ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2018"

Jovem que encontrou dinheiro e celular fala emocionado 'foi Deus que devolveu, não fui eu não’

O jovem Thiago Lobo deu uma demonstração de honestidade que foi muito elogiada (Foto: Reprodução Facebook)

Uma ação que teria que ser normal, mas que, nos dias de hoje, acabou se tornando uma notícia, a qual teve uma forte repercussão e um final feliz, tendo como mote a honestidade. O fato em questão que aconteceu na terça-feira (13) teve como protagonista o jovem mecânico Thiago Lobo, que achou um celular novinho e a quantia de R$ 150,00 e, em seguida, postou nas redes sociais comunicando ao proprietário. Após a divulgação da notícia pelo 97NEWS, o fato se avolumou e, rapidamente, o proprietário foi buscar o dinheiro e o celular e aproveitou para agradecer ao jovem. Pouco tempo depois, Thiago foi ao mercado e se deparou com uma cena que o deixou ainda mais emocionado, onde, o homem estava comprando uma grande quantidade de leite para o seu filho. “Aquilo me emocionou tanto que eu vi que, não foi eu que achei e devolvi as coisas, mas foi Deus”. Ele ainda citou à nossa reportagem que “eu fui vitima recentemente de um assalto, onde foi levada a minha moto, mas tive que a recuperar mediante um pagamento de resgate. Sei que hoje o mundo está cada vez pior nesse sentido, mas temos que dar o exemplo e mostrar que ainda existe saída para essa crise moral que vive a nossa sociedade”.  



Simões Filho: Homem é morto durante 'live' no Facebook

(Foto: Reprodução)

Homens encapuzados invadiram um apartamento e mataram um homem na frente da esposa e da filha em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O caso aconteceu dentro de um conjunto do ‘Minha Casa Minha Vida’ na madrugada desta quinta-feira (15). O crime foi presenciado pela esposa e a filha da vítima, de apenas seis anos de idade. De acordo com informações da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Israel Carlos Silva Cruz, 27 anos, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo dentro de sua residencia localizada no bloco 18, apartamento 401, no Conjunto Residencial Palmeiras, no Bairro Vida Nova. Conforme relatos de testemunhas, os atiradores invadiram o condomínio onde a família morava e foram direto ao apartamento de Israel.



‘Não estou aqui para importunar prefeito, mas, sim, defender os interesses da população’, afirma o vereador Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro mostrou firmeza em suas convicções oposicionistas (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Conhecido pela sua combatividade e, hoje, ser o maior representante da oposição brumadense, o vereador Zé Ribeiro (PT), fez um pronunciamento contundente na sessão do Legislativo desta sexta-feira (16). Fazendo questão de esclarecer que exerce uma oposição consciente, racional e criteriosa, Zé Ribeiro disparou que “eu não estou aqui para importunar o prefeito, quem pensa dessa forma está muito enganado. Estou aqui para defender os interesses da nossa população, pois fui eleito para isso. Fazemos oposição sim, mas com muita responsabilidade”. Dando continuidade à sua argumentação, ele explanou que “quando cobramos aqui ações mais robustas da atual gestão municipal na área da cultura, sabemos o que estamos falando, pois aprovamos o orçamento anual, no qual estão inclusas as verbas para o setor cultural, que todos sabem que deixa a desejar. A prova todos viram aí agora, um desejo popular tremendo pela realização do carnaval, tanto que fizeram trio em carroças pelas ruas da cidade, mas, isso não foi compreendido pela administração que não apoiou nem eventos paralelos, ou seja, existe mesmo uma grande lacuna na área cultural de nossa cidade”. O vereador fez também questão de mencionar que “outra situação preocupante é o estado precários das estradas vicinais e de algumas vias de nosso município, que estão totalmente intransitáveis, nós cobramos os reparos urgentes, porque estamos refletindo os apelos das comunidades que chegam até o nosso gabinete”. E finalizou declarando que “temos feito sistemáticas cobranças pela melhoria da saúde pública, da educação, de avanços na infraestrutura, e, temos a certeza que isso é para contribuir com a administração, pois vivemos numa democracia, na qual o papel da oposição é fundamental. Então, continuaremos a exercer o nosso papel em defesa dos interesses dos brumadenses, mesmo que isso tenha uma interpretação equivocada por parte de algumas lideranças políticas ligadas à gestão”.



