ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2017"

Brumado: dois indivíduos assaltam loja de celular no mercado municipal e dão coronhada em proprietário

Foto: Reprodução vídeo/97NEWS

Uma loja de celulares foi alvo de assaltantes na manhã desta terça-feira, dia 17, em Brumado. O assalto aconteceu no Bairro do Mercado, no estabelecimento que fica ao lado do Mercado Municipal. Conforme informações da polícia, os criminosos renderam o proprietário por volta das 07h30min. Eles chegaram em uma bicicleta, entraram na loja, e logo em seguida baixaram a porta do estabelecimento. Já dentro da loja, com o proprietário rendido, roubaram vários celulares, tabletes, e equipamentos de som. A quantidade levada pelos assaltantes, ainda não foi divulgada. O proprietário da loja, disse que não é a primeira vez que roubam o seu comércio, mas o que chamou a atenção, foi a abordagem violenta usada pelos marginais. “Eles me ameaçavam o tempo todo, um dos comparsas dizia, atira na cabeça dele, mata essa misera. Ficaram mais de dois minutos dentro da loja e isso nos surpreende, e também pelo fato de estarmos no mercado municipal, onde deveria ser um local mais seguro, mas não é”, reclama. Nas imagens de segurança obtidas com exclusividade pelo 97NEWS, mostra os marginais chegando na loja. Eles rendem o comerciante e em seguida começam a escolher celulares nas vitrines e um deles vai até o comerciante e dá uma coronhada em sua cabeça. A ação dura mais de dois minutos, sem que eles sejam incomodados. O empresário reconhece o trabalho da polícia, mas destaca que a situação está insustentável. Ele até questiona o fato de porque insiste em manter um negócio que volta e meia vem sendo alvo de ataques dos bandidos. “É demais. Os policiais fazem a sua parte. Agradeço por virem aqui e demonstrarem interesse, mas já não está dando para aguentar. A loja já foi arrombada várias vezes e agora usaram muita violência, colocando em risco a mim e a minha família”, desabafa. Após o roubo, os assaltantes correram, e deixaram a bicicleta usada no assalto para trás. A Polícia Militar foi acionada e fez buscas na região para tentar encontrar os indivíduos que praticaram a ação. 

Foto: 97NEWS


Brasil: Com autorização da justiça doenças raras poderão ser tratadas com folha da maconha

Foto: Reprodução

Uma família de São Paulo recebeu, no fim de dezembro, um habeas corpus que autoriza o cultivo de maconha para uso próprio e medicinal. A harle-tsu, variedade de maconha com maior concentração de canabidiol, é utilizada para o tratamento da filha Clarian, 13 anos, que sofre de síndrome de Dravet, uma doença rara que provoca epilepsia. "Falei: Excelência, eu já estou plantando. E não me sinto criminosa por isso", afirmou a bancária Maria Aparecida de Carvalho, mãe da menina, sobre uma das audiências que levaram à decisão. A medida impede, que autoridades policiais efetuem prisão em flagrante ou apreensão e destruição das plantas. "Não há a menor dúvida que o semear, cultivar e dispor da planta por esta família nada tem a ver com o tráfico", escreveu o juiz Antônio Patino Zorz, da Corregedoria de Polícia Judiciária de São Paulo, em despacho. A decisão foi precedida de aval semelhante para duas outras famílias com crianças que sofrem de doenças raras. O advogado Emílio Figueiredo, da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas, ressaltou que foram as primeiras autorizações desse tipo no país. Anteriormente, o uso medicinal de maconha apenas era concedido por meio de pedidos para que o Estado fornecesse medicamentos produzidos no exterior. "O Estado alega que não tem dinheiro, que está em crise. Já estou esperando há um ano e cinco meses, mas a doença não espera. Tive que fazer alguma coisa", relatou Alexandre Meireles sobre a tentativa de solicitar medicamento para tratar o filho Gabriel, 14 anos, que sofre de epilepsia severa. "Se o Estado não pode cumprir esse papel, ele tem que permitir ao menos que nós façamos", ressaltou Margarete Brito, presidente da Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal e mãe de Sofia, 8 anos, que tem síndrome de CDKL5, doença rara que causa epilepsia. As famílias extraem da planta um óleo artesanal que tem a capacidade de reduzir as crises. O receio ter as plantas apreendidas levou as famílias a buscar a autorização.



