ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2016"

Em duelo inédito, Bahia e Flamengo de Guanambi se enfrentam pelo Baianão

Bahia e Flamengo de Guanambi se enfrentam às 20h30 desta quinta-feira (Foto: Lino Wessen Sultanum)

Onze dias após estrearem no Campeonato Baiano, Bahia e Flamengo de Guanambi, enfim, voltam a campo para a sequência da competição. Logo após a pausa para o carnaval de Salvador, as duas equipes se encontrarão na Arena Fonte Nova para um duelo inédito no Baianão. Veterano com 46 títulos estaduais, o Tricolor terá pela frente o caçula, com pouco mais de seis anos de fundação em sua primeira participação na elite do futebol estadual. O confronto está marcado para as 20h30 (horário de Salvador). Enquanto Salvador pulsava alegria com o carnaval, os jogadores do Bahia treinavam. Com apenas um dia de folga durante a folia, o técnico Doriva aproveitou a semana de treinamento para aprimorar fundamentos e corrigir os erros - principalmente defensivos - apresentados pela equipe na estreia do Baianão. Depois de sofrer para bater o Juazeirense por 3 a 2,  o Tricolor espera ter que suar menos e acertar mais para emplacar a sua segunda vitória na competição. O Beija-flor do Sertão, por sua vez, empatou com o Vitória da Conquista na sua estreia e agora espera se reabilitar e surpreender um dos times favoritos ao título. Para isso, o técnico Edson de Souza Nogueira, o Mazola, espera evolução da equipe campeã da Série B do Baiano do ano passado e que tem no seu elenco o meia Peixoto, que já passou por equipes como Feirense, Colo Colo e Bahia de Feira. 



Conquista e Vitória empatam na estreia do Baianão

Marinho abre o placar para o Rubro-Negro em cobrança de falta. Após perder pênalti, Tatu empata para o Conquista. Complemento da rodada será nesta quinta-feira. (Foto: Reprodução)

A quarta-feira de cinzas marcou o fim do carnaval na Bahia. E também a retomada do Campeonato Baiano 2016. Após uma semana sem o estadual, Vitória da Conquista e Vitória iniciaram a segunda rodada da competição. E a partida não resultou em folia para qualquer um dos lados. No estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, Alviverde e Rubro-Negro empataram em 1 a 1. Marinho marcou para o Leão e Tatu descontou para o Bode. O resultado mantém o Vitória na liderança do Grupo 1, com quatro pontos conquistados. O Conquista chega ao segundo empate consecutivo e fica com dois pontos, na segunda posição do Grupo 2. Os dois times podem ser superados na quinta-feira, com o complemento da rodada. Vagner Mancini terá pouco mais de uma semana para consertar os erros da equipe até a próxima partida.



Aborto em casos de microcefalia divide igrejas cristãs

(Foto: Reprodução)

O aborto em casos de microcefalia não é uma questão consensual entre as várias igrejas cristãs no Brasil e seus representantes religiosos que participaram, na manhã desta quarta-feira, do lançamento da campanha da fraternidade, uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O foco da campanha neste ano é o saneamento básico. Enquanto a Igreja Católica, por exemplo, é contra a possibilidade de interromper a gestação, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil ainda não tem posição formada, e setores da Igreja Batista acham que a mulher deve ter direito ao aborto nesses casos. A microcefalia é uma malformação na qual os bebês nascem com a cabeça menor que o normal e, na maioria dos casos, leva ao retardo mental. Exames feitos por laboratórios ligados ao Ministério da Saúde mostram ligação entre a epidemia de microcefalia, que atinge principalmente o Nordeste, e o vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da dengue e da chicungunha. Na sexta-feira da semana passada, a Organização das Nações Unidas (ONU) pediu que os países atingidos pelo zika permitam o acesso de mulheres à contracepção e ao aborto.



