ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Boletim registra 46 casos ativos, 170 curados e 219 confirmados

Brumado: Moradores relatam o aparecimento de cobras em suas residencias no bairro Olhos D'água

Brumado: Em nota, Câmara informa que sessão será somente para votação do andamento ou não do impeachment ao prefeito Eduardo Vasconcelos

Motorista de BMW é preso ao transportar 1,5 mil comprimidos de ‘rebite’

PMs suspeitos de sequestros e roubos são alvos de operação na Bahia

Brumado: Quarentena tem sido obstáculo para que mulheres realizem denúncias e número de notificações cai no CREAS

Brumado: Diagnosticada com fibromialgia, seis meses depois, vendedora de cachorro-quente fala de tratamento e agradece comunidade por ajuda

Pela primeira vez na história o município de Brumado, poderá ou não, ter o pedido de 'impeachment' contra um gestor

Brumadense Alan Pinheiro quer alcançar marca dos duzentos jogos no futebol japonês

BR-30: Homem de 49 anos morre atropelado no distrito de Ibitira

Polícia apreende homem por embriaguez ao volante com quase R$ 6 mil em carro de luxo

Brumado: Cadastro para o auxílio à artistas brumadense está garantido após nomeação de novo secretário da cultura

Brumado ultrapassa os 200 casos de Covid-19

Mesmo após encerramento de atualizações, Caixa Tem continua com problemas de instabilidade

Número de casos da Covid-19 na Bahia ultrapassa os 80 mil; curados se aproximam de 55 mil

Covid-19: Mais dois pacientes estão curados do coronavírus em Brumado

Após adiamento de eleição, TSE posterga prazos eleitorais de julho em 42 dias



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2018"

Brumado: Investigadores da Polícia Civil recapturam foragido da justiça

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) conseguiram, na manhã desta quinta-feira (22), na Fazenda Curralinho, zona rural de Brumado, recapturar Manuel Leandro Pereira, de 36 anos, vulgo "Tita", natural de Brumado-BA. Manuel Leandro havia fugido da delegacia de Brumado em 12 de outubro de 2008, quando juntamente com outros detentos, escaparam por um túnel que havia sido escavado no banheiro de uma das celas. Leandro havia sido preso no dia 18 de setembro de 2007, na época com 25 anos de idade, por ter participado de um roubo majorado pelo emprego de arma de fogo, fato ocorrido na comunidade de Várzea da Pedra. O condenado deverá cumprir 5 anos e 6 meses de prisão. O preso permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia de Brumado até ulterior remoção para uma unidade da SEAP.



Nesta sexta-feira (23) tem mais uma edição da Feirinha Comunitária do Bairro Baraúnas

(Divulgação)

Uma ideia comunitária muito interessante foi elaborada pela Associação de Moradores do Bairro Baraúnas, que vem demonstrando uma gestão dinâmica e criativa. É a Feirinha do Bairro, onde é feita a comercialização de produtos como verduras, legumes, frutas, além de artesanato e barraquinhas de alimentação. A cultura também tem seu espaço, pois no final são realizadas apresentações com artistas locais. Nesta sexta-feira (23), a partir das 18h, tem mais uma edição do evento, desta feita com a participação dos cantores Renan e Adriano Sousa. O evento acontecerá na Praça do Arraiá Pé de Serra ao lado do CTL e no final acontecerá um bingo de um ventilador. Prestigie. 



Deu Bahêa: Com direito a nova dancinha de Vinícius, Bahia vence o Náutico na Fonte Nova