Bahia: Defensoria Pública faz revisão de processos para evitar conflitos e garantir direitos de presos

Foto: Divulgação

Desde 2015, a Defensoria Pública da Bahia tem lotado defensores públicos nos estabelecimentos penais do estado a fim de evitar conflitos e rebeliões, e garantir ao máximo o direito dos presidiários. De acordo com o defensor público geral em exercício, Rafson Saraiva, em 2015 foi designado um defensor público para a penitenciária de Eunápolis, que não contava, até então, com um defensor na localidade. Ao ser questionado sobre as ações preventivas que estão sendo tomadas pelo governo estadual, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria para evitar casos como os do Amazonas, de Roraima e do Rio Grande do Norte, o defensor afirma que, desde 2016, a instituição tem adotado medidas para que a Lei de Execuções Penais seja cumprida. Segundo Rafson, a garantia de direitos dos apenados é uma das formas para se evitar conflitos, pois “as pessoas que estão presas continuam tendo direitos como todo cidadão”. A instituição, desde o ano passado, já faz revisão da situação das pessoas encarceradas atendidas por defensores. Essa revisão é uma progressão da pena, uma forma de diminuir o tempo de encarceramento. “No Estado de Direito, como é o nosso, as pessoas não podem cumprir penas maiores do que as que elas foram condenadas, nem ficarem presas sem motivo legal. A liberdade deve sempre prevalecer. Além de reavaliarmos o trabalho ordinário, estamos reavaliando para revisitar e ver se tem alguma pessoa fora da situação. A medida em que vamos verificando que é possível relaxar prisões, pedir progressão de regime, livramentos condicionais, os pedidos vão sendo feitos e apreciados pelo Judiciário”, explica. Ele também endossa o coro de especialistas de que o problema prisional da Bahia é o mesmo do Brasil: a quantidade de presos provisórios. “40% dos presos não foram julgados, nunca foram condenados. Parte deles pode ser absolvida, parte deles podem ser até condenado, mas a uma pena menor por conta do tempo em que já ficaram presos. Os não condenados se submetem a uma situação de muito mais incerteza por não saberem quanto tempo ficarão lá. Isso é um foco de instabilidade nas unidades prisionais”, afirma. Leia mais sobre o tema na coluna Justiça!

 



Após surto, vacinação contra febre amarela acontece em 45 cidades da Bahia; em Brumado aumenta a procura pela vacina

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recomendou que 45 municípios do estado imunize 100% da população, após o surto da febre amarela em Minas Gerais, estado que faz divisa com a Bahia. Apesar da preocupação, não há nenhum registro de febre amarela na Bahia. A secretaria destaca que a recomendação não é uma campanha de imunização, por isso não foram infomadas data de início. De acordo com o órgão, as doses já estão disponíveis nos municípios e a vacinação faz parte do calendário da secretaria. Já são 38 mortes notificadas em Minas Gerais e dois óbitos no noroeste paulista, em São José do Rio Preto e em Ribeirão Preto. Até a última sexta-feira (13/01), 133 casos relacionados à doença eram investigados pelo Ministério da Saúde. O vírus da febre amarela não é transmitido de pessoa para pessoa, apenas pela picada de mosquitos infectados. A vacinação contra a febre a amarela não é recomendada para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo, pois pode causar reações. Em Brumado, Segundo a Vigep - Vigilância Epidemiológica aumentou a procura da vacina contra o vírus nos postos de saúde da cidade, mas não se sabe a quantidade de pessoas que procuram pela dose, mas sabe-se que quem procura pela vacina, são pessoas que já haviam tomado a dose a mais de 10 anos atrás. Ainda segundo a Vigep, não ha nenhum caso suspeito da febre amarela no município e o estoque da vascina está normalizado. O Minsitério da Saúde informa ainda que a doença se torna aparente de três a seis dias após a infecção. Os sintomas iniciais são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maior parte das pessoas apresenta uma melhora após tais sintomas.



