do município, tanto que o coronel do Corpo de Bombeiros da Bahia, Francisco Teles de Macedo, afirmou que o projeto está em andamento. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Em entrevista ao 97NEWS, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), relatou que ainda este mês terá uma audiência com o Major Valdir do Corpo de Bombeiros da cidade de Vitória da Conquista para que o projeto da unidade de combate à incêndios, saia do papel. "Já temos o terreno, e ainda neste mês estarei em Conquista para finalizarmos este projeto e dar início as obras no terreno que já foi doado pelo município para a construção desse importante equipamento de combate a incêndio, que vai servir não só a Brumado, mas, como toda região", disse Vasconcelos. O prefeito ainda adiantou que, a Associação das Industrias de Brumado e Micro-Região (Aibrum), será a responsável pela construção do grupamento em Brumado. Inclusive, a associação tem como membro a empresa RHI Magnesita, que também será uma das beneficiadas. 



Tentativa de duplo homicídio é registrado no início da noite deste sábado (02) em Brumado

Foto: Whatsapp l 97News

Apesar dos esforços e do grande trabalho realizado pela Polícia em Brumado, a criminalidade continua evoluindo e se tornando um grande desafio para as autoridades. Neste contexto os crimes contra a vida, que são considerados o parâmetro para medir a taxa da violência, continuam ocorrendo no município. Segundo as primeiras informações passadas à redação do 97News, uma dupla tentativa de homicídio ocorreu por volta das 07h40m no cruzamento entre as ruas Rui Barbosa e Nazaré, que fica próximo à linha férrea entre os bairros Dr. Juracy e Rodoviário. Ainda segundo as informações, elementos chegaram num veículo e efetuaram 5 disparos, sendo 3 contra um jovem, natural de Contendas, que já teria atuado na seleção brumadense de futebol e mais 2 contra o seu amigo que estava com ele. Os dois, que foram identificados até o momento como Flávio e Mateus, sendo um deles levado em um carro particular para o hospital, e ou outro recebeu o atendimento da equipe do SAMU 192, sendo rapidamente encaminhando para o Hospital Magalhães Neto. Um deles estaria em estado mais grave e deve ser internado na UTI, mas estava consciente e não correira risco de morte. Um grande número de populares se aglomerou no local. A Polícia Civil já iniciou as investigações, mas, até o momento, não se tem conhecimento sobre as motivações do crime. Em breve novas informações.