ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2018"

Pais de alunos do CMEAS protestam contra transferência momentânea; secretária esclarece o impasse

Os pais questionam as condições físicas do local que segundo eles estão deficitárias (Foto: Leitor 97NEWS)

Várias vêm sendo as ações executadas pela atual administração municipal na área educacional, sendo que uma delas é a restruturação de várias escolas. Dentre elas uma, que é a do CMEAS – Centro Municipal de Ensino Agamenon Santana, está causando muita preocupação para os pais de alunos. Alguns desses pais entraram em contato com a redação do 97NEWS e protestaram contra a ação de mudança temporária dos alunos para as antigas instalações da Escola Santa Rita de Cássia, já que, no momento, o CMEAS passa por uma ampla reforma. Segundo eles o anúncio foi feito em cima da hora, mas o que mais vem afligindo os mesmos são as condições inadequadas do local. Um pai de aluno citou que “lixo, entulho, água acumulada, falta de condições para o intervalo e, ainda por cima, banheiros sem portas, são problemas que foram detectados e que estão preocupando a todos”. Ele enviou registros fotográficos que comprovam a sua denúncia. Ainda segundo ele o comunicado é que a reforma do CMEAS deverá durar cerca de 40 dias, mas, agora com as chuvas, esse prazo poderá se alargar, o que causa ainda mais preocupação. “Sabemos que as medidas são para melhorar a qualidade das instalações do CMEAS, mas essa transferência poderia ser melhor planejada, pois os alunos não estão tendo direito ao intervalo e até para ir ao banheiro têm que fazer barreiras, pois os mesmos estão sem portas. Esperamos que esse problema seja resolvido o quanto antes”. 

O lixo ainda estava acumulado no pátio (Foto: Leitor 97NEWS)

Visando esclarecer os fatos, entramos em contato com a secretária municipal de Educação, professora Ednéia Ataíde, a qual, inclusive estava nas referidas instalações e prontamente nos atendeu para dar as explicações necessárias. Primeiramente segundo ela, a mudança tinha que ser feita, então, por questão de localização se escolheu a antiga Escola Santa Rita, que estava desativada. “Assim que tomamos essa decisão iniciamos as ações de recuperação que se iniciaram no último sábado (03), onde, juntamente com o secretário André Cardoso fizemos o levantamento das ações, mas, infelizmente, os problemas estruturais acabaram sendo maiores do que o previsto, como o buraco que revelou uma antiga caixa d’água, que teve que ser devidamente coberta”. 

Equipes dos setores de educação e infraestrutura estão desde o último sábado trabalhando a todo o vapor para resolver os problemas encontrados (Foto: 97NEWS)

Quanto à questão do intervalo, ela abordou que “visando a segurança dos alunos, pois algum acidente poderia ocorrer, decidimos suspender o intervalo, mas os alunos fazem a merenda dentro da sala de aula e acabam saindo 20 minutos mais cedo”. Sobre os banheiros, ele falou que “existem funcionários muito capacitados que ficam o tempo todo monitorando os alunos. Tem que se avaliar também que não poderíamos fazer grandes gastos em uma estrutura que não pertence ao município, mas garanto que está tudo sobe controle, tanto que os alunos estão em sala de aula normalmente”. E, por fim, ainda fez questão de argumentar que “temos que frisar que está é uma questão momentânea, pois as obras de reforma do CMEAS vão ser intensificadas, mas não poderíamos prejudicar os alunos, deixando-os sem aula, pois eles iriam ter que repor as aulas no final do ano, o que ninguém iria gostar. Então, acreditamos que tomamos as medidas certas e que, após o feriado de carnaval, as condições estarão bem melhores”.

