ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2021"

Aracatu: Coelba desativa gatos de energia no município

Foto: Divulgação

Mais uma ação de combate ao furto de energia elétrica foi realizada pela Coelba, desta vez, no município de Aracatu. Segundo a empresa, entre os dias 18 e 19 de janeiro, técnicos da concessionária inspecionaram 35 localidades no centro da cidade e na zona rural de Piabinha. No total, foram identificadas seis irregularidades, sendo duas fraudes, fruto de manipulação em medidores. As unidades inspecionadas nesta ação de varredura foram identificadas após análise de softwares próprios da concessionária e de equipamentos inteligentes instalados na rede elétrica. Segundo a Coelba, o furto de energia representa risco de acidentes graves à população, além disso a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia. Vale ressaltar que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e a pena para o responsável pela prática ilegal pode chegar a oito anos de reclusão. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. 



Bahia: Detran capacita novos coordenadores de unidades de trânsito da capital e do interior

Foto: Divulgação

O ano começou com uma mudança na rotina administrativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). Agora, os coordenadores nomeados para postos de atendimento do órgão, na capital e no interior, passam por uma avaliação preliminar e curso de capacitação, em Salvador, antes do início do trabalho como gestores. A iniciativa da Coordenação de Articulação e Apoio às Unidades Descentralizadas do Detran-BA (Caad) tem o objetivo de preparar os novos coordenadores para a aplicação qualificada dos procedimentos de habilitação e veículos. Segundo a coordenadora da Caad, Carla Santiago, o curso está em sintonia com o projeto de migração de todos os serviços do Detran-BA para o SAC Digital, a plataforma eletrônica do Estado. "Com a digitalização de alguns documentos e o atendimento somente por hora marcada, houve uma mudança na dinâmica dos procedimentos. Por isso, a necessidade de capacitar os novos coordenadores, para que eles comecem a gestão já familiarizados com a modernização no órgão", disse.



Brumado: Jovem tem bicicleta furtada dentro de casa no distrito de Lagoa Funda

Foto: Arquivo Pessoal

Um jovem de 18 anos teve sua bicicleta furtada, na madrugada da última segunda-feira (25), no distrito de Lagoa Funda, em Brumado. De acordo com Erick Marlon, a bicicleta avaliada em R$ 2 mil estava na casa dos seus pais quando por volta de 00h30, um suspeito pulou o muro da residência, abriu o portão da frente e levou a bike. "Essa bicicleta não é difícil de localizar por conta dos acessórios que coloquei nela. São peças de marcas conhecidas e de qualidade", disse. Vizinhos disseram à Erick que um homem foi visto andando por sua rua no mesmo horário do roubo. Segundo ele, um Boletim de Ocorrência foi feito e o jovem espera recuperar a bicicleta o mais rápido possível. 

 

 



Brumado: Clientes da Oi reclamam que telefones fixo e internet não funcionam

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ligações não completadas, telefone mudo e dificuldades para falar com a central de atendimento. Esses são alguns dos problemas enfrentados por parte dos assinantes da operadora Oi, em Brumado. Segundo eles, a situação piorou nos últimos dias. A reportagem tentou contato com a empresa na cidade, mas não obtive êxito. Apesar de serem queixas comuns, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determina que o prazo para a solução de problemas relacionados à telefonia fixa é de 48 horas para clientes residenciais e de 24 horas para comerciais. Depois de notar que o telefone fixo e a internet não funcionavam, o empresário Gláuber Daniken entrou em contato com a nossa reportagem. "Desde à sexta-feira, boa parte do comercio, clinicas, laboratórios, bancos, todos estão sem telefone. Isso é recorrente, acontece pelo menos de dois em dois meses, e as vezes fica mais de 10 dias assim, infelizmente Brumado não tem Procon", conta o empresário. Ainda na última sexta-feira (22), o Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) de Brumado também sofreu uma pane. O problema técnico prejudicou os atendimentos em toda regional. O site 97NEWS disponibiliza à empresa o seu canal para esclarecimentos, já que não conseguimos contato com a operadora na cidade de Brumado. Nosso e-mail é: [email protected]