Jequié: Desmontada quadrilha especializada no roubo de motocicletas

Foto: Divulgação l SSP/BA

Uma quadrilha especializada em roubos de motocicletas, na cidade de Jequié, foi desarticulada, na tarde de quinta-feira (15), por equipes do 19° Batalhão de Polícia Militar (BPM). Cinco criminosos foram capturados e com eles recuperados três veículos, além de armas de fogo e drogas. A prisão do quinteto se iniciou durante patrulha, no centro da cidade. Os militares avistaram Moisés Alef Miranda Campos, suspeito de praticar um homicídio, no último domingo (11 de fevereiro). Com ele foi recuperada uma moto, modelo CG, com restrição de roubo. Em depoimento preliminar ele indicou onde estariam outras motos e seus comparsas. As equipes seguiram em diligências e localizaram, nos bairros Residencial Campo Belo, Mandacarú e KM 04 mais dois veículos, ambos modelo Bros, da marca Honda, dois revólveres calibre 38, munições de calibre 9mm (uso restrito), 14 pedras de crack e porções de maconha. Nos locais foram presos em flagrante Andrei Medrado Souza, o 'Corre Nu', Carlos Eduardo Oliveira Chaves, Antônio Farias Silva Filho e Rafaela dos Santos Costa. 



Carnaval no interior: Violência diminui; mas apreensão de drogas aumenta

Foto: Conteúdo l 97News

Os casos de violência diminuíram nas 35 cidades que tiveram festas de Carnaval no estado, com nenhum homicídio relacionado aos festejos. De acordo com o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Flávio Góis, ao todo foram 27 pessoas autuadas em flagrante por tráfico de drogas, furto, uso de dinheiro falso, porte ilegal de arma de fogo, e ainda por crimes previstos na Lei Maria da Penha. “O índice de apreensões de drogas também aumentou. Registramos um incremento de 454% no número de apreensão de maconha e de 382% de cocaína”, apontou Góis. Também foi registrado aumento do número de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), que forma de 30 no ano passado, para 50 neste ano, uma elevação de 67%. Os dados são relativos às cidade de Alcobaça, Amargosa, Angical, Arraial D’ajuda, Barra do Mendes, Belmonte, Barreiras, Brejolândia, Brotas de Macaúbas/ Gamboa do Morro, Bom Jesus da Lapa, Cairu, Canavieiras, Candido Sales, Caraíbas, Caravelas, Conde e Correntina Entre Rios, Formosa do Rio Preto, Ilhéus, Itabuna e Itacaré, Itiuba, Jaguabipe, Jandaíra, Jiquiriça, Juazeiro, Lapão, Maragojipe, Maraú, Mucuri, Nova Viçosa, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Porto Seguro, Prado, Rio de Contas, Rodelas, Santa Cruz de Cabrália, Santa Maria da Vitória, Tanquinho, Várzea do Poço e Xique- Xique.



Fique sabendo: Artigo revela que um chefe ruim pode adoecer os funcionários

Foto: Reprodução

O médico, escritor e influencer Travis Bradberry publicou um artigo que aponta que um chefe ruim pode fazer tão mal para a saúde dos funcionários quanto fumar passivamente. E o pior, quanto mais tempo uma pessoa passar trabalhando para alguém que a deixa infeliz, maiores serão os danos para sua saúde mental e física. Dados da Associação de Psicologia dos Estados Unidos, publicados no artigo da revista Quartz revelam que 75% dos trabalhadores americanos consideram seus chefes a maior razão de estresse no trabalho. Contudo, 59% dessas pessoas não largariam o emprego, mesmo infelizes. Os dados mostram que as pessoas arrumam uma maneira de se conformar com seus empregos, e isso faz com que a decisão de pedir demissão e sair em busca por um ambiente de trabalho mais saudável seja ainda mais postergada. Em muitos casos, os problemas com os superiores podem ser meramente caso de afinidade. Existem, contudo, muitos chefes realmente ruins por aí. Mas como saber em qual situação você se encaixa? Chefes ruins são geralmente verbalmente agressivos, narcisistas e podem até se tornar violentos. Claro que não é fácil para ninguém largar o emprego e começar tudo de novo, mas a motivação para trabalhar de quem se encontra em uma situação dessas desaparece totalmente. Existem, contudo, algumas dicas para sobreviver essa fase de crise profissional. Por exemplo: Faça uma lista de tarefas e objetivos para o seu dia de trabalho; Cada vez que completar algum item da lista, risque-os da lista; A sensação de ter conseguido realizar alguma coisa, mesmo em um ambiente hostil, vai te ajudar a seguir em frente; Desligue-se nos finais de semana; Não cheque emails, nem mensagens do trabalho e por último, passe um tempo sem pensar no trabalho, isso pode te ajudar a recarregar as baterias.