O buraco que a princípio era pequeno, acabou revelando uma caixa d'água antiga que teve que ser devidamente coberta (Foto: Leitor 97NEWS)


Confirmado: Carnaval Infantil será realizado nesta sexta-feira (9)

Foto: Divulgação

No intuito de comemorar uma grande festa popular nacional, o promoter Kezinha confirmou para esta sexta-feira (9), a 2ª edição do Carnaval infantil em Brumado. Se o carnaval é sinônimo de alegria, não há ninguém melhor do que as crianças para festejar a data com tanta propriedade. Será uma programação especial para acolher o público infantil, familiares e terceira idade. A festa que havia sido adiada devido as chuvas que vem caindo no município, será realizada na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), com início às 18h. O carnaval infantil na praça, contará com os personagens infantis da atualidade, grupos de dança, bandinha de sopro Gargantas de Ouro, DJ tocando pagode, axé, frevos, marchinhas e desfile para as crianças que estiverem fantasiadas. A organização do evento se junta com as voluntarias Unidas por Edu e solicita de cada folião uma contribuição de 01 kg de alimento ou material de limpeza, para a CAASE (Casa de Apoio as Famílias dos Pacientes de Câncer que fazem tratamento em Barretos).



Copa do Brasil: Com dois de Denilson, Vitória bate o Globo e avança na competição

Foto: Reprodução

O Vitória não deu espaço para a zebra e garantiu na noite desta quarta-feira (7) a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. A vaga veio com um triunfo por 2 a 0 sobre o Globo, no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim. O atacante Denilson marcou os dois gols da equipe baiana. Com mais espaço para atacar, o time baiano ampliou o placar aos 44, novamente com Denilson, que aproveitou jogada de Neilton e finalizou da grande área para balançar as redes. E com sangue novo em campo, o Globo ganhou novo fôlego e quase diminuiu a vantagem do Vitória. Após cobrança de falta, Reinaldo finalizou sem equilíbrio e levou muito perigo. O Vitória volta a jogar no sábado, quando enfrenta o ABC, no Frasqueirão, pela 2ª rodada da Copa do Nordeste. No domingo, é a vez do Globo entrar em campo para encarar o Potiguar de Mossoró. O jogo será no Barretão, em Ceará-Mirim.



Investigação: Moro diz que recibos de aluguel de Lula não são ‘materialmente falsos’

Foto: Reprodução

O juiz federal Sérgio Moro decidiu que os recibos entregues pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comprovar aluguel de apartamento em São Bernardo do Campo (SP), alvo da Operação Lava Jato, não são falsos. O magistrado, no entanto, afirma que só vai avaliar se os comprovantes de aluguel do apartamento são ideologicamente falsos na sentença da ação penal em que o ex-presidente é réu por supostas propinas da Odebrecht. Moro explica, em decisão, que “no falso material, a falsidade é objetiva, como uma assinatura falsificada ou um trecho inserido ou suprimido fraudulentamente de um documento”. O juiz sustenta que, se julgasse a falsidade ideológica dos documentos, estaria avançando no mérito da ação penal – aonde decidirá se, de fato, Lula recebeu propinas da Odebrecht e, portanto, não pagou pelos imóveis. De acordo com o magistrado, adentrar a questão significaria “violação do contraditório”. “É inviável resolver essas questões no incidente sem aprofundar na valoração de provas e na apreciação do mérito da ação penal e isso só é possível fazer na sentença da própria ação penal, após a finalização da instrução dela, inclusive com as alegações finais das partes”, anotou. Segundo Moro, neste caso, “a prova técnica, pericial, mostra-se inútil”. “No máximo, ela poderia confirmar que parte dos recibos foi assinada extemporaneamente, mas isso não levaria à conclusão necessária de que os aluguéis não foram pagos”. Escreveu.



