ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2016"

Brumado: Suspeito foge de abordagem policial e acaba se chocando com carro estacionado

A colisão foi forte e o suspeito teve que ser levado rapidamente para o hospital (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Por volta da 23:00h, do dia 06/02/2016, sábado, a guarnição da 34ª CIPM/PETO, realizando rondas no bairro São Jorge ao tentar abordar um motociclista, este, o Sr Marcionílio Araújo de Oliveira Neto, vulgo (batata), empreendeu fuga, sendo perseguido pela guarnição da PM. Ao intercepta-lo na av Antônio Mourão Guimarães, o mesmo sacou um revólver calibre 32 com numeração suprimida e 4 munições intactas, momento em que o bandido (batata), perdeu o controle da motocicleta, colidiu com um automóvel que estava estacionado na avenida supracitada e caiu  O S.A.M.U foi chamado pra dar o atendimento de socorro. O indivíduo foi encaminhado ao Hospital de Brumado, e os pertences e a arma de fogo foram encaminhados a 20 COORPIN para serem tomadas as devidas providências (foto abaixo).

(Foto: Divulgação Policia Militar)


Morre Antônio Pena, fundador do Catuense Futebol e ex-prefeito de Catu

Dirigente tinha 86 anos e estava internado desde o último dia 22, quando sofreu um acidente automobilístico. (Foto: Reprodução)

Fundador e ex-presidente do Catuense Futebol Clube e ex-prefeito do município de Catu, Antônio Pena, 86 anos, morreu na manhã deste sábado, 6. Ele estava hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Rafael, em Salvador, desde o acidente de carro que sofreu na estrada de São Sebastião, dia 22 de janeiro. O time de futebol postou nota de lamento pela morte de Pena. Os torcedores comentaram com tristeza o fato. “O futebol baiano perde um dos melhores, ou se não o melhor, dirigente que já teve”, disse um internauta. “Um grande homem que sempre deu oportunidades ao menos favorecidos financeiramente no futebol”, completou outra. Durante parte do tempo em que ficou hospitalizado, Pena esteve em coma. Apesar disso, o estado de saúde dele era considerado estável, segundo boletim médico do hospital.



Motociclista vai ao chão na Praça do Jurema neste sábado de carnaval em Brumado

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um acidente ocorrido na manhã deste sábado de carnaval em Brumado acabou chamando a atenção para que os condutores redobrem a atenção, já que é um período perigoso. Segundo informações passadas à redação do 97NEWS, o motociclista acabou caindo sozinho, não se se sabe o motivo. Ele teve que receber atendimento dos socorristas do SAMU 192 e foi encaminhado para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto com suspeita de luxação em uma das pernas, mas o seu estado de saúde não inspirava maiores cuidados.

 

 



Itapetinga: Ladrão tenta assaltar lutadora de muay thay, se dá mal e é preso

Durante a tentativa de roubo, a vítima reagiu e entrou em luta corporal com o elemento, que ainda fez um disparo, porém não atingiu a moça. (Foto: Itapetinga Repórter)

Um rapaz de 18 anos acabou levando a pior durante uma tentativa de roubo contra uma lutadora de muay thay, fato ocorrido por volta das 20h40 desta sexta-feira (5), na Rua Potiraguá, em Itapetinga. De acordo com informações colhidas, William Oliveira Lopes Santos aproveitou as ruas escuras do citado bairro para roubar a moça de 20 e poucos anos. Durante a tentativa de roubo, a vítima reagiu e entrou em luta corporal com o elemento, que ainda fez um disparo, porém não atingiu a moça. Em seguida, o acusado conseguiu escapar e saiu correndo pelo bairro. Uma equipe da Polícia Militar recebeu informações das características do rapaz e começou a realizar diligências pelo bairro. Ele foi preso minutos após o delito no cruzamento da Rua Amélia com a Rua Coríntias.



