ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2019"

Jovem de 20 anos morre afogado ao cair em tanque de irrigação na cidade de ituaçu

Foto: Reprodução l Rede Social

Um jovem de 20 anos morreu afogado após cair em um tanque de irrigação na comunidade de São José de Noé, na cidade de Ituaçu. Segundo a polícia, Denilson teria ido visitar alguns amigos na comunidade  e ao tentar tirar fotos, acabou caindo em um tanque de irrigação com três metros de profundidade, na tarde desta quinta-feira (10). Ainda segundo a polícia, duas amigas de Denilson tentaram socorrer-lo, sem sucesso. O jovem foi retirado, socorrido por pessoas que estavam no local e levado para uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Equipes do Samu tentaram reanimar a vítima durante uma hora, mas ele não resistiu. Denilson era morador da comunidade de Salobro, também zona rural de ituaçu. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado e deve ser liberado na manhã desta sexta-feira (11).



Médium é suspeito de quatro mortes na Bahia e Goiás

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um médium de Aparecida de Goiânia (GO) que faz cirurgias espirituais é considerado suspeito em quatro casos de homicídios e um de lesão corporal grave em pessoas que se submeteram aos seus procedimentos na Bahia e em Goiás. Antônio Miguel Rodrigues, de 53 anos, está sendo investigado pela polícia dos dois Estados, onde parentes das vítimas registram queixas desde a semana passada. As primeiras denúncias ocorreram no dia 4 na delegacia de Barreiras (BA), onde mais de 500 pessoas da Bahia, Sergipe, Piauí e Tocantins se submeteram às cirurgias em 10 de novembro do ano passado. A polícia informou que há mais de um ano o médium fazia as cirurgias espirituais na Bahia, ao menos uma vez por mês, e cobrava por elas e pelos medicamentos manipulados e alimentos para uma dieta que a pessoa deveria seguir. A vítima de lesão corporal grave é o aposentado Mário Joaci Pereira Rocha, de 71 anos, que fez cirurgias para a retirada de líquidos nos testículos. Segundo o idoso, os órgãos foram perfurados com oito agulhas pelo médium. “Os relatos eram de que ele fazia cirurgia espiritual, mas na hora lá ele enfiou oito agulhas nos meus testículos”, contou ele. Ainda de acordo com Rocha, ele foi colocado deitado em uma sala com outras 20 pessoas, que também foram operadas de uma vez pelo médium. “Ele mexia em um, depois outro. Ia passando e a gente vendo aquilo, assustado”, disse. Os testículos dele foram furados sem anestesia. A polícia investiga as condições do ambiente onde eram realizados os procedimentos em Barreiras, uma vez que parentes das vítimas relataram que o médium usava objetos como tesoura, bisturis e agulhas. Em Aparecida de Goiânia, onde as denúncias contra o médium apareceram depois que a polícia da Bahia iniciou as investigações, relatos apontam até para o uso de martelo nos procedimentos. À polícia, o médium alegou inocência com relação aos casos da Bahia. Ele é responsável por um centro espírita chamado Grupo Espírita Bezerra de Menezes, em Aparecida de Goiânia. Ele chegou a se apresentar à polícia de Goiás no dia 5, mas ainda não havia registro de denúncias contra ele na cidade goiana. 

 



Brumado: Moradores culpam empresa vencedora de licitação por não ter iniciado as obras de recuperação da Cleóbulo Meira Leite

As obras ainda não se iniciaram e a preocupação dos moradores é cada vez maior (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A novela envolvendo a recuperação da Av. Cleóbulo Meira Leite, conhecida como antiga estrada do Esconso, que já teve muitos capítulos, ainda parece bem distante do final, pois, quando se encaminhava para o seu epílogo, com a realização da licitação há cerca de 4 meses atrás, que teve uma empresa vencedora para a realização dos serviços, a mesma, até o momento, segundo os moradores, não realizou nada. Com orçamento em cerca de R$ 700 mil, as obras são um dos grandes anseios da comunidade, já que a referida via está totalmente esburacada e com sua trafegabilidade extremamente prejudicada. Diante desse impasse, os moradores estão cada vez mais preocupados, pois estão temendo que as verbas possam retornar ao governo do estado, que é o responsável pelas obras. Segundo o representante dos moradores, o radialista Marquito Gomes “a preocupação é cada vez maior, pois com os sucessivos anúncios de que o governo da Bahia está sem dinheiro tememos que as verbas possam retornar e a obra não ser feita”. Ele ainda destaca que “a situação é muito mais complexa do que se imagina, ainda mais que a vida humana está em risco, pois com as péssimas condições da via, o risco de acidentes é muito grande”. Os moradores esperam contar com o bom senso da empresa para que ela iniciei o quanto antes as obras.

A situação de precariedade é notória (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Cerca de dois mil professores serão convocados na semana que vem, diz Rui Costa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na próxima quarta-feira (16), o Governo do Estado publicará a convocação oficial de mais de dois mil professores concursados para atuarem na rede estadual. O anúncio foi feito no início da tarde desta quinta-feira (10), pelo próprio Governador Rui Costa. Além da convocação dos professores concursados, Rui Costa destacou ainda que nesta sexta-feira (11), será publicado no Diário Oficial o calendário anual de pagamentos dos servidores. Questionado sobre a segurança, Rui Costa disse que apesar do sentimento de insegurança, o número de homicídios reduziu em 31% em comparação ao ano de 2014. “É um resultado bastante positiva e continuaremos trabalhando para reduzir ainda mais”. Indagado sobre o apoio da Bahia com o envio de 100 policiais para o Ceará, Rui Costa disse que os Estados precisam se unir contra a criminalidade. “Os bandidos estão unidos, organizados, não respeitam limites de fronteiras e nós ficamos preocupados com questões burocráticas. Precisamos nos unir. Quem de fato não gostou foram os criminosos”.



Bahia se torna líder em setor de energia eólica do país ainda neste semestre

A implantação de vários parques eólicos no interior do estado, a exemplo de Morrinhos na região de Guanambi, alavancaram o setor (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A Bahia vai assumir a liderança na geração de energia eólica em todo o país ainda no no primeiro semestre deste ano. Atualmente, o primeiro lugar no ranking é ocupado pelo Rio Grande do Norte. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica publicado nesta semana, a Bahia possui 138 parques eólicos em funcionamento e tem capacidade total para gerar 3.547 MW de potência. Já o líder atual conta com 146 parques (3.910 MW) e, até junho, deve receber mais oito (180 MW). Por sua vez, a Bahia tem 56 parques eólicos em construção (942 MW), sendo que 30 vão ficar prontos antes de julho deste ano.



Áudio mostra desespero de mulher por socorro à Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Luciano Santos l 97News

Um áudio que circula nas redes sociais mostra o desespero de uma mulher ao pedir socorro a Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora. O áudio foi gravado nesta quinta-feira (10), pela própria vítima que mora no bairro Beira Rio. No áudio é possível perceber que a mulher grita o tempo todo. Conforme a narração da mulher responsável pelo áudio, ela estava sendo agredida pelo ex-namorado acompanhado dos filhos dele. Ainda segundo o áudio, o agressor e os filhos evadiram se da residência da vítima para não serem flagrados pela PM. Na ligação para a PM, a vítima diz, “o moça é porque eu queria uma viatura aqui na rua de Marinaldo porque eu fui agredida alguns meses atrás, e eu chamei a viatura, e agora tão querendo invadir minha casa”, diz a mulher durante a gravação. Em outro trecho do áudio ela ainda chega a citar de uma medida protetiva. "Pode ligar pra promotoria ai que eu tenho uma medida protetiva". Nesse momento o áudio é interrompido por gritos. "Manda a viatura aqui na minha casa por favor, eu tô grávida", continua a gravação com som de gritos ao fundo. Pouco depois, alguém impede que ela continue falando com a atendente da Polícia Militar, que permanece na linha tentando identificar o endereço da vítima. Segundo a polícia o homem foi identificado como Anelito da Silva Ribeiro e conduzido a Delegacia, suspeito de ter praticado violência doméstica contra a ex-namorada Jaine Oliveira Caires Pereira. Ainda de acordo com a PM, Anelito foi detido em frente a sua residência no Bairro Taquari por uma guarnição da Policia Militar. Os envolvidos no caso foram conduzidos a Delegacia local, onde foi registrado o boletim de ocorrência. Esta é a segunda vez que Jaine Oliveira é agredida, em outubro de 2018, ela foi espancada a socos pelo filho de Anelito, o fato também gerou ocorrência policial. 



Brumado: Menores estão sendo aliciados para cometer os arrombamentos na cidade

O número de arrombamentos no final de 2018 e no início deste ano cresceu muito em Brumado (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Os arrombamentos são um dos crimes mais praticados em Brumado e, após uma análise mais substancial feita pelas autoridades policiais, se chegou a um padrão de que menores de idade são os principais atores deste tipo de delito. Neste final de ano um menor de 14 anos de idade já chegou a ser apreendido 6 vezes por ter cometidos vários arrombamentos na cidade. Agora, uma desconfiança de que esses menores estariam sendo aliciados por maiores de idade está cada vez mais evidente segundo a Polícia Militar que vem acompanhando esses casos e, após ouvir várias pessoas, acabou confirmando essa tendência. Segundo o major Mário Cabral, comandante da 34ª CIPM, adultos, provavelmente traficantes, dão cobertura, inclusive com veículos, aos menores para praticarem os arrombamentos e, quando os mesmos voltam com os objetos, materiais e roupas furtadas são entregues em troca de porções de entorpecentes. Diante disso, uma parceria entre Ministério Público, Justiça e Polícia está sendo montada para dar maior suporte para evitar que menores venham a ser vítimas desse tipo de aliciamento.



Bahia: MP apura irregularidades nas placas Mercosul

Foto: 97NEWS

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) está apurando irregularidades nas placas padrão Mercosul, para os veículos no estado. O órgão investiga o funcionamento da emplacação, os responsáveis por inserir os dados no metal e o contrato entre a empresa que fabrica a placa e as estamparias no estado. O MP se reuniu ontem (10) com representante de estampadores e com a empresa Promac para obter informações sobre o cadastramento realizado para o emplacamento. As placas padrão Mercosul é obrigatória na Bahia desde 25 de dezembro para veículos zero-quilômetro e está em implantação nos países da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. As investigações iniciaram com a denúncia dos estampadores, que reclamam da forma com que a produção das placas está sendo realizada na Bahia. “O Detran, Departamento Estadual de Trânsito da Bahia, afirma que cadastrou três empresas fabricantes de placa, só que, apenas uma empresa está atuando, de acordo com denúncia que recebemos. Inclusive uma das empresas afirmou que não tem representante na Bahia (a UTSCH do Brasil)”, explicou a promotora. Outras irregularidades denunciadas ao Ministério Público são as cláusulas do contrato proposto às empresas estampadoras pela fabricante de placas.



Concurso da PM-BA deve abrir novas vagas para soldado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Militar da Bahia tem previsão de abrir um novo concurso em 2019. O governador Rui Costa falou sobre a abertura de edital no final do mês de novembro e confirmou a intenção de publicar edital. A Secretaria de Comunicação Social do Estado confirmou a informação, mas disse que ainda não há preparativos para a realização e publicação do edital. Também não foram confirmadas as ofertas de vagas assim como banca organizadora e salários. No último concurso da PM-BA, os aprovados entraram na condição de aluno soldado. Nesse período, a bolsa foi de R$937 e depois passou para R$2585,05. Na seleção aberta em 2017, o edital formou 2 mil vagas imediatas, mas foram convocadas 3 mil pessoas. Além de Salvador, municípios como Vitória da Conquista, Barreiras e Brumado receberão novos policiais.



Liquido precioso: Empresário descobre fonte de água mineral em Caetité

Foto: Divulgação

A água que brota das terras do empresário Jurandir Barbosa (Indiano de Brejinho), inicialmente para resolver problemas de abastecimento na sua propriedade, agora será fornecida para toda Brasil. Conforme informação do empresário, o líquido será envasado nos formatos tradicionais e distribuído pela empresa Inajá, a qual possui quase 6 mil m², seis decks para embarque e desembarque de caminhões, área de envase fechado, refeitório, estacionamento, vestiários, laboratório de análise, depósito, área verde e escritórios. De acordo com o site Sudoeste Bahia, o empresário afirmou que a empresa vai produzir 1.700 galões de 20 litros por hora. O manancial descoberto tem capacidade de vazão de 82 mil litros de água/hora. O Brasil é o quarto maior produtor de água mineral do mundo e o terceiro que mais consome água engarrafada, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China, respectivamente.



Brumado: 34ª CIPM faz prestações de contas de suas ações em 2018

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com um trabalho que obteve ótimos índices de resolutividade, mesmo com o baixo contingente policial, a 34ª CIPM de Brumado teve um ano de 2018 muito produtivo, onde foram operacionalizada ações muito efetivas no combate à criminalidade e ao tráfico de entorpecentes. A ronda ostensiva também apresentou resultados muito satisfatórios, com um grande número de apreensões, tanto que, houve um acréscimo de cerca de 30% nesse sentido, bem como de mais de 50% nos flagrantes. O balanço foi divulgado pelo setor de Planejamento Operacional e Estatísticas, que também afirmou que os crimes de menor potencial ofensivo também tiveram um combate muito eficaz. Outro dado importante foram as armas apreendidas, a grande maioria delas que eram utilizadas nos assaltos, o que diminuiu o potencial bélico dos assaltantes. Por fim outro componente da prestação de contas que merece destaque foi o número de veículos recuperados que foi bem superior ao ano de 2017. A projeção é que em 2019, sob o comando agora do major Mário Cabral, as ações terão uma dinâmica ainda maior, potencializando ainda mais a sensação de segurança na cidade.



Brumado: Brumadenses reclamam: 'bandeira do Brasil virou farrapo' na Praça da Matriz

A bandeira foi instalada em 2004 no primeiro mandato do prefeito Eduardo Vasconcelos - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Vista pelo atual gestor, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), como sinal  de Patriotismo na cidade de Brumado, o mastro com a bandeira do Brasil foi instalado no início de sua primeira gestão em 2004. Mas infelizmente apresenta uma cena atípica sempre que os brumadenses se sentam em frente a Igreja Matriz ou até mesmo aqueles que passam pela Praça Capitão Francisco de Souza Meira e, se deparam com a situação do simbolo Nacional. A Bandeira Nacional instalada em frente ao coreto da Igreja Matriz, se tranformou em um trapo de pano ou seja, está desfiando nas bordas e virando "Farrapo", está “rasgada”. Exposta a sol e chuva, o símbolo nacional e municipal não resistiu às intervenções da natureza e se encontra rasgadas no mastro da praça. De longe é fácil avistar a bandeira, que está com as bordas desfiando e as cores desbotando. De acordo com a Constituição Brasileira, a bandeira nacional rasgada é uma violação ao símbolo nacional. A forma e o seu uso é regulamentado pela lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, que dispõe “sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais”. Quando a bandeira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará sua queima em 19 de novembro. Em entrevista ao Jornal do Sudoeste, a Secretaria Municipal de Educação, Ednéia Ataíde, disse que não tinha conhecimento de que a Bandeira da Praça Capitão Francisco de Souza Meira estaria em péssimo estado de conservação. "A última troca ocorreu na Semana da Pátria, entre os dias 3 e 9 de setembro do ano passado, e são feitas regularmente, em média, a cada seis meses", afirmou a secretária. 

A atual bandeira está com as bordas desfiadas devido as condições de mau tempo como chuva e sol - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já o Subtenente do TG 06/024, Edmundo de Souza Rocha, relatou que a responsabilidade pela manutenção e substituição da Bandeira do Brasil em qualquer município, é de responsabilidade da Prefeitura. "Nesse caso cabe apenas ao Tiro de Guerra, apenas a incineração da bandeira quando ela nos for entregue, obedecendo ritos previstos na legislação", comentou o Subtenente a reportagem. A bandeira do Brasil é uma adaptação da antiga bandeira do império idealizada em 1820 por Jean-Baptiste Debret. O disco azul central foi idealizado pelo pintor Décio Vilares, já as estrelas, por Benjamin Constant. A inscrição “Ordem e Progresso” é uma influência do positivismo de Augusto Comte. Desde a alteraçaão o símbolo nacional brasileiro mantém inalterado, exceto as estrelas, que segundo a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, devem ser atualizadas no caso de criação ou extinção de algum Estado. No sentido original, as cores verde e amarela simbolizavam as matas e florestas; o amarelo, o ouro e as riquezas minerais; a azul, o céu; a branca, a paz. Cada estrela disposta na bandeira corresponde a um Estado brasileiro; a única estrela que é situada acima na inscrição “Ordem e Progresso” é Spica, representante do Estado do Pará. A bandeira nacional deve ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo, etc. Deve ser hasteada pela manhã e arriada à tarde. A bandeira não pode ficar exposta à noite, a não ser que seja bastante iluminada, fato este que não acontece em Brumado.



‘Golpe do Atacadão’ deixa rastro de prejuízos em Brumado

Um ponto comercial foi alugado para disfarçar o golpe (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O estigma de que Brumado é suscetível a golpes e golpistas continua dentro do solo frio da realidade e, nem bem o ano de 2019 se iniciou e um novo golpe já foi realizado na cidade, deixando um rastro de prejuízos a comerciantes e a proprietários de imóveis. O caso ainda está sendo investigado, mas o 97NEWS obteve algumas informações substanciais sobre o episódio que foi denominado como o “Golpe do Atacadão”. O “golpista”, que a princípio seria de Vitória da Conquista, chegou a Brumado para montar um comércio na área atacadista e, nesse objetivo, realizou vários compras de móveis, por meio de cheques sem fundo, sendo que em apenas uma loja o prejuízo chegou à casa dos R$ 11 mil. Ostentando riquezas, ele foi a uma revendedora de joias e adquiriu 5 relógios de alto preço, os quais seriam de ouro inclusive, também passando cheques sem fundos. Os prejuízos não pararam por aí, o golpista também alugou imóveis e não fez a devida quitação, como também não pagou os funcionários que ele contratou para o seu empreendimento que tinha endereço e fachada, o “Atacadão Brumadense” que fica situado num ponto comercial na Rua Euclides da Cunha, 108, que também não teve o aluguel pago. Segundo contatos feitos com vítimas do golpista ele “tinha uma ótima aparência, parecia um cara rico, de boa índole e acima de qualquer suspeita, além do que tinha um alto conhecimento comercial, o que contribuiu para que ele enganasse muita gente”, disse uma vítima do estelionatário a nossa reportagem. Nossa equipe foi ao local da suposta empresa fantasma, que apresenta em seu painel um telefone e um endereço eletrônico inexistentes.



Brumado: PETO prende indivíduos por tráfico de entorpecentes no bairro Baraúnas

Foto: Divulgação l PM

Na noite desta quarta-feira (9), por volta das 22h, uma guarnição do PETO da 34ª CIPM de Brumado, ao realizar patrulhamento tático ostensivo no bairro Baraúnas, deparou-se com dois indivíduos em uma motocicleta Honda Pop 100 vermelha com o farol apagado. Os suspeito foram parados a ao proceder com a abordagem e busca pessoal foi encontrada com eles uma sacola plástica contendo um tablete de maconha, dois envólucro contendo maconha e R$ 50,00, em espécie. Questionados sobre a posse do ilícito, um dos indivíduos assumiu a propriedade e o outro informou que não tinha conhecimento dos produtos encontrados, que seria mototaxista e que estaria apenas fazendo uma "corrida". Em continuidade à diligência, a guarnição foi até a residência de um deles, onde ao proceder a uma busca foi encontrada uma balança de precisão e sacos plásticos comumente utilizados para acondicionar drogas. Todo o material e os envolvidos foram apresentados na Delegacia, onde foi registrada a ocorrência policial.



Brumado: Hospital Professor Magalhães recebe tomógrafo novo do Governo do Estado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após cerca de um ano de espera, um novo tomógrafo foi entregue ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Os técnicos devem instalar o equipamento a partir deste mês. "Acredito que, a partir do dia 20 de janeiro, o aparelho já esteja em funcionamento", disse o secretário de Saúde do município, Cláudio Feres, ao 97NEWS. Feres relatou ainda que, no início de 2018, o Governo do Estado doou um tomógrafo usado para unidade de saúde, mas as condições do equipamento foram criticadas pelo próprio fabricante. Diante disso, a prefeitura municipal teria levado a queixa ao secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, que agora garantiu o envio do novo equipamento. Com o novo equipamento, a Unidade de Terpia Intensiva (UTI), poderá ter seus atendimentos ampliados não só para os 20 municípios compactuados, como também para toda região sudoeste e parte da oeste. 