Foto: Reprodução

Bahia vence por 2×1 o Náutico, na noite desta quinta-feira (22), pela 3ª rodada, da 1ª fase da Copa do Nordeste, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Aos 30 minutos do 1º tempo o tricolor baiano faz um gol em uma jogada pela ponta esquerda. O centroavante Kayke sai da área e cruza na marca do pênalti na direção de Vinícius, que de primeira manda para o fundo da rede do Náutico. Na comemoração Vinícius chama os companheiros e repete dancinha do Ba-Vi na comemoração do gol (a dança que gerou polêmica na partida de domingo pelo Baianão). Aos 18 minutos do 2º tempo Edigar Junio marca de cabeça para ampliar o placar do Bahia. Em cobrança de escanteio de Vinícius, ele ganha de Camutanga e Nagretti e cabeceia certinho para o fundo da rede. O Náutico, que tentou a todo tempo chegar ao gol do Bahia, marcou o seu aos 40 minutos do 2º tempo, com gol de Clebinho. Na jogada, Thiago Ennes dá uma bela enfiada para Tharcysio, que sai na frente de Anderson e chuta rasteiro. O goleiro dá o rebote e Clebinho aparece sozinho para finalizar a jogada. Durante a partida os jogadores Medina, Camutanga (Náutico), Élber e Anderson (Bahia) levaram cartões amarelos. No jogo de volta o Bahia enfrenta  Náutico no dia 10 de março, na Arena Pernambuco, as 16h, pela 4ª rodada da competição.



Procurador pede exclusão e rebaixamento do Vitória no Baianão

(Foto: Reprodução)

O procurador Hermes Hilarião, do Tribunal de Justiça do Futebol da Bahia (TJD-BA), pediu a desclassificação e o rebaixamento do Vitória no Campeonato Baiano por conta dos incidentes ocorridos no Ba-Vi do último domingo (18), no Barradão. Segundo a denúncia, protocolada nesta quinta-feira (22), o rubro-negro provocou a saída dos atletas de campo de forma deliberada para provocar o encerramento do clássico. De acordo com Hilarião, houve um prejuízo a outros clubes pelo fato do campeonato ser de pontos corridos. "O clube que der causa ao encerramento da partida e isso ensejar um prejuízo desportivo a terceiros enseja à desclassificação do campeonato. Na nossa avaliação, houve um prejuízo direto ao Fluminense de Feira e ao Jequié, por isso pedimos a desclassificação. Já o rebaixamento é no regulamento da Fifa por conta da ingerência no resultado da partida, o que na nossa avaliação contrariou a ética desportiva", declarou o procurador, em entrevista à Rádio Transamérica. A denúncia protocolada cita o supervisor de futebol do Vitória, Mário Silva, como o responsável por provocar o fim do jogo. "Ele contribuiu na decisão do Vitória dar causa ao encerramento da partida. Pessoas que estavam acompanhando a partida mencionaram esses fatos e nós resolvemos, com base na legislação, de forma serena e imparcial, colocá-lo na denúncia", declarou. O caso deve entrar na pauta do tribunal já na próxima semana, com possibilidade de ser analisado por uma das comissões da corte na terça-feira (27).  A denúncia pede ainda uma série de penas ao técnico do Vitória, Vagner Mancini, e aos jogadores da dupla Ba-Vi. Para o comandante rubro-negro e o zagueiro Kanu, a procuradoria pede multa até R$ 100 mil e pena de 6 a 12 partidas. Os meias Yago e Rhayner, o atacante Denilson, do Vitória, e o zagueiro Rodrigo Becão e o volante Edson, do Bahia, tiveram punição solicitada de 4 a 12 partidas. Já em relação ao goleiro rubro-negro Fernando Miguel e o zagueiro Lucas Fonseca, o procurador pediu pena de um a três jogos de suspensão. Pivô da confusão, o meia do Bahia Vinícius foi enquadrado por ter cometido gesto obsceno contra a torcida do Vitória. A pena pedida pela procuradoria foi de 2 a 6 jogos. O atacante André Lima e os zagueiros Bruno Bispo e Ramon tiveram penas requisitadas de uma a seis partidas.