Brumado: Integrantes da ‘Gangue dos Horrores’ são detidos mais uma vez pela PM

A 34ª CIPM no intuito de garantir a segurança da população vem tendo um grande desafio pela frente que são os adolescentes infratores, os quais se mostram muito violentos e implacáveis. A nova onda de assaltos na cidade apresentou uma nova configuração criminosa, que é a “Gangue dos Horrores” composta por menores de idade que vem espalhando o medo e o terror, principalmente aos idosos, os quais são as vítimas preferidas. Com atuação mais centralizada na área do Mercado Municipal, a referida gangue ataca as suas vítimas indefesas, muitas vezes, dentro do banheiro do mercado, chegando ao ponto de enforcá-las. Eles também roubam transeuntes e estabelecimentos comerciais, tanto que um deles foi detido semana passada, logo após assaltar a Padaria União Santos, mas, acabou sendo logo liberado, voltando a delinquir novamente. A solução para essa questão complexa não vem encontrando força na lei em vigor no país, que se mostra cada vez mais frágil e insuficiente para esse tipo de situação, que, segundo algumas correntes da sociologia, se mudanças substanciais não ocorrerem com urgência na legislação, estará se formando um exército infindável de adolescentes infratores, que zombam da polícia e riem da cara da sociedade, os quais se arvoram e dizem estar cobertos pelo manto da impunidade, pois batem no peito e dizem “para menor não dá nada”. Infelizmente a população brumadense está cada vez mais refém desse tipo de situação, de um gargalo no setor de segurança pública que parece longe ainda de uma solução. 



Brumado: Polícia prende assaltante na noite desta sexta-feira (05)

A motocicleta e o acusado foram levados para a 20ª Coorpin (Fotos: Divulgação Polícia Civil)

Por volta da 19h30m desta sexta-feira (05), houve um roubo de uma motocicleta na Avenida Lindolfo Brito. O autor foi identificado e a guarnição da 34ª CIPM/PETO empreendeu diligências e conseguiu prender o acusado, recuperando a motocicleta na Urbis 4. Também foi descoberto um local de desmanche. O suspeito é conhecido como “Suel” e pode ser o autor de uma série de assaltos que aconteceram na cidade nos últimos dias. Ele, juntamente com a motocicleta, foram encaminhados para a sede da 20ª Coorpin, estando já à disposição da Justiça. 



Macarani: Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina de fazenda

Corpo de Gustavo Sousa Porto foi removido pela equipe do DPT de Itapetinga, e encaminhado ao IML de Vitória da Conquista. (Foto: Reprodução)

Carnaval é um período de alegria para alguns e de tristeza para muitos. Uma tragédia no fim da tarde desta sexta-feira (5) chocou todo município de Macarani, na região Sudoeste do Estado. Uma criança de apenas dois anos e sete meses morreu antes de dar entrada no Hospital São Pedro, vítima de afogamento. O ocorrido aconteceu na fazenda Bela Vista (sentido Vila das Graças), situada a 12 quilômetros da cidade. Esse seria o primeiro dia de trabalho do pai da vítima na fazenda, quando a esposa e a filha dele foram até a sede para realizar uma faxina. O que seria um recomeço para a família, em um novo local de trabalho, acabou se transformando em tragédia a partir do momento em que a criança caiu na piscina. Gustavo Sousa Porto foi levado ás presas para o hospital, mas no caminho, uma equipe do Samu-192 que estava indo para o local confirmou o óbito.



Moradores prendem e espancam ladrão após tentar roubar celular de uma jovem

Quando os militares chegaram ao local, ele ainda estava sob o domínio de populares e com ferimentos pelo corpo, por um princípio de linchamento. (Foto: Blog do Marcos Frahm)

Na noite desta quinta-feira (4/2), após assalto contra uma jovem que transitava por uma via pública do bairro Cruzeiro, em Jaguaquara, um homem por pouco não foi linchado por populares que o capturaram após perceber a vítima gritar pedindo socorro na Rua Cruzeiro, por volta das 21h30. Conforme informações colhidas pela reportagem, a jovem J.B transitava tranquilamente quando foi interceptada pelo indivíduo, a bordo de uma moto Dafra 50 CC, que se aproximou da vítima com xingamentos e, furioso, anunciou um assalto e a jovem entregou-lhe um aparelho celular e, ao avistar que um revolver usado por ele era de brinquedo, tentou reagir impedindo a fuga do elemento, que chegou a cair da motocicleta que utilizava e entrou em luta corporal com J.B, que não viu outra saída a não ser pedir socorro aos moradores, que conseguiram capturar o assaltante e recuperaram o celular.