Governo decide fazer intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro

Foto: Reprodução l TV Globo

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, está, neste momento, voltando a Brasília para se reunir novamente com o presidente Michel temer e ministros para definir os detalhes desse descreto que será publicado ainda hoje (16), o decreto de intervenção na segurança pública do estado. A expectativa é que seja feito, ao meio-dia, um anúncio à imprensa sobre a intervenção. De acordo com a Constituição, após a publicação do decreto, o Congresso Nacional deve ser convocado para apreciar o documento. Segundo o governo fluminense, depois de vencida a etapa de publicação e análise da intervenção, o plano será colocado em prática, e as Forças Armadas vão chegar ao Rio para asusmir a responsablidade do comando das polícias Civil e Militar. O governo federal também avaliou que essa é a solução encontrada diante da solução a que o Rio chegou. A onda de violência atinge moradores e turistas. Durante o carnaval, foram registrados assaltos, arrastões e tiroteios.



Brumado: Coordenação de enfermagem do SAMU 192 relata que o índice de trotes diminuiu mas ainda preocupa

A quantidade de trotes que a central do SAMU 192 em Brumado recebe ainda preocupa (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Apesar de todos os esforços, como também da realização de campanhas sistemáticas de conscientização sobre os malefícios dos trotes feitos à Central do SAMU 192 em Brumado, os números desse tipo de ação reprovável ainda é grande. Segundo o coordenador de enfermagem da central de regulação do referido órgão, o enfermeiro Luiz Carlos Russo, que foi ouvido pelo 97NEWS, “a situação ainda preocupa, mas alguns avanços importantes aconteceram”. Segundo ele “os critérios de identificação feitos pela nossa equipe vêm dando ótimos resultados e isso melhora a qualidade de nosso trabalho. É bom sempre lembrar que os trotes acabam causando brechas no atendimento, então, esperamos que cada vez mais a conscientização seja plena sobre isso”. Ele fez questão também de destacar que “o SAMU 192 tem como meta de trabalho o atendimento à urgências e emergências como tiros, facadas, infartos, acidentes, crises convulsivas. As vezes as pessoas ligam para pedir a remoção dos pacientes por uma febre por exemplo, os quais podem ser removidos sem necessidade de nossas ambulâncias”. No final ele informou que “iremos desenvolver um novo planejamento para ampliar ainda mais essas questões, com realização de palestras em escolas, empresas e outras instituições”. 



Brumadense: Em clima de otimismo, ‘Fezinho’ é anunciado novo técnico da seleção

A reunião aconteceu em clima de muito otimismo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Dando continuidade ao seu planejamento de transformação do Futebol de Campo em Brumado, a SEMEC, por meio da secretária Ednéia Ataíde, juntamente com membros da sua equipe, realizou, na noite desta quinta-feira (15), no auditório da prefeitura municipal, a cerimônia de entrega dos uniformes para as equipes que irão disputar o Campeonato Brumadense de Futebol 2018. Na oportunidade também foi apresentado o novo técnico da Seleção de Brumado, “Fezinho”, que foi escolhido pela sua experiência e pelo seu comprometimento. Falando ao 97NEWS, ele relatou que “fico muito grato pelo voto de confiança que o prefeito Eduardo e toda a sua equipe depositou em minha pessoa. Recebi carta branca para desenvolver o trabalho e vou dar o meu melhor, disso podem ter certeza” e continuou dizendo que “eu já fui técnico da seleção, mas, na época, faltou apoio, mas, agora estou bem confiante para colocar Brumado no lugar que merece no cenário estadual".

O novo técnico da Seleção Brumadense de Futebol, 'Fezinho' (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

E continuou falando que "vamos elaborar um planejamento muito positivo para a Copa do Minério ou Intermunicipal 2018, para fazermos bonito e orgulhar a nossa apaixonada torcida”. Questionado sobre a atual situação da Liga Brumadense de Futebol, ele se restringiu a citar que “realmente a Liga está passando por um desgaste natural e se faz necessária uma mudança”. O vice-prefeito Édio Pereira também destacou que “estamos na reta final para o Brumadense de Futebol 2018, com um estádio em ótimas condições. A nova gestão está tendo total transparência e as mudanças que feitas foram necessárias, como a restrição dos jogadores de fora e a divisão da renda. Acredito muito no trabalho de Fezinho e estamos muito otimistas”.

