Caminho Seguro: ‘Obras da passagem elevada da linha férrea visam a valorização da vida’, afirma secretário

A edificação chamada de Caminho Seguro, está em fase final de construção (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As obras de passagem elevada ao lado da linha férrea, que fica localizada nas proximidades da nova ponte do São Félix, acabaram se arrastando por vários anos, em decorrência de um conflito entre a FCA e a administração municipal, criando uma atmosfera negativa sobre o empreendimento. Após uma “longa batalha”, a atual gestão conseguiu “desembaraçar” a situação e, com isso, as obras puderam ser retomadas, as quais, inclusive estão em fase final, o que vem atraindo a atenção da população, especialmente, por uma edificação diferenciada, que, a princípio, é vista como uma espécie de passarela. Buscando mais esclarecimentos sobre a situação, a equipe do 97NEWS conseguiu falar com o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, o qual iniciou relatando que “as obras estão sendo finalizadas e o conjunto total, que envolve também a nova ponte do São Félix, será entregue à população no próximo mês de março”.

A obra visa evitar acidentes, 'forçando' os pedestres a prestar atenção à passagem do trem (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Questionado sobre a edificação similar à uma passarela, ele explicou que “o nome correto seria caminho seguro, para evitar acidentes com a população, buscando-se assim a total valorização da vida. Como os acidentes com trem em Brumado ainda acontecem, muitas vezes pela distração, resolvemos adotar um sistema que force, no bom sentido, para que os pedestres sejam obrigados a comprovar se está vindo o trem ou não. Talvez, nesse primeiro momento, haja uma interpretação equivocada, mas, tenho certeza que o bom senso irá prevalecer e todos entenderão o nosso objetivo”. Sobre a possibilidade de alguém querer atravessar fora do caminho seguro, ele lembrou que “será por conta e risco da pessoa, mas iremos colocar uma sinalização muito abrangente no local e, por isso, as pessoas entenderão e irão fazer o correto”. Para finalizar foi colocada a situação dos caminhões, já que é uma via de escoamento cada vez mais utilizada pelos caminhoneiros, só que, com as obras, agora, a passagem ficou estreita e, com isso, as obras poderão ser danificadas. Segundo o secretário “está já em execução um planejamento nesse sentido, onde será criada uma via para escoar o tráfico de caminhões, só que isso envolve desapropriações, então o processo é mais amplo, mas já estamos nos empenhando ao máximo nesse sentido também. Esperamos que os caminhoneiros tenham o bom sendo e compreendam isso”. 

As obras darão uma nova dinâmica estrutural para o local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)