Conquista: Após presenciar assalto, motorista acelera e atropela bandidos

Criminosos conseguiram fugir e deixaram tudo para trás. Um deles foi localizado ferido no Hospital de Base (HGVC). (Foto: R7)

Diante de uma injustiça, um motorista que presenciou um assalto na manhã desta quinta-feira (4), no município de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, resolveu agir. Ao perceber que dois bandidos saiam de um matagal, após tomarem de assalto uma motocicleta de um homem, seguiu os criminosos e os atropelou. De acordo com informações da 77ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), após o atropelamento, os bandidos caíram no chão e figuram a pé para um matagal, deixando para trás a moto e a arma utilizada no crime. Os militares foram acionados, apreenderam a arma e iniciaram buscas na região. Em seguida, a guarnição recebeu uma informação do Hospital de Base, de que um homem com características de um dos criminosos havia dado entrada. Welligton Silveira Silva, 18 anos, natural de São Paulo, foi reconhecido pela vítima e após ser atendido no hospital, foi conduzido para o Disep (Distrito Integrado de Segurança Pública), juntamente com o revolver calibre. 32. O suspeito possui passagens por briga e roubo. A moto foi devolvida ao proprietário.



Rio de Contas: O maior carnaval da chapada diamantina já começou

Foto: Ana Lídia via whatsApp

Na noite desta quarta-feira (03) deu início uma das maiores festas da chapada diamantina,  o tradicional Carnaval do município de Rio de Contas. A abertura aconteceu com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo. Em seguida houve um cortejo pelas ruas da cidade com a Banda Panela de Barro, tocando as prinicipais marchinas de carnaval. O evento contou também com a participação de grupos de  danças e shows musicais. A programação segue até terça-feira com as bandas: A dominadora, Djuamba, Banda Semlimite, Novo Kit, Tops do Baile, Fann Estourado, Pegada de Africano, Maderada do Arrocha, Renan Moreira, Neide Vital, Afro Samba, Rapazoni, Afro Samba e Banda Batukerê. Puchando as marchinhas tem as bandas: Amigos do Rosalino, Grupo Panela de Barro e Recordação.



Carnaval do Clube Social de Brumado começa neste sábado dia 06

Foto: Divulgação

O Clube Social e Recreativo de Brumado está preparando uma grande festa: o ‘Carnaval do Social’. Confira a programação: Sábado dia 06/02 - baile a partir das 23h com as Bandas Chão da Praça e Magnatas; Domingo dia 07/02 - matinê para a criançada das 17h às 20h, com a Banda Sambolô e das 22h às 02h baile com a orquestra Bandeira Branca; Terça dia 09/02 - matinê para a criançada das 17h às 20h, com a Banda Sambolô e baile das 22h até o dia amanhecer com as Bandas Magnatas e Chão da Praça. Clube Social de Brumado, sua melhor opção de lazer para o Carnaval 2016.



Violência sem Limites: ‘Gangue dos Horrores’ acaba com a tradição secular da Feira Livre de Brumado

Os corredores outrora cheios, hoje estão cada vez mais vazios (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Feira Livre de Brumado sempre foi uma das grandes tradições do município, reunindo, principalmente nas sextas-feiras milhares de pessoas em busca do bom e barato.  De uns tempos para cá, com o advento do “crack”, que acelerou de forma assustadora a criminalidade na cidade, a tradicional Feira Livre não foi mais aquela e, agora, com a ação da “Gangue dos Horrores”, se tornou um local de medo e pavor, principalmente para os idosos, que vêm sendo constantemente alvo da ação dessa gangue que é composta por menores de idade. Segundo informações, algumas adolescentes ficam observando os idosos que estão com dinheiro e passam a informação para os executores, que agem muitas vezes dentro do banheiro, chegando até a enforcar as suas vítimas. A Polícia Militar faz a sua parte, prendendo toda a semana dos infratores, mas, devido à facilitação das leis, eles voltam a delinquir e com mais intensidade ainda, chegando até a zombar dos policiais militares. A reportagem do 97NEWS esteve na manhã desta sexta-feira (05), véspera de Carnaval no local e registrou um movimento muito abaixo dos anos anteriores, com os feirantes reclamando da grande queda nas vendas, já que os aposentados eram os clientes mais seguros e constantes, mas, devido à ação dos marginais, estão evitando a feira livre (fotos abaixo). Então fica o desafio para as autoridades em resgatar essa tradição secular de Brumado, que, caso nada seja feito com urgência, pode se extinguir e ficar somente na memória dos brumadenses. 

(Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)


Carnaval sem Beijo: Cientistas confirmam que Zika Vírus pode ser transmitido pelo beijo

Descoberta é anunciada dias depois de EUA confirmarem suspeita de contágio por meio de relação sexual no Texas; pesquisador dá conselhos às gestantes: 'Não beijar' (Foto: Reprodução)

Depois de cientistas norte-americanos descobrirem uma possível contaminação por zika vírus ocorrida por meio de relação sexual, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, nesta sexta-feira (5), que a preocupação com a doença transmitida pelo Aedes aegypti deve ser ainda mais elevada a partir de agora. Presidente da fundação, Paulo Gadelha afirmou que pesquisadores encontraram evidências da presença ativa do zika na saliva e urina de um paciente, elevando o alerta à população às vésperas do feriado prolongado de carnaval, que se inicia neste sábado (6).  Ainda não há, no entanto, confirmação de que as transmissões por esses meios possam de fato ocorrer, já que são necessárias mais pesquisas para confirmar a possibilidade. Os especialistas afirmam que o zika é encontrado de forma ativa na saliva e urina, podendo se replicar nesse meio. O alerta de cautela é principalmente para gestantes, cujos fetos podem se tornar microcéfalos caso elas sejam infectadas pelo vírus. 

É importante que elas e as pessoas em seu entorno tenham cuidados adicionais", explicou o pesquisador em coletiva de imprensa, realizada no Rio de Janeiro. "O melhor é não beijar e, claro, evitar situações que dizem respeito a aglomerações. O carnaval é repleto de aglomerações, pessoas escarrando no chão, para os lados. Assim, você tem a possibilidade de ter contato com a saliva e, mesmo que não possamos garantir a infecção, é uma cautela essencial." O que os especialistas ainda não sabem responder é se, a partir do momento em que entra no organismo de uma pessoa por meio do beijo, o zika sobreviverá ao suco gástrico, líquido muito ácido presente no estômago. A Fiocruz ainda afirma não existirem evidências científicas de que o vírus se replicaria nas vias aéreas, como ocorre com a gripe. Em casos de ferimentos nas mãos ou boca, os pesquisadores sinalizam que o risco pode ser maior, já que o zika poderia entrar na corrente sanguínea com maior facilidade.  "Para nós, cientistas, está sendo algo extremamente desafiador entender o zika", apontou Myrna Bonaldo, chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). "Vamos tomar cuidado, sempre enfatizando que estas podem ser cautelas provisórias, mas importantes."

 

CONTINUE LENDO


Brumado: Negligência da Secretaria de Meio Ambiente provoca criatório gigantesco do Aedes Aegypti

O cemitério de pneus velhos se tornou um foco gigantesco do mosquito aedes aegypti (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

“Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”, esse ditado poderia muito bem ser aplicado à secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que vem solicitando da população o empenho no combate ao Aedes Aegypti, mas que, deixa de cumprir a sua obrigação, fazendo com que o ecoponto que fica no Parque de Exposições Santa Inês se tornasse um criatório gigantesco do mosquito. Com a responsabilidade sobre os ombros já há mais de 6 meses, o secretário Fred Neves, que já foi apelidado de “Pavão” pelos seus próprios companheiros, já que quer aparecer até mais do que o prefeito, não tem cumprido a sua obrigação, deixando que mais de dez mil pneus fiquem expostos sem serem retirados pela empresa responsável que é ligada a Anip - Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. A reportagem do 97NEWS esteve no local na manhã de hoje e falou com o responsável pela segurança do parque, Amado Amaral, que confirmou que há mais de 6 meses que os pneus não são retirados do local. “São cerca de 15 mil pneus que estão aqui jogados, num ato de total irresponsabilidade, já que o local aqui se tornou um foco gigantesco da dengue, chikungunya e da zika” e subindo o tom disparou que “enquanto a retirada estava a cargo do competente Fábio Azevedo do setor de endemias, não tínhamos esse risco, mas agora posso dizer que a situação se agravou muito e alguém tem que tomar uma atitude para acabar com isso”. Veja o vídeo feito pelo repórter Marcos Paulo e abaixo as fotos que comprovam a gravidade da situação, pois uma epidemia pode estar sendo provocada: 



Brasileira com 102 cm de quadril é comparada a Kim Kardashian e faz sucesso no exterior

(Foto: Divulgação)

A modelo brasileira Tamirys Lima ainda não é um ícone do universo da moda no Brasil. No entanto, a morena de 22 anos tem ganhado fama no exterior devido a uma determinada semelhança com Kim Kardashian. Com 102 centímetros de quadril, Tamirys foi descoberta por um olheiro num café em Londres, onde mora e estuda Relações Internacionais. Ela já fez alguns catálogos e estreou com o pé direito em Dubai, onde foi fotografada para uma marca americana. Seus primeiros trabalhos no mundo da moda foram para uma grife de joias. Ela já pousou também com vestidos luxuosos e, é claro, biquínis. Diferente das musas fitness, que se multiplicam na atualidade, Tamirys confessa que não se considera uma fissurada em academia, nem se priva de comer o que gosta. "Desde nova eu tenho esse corpo e não faço loucuras para manter. Faço dieta, sim, mas não deixo de comer o que gosto”, diz.