Fé: Quadro clínico da pequena Valentina Vitória melhora e cirurgia no coração já está descartada

Carolina Silva e sua filha, a pequena Valentina Vitória. Uma história de fé, superação e vitória (Foto: 97NEWS)

A fé é capaz de mover montanhas e no caso da Pequena Valentina Vitória, uma bebê brumadense de apenas 3 meses de idade, os montes já estão se transformando em verdes campinas, pois, segundo informações de sua mãe, a estagiária Caroline Barros da Silva (21), passadas ao 97NEWS nesta segunda-feira (16), o quadro clínico da bebê evoluiu positivamente e a melhor notícia de todas foi que ela não precisará mais da cirurgia no coração. “Ela está bem melhor graças a Deus. Após fazer o ecocardiograma verificou-se que ela não vai mais precisar fazer a cirurgia no coração. Foi constatado o sopro, mas pode ser corrigido com o tempo” declarou Caroline Silva que ainda fez questão de complementar que “ela deve sair da UTI daqui alguns dias e receber alta. Então logo a nossa guerreira estará com a gente”. Ela aproveitou e agradeceu a todos que oraram por sua filha. 



Brasiliense morre em Tocantins ao cair de penhasco de 70 metros

Foto: Arquivo Pessoal

Um brasiliense morreu em Palmas na manhã deste domingo (15/1) depois de cair de um penhasco de 70 metros de altura na zona rural da Serra do Carmo. Pierre de Freitas estava acompanhado de uma turista canadense e teria se desequilibrado e caído ao tentar tirar uma foto perto do penhasco. Ele morreu na hora. Os policiais precisaram de auxílio de um helicóptero para retirar o corpo do artista plástico. Nascido em Brasília, Pierre morava em Palmas, onde foi presidente da Fundação Cultural entre 2008 e 2010. Era bacharel em Artes Visuais, com habilitação em pintura pela Universidade Federal de Goiás. Reconhecido em Tocantins pelo trabalho de artista plástico que fazia, chegou a receber o título de cidadão palmense. Há menos de 24 horas, o artista plástico postou uma foto pulando no Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina (BA). Na legenda, escreveu que estava voltando para casa. “Morro do Pai Inácio, voltando para casa com muita saudade mas com tempo para pular, EU PULO MESMO”. Pelas redes sociais, amigos do artista plástico lamentam a morte e lembram dele como uma pessoa alegre. Pierre deixa mulher e três filhos.



Rio do Antônio: mulher do distrito de Ibitira faz apelo por uma cadeira de rodas motorizada

Foto: Divulgação

Com o objetivo de ver o seu sonho se tornar realidade, a moradora de Ibitira, distrito da cidade de Rio do Antônio, Nalva de Lourdes Alves, de 39 anos, começou uma campanha nas redes sociais. Nalva que é deficiente fisica, tem Poliomielite (paralisia infantil), desde quando nasceu. Em contato com o 97NEWS, a jovem explicou que não tem condições de comprar uma cadeira de rodas motorizada. Por ser filha de lavradores, ela informou ainda que sua família não tem condições para adquirir o equipamento que é muito caro no mercado. Como ela é fã das redes sociais, resolveu então criar uma página no Facebook para que amigos e simpatizantes á ajude a realizar seu sonho. Em uma rápida pesquisa que o 97NWS fez em sites especializados na venda da cadeira motorizada, vimos que os preços variam de R$ 10 a 12 mil. Então se você quer ajudar Nalva de Lourdes Alves a realizar o seu sonho, deposite qualquer valor em uma das contas poupança. Banco Brasil, conta: 10551-1, agência: 3835-0 ou Banco Bradesco, agência: 3092-9, conta: 3475-4, em nome de  Nalva de Lourdes Alves.



Afogamentos no Verão: Novo caso ocorreu em balneário de Jussiape; vítima era um homem de 57 anos

Aildo Pereira de 57 anos acabou morrendo afogado (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

O verão convida ao banho de rio, mas, muitos dos banhistas de temporada se esquecem do elemento principal que é a preservação da vida, ou seja, não sabem nadar e se arriscam em profundidades perigosas. O último caso ocorreu no Distrito de Caraguataí, município de Jussiape, onde um homem identificado como Aildo Silva Pereira (47), o qual morava em Abaíra, acabou se afogando. Ele teria saído neste domingo (15) com a família para um passeio em Jussiape, que fica na Chapada Diamantina. Aildo foi, no período da tarde, para o balneário da cidade para se refrescar do calor, que fica no distrito de Caraguataí, acompanhado de uma criança, que ele colocou nos ombros e foi para um local mais profundo. Ele desrespeitou as placas que avisam do perigo e pagou o preço mais alto possível, a sua própria vida. Populares que estavam no local, numa ação heroica, conseguiram salvar a criança. O referido balneário costuma ficar lotado durante o verão, mas, mesmo assim, até o momento, não tem ao menos um salva-vidas, o que faz com que os riscos sejam muitos, pois existem vários pontos profundos. 



Brumado: Enciumada e enfurecida, mulher apedreja e quebra vidro de veículo da esposa do seu ex-amante

O veículo foi danificado e teve que passar por perícia (Foto: 97NEWS)

O ditado “trair e coçar é só começar” deixa uma brecha, pois não fala sobre o fim dos relacionamentos extraconjugais, que, geralmente, não acabam bem. Em Brumado, não existem números oficiais, mas o popular “pular a cerca” é muito comum por aqui, o que é, aliás, uma regra geral nos dias atuais, onde as redes sociais acabam sendo um dos principais vetores para as traições conjugais. Na manhã desta segunda-feira (16) um novo capítulo deste enredo das traições acabou indo para a página policial, onde uma mulher, que afirmou ser esposa de um homem que mantinha relações com uma amante, acabou indo à DP para registrar uma queixa de ameaças, agressão e prejuízos materiais em seu veículo, um Space Fox preto, o qual teve o vidro traseiro parcialmente destruído por pedradas. Segundo a nossa reportagem apurou, a vítima teve um encontro com a suposta amante de seu marido no sábado (14), onde aconteceu uma discussão. Não satisfeita, a mulher foi até a casa da esposa de seu ex-amante e desferiu várias pedradas no vidro traseiro do veículo. Ela também teria feito ameaças e prometido vingança. O motivo da fúria ensandecida é que o homem teria encerrado o seu relacionamento espúrio e voltado aos braços da sua esposa, dando-lhe como presente o veículo, como símbolo do restabelecimento do matrimônio. Segundo a própria vítima, a amante não suportou o fato e foi   e descontou no veículo. Um inquérito policial foi aberto para apurar o caso. 



Brumado: Usuários do Ciretran irritados com a falta de examinadores

Os usuários estão cada vez mais irritados com a falta de examinadores no Ciretran de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A nossa redação recebeu na manhã desta segunda-feira (16) várias denúncias, as quais apontavam que o Ciretran de Brumado estaria operando com poucos examinadores de veículos pequenos. Segundo usuários do sistema a situação só está se agravando, já que tem motorista que já solicitou o exame a mais de 40 dias. Vale ressaltar que uma das examinadoras que atende o órgão em Brumado é de Salvador, e na última semana estava doente e não pode vir a Brumado. Outro fato que chama atenção é que envolver o motorista Jorge Ribeiro Soares, de 38 anos, morador do bairro Jardim Brasil, ele procurou a nossa redação e informou que como ele trabalha em uma empresa de transportes de com sede aqui em Brumado, sua habilitação é da categoria "E" e desde novembro de 2016 deu entrada no Detran para trocar a mesma, mas até o momento não conseguiu a troca devido não haver examinador de veículos pesados no Ciretran de Brumado. 
 

O atendimento no Ciretran de Brumado está cada vez pior (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Ainda, segundo ele, sua habilitação vence no início do mês de fevereiro, e se não conseguir renovar a mesma, vai ser despedido da empresa. Ainda segundo Jorge, ele já pagou todas as taxas, mas mesmo assim não conseguiu. "Sou profissional das estradas, tenho meu trabalho digno, dei entra a mais de 60 dias na minha habilitação para não ter problemas, antes mesmo de vencer, já havia adiantado, mas infelizmente o Ciretran de Brumado, por conta de burocracias políticas não funciona, sou pai de família, tenho meus deveres a cumprir, e lamentavelmente vou perder  o emprego por causa de uma habilitação”, desabafou o motorista, que estava visivelmente chateado. A nossa equipe também constatou que o sistema está instável, tem dias que funciona, e outros não. Outra questão que foi passada ao 97NEWS, é que a instalação elétrica não atende à demanda de carga elétrica do prédio onde fica situado o órgão, sobrecarregando a rede elétrica, e os computadores, ar-condicionado e equipamentos quando não desliga, ficam travando (foto abaixo). 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Governo da Bahia intensifica ações na busca da retomada das obras da FIOL

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Com o apoio do Ministério dos Transportes, o governo da Bahia prepara uma nova proposta para tentar tirar do papel a concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul de Ilhéus, projetos que somam R$ 9 bilhões em investimentos, mas que hoje não têm uma data efetiva para entrarem em operação.A previsão é de que, até meados de abril, estejam concluídas a modelagem financeira da concessão e a minuta do edital para que ferrovia e porto sejam concedidos como um único empreendimento à iniciativa privada. A expectativa é de que, em maio, as propostas sejam enviadas ao Tribunal de Contas da União (TCU), para aprovação dos projetos e realização do leilão. Não será fácil.Desde março passado, os projetos da Fiol e do Porto Sul são analisados pela China Railway Engeneering Group (Creg), gigante asiática que tem comprado projetos logísticos na América do Sul. Uma carta de interesse foi assinada pelos chineses, o que na prática não significa nada, uma vez que os empreendimentos seriam oferecidos para qualquer interessado. Para deixar os projetos mais atrativos, o estudo de viabilidade técnica e econômica vai estabelecer gatilhos de investimentos. A exemplo das concessões de rodovias, que passaram a prever obras de duplicação, a Fiol será dividida em partes e só avançará conforme metas estabelecidas no contrato.



Alunos têm acesso a sistema informatizado do Fies a partir desta segunda-feira (16)

(Divulgação)

O Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil (SisFies) será aberto para os alunos a partir de hoje (16). Os estudantes podem, portanto, renovar seus contratos, já que os aditamentos são feitos pela internet. A renovação vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. As novas inscrições estão previstas para fevereiro. Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os alunos devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies. Na última segunda-feira (9), o acesso ao sistema foi aberto às instituições de ensino superior para o cadastro de dados dos alunos beneficiados. Agora, os estudantes devem confirmar as informações. O prazo para as instituições inserirem os dados vai até o dia 30 de abril. No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados,



Maetinga: Presidente da Câmara de Vereadores vai parar na DP de Brumado por desobediência à autoridade policial

(Fotocomposição: 97NEWS)

Um incidente ocorrido na noite do último sábado (14) na Praça Naomor Alcântara, centro da cidade de Maetinga, acabou se tornando um caso de polícia, tendo como protagonista o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Ribeiro Lima Júnior, que é popularmente conhecido como “Chicãozinho”. Segundo as informações obtidas pela equipe do 97NEWS, ele estaria com o seu veículo na referida praça com o som automotivo em volume exagerado, muito acima do permitido pelo Contran. Vizinhos ficaram muito incomodados e acionaram a viatura policial que chegou rapidamente, o que fez com que o presidente tivesse que abaixar o volume. Segundo os policiais, ele não se deu por satisfeito e voltou a elevar o volume do som, o que obrigou uma nova ação para que ele desligasse a aparelhagem. Desafiando a autoridade, “Chicãozinho” ligou o som pela terceira vez, o que, inevitavelmente, provocou a sua autuação bem como do veículo, o que acabou gerando um grande tumulto no local. O fato acabou ganhando contornos de dramaticidade, pois o presidente acabou pulando da viatura em movimento, mas foi novamente contido pelos policiais. Ele teve que ser enviado para a sede da 20ª Coorpin em Brumado para que fosse lavrado o termo circunstanciado por desobediência à autoridade policial. Segundo os policiais o presidente do Legislativo estava muito alterado e teria até feito tentativa de agressões. Ele foi liberado e aproveitou para apresentar um alvará de encontro de som automotivo na referida praça, o qual tinha validade até o dia 15. Ele retornou para Maetinga juntamente com os policiais após serem ouvidos pelo delegado plantonista. 



Uneb encerrará inscrições para o vestibular 2017 no domingo (15/01)

A universidade do Estado da Bahia – UNEB encerrará as inscrições para o Processo Seletivo/Vestibular 2017, na modalidade de ensino presencial, visando ao preenchimento de vagas destinadas aos seus cursos de graduação, no domingo (dia 15 de janeiro). Estão sendo disponibilizadas vagas distribuídas nos 29 departamentos da UNEB, localizados nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas. Para o Semestre Letivo 2017.2, o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT, em Brumado, está ofertando os cursos de Licenciatura em Letras Vernáculas (32 vagas para o período noturno) e Bacharelado em Direito (40 vagas para o período vespertino) na modalidade presencial. Os interessados deverão acessar o site www.vestibular.uneb.br, onde poderão ler o Edital N.º 111/2016 na íntegra e realizar a inscrição para o curso desejado. O valor da inscrição é R$ 70, 00 (setenta reais). As provas serão realizadas nos dias 23 e 24 de abril de 2017. Portanto, as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular UNEB 2017 terminam amanhã! Quem ainda não se inscreveu, deverá correr e evitar transtornos de última hora. A UNEB é a maior universidade pública do Norte e Nordeste do Brasil. Para quaisquer dúvidas, entrar em contato com a Coordenação Local do Processo Seletivo/Vestibular 2017, na UNEB de Brumado, através do telefone: (77) 3441 3278. 



Vereadores de Vitória da Conquista só poderão conceder 60 moções no ano de 2017

Foto: Arquivo/97news

Como reconhecimento de serviços prestados em prol da comunidade, as Câmaras Municipais de todo Brasil concedem moções de aplausos, pesar e aniversários. Em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, no ano de 2017 serão limitadas as moções de aplausos para pessoas vivas e as moções de Pesar para pessoas mortas, as moções de aniversários, não poderão mais acontecer na plenária da Câmara. A situação era tão absurda em Conquista, que em quase todas as sessões garravam debates entre os vereadores por causa das moções. Segundo o presidente da Câmara de Vitória da Conquista, Hermínio Oliveira Neto (PPS), para o ano de 2017 a regra será mudada, durante os próximos dois anos de sua gestão, não serão permitidas extrapolar as moções no legislativo, serão cinco por mês para cada vereador, dando um total de 60 moções por ano. Ainda Segundo Hermínio, em 2016, foram 315 moções, gerando um custo muito alto para a Câmara, devido as placas que são feitas para as homenagens.



Rio do Antônio: Administração municipal volta atrás e agência do BB de Ibitira poderá reabrir

A agência teria sido fechada porque a atual gestão municipal se recusou no primeiro momento a pagar o aluguel (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Após a veiculação da matéria do 97NEWS intitulada “Ibitira: População se diz prejudicada e quer explicações sobre a desativação da agência do BB”, se iniciou uma série de ações visando manter a agência em funcionamento. Uma das ações mais representativas partiu do Sindicato dos Bancários da Bahia que pediu explicações à superintendência do Banco do Brasil em Salvador. Em reunião com o superintendente Marcos Ticianeli  foi passada a informação que o motivo do fechamento foi que a prefeitura municipal se recusou a pagar o aluguel do ponto, mas, após avaliar novamente a questão, acabou voltando atrás e garantiu que irá continuar pagando o aluguel, o que poderá ser fundamental para a reabertura da agência. O Sindicato dos Bancários da Bahia acompanha o caso de perto e espera que o bom senso prevaleça e a agência volte às suas atividades normais o mais rápido possível. 



Equipe do Vitória se sagra campeã do Baiano de Futebol Feminino

(Foto: Divulgação)

O Juventude voltou a ser goleado pelo Vitória desta vez por 8 a 1, na manhã deste domingo (15), no estádio do Barradão, na partida de volta da final do Campeonato Baiano Feminino.Kaylane, Verena (duas vezes), Formiga, Jucina Yera (três vezes) e Roqueline marcaram a favor do Rubro-Negro, enquanto Michele Souza marcou para o time conquistense. Com a derrota as comandadas do treinador Claudir conquistaram o vice da competição. Na sua página no facebook a capitã Naiara Pereira deixou a seguinte mensagem: “Louvado seja o Senhor. Somos vice Campeã Baiana com muito orgulho”.



'Não me paga mas tem dinheiro para festa', diz bilhete de bandido que matou duas garotas

(Foto: Reprodução)

Duas mulheres foram achadas mortas na manhã deste domingo (15) dentro de uma casa em São Gonçalo dos Campos, a 134 km de Salvador. Daniela Dias Santana, 30 anos, e Evilyn Machado Vasconcelos de Souza, 27, foram achadas na casa da primeira, por volta de 7h, por familiares. A Polícia Civil da cidade acredita que o crime tenha acontecido ontem, quando as duas amigas voltaram de uma desfile de um bloco cultural na cidade. Preso ao corpo de Daniela, foi deixado um bilhete que teria sido deixado pelos criminosos, ligando as mortes a uma possível dívida. “A família eu peço desculpas, mas ela não quis pagar meu dinheiro, mais tem para festa (sic)”, dizia o texto. A polícia investiga se Daniela tinha, de fato, alguma dívida ou se o bilhete foi deixado para confundir. Caso seja verdade, a outra vítima Evilyn, pode ter sido morta porque viu o rosto do assassino. As amigas foram mortas com golpes de arma branca no pescoço – a arma do crime ainda não foi localizada. A porta da casa, que foi deixada aberta, não tinha sinais de arrombamento. O caso é investigado pela delegacia da cidade.



Economia: Oito pessoas concentram mesma riqueza que a metade mais pobre da população mundial, diz ONG britânica

Homem conta notas de dólar e euro. (Foto: Reuters)

Oito pessoas no planeta possuem tanta riqueza quanto a metade mais pobre da população mundial, situação "indecente" que "exacerba as desigualdades", denuncia a ONG britânica Oxfam em um relatório publicado antes do Fórum Econômico Mundial, que começa na terça-feira (17) em Davos. "É indecente que tanta riqueza esteja concentrada nas mãos de uma minoria tão pequena, quando se sabe que uma em cada dez pessoas no mundo vive com menos de US$ 2", afirmou uma porta-voz da Oxfam, Manon Aubry. O relatório, intitulado "Uma economia a serviço dos 99%", revela "como as grandes empresas e os indivíduos mais ricos exacerbam as desigualdades, ao explorar um sistema econômico desfalecente, sonegando impostos, reduzindo salários e aumentando os rendimentos para os acionistas". A Oxfam, que tradicionalmente denuncia as crescentes desigualdades por ocasião do Fórum de Davos, adverte neste ano sobre "a pressão exercida sobre os salários em todo o mundo", assim como os benefícios fiscais das empresas ou o recurso a paraísos fiscais. "As empresas otimizam seus lucros, especialmente aliviando o máximo possível sua carga fiscal, privando os Estados de recursos essenciais para financiar as políticas e os serviços necessários para diminuir as desigualdades", destaca o documento. A ONG, que se baseia em "novas informações mais precisas sobre a divisão da riqueza no mundo", convoca os governos a reagir promovendo uma economia mais humana. "Quando as autoridades políticas deixarem de estar obcecadas pelo PIB, se concentrarem no interesse de todos os cidadãos e não apenas de uma elite, será possível um futuro melhor para todas e todos", afirma Aubry. No ano passado, a Oxfam havia denunciado que o patrimônio acumulado do 1% mais rico do mundo havia superado em 2015 os 99% restantes com um ano de antecedência em relação ao previsto.



Slackline é opção divertida e barata para se exercitar ao ar livre no verão

Não é preciso muita técnica ou prática para praticar slackline (Foto: Reprodução)

Verão pede atividades ao ar livre, certo? E não é preciso nem gastar dinheiro para se manter em forma e ainda se divertir durante a estação mais quente do ano. Que tal experimentar novidades como o slackline, que surgiu justamente no verão, com escaladores na Califórnia? A palavra vem da língua inglesa e significa linha (fita) bamba (frouxa). E é só isso que você vai precisar, a fita e dois apoios, que podem ser árvores mesmo.E o slackline não é só diversão. O esporte trabalha todos os músculos do corpo, principalmente os membros inferiores e a região abdominal, e tem a vantagem de não exercer impacto sobre as articulações. Slackline, musculação nas estações, corrida na rua, passeio de bike... o importante é se manter ativo, seja no verão ou no inverno e não precisar gastar dinheiro, também não é preciso muito tempo para se manter saudável.