O prefeito Eduardo Vasconcelos, o vice Édio Pereira e a secretária de Educação, Ednéia Ataíde, unidos no projeto de transformação do esporte local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

No final o prefeito Eduardo Vasconcelos destacou que “a política de como lidar com o esporte, é uma proposta de governo, não tem vínculos pessoais e sim de encontro ao interesse público. Nosso governo sempre investiu no esporte, prova é o Ginásio Antônio Imbassahy, onde gastamos mais de 50% na realização da reforma. Hoje quase todas as quadras das escolas estão cobertas, então o trabalho vem sendo feito”. O gestor fez questão de exaltar o trabalho do vice-prefeito Édio Pereira ao citar que “agora, com a participação de Édio, que tem uma larga experiência na área esportiva, vamos melhorar ainda mais, por isso a confiança e o otimismo são a nova referência para o setor”. 



Inusitado: Mulher queima vestido de noiva para comemorar divórcio

Foto: Reprodução

Moradora do Texas, nos Estados Unidos, comemorou de forma inusitada o divórcio, e pôs fogo no vestido que utilizou no casamento. Briana Barksdale, 34 anos, se separou no final de janeiro, após quatro anos de casamento. De acordo com publicação nas redes sociais, a moça declarou que precisava vender alguns eletrodomésticos para bancar a separação e, por conta disso, buscou atrativo para que as pessoas participassem. Foi aí que Briana postou no Facebook a venda dos produtos e a queima do vestido como momento especial. De acordo com a publicação, a estratégia da moça deu certo, ela conseguiu vender quase tudo em menos de 5 minutos.



Classificado: Vitória vence Corumbaense e se classifica para terceira fase da Copa do Brasil

Foto: Reprodução SporTV

O Vitória se redimiu da sua primeira derrota na temporada de 2018. O Leão ganhou da equipe do Corumbaense-MS por 3 a 0, em partida que aconteceu nesta quinta-feira (15), no estádio do Barradão, em Salvador, pela segunda fase da Copa do Brasil. Os gols do Rubro Negro foram marcados por Yago, André Lima e Jonatas Belusso. As duas equipes não tiveram grandes chances e fizeram uma partida mais de estudo.  A segunda etapa começou com o Leão se impondo mais uma vez dentro do Barradão. O próximo jogo do Leão vai ser pelo Campeonato Baiano. O time vai encarar o rival Bahia pela sétima rodada da competição estadual. A partida acontece no estádio do Barradão, em Salvador, no próximo domingo (18), às 16h (Horário da Bahia).



Itapetinga: Polícia prende trio que roubou banco 72 horas depois do crime

Foram apreendidos duas espingardas, com 29 munições, um revólver calibre 38, 51 munições para calibre ponto 40 e nove máscaras de palhaço (Foto: Ascom Polícia Civil)

Três assaltantes de banco foram presos, nesta quinta-feira (15), 72 horas após o crime, por equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Itapetiinga. Os criminosos, que estavam em uma fazenda, na zona rural daquele município, foram responsáveis pela explosão de duas agências bancárias no distrito de Macarani, no último dia 12. Foram apreendidos com Bismark Silva Rocha, Joilson Belmiro dos Santos e Rogério Oliveira Gomes, duas espingardas calibre 12, com 29 munições, uma carabina calibre 38, um revólver calibre 38, com seis munições, 51 munições para calibre ponto 40, nove máscaras de palhaço, nove espoletas de explosivos, um colete antibalístico e uma pequena porção de maconha. Também foi aprendido R$16,2 mil, em espécie, além de um veículo, modelo Fiat Uno, que foi utilizado por Rogério para levantar a rota de fuga. Ele também ofereceu abrigo ao grupo, na fazenda. Joilson foi o responsável por cooptar os comparsas, enquanto Bismark era o informante da quadrilha sobre a rotina da cidade. Os demais integrantes do bando já foram identificados e estão sendo procurados.