 



 



Sancionada lei que altera legislação do Código de Processo Civil

(Reprodução)

A presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 13.256, que altera a Lei nº 13.105 (Código de Processo Civil), para disciplinar o processo e o julgamento do recurso extraordinário e do recurso especial. A lei foi publicada na edição de hoje (5) do Diário Oficial da União. Entre as alterações está o Artigo 12 que passa a vigorar com o seguinte texto: “Os juízes e os tribunais atenderão, preferencialmente, à ordem cronológica de conclusão para proferir sentença ou acórdão”. Já o Artigo 153 passa a vigorar com o texto: “O escrivão ou o chefe de secretaria atenderá, preferencialmente, à ordem cronológica de recebimento para publicação e efetivação dos pronunciamentos judiciais”.



Colombiano com zika, dengue e chikungunya, ao mesmo tempo, surpreende médicos

Homem que trabalha viajando foi atendido em hospital no norte da Colômbia, após triplo diagnóstico. Apesar do receio de médicos, vítima se recuperou logo e não foi internada. (Foto: Reprodução)

Um grupo de infectologistas colombianos registrou pela primeira vez a ocorrência simultânea de dengue, chikungunya e zika em uma mesma pessoa. É o primeiro caso relatado de coinfecção por três dos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. O paciente, um homem de 49 anos não identificado, viajava constantemente para diversas regiões do país e provavelmente foi exposto aos diferentes vírus em diferentes áreas, dizem os médicos. O caso registrado no município de Sincelejo, no norte do país, vem sendo discutido por especialistas deste o início do mês após publicação de um estudo do grupo na revista “Journal of Infection and Public Health”. Segundo o artigo, liderado por Wilmer Villamil-Gómez, da Universidade de Cartagena, apesar de se tratar de um caso altamente preocupante, o homem foi medicado para controlar os sintomas e passa bem.



Aracatuense é preso em flagrante pela Polícia Civil de Jânio Quadros

O veículo estava com documentação adulterada (Foto: Divulgação Polícia Civil)

Foi preso pela Polícia Civil de Presidente Janio Quadros o indivíduo Marcus Junior Alves Sousa, de Aracatu, quando tentava trocar um veiculo Gol, ano 2012, com numeracao identificadora adulterada, utilizando- se de documento falso, CRLV contendo informacoes falsas, por uma Saveiro ano 2001, totalmente legalizada do Município de Janio Quadros. Segundo o autor, ja teve passagem pela Polícia quando era menor de idade em Aracatu, mas depois de atingir a maioridade não mais teve problemas. Afirmou ter adquirido o veiculo em Aracatu há pouco menos de um ano.  O IPC Carlos deu voz de prisão ao autor, é o flagrante foi Lavrado pela Delegada Substituta Ellen Lages, com apoio da escrivã Vanusa Fernandes e Do agente público Domingo Lopes



Replay: F-1000 quebra o semieixo pela segunda vez em pouco tempo, desta feita na Av. Centenário

O semieixo se soltou logo após o motorista fazer o retorno na Av. Centenário (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A sina da F-1000 amarela, foi dessa forma que foi definido os dois episódios que aconteceram com esse veículo que é dirigido pelo motorista Fabrício da Silva Vieira. O primeiro aconteceu há cerca de 4 meses, na Rua Coronel Tibério Meira, quando o semieixo direito das rodas traseiras se soltou causando engarrafamento. Desta feita, na tarde desta quinta-feira (04), o fato se repetiu, desta feita na Av. Centenário, bem de frente da Igreja da Graça, onde o semieixo esquerdo se soltou do veículo, após o motorista fazer o contorno.  Um pequeno engarrafamento aconteceu, mas um mecânico logo chegou para efetuar o conserto. A F-1000 estava carregada de 350 blocos, cerca de 700 quilos, o que é um peso suportável, mas que foram retirados da carroceria para facilitar o serviço de reparo (foto abaixo). O motorista informou que uma revisão foi feita no veículo ontem (03), mas que, quando o semieixo tem que quebrar a revisão na avisa. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)