Brasil: Policial à paisana reage a assalto e atira em casal de bandidos. Um deles foi morto

Casal estava sob uma moto. Ao assaltarem um trabalhador, receberam voz de prisão, dando início ao tiroteio. Fato ocorreu em Itaboraí, na Baixada Fluminense. (Foto: Reprodução)

Uma tentativa de assalto a um motociclista terminou em troca de tiros e com um bandido morto no bairro de Quissamã, em Itaboraí, na semana passada. Segundo a Polícia Civil, um policial militar à paisana flagrou a ação criminosa e reagiu ao assalto. O subtenente Vieira conseguiu atingir os dois ocupantes da moto. Os criminosos já eram conhecidos por efetuarem diversos assaltos na região. Um dos assaltantes, identificado como Rafael Barcellos Rezende Abreu, 19 anos – não resistiu e morreu no local. Sua mulher, identificada como Natalice Barreto da Silva Conceição, foi socorrida e levada para o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, no Centro de Itaboraí, onde permanece internada sob custódia. Testemunhas relataram que a troca de tiros aconteceu por volta das 7h, quando o motociclista, um eletricista de carros, de 53 anos, levava a filha adolescente de moto para escola e foi abordado pelos assaltantes. O policial militar, passava de carro pelo local e tentou impedir ao assalto. Um dos suspeitos atirou contra ele, dando início a troca de tiros.

 



Como uma anônima empoderada metralhou a chapinha de Bell Marques

Tays Reis, da banda Vingadora, em cena do clipe de “Paredão Metralhadora” (Crédito Divulgação)

Noutros ringues, as manifestações populares ganharam mais espaço, e o axé se oxigenou com novas influências. Um marco: Saulo Fernandes, no Campo Grande, cantando o dub “Playsom”, da Baiana System. Mas a principal das lutas acabou por nocaute, ungida pelos foliões. De um lado, a música “Paredão Metralhadora”, da banda Vingadora, pela primeira vez na folia. Do outro, Bell Marques, com mais de 30 carnavais, e seu “cabelo de chapinha”. A “arrochadeira” da Vingadora fala de embates entre “paredões de caixa de som”, mas prega o empoderamento das mulheres. Logo, foi adotada por outras cantoras, como Ivete Sangalo. Não é um discurso político, vá lá. Mas cantar que “as que comandam vão no trá” está a anos-luz da música oponente de Bell, cuja letra original dizia para a mulher ir ao salão de beleza ficar “do jeito que seu nego gosta”. A polêmica foi enorme, e a música teve a letra alterada depois de acusações de racismo, com intervenção do Ministério Público. Mesmo assim, não perdeu a essência. Em desfile na Barra, Bell chegou a dizer que “se não ganhar [o prêmio de melhor música], tem alguma coisa errada”. Isso num Carnaval em que foram registrados mais de 500 casos de violência contra a mulher e mais de cem de racismo. De fato, tem alguma coisa errada, Bell. Mas que, de forma lúdica, começa a ser metralhada. Trá-trá-trá!



Carnaval: Ator de 'A Regra do Jogo' diz que música da banda Vingadora é imbecil

Foto: Daniel Bryan/AgNews

O ator Osvaldo Mil marcou presença no Carnaval de Salvador  este ano e no Camarote Expresso 2222, o intérprete do personagem Juca, na novela 'A Regra do Jogo', fez duras críticas ao hit 'Paredão Metralhadora', da banda Vingadora. "A metralhadora é imbecil. Temos uma riqueza musical tão grande e valorizamos cada coisa pobre. Sou da época em que os blocos tinham 4 ou 5 músicas para emplacar. Falta criatividade". Finalizou Mil. Logo após a crítica, vários comentários surgiram nas redes sociais em apoio ao ator, mas também tem os que apóiam a cantora. A Geovane Veloso, disse: "Até agora não consegui entender a letra da música e a relação com o carnaval... realmente ta faltando criatividade de alguns artistas... parece que estamos vivendo uma "DERROCADA MUSICAL"." Já Joice Sousa defendeu a cantora dizendo: "Foi ótimo o carnaval com a musica metralhadora...A musica não faz apologia ao crime...Existem vários ritmos e melodia para todo os tipos, não critico os que não gosto, por esta ocupada curtido as que amo!".