Riachão das Neves: Grupo que abriu túmulo de Rosângela responderá por 'violação funerária'

(Fotos: Reprodução)

As pessoas que abriram o túmulo de uma mulher mais de 10 dias após o sepultamento, por acreditarem que ela tinha sido enterrada viva, devem responder por violação de urna funerária, crime que está previsto no artigo 210 do Código Penal, com pena de reclusão de um a três anos. O caso ocorreu no município de Riachão das Neves, no oeste do estado. A informação foi passada na manhã desta quinta-feira (15) pelo delegado Antistenes Benvindo, que atua como plantonista regional da delegacia de Barreiras, também no oeste do estado, e que fez o registro do caso. Ele diz que as investigações preliminares apontam que a situação relatada pelos familiares não se sustenta em nenhum indício plausível. O delegado da cidade de Riachão das Neves, Arnaldo Alves, que assumiu a apuração do caso após registro inicial da delegacia de Barreiras, também contou à reportagem que as informações que levaram familiares a violarem o túmulo não passaram de “boatos”. Rosângela Almeida dos Santos, de 37 anos, estava internada no Hospital do Oeste, em Barreiras, com um quadro de infecção respiratória. No dia 28 de janeiro, ela teve o falecimento atestado pela unidade médica após um quadro de choque séptico, quando a infecção se alastra pelo corpo afetando vários órgãos. No dia seguinte, ela foi sepultada em Riachão das Neves. Onze dias depois do enterro, por acreditar que a mulher tinha sido enterrada viva, um grupo abriu o caixão que tinha sido depositado em uma urna funerária. 

Segundo o delegado Antistenes Benvindo, a mãe da vítima estaria sonhando há dias que a filha estava viva. Após a informação de uma moradora, de que teria ouvido gritos de dentro da sepultura, familiares decidiram violar o caixão. Em entrevista à TV Oeste, afiliada da Rede Bahia, a mãe de Rosângela Almeida disse que o corpo dela foi encontrado revirado no túmulo, com ferimentos nas mãos e testa, como se tivesse tentado sair do caixão. “Até aqueles preguinhos que estavam em cima estavam soltos. A mãozinha tava ferida, como quem estava arrumando, assim, arrumando o caixão para sair”, disse Germana de Almeida. Benvindo, entretanto, disse que as informações não se confirmam. “Ela [a vítma] estava do mesmo jeito, intacta. O irmão dela mesmo disse”. O delegado também contou que as informações sobre ferimentos nas mãos e na testa não são verídicas. Sobre o relato de que o corpo da vítima estava conservado, a polícia disse que informações médicas relatam que o uso de antibióticos durante o internamento e o tempo chuvoso favoreceram uma decomposição mais lenta. O delegado também conta que a mulher foi sepultada mais de 20 horas após o óbito e que, durante todo o processo, que envolveu preparação do corpo para enterro e velório não houve um sinal de vida. Uma perícia foi feita no túmulo, onde o corpo foi recolocado, e um laudo deve esclarecer a situação. O prazo para divulgação do documento não foi divulgado. Segundo o delegado de Riachão das Neves, que assumiu as investigações, todos os envolvidos no caso devem ser ouvidos a partir desta quinta-feira.

CONTINUE LENDO


Inclusão em grupos virtuais deverá ter consentimento prévio de internauta

(Divulgação)

A inclusão em grupos, páginas e comunidades virtuais deverá ser feita apenas com consentimento prévio dos internautas, segundo o Projeto de Lei do Senado (PLS) 347/2016, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), aprovado nesta quarta-feira (7) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O projeto modifica o Marco Civil da Internet. A proposta recebeu voto favorável, com duas emendas, do relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), e ainda terá que passar por votação final na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Conforme a proposta, os usuários com contas no Facebook, Whatsapp ou Telegram, por exemplo, teriam de ser consultados antes de serem incluídos em cadastros ou receberem convites para participar de eventos em redes sociais. O PLS 347/2016 determina que essa anuência prévia deverá ser “livre, específica, inequívoca e informada”. O projeto também especifica quem vai responder pelo descumprimento dessa exigência. Em primeiro lugar, o ônus da prova sobre o consentimento do usuário caberá ao provedor da aplicação. Se não tiver havido autorização prévia, o provedor terá a obrigação de reparar os danos decorrentes do uso indevido dos dados do internauta.

Responsabilidade

Vanessa pretendia responsabilizar ainda quem estivesse envolvido nos processos de inscrição, cadastramento ou criação de contas; na inclusão do internauta em rede ou mídia social; ou no envio de convite, em seu nome, para participação em rede ou mídia social. Assim, qualquer usuário nesta situação teria de responder solidariamente pela reparação dos danos junto com o provedor. Entretanto, uma das emendas de Jucá eliminou tal possibilidade.