Barra do Choça ganhará uma nova rádio 100% internet a partir desta sexta-feira (23)

A Rádio Barra Web, que estreia neste dia 23 de fevereiro, iniciará suas atividades prometendo revolucionar o rádio de Barra do Choça (Foto: Divulgação)

Uma grande expectativa foi criada junto à população de Barra do Choça. Há pouco mais de dois meses, vem sendo divulgado, principalmente nas redes sociais, o lançamento de uma nova rádio no município. Mas não é uma rádio qualquer. É uma rádio transmitida via internet. A já tem data para estrear. Dia 23 de fevereiro iniciará suas atividades prometendo revolucionar o rádio de Barra do Choça. Ao longo das próximas semanas serão divulgados novos detalhes deste empreendimento comunicacional que já nasce cercado de expectativas. Afinal, poder ouvir rádio onde houver sinal de internet, independente das fronteiras geográficas, é algo que garantirá a cobertura ilimitada para a nova emissora.



Luta pela vida: Jovem de Malhada precisa de doadores de sangue em Vitória da Conquista

Maria de Jesus, de 32 anos, está internada no Hospital São Vicente e será submetida a uma cirurgia cardíaca nos próximos dias (Foto: Divulgação)

Internada no Hospital São Vicente de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, a paciente identificada por Santa Maria de Jesus, mais conhecida por Santa Design, de 32 anos, moradora da cidade de Malhada, está precisando com urgência de doação de sangue. De acordo com as informações, ela será submetida a uma cirurgia cardíaca nos próximos dias. O doador pode procurar o Serviço de Hemoterapia do Sudoeste (Hemoba), situada na Rua Santos Dumont, Nº 71, centro Vitória da Conquista e informar o nome da paciente na qual fará doação. Na região, Santa se tornou destaque principal nesses últimos dias nas páginas das redes sociais, recebendo muitas forças dos amigos. Colaborou o jornalista José Souza.



Grupo Direita Brumado: Outdoor homenageia a ideologia defendida pelo deputado Jair Bolsonaro

O outdoor logo chamou a atenção dos brumadenses (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O movimento em defesa da ideologia "Sem Ordem não há Progresso", defendida pelo deputado Jair Bolsonaro (PSL), o qual é um dos pré-candidatos à presidência da República, vem crescendo em todo o país. Na Bahia várias cidades, a exemplo das vizinhas Guanambi e Livramento, vêm aderindo ao movimento, que tem na instalação de outdoors uma de suas marcas principais. Em Brumado, o movimento vem ganhando musculatura, tendo, principalmente, a participação da juventude. Diante disso surgiu o Grupo “Direita Brumado” que pretende dinamizar as suas ações e buscar a conscientização sobre o ideal defendido pelo parlamentar, que tem na questão de um combate fulminante contra a criminalidade um dos seus pontos altos, tendo o slogan "Brasil Acima de Tudo, Deus acima de Todos". Neste contexto, o grupo homenagiou Bolsonaro por um outdoor que foi instalado no estacionamento da Cesta do Povo, num dos locais mais movimentados da cidade. A mídia de impacto, que traz uma foto do parlamentar ao lado do maior símbolo de Brumado, a Igreja Matriz, foi fruto de doações, vem atraindo a atenção dos brumadenses, atingindo assim os objetivos do grupo. 



Entulho deixado por empreiteira na Rua Nazaré vira objeto de revolta dos moradores

O entulho vem se acumulando com o lixo deixando os moradores ainda mais revoltados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os moradores da Rua Nazaré, localizada no Bairro Dr. Juracy, após terem sofrido vários meses com um esgoto estourado, agora, após as obras de recuperação, voltam a sofrer com o entulho que foi deixado, segundo eles, há mais de 02 meses pela empreiteira que executou os serviços. Num tom de indignação, a moradora Marlucia Carvalho relatou à nossa equipe que “primeiro sofremos com a galeria de esgoto que estourou e provocou um odor insuportável. Após muita luta, a obra foi realizada, mas, agora, estamos com outro sofrimento que foi o entulho deixado pela empreiteira”. Segundo ela “já tem mais de 2 meses que esse entulho está aí, já falamos com o dono da empreiteira, que, inclusive, passa aqui quase todo o dia, mas até agora nada” e emendou dizendo que “a situação piorou ainda mais, porque o local virou também depósito de lixo e mais entulho”. E finalizou de forma fulminante disparando que “os moradores não são porcos para terem que conviver com uma situação dessas. Espero que providências sejam tomadas com urgência, pois já não suportamos mais”. 