Zona rural de Jacaraci receberá cisternas através da ASFAB

Foto: Divulgação

Esta semana a cidade de Jacaraci recebeu  os representantes da Comissão Executiva Municipal - CEM e a Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia - ASFAB, juntamente com a Comissão Municipal da Água de Jacaraci. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município e contou ainda com a participação de membros da comissão,   representantes do poder público, sociedade civil, do Secretário de Agricultura Adelmo G. Pereira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STR Afonso A. Silva, do Pe. João de Souza e representantes de Associações e Comunidades Rurais. A reunião teve o objetivo de selecionar as comunidades do município que serão beneficiadas com 176 Cisternas de água para consumo humano, e serão construídas pela ASFAB em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). ASFAB, "Por um semi-árido mais forte e cheio de vida".

Informações: ASCOM - ASFAB, via Evanio Oliveira 



Duas pessoas ficam feridas em acidente neste feriado de carnaval em Malhada de Pedras

Foto: Leitor via WhatsApp

Com o feriado de carnaval as rodovias e ruas de algumas cidades ficam lotadas de veículos e aumentando as chances de ocorrem acidentes no trânsito. Foi o que aconteceu na tarde desta terça-feira (09)  na rodovia que liga a cidade de Malhada de Pedras à Guajeru. Uma ambulância do SAMU 192 foi acionada e atendeu as vítimas, recebendo os primeiros socorros e em seguida encaminhados para o Hospital  Professor Magalhães Neto de Brumado. Um dos feridos, Luís Sérgio Meira teve três costelas fraturadas, a língua cortada e o pé quebrado. Já Paulo César Paca foi encaminhado ao Hospital IBR de Vitória da Conquista com fraturas expostas, onde passou por uma cirurgia. Ambos os envolvidos no acidente após atendimento estão fora de risco, e passam bem. A polícia rodoviária irá investigar as causas do acidente.



Luto: Médico conquistense que trabalhava na Bolívia morre e deixa família enlutada

Starley Nunes morreu na cidade de Santa Cruz de La Sierra. O motivo da morte não foi revelado. (Foto: Blog do Rodrigo Ferraz)

É com grande pesar que o blog comunica o falecimento de Starley Nunes, que viveu boa parte de sua vida no distrito Inhobim, em Vitória da Conquista. O jovem morreu na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, país que escolheu para estudar e se formar em medicina. A família, apreensiva e enlutada, aguarda o translado do corpo, que só deverá chegar na quarta-feira (10), em virtude da distância e poucas opções de voo para a localidade. O motivo da morte não foi revelado.



Brumado: Mulher tira a roupa e desfila nua pela Av. Mourão Guimarães

A mulher desfilou nua pela avenida (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Para muitos Carnaval é tempo de nudez e há quem leve essa possibilidade à risca, foi assim que uma mulher de 35 anos encarou a segunda-feira momesca, pois resolveu roubar à cena e protagonizar uma imagem inédita em Brumado, já que, pelo menos na mídia, não há registros de peladões ou peladonas querendo chamar a atenção. Ela saiu sem roupa pela Av. Mourão Guimarães desfilando como se tivesse na Marquês de Sapucai e deu muito trabalho para a Polícia, que demorou a convencê-la para se vestir (foto abaixo). Segundo informações a mulher apresenta problemas de deficiência mental e foi encaminhada pelas equipes do SAMU 192 para um atendimento específico. A cena ganhou as redes sociais e deve se tornar um viral da folia em Brumado, já que neste ano não teve carnaval na cidade. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Adolescente desaparece após ir a culto evangélico

A adolescente teria chamado um colega para ir ao culto (Foto: 97NEWS)

Os casos de desaparecimento de adolescentes continuam ocorrendo e, na proximidade de feriados, eles costumam ser ainda maiores, pois as “iscas” são muito grandes e acabam seduzindo com mais facilidade. O último caso dessa natureza acabou ocorrendo na noite deste domingo de carnaval (07), onde a adolescente Raquel Glória dos Santos, de 14 anos, acabou não retornando para a sua casa até a manhã desta segunda-feira. Segundo informações colhidas junto ao seu pai, Sinval José dos Santos (57) que falou com a nossa reportagem, Raquel teria ido a um culto evangélico dos jovens numa igreja evangélica acompanhada de um conhecido que ele convidou, o qual acabou não adentrando ao templo porque estava de bermuda. O pai faz um apelo desesperado para que a sua filha possa ser encontrada, pois, segundo ele, é o xodó da sua vida. Como ainda não deu 24 horas de seu desaparecimento a Polícia ainda não entrou em ação, ainda mais porque, na maioria dos casos, os adolescentes retornam arrependidos para às suas residências pedindo perdão aos pais. Quem tiver notícias do paradeiro de Raquel pode entrar em contato pelo celular (77) 9-9917-9109. 