“A culpa pela ausência de mecanismos que asseguram a coleta do consentimento prévio é da aplicação, e não dos usuários. Se, por exemplo, alguém pretende criar um grupo de interação no Whatsapp e, para isso, passa a indicar os usuários que deveriam integrar esse grupo, é responsabilidade do Whatsapp condicionar o efetivo ingresso do convidado no grupo ao seu prévio consentimento. O usuário que criou o grupo não possui condições técnicas de estabelecer esse mecanismo de coleta de consentimento prévio”, considerou Jucá no parecer.

Dano moral

Por outro lado, o relator teve a preocupação de estabelecer, expressamente, que a violação à intimidade na forma prevista no projeto cria presunção de dano moral ao internauta. Na sua opinião, isso é fundamental para dar efetividade à norma proposta, já que abre a possibilidade de o ofendido reivindicar indenização.

Ao justifica o PLS 347/2016, Vanessa Grazziotin avaliou que o Marco Civil da Internet ainda não regulamenta adequadamente o processo de captação e inclusão de membros pelas redes sociais.

“As empresas provedoras de aplicações de redes e mídias sociais competem agressivamente num mercado globalizado, que conta com milhões de usuários e movimenta bilhões de reais. Ocorre que a voracidade das empresas para conquistar usuários tem dado margem a abusos. É o caso, por exemplo, de algumas redes sociais que, de forma não autorizada, acessam a lista de contatos de seus membros para atrair novos usuários, convidando integrantes dessa lista, em nome dos respectivos membros, a ingressarem na rede. Tais práticas abusivas têm de ser coibidas”, sustentou Vanessa.

CONTINUE LENDO


‘Protesto das Marmitas’ abre novo impasse na SMTT; ‘meritocracia é a palavra de ordem’, afirma superintendente

Como forma de protesto, alguns agentes levaram marmitas e comeram ao ar livre, já que foi vetado eles usarem a sala do setor (Foto: 97NEWS)

Tendo a sua recente história marcada por desavenças e conflitos, a SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado, volta à cena midiática, desta feita num novo episódio que está sendo conhecido como o “Protesto das Marmitas”, o qual acabou se intensificando logo após o Carnaval. A substância que move o protesto, que tem os agentes de trânsito como protagonistas, foi a mudança na carga horária de trabalho, sendo que a principal delas foi a redução no horário de almoço, que, a partir de agora, é de 60 minutos. A questão tomou corpo, ontem (14), quando alguns agentes, insatisfeitos com a redução, levaram marmitas para almoçar na sala do setor, os quais foram retirados pelo superintendente, que alegou que o local era inapropriado para refeições. Ato contínuo, os agentes “almoçaram” na porta ao ar livre para protestar contra o que eles classificam como “desumanidade”. Ouvidos, eles alegam que “só queremos o mesmo regime que é aplicado para todos os servidores, com 2 horas de almoço, já que em apenas 1 hora, ainda mais para quem mora mais distante, praticamente não dá para fazer uma refeição”. Eles ainda relatam que “não existe diálogo e sim autoritarismo, o que nos deixa indignados, pois cumprimos as nossas funções com o máximo de esforço. Queremos o afastamento do superintende, que, por sinal, é agente também, mas que nos trata como se fôssemos inimigos, então, reconhecemos os nossos direitos e vamos buscá-los, pois nos tempos de hoje, atitudes como essa são inaceitáveis”.

O superintendente Jansen Ricardo garante que será firme na condução dos trabalhos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Visando o contraponto, também ouvimos o superintendente Jansen Ricardo, o qual, de forma muito segura e serena iniciou explicando que “primeiramente eu fui convidado pelo prefeito para assumir o setor e aceitei. As animosidades já existiam, não fui eu que criei nada, só estou aqui desenvolvendo a minha função, as mudanças foram de ordem administrativa” e subindo o tom disparou que “os agentes, que são servidores concursados, isso tem que ser ressaltado, tinham pleno conhecimento que a carga horária é de 40 horas, já que isso estava expresso no edital, então, eles não têm do que reclamar. Quanto ao regime diferenciado isso é uma coisa normal hoje em dia, já que estão sendo implantadas alterações em todos os setores, não só públicos, como também os privados”. Mostrando uma forte severidade e, num tom de ameaça, ele garantiu que “eu procurei primeiramente promover a união, mas quero deixar claro que o setor terá que cumprir a sua função da melhor forma possível, por isso, a palavra de ordem será a meritocracia, pois a nossa meta é a moralidade nos serviços prestados, então, servidor relapso e mau intencionado terá que rever o seu posicionamento, pois será aberto um processo administrativo pela procuradoria municipal”. No final ele negou que os atritos sejam pessoais, mas que, caso eles existam, isso não impedirá que os trabalhos sejam realizados como o planejado.  