Tremor de terra é registrado em Jacobina

Foto: Divulgação

Um tremor de terra de 2,6 pontos de magnitude foi registrado na cidade de Jacobina, na madrugada de segunda-feira (25). Apesar de não haver registro da população, o tremor foi confirmado pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora toda atividade sísmica na região Nordeste. Vale lembrar que esse não é o primeiro caso, em dezembro do ano passado, outros dois tremores ocorreram na cidade -- o primeiro de 3,2 e o segundo de 3,0 pontos de magnitude. Na ocasião, diversos moradores relataram medo com o impacto, maior do que o registrado na segunda-feira.



Faustão quebra o silêncio, confirma saída da Globo e não descarta deixar o país

Foto: Reprodução l TV Globo

Depois da notícia de que deixará a TV Globo após 32 anos, em dezembro deste ano, o apresentador Fausto Silva quebrou o silêncio. Em entrevista ao site NTV, ele confirmou a informação. Faustão se reuniu com diretores da emissora, que o falaram sobre mudanças na grade de domingo – e que o Domingão não estava nos planos do canal para 2022. Diante disso, Faustão recusou a proposta de um programa nas noites de quinta-feira. “Prefiro cumprir minha história na Globo. Foram 32 anos de uma relação maravilhosa e 100% de liderança. A Globo faturou bastante comigo”, disse ao Notícias da TV, com sua característica ironia. O apresentador ainda não definiu o que fará no futuro. Ele não descarta um novo projeto na televisão, mas também pode parar de trabalhar “e ir morar fora do país”.

 



Covid-19: Bahia já recebeu mais de meio milhão de vacinas imunizantes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A terceira remessa de vacinas contra a Covid-19 a desembarcar na Bahia chegou em um voo comercial no final da tarde de segunda-feira (25), no aeroporto internacional de Salvador. Com 54.600 doses da CoronaVac, o imunizante produzido pelo Instituto Butantan e pela chinesa Sinovac Biotech, a carga seguiu para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Simões Filho, para que possa ser distribuída para todos os municípios baianos. Esta nova leva faz parte do segundo pedido para uso emergencial da CoronaVac feito, pelo Butantan, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A autorização foi dada pelo órgão federal na última sexta-feira (22). A chegada deste novo lote ocorre exatamente uma semana após a primeira remessa de vacinas desembarcar na Bahia, com 376.600 doses da CoronaVac, no final da noite da última segunda-feira (18). Já a segunda leva de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde para imunizar baianos de Salvador e de todas as cidades do interior chegou na manhã deste domingo (24) e foi composta por 119.500 doses da vacina Oxford/Astrazeneca. Ao todo, já foram enviadas à Bahia 550.700 doses de vacinas contra o novo coronavírus.



Brumado confirma 27 novos casos de coronavírus nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na segunda-feira, 25 de janeiro, o município de Brumado registrou 4.296 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12.297. Entre os diagnósticos: 3 internações, 47 óbitos, 282 pacientes em tratamento e 3.963 recuperados. No momento, 65 ainda aguardam resultado laboratorial e 7.306 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Jogador brumadense assina contrato com o Palmeiras por quatro anos

Foto: Reprodução l Rede Social

Agora é oficial. O lateral esquerdo Vanderlan Barbosa da Silva, 18 anos, é o mais novo reforço do Palmeiras para a temporada 2021/2024. O jogador assinou contrato com o clube paulista por quatro temporadas. Filho de Vanderlei Barbosa da Silva e Valquíria Alves da Silva, "Van"como é carinhosamente conhecido, é natural de de Brumado e desde a infância luta para conquistar o futebol nacional e até internacional, tanto que está inscrito na Libertadores e já foi relacionado por duas vezes no Campeonato Brasileiro. A negociação entre o jogador e o Palmeiras foi definida durante uma reunião realizada na última semana. Com a chegada de Vanderlan, o torcedor palmeirense já pode comemorar para a temporada de 2021. O futebol está no sangue, seu pai Vanderlei foi ex-atleta do Bahia de 'Zitinho'. Em Brumado, Van também foi aluno da escolinha LUSAC. O 97NEWS deseja boa sorte ao atleta brumadense.