Aracatu: Moradores acreditam que morte de homem na lagoa pode ter origem criminosa

A morte do homem causou estranheza na população (Foto: 97NEWS)

A imagem de um corpo boiando na Lagoa Gameleira dos Machados na manhã deste domingo de carnaval (07) chocou a população. A princípio a morte foi constatada como afogamento, mas novos elementos que apareceram durante o dia, podem ir para uma linha oposta. Segundo moradores a morte pode ter origem criminosa, já que o homem, de identidade ainda desconhecida, tinha chegado de São Paulo no sábado e participado de uma festa. Amigos teriam deixado ele na lagoa por volta das 06h de ontem, sendo que ele estava com todos os documentos e dinheiro, os quais desapareceram. Somente a Polícia poderá revelar detalhes da morte, mas, caso se comprove que a mesma possa ter fundamento delituoso, irá caber uma investigação para se achar os possíveis autores do roubo. 



Tragédia em Poções: Acidente grave mata adolescente e deixa oito feridos na rodovia BA-262

Condutor de um Vectra placa JMD 2689 de Vitoria da Conquista, perdeu o controle do veiculo vindo a capotar. A BA-262 ficou parcialmente interditada. / Fotos: Panorama Geral

Segundo informações colhidas no local por nossa reportagem, o condutor de um Vectra placa JMD 2689 de Vitoria da Conquista, perdeu o controle do veiculo vindo a capotar em direção a lagoa, os passageiros foram arremessados para fora se chocando com uma cerca de arame farpado, dentre elas uma adolescente que veio a óbito no local. Equipes da SAMU 192, ambulância da prefeitura e o resgate da Via Bahia prestaram os primeiros socorros conduzindo as vitimas para UPA24h e Hospital São Lucas. As informações do momento é que se encontram 5 vitimas no Hospital, 2 na UPA24h, 1 transferida para Vitoria da Conquista e o corpo da adolescente está no local do acidente há espera do IML. A BA-262 ficou parcialmente interditada, a Polícia Militar controla o trânsito. Ainda segundo informações de uma das vitimas, eles são moradoras de Poções, bairro Lagoa Grande, a família estavam passeando em Morrinhos, quando na volta foram surpreendidos por essa fatalidade. 



Brumado: Homem vai à padaria e acaba tendo ataque cardíaco morrendo no local

A imagem chamou a atenção de quem passava pelo local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A manhã desta segunda-feira (08) acabou sendo fatídica para Edmundo Ferreira Santos (52). Ele foi a uma padaria localizada na Av. Otávio Mangabeira por volta das 07h45m e, quando saia do referido estabelecimento acabou tendo um ataque cardíaco fulminante, caindo na calçada. Equipes de socorristas do Samu 192 chegaram rapidamente ao local e tentaram reanimar o homem, mas sem sucesso. Segundo informações Edmundo sofria de diabetes e já tinha sido avisado dos riscos de um ataque eminente. O corpo foi levado para o IML de Brumado, onde passará pela necropsia. 



Barra do Choça: Jovem morre baleado em troca de tiros com a Polícia Militar e a GCM

PM e GCM foram até a zona rural do município, para apurar denúncia de pessoa armada. Ao chegarem lá foram recebidos a tiros. (Foto: Blog do Jorge Amorim)

Um jovem morreu em mais uma troca de tiros com policiais militares em Barra do Choça, neste domingo (7). A informação é da GCM. De acordo a nota, por volta das 9h30, a Guarda Municipal recebeu uma denúncia que um rapaz estava com uma arma ameaçando a população e promovendo terror na localidade da Vila Dias, a 1,5 km da Sede. A PM e a GCM deslocaram ao local, ao chegar e cercaram a casa onde os indivíduos estavam. Ao avistarem as guarnições, um deles se evadiu do local. Já o outro disparou contra as guarnições, que revidaram, conseguindo atingi-lo. Ferido, o jovem foi levado às pressas ao hospital, onde veio a óbito. Segundo a informação, o menor de iniciais J.F.N.S, já tinha passagem por dois homicídios, inclusive um no Bairro Ouro Verde, com uso de facão. O menor completaria 18 anos na próxima quarta-feira (9). O mesmo já ficou internado em Salvador durante alguns anos. As informações são da Guarda Municipal.