PRE recorre ao TSE contra nulidade de busca e apreensão em investigação envolvendo Marcelo Nilo

O deputado estadual Marcelo Nilo (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) ajuizou recurso especial para garantir a validade das medidas de busca e apreensão executadas em operação deflagrada em setembro passado, dentro da investigação em que o órgão apura crime eleitoral de falsidade ideológica , por meio denominado “Caixa 2”, envolvendo o deputado estadual Marcelo Nilo. Os mandados haviam sido expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE/BA), a pedido da PRE, mas os atos foram anulados em decisão do mesmo tribunal em dezembro. Quando o TRE autorizou a busca e a apreensão, levou em consideração elementos colhidos em quase dois anos de investigações da PRE, que apuravam a prática do delito de falsidade ideológica eleitoral, caracterizado pelo uso do chamado “Caixa 2”. No curso da investigação, foram ouvidas testemunhas e reunidos documentos, inclusive por meio da quebra do sigilo bancário, fiscal e de telecomunicações dos investigados, material que levou à expedição dos mandados. Os fatos apurados envolvem, dentre outros investigados, Marcelo Nilo, Marcelo Dantas Veiga e sócios da empresa Leiaute Comunicação e Propaganda Ltda, que se valiam da empresa de pesquisa Babesp – administrada por pessoas que mantinham vínculo com o deputado – para captação de recursos a título de supostos pagamentos por pesquisas eleitorais, mas cujos valores tiveram possivelmente outro destino, como a campanha de Nilo ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2014. De acordo com o recurso, subscrito pelo procurador Regional Eleitoral Cláudio Gusmão e pelo procurador auxiliar Ovídio Machado, a decisão do TRE que anulou as medidas anteriormente autorizadas frustrou a possibilidade de o Ministério Público, na fase investigativa própria, reunir provas para oferecer a denúncia por crime eleitoral, dando início ao processo judicial que poderia resultar na condenação dos envolvidos. Com o recurso especial, ajuizado em 10 de janeiro, agora é o TSE que deverá julgar a validade das medidas de busca e apreensão.



Jacobina: Grupo armado explode carro-forte

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Na manhã desta quinta-feira (15), um carroforte foi explodido por um grupo armado na BR-324, proximo ao povoado de Guabiraba, em Jacobina. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos renderam os seguranças e os obrigaram a deixar o veículo. Não há detalhes de quantas pessoas participaram da ação. Depois do ataque, artefatos explosivos não detonados ficaram espalhados na pista. A empresa responsável pelo transporte não informou o valor levado pelos bandidos. Ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi preso ainda.



Caminho Seguro: ‘Obras da passagem elevada da linha férrea visam a valorização da vida’, afirma secretário

A edificação chamada de Caminho Seguro, está em fase final de construção (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As obras de passagem elevada ao lado da linha férrea, que fica localizada nas proximidades da nova ponte do São Félix, acabaram se arrastando por vários anos, em decorrência de um conflito entre a FCA e a administração municipal, criando uma atmosfera negativa sobre o empreendimento. Após uma “longa batalha”, a atual gestão conseguiu “desembaraçar” a situação e, com isso, as obras puderam ser retomadas, as quais, inclusive estão em fase final, o que vem atraindo a atenção da população, especialmente, por uma edificação diferenciada, que, a princípio, é vista como uma espécie de passarela. Buscando mais esclarecimentos sobre a situação, a equipe do 97NEWS conseguiu falar com o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, o qual iniciou relatando que “as obras estão sendo finalizadas e o conjunto total, que envolve também a nova ponte do São Félix, será entregue à população no próximo mês de março”.