Unopar lança promoção imperdível com bolsas de estudo para o curso de Pedagogia

Foto: Divulgação

A UNOPAR de Brumado está com uma super promoção. Os primeiros candidatos que ligarem e agendarem o vestibular até o dia 24 de Fevereiro ganharão a isenção da taxa de inscrição para o vestibular, e ainda uma bolsa de estudo válida para todo o curso! Se você quer começar o ensino superior ainda neste primeiro semestre e não se inscreveu para o vestibular 2018 da UNOPAR, ainda dá tempo! Não perca esta super oportunidade, ligue agora e agende o seu vestibular! Fone: (77) 3441-7979 ou (77) 9.9937-7979 (WhatsApp). Oferta válida para os 20 primeiros candidatos que agendarem o vestibular até o dia 24 de Fevereiro de 2018.



Brumado: Exposição fotográfica em comemoração aos 109 anos do IFBA é aberta à população

A exposição está aberta ao público e vai até o dia 02 de março (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerada uma das maiores conquistas educacionais do Brasil, os Institutos Federais possuem uma história de centenária que é digna de louvor. Criados em 1909 por meio do Decreto 7566, pelo então presidente Nilo Peçanha, objetivando se tornar importantes polos de aprendizado, os institutos federais percorrem um longo caminho, o qual está sendo retrato em todo o país. No início foram criadas 19 unidades e, hoje, são quase 700 espalhadas em todo o território nacional, oferecendo com muita qualidade ensino médio profissionalizante e superior. Em Brumado, a unidade do IFBA, que apesar de ainda não ter sido oficialmente inaugurada, está recebendo uma grande exposição fotográfica, a qual mostra um pouco da história da instituição na Bahia e no Brasil, que se iniciou com as escolas industriais, escolas do mingau, CEFETs e agora IFBA. A exposição que se iniciou no dia 19 de fevereiro e vai até o dia 02 de março, está aberta à população e merece ser vista, já que revela um amplo acervo fotográfico. A equipe do 97NEWS esteve presente na manhã desta quinta-feira (22) à abertura da exposição ao público, e falou com o diretor do campus de Brumado, Rui Santana, o qual explicou que a unidade brumadense ainda evoluirá muito, chegando ao patamar de expansão 3, que englobará 1.200 alunos, 60 professores e 45 técnicos administrativos. Questionado sobre a inauguração, ele respondeu que “na verdade a inauguração já aconteceu em Brasília, mas estamos estudando uma forma de realizar uma cerimônia a nível local, reconhecendo assim o mérito do prefeito Eduardo Vasconcelos, que é um fervoroso defensor da Educação e foi um dos principais responsáveis pela vinda do campus para Brumado”.  

O diretor do Campus do IFBA de Brumado, Rui Santana, exalta a importância da exposição (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Ituaçu: Fábrica de cimento é incendiada após suposta `provocação´ do filho de empresário

Imagens registradas por populares, mostram as chamas consumindo parte da estrutura (Foto: Whatsapp l 97NEWS)

A polícia civil de Ituaçu investiga um incêndio criminoso que atingiu na noite de quarta-feira, dia 21, a Fábrica de Cimento Itaguarana S/A. A empresa está fechada a vários meses, após seus funcionários serem demitidos, sem receber seus direitos. Segundo as investigações, ex-funcionários, atearam fogo em madeiras de um galpão velho da fábrica e deixaram um recado aos donos do Grupo Industrial João Santos (GIJS). Recentemente funcionários e ex-funcionários do grupo, teriam sido zombados por Geraldo Santos, filho do dono do Grupo Industrial João Santos (GIJS), que teria curtido o carnaval fazendo chacota da situação de miséria que vem passando os inúmeros colaboradores. “Todos estão com seus salários atrasados e outros tantos ex-colaboradores que foram demitidos e não receberam seus direitos trabalhistas, trabalhadores que com dedicação, desprendimento e honestidade contribuíram decisivamente durante muitos anos de suas vidas na construção do império da família Santos e agora estão sendo tratados com desprezo pelos representantes da empresa, na certeza de que não serão importunados pela justiça”, disse um dos representantes dos ex-funcionários, que não quis se identificar. 