Aracatu: Homem aparece morto na Lagoa da Gameleira dos Machados

O corpo do homem foi encontrado boiando na lagoa (Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

Uma imagem forte chocou os habitantes do município de Aracatu neste domingo de Carnaval (07). A imagem era de um homem morto que foi encontrado na Lagoa da Gameleira dos Machados na tarde de hoje. Segundo informações preliminares colhidas pela reportagem do 97NEWS, o homem tem cerca 25 anos e é da zona rural de Maetinga. O corpo foi levado para o IML de Brumado, onde será apurada a causa da morte, se foi afogamento ou não. 



BA-148: Brumadense sobra na curva da estrada de Rio de Contas, mas escapa ileso

O carro ficou danificado, mas o motorista escapou ileso (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Todos os anos que não é realizado o Carnaval de Brumado, acidentes são registrados na BA -148, alguns com gravidade, outros não passam apenas de um susto. Por sorte, o caso de um brumadense que é funcionário do Banco Bradesco ocorrido na tarde deste domingo (07) na rodovia que liga Brumado a Rio de Contas, no trecho da serra, que acabou sendo apenas um susto, mas daqueles de dar medo, já que ele acabou capotando o veículo na altura da piscina, mas acabou saindo praticamente ileso.  Ele foi socorrido mas não teve ferimentos, somente o veículo ficou bem danificado. 



Brumado: Taxista cai da ponte do São Jorge com 3 passageiros dentro; ninguém se feriu

O taxista perdeu o controle do veículo e caiu da ponte (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A ponte do Bairro São Jorge vem se tornando um desafio para os motoristas que passam por aquela região da cidade de Brumado, já que com a criação do Conjunto Residencial Brisas I, II, III e IV, o tráfego no local está ficando cada vez mais intenso. Na manhã deste domingo de carnaval um acidente inusitado aconteceu, o qual acabou comprovando a fragilidade da ponte. Segundo informações passadas à redação do 97NEWS um motorista de táxi, de prenome Jesuino, foi ao Bairro das Flores pegar 3 passageiros, sendo que um deles sofria de necessidades especiais. Em dado momento ele acabou agredindo o motorista, que perdeu o controle do carro e caiu da ponte, de uma altura aproximada de 3 metros. Por sorte ninguém se feriu, com maior gravidade, somente o paciente, sendo que o veículo teve avarias. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Polícia desmonta mini QG do tráfico; 7 suspeitos são detidos

As drogas, a arma e todo o material apreendido pela Polícia (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta de 12hs, através de denúncia anônima pelo 190. Foi informado que havia um grupo de pessoas armados e traficando drogas na Rua Nazaré, bairro Dr. Juarcy.  Foram deslocadas as guarniçoes da 34 CIPM que encontraram Na casa abandonada que o grupo estava 17 papelotes de uma substância parecida com maconha e 7 trouxas com uma substância parecida com cocaína, R$210 em espécie, e material para confecção dos papelotes e trouxas. Os 7 envolvidos foram conduzidos até a DP (foto abaixo).

(Foto: Divulgação Policia Militar)


Salvador: 'Valentões' promovem empurra-empura e brigas, na cara da PM. Assista

A sexta-feira de Carnaval na Ondina foi considerada tranquila, mas não totalmente. Isso por causa de alguns grupos de “valentões”. Eles promoveram empurra-empurra e agressões durante o arrastão sem cordas do Psirico no circuito Dodô. Em uma das agressões, um homem recebe um soco e desmaia. Além dos foliões, uma grande quantidade de policiais militares acompanhou o trio. A PM realizou abordagens e prisões no circuito, além de coibir a ação dos “brigões” neste segundo dia de Carnaval. Veja: