Pais de alunos do CMEAS protestam contra transferência momentânea; secretária esclarece o impasse

Os pais questionam as condições físicas do local que segundo eles estão deficitárias (Foto: Leitor 97NEWS)

Várias vêm sendo as ações executadas pela atual administração municipal na área educacional, sendo que uma delas é a restruturação de várias escolas. Dentre elas uma, que é a do CMEAS – Centro Municipal de Ensino Agamenon Santana, está causando muita preocupação para os pais de alunos. Alguns desses pais entraram em contato com a redação do 97NEWS e protestaram contra a ação de mudança temporária dos alunos para as antigas instalações da Escola Santa Rita de Cássia, já que, no momento, o CMEAS passa por uma ampla reforma. Segundo eles o anúncio foi feito em cima da hora, mas o que mais vem afligindo os mesmos são as condições inadequadas do local. Um pai de aluno citou que “lixo, entulho, água acumulada, falta de condições para o intervalo e, ainda por cima, banheiros sem portas, são problemas que foram detectados e que estão preocupando a todos”. Ele enviou registros fotográficos que comprovam a sua denúncia. Ainda segundo ele o comunicado é que a reforma do CMEAS deverá durar cerca de 40 dias, mas, agora com as chuvas, esse prazo poderá se alargar, o que causa ainda mais preocupação. “Sabemos que as medidas são para melhorar a qualidade das instalações do CMEAS, mas essa transferência poderia ser melhor planejada, pois os alunos não estão tendo direito ao intervalo e até para ir ao banheiro têm que fazer barreiras, pois os mesmos estão sem portas. Esperamos que esse problema seja resolvido o quanto antes”. 

O lixo ainda estava acumulado no pátio (Foto: Leitor 97NEWS)

Visando esclarecer os fatos, entramos em contato com a secretária municipal de Educação, professora Ednéia Ataíde, a qual, inclusive estava nas referidas instalações e prontamente nos atendeu para dar as explicações necessárias. Primeiramente segundo ela, a mudança tinha que ser feita, então, por questão de localização se escolheu a antiga Escola Santa Rita, que estava desativada. “Assim que tomamos essa decisão iniciamos as ações de recuperação que se iniciaram no último sábado (03), onde, juntamente com o secretário André Cardoso fizemos o levantamento das ações, mas, infelizmente, os problemas estruturais acabaram sendo maiores do que o previsto, como o buraco que revelou uma antiga caixa d’água, que teve que ser devidamente coberta”. 

Equipes dos setores de educação e infraestrutura estão desde o último sábado trabalhando a todo o vapor para resolver os problemas encontrados (Foto: 97NEWS)

Quanto à questão do intervalo, ela abordou que “visando a segurança dos alunos, pois algum acidente poderia ocorrer, decidimos suspender o intervalo, mas os alunos fazem a merenda dentro da sala de aula e acabam saindo 20 minutos mais cedo”. Sobre os banheiros, ele falou que “existem funcionários muito capacitados que ficam o tempo todo monitorando os alunos. Tem que se avaliar também que não poderíamos fazer grandes gastos em uma estrutura que não pertence ao município, mas garanto que está tudo sobe controle, tanto que os alunos estão em sala de aula normalmente”. E, por fim, ainda fez questão de argumentar que “temos que frisar que está é uma questão momentânea, pois as obras de reforma do CMEAS vão ser intensificadas, mas não poderíamos prejudicar os alunos, deixando-os sem aula, pois eles iriam ter que repor as aulas no final do ano, o que ninguém iria gostar. Então, acreditamos que tomamos as medidas certas e que, após o feriado de carnaval, as condições estarão bem melhores”.

O buraco que a princípio era pequeno, acabou revelando uma caixa d'água antiga que teve que ser devidamente coberta (Foto: Leitor 97NEWS)