Baianão: Com três de Hernane, Bahia goleia Conquista e encosta nos primeiros colocados

Foto: Marcelo Malaquias / Divulgação E.C. Bahia

O Bahia venceu mais uma partida pelo Campeonato Baiano. Dessa vez o time aproveitou a fragilidade do Vitória da Conquista e conseguiu uma goleada de 6 a 1, em partida que aconteceu nesta quarta-feira (07), na Arena Fonte Nova em Salvador. O destaque da partida foi o atacante Hernane que marcou três vezes. Os outros gols do Tricolor foram marcados por Régis, Zé Rafael e Vinícius. O gol do Conquista foi marcado por Flávio Caça-Rato. O primeiro tempo não teve muita movimentação e acabou em zero a zero. O Bahia resolveu jogar mesmo na segunda etapa. Logo no primeiro minuto, Zé Rafael cobrou falta com estilo e marcou o primeiro gol da partida. Aos oito minutos, Mena fez boa jogada na esquerda e tocou para Hernane marcar o segundo gol do Tricolor na partida. Depois disso, o “Brocador desencantou e marcou outras 2 vezes. Vinícius e Régis também marcaram pelo Esquadrão de Aço e Flávio Caça-Rato acabou descontando para o Conquista, 6 a 1.

 



Chapada Diamantina: PMs ficam feridos após batida entre viatura e caminhão

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Quatro policiais militares ficaram feridos após a batida entre a viatura em que eles estavam e um caminhão que transportava bananas. O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (7), na BA-142, rodovia que liga a cidade de Andaraí a Mucugê. Com o impacto a viatura, foi parar em um matagal do acostamento da rodovia e ficou destruída. A PM informou que os policiais envolvidos no acidente integram a 42ª Companhia Independente de Polícia Militar (Lençóis). Ainda não há detalhes das causas da batida. Os policiais, identificados como o major Ubiraci Muniz Silva, o tenente Edson Mascarenhas, o soldado Elielson da Silva Xavier e o aspirante Ian Diógenes Pitágoras, receberam os primeiros socorros de colegas da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada e foram levados para o Hospital Municipal de Andaraí. Após atendimento na unidade de saúde, as vítimas foram transferidas pelo Graer para um hospital de Salvador. Ainda segundo a Ppolícia, os PMs estão conscientes e em situação de saúde estável.



Comitiva de Encruzilhada pede recuperação de estradas

(Foto: Divulgação)

No giro na capital para defender os pleitos de Encruzilhada, o deputado Waldenor Pereira e uma comitiva do município, formada por Dr. Pedrinho, candidato a prefeito nas eleições passadas, os vereadores Eduardo, Caburé, Sérgio e Jorge, além do suplente de vereador Rickinho, se reuniram na segunda-feira (05) com o superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Saulo Pontes (ex-Derba) para tratar da recuperação e asfaltamento de estradas. Eles solicitaram a recuperação da estrada que liga o distrito conquistense de Inhobim à Encruzilhada e reforçaram o pleito de pavimentação asfáltica da BA 632, que liga a sede do município a Mata Verde, em Minas Gerais. A pavimentação desse trecho vai facilitar o escoamento da produção regional e do entorno de Encruzilhada para o estado mineiro. O superintendente Saulo Pontes afirmou que vai autorizar a elaboração do projeto executivo mas, provisoriamente, fará de imediato a intervenção no cascalhamento da estrada. Além de reivindicar melhorias de estradas, o grupo defendeu com o secretário estadual do Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, e o diretor da CAR, Wilson Dias ações para fortalecer a agricultura familiar do Municipio, solicitando a implantação de barreiros como alternativa para ampliar a oferta de água na zona rural e ainda solicitaram a construção de sanitários em comunidades carentes e destinação de barracas para comercialização dos produtos da pequena produção.