ONU defende que licenças para produção de vacinas sejam dadas ao Brasil e Índia

Foto: Divulgação

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, pede que empresas farmacêuticas concedam licenças para que laboratórios no Brasil e na Índia possam produzir as vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19) e acelerar a distribuição do imunizante aos países mais pobres. De acordo com o UOL, o chefe da diplomacia das Nações Unidas fez questão de insistir, durante o Fórum Econômico Mundial, que ocorre neste ano em um formato virtual, na necessidade de que as vacinas não fiquem apenas nos países rico. No entanto, ele alerta que, enquanto a produção e a distribuição estão concentradas nos países mais ricos, a realidade é que laboratórios com ampla capacidade e tecnologia hoje não podem produzir por não terem o direito. Para que isso ocorra, patentes teriam de ser quebradas, ou acordos estabelecidos para permitir que essas vacinas sejam fabricadas em diferentes partes do mundo. Segundo Guterres, países como o Brasil ou a Índia têm uma “enorme capacidade” de produção de vacinas. Nesta segunda-feira (25), fabricantes de vacinas registraram as patentes dos imunizantes e, apesar da pressão de países em desenvolvimento, indicaram que não estavam dispostos a abrir mão dessa propriedade intelectual. O resultado, porém, é que laboratórios pelo mundo ficaram impedidos de produzir versões genéricas desses imunizantes. 

 



Bahia ultrapassa 84 mil pessoas que tomaram 1ª dose de vacina contra a Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia chegou, nesta segunda-feira (25), à marca de 84.177 pessoas vacinadas contra a Covid-19, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Esse número corresponde apenas aos que tomaram a primeira dose da vacina, que deve ser complementada com a segunda dose após 14 dias. Do total de vacinados, 74.606 são profissionais de saúde, enquanto 4.929 são idosos que estão em Instituições de Longa Permanência (ILPI). Outros 4.308 são indígenas aldeados. Por fim, 334 pessoas com deficiência também foram imunizadas.



Fura-filas da vacinação não terão direito à segunda dose e poderão ser presos

Foto: Reprodução l Rede Social

Após os inúmeros casos de fura-filas da vacinação contra a Covid-19, quando pessoas fora do grupo prioritário foram imunizadas com as primeiras doses que o país aplicou, a juiza Jaiza Maria Pinto Fraxe, da justiça do Amazonas, determinou no sábado (23) que quem furou a fila não terá direito à segunda dose. Ao menos sete estados são apurados casos de pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários, mas foram imunizadas. Em sua decisão, a magistrada pontua que não há explicação para estas atitudes: “ficam todos proibidos de tomar a segunda dose, podendo ficar sujeitos à prisão em flagrante delito em caso de insistirem no ilícito”, disse a juiza na sentença. A juiza acatou a um pedido do Ministério Público e da Defensoria Pública, que pleitearão agora pela transparência das listas dos vacinados. A determinação do Ministério da Saúde, definida no Plano Nacional de Imunização, define que a prioridade das vacinas devem ser para idosos e deficientes residentes em institutos de longa permanência, profissionais de saúde e indígenas aldeados.



Morre em decorrência da Covid-19 o médico de 44 anos, Dr. Lívio

Foto: Reprodução l Arquivo Familiar

Sizóstenes Lívio Cunha de Almeida, de 44 anos, o "Dr. Lívio" faleceu na manhã desta seguda-feira (25) após não resistir às complicações por conta da Covid-19, o novo coronavírus. O médico atuava na Central de Atendimento Covid (UPA), localizada no bairro Malhada Branca, em Brumado. Sempre na linha de frente no comabte à doença, Lívio acabou se infectando e já estava há mais de um mês internado no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Ele era graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduado em Cardiologia pela Faculdade IPEMED de Ciências Médicas, além de ser professor auxiliar no curso de Medicina da UFRB. Ele deixou esposa e duas filhas.