Foto: Reprodução

A chama da polêmica veio a tona, logo após Geraldo Santos, publicar uma foto tirada no carnaval, zombando da situação de miséria que vem passando os inúmeros colaboradores que foram demitidos. Segundo os ex-funcionários, "eles são tratados com desprezo pelos representantes do Grupo, ou seja, fazendo chacota com os juízes, promotores e representantes do ministério público, dando a entender que no Brasil a lei não é para todos". Relatou outro funcionário. Peritos criminais estiveram no local para coletar prova sobre as causas do incêndio. O laudo tem previsão de ficar pronto em 30 dias. A polícia civil de Ituaçu segue o inquérito para tentar descobrir os autores do possível atentado, que mesmo como forma de protesto, os responsáveis poderão responder por crime ao patrimônio.



Adab vai implantar primeira biofábrica de controle biológico na Bahia

O projeto elaborado por técnicos da Adab é intitulado ‘Tecnologias e inovação para o estabelecimento de biofábrica, visando o controle biológico da mosca negra dos citros no Estado da Bahia | Foto: Re

Mais uma conquista para fortalecimento da defesa agropecuária. Após diversas reuniões, a equipe de modernização da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) conseguiu alocar recursos para a implementação de uma biofábrica de controle biológico na Bahia e a primeira dentro da estrutura de um órgão de defesa no Brasil. Os valores foram garantidos pelo secretário da Fazenda, Manoel Vitório, em reunião realizada com o Diretor-geral da agência, Paulo Cezar e o secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Vitor Bonfim. Serão investido cerca de R$ 350 mil reais e ficará localizada no laboratório da CETAB, edifício anexo a sede da Adab. O projeto elaborado por técnicos da Adab é intitulado ‘Tecnologias e inovação para o estabelecimento de biofábrica, visando o controle biológico da mosca negra dos citros no Estado da Bahia’. A unidade irá atender todo o Estado em busca do manejo e controle de pragas. “Essa é mais uma conquista de todos nós. Gostaria de agradecer ao Governador, Rui Costa, por acreditar no nosso trabalho e investir esses recursos para uma demanda de altíssima importância que é o controle fitossanitário dos Citrus. A toda a equipe técnica que realizou o projeto e aos Secretários Vitor Bonfim e Manoel Vitório pela agilidade no processo”, ressaltou o Diretor-geral da Adab, Paulo Cezar. A meta é que obras comecem já no inicio de março. A biofábrica de controle biológico, tem por objetivo criar insetos que se constituem dos inimigos naturais da mosca negra (Aleurocanthus woglumi). É uma tecnologia limpa que não usa agrotóxicos, reduzindo assim os impactos ambientais. Para o inicio da criação dos insetos será necessário de toda uma infraestrutra desde aporte laboratorial até casas de vegetação. Alem, da prospecção desses agentes de biocontrole nos palmares. Para o secretário Vitor Bonfim “esse é um dos passos importantes para que a gente possa ter o controle fitossanitário da Mosca Negra. Toda a equipe da ADAB está de parabéns pela agilidade do projeto e o Governador, Rui Costa, se mostra mais uma vez empenhado com a modernização da agência”, enfatizou. Segundo Suely Brito, Coordenadora do projeto fitossanitário do Citrus essa é uma conquista muito importante “a praga que foi detectada em 2010 se expandiu por todo território baiano e tem induzido severos prejuízos a citricultura do recôncavo e litoral norte da Bahia. Já estamos trabalhando nesse projeto há três anos e agora vamos conseguir colocar em prática. A nossa proposta é produzir inimigos naturais da praga para serem soltos nos pomares, beneficiando, principalmente, a agricultura familiar. Haja vista que não existe nenhum outro tipo de controle para essa praga”, concluiu. Os recursos serão administrados pela Seagri em parceria com a Adab.