Morador reclama de vagonete que foi colocado em frente à sua porta

O morador reclama que o vagonete foi colocado em frente à sua residência (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Brumado vem passando novamente por uma fase positiva na área de construção civil, com várias obras, reformas e empreendimentos em andamento. É muito fácil de detectar em um rápido passeio pela cidade, várias delas, a grande maioria feita em residências. Só que, mesmo tendo o seu lado positivo, esse tipo de ação traz também muitos transtornos, principalmente aos que moram nas proximidades, como também atrapalham o tráfego de veículos. Na tarde desta quarta-feira (07), o morador Mariano Vasconcelos Meira (52), da Rua Oswaldo Cruz, 49, enviou à nossa redação uma reclamação nesse sentido. Segundo ele, um vizinho está realizando obras de reforma na residência, que fica no número vizinho, a qual está produzindo uma grande quantidade de entulho, só que, ao invés de colocar o vagonete na frente da residência onde estão sendo feitos os serviços, foi colocado na frente da residência do reclamante, que afirma que isso está atrapalhando muito a sua vida. Ele disse que já procurou os órgãos competentes, mas nada foi feito, então, confiando na força da imprensa, procurou a nossa redação para expor o problema na esperança que, desta feita, a questão seja resolvida. Ele finalizou a sua postagem dizendo “será que é certo ou errado colocar o vagonete na frente da residência dos outros?, porque está parecendo que aqui em Brumado isso é considerado normal”. 



Vereadora Lia Teixeira comemora a confirmação da liberação de R$ 1,455 mi para construção da creche do Bairro São José

A vereadora Lia Teixeira comemorou muito a confirmação da liberação da verba para a construção da creche do Bairro São José (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Conhecedora da realidade do déficit de creches em Brumado, a vereadora Lia Teixeira (PDT), desde o início de seu mandato parlamentar começou a elaborar vários projetos e medidas que viessem a contemplar essa carência, já que milhares de mães buscavam esse importante serviço para poderem exercer uma atividade profissional. No final de 2017, uma das ações mais significativas nesse sentido foi a indicação 635/2017 feita o Poder Executivo para que fosse construída uma creche no Bairro São José. A indicação foi aprovada por unanimidade, mas a luta da vereadora não parou, pois ela vem acompanhando de perto o processo. Uma das primeiras razões para comemorar foi a liberação de um terreno por parte do município para abrigar o equipamento público. Nesta quarta-feira (07) a vereadora teve outro grande motivo para comemorar que foi uma correspondência de autoria do deputado federal Arthur Maia, que foi o interlocutor junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) da confirmação da liberação da quantia de R$ 1.455.000,00 (Hum milhão quatrocentos e cinquenta e cinco mil reais) para a construção da referida creche. “Estamos muito satisfeitas, pois sabemos a importância dessa grande conquista para as mães do Bairro São José”, declarou a vereadora que ainda fez questão de salientar que “é mais uma grande vitória para Brumado, em especial para o referido bairro, que agora irá contar com esse importante serviço social que trará benefícios importantes para centenas de mães que poderão deixar seus filhos numa creche de qualidade para poderem trabalhar”. E ainda citou que “agradeço o empenho do prefeito Eduardo e do deputado Arthur Maia que não mediu esforços para que esse sonho se tornasse realidade”. Confira abaixo a indicação da vereadora e o ofício confirmando a liberação da verba: 

(Divulgação)


BA-262: Acidente com carro da câmara de Presidente Jânio Quadros mata bebê de quatro meses, diz PRE

Foto: Reprodução l Google

Um acidente com um veículo oficial da Câmara Municipal de Presidente Jânio Quadros, deixou tres pessoas feridas e um bebê de quatro meses morto na BA-262, trecho entre as cidades de Aracatu e Anagé, na manhã desta quarta-feira (7). Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), três pessoas tiveram ferimentos leves no momento do acidente e uma quarta vítima, uma criança de 4 meses, identificada como Murilo Carrilho de Souza, chegou a ser socorrida por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu, e morreu no local. As outras vítimas ainda não foram identificadas pela PRE. O 97NEWS entrou em contato com a câmara de Presidente Jânio Quadros, mas ninguém se manifestou. As causas do capotamento ainda não foram determinadas pela PRE. 



Brumado: Chuvas fazem a Barragem de Cristalândia sangrar; veja vídeo

A Barragem de Cristalândia chegou ao seu nível máximo no final da tarde desta terça-feira (06) (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O medo do desabastecimento devido à forte estiagem que perdurou até o mês de janeiro, ao que tudo indica, está sendo “exorcizado” pelas fortes chuvas que caíram em Brumado e região nestes primeiros 7 dias de fevereiro, que já somaram mais de 110 m3. Um dos reflexos mais positivos nesse sentido foi que a Barragem de Cristalândia, que serve a cidade de Brumado e, agora, também os municípios de Malhada de Pedras, além de várias outras localidades no meio rural, sangrou no final da tarde desta terça-feira (06). A notícia é muito satisfatória e só não é melhor porque ainda não foi oficializada a construção da segunda etapa da barragem, pois, caso estivesse já construída o armazenamento passaria dos 17 milhões de m3 para cerca de 30 milhões, ou seja, praticamente o dobro, o que poderia abastecer outros locais como o município de Ituaçu, bem como a própria Comunidade de Cristalândia que, mesmo sendo o local que abriga a barragem, ainda não conta com a água tratada distribuída pela Embasa. Confira o vídeo abaixo feito pela nossa equipe, no qual está registrado que a capacidade de armazenamento da barragem chegou ao seu nível máximo: 



Brumado: Sessão do legislativo brumadense acontecerá nesta quinta-feira (08)

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Conforme Portaria nº 19/2018, de 02 de fevereiro que “Dispõe sobre a redefinição de Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado” a sessão ordinária acontecerá nesta quinta-feira, 08, no horário de 08h00, após acordo entre todos os edis que compõem a Casa Legislativa. Os dias e horários retornam a sua normalidade nas sessões posteriores, ocorrendo às sextas-feiras, no horário de 08h00.



Tanhaçu: deputados e lideranças buscam alternativas para abastecimento de água

(Foto: Divulgação)

Em mais uma agenda de visita a órgãos e secretarias estaduais para defender os pleitos para ampliação do abastecimento de água de Tanhaçu, os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) e as lideranças do município, Ney Santana, candidato a prefeito nas últimas eleições, e Carlos Pires Araújo estiveram na segunda-feira (05) na Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), na Companhia de Engenharia Ambiental (CERB) e Companhia de Ação regional (CAR). Foram acompanhar as solicitações para construção da adutora da barragem de Cristalândia, implantação de poços artesianos e construção de barreiros. A agenda do grupo começou pela Embasa, em busca de informação sobre a adutora da barragem de Cristalândia, cuja licitação para o projeto executivo foi realizada e a sua elaboração encontra-se em curso. “Estamos insistindo em acompanhar o processo desse importante pleito do nosso município, cobrando pessoalmente para que a coisa ande e se concretize. Trata-se de uma antiga reivindicação da população de Tanhaçu que vai resolver o abastecimento do nosso município”,  reforçou Ney Santana. Na CERB, os deputados e as lideranças reivindicaram do presidente do órgão, Marcos Bulhões, a implantação de poços artesianos já perfurados em diversas localidades do município. Ele informou que está autorizada a visita técnica para orçamento de poços as comunidades de Ladeira e Morrinho. O órgão já realizou a implantação dos poços em Tucum, Tucum de Baixo e Tucum de Cima e concluiu também Morrinhos II e Mandacarú de Vadí. Outra alternativa para  ampliar a oferta de água é a construção de barreiros na zona rural, defendida junto ao secretário estadual do Desenvolvimento Rural (SDR),  Jerônimo Rodrigues, e o diretor da CAR, Wilson Dias. As lideranças de Tanhaçu ficaram de apresentar os locais visando à implantação de cinco unidades de barreiros, como também aproveitaram para solicitar a construção de sanitários em comunidades carente.