 



New Kenko Purificadores: Beba água de qualidade e garanta a saúde para sua família

Foto: Divulgação

Ter um purificador de água em casa pode ser uma boa escolha para a saúde de toda a família, já que esse produto tem a capacidade de tratar a água, com o objetivo de oferecer uma bebida com maior nível de pureza, sem contaminações e excesso de cloro. A New Kenko Purificadores trabalha com diversos tipos, preços variados e tecnologias para entregar uma água própria para o consumo. Além disso possui sistema de filtragem com eficiência no combate às bactérias e sujeiras. New Kenko Purificadores, há mais de 15 anos levando saúde à vida das famílias de Brumado e Região. Trabalhamos também com bebedouros industriais, refis de várias marcas e acessórios em geral. Atendemos em domicílio. Telefones: 77 99942-0318 (Whatsapp) ou 99984-5517. 



Brumado: Sem espetáculos há quase oito meses, circo volta a realizar apresentações ao público

Preparativos para o primeiro espetáculo - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com uma geração inteira dedicada ao circo, Amanda Moura nunca viveu uma situação tão difícil quanto a dos últimos meses. Uma das proprietárias do circo Nitro, ela chegou com sua família ao município de Brumado, na última semana. Na última sexta-feira (22), ela fez o primeiro espetáculo na cidade com todos os protocolos de biossegurança. Sem a única fonte de renda, Moura conta que todos passaram a viver de doações quando eles estavam em Minas Gerais. “2020 foi um ano muito difícil, vivemos de doações em Montes Claros, porque trabalhamos apenas quatro dias lé e ai veio a pandemia [Covid-19]. Nisso ficamos sete meses parados, sem nenhum meio de ganho, vivemos apenas de doações”, lamenta Amanda. Moura ainda relata o quanto é difícil manter a arte circense. "Essa é uma arte que vem de geração em geração pra a gente poder trabalhar de maneira correta. Aqui mesmo só trabalha família", disse. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda de acordo com a circense, o circo também é uma empresa como outra qualquer, e tem suas despesas. "A gente precisa trabalhar, pagar as contas e sobreviver mantendo a alimentação às nossas famílias”, conta. Diante dessa situação, o circo Nitro abriu suas portas na última sexta-feira com espetáculos reduzidos e cadeiras limitadas. "Nós temos capacidade para 300 pessoas, mas hoje com o nosso Alvará em mãos e todos os protocolos determinados por decretos da Prefeitura, vamos receber apenas 150 pessoas", afirmou. Atendendo as recomendações, Amanda disse ainda que o circo vai disponibilizar álcool em gel e placas de sinalização. "Disponibilizamos placas informativas no combate ao vírus, mas também precisamos da conscientização das pessoas para manter a distância. E afastamos as cadeiras em dois metros de distância", disse. Por fim, a circense ressaltou que o espetáculo não pode parar. "Essa vacina é uma esperança de um dia melhor, nosso sonho nunca vai acabar", conta Amanda Moura.

 



Justiça Federal nega liminar contra prefeito de Candiba que furou fila de vacinação