 



Carga de 700 kg de carne transportada de forma irregular e sem refrigeração é apreendida em Jequié

Foto: Divulgação l PRF

Um motorista foi flagrado transportando, aproximadamente,  700 quilos de carne em uma caminhonete sem refrigeração, no início da noite desta quarta-feira (09). O flagrante da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ocorreu em frente a uma unidade operacional da própria PRF, no Km-677 da BR 116, em Jequié. Além do transporte irregular da carne, a caminhonete foi retida por possuir mais de R$ 10 mil em infrações de trânsito e estava com licenciamento atrasado. Com relação à apreensão da carne, a PRF detalhou que, no veículo, os policiais encontraram diversas caixas de papelão contendo os mais variados tipos de carnes e derivados, sem qualquer refrigeração e condição de consumo. O motorista relatou aos policiais que foi ao município de Vitoria da Conquista, para buscar a carne, que seria revendida em Jaguaquara, a cerca de 54 km de Jequié. A PRF informou que o motorista foi encaminhado para a delegacia de Jequié, pela prática de crime contra as relações de consumo, que é inafiançável. 



INSS: Governo Federal deve investigar irregularidades de R$ 2 milhões em pagamentos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo federal vai fazer uma auditoria em 2 milhões de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm indícios de irregularidade. O anúncio foi feito pelo secretário Especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, após reunião, no Palácio do Planalto, para tratar da medida provisória de combate a fraudes no INSS, que deve ser editada pelo presidente Jair Bolsonaro até segunda-feira (14). Marinho se reuniu com os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia) para avaliar o texto da medida provisória. “Há mais de 2 milhões de benefícios que precisam ser auditados, porque têm algum indício de ilicitude. Por isso há necessidade de fazer uma espécie de mutirão para zerar esse estoque”, disse Marinho. Segundo o secretário, o mutirão poderá gerar “uma economia significativa”, aos cofres públicos. “Há relatórios de ações anteriores, inclusive convalidados pelo TCU [Tribunal de Contas da União], que demonstram uma incidência de 16% a 30% de fraude nesse tipo de benefício”.



Casal de idosos e filho de 23 anos são mortos a tiros dentro de casa

Foto: Reprodução/ Youtube

Um homem de 65 anos, a mulher dele, também de 65, e o filho do casal, de 23, foram mortos a tiros, dentro de casa, na noite de terça-feira (8), na cidade de Pé de Serra, a 220 km de Salvador. De acordo com a Polícia Civil,  vizinhos informaram  que dois carros chegaram na localidade  pela estrada que dá acesso ao município de Ipirá, que faz divisa com Pé de Serra. De acordo com o Varela Notícias, as investigações apontam que o filho do casal, que já foi preso em São Paulo e teve o irmão morto na mesma época, seria o alvo dos criminosos. O casal de idosos teria sido morto para não testemunhar o crime. Ainda conforme a polícia, o crime foi comunicado às autoridades na madrugada desta quarta-feira (9). Os três corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha. O caso é investigado na delegacia de Pé de Serra.



Diretores e vice de colégios da rede estadual ameaçam entregar os cargos

Foto: Divulgação

Os diretores e vice-diretores da rede estadual decidiram realizar ato público nesta sexta-feira (11), às 8h, na governadoria, que fica localizada no CAB, em Salvador. De acordo com a APLB-Sindicato, é possível que aconteça um pedido de exoneração coletiva (de diretores e vice-diretores de escola), o que pode comprometer o processo de matrícula e o início do ano letivo. A direção da entidade de classe realizou, na manhã desta quarta-feira (9), no auditório do Sindicato, uma plenária com gestores de escolas da rede estadual para debater as próximas ações da categoria contra a Lei n° 14032 de 18 de dezembro de 2018, que determina Dedicação Exclusiva para Diretores e Vice-diretores dos colégios da rede estadual. A categoria mantém posição contrária, exigindo a revogação imediata da medida e que seja estabelecido o diálogo direto com os gestores.



Salvador é a única cidade brasileira indicada como 'lugar para se conhecer em 2019'

Foto: Reprodução/The New York Times

Salvador foi a única cidade brasileira indicada como 'lugar para se conhecer em 2019' pelo jornal diário estadunidense The New York Times. Ao todo, 52 lugares foram listados e a capital baiana ocupa a 14ª posição. Segundo o G1, o artigo recomenda, principalmente, uma visitação ao Centro Histórico, por conta da cultura afro-brasileira, que vai desde apresentações semanais gratuitas de samba e bateria, música clássica e capoeira. A publicação faz referência também às fachadas coloniais coloridas e às ruas de paralelepípedos. Os museus da capital, como o da Música, também são aconselhados para quem procura saber mais sobre a história de Salvador. O artigo fala ainda sobre locais para se hospedar e sobre meios de transporte.