Moradores da Comunidade de Pau de Colher clamam pela recuperação de estrada vicinal

Segundo os moradores, 80% da estrada está em péssimas condições (Foto: Leitor 97NEWS)

Um dos maiores desafios da atualidade para a gestão municipal é a recuperação das estradas vicinais, já que as mesmas, na sua grande maioria, estão em condições muito precárias, sendo que, em alguns trechos, a trafegabilidade é total. Com o início das aulas a situação ficou mais flagrante, assim como a reclamação e os apelos dos moradores das inúmeras comunidades rurais. Muitas deles chegam à redação do 97NEWS e, desta feita, são os moradores da Comunidade de Pau de Colher que clamam pela recuperação da estrada que faz a ligação com a Lagoa Funda. Segundo eles 80% do trecho está acabado, o que dificulta a mobilidade, além de causar prejuízos aos proprietários dos veículos, porém a situação mais grave é a do transporte escolar, já que, segundo os moradores os alunos estão chegando atrasados na escola e, na hora da volta, o atraso também acontece, deixando alguns pais preocupados, chegando ao ponto de alguns cogitarem não enviarem mais os seus filhos para a escola até a situação se normalizar. O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, que foi ouvido pelo 97NEWS, reconheceu a situação e disse que “neste momento o município só está fazendo serviços paliativos, nos locais mais danificados, mas que, assim que a previsão apontar um período propício, o que não deve demorar, iremos colocar em prática um amplo planejamento de recuperação das estradas vicinais”. 

A situação piorou muito com as últimas chuvas (Foto: Leitor 97NEWS)


Correios vão permitir rastreio de encomendas em tempo real

(Foto: Reprodução)

Com o envio de cartas cada vez mais raro, os Correios estão focados na entrega de encomendas e devem investir cerca de R$ 20 milhões para distribuir smartphones para 58.679 de seus profissionais nas ruas, em todo o Brasil. A ideia é facilitar o serviço de restreio de pacotes e fazer uma atualização do sistema em tempo real. Na Bahia, cerca de 20% dos carteiros já receberam smartphones, o que torna possível utilizar a localização GPS dos aparelhos para ter informações em tempo real de onde está a encomenda; além disso, os funcionários não terão mais que voltar para a central para conseguir atualizar o status da entrega.  As mudanças anunciadas pela empresa para este ano também incluem novas modalidades de entrega, que prometem dar opções muito mais atraentes para as compras à distância e/ou via internet. Quem não tem tempo para ficar em casa esperando para receber uma encomenda, pode usar o serviço “Clique e Retire”. Por meio dele, a loja faz a entrega em agências específicas que ficam abertas à noite e aos fins de semana, por exemplo. Assim fica mais fácil para o cliente ir até o local e retirar seu produto. Por meio de nota, os Correios afirmaram que o serviço “Clique e Retire” também já está disponível na Bahia “para todas as lojas do país que desejem oferecer essa opção a seus clientes, tanto para aquelas que não possuem pontos físicos quanto as que desejam ampliar sua capilaridade”. “Para isso, basta que elas realizem a integração com web service dos Correios. Recentemente, dois grandes varejistas do comércio eletrônico já divulgaram que estão utilizando o Clique e Retire e outros estão em processo de integração. 



Brumado: Previsão aponta baixa umidade do ar nesta quinta-feira (22)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ar deve ficar mais seco e os índices de umidade relativa do ar devem ficar mais baixos nesta quinta (22) e sexta-feira (23) por conta da massa de ar frio que entrou na região Sudoeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o fim desta semana, a maior parte da região sudoeste deve ter sol e umidade baixa, podendo chegar a níveis de alerta nas horas mais quentes do dia. As poucas pancadas de chuva podem ocorrer somente no período da noite. A previsão para Brumado nesta quinta e sexta, é de céu parcialmente nublado com pancada de chuva a noite. Nesta quinta-feira, a umidade do ar pode chegar na máxima de 95% e a mínima aos 40%. Os brumadenses devem ficar atentos aos efeitos da umidade alta sobre a nossa saúde. Quando o ar está mais seco, encontramos problemas, pois a respiração é menos lubrificada, o que pode gerar até o sangramento nasal. Outro efeito é o aumento da transpiração, com maior perda de líquido do corpo para o ambiente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano fica em torno de 40% e 70%. A recomendação é beber muita água.