Após pendências resolvidas, UPA de Brumado deverá ser inaugurada ainda neste primeiro semestre

A tão esperada UPA de Brumado deverá entrar em atividade ainda neste primeiro semestre de 2018 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com o constante crescimento da área de saúde pública em Brumado, que agora conta com os procedimentos de alta complexidade como a UTI, que juntamente com as previsões altamente positivas como a construção da Policlínica Regional e a vinda da Faculdade de Medicina, vai fazer com que o setor vai estar cada vez mais no “topo da pauta”, correspondendo assim a grande expectativa, não só da população brumadense, mas também como dos 400 mil habitantes dos municípios pactuados da microrregião. Diante deste cenário de otimismo, mais uma notícia pode “engrossar a lista” dos serviços que é o funcionamento da tão aguardada UPA de Brumado, que estava atravessando um processo burocrático complicado, mas que, devido aos esforços da administração municipal, que, de forma incessante, buscou a solução e o tão aguardado funcionamento da unidade pode acontecer ainda neste primeiro semestre. Em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, e também com o chefe de gabinete, Amarildo Bonfim, foi dada a confirmação que as pendências financeiras foram resolvidas e que, o próximo passo, é a realização dos processos licitatórios para a compra dos equipamentos. “Não podemos precisar uma data, mas é muito provável que, no máximo, em 120 dias a UPA de Brumado entrará em funcionamento, dando mais uma grande opção na área do atendimento de urgência e emergência para a população”. E ainda destacaram que "o prefeito nos solicitou que todos os esforços fossem feitos nesse sentido, então, acreditamos que tudo ocorrerá de maneira positiva e a UPA entrará em funcionamento". 



Brumado: Pitágoras e Unopar realizaram o Conecta

Foto: Divulgação

A Faculdade Pitágoras de Brumado e a Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR realizaram no último dia 31 de janeiro o evento Conecta, com a participação do prefeito Eduardo Vasconcelos, do representante da Secretaria de Educação, professor Adriano Santos, dos gestores de RH da Xilolite, Wellington Meira e da RHI Magnesita, Jadson Gruba e do empreendedor Zilmar Júnior, participantes da Mesa Redonda, dialogando sobre o tema Empregabilidade: tecnologia, mercado globalizado e perfil profissional para assumir os desafios do mundo moderno. Em breve, será divulgada nova programação de eventos acadêmicos, desta vez tratando de temas específicos da Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção (cursos presenciais), Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo (UNOPAR EAD). Venha fazer parte deste time! Inscrições abertas para processo seletivo! Informações: Faculdade Pitágoras de Brumado e UNOPAR, Rua Eugênia Dantas Araújo, Nº 55, Bairro Hospital, (77) 9.9937-7979 / 3441-7979.



‘Cadê a nossa ponte?’, clamam moradores do Jacaré, Retiro e André; eles estão isolados

A situação se agravou nos últimos dias e a passagem está totalmente impossibilitada (Foto: 97NEWS)

O clamor do povo, especialmente dos moradores do meio rural,  pelas chuvas foi atendido pelos céus, mas, como diz o pensador que “tudo tem os dois lados”, as tão esperadas chuvas trazem o alívio para a questão do abastecimento, só que, na questão de infraestrutura, os problemas aparecem, os quais chegam ao ponto de impossibilitar a mobilidade dos moradores, deixando claro que é necessária a construção de uma ponte na referida localidade. 

Caso as chuvas continuem a situação deve piorar (Foto: 97NEWS)

Vários casos vêm sendo enviados para o 97NEWS, e o último foi feito pelos moradores da região do Jacaré, Retiro e André, os quais garantem que estão totalmente isolados, já que a estrada que faz a ligação com a sede do município ficou totalmente intransitável, já que o volume do rio aumentou consideravelmente, impedindo a passagem. O grande receio deles são que alguns moradores mais idosos, ou crianças, venham a adoecer, além do fato de que, com o início das aulas, os alunos ficam privados do ensino.