A obra visa evitar acidentes, 'forçando' os pedestres a prestar atenção à passagem do trem (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Questionado sobre a edificação similar à uma passarela, ele explicou que “o nome correto seria caminho seguro, para evitar acidentes com a população, buscando-se assim a total valorização da vida. Como os acidentes com trem em Brumado ainda acontecem, muitas vezes pela distração, resolvemos adotar um sistema que force, no bom sentido, para que os pedestres sejam obrigados a comprovar se está vindo o trem ou não. Talvez, nesse primeiro momento, haja uma interpretação equivocada, mas, tenho certeza que o bom senso irá prevalecer e todos entenderão o nosso objetivo”. Sobre a possibilidade de alguém querer atravessar fora do caminho seguro, ele lembrou que “será por conta e risco da pessoa, mas iremos colocar uma sinalização muito abrangente no local e, por isso, as pessoas entenderão e irão fazer o correto”. Para finalizar foi colocada a situação dos caminhões, já que é uma via de escoamento cada vez mais utilizada pelos caminhoneiros, só que, com as obras, agora, a passagem ficou estreita e, com isso, as obras poderão ser danificadas. Segundo o secretário “está já em execução um planejamento nesse sentido, onde será criada uma via para escoar o tráfico de caminhões, só que isso envolve desapropriações, então o processo é mais amplo, mas já estamos nos empenhando ao máximo nesse sentido também. Esperamos que os caminhoneiros tenham o bom sendo e compreendam isso”. 

As obras darão uma nova dinâmica estrutural para o local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Goiás: Batida entre ônibus e carreta deixa 7 mortos e 30 feridos

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Um ônibus e uma carreta se envolveram em um grave acidente na manhã desta quinta-feira (15), na BR-020, em Formosa, cidade goiana do Entorno do Distrito Federal. Segundo o Corpo de Bombeiros, seis pessoas morreram no local. O Hospital local confirmou que mais uma pessoa, que foi socorrida, também não resistiu aos ferimentos. Além disso, 30 pessoas ficaram feridas e encaminhadas para unidades de saúde da região. O acidente aconteceu por volta das 6h30, no Km 45 da rodovia, entre os povoados de JK e Bezerra. No ônibus viajavam 43 passageiros mais o motorista. A assessoria de imprensa dos bombeiros em Goiás informou que a corporação procura ainda por mais sete pessoas.

 

Foto: Reprodução l TV Globo

Com a pancada, uma das laterais do ônibus ficou completamente destruída. A carreta transportava adubo e toda carga ficou espalhada no local. A proprietária do veículo já está providenciando guincho para retirá-lo da pista. O caminhoneiro sobreviveu. De acordo com a PRF, o trecho onde houve a colisão é de pista simples. A ultrapassagem no local é proibida. Houve engarrafamento de 4 km. Os bombeiros do Distrito Federal também ajudam no atendimento e enviaram um helicóptero e sete ambulâncias para o local. Algumas vítimas foram encaminhadas para hospitais do DF. Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que já foram encaminhadas 12 vítimas aos hospitais da capital, sendo quatro no Hospital de Planaltina, duas no Hospital do Paranoá, três no Hospital de Sobradinho e três no Instituto Hospital de Base.



Brumado: Moradores do São Jorge preocupados com possível ‘invasão’ de lacraias no bairro

Várias centopeias vêm sendo encontradas pelos moradores, o que aumentou a preocupação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ainda existe um mito muito grande sobre as centopeias, ou as populares lacraias, as quais além de seu aspecto “assustador”, causam até pânico pela lenda de que são animais extremamente venenosos. Primeiramente é bom esclarecer que, apesar de serem consideradas peçonhentas, as centopeias não são perigosas aos seres humanos, os quais, caso sejam picados, ficam com incômodos ou inchaços na pele, mas o quadro não se apresenta como grave. No verão, período que sempre é acompanhado de chuvas, as centopeias são mais comuns de serem vistas, inclusive dentro de residências, já que, por ser de hábitos noturnos, elas caçam suas presas como baratas, grilos e outros insetos. A redação do 97NEWS, recebeu na manhã desta quinta-feira (15) alguns comunicados de moradores do Bairro São Jorge, os quais relataram que uma possível infestação de centopeias estava ocorrendo, o que deixou muitos deles preocupados, já que a informação dada é que elas seriam extremamente venenosas. Então, deverá ser feito um comunicado por meio dos órgãos responsáveis visando esclarecer a situação, já que a apreensão dos moradores vem aumentando. Mas, é necessário ressaltar que as lacraias, como são mais conhecidas aqui na região, não oferecem grande perigo aos seres humanos.   

Com uma aparência 'assustadora', as lacraias são mais comuns de aparecerem nas residências durante o verão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)