Foto: Reprodução l Rede Social

O juiz federal Filipe Aquino Pessoa de Oliveira, negou, o pedido de liminar, do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que solicitava a condenação por improbidade administrativa do prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado (PSD), por ter furado a fila de vacinação da Covid-19, o novo coronavírus na cidade. O pagamento de multa no valor de R$ 145 mil, bem como a indisponibilidade de bens de Prado, também foi negado pela justiça federal. Valendo-se da posição de prefeito municipal, Reginaldo inseriu-se, em subversão à ordem de prioridade posta nos planos nacional e estadual, como figura preferencial na campanha de vacinação, recebendo, de órgão local de saúde pública, dose do imunizante contra a Covid-19, entregue pelo Governo Federal. Após a repercussão negativa, o prefeito utilizou as redes sociais para pedir desculpas e apontar que o ato seria para incentivar a população a se imunizar. Na decisão, o magistrado argumentou que neste primeiro momento “não ficou claramente demonstrado que a intenção do gestor foi a de “furar a fila”, beneficiando-se de sua posição como gestor máximo do Município”, destacou. O MPF e o MP-BA afirmaram que houve prática de ato de improbidade administrativa pelo gestor ao se autoeleger como dignatário primeiro da vacina em um Município que, com população de pouco mais de 14 mil pessoas, recebeu apenas 100 doses, suficientes para imunizar apenas 50 indivíduos, isto é, 0,003% da população. 



Falso policial civil é preso por aplicar golpe em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação

Natanael Pedro de Lima, suspeito de se passar por policial civil, foi preso por tentar aplicar o golpe do falso bingo tendo como prêmios, uma motocicleta e um notebook na última sexta-feira (22) na Avenida Presidente Vargas, em Livramento de Nossa Senhora, após denúncia. Conforme informou a Polícia Civil ao site 97NEWS, o falso policial também é investigado por dois estelionato no estado do Piauí. Segundo o delegado Antônio Claudio Pereira, titular da delegacia de Livramento, funcionários de uma empresa de internet desconfiaram do falso policial e acionaram a Polícia. "Ele se identificou como policial civil, no qual se dizia ser representante do sindicato Aspol -  Associação dos Profissionais de Polícia e Bombeiros Militares do Estado da Bahia, presidida por um suposto policial militar, e realizava a venda de um bingo tendo como prêmios uma motocicleta e um note book, ainda inexistentes, sendo os valores arrecadados direcionados para crédito, supostamente, dessa mesma associação", disse o delegado. Natanael foi autuado em flagrante por estelionato e falsa identidade -- violação dos tipos penais definidos pelos Arts. 171 e 307 do CPB.



Brumado: Município recebe 480 doses do imunizante desenvolvido pela universidade de Oxford

Foto: Divulgação

Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chega à Brumado esta semana. Desta vez, 480 doses do imunizante desenvolvido pela universidade de Oxford, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca. As vacinas desembarcaram no aeroporto internacional de Salvador, de onde seguiram para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). A distribuição para as cidades do interior. Uma vez que a segunda dose da vacina de Oxford pode ser tomada em até 90 dias, o Estado vai adotar a estratégia de usar todas as vacinas que chegaram, como explicou o Fábio Vilas-Boas. “Por possuir resposta imunológica precoce ampla, garantindo que se possa esticar o prazo de aplicação da segunda dose para 90 a 120 dias à frente, isso permitirá que apliquemos todas as doses sem que seja preciso guardar 50%, como ocorreu com a CoronaVac”, detalhou o secretário da Pasta de Saúde. Além de Brumado, no total, 1.060 doses serão destribuídas para os municípios de Aracatu, Malhada de Pedras, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Guajeru, Jussiape, Rio de Contas, Tanhaçu, Ituaçu e Ibicoara.



Brumado chega à 47 óbitos por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Neste domingo, 24 de janeiro, o município de Brumado registra 4269 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12204. Entre os diagnósticos: 3 internações, 47 óbitos, 258 pacientes em tratamento e 3964 recuperados. No momento, 76 ainda aguardam resultado laboratorial e 7217 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Bancário brumadense de 52 anos morre em decorrência da Covid-19

Foto: Divulgação

O bancário Cléber Dantas Caíres, 52 anos, morreu no último sábado (23), em decorrência das complicações do novo coronavírus. Cléber era funcionário do Banco do Brasil há 35 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, há quase trinta dias, lutando contra o vírus. O corpo foi sepultado no cemitério Jardim Santa Inês em Brumado. Caíres deixa esposa e dois filhos. Em nota, o Sindicato dos Bancários lamentou o falecimento do colega. Cleber ingressou na categoria bancária em 1986 e era filiado ao Sindicato desde 1993.