Apesar das tentativas, a travessia do rio não dá para ser realizada (Foto: 97NEWS)

Cansados de tantas promessas, eles esbravejaram que “cadê a nossa ponte, não aguentamos mais ser iludidos, toda vez é a mesma coisa. Só que agora, será diferente, se não resolver essa situação nenhum político aqui terá o nosso voto, porque são anos desse sofrimento que parece que não tem mais fim”. Como já citamos, a secretaria municipal de infraestrutura garantiu que uma ampla ação de recuperação das estradas vicinais irá ser iniciada nos próximos dias, assim que a chuva der uma trégua.



Carnaval 2018: Psirico, Léo Santana, É o Tchan... Qual será o hit deste ano?

Foto: Composição l 97NEWS

A festa mais esperada do ano está chegando e uma coisa que o baiano não dispensa é a animação. Todo ano tem aquela 'música chiclete' que fica na boca da galera e, dessa vez, não vai ser diferente. Qual o seu hit favorito neste verão? Nos próximos dias, vai ser difícil não esbarrar com as músicas de Psirico, Léo Santana, É o Tchan e outros. São vozes de algumas das faixas mais cotadas para ser hits do carnaval 2018. A seleção com músicas que chegam ao carnaval em posições altas nas paradas (como "Popa da Bunda", de Psirico, e "Encaixa", de Léo Santana) ou que cresceram nos últimos dias, como "Que tiro foi esse", de Jojo Todynho. A lista deixa de fora músicas que estão muito bem nas paradas, mas com letras de dor de cotovelo que não costumam colar na folia, como "Apelido carinhoso", de Gusttavo Lima, e "Amigo taxista", de Zé Neto e Cristiano.

Veja a lista

  1. Popa da Bunda - Psirico e ÀTTØØXXÁ
  2. Carnaval - Claudia Leitte
  3. Encaixa - Léo Santana e Mc Kevinho
  4. Cheguei Pra Te Amar - Ivete Sangalo e Mc Livinho
  5. À Vontade - Ivete Sangalo e Wesley Safadão
  6. Varias Novinhas - Léo Santana
  7. Hipnotizou - Harmonia do Samba e Léo Santana
  8. Rabetão no Paredão - Duas Medidas e La Fúria
  9. Dançadeira - Denny Denan
  10. Só Da Tu - A Favorita
  11. Banzeiro - Daniela Mercury
  12. Coroa vs Novinha - É O Tchan
  13. Navegando a Vida - Jammil
  14. Bumbum Carente - Parangolé
  15. No groove - Ivete Sangalo e Psirico
  16. Rafa e Pipo Marques - Sarrando
  17. Aquele Fogo - Alinne Rosa
  18. Eu Não Vou Embora - Tomate
  19. A Patroa Pirou - Bell Marques
  20. Pa Pa Pa - La Fúria ft Escandurras e Fabio Duarte

 



Conquista: Cliente da Caixa será indenizada por ter sido roubada dentro do banco

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Caixa Econômica Federal foi condenada pela Justiça Federal a indenizar uma cliente da cidade de Vitória da Conquista em R$ 5 mil por ter sido furtada em frente a agência. Além de indenizar a cliente em danos morais, a Caixa terá que pagar R$ 950 por danos materiais. A Caixa recorreu à 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) contra a decisão da Vara da Justiça Federal de Vitória da Conquista. A cliente também recorreu da decisão para pleitear danos morais pelo constrangimento que sofreu. A Caixa, no recurso, alegou que o furto aconteceu por culpa exclusiva da vítima, por estar em uma área externa da agência. Para o relator do caso, desembargador federal Jirair Aram Meguerian, os elementos colacionados nos autos do processo comprovam que a versão dos fatos apresentada pela consumidora é verdadeira, pois ela realmente foi furtada no interior de uma agência da Caixa quando estava realizando depósito bancário com envelope em um caixa eletrônico, ao contrário do que alega a instituição bancária. Segundo o desembargador, os fatos mostram falhas na segurança da agência, como a ausência de empregados para prestar informações aos usuários, ausência de vigilância efetiva e sua omissão na busca de solucionar o problema do furto sofrido pela apelante. Quanto aos danos morais, o relator ressaltou que “ao ser furtado dentro de agência bancária, em local em que entendia estar segura e a salvo da ação de criminosos, a autora teve lesada sua honra e sua tranquilidade”.



Protesto: Moradores prometem bolo e festa de aniversário de 1 ano para buraco na rua

Quem passar pelo local irá se deparar com essa cena (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As chuvas dos últimos dias voltaram a evidenciar um dos problemas mais constantes e inquietantes da infraestrutura urbana de Brumado, que é a situação precárias de inúmeras vias da cidade. Tendo como grande obstáculo a omissão, pelo menos até o momento, da construção do sistema de esgotamento sanitário, vai-se se “empurrando o problema com a barriga”, ou seja, cada vez que buracos aparecem nas vias tem que ser feito um “armengo”, geralmente se colocando paralelepípedos, areia e terra, que, quando recebem novas chuvas, são arrastados novamente pela correnteza, o que torna a situação num ciclo vicioso “interminável”. Com isso o dinheiro público vai também na “enxurrada” e, não se tem estudos do impacto econômico, mas o que se gastou com consertos de ruas em Brumado já daria, ao menos, para se ter iniciado as tão urgentes obras de esgotamento. Dentro deste cenário intrigante, sempre aparecem os casos emblemáticos, desta feita foi na esquina da Rua Marcolino Rizério com a Sebastião dos Santos Leite, onde, segundo os moradores, um buraco que já vai fazer um ano, o qual, no início, era de menor proporção, agora se expandiu e, agora, oferece também riscos de acidentes. Um dos moradores, mais “revoltado” com a situação, afirmou à nossa equipe que se nada for feito ele fará, como forma de protesto, um bolo e uma festa de aniversário para “comemorar” o aniversário do buraco, mas, ele espera que isso não seja preciso. Quem passa pelo local se depara com um cavalete com uma placa com os seguintes dizeres: “vamos fazer aniversário deste buraco”. Provavelmente essa seria mais uma situação que poderia se encaixar na galeria “têm coisas que só acontecem em Brumado”. Em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, ele disse que um amplo planejamento de recuperação das vias públicas será colocado em prática, mas que, nesse momento, por causa das chuvas, não é possível a sua operacionalização. 

Além de tudo existe o risco de acidentes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Bahia: Curso de medicina baiano é o 10º mais caro do país entre faculdades com bolsas do Prouni

Foto: Reprodução

Estão abertas, até a próxima sexta-feira (9), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os alunos poderão ingressar em cursos com mensalidades que variam de menos de R$ 150 a quase R$ 10 mil. Neste semestre, entre os 10 cursos mais caros, oito são de Medicina. E o 10º mais caro fica em Lauro de Freitas. A posição, de acordo com o levantamento disponibilizado pelo programador Álvaro Justen, do coletivo Escola de Dados, é ocupada pela Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde (Unime), que cobra R$ 9.048 na formação de médicos. A área de Medicina concentra as mensalidades mais altas do país e, na Bahia, segue a mesma tendência. A Unifacs, em Salvador, ocupa a 28º posição entre as mais caras do país, com valores mensais de R$ 8.107,41, seguida pela Faculdade Ages de Medicina, em Jacobina, com mensalidade de R$ 8.100. A lista de cursos de Medicina na Bahia com bolsas do Prouni é completada pela Faculdade São Francisco de Barreiras (Fab), que cobra R$ 7.480 por mês; pela Faculdade de Saúde Santo Agostinho de Vitória da Conquista (R$ 7.214); pela Faculdade de Guanambi (R$ 6.923); e pela FTC em Salvador (R$ 5.930,41).