Brumado: Atendendo à mais uma grande necessidade, tomógrafo é instalado no HMPMN

O aparelho já foi instalado em uma sala adequada no Hospital Magalhães Neto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com o avanço na área de saúde, que está proporcionando o acesso a procedimentos de alta complexidade como a UTI, o setor vem tendo uma demanda progressiva e, dentro das necessidades, os serviços de tomografia eram uma das grandes lacunas. Buscando equalizar essa situação, a administração municipal obteve, junto ao governo do estado, a doação de uma aparelhagem de tomografia, a qual já foi instalada em uma sala adequada, a qual foi preparada atendendo todas as normas e especificações. O próximo passo será a capacitação dos profissionais para manusear o aparelho para que os procedimentos de imagens, a detecção de alterações ósseas, nos tecidos, órgãos e demais estruturas corporais, como também a descoberta de nódulos ou tumores, vasos pulmonares e cerebrais. A secretaria de saúde ainda não informou quando os serviços estarão disponíveis, mas se espera que isso aconteça o mais rápido possível, já que os serviços são altamente requisitados e, atualmente, os pacientes têm que ir para outros municípios para fazer a tomografia. 

Agora os serviços de imagem estarão disponíveis à população (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Meteoro: Após clarão, objeto não identificado é encontrado por moradores na Bahia

Foto: Juliana Almirante / G1

Após ouvir uma explosão, moradores de Camaçari, encontraram destroços de um objeto que teria caído do céu na noite desta terça-feira (20). A queda do objeto, que tem estrutura de ferro de 15 cm e pesa 2,9kg, foi associada ao clarão visto em partes da capital soteropolitana. De acordo com o G1, o morador Edinei da Silva Almeida afirmou que estava queimando uma área de vegetação quando ouviu um estrondo e viu o objeto caindo.  "A peça não caiu onde eu estava queimando. A peça caiu em uma distância de 400 metros no terreno vizinho. Foi muito preocupante e eu estava muito próximo. Pedi ajuda aos vizinhos pra entender o que tinha acontecido e começamos a procurar. A gente seguiu na direção da explosão e achou essa peça", declarou. Já o morador Aleonidas Cardoso dos Santos disse que viu a peça cair. "A gente ouviu uma explosão que chamou atenção. Eu vi cair na casa um negócio. De manhã vim ver o que era. Aí vi as árvores quebradas até chegar até a peça", relatou.



‘Não me julgue’ rebate Carla Perez ao ser criticada por desfilar no Carnaval mesmo sendo evangélica

Foto: Amanda Melo

A cantora e apresentadora Carla Perez foi criticada no Instagram, no início desta semana, por ser evangélica e mesmo assim comandar um bloco infantil no Carnaval de Salvador. “Quando é que você vai resolver de que lado realmente quer ficar? Ser cristão significa ser separado das coisas mundanas. E você, logo no carnaval? Festa profana e cheia de imundice”, diz a internauta. A loira não gostou nada do comentário e rebateu a seguidora alegando que o trabalho não interfere na fé. “Amada, não me julgue pelo meu trabalho. Minha comunhão com Deus é a na minha intimidade. Não se engane achando que Deus está somente numa saia comprida ou dentro de quatro paredes de uma ‘igreja’. Vejo Deus todos os dias no seio da minha família, no nosso amor. No meu dia a dia. O que você vê nessa foto acima é o meu trabalho”, responde a artista.

 



'Estou candidato', diz Lula ao lançar pré-candidatura em BH

(Foto: FolhaPress)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta quarta-feira (21) que não respeita a decisão judicial que o condenou por corrupção e que pode impedir que ele dispute a Presidência. "Eu não respeito a decisão que foi tomada contra mim porque sei que ela é mentirosa, política e não está baseada nos autos do processo." "Estou candidato", disse em Belo Horizonte a militantes de esquerda reunidos no espaço de eventos Expominas. "Não tenho medo, podem até tentar me prender", completou. O ato marcou o lançamento da candidatura do petista no Estado segundo a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que ressaltou que o PT não tem plano B. Sobre seus adversários políticos, Lula disse querer que eles "tenham vergonha na cara e respeitem a democracia e o resultado eleitoral como eu respeitei". O petista aparece em primeiro lugar nas intenções de voto. "Quero dizer àqueles que querem evitar que eu seja candidato: tenham coragem. Eu perdi três eleições e voltei pra casa. [...] Aprendam a lamber suas feridas e permitam que a democracia vença e disputem as eleições comigo para ver quem é que ganha." Lula voltou a dizer que as acusações de corrupção contra ele são mentiras criadas com o objetivo de tirá-lo da disputa eleitoral. "Decidiram que era preciso anular a possibilidade de Lula ser candidato. [...] Parte do Judiciário, da Polícia Federal, do Ministério Público e da imprensa, liderada por Globo e "Veja", resolveram demonizar o PT", afirmou. "Parte do Judiciário, da Polícia Federal, do Ministério Público e da imprensa, liderada por Globo e "Veja", resolveram demonizar o PT", afirmou. "A imprensa vai transformando mentira em verdade. O que eles não sabem é que o povo me conhece. Duvido que tenham a consciência tranquila como eu tenho." O petista não voltou a fazer críticas à intervenção militar determinada pelo presidente Michel Temer (MDB) no Rio de Janeiro. Pela manhã, Lula havia dito que Temer está usando a intervenção para "se cacifar" para a eleição presidencial. Nesta quarta o petista esteve em acampamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e em um antigo centro de tratamento da hanseníase na região metropolitana de BH.



Apagão interrompe partida entre Vitória e Jacuipense pelo Campeonato Baiano

Foto: Reprodução

O Vitória não vive o seu melhor momento. Depois de um BaVi extremamente controverso, o Leão foi até Riachão do Jacuípe para visitar o Jacuipense em partida válida pela quinta rodada da primeira fase do Campeonato Baiano de 2018, porém o jogo não terminou por causa de problemas de energia do local. O duelo foi interrompido aos 14 minutos do segundo tempo e foi remarcado para quinta-feira (22), no estádio Valfredão, às 15h (Horário de Brasília). Enquanto o jogo estava acontecendo, o Rubro-Negro vencia o time do interior pelo placar de 1 a 0 com gol de Pedro Botelho. Desde o início do jogo, o Vitória teve grande domínio da partida. Apesar disso, o gol só saiu aos 43 minutos com lateral-esquerdo Pedro Botelho. Aos 43 minutos, ele aproveitou um ótimo cruzamento de Guilherme Costa e testou firme para inaugurar o marcador. Depois disso, o jogo esfriou e a primeira etapa acabou com vantagem do Leão pela margem mínima. A segunda etapa começou com a Jacuipense tentando empatar a partida. O time chegou a ter um gol anulado aos cinco minutos. Brasão recebeu a bola dentro da área e finalizou com perfeição para o fundo das redes, porém o bandeirinha parou a jogada apontando impedimento. A partida acabou sendo interrompida aos quatorze minutos por causa de falta de energia elétrica no estádio. O árbitro chegou a esperar que as luzes voltassem a funcionar, porém depois  de idas e vindas da energia, o duelo foi interrompido. A previsão é que, segundo informações da Federação Baiana de Futebol (FBF), a partida continue na quinta-feira (22), às 15h (Horário de Brasília) no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe. Ou seja, vão ser disputados os 32 minutos restantes da partida mais os acréscimos que forem determinados